Caldeirão da Bolsa

Chipre congela depósitos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Opcard » 18/3/2013 12:26

Finalmente alguém que faz um bom resumo do modelo de vida escolhido pelos cipriotas
, ninguém e inocente os povos escolherem os seu lideres por isso são co-responsáveis.

Mas como afirma Jörg Asmussen Chipre pode alterar a formula , desde que chegue ao mesmo resultado.

Titleist Escreveu:Uma opinião diferente

Como a grande maioria sabe Chipre funciona como um refúgio para grande parte do branqueamento proveniente dos países de Leste, nomeadamamente da Russia e dos seus milionários e empresas.

Como tb sabem, a Rússia foi o único país a ajudar o Chipre á uns meses atrás. Por alguma razão o fez ... para garantir que protegia o seu (particulares e empresas) capital.

A economia cipriota em grande medida (cerca de 30%) vive da atividade bancária ... permitindo, desde sempre, que o seu sector bancário funcionasse como um branqueador de capital encaputado.

Agora que as coisas tremem e a banca cipriota está exposta em força á divida soberana grega, os milionários e empresas russas estão a ver a vida a andar para trás. A banca cipriota está falida ... sem os 10.000M Euros da troika fecha ... pura e simples.

Os governos europeus nomeadamente os da europa central,, ECOFIN, troika, chegaram á conclusão que não estavam para financiar o branqueamento feito pelos russos ... nao querem emprestar $$$ a um país cuja atividade principal, passa por branquear capitais estrangeiros, fora da UE.

Algures no tempo os cipriotas assim decidiram, logo hoje estão a sofrer ... parte do resgate será financiado pela troika ou parte será pelos próprios que pactuavam e lucraram com esta situação.

Ou o sistema bancário cipirota colapsa e ai não há $$$ para ninguém, ou então esta medida terá que ser aplicada. É o eterna solução do por meia dúzia de errantes pagam todos.

Parece-me que a alternativa passaria por medidas de austeridade á semelhança do que é feito noutros países, onde nos incluimos, mas que dada a especificidade do problema cipriota apenas iria atingir os cipriotas e não os depositantes não residentes, cuja unico interesse continuaria a ser o brnaqueamento de capitais.

Registado: 14/3/2009 0:19

por Marco Martins » 18/3/2013 12:21

Pata-Hari Escreveu:O que me parece é que ao aceitar que isto suceda, a zona euro deu um passo gigante na direcção da separação. Ninguém quer fazer parte de uma organização ou organismo que permite isso.

Concordo.

Por este caminho, as pessoas cada vez mais tenderão a pedir a saída da zona euro e uma desvalorização da moeda.

E destes 10 mil milhões que vão para o Chipre, quanto será que Portugal terá de desembolsar?

Registado: 7/4/2007 17:13

por nuuuuno » 18/3/2013 12:21

Titleist Escreveu:Uma opinião diferente

Como a grande maioria sabe Chipre funciona como um refúgio para grande parte do branqueamento proveniente dos países de Leste, nomeadamamente da Russia e dos seus milionários e empresas.

Como tb sabem, a Rússia foi o único país a ajudar o Chipre á uns meses atrás. Por alguma razão o fez ... para garantir que protegia o seu (particulares e empresas) capital.

A economia cipriota em grande medida (cerca de 30%) vive da atividade bancária ... permitindo, desde sempre, que o seu sector bancário funcionasse como um branqueador de capital encaputado.

Agora que as coisas tremem e a banca cipriota está exposta em força á divida soberana grega, os milionários e empresas russas estão a ver a vida a andar para trás. A banca cipriota está falida ... sem os 10.000M Euros da troika fecha ... pura e simples.

Os governos europeus nomeadamente os da europa central,, ECOFIN, troika, chegaram á conclusão que não estavam para financiar o branqueamento feito pelos russos ... nao querem emprestar $$$ a um país cuja atividade principal, passa por branquear capitais estrangeiros, fora da UE.

Algures no tempo os cipriotas assim decidiram, logo hoje estão a sofrer ... parte do resgate será financiado pela troika ou parte será pelos próprios que pactuavam e lucraram com esta situação.

Ou o sistema bancário cipirota colapsa e ai não há $$$ para ninguém, ou então esta medida terá que ser aplicada. É o eterna solução do por meia dúzia de errantes pagam todos.

Parece-me que a alternativa passaria por medidas de austeridade á semelhança do que é feito noutros países, onde nos incluimos, mas que dada a especificidade do problema cipriota apenas iria atingir os cipriotas e não os depositantes não residentes, cuja unico interesse continuaria a ser o brnaqueamento de capitais.

