Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Noticias de 12 de Janeiro de 2004

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por soeirinho » 12/1/2004 23:35

LIG=a ***** velha
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 23:32

CULINÁRIA TRADICIONAL DAS SERRAS DA PAMPILHOSA

Preparação/Confecção


Limpa-se a carne de ***** velha de peles e gorduras, escalda-se com água a ferver e corta-se em pedaços.

Corta-se o presunto em fatias e a cebola em rodelas finas.

No fundo de uma caçoila de barro preto de Molelos coloca-se uma camada de rodelas de cebola, sobre as quais se dispõem bocados de carne, fatias de presunto, o alho picado, raminhos de salsa, o colorau, o sal, a pimenta, os cravinhos de cabecinha, o azeite e a banha. (Se a carne for muito rija, para a atenrar, adicione um cálice de aguardente).

Rega-se tudo com o vinho tinto e deixa-se a marinar para o dia seguinte.

No dia seguinte leva-se a cozer em forno de lenha, sempre com a caçoila destapada.

Quando a carne estiver bem cozida, serve-se da própria caçoila com uma colher de pau, acompanhada com batatas cozidas.

Nota:
Este prato também é conhecido como Carne de Matrimónio pois serve-se em quase todos os casamentos
Ingredientes


1 Kg de carne de *****

7,5 Dl de vinho tinto de boa qualidade

100 Gramas de presunto

3 Colheres de sopa de azeite

1 Colher de sopa de banha de porco

1 Cálice de aguardente (no caso da carne ser muito rija)

2 Dentes de alho

1 Cebola grande

1 Folha de louro

3 Cravinhos de cabecinha

Colorau (q.b.) Sal (q.b.) Pimenta (q.b.) Salsa

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 23:21




A Pampilhosa da Serra uma das dez freguesias situada no centro do concelho do mesmo nome possui uma localização privilegiada na área concelhia, uma vez que "a sua situação num cruzamento de caminhos de montanha que ligavam, forçosamente, terras da Beira Baixa, a Coimbra e ao norte do País, podia por si só justificar a construção das primeiras casas". Pertencem a esta freguesia, para além da vila, os seguintes lugares: Açor, Aldeia Cimeira, Aldeia Fundeira, Aldeia do meio, Cadavoso, Carvalho, Covões, Decabelos, Ereira, Gavião de Baixo, Gavião de Cima, Lobatinhos, Lobatos, Lomba do Barco, Moninho, Moradias, Pescanseco Cimeiro, Pescanseco Fundeiro, Pescanseco do Meio, Póvoa, Ribeira de Praçais, Sancha Moura, Signo Samo, Sobral de Baixo, Sobral de Cima, Sobral Magro, Sobral Valado, Soeirinho, Vale de Carvalho e Vale Serrão.

Para Adolfo Loureiro, a primeira metade da expressão toponímica, Pampilhosa da Serra, deve ser "um derivado de Pampilho, nome de várias plantas, a que se acrescentou um sufixo, -oso, na forma feminina, como se primitivamente fosse "Terra Pampilhosa", isto é, "cheia de Pampilhos" ".

A Pampilhosa é a freguesia mais antiga do concelho a que pertence e a primeira menção escrita, que se conhece, onde é claramente referenciado o topónimo data 1241. Trata-se de um documento onde se expressa a sentença dada pelo bispo da Guarda na questão entre o prior da Pampilhosa e o prior da Vila de Álvaro sobre os dízimos do Machio.

Ainda do século XIII, precisamente do ano de 1281, destaca-se a carta de foro da herdade de Alvares. Nas suas confrontações vêm referenciados os nomes de Carvalho, Machio e Pessegueiro, lugares da freguesia da Pampilhosa, respectivamente até hoje, 1815(?) e 1724.

Dos séculos XIV, XV há diversa documentação escrita guardada nos Arquivos Nacionais que testemunham a antiguidade desta freguesia bem como de alguns dos lugares que lhe pertencem, nomeadamente de Lobatos, Póvoa e Sobral.

Em 1525, a freguesia da Pampilhosa situava-se na província da Estremadura e dependia da comarca de Tomar, e conforme o disposto nas Cortes de Torres Novas pagava de sisa 33$5000 réis.

