Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 13/1/2004 1:02

Ming Escreveu:Administração: Então esse corrector ortográfico? :mrgreen:

Estamos seriamente a ponderar introduzir o corrector ortográfico como serviço pago...
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Provisões

por JAS » 13/1/2004 0:53

Ming Escreveu:Se bem me lembro as (grandes) provisões feitas em 2003 (a maioria no 3 trimestre) foram essencialmente as obrigatórias, devidas a desvalorizações das participações bolsistas e devidas às novas regras do Banco de portugal em relação a riscos de crédito.

No 3ºT foram muito superiores às obrigatórias.
Foi isso que originou uma queda das cotações por o reseach do BPI (ou do BES?) ter dito que para serem tão grandes era porque havia gato escondido...
Elas foram mesmo exageradas e o "exagero", se não me engano, era de +120M€.

De qualquer forma, se elas eram "para desvalorizações das participações bolsistas", não foram consumidas pois quase todas terão subido em 2003.
Se são obrigatórias mantêm-se. As não obrigatórias podem ficar ou não.

Quanto ao resto, que dizes, acredito.
Isto de contas é preciso ler sempre nas entrelinhas porque o que aparece a bold é só para enganar o pessoal...

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Bcp

por jarcorreia » 13/1/2004 0:41

Vamos ver, tudo o que consegui apurar, para além do malparado, foi o seguinte:

O crescimento é de um digito.
A provisão de 200 milhões continua.

Registado: 24/7/2003 2:05

por Ming » 13/1/2004 0:38

Peço desculpa pelas gralhas! :oops:
Tentem ignorá-las e ler o texto de acordo com o que eu QUERIA escrever...

Administração: Então esse corrector ortográfico? :mrgreen:
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por Ming » 13/1/2004 0:33

JAS:
(Esta nota é importante, tanto para tí como para o JCS, etc..)

Se bem me lembro as (grandes) provisões feitas em 2003 (a maioria no 3 trimestre) foram essencialmente as obrigatórias, devidas a desvalorizações das participações bolsistas e devidas às novas regras do Banco de portugal em relação a riscos de crédito.

Assim, em 2003 não terá havido provisões estranhas, como em 2002. No entanto é possível que possam libertar algumas das provisões feitas até Setembro como resultado da recuperação da bolsa.

E agora vem a parte importante:

Em qualquer caso, repara que o BCP apresenta uma conta de resultados acumulados + provisões incrivelmente negativa. Isso pareceria estranho a qualquer pessoa que olhasse para os resultados históricos do BCP (sempre positivos e muito superiores aos dividendos pagos) e não conhecesse as estúpidas regras de formação dos resultados dos bancos portugueses. Acontece que essas regras permitem passar directamente a essa conta de resultados acumulados + provisões uma série de custos reais, que nunca chegam a passar pela demonstração de resultados (é rídiculo mas é assim). É por isso que o BCP apresentou prejuizos reais muito consideráveis durante anos (como se viu nas contas segundo as regras da SEC) e cá conseguiu ir apresentando sempre "lucros"...

Claro que ao fim de uns tempos a apresentar "lucros" desse tipo, ficou completamente descapitalizado, e lá foi fazer uma série de aumentos de capital com entrada de cash, de emissão de obrigações convertíveis, etc.. (Eu acompanhei bem o processo pois chegeui a ter 24000 BCPs a 6.6 euros, e portanto fui dos que foi sendo massacrado com os sucessivos aumentos de capital. Já agora: Neste momento conservo 3200 BCPs, destas de 1 eiuro e picos... :roll:)

Assim, em resumo:
Esquece os resultados que o BCP apresenta, e as provisões que diz que faz! Isto tambem é válido para os outros bancos portugueses!
Olha simplesmente para o total da "situação líquida", e lembra-te de ter em conta que quando ela tem subido um pouco é como resultado das enormes entradas de cash resultantes dos aumentos de capital.