é obvio que o odio alemão ao dinheiro sujo russo está bem patente nesta operação, mas, tem de existir outros modos de resolver o problema que nao passe por delapidar o patrimonio do comum cidadao cipriota. è que por esta via, os magnatas russos fazem-se de vitima e os maus da fita sao os alemães...

Registado: 10/11/2011 10:05

por JMHP » 18/3/2013 12:12

Stresszero Escreveu:
JMHP Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:O que me parece é que ao aceitar que isto suceda, a zona euro deu um passo gigante na direcção da separação. Ninguém quer fazer parte de uma organização ou organismo que permite isso.

Ninguém?!.... O que não falta por ai são iluminados a pedir um calote da nossa divida e a saída do Euro. Este "simulacro" em Chipre deve ser encarado como sério aviso ao populismo e demagogos que acreditam que existe uma alternativa melhor à austeridade actual.

Chipre é uma "borboleta" na economia europeia, mas o bater das suas asas devem fazer temer países como Portugal, entre outros.....

Caro JPHM,
O que é que melhorou com esta bela austeridade?
Taxa de desemprego?
Pib?
Dívida pública?
Déficit?
Achas que insistir na austeridade resolve algum problema?
Só digo uma coisa,após este confisco e empobrecimento estamos mais próximos da bancarrota do que nunca. :?

JMHP...

Melhorar no imediato e no bolso dos portugueses nada melhorou, até piorou, mas a nossa divida não aconteceu do dia para a noite, já vinha sendo preparada e alimentada à décadas, logo a resolução dos nossos problemas requer tempo e paciência dos nossos credores enquanto ela ainda existe.

Na bancarrota já estamos há muito. Desde 2000 altura em que a nossa economia parou de crescer, passamos a viver com deficits crónicos e a divida a aumentar que o nosso destino ficou traçado.

Fomos avisados ao longo de anos sucessivos que caminhávamos a passos largos em direcção à bancarrota e que caímos nela sem sentir apôs 2008. Desde então ficamos ligados à "maquina" pelos nossos credores.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Titleist » 18/3/2013 12:05

Uma opinião diferente

"O $$$ foi feito para se gastar 8-), não para se perder :( ..."

Registado: 5/12/2006 16:44

por Valete » 18/3/2013 12:04

Portugal, Grécia, Irlanda e Chipre, representam menos de 6% do PIB da zona Euro.

Em qualquer outro cenário, este problema já teria sido resolvido. Evidentemente, teria que haver consequências para os que falharam, mas não este cozinhar dos povos em lume brando.

Na Europa, perderam-se os valores da fraternidade entre as nações. O caminho da integração está agora a ser feito em sentido contrário. A Comissão Europeia, desde que é presidida por um boneco, perdeu toda a independência e força que tinha.

Neste momento perdeu-se a esperança. O Euro veio no dealbar de um novo século. A primeira década foi de estagnação. A segunda está a ser de recessão e não há esperança de melhorar. Teríamos crescido ainda menos sem o Euro? Não acredito.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por STRESSZERO » 18/3/2013 11:59

JMHP Escreveu:

Ninguém?!.... O que não falta por ai são iluminados a pedir um calote da nossa divida e a saída do Euro. Este "simulacro" em Chipre deve ser encarado como sério aviso ao populismo e demagogos que acreditam que existe uma alternativa melhor à austeridade actual.

Chipre é uma "borboleta" na economia europeia, mas o bater das suas asas devem fazer temer países como Portugal, entre outros.....

Caro JPHM,
O que é que melhorou com esta bela austeridade?
Taxa de desemprego?
Pib?
Dívida pública?
Déficit?
Achas que insistir na austeridade resolve algum problema?
Só digo uma coisa,após este confisco e empobrecimento estamos mais próximos da bancarrota do que nunca. :?

Registado: 16/9/2011 9:25

por JMHP » 18/3/2013 11:53

K. Escreveu:Estes números são difíceis de entender.

Em Portugal seria necessário retirar cerca de 50% dos depósitos para conseguir uma redução da dívida de ordem semelhante.

K. Escreveu:Porém, não deixa de ser digno de nota o facto de que uma saída do Euro teria, em Portugal, um efeito sobre os depósitos dessa dimensão.