A paróquia da Pampilhosa, de invocação de Nossa Senhora, pertenceu ao Bispado da Guarda até 4/9/1882, altura em foi transferida para o de Coimbra. As suas rendas destinavam-se ao Cabido da Sé da Guarda desde 1260, após a divisão que então ocorreu.

Desconhece-se a data da fundação da igreja paroquial da Pampilhosa. Contudo, a notícia mais antiga que encontrámos e que lhe faz menção data de 1321: "aos três dias do mês de Junho da era de 1359 principiaram os juizes executores na cidade da Guarda a taxar as Igrejas dela, e de todo o bispado,...,na forma que adiante segue". No capítulo referente às Igrejas da Covilhã vamos encontrar a Pampilhosa, cuja igreja tinha o nome de Santa Maria da Pampilhosa e pode ler-se: "a de Santa Maria da Pampilhosa que é do Mosteiro de Arganil, em 110 Livras".

A paróquia da Pampilhosa nos finais do século XV era ainda designada por Santa Maria da Pampilhosa, como comprova o documento de 1480 mandado fazer pelo rei D. Afonso V, no qual privilegia Rodrigo Eanes, vigário de Santa Maria da Pampilhosa e morador no dito lugar, concedendo-lhe licença para comprar bens de raiz até à quantia de 20 mil reais, desde que por sua morte os deixasse a pessoa leiga e de jurisdição régia. Contudo, em meados do século XVI, era já designada por Nossa senhora do Pranto. Embora desconhecendo as razões de tal mudança será licito conjecturar que devem ter estado relacionada com o facto de existirem, na época, numerosas paróquias com a mesma designação, evitando, desta forma, possíveis confusões.

A Igreja Paroquial teve inicialmente por padroeiro o mosteiro de S. Pedro de Arganil, mais tarde S. Pedro de Folques. Nos finais do século XVI princípios do século XVII foi transferida para o colégio de Santo Agostinho.

O prior João Freire de Albuquerque Maldonado, que elaborou o relatório referente à freguesia da Pampilhosa, em 1758, afirma que esta villa tem termo; os lugares que pertensem a esta freguesia sam os seguintes; Aldeia Simeira, Aldeia do Meyo, Aldeia Fundeira, [...] Lomba do Barco, Valle Serram, Lobatos, Lobatinhos, Sobral magro, Signo Samo, Sobral Valado, [...]Pescanseco, Sobral. Pescanseco Fundeiro, [...]Decabelos, [...]Moninho, Soeirinho [...]Carvalho [...]. O orago como hoje era de Nossa Senhora do Pranto, tinha duas irmandades (a do Senhor e da Senhora do Pranto). A vila tal como hoje era priorado cujo padroado pertencia ao Real Colégio Novo de Santa Cruz de Coimbra e tinha de rendimento cerca de duzentos e cinquenta mil reis por ano. Tinha três ermidas na Vila, uma dedicada a S. Sebastião, outra a Santo António e outra a S. Jerónimo. É de salientar que o relatório em análise não refere a capela da Misericórdia, embora a casa da Misericórdia tivesse sido fundada no princípio do século XVII por iniciativa particular. Há, contudo alusão no Livro de Visitações da Paróquia da Pampilhosa dos anos de 1700-1799, à Igreja da Misericórdia.

Quanto às capelas da freguesia também não há qualquer referência no referido relatório. Contudo, elas já existiam, na sua maioria, como se pode comprovar pelo Livro de Visitações já citado. Nele, encontrámos referências às seguintes: S. José, da Aldeia Cimeira; Nossa Senhora do Carmo, da Aldeia Fundeira; S.André, de Carvalho; Nossa Senhora da Lapa, de Decabelos; Santa Ana, dos Lobatos; S. Bartolomeu, de Pescanseco, Nossa Senhora da Nazaré; de Sobral de Baixo; S. Lourenço, de Sobral Valado; S. João, de Soeirinho e Nossa Senhora, do Vale Serrão. No mesmo livro há também indicação da existência de capelas nas quintas dos arredores da Pampilhosa, nomeadamente a Capela do Senhor da Agonia, na Feteira; as capelas de S. Silvestre e S. Martinho, nas Quintas de S. Silvestre e de S. Martinho, respectivamente. Há também referência às capelas de S. Giraldo e de S. Jerónimo na Pampilhosa.

