Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

As interrogações do Bull Market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sem2006 » 18/3/2013 14:37

Ulisses Pereira Escreveu:kkreukk, eu não sou indiferente às notícias e à realidade mas a verdade é que acredito mais nos gráficos do que nos economistas e nos políticos. E se tivesse centrado a minha análise na economia, no discurso dos políticos ou nas previsões macroeconómicas dos analistas, nunca teria estado optimista na Bolsa portuguesa desde o Verão passado.

Se eu gostava que tivéssemos já sinais da retoma? Sim. Se eu gostava que os números fossem outros? Sim. Mas os pressupostos das minhas análises mantêm-se inalterados, pelo que só quando esses pressupostos se modificarem, é que eu modificarei a minha opinião.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses:

É fantástico ver a "frieza" que consegues manter em relação às noticias todas e continuares optimista em relação à futura evolução económica de Portugal.

Dá gosto ter alguém assim aqui pelo forum para ir levantando a moral :wink:

Registado: 29/4/2009 13:31

por EuroVerde » 18/3/2013 13:39

gorgol Escreveu:Será que os mercados dão mais importância ao superavit no défice externo, que em 3 anos passou de -12% para positivo, e menos ao crescimento e défice público? Quantro menos consumo melhor o défice externo. Este contraditório não está nas conversas internas dos politicos, mas estará nas dos investidores.

Sempre tenho defendido que o mercado é que é a causa da economia. Se o mercado acabar por subir, todos os dados macroeconomicos acabam certamente por melhorar. Talvez o do desemprego seja mesmo o último a melhorar...

Registado: 29/11/2007 11:19

por gorgo » 18/3/2013 13:07

Será que os mercados dão mais importância ao superavit no défice externo, que em 3 anos passou de -12% para positivo, e menos ao crescimento e défice público? Quantro menos consumo melhor o défice externo. Este contraditório não está nas conversas internas dos politicos, mas estará nas dos investidores.

Registado: 26/8/2007 20:40

por Zeb_PT » 18/3/2013 12:45

Só um pequeno achega, as velas e a analise técnica tb reagem (ou não) às noticias, e a sua reacção e volatilidade são importantes indicadores técnicos. Por exemplo, o facto de os indicies não reagirem fazendo novos minimos relativos após uma má notícia e pelo contrario fazerem novos máximos pode ser um indicador muito mais importante acerca da notícia do que a própia notícia.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por Ulisses Pereira » 18/3/2013 12:41

kkreukk, eu não sou indiferente às notícias e à realidade mas a verdade é que acredito mais nos gráficos do que nos economistas e nos políticos. E se tivesse centrado a minha análise na economia, no discurso dos políticos ou nas previsões macroeconómicas dos analistas, nunca teria estado optimista na Bolsa portuguesa desde o Verão passado.

Se eu gostava que tivéssemos já sinais da retoma? Sim. Se eu gostava que os números fossem outros? Sim. Mas os pressupostos das minhas análises mantêm-se inalterados, pelo que só quando esses pressupostos se modificarem, é que eu modificarei a minha opinião.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ruimiguelalmeida » 18/3/2013 1:39

Boa Noite Sr Sniper,
Vsito que sigo religiosamente tudo o que o Ulisses escreve, bem sei que ele analisa velas e gáficos...
Mas por fazer exclusivamente análise técnica, não o limita de analisar factos..

O que escrevi em cima não são comentários e conferências de imprensa...são numeros...e bem negros!
Por isso não acredito que o Ulisses seja indiferente a isso.

Se, hipotéticamente amanhã Portugal anunciasse Bancarrota, e continuasse-mos a dizer que o que interessa é a Análise Técnica, acredito que não estariamos a ser assertivos na análise..

Mais uma vez reforço que o que perguntei ao Ulisses foi uma opinião acerca de numeros e previsões Macro- Económicas e não sobre comentários recomendações..

Registado: 20/10/2009 14:13

por Sr_SNiper » 18/3/2013 1:13

kkreukk Escreveu:Olá Ulisses,
Quero aproveitar para questionar se haverá algum contágio ou mudaça de sentimento em relação a este inicio de bull market, depois do que aconteceu aquando das ultimas projecções do ministro das finanças na passada sexta feira.

De facto, as noticias não foram nada aquelas que estavamos à espera..
Pelo contrário, as projecções foram todas revistas em alta,i.e., piores!

Pelos vistos, a recessão está para ficar, e apesar da maioria das acções do PSI estarem "muito vendidas", o ano de 2013 não se augura como o ano da viragem para a economia começar a crescer..

Resumidamente, isto terá certamente impacto directo nas acções do PSI, ou o mercado poderá continuar a seguir o seu caminho, antecipando em 1 ou 2 anos o expectável crescimento económico?

Obrigado e um abraço.