Registado: 19/5/2009 18:26

por STRESSZERO » 18/3/2013 11:51

O resto do mundo deve fartar-se de rir com tanta idiotice na UE. Aqueles burros não percebem que abriram um precedente grave, e é esse precedente grave que os mercados não gostam.
Eu já nem suporto ouvir falar na "bola de berlim", pelo mal que tem feito à europa com a sua austeridade doentia. Os cipriotas levaram por tabela e são tratados sem o mínimo de solidariedade por parte de quem tem algum. A alemenha enxovalha os países do sul e "esquece-se" que vivem pessoas nestes países.
Por cá o nosso génio gaspar continua a abrir-nos uma grande cova. Toda a gente diz mal do génio (políticos, comentadores, povo e etc) mas ele continua a nos comandar para o buraco negro. O nosso presidente manda umas papaias de vez em quando mas na prática o buraco vai aumentando ao sabor do nosso génio gaspar. Demissões precisam-se urgentemente, precisamos de mudar de rumo.

Registado: 16/9/2011 9:25

por nuuuuno » 18/3/2013 11:51

Acredita que a banca deve ser dos principais prejudicados. Neste momento devem estar a suplicar que nao o façam.

por Marco Martins » 18/3/2013 11:41

nuuuno Escreveu:
Legendz Escreveu:A questão que eu coloco e ainda não consegui ver confirmada é:

O dinheiro aplicado em fundos de investimento foi/seria igualmente taxado com o One Shot ou estamos a falar de montantes exclusivamente aplicados em Depositos à Ordem ou a Prazo?

Isto é um assalto à mão armada, a confiança no Euro e em quem o administra está fatalmente ferida e não há cura para o que acabaram de fazer. O fim aproxima-se a passos largos a meu ver.

ninguem sabe, visto que a medida, tal como tem sido notificiada, tem tanto de injusta como de incompleta. quer dizer se eu tiver 1mio€ em acções ou obrigações nao sou taxado. Não faz sentido. De resto, acho que vou montar 1 negócio de cofres, parece-me ser 1 negócio em claro crescimento nos próimos tempos! :lol: :roll:

Sim, parece ser uma medida cega!!
Em ultima instancia parece-me ser uma medida que seria aplicável noutros países para ter dinheiro imediato para pagar as contas... mas é um atentado à democracia e que apenas afeta quem tem dinheiro no banco ou que não o tenha aplicado!!

Isto a manter-se poderá contagiar o medo pela europa e uma revolta contra tudo o que esteja relacionado com a banca.

Registado: 7/4/2007 17:13

por nuuuuno » 18/3/2013 11:35

Legendz Escreveu:A questão que eu coloco e ainda não consegui ver confirmada é:

O dinheiro aplicado em fundos de investimento foi/seria igualmente taxado com o One Shot ou estamos a falar de montantes exclusivamente aplicados em Depositos à Ordem ou a Prazo?

Isto é um assalto à mão armada, a confiança no Euro e em quem o administra está fatalmente ferida e não há cura para o que acabaram de fazer. O fim aproxima-se a passos largos a meu ver.

ninguem sabe, visto que a medida, tal como tem sido notificiada, tem tanto de injusta como de incompleta. quer dizer se eu tiver 1mio€ em acções ou obrigações nao sou taxado. Não faz sentido. De resto, acho que vou montar 1 negócio de cofres, parece-me ser 1 negócio em claro crescimento nos próimos tempos! :lol: :roll:

por Legendz » 18/3/2013 11:29

A questão que eu coloco e ainda não consegui ver confirmada é:

Registado: 9/2/2012 13:59

por nuuuuno » 18/3/2013 10:33

só uma questão?! isto já foi aprovado?!? pelo que li isto vai a aprovação no parlamento e aí sim irá ser chumbado. Agora, que ninguém tenha duvidas, o Chipre está cheio de dinheiro sujo russo.

por MiamiBlue » 18/3/2013 9:26

Lion_Heart Escreveu:O Marcelo disse que a Alemanha e o FMI queriam tirar 40% depois baixaram até 10%

MiamiBlueHeart Escreveu:E eu que pensava que a austeridade resolvia tudo..

O problema da Europa chama-se: Angela Merkel.

Lideres fracos e incompetentes que aceitam com total impassividade que esta política destrutiva vá imperando.

Quando arranjarem uma guerra depois que ninguém se queixe.

A Sr.Merkel está a destruir a Europa..

P.S. Como é possível criar tantos problemas pro causa de 5 mil milhões de euros?? A Sr.ª Merkel no sue melhor..