As Memórias Paroquiais revelam que a freguesia não tinha conventos e tão pouco hospitais. Tinha no entanto Casa da Misericórdia. A igreja matriz possuía cinco altares. O altar mor dedicado a Nossa Senhora do Pranto, e os restantes dedicados ao Santíssimo Sacramento, a Nossa Senhora do Rosário, às Almas, a Nossa Senhora dos Remédios (junto do qual se encontrava a sepultura de João Tomé Nogueira, que fora natural da Pampilhosa).

Segundo o relatório de 1758 já referenciado, a vila da Pampilhosa situava-se na província da Estremadura e pertencia à comarca da notável cidade de Tomar. Possuía 376 fogos e o número de pessoas ascendia a 1335. Era uma vila reguenga, cuja Câmara era sua donatária. Tinha um juiz ordináio e era concelho. Não tinha feira. Não tinha correio, servia-se do de Figueiró dos Vinhos.

Os principais edifícios da vila situavam-se na Praça, nomeadamente a Capela da Misericórdia, a Casa da Câmara e Cadeia e a casa da Família Melo. A Capela da Misericórdia é uma construção simples do século XVII-XVIII. Na coxia central encontra-se a pedra tumular de Simão Pires, cuja inscrição revela que este faleceu em 1600 e deixou toda a sua fazenda para princípio da Casa da Misericórdia; a casa da Câmara e cadeia em cuja fachada principal ainda é possível ver-se à esquerda a base de ferro suporte do sino que chamava os vereadores para as sessões de Câmara, bem como a janela da cadeia com poderosas grades de ferro e, sobre a porta principal uma inscrição datada de 1711, que nos informa que a vila foi fundada em 1308, por D. Dinis. Há notícia deste edifício em 1792, o qual pertencia a João de Lemos da Vila da Sertã e pagava o concelho da Pampilhosa anualmente 2000 réis; a casa da Família Melo é também uma interessante construção dos finais do século XVIII. A Praça foi também o local escolhido para construir, na segunda metade do século XIX, o Fontenário que ainda lá se encontra. Este, foi oferecido à vila da Pampilhosa, em 1863, pelo Barão de Louredo, Manuel Lourenço Baeta Neves, natural da Sandinha, Góis, mas cujas origens, pelo lado materno, o ligavam à Pampilhosa. Foi graças a este acto benemérito, que a Praça passou a ser designada por Praça Barão de Louredo, mas apenas a partir de 26 de Março de 1909, isto é, quase cinquenta anos após a sua construção.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 22:40







Ganhos significativos revelam optimismo

12-1-2004 21:2



Os mercados norte-americanos encerraram a primeira sessão da semana com ganhos moderados, com os investidores a efectuarem algumas manobras enquanto esperam pelos relatórios das empresas esta semana.
Com os lucros e previsões de crescimento de algumas empresas a atingirem um máximo de 20 por cento, os analistas esperam que a confiança do mercado avance. Apesar de alguma decepção relativa aos dados do mercado de trabalho, da passada sexta-feira, resiste algum optimismo.

A Adecco SA, a maior empresa de trabalho temporário do mundo, perdeu 30,89 por cento, após adiar a publicação dos resultados de 2003 devido a algumas irregularidades contabilísticas.

Countrywide Financial Corp. desceu 1,19 por cento. A empresa espera que os lucros sejam inferiores às previsões, devido à reduzida procura de certos tipos de produtos financeiros.

A Computer Associates Internacional Inc recuou 0,46 por cento. Os reguladores podem avançar com uma acção.

Merck & Co. caiu 2,61 por cento, com os analistas a diminuírem as suas recomendações na sequência do fraco crescimento nas linhas de cosméticos. Entretanto, a Bristol Myers Squibb CO. ganhou 1,79 por cento, pela subida das recomendações devido ao lançamento de novos produtos.

Os índices Dow Jones e Nasdaq ganharam 0,25 e 1,19 por cento, respectivamente.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 21:30





Mais 65% PME de Espanha presentes Internet

12-1-2004 20:0



Mais de 65 por cento das pequenas e médias empresas espanholas estão presentes na Internet, revelam dados anunciados durante uma conferência sobre novas tecnologias aplicadas à indústria, em Salamanca, noticia agência espanhola EFE.
No entanto, este é um meio, na sua maioria, de publicidade e menos da metade fazem negócios, já que 45 por cento não contam com um sistema de venda por este meio. Ainda assim, o catedrático que apresentou estes números, Aljendro Oreo, da Universidade de Salamanca, considera necessário que se alterem “as estratégias empresariais das PME no que diz respeito à Internet, há que evoluir”.