Para não pensares que estou a falar de cor, recomendo-te uma visita rápida a:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCT1635.pdf
Onde deves ver a pág.17...
Earthlings? Bah!

bcp

por Visitante » 13/1/2004 0:31

Tens razão, um erro imperdoável. Queria escrever: Soube através do Bes...
Visitante

ó J.correia

por Lábio ferido » 13/1/2004 0:25

Não percebi muito bem o que querias dizer "sobe pelo BES que o malparado pode trazer surpresas desagradáveis"

Essa surpresa do malparado é para o BES ou é para o BCP?

Pelo que leio parece que o malparado está todo no BCP.Nem BES nem BPI se ouve falar em malparado....mas será isso verdade ou é mais uma maneira de enganar os tolos'
Lábio ferido

Bcp

por jarcorreia » 13/1/2004 0:12

O Bcp hoje teve um volume de vulto e caiu de forma a fazer supor que o suporte de ontem é agora resistência. Claro que para além do desconto da "não venda" dos seguros, parece não existirem mais argumentos para sustentar tal rombo.
Tive conhecimento pelo Bes que o malparado pode trazer ainda mais surpresas desagradáveis. Vulgarmente nestas situações as notícias negativas sucedem-se... As recomendações negativas também não ajudaram e portanto, neste caldo de incertezas quem está dentro tende para perder lucidez. Tudo o que me ocorre dizer é que manter a cabeça fria ajuda a um melhor raciocínio.

Registado: 24/7/2003 2:05

Provisão

por JAS » 12/1/2004 23:53

Os resultados de 2002 eram 472,50 mas foram deduzidos de 200ME para uma Provisão Extraordinária, pelo que passaram a 272,50.

Não sendo utilizada essa Provisão isso significa que continua lá e que representa um lucro camuflado de 200ME.

Agora há duas hipóteses: Ou a mantêm ou a transformam em lucro extraordinário.

Eles dizem é que o BCP vai manter os 200ME em provisão e que, sendo assim, os lucros este ano são de 418M€.

A segunda hipótese mete os lucros em 618M€...

Mas tu levantaste bem o problema.
Na realidade o BCP teve 472,50€ de lucro em 2002 e eles estão a dizer que este ano terá só 418M€ o que significaria um decréscimo...
Se bem me lembro das contas trimestrais elas eram melhores em 2003 pelo que o lucro ser inferior ao do ano passado parece-me impossível.

O BCP também fez este ano enormes provisões trimestrais, que tornaram a comparação difícil e até influenciaram negativamente a cotação no 3ºT.
(julgo que são mais de 200M€ mas não tenho o número certo à mão)
Não sei onde é que agora as vão meter.
Nas contas anuais, tanto podem ser apresentadas como novas provisões como passarem a lucros.

O que interessaria saber é onde a JP Morgan considerou que ficavam as provisões deste ano.
Essas é que eu tenho dúvidas que estejam consideradas nos 418M€.

O que parece real será o seguinte:
2002: 272,5 + P (200M€)
2003: 418 + P (?)

Sendo o P de 2003 também de 200M€ teríamos a comparar 618 contra 472.
Cerca de 30% de acréscimo parece-me mais provável.

Acho que ainda paira por aqui alguma confusão com tanta provisão...

Um abraço,
JAS

por Visitante » 12/1/2004 20:07

JAS...

Quando eles dizem que os resultados sao afectados pelas provisoes feitas em 2002 penso que querem dizer q a comparacao entre os dois periodos vai ser afectada por isso.

Repara que se comparares os resultados antes da provisao feita ves que eles desceram cerca de 11.5% em relacao a 2002 (472.7 Vs 418 MEuros)...

Um abraco

Nunofaustino
Visitante

BCP - Provisões

por JAS » 12/1/2004 19:44

Ming,
As provisões, normais ou extraordinárias, são uma forma de diminuir lucros para reduzir os impostos.
Dentro dos limites fixados.

Mas, se não forem utilizadas, mais tarde ou mais cedo terão que aparecer como lucros extraordinários.