Registado: 17/10/2010 19:32

por vgasmo » 18/3/2013 9:15

deixo uma opinião interessante;
"As a non-economist looking in, I'm amazed at how myopic most economically-minded folks are being about this. Most deposits in Cypriot banks are there as tax shelters - we can dispense with words like alleged for the purpose of this conversation. It's just the truth, and we all know it. So the position the EU was in was untenable - if they use taxpayer money to shore up the Cypriot banks, then they have used money from people who have paid taxes to insure the money of people explicitly put in a troubled bank so they don't have to pay taxes. Does anyone else not see this as a MASSIVE miscarriage of justice? You all speak of trust in the banking system. Who still has trust in the banking system? Haven't we all been burned enough by now to know that the game is rigged, and not for us? None of you are speaking of trust in the social contract dating back hundreds of years that stipulates we all pitch in together in the form of taxes to help each other out in the myriad of ways in which we may need help. Here, there is a banking system designed to allow predominantly rich people to evade this social contract, and they were asking to be bailed out by the proceeds of those who partake in that social contract. It makes me sick.

As for the 6.75% tax, it's probably best to just quote directly from the article:

the Cypriot government itself preferred to spread the pain rather than wipe out non-resident depositors and jeopardise its long-term prospects as an offshore financial centre for Russian and other money.

How are we not in arms over this? These peoples' own government would choose to punish them to save their sole source of income as a tax haven. Granted, not doing so might visit more hardship on Cypriots as their country falls apart, but this whole debacle is ridiculous. It's not about the PIIGS running on banks - no one in the PIIGS either has any money to withdraw or trusts the banks one iota anyway. The only reason people would run on their banks is because of many of the alarmist comments in this thread telling them to run on the banks!"

Basicamente, diz que o confisco aos "ricos" até pode fazer sentido, já aos outros...

Registado: 2/2/2006 19:58

por Krupper » 18/3/2013 9:11

raupin Escreveu:A situação é muito grave, não só para o Chipre mas para Europa toda.
Os altos dirigentes Europeus, necessitam estancar esta Hemorragia URGENTEMENTE que nos vai matar todos...
A Europa terá de dizer que estas medidas, destinam-se unicamente para Chipre, e que esta completamente fora de questão aplicar estas em qualquer outro País Europeu...Senão o caso fica muito grave...

O Olli Rehn já veio dizer que isto só se aplicará ao Chipre e que nunca será usado noutro país. Mas o que importa o que ele diz ou outro qualquer dirigente da UE?

Registado: 30/9/2010 13:54

por Pata-Hari » 18/3/2013 7:53

O que me parece é que ao aceitar que isto suceda, a zona euro deu um passo gigante na direcção da separação. Ninguém quer fazer parte de uma organização ou organismo que permite isso.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por raupin » 18/3/2013 7:51

A situação é muito grave, não só para o Chipre mas para Europa toda.
Os altos dirigentes Europeus, necessitam estancar esta Hemorragia URGENTEMENTE que nos vai matar todos...
A Europa terá de dizer que estas medidas, destinam-se unicamente para Chipre, e que esta completamente fora de questão aplicar estas em qualquer outro País Europeu...Senão o caso fica muito grave...
" A Bolsa é como um pulmão, Inspira....Expira....."

Registado: 31/7/2011 11:51

por Mcmad » 18/3/2013 7:32

Commerzbank sugere taxa para Itália

http://www.zerohedge.com/news/2013-03-1 ... italy-next
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por atomez » 18/3/2013 3:43

Bem, este gráfico é ASSUSTADOR!

Imagem

... e os dados são de 2009, agora... muito pior
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Automech » 18/3/2013 3:28

Para quem gosta de detalhes, aqui vai um artigo que vale a pena ler (longo)
For Everyone Shocked By What Just Happened... And Why This Is Just The Beginning
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por alexandre7ias » 18/3/2013 3:11

Uma vez que o tópico da guerra foi bloqueado aqui fica;

http://www.zerohedge.com/news/2013-03-1 ... prus-comin
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por atomez » 18/3/2013 2:37

Lion_Heart Escreveu:O Marcelo disse que a Alemanha e o FMI queriam tirar 40% depois baixaram até 10%

Uma pergunta para quem percebe mais do funcionamneto da banca do que eu (que é muito pouco):

-- como é possível um governo ir buscar um imposto de 10% ou mais ainda sobre os depósitos?

É que, tanto quanto sei, os dinheiro dos depositantes não está lá, foi aplicado em empréstimos, investimentos, fundos, obrigações ou lá no que os bancos fazem para ganhar dinheiro.

O cash que têm disponível é uma pequena percentagem dos depósitos feitos, o tal indicador TIER 1 e coisas parecidas, e é bem menos do que 10%.

Se um governo retira 10% dos depósitos nos bancos então eles ficam com liquidez negativa...

Ou estou a ver mal a coisa???
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por rg7803 » 18/3/2013 2:35

Estou curioso em ver como se irá portar por cá o indigena...

Amanhã será um bom indicador.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crissssx, Google Adsense [Bot], silva_39, smog63, VALHALLA e 102 visitantes