A Internet tornou-se no principal veículo de vendas para algumas pequenas e médias empresas no país vizinho.

O catedrático espanhol de economia afirmou que as PME de outros países estão mais avançadas sobre o uso da rede como veículo comercial, que representa “um aumento nas vendas e também nos lucros”.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 21:30

ParaRede em parceria com One2Connect para internacionalização

12-1-2004 19:58



A ParaRede escolheu a One2Connect para conduzir o processo de internacionalização das suas soluções. A tecnológica portuguesa procura ainda parceiros locais para realização de negócios no estrangeiro.
A One2Connect vai internacionalizar cinco soluções de gestão de filas de espera, gestão de conteúdos multimédia, gestão de catálogos electrónicos e gestão de museus. Numa primeira fase será a responsável dos “produtos em países europeus onde a ParaRede ainda não opera, estando o mercado americano previsto para a segunda fase”.

A parceria tem como objectivo a angariação de um “conjunto de clientes de referência em cada um dos países em que está presente”. A segunda fase será de identificação de parceiros locais, “preparados para o suporte e desenvolvimento do negócio nos respectivos países”.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 21:29





Vendas Janeiro devem crescer entre 3 e 5%, prevê Wal-Mart

12-1-2004 18:35



O maior retalhista do mundo, a Wal-Mart Stores Inc., estima que as vendas nas lojas abertas há menos de um ano devem atingir uma taxa de crescimento entre os três e os cinco por cento no mês de Janeiro.
As vendas em algumas lojas subiram 4,3 por cento no mês passado devido às compras de última hora na época festiva.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 21:18

Morgan Stanley condenada por divulgação informações erróneas

12-1-2004 16:26



Um tribunal parisiense condenou a financeira Morgan Stanley por irregularidades no “research” ao emitir análises erróneas sobre a LVMH – Luís Vuitton de forma a favorecer a rival Gucci, a quem fornecia serviços de banca de investimento.
Após uma batalha judicial de 14 meses, o tribunal deu como provado as alegações do líder mundial de produtos de luxo. O tribunal condenou o departamento de “research” da Morgan ao pagamento de 30 milhões de euros de indemnização.

O tribunal de Paris indicou um especialista para determinar quais os prejuízos que ainda não foram tidos em conta. A Morgan já disse que irá recorrer da sentença.

Em Dezembro de 2002, a Morgan Stanley acordou o pagamento de 125 milhões de dólares de um total de 1.4 mil milhões de dólares devido a uma acusação idêntica, embora tenha negado qualquer irregularidade.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 21:15

TGV deve criar 90 mil postos de trabalho

12-1-2004 19:19



O projecto de comboio de alta velocidade (TGV) deve criar 90 mil postos de trabalho directos e indirectos, em Portugal, afirma o primeiro-ministro português, Durão Barroso.
O projecto representa um investimento superior a 10 mil milhões de euros, mas deve permitir gerar um valor acrescentado bruto de 14,5 mil milhões de euros, cerca de 90 por cento da responsabilidade da indústria nacional, acrescenta Durão Barroso, citado pela Lusa.

O governo espera que o TGV aumente a quota de mercado do transporte ferroviário dos actuais quatro por cento aos os 26 por cento, em 2025. Ao mesmo tempo, espera que diminua os custos ambientais de transportes em mais de dois mil milhões de euros.

A futura rede ferroviária vai ligar as principais cidades portuguesas, onde está concentrado 87 por cento do PIB e onde habita 80 por cento da população.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 21:14





TGV deve geral VAL de 5,3 mil milhões de euros

12-1-2004 18:52



O comboio de alta velocidade deve geral um valor actualizado líquido (VAL) de 5,3 mil milhões de euros. A procura anual de passageiros deve atingir, em 2025, os 24 milhões. São as conclusões de um estudo efectuado pela A. T. Kearney para a RAVE – Rede de Alta Velocidade.
O VAL tem por base um investimento de 8,1 mil milhões de euros a uma taxa de desconto de seis por cento. Um investimento referente às actividades de exploração de rede, exluíndo infra-estruturas e antes de impostos sobre os lucros, ressalva o estudo.

