Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Se a moda pega em Portugal...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Se a moda pega em Portugal...

por Thomas Hobbes » 12/1/2004 18:24

Um ex-vice-governador de uma província chinesa foi condenado à morte por abuso de poder e corrupção, noticiou o jornal China Daily. O processo é o resultado da aplicação da chamada «Política do Sol Nascente».



O ex-vice-governador da província de Anhui, Wang Huaizhong, foi condenado por actos praticados entre 1994 a 2001. Detido em Março deste ano e expulso do Partido Comunista, o antigo vice-governador negou a sua culpa embora as autoridades estimem que, durante o seu mandato, tenha recebido mais de 700 mil euros em troca de favores.
Este processo segue na linha da intensificação da luta contra a corrupção na China, uma campanha lançada há dois anos e chamada «Política do Sol Nascente». O objectivo é acabar com um mal endémico do governo e que se desenvolve muitas vezes entre as várias estruturas de poder a nível provincial e local.

O ex-vice governador condenado pertence a uma lista que cobre cerca de 12 províncias e cujos ministros ou funcionários já foram expulsos do poder e punidos. A chamada lista negra envolvia nomes como o do antigo presidente do China Construction Bank, um dos principais bancos estatais do país.

Não é a primeira vez que um membro do partido é condenado à morte desde que a campanha foi lançada. O China Daily acrescentava que estão a decorrer investigações de mais de 38 mil casos que envolvem cerca de 41 mil pessoas alegadamente envolvidas em processos de corrupção. Mais de 2600 serão funcionários do governo.

O plano para acabar com a corrupção obriga todos os funcionários estatais a declarar os seus bens, assim como os rendimentos ou transferências de capital. No ano de 1995, o então vice-governador de Pequim terá cometido suícidio quando descobriu que estava a ser investigado por corrupção.

Na versão oficial do Partido Comunista, a preparação dos Jogos Olímpicos de 2008 justifica todas as medidas necessárias para que este evento seja o melhor mas também o mais transparente.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre_MF, Burbano, Shimazaki_2 e 123 visitantes