O BCP teve essa provisão extraordinária em 2002 que os analistas acharam um exagero.
E no 3ºT de 2003 também fez uma que acharam um exagero.
Tudo para riscos dos investimentos.
Como os mercados subiram essas provisões não serão utilizadas.

O JG tanto as pode manter, resultando um lucro de +53% como diz a JP Morgan, como as pode anular resultando um lucro maior.

JAS

por Ming » 12/1/2004 19:26

Bom, os 200 Meuros foram uma provisão extraordinária realizada em 2002 e nunca explicada (foi dito na altura que era, basicamente, para cobrir riscos futuros...).
(Fora isso, houve provisões normais realizadas tanto em 2002 como em 2003.)

Assim, sem considerar essa provisão extraordinária, o BCP irá, presumivelmente, baixar os resultados de 2003 para 2003...
Earthlings? Bah!

Bem...

por pergas » 12/1/2004 18:59

...eu estou longo no BCP! Confesso que me chegou a assustar...a ida aos 1,70! Saí e quando voltei, vi que o BCP tinha feito mínimo de 1,66,...,e fechou a 1,71! Que se passou?...Deve ter existido aí pessoal a reforçar a preço da chuva...Embora a minha LTAmp do BCP, tenha sido hoje quebrada, continuo bull, e não creio que o mercado a deixe retrair ainda mais...é como o JAS diz, e com razão: uma subida no RLE e afectado por uma provisão de 200M, não consigo entender as contas que se fazem por aí...mas o mercado logo nos diz alguma coisa.

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

BCP

por JAS » 12/1/2004 18:36

Com recomendações negativas de manhã o BCP ficou em ponto de rebuçado e eu reforcei a preços de saldo.

"Esperamos um lucro líquido atribuível de 418 ME (+53,4 pct face ao homólogo) (...). Os números vão continuar a ser afectados por uma provisção extraordinária de 200 ME constituída no quarto trimestre de 2002", afirma.

Sempre quero ver o Mercado a penalizar o BCP por aumentar os resultados em 53%...
E mantendo ainda uma provisão de 200M€???
Devem-se estar a esquecer das outras enormes provisões realizadas em 2003...

JAS

Susana

por zé povinho » 12/1/2004 18:11

quando estava a ler o teu 1º post sobre a poção, estava a pensar: 1,66 está a guentar bem, vou entrar.

mas deixei de ter sistema e só no fim da sessão verifiquei como acertadas estavam as tuas palavras e teria estado a minha entrada, paciência.

mas atenção a poção de amanhã tem cuidados redobrados, vai ser preciso "apurar bem o ponto" de entrada.

bjs

Registado: 4/11/2002 23:38

zé povinho,

por Susana Amado_ » 12/1/2004 18:03

É curioso! :-k
Mal falei e... :shock:

Estas minhas influências!
Todos são testemunhos!?

Não esquecerei os amigos, e tu estás incluido! Ok!

Beijinhos,
Su

Registado: 5/11/2002 11:12

Susana

por zé povinho » 12/1/2004 17:42

parece que a tua poção acabou por fazer algum efeito :lol:

amanhã voltas a fazer, mas com mais pósinhos :?:

Registado: 4/11/2002 23:38

Outra

por JCS » 12/1/2004 17:37

JP Morgan prevê lucro líq BCP 03 após provisões em 418 ME

"LISBOA, 12 Jan (Reuters) - A JP Morgan espera que o lucro líquido após provisões do Banco Comercial Português (BCP) , relativo a 2003, registe um crescimento de 53,4 pct para 418 milhões de euros (ME) em comparação com o ano anterior.

Numa nota de hoje, refere que os resultados de 2003 do maior banco privado português vão continuar a reflectir uma provisão de 200 ME constituída no último trimestre de 2002.

Acrescenta que o BCP deverá reportar um crescimento de apenas um dígito no volume, margens estáveis, uma deterioração progressiva na qualidade dos activos e que os custos vão continuar a ser o motor da performance operacional doméstica do banco.