De acordo com o primeiro-ministro português, o TGV deve “estimular a economia (nacional) até 1,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB)”. Um projecto que vai permitir a participação da indústria portuguesa, com uma taxa de incorporação na ordem dos 85 e 90 por cento e dos “susbsistemas mais ricos em inovação e em tecnologia, na ordem dos 30 e 40 por cento”, frisou.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 21:13





EDP e Hidrocantábrico unem-se a favor do meio ambiente

12-1-2004 17:18



A Electricidade de Portugal (EDP), através da Companhia Portuguesa de Electricidade (CPPE), acordou com a participada espanhola Hidrocantábrico a criação de um Agrupamento Europeu de Interesse Económico (AEIE) para reduzir as emissões de dióxido de enxofre, anunciaram as duas eléctricas.
Ambas irão analisar, mais tarde, a possibilidade de estender o actual acordo à gestão e execução dos contratos a adjudicar com base neste processo.

A escolha por um único processo de adjudicação vai obrigar à redacção com base de uma das leis nacionais. A opção cai sobre a lei espanhola.

“Prevê-se, de acordo com a Directiva Europeia, que os novos equipamentos estejam operacionais no último trimestre de 2007 e que a sua entrada em funcionamento tenha como consequência que as emissões de óxidos de enxofre dos grupos intervencionados das três centrais (Sines, Aboño e Soto de Ribera) respeitem os valores estabelecidos pela Directiva”, referem as eléctricas em comunicado.

O AEIE, com sede em Oviedo, consiste numa associação de empresas, com personalidade jurídica própria. Tem como finalidade facilitar a cooperação interempresarial dentro da União Europeia.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 21:12







Europa mista e apreensiva com retoma economia

12-1-2004 18:23



Os fracos resultados sobre o mercado de trabalho norte-americano, divulgados na passada sexta-feira, continuam a prejudicar as bolsas europeias. As dúvidas acerca da sustentabilidade da recuperação económica ressurgiram.
As próximas semanas serão marcadas por alguma cautela por parte dos investidores a aguardarem pelos resultados das empresas de ambos os lados do Atlântico.

A Adecco SA, a maior empresa de trabalho temporário a nível mundial, não sabe quando pode divulgar os resultados de 2003. Planeia fazê-lo no dia 4 de Fevereiro. O adiamento deve-se a alegadas irregularidades contabilísticas, três semanas depois da Parmalat recorrer à protecção por falência na sequência de fraude contabilística. As acção da Adecco perderam 35,21 por cento na bolsa suiça. As perdas estenderam-se a congéneres.

A Vedior NV, a terceira maior empresa de trabalho temporário, caiu quatro por cento. Randstand Holding NV, a quarta maior do ramo, foi a menos afectada. Perdeu 0,30 por cento. Qualquer uma das empresas afirma que não detectaram qualquer tipo de irregularidades nas suas contas e que os resultados de 2003 serão divulgados nos dias 5 e 18 de Fevereiro próximo. A segunda maior empresa de trabalho temporário do mundo, a Manpower Inc. desceu 1,62 por cento.

A Infineon Technologies AG, a segunda maior fabricante de chips da Europa, recuou 6,42 por cento. O maior accionista, a Siemens, vai alienar a sua participação na Infineon por 1.8 mil milhões de acções.

A European Aeronautic, Defense & Space Co., a maior empresa aeroespacial da Europa, perdeu 2,65 por cento. A empresa estima que a valorização do euro face ao dólar deve lhe ter custado cerca de três mil milhões de dólares no ano passado, afirmou o presidente executivo, Philippe Camus, em entrevista ao diário francês “Le Monde”.

A BP Plc., a maior petrolífera europeia, ganhou 1,61 por cento. A petrolífera planeia vender os dois por cento que detém na PetroChina Co., no valor de 1.8 mil milhões de dólares, como parte da estratégia de redução de investimentos minoritários.

A J Sainsbury Plc., a terceira maior cadeia de supermercados do Reino Unidos, desceu 2,81 por cento. A empresa afirma que o novo sistema informático e as mudanças no centro de distribuição irão acabar com as vendas do quarto trimestre.