O homem vê e interpreta velas e gráficos, não frases e conferencia de imprensas... Os gráficos estão iguais.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por ruimiguelalmeida » 18/3/2013 0:28

Olá Ulisses,
Quero aproveitar para questionar se haverá algum contágio ou mudaça de sentimento em relação a este inicio de bull market, depois do que aconteceu aquando das ultimas projecções do ministro das finanças na passada sexta feira.

De facto, as noticias não foram nada aquelas que estavamos à espera..
Pelo contrário, as projecções foram todas revistas em alta,i.e., piores!

Pelos vistos, a recessão está para ficar, e apesar da maioria das acções do PSI estarem "muito vendidas", o ano de 2013 não se augura como o ano da viragem para a economia começar a crescer..

Resumidamente, isto terá certamente impacto directo nas acções do PSI, ou o mercado poderá continuar a seguir o seu caminho, antecipando em 1 ou 2 anos o expectável crescimento económico?

Obrigado e um abraço.

Registado: 20/10/2009 14:13

por Ulisses Pereira » 17/3/2013 23:45

Já falhei centenas de vezes ao longo dos últimos 20 anos. Mas conseguiu pegar em algo que não consigo perceber porque diz que falhei. Viu o horizonte temporal da análise? Viu as análises anteriores? Viu o que me faria mudar de posição?

Leu e ouviu as análises ou só viu o título que os jornalistas puseram?

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Resposta ao Sr. Ulisses e seus defensores

por 5640533 » 17/3/2013 23:34

Boa noite, Sr. Ulisses

Escrevi expressamente que não o culpo de nada. Nem aconteceu desastre. Ganhei menos do que podia ter ganho, podia ter vendido mais cedo.

O que estou a dizer é que ultimamente o Senhor tem falhado. Nega? É que no seu caso me surpreendeu e foi a primeira vez que testeminhei falha da sua parte.

MAIS NADA. Não foi precisa tão acesa defesa da sua parte e de outros.

Cumprimentos,

Registado: 29/11/2007 1:36

por sem2006 » 13/3/2013 14:15

O PSI20 parece é uma montanha russa..quase que aposto que amanhã vai subir e sexta vai descer :lol:

Registado: 29/4/2009 13:31

por Quico » 13/3/2013 12:50

Relativamente ao PSI20 penso que é prematuro falar em "bull market" abortado...
Anexos
Untitled.png
Untitled.png (9.24 KiB) Visualizado 34093 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Ulisses Pereira » 13/3/2013 12:32

rafael, em 2009 foi um ressalto. Eu percebo a ideia de um "Bull Market" abortado, mas isso são suposições. Hoje, com a distância devida não há a menor dúvida que foi um ressalto. Podemos discutir as razões desse ressalto, mas que foi um ressalto não há dúvidas.

Quanto à questão colocada, é possível Portugal andar contra a corrente. Difícil mas possível. Não seria caso virgem.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rafaeljcl » 12/3/2013 21:06

Sr_SNiper Escreveu:
rafaeljcl Escreveu:esta mensagem era para mim? se calhar foi engano...há ja algum tempo que nao tenho qualquer posiçao em acçoes!!!
simplesmente estou atento aos mercados, por gosto, vontade em aprender, e atento aquilo que penso virem a ser boas oportunidades de investimento...
de qualquer das formas nao obtive a resposta/opinião por parte do Ulisses....

Sr_SNiper Escreveu:
rafaeljcl Escreveu:Uma questão para o Ulisses Pereira.
O momento que a PSI 20 esta a viver é muito parecido com o que vivemos em 2009 e 2010, na altura foi considerada em 2009 aquela subida como um ressalto, o que eu discordo, acho que foi um bull market abortado, pelas condiçoes especiais da economia portuguesa.... bem conhecidas.
Estando os mercados americanos em bull market há 4 anos, bem como o DAX, e praticamente em maximos absolutos, (o Dow até ja passou) a minha questão é a seguinte:
Achas possivel um bull market na bolsa portuguesa ocorrer, sem a devida correlação/apoio com os indices americanos?
Obrigado

Até acho que correu bem, pelo menos não pagas-te para te derreterem o guito... tanta malta que paga a gestores de fortunas, que paga as recomendações do banco, etc etc etc para lhes derreterem o guito. Pelo menos derreste o guito de graça. Eu pessoalemnte gosto de derreter o guito de graça também, por isso é que penso pela minha cabeça e sempre que entro longo ou curto é pela minha cabeça e não a seguir recomendaões de alguém.

Não era para ti, foi engano :)

Tranquilo :)

Registado: 17/4/2008 0:33

por Sr_SNiper » 12/3/2013 21:01

rafaeljcl Escreveu:esta mensagem era para mim? se calhar foi engano...há ja algum tempo que nao tenho qualquer posiçao em acçoes!!!
simplesmente estou atento aos mercados, por gosto, vontade em aprender, e atento aquilo que penso virem a ser boas oportunidades de investimento...

