Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 10/4/2013 18:56

ig25191 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Não vás às obrigações dos lampiões VirtuaGod!
Aquilo é uma sciedade de malfeitores :lol:

Eu não... gosto só de ser uma pessoa informada. Não fui a nenhuma OPS não é com o Benfas que vou começar :mrgreen:

VirtuaGod, money is money... :mrgreen:

Nestas alturas não se olha à cor (azul, verde ou vermelha...) desde que traga dinheiro, isso é que importa... :P

Acredita que não é pela côr que não ia ao benfica :twisted:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ig25191 » 10/4/2013 12:25

VirtuaGod Escreveu:

Eu não... gosto só de ser uma pessoa informada. Não fui a nenhuma OPS não é com o Benfas que vou começar :mrgreen:

VirtuaGod, money is money... :mrgreen:

Nestas alturas não se olha à cor (azul, verde ou vermelha...) desde que traga dinheiro, isso é que importa... :P

Registado: 29/11/2007 3:54

por ruicarlov » 10/4/2013 12:03

Reiposto Escreveu:Se levares até à maturidade é considerado rendimento de capitais o que pode fazer com que subas de escalão no IRS se venderes antes da maturidade é considerado mais valias e pagas 28% e declaras no anexo G ... Digo eu de k :|

Estava com a impressão que em caso de mais-valias tínhamos sempre de declarar no anexo G, pagando imposto à taxa marginal de IRS.
De qualquer forma, o meu escalão é o mais baixo, pelo que esse problema não se põe.

AutoMech Escreveu:Teres o dinheiro na obrigação ou na conta bancária é equivalente. Ao deixares o dinheiro na obrigação é como se o tivesses na conta bancária e o decidisses aplicar nesta OT, a 2.6%. Parece haver melhores opções com risco idêntico. Concordo totalmente com o IG. Até os certificados de aforro pagam mais que isso.

Certo, acho estou a perceber o raciocínio. Não tinha visto isto dessa forma. Realmente mais vale vender agora e reforçar por exemplo o meu pé-de-meia do Privat, que está a dar 5.45% (feito em Fevereiro).
Não sei se me mantenha no mercado das obrigações, já que as yields não são nada por aí além.
Um plano que já tenho há algum tempo é começar a fazer uma carteira de ETFs, como no tópico '.', mas ainda ando um pouco confuso a nível de usar correctoras estrangeiras e ETFs que pagam dividendos, ou arranjar opções europeias que sejam mais simples a nível de tributações. Que mundo que é o tema.....

Registado: 18/7/2011 11:04

por Automech » 10/4/2013 10:00

ruicarlov Escreveu:Vendo bem, a YTM das OTs que tenho pode estar no 2,x%, mas é para quem compra agora, com o preço acima dos 100%.

Teres o dinheiro na obrigação ou na conta bancária é equivalente. Ao deixares o dinheiro na obrigação é como se o tivesses na conta bancária e o decidisses aplicar nesta OT, a 2.6%. Parece haver melhores opções com risco idêntico. Concordo totalmente com o IG. Até os certificados de aforro pagam mais que isso.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por ig25191 » 9/4/2013 20:53

ruicarlov Escreveu:
andre.p Escreveu:E nao te esquecças tambem que se manteres até a maturidade o teu regime fiscal pode sofrer alterações, pois se as mais valias forem altas, o teu escalão poderá subir.

Eu tambem vendia.

Cumps

Não percebi essa. As mais-valias até são menores indo até à maturidade, já que são menos 2% do que vendendo agora. O cupão paga logo IRS na fonte.

Em relação a haver obrigações melhores no BIG, até pensei nisso, mas não me parece haver grande coisa. Vendo bem, a YTM das OTs que tenho pode estar no 2,x%, mas é para quem compra agora, com o preço acima dos 100%. Das restantes obrigações (que não impliquem 50.000€) só para prazos muito mais longos, e na maior parte dos casos dívida pública portuguesa, que na altura que atravessamos, não tenho bem a certeza de continuar a querer estar longo.
Já que o cupão das de 2014 é de 4,375%, precisaria de uma YTM maior que isso, já que uma nova compra traria mais comissões de compra, etc.