Os índices que fecharam em queda foram o francês, com menos 0,41 por cento; o londrino Footsie (menos 0,37 por cento) e o alemão Dax (menos meio ponto percentual). O madrileno Ibex e o italiano MIB encerram a sessão em terreno positivo, a ganharem 0,13 e 0,10 por cento, respectivamente.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 21:11





Petróleo beneficia vaga frio EUA

12-1-2004 17:57



O preço do petróleo subiu com as temperaturas na região nordeste dos EUA a registarem graus negativos. O que leva as refinarias a aumentarem a produção de óleo para aquecimento.
As baixas temperaturas na região, responsável por 75 por cento do consumo total de óleo para aquecimento nos EUA, devem afundar de novo esta semana, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia norte-americano. Os preços do petróleo subiram na semana passada devido à especulação de que a vaga de frio iria obrigar as refinarias a reduzirem as reservas, que registavam o mínimo desde há perto de três décadas na semana que terminou no dia 2 de Janeiro.

O contrato para entrega em Fevereiro sobe 0,45 por cento no IPE-Brent para os 31,10 dólares por barril.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 21:11





Valoriza euro preocupa BCE

12-1-2004 17:31



O Euro fixou novo máximo histórico ao cotar-se nos 1,2897 dólares. Contudo, as declarações de Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE) sobre os movimentos da moeda única europeia conduziram a uma queda ligeira da moeda única europeia.
Trichet afirmou que a autoridade monetária está preocupada com os “movimentos bruscos” da moeda europeia. A valorização do euro pode tornar-se numa ameaça à retoma económica da Zona Euro, liderada pelas exportações. Um euro forte torna os produtos das empresas europeias menos competitivos no exterior.

Políticos e empresas exportadoras europeias já apelaram ao BCE para que reduza as taxas de juro, com vista a travar a valorização do euro. No entanto, a autoridade monetéria manteve, na passada quinta-feira, o preço do dinheiro nos dois por cento.

O euro segue a corrigir 0,15 por cento para os 1,2797 dólares.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 21:10







Peso-pesados pressionaram PSI20

12-1-2004 16:32



O mercado nacional fechou em terreno negativo, em linha com as restantes praças europeias. Os pesos-pesados arrastaram o índice principal para o vermelho. A SonaeCom destacou-se pela positiva ao fixar novo máximo anual.
O índice PSI20 perdeu 0,13 por cento para os 6.859,68 pontos.

A Portugal Telecom (PT) perdeu 1,42 por cento ao corrigir dos ganhos das últimas sessões. A subsidiária PT Multimédia, pelo contrário, subiu 0,49 por cento.

A Electricidade de Portugal (EDP) permanece inalterada nos 2,11 euros.

O Banco Comercial Português (BCP) continua a ser pressionado pela interrupção das negociações da venda da Seguros e Pensões. A agravar as perdas está a antecipação dos resultados menos favoráveis relativos ao ano 2003. Perdeu 1,72 por cento.

A SonaeCom fixou novo máximo desde Maio de 2002 nos 2,77 euros. Corrigiu do máximo ao ganhar 6,15 por cento nos 2,76 euros. A casa-mãe foi contagiada pelos ganhos da Telecom e somou 2,74 por cento.

A Brisa regressou aos ganhos e avançou 2,60 por cento.

Na banca, o BPI registou uma subida de 1,69 por cento; enquanto que o Banco Espírito Santo (BES) desceu 0,38 por cento.

A Impresa fechou com ganhos significativos, mais 1,41 por cento. No mesmo sentido, a Jerónimo Martins subiu 2,28 por cento.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 17:30





TNT estabelece parceria com Microsoft

12-1-2004 15:39



A TNT Express, em parceria com a gigante Microsoft, introduziu mais de 24 mil dispositivos móveis de comunicação em todas as suas equipas a nível internacional, divulga a empresa de transporte rápido.
Uma iniciativa, denominada “Mobile Worker”, que permite aos condutores receber uma nova indicação de serviço, bem como enviar e receber informações de recolha e entrega através de um único dispositivo. O novo sistema pode ser usado a nível global. Permite ainda à empresa reduzir os custos de forma significativa e aumentar a flexibilidade.