Sr_SNiper Escreveu:
O momento que a PSI 20 esta a viver é muito parecido com o que vivemos em 2009 e 2010, na altura foi considerada em 2009 aquela subida como um ressalto, o que eu discordo, acho que foi um bull market abortado, pelas condiçoes especiais da economia portuguesa.... bem conhecidas.
Estando os mercados americanos em bull market há 4 anos, bem como o DAX, e praticamente em maximos absolutos, (o Dow até ja passou) a minha questão é a seguinte:
Achas possivel um bull market na bolsa portuguesa ocorrer, sem a devida correlação/apoio com os indices americanos?
Obrigado

Até acho que correu bem, pelo menos não pagas-te para te derreterem o guito... tanta malta que paga a gestores de fortunas, que paga as recomendações do banco, etc etc etc para lhes derreterem o guito. Pelo menos derreste o guito de graça. Eu pessoalemnte gosto de derreter o guito de graça também, por isso é que penso pela minha cabeça e sempre que entro longo ou curto é pela minha cabeça e não a seguir recomendaões de alguém.

Não era para ti, foi engano :)

por rafaeljcl » 12/3/2013 20:58

esta mensagem era para mim? se calhar foi engano...há ja algum tempo que nao tenho qualquer posiçao em acçoes!!!

Sr_SNiper Escreveu:
Obrigado

Registado: 17/4/2008 0:33

por Sr_SNiper » 12/3/2013 18:40

Obrigado

Re: PSI20 e "Bull market"

por pepe7 » 12/3/2013 16:54

Joao-D Escreveu:
pepe7 Escreveu:Olá Joao-D,
A tua questão não deixa de ser pertinente...alias já falei sobre tal e penso em tal, mas se mercados americanos em "bull market" há 4 anos e o PSI20 em bear market até meados ano passado entre outras praças na Europa em contra-ciclo , porque não acontecer o inverso... :roll: :wink:

Como escrevi em cima. Isso nunca aconteceu.
O mercado português é muito pequeno para ter uma tendência própria. A probabilidade de o mercado português continuar em bull market com o mercado americano em bear market deverá ser muito parecida à de eu um dia ganhar o euromilhoões. :-)
pepe7 Escreveu:, ou até considerar que os mercados americanos possam tipo fazer correcções e continuar em "bull market"... :roll:

Isso é o que acho mais provável nos próximos tempos.
pepe7 Escreveu:
É acompanhar dia-a-dia.

Exato.

Caro Joao-D,
Se tal não aconteceu eu não o sei, mas se o diz e tal foi assim na história, ok!
O mercado português é muito pequeno para ter uma tendência própria
Não digo que não, mas como a crise não foi ou é só em Portugal, mas em vários Países da Europa...e o "bull market" pode não ser a tal "tendência própria" nossa, mas sim na Europa, a não ser que a crise continuei por tempo indeterminado... :roll: O que seria mau para todos... :( e não é que desejo, mas sim o virar da pagina, isso é já o meu desejo para bem todos.

continuar em bull market com o mercado americano em bear market deverá ser muito parecida à de eu um dia ganhar o euromilhoões. :-)
Se nunca aconteceu, não quer dizer que possa acontecer um dia...acho que acertar no Euromilhões é mais difícil... :roll: :lol: , mas...E nós aqui estamos apenas nas suposições...pois certezas só constatar e acompanhar dia-a-dia...E por sinais...Vamos lá ver.

Joao-D Escreveu:
pepe7 Escreveu:, ou até considerar que os mercados americanos possam tipo fazer correcções e continuar em "bull market"... :roll:

pepe7 Escreveu:

Pode ser uma possibilidade... :roll: :wink:
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por STRESSZERO » 12/3/2013 15:51

5640533 Escreveu:Sr. Ulisses,

Tenho muito respeito por si e também grande confiança. Lamentavelmente, desta vez estou desiludida. Tudo que apareceu ultimamente nos "Discos Pedidos" foi mais errado do que certo."Tendência de alta do BPI permanece intacta"? Salvo erro, "Mantemos o optimismo no BES"? Perdi dinheiro com a minha confiança em si. Não estou a culpá-lo.Só que já não acredito. Ponto final.

Cumprimentos,

Eis uma maneira de descarregar-mos a frustração das perdas em bolsa: culpar os outros!
Não é fácil lidar-mos com as perdas em bolsa, mas temos de ter consciência de que as perdas fazem parte do "jogo". Comecei a encarar as perdas em bolsa como uma coisa natural e a partir daí as coisas começaram a correr muito melhor.
Em relação ao artigo recordo-me perfeitamente da expressão "mãos fracas" e ter comentado se conseguiria ou não manter as posições abertas em caso de correção. Quanto a mim já houve uma correção e curiosamente ainda mantenho algumas posições abertas antes desse artigo escrito pelo Ulisses. Não tive "mãos fracas" e acredito que estamos num Bull Market que poderá continuar por largos meses.
Bons negócios.