Dando uma vista de olhos ao site do BIG temos:
- As tuas neste momento têm uma YTM de aprox: 2,6%
- Portugal (Dívida Soberana) 6.4 02/15/16 - YTM = 4,2%
- Portugal (Dívida Soberana) 4.2 10/15/16 - YTM = 4,3%
- EDP 2011-2014 - YTM = 3,4%
- REN 6.25 09/21/16 - YTM= 4,2%

Estou apenas a dar exemplos de algumas obrigações que tens no BIG com maturidades ate 2016, e com subscrições de 0,01€ e 1.000€

Como podes ver qualquer uma delas, tem uma YTM superior às tuas.

por Pickbull » 9/4/2013 20:29

VirtuaGod Escreveu:Alguém sabe se o benfica pode aumentar a emissão obrigacionista? Li algures que poderia aumentar de 45 para 80M mas acabei por ficar na dúvida. Obrigado!!

Julgo que não pode mas amanhã já ficarei a saber. ;)

Esses 80M foi o valor aprovado em assembleia mas esta emissão só fala em 45M e não encontrei em lado nenhum que pudessem aumentar esse valor.

Edit: No prospecto diz que os outros 35M estão reservados ao Pinto da Costa. :mrgreen:

Registado: 23/1/2008 19:18

por Reiposto » 9/4/2013 20:09

ruicarlov Escreveu:
andre.p Escreveu:E nao te esquecças tambem que se manteres até a maturidade o teu regime fiscal pode sofrer alterações, pois se as mais valias forem altas, o teu escalão poderá subir.

Eu tambem vendia.

Cumps

Não percebi essa. As mais-valias até são menores indo até à maturidade, já que são menos 2% do que vendendo agora. O cupão paga logo IRS na fonte.

Em relação a haver obrigações melhores no BIG, até pensei nisso, mas não me parece haver grande coisa. Vendo bem, a YTM das OTs que tenho pode estar no 2,x%, mas é para quem compra agora, com o preço acima dos 100%. Das restantes obrigações (que não impliquem 50.000€) só para prazos muito mais longos, e na maior parte dos casos dívida pública portuguesa, que na altura que atravessamos, não tenho bem a certeza de continuar a querer estar longo.
Já que o cupão das de 2014 é de 4,375%, precisaria de uma YTM maior que isso, já que uma nova compra traria mais comissões de compra, etc.

Se levares até à maturidade é considerado rendimento de capitais o que pode fazer com que subas de escalão no IRS se venderes antes da maturidade é considerado mais valias e pagas 28% e declaras no anexo G ... Digo eu de k :|
Apesar de tudo a terra gira

Registado: 8/2/2012 18:09

por VirtuaGod » 9/4/2013 20:05

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por ruicarlov » 9/4/2013 19:54

Eu tambem vendia.

Cumps

por SERRA LAPA » 9/4/2013 19:44

Não vás às obrigações dos lampiões VirtuaGod!

Registado: 17/3/2008 4:57

por VirtuaGod » 9/4/2013 19:10

Alguém sabe se o benfica pode aumentar a emissão obrigacionista? Li algures que poderia aumentar de 45 para 80M mas acabei por ficar na dúvida. Obrigado!!

por ig25191 » 9/4/2013 18:53

pc05 Escreveu:
ig25191 Escreveu:PC05 podes postar as emissões de divida da Eslovenia?

Só para comparar com o quadro que colocaste no dia 5.

Cá vai:

Obrigado PC.
O impacto foi menor do que eu estava à espera

por andre.p » 9/4/2013 18:29

ruicarlov Escreveu:Há uns dias contactaram-me do banco Invest a perguntar se eu não queria vender as minhas OTs de 2013, que estavam a 101,8%. Tendo em contra que faltam 5 meses para a maturidade, penso que gosto mais de as manter até lá e receber o cupão por completo.

Agora lembrei-me é que tenho OT 2014 (no BiG), que pelos vistos também estão a 101,9%. É aqui que me divido. Comprei-as a 81,5%, logo levo uma boa valorização. Poderia ser um bom ponto de saída. Por outro lado, não aproveitava os cupões de 4,375%, isto é, apanhava parte deste de não apanhava o de 2014.

Não sendo um cupão fenomenal, de momento também não se arranjam grandes rentabilidades nas obrigações (salvo algumas corporate, que estão acima do meu capital).
Gostava de ouvir alguns pontos de vista vossos. Vender já ou não?

E nao te esquecças tambem que se manteres até a maturidade o teu regime fiscal pode sofrer alterações, pois se as mais valias forem altas, o teu escalão poderá subir.

Eu tambem vendia.

Cumps

Registado: 9/11/2008 23:27

por PC05 » 9/4/2013 18:02

ig25191 Escreveu:PC05 podes postar as emissões de divida da Eslovenia?