A implementação deste novo sistema será efectuada este mês em 13 países: Brasil; Canadá; República Popular da China; República Checa; Dubai, Filândia; Índia; EUA; Arábia Saudita; Roménia; África do Sul; Rússia e Malásia.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 17:29

Lucros SunTrust Banks superam estimativas

12-1-2004 15:31



O SunTrust Banks Inc., o quarto maior banco dos EUA, apresentou uma subida de um por cento nos lucros do quarto trimestre, enquanto que as provisões de serviços de investimento aumentaram.
Os lucros líquidos ascenderam a 342.5 milhões de dólares, o que equivale a 1,21 por cento por acção, em comparação com os 340 milhões de dólares, ou 1,20 dólares por acção, no mesmo período do ano anterior. O banco estimava ganhos na ordem de 1,19 dólares. As receitas subiram 7,1 por cento para os 1.46 mil milhões de dólares.

As provisões trimestrais ascenderam a 70 milhões de dólares, menos 27 por cento em igual período de 2002. O banco registou 69.7 milhões de dólares de créditos vencidos, uma descida de 27 por cento em relação ao mesmo período de 2002.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 17:28





Brasileira Vivo investe na terceira geração móvel

12-1-2004 13:53



A Vivo, participada da Portugal Telecom e da Telefónica Móviles, vai investir na ampliação da rede com vista ao lançamento de serviços de terceira geração móvel.
Os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e outras regiões como Praia Grande, Teresopolis e a região dos Grandes Lagos vão ser alvo de expansão de rede, através da instalação de 500 estações-base.

Os clientes da Telesp Celular e da Telefónica Celular serão os beneficiados da instalação da rede. Vão passar a ter acesso à transmissão de dados e imagens mais rápido, acesso à Internet em banda larga, entre outras funcionalidades.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 17:27

SonaeCom dispara para novo máximo

12-1-2004 15:9



As acções da SonaeCom dispararam 6,15 por cento para um novo máximo desde Maio de 2002 nos 2,76 euros, impulsionadas pela entrada de institucionais nacionais. Contudo, o título corrigiu e soma mais de quatro e meio por cento nos 2,72 euros.
“A SonaeCom está a ter o mesmo comportamento que a Impresa e a Jerónimo Martins tiveram recentemente. O mercado está a avaliar melhor os fundamentais da empresa”, refere um operador à Reuters.

Os fortes ganhos da SonaeCom contagiam a casa mãe que ganha acima de dois e meio por cento nos 0,75 euros.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 17:26





BCP cai 4% com antecipação resultados 2003

12-1-2004 15:1



As acções do BCP caem acima dos quatro e meio por cento para os 1,67 euros. O título antecipa, assim, os resultados menos favoráveis de 2003. Sobre ainda a pressão da interrupção das negociações para a vendas da Seguros & Pensões.
“O BCP está agora muito pressionado, mas também me parece que está ser uma queda exagerada, pelo que se os resultados surpreenderem pela positiva o título recupera imediatamente”, afirma um operador à Reuters.

O Banco Comercial Português apresenta, no próximo dia 20 de Janeiro, os resultados anuais.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 17:25







EUA aguardam resultados trimestrais

12-1-2004 14:35



Os mercados accionistas norte-americanos abriram com ganhos moderados, após as perdas da passada sexta-feira devido ao desapontante crescimento do mercado de trabalho. A sessão de hoje é marcada pela ausência de dados económicos.
A empresa de serviços financeiros SunTrust Banks apresentou as receitas do quarto trimestre na ordem de 342.5 milhões de dólares, o que equivale a 1,21 dólares por acção. Um montante acima do previsto pelos analistas, que estimavam receitas de 340.3 milhões de dólares, o que corresponde a 1,20 dólares por acção. SunTrust segue a inaltera. A bolsa onde está cotada ainda não abriu.

A Comissão Europeia suspendeu a investigação sobre a aquisição de 7.3 mil milhões de dólares da tecnológica PeopleSoft Inc. pela Oracle Corp.. Um adiamento com vista à recolha de mais informação, noticia a Reuters. A Oracle Corp. ganha 1,27 por cento, enquanto que a PeopleSoft Inc. perde 1,32 por cento.

A administração da Tyco Internacional Ltd. recomenda a sua manutenção na empresa de Bermuda. Rejeita um regresso aos EUA devido aos elevados custos inerentes à transferência. Está a avançar 0,44 por cento.

A AT&T Corp afirmou, na última sexta-feira, que atingiu 125 milhões de dólares em impostos do terceiro trimestre de 2003. As acções estão a recuar um por cento.