Registado: 16/9/2011 9:25

por Zeb_PT » 12/3/2013 15:11

Mais do que a analise à que ter em conta o prazo subjacente à análise...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

Re: PSI20 e "Bull market"

por Joao-D » 12/3/2013 15:11

pepe7 Escreveu:Olá Joao-D,
A tua questão não deixa de ser pertinente...alias já falei sobre tal e penso em tal, mas se mercados americanos em "bull market" há 4 anos e o PSI20 em bear market até meados ano passado entre outras praças na Europa em contra-ciclo , porque não acontecer o inverso... :roll: :wink:

Como escrevi em cima. Isso nunca aconteceu.
O mercado português é muito pequeno para ter uma tendência própria. A probabilidade de o mercado português continuar em bull market com o mercado americano em bear market deverá ser muito parecida à de eu um dia ganhar o euromilhoões. :-)

pepe7 Escreveu:
É acompanhar dia-a-dia.

Exato.

Registado: 27/5/2010 18:17

por Ulisses Pereira » 12/3/2013 15:10

Senhor número,

Por acaso gravei hoje um vídeo que já deverá estar quase a aparecer no Negocios.pt sobre o BES e onde até falrei detalhadamente sobre a evolução nos últimos tempos.

De facto, negociar com base em títulos, sem ver as análises e sem pensar pela sua cabeça só o poderá levar ao desastre.

Ao longo dos anos, tenho escrito tanto sobre isso... Lamento que só leia algumas coisas.

E se entrou no BES e no BPI quando me tornei optimista na acção, certamente estará a ganhar bastante dinheiro.

Agora faça um favor a si próprio: Leia as análises do princípio ao final. Não olhe só para os títulos. Se calhar vai ajudá-lo.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Convinha dizer se em alguma das últimas análises me ouviu dizer que estavam em boa posição para serem compradas... :roll:
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 12/3/2013 15:12, num total de 1 vez.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Marco Martins » 12/3/2013 15:09

Zahir_94 Escreveu:

Tenho muito respeito por si e também grande confiança. Lamentavelmente, desta vez estou desiludida. Tudo que apareceu ultimamente nos "Discos Pedidos" foi mais errado do que certo."Tendência de alta do BPI permanece intacta"? Salvo erro, "Mantemos o optimismo no BES"? Perdi dinheiro com a minha confiança em si. Não estou a culpá-lo.Só que já não acredito. Ponto final.

Cumprimentos,

Cara 5640533,

Certamente que o Ulisses não precisará de ninguém para o defender, mas quando faz a análise nos discos pedidos é uma opinião meramente pessoal e baseada nas metodologias que o Ulisses pensa que são as adequadas. Além disso é apenas uma análise não uma sugestão de trading. Cada um deve seguir o seu próprio planeamento e não esperar que o façam por si.

Tenha calma e faça o seu estudo de forma a ganhar mais auto confiança e assim conseguir sobreviver neste mundo.

Bem haja,
Zahir

Tenho também de estar de acordo com o que o colega refere. As análises são apenas o que são e são falíveis, pelo que qualquer investimento que seja feito deverá sempre ser feito por nossa conta e risco.

Se reparar, verá que muitos analistas que por aqui aparecem, nem sequer possuem títulos das empresas que analisam, embora possam acreditar que elas subam...

A bolsa, é um jogo e qualquer investimento deve sempre considerar essa hipótese e uma probabilidade de se perder uma parte do investimento.

Também já segui boas e más opiniões e não posso vir aqui criticar aquilo que me deram ("opiniões") de livre vontade, pois eu é que tenho sempre em última instância decidir se partilho ou não da mesma opinião.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Zahir_94 » 12/3/2013 14:54

Cumprimentos,

Cara 5640533,

Certamente que o Ulisses não precisará de ninguém para o defender, mas quando faz a análise nos discos pedidos é uma opinião meramente pessoal e baseada nas metodologias que o Ulisses pensa que são as adequadas. Além disso é apenas uma análise não uma sugestão de trading. Cada um deve seguir o seu próprio planeamento e não esperar que o façam por si.

Tenha calma e faça o seu estudo de forma a ganhar mais auto confiança e assim conseguir sobreviver neste mundo.

Bem haja,
Zahir

Registado: 11/11/2012 21:44

por 5640533 » 12/3/2013 14:46

Sr. Ulisses,

Cumprimentos,

Registado: 29/11/2007 1:36

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, smog63, trilhos2006 e 300 visitantes