Destaca ainda que poderão haver surpresas negativas a nível do crédito mal parado.

No exterior, a JP Morgan espera uma melhor contribuição da Polónia após um primeiro semestre fraco.

"Esperamos um lucro líquido atribuível de 418 ME (+53,4 pct face ao homólogo) (...). Os números vão continuar a ser afectados por uma provisção extraordinária de 200 ME constituída no quarto trimestre de 2002", afirma.

"Não esperamos que os resultados alterem a nossa visão do banco. O nosso rating de 'underweight' é suportado pela expectativa de que 2004 não será o ano de viragem para o BCP a nível de resultados bem como pela avaliação do banco (P/E para 2005 estimado de 11,6 vezes versus a média na Europa de 11 vezes)", acrescenta a JP Morgan que tem um fair Value de 1,6 euros para o BCP.

O BCP vai reportar os seus resultados de 2003 no próximo dia 20 de Janeiro, após o fecho do mercado.

Em 2002, o lucro líquido do BCP antes de provisões ascendeu a 472,7 ME. Após as provisões de 200 ME, o lucro líquido do BCP baixou para 272,7 ME.

Movimentaram-se 16.768.454 acções do BCP a descerem 2,87 pct para 1,69 euros."
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Susana Amado_ » 12/1/2004 16:43

...estou a trabalhar numa poção que vai fazer as acções do BCP subir, :mrgreen: mas eu sou só uma aprendiz...

Beijinhos da bruxinha,
Su

Registado: 5/11/2002 11:12

por JCS » 12/1/2004 16:39

Esta última foi do BPIonline.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por Rodriguez » 12/1/2004 16:36

De onde?

Registado: 4/11/2002 23:53

por JCS » 12/1/2004 16:31

BCP down 4 pct on results fears, insurance unit

"Shares in Banco Comercial Portugues (BCP) fell to a seven-week low on Monday amid worries about upcoming 2003 results and the break-up of talks over sale of its insurance unit.

BCP, Portugal's biggest listed bank, was down 4.02 percent at 1.67 euros and was the most active issue on the Euronext Lisbon bourse. The price hit 1.66 euros, the lowest level since November 21, before firming.

The drop came as the benchmark PSI20 index was off 0.79 percent and the DJ Stoxx banking sector gauge had eased 0.66 percent.

Dealers said BCP was hurt by lingering concerns raised by the breakup of talks last week for sale of most of its Seguros e Pensoes insurance unit. BCP has fallen 10 percent since last Monday.

They said the drop was also caused by caution about 2003 results. BCP will post its results on January 20.

"BCP is very pressured right now, but it also seems to me that it's an exaggerated fall," a dealer said. "If the results are a surprise for the positive, the stock will recover immediately."

Estou a tentar cobrir o que vai saindo.

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

Re: Foguetes, Foguetes...

por JCS » 12/1/2004 16:26

Inox Escreveu:atirem foguetes, pela 1ª vez o JCS transmite uma notícia desfavorável para o bcp, algo de grave está para acontecer...deixa-me fugir.

eheheheh, parabéns pelo sentido de humor :lol: . Não é nada normal confesso (até parece que consigo ver os dois lados da coisa eheheh)

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por JCS » 12/1/2004 16:24

Infelizmente sou obrigado a concordar consigo, por não ser a primeira vez que isto acontece (como referi anteriormente)... Hoje já fiz um reforçozito de mais algumas (está-se a aproximar a época dos dividendos e um homem tem de se precaver (se a eles houver lugar, com tanto receio já não sei o que diga... :wink: )).

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

Foguetes, Foguetes...

por Inox » 12/1/2004 16:24

atirem foguetes, pela 1ª vez o JCS transmite uma notícia desfavorável para o bcp, algo de grave está para acontecer...deixa-me fugir.
Inox

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, MP65, Shimazaki_2 e 188 visitantes