A Airways Group Inc., que recebeu, há nove meses atrás, uma ordem de tribunal o levantamento de protecção de falência, a companhia recebe mais más notícias. A Standard & Poor’s Corp. baixou o crédito da companhia de “single-B-minus” para “single-B”. Na sua opinião, tem havido um rápido crescimento das empresas de preços baixos e as perspectivas de um empréstimo de mil milhões de dólares. A US Airways Group desce 3,23 por cento.

Os índices Dow Jones e Nasdaq seguem a somar 0,27 e 0,59 por cento, respectivamente.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 15:08

REFER
Ligação entre Lisboa e Setúbal antes do Euro 2004
A ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal pode ficar concluída antes do Euro 2004, segundo os planos da Rede Ferroviária Nacional, confirmados pelo porta-voz Rui Reis.

11:02
12 de Janeiro 04


O estado das obras quanto à ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal está no bom caminho segundo garante o porta-voz da REFER, Rui Reis. A ligação vai ficar concluída antes do Euro 2004, «entre Maio e Junho, estará concluída toda a parte de infra-estrutura ferroviária entre Setúbal e Pinhal Novo, dado que neste momento, já concluímos a parte da infra-estrutura ferroviária entre o Fogueteiro e Pinhal Novo», afirmou.

«Temos dois troços em obras, um que vai do Fogueteiro a Coina, onde hoje é o terminal dos comboios da Fertagus, que faz a ligação pela Ponte 25 de Abril. E uma outra obra que é a modernização da linha que vai do Pinhal Novo até Setúbal e que continua com circulação, só que estamos a imprimir uma modernização de duplicação de via e electrificação», explicou Rui Reis.

«A calendarização de trabalho leva a que as duas novas estações, que estão a ser construídas nesse troço, Palmela e Venda do Alcaide, estejam concluídas ainda no final deste trimestre», concluiu o porta-voz da REFER.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 14:45



Futuros norte-americanos com subida ligeira

12-1-2004 12:40



Os futuros norte-americanos seguem com ganhos ligeiros, recuperando das perdas do final da semana passada. Os investidores concentram-se nas expectativas de crescimento dos lucros das grandes empresas do mercado.
O Citigroup deverá abrir em alta, depois de ter apresentado uma proposta por um banco chinês.

A Manpower deverá ser prejudicada pela sua congénere europeia Adecco, depois desta ter descoberto possíveis problemas contabilísticos em alguns negócios, incluindo na unidade norte-americana.

A Intel aguarda optimista a apresentação de resultados, agendada para quarta-feira. Os analistas esperam uma subida do lucro para 25 cêntimos por acção no quarto trimestre.

A Apple divulga resultados na quarta-feira, também, a Sun Microsystems na quinta-feira e a General Electric apresenta resultados do quarto trimestre na sexta-feira.

Os futuros sobre o Dow Jones ganham 0,24 por cento, sobre o Standard & Poor’s avançam 0,21 por cento e sobre o Nasdaq sobem 0,10 por cento.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 14:44

Segundo estimativas do instituto oficial de estatística alemão, as exportações recuaram 1,3 por cento no mês de Outubro e as importações desceram ligeiros 0,1 por cento.

12-1-2004 12:7



Segundo estimativas do instituto oficial de estatística alemão, as exportações recuaram 1,3 por cento no mês de Outubro e as importações desceram ligeiros 0,1 por cento.
As exportações desceram para 58,2 mil milhões de euros e as importações atingiram os 47,3 mil milhões de euros. As exportações para o Reino Unido deverão ter aumentado 8,2 por cento para 5 mil milhões de euros. Para os membros da União Europeia subiram 5,1 por cento para 33,2 mil milhões de euros. As exportações para os Estados Unidos da América desceram 13,3 por cento para 5,4 mil milhões de euros e para o Japão recuaram 7,4 por cento para 1,1 mil milhões de euros.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 12/1/2004 14:42





Optimus lança campanha de chamadas gratuitas

12-1-2004 12:55



A Optimus, operadora móvel da SonaeCom lançou uma campanha que vai permitir a realização de chamadas gratuitas, a partir do primeiro minuto e durante 60 minutos, dentro da rede Optimus. A campanha irá durar até 12 de Fevereiro.
Os clientes com tarifários pré-pagos têm acesso a esta campanha com um custo de adesão de 10 euros.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre_MF, Google [Bot], HFCA, Shimazaki_2 e 169 visitantes