Cá vai:
Anexos
Slovenia Gov090412.gif
Slovenia Gov090412.gif (92.99 KiB) Visualizado 7022 vezes

Registado: 5/12/2005 21:28

por ig25191 » 9/4/2013 17:51

ruicarlov Escreveu:Há uns dias contactaram-me do banco Invest a perguntar se eu não queria vender as minhas OTs de 2013, que estavam a 101,8%. Tendo em contra que faltam 5 meses para a maturidade, penso que gosto mais de as manter até lá e receber o cupão por completo.

Agora lembrei-me é que tenho OT 2014 (no BiG), que pelos vistos também estão a 101,9%. É aqui que me divido. Comprei-as a 81,5%, logo levo uma boa valorização. Poderia ser um bom ponto de saída. Por outro lado, não aproveitava os cupões de 4,375%, isto é, apanhava parte deste de não apanhava o de 2014.

Não sendo um cupão fenomenal, de momento também não se arranjam grandes rentabilidades nas obrigações (salvo algumas corporate, que estão acima do meu capital).

Rui, em relação às de 2013 eu vendia e nem pensava 2X.
Como tu dizes faltam meses e como a cotação está quase em 102%, terias uma mais valia em vende-las e adquirir outras onde tivesse uma taxa de cupão semelhante.
Não te esqueças que nessas ainda tens direito ao cupão no proporcional do tempo que os tens em carteira e ainda uma mais valia de quase 2% (102%-100% (100% no caso de as deixares ir até a maturidade)).
Por outro lado, normalmente, o reembolso de uma obrigação paga mais comissão do que se a venderes no mercado.

No caso das obrigações de 2014, faria o mesmo. Verifica que tens no BIG obrigações neste momento com melhor YTM do que essas que tens agora.

É apenas uma opinião

por ruicarlov » 9/4/2013 17:38

Há uns dias contactaram-me do banco Invest a perguntar se eu não queria vender as minhas OTs de 2013, que estavam a 101,8%. Tendo em contra que faltam 5 meses para a maturidade, penso que gosto mais de as manter até lá e receber o cupão por completo.

por ig25191 » 9/4/2013 15:34

PC05 podes postar as emissões de divida da Eslovenia?

por Midas » 9/4/2013 14:56

Em relação á divida da Eslovénia.

Jornal de Negócios Escreveu:
País é apontado como o próximo na linha para receber um resgate dos seus parceiros do euro. No leilão de dívida pública realizado hoje o país conseguiu colocar apenas 56 milhões de euros, quando pretendia encaixar 100 milhões de euros.

Eslovénia falha leilão de dívida de curto prazo (09 Abril 2013, 14:16)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... prazo.html
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por PC05 » 8/4/2013 21:48

Penso que ainda não há a certeza de que a extensão das maturidades será discutida na próxima 5f.

por Koreano » 8/4/2013 20:34

Estava à espera de um dia feio para as OT, mas aguentaram-se bem...

5ª feira temos a aprovação (esperemos) das extensões das maturidades.

Previsões da bola de cristal do Koreano para as próximas semanas:

- Os juros baixam com a extensão das maturidades
- Emitimos divida a 10 anos e passamos a cumprir os critérios para o programa de compra do BCE, juros voltam a baixar
- A troika "manda" o Coelho despedir 75k funcionários públicos para compensar os chumbos do TC
- As agencias de rating alteram o outlook da dívida para positivo
- Eu vendo as minhas OT e mando o dinheiro para a Suiça :mrgreen:
- Portugal sai do Euro :twisted:

*Nota: As 2 ultimas são só para animar o tópico

Registado: 25/5/2012 9:54

por PC05 » 6/4/2013 20:10

joaogam Escreveu:
pc05 Escreveu:Eslovénia dívida (hoje):

Posso perguntar qual é o site ou programa? Parece interessante...

É um screen de um terminal bloomberg (acesso privado).

por Automech » 6/4/2013 2:40

Obrigado pelo screen Pc05. É bastante útil para ver os ISINs. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por jonzorn » 6/4/2013 1:37

Posso perguntar qual é o site ou programa? Parece interessante...

Registado: 18/4/2008 18:19

por MatildeSerrano » 5/4/2013 20:13

ig25191 Escreveu:
Drecksack Escreveu:Não entraria nem que dessem 50%.

Porque? achas que o risco do Benfica ir à falência é superior ao do nosso pais ir à falência?

Sim. Qual a dúvida ?

Registado: 30/6/2008 20:42

por Elias » 5/4/2013 18:07

Mota Engil 2016 (3 anos), cupão 6,85% dá neste momento uma yield de 5,5% aprox.

FCP dá mais de 6% yield mas é a 2 anos e tal.

Registado: 5/11/2002 12:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Carlos73, Ferreiratrade, Jonas74, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, Silvaz77, trilhos2006 e 157 visitantes