Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

As interrogações do Bull Market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

PSI20 correção

por pepe7 » 12/3/2013 11:47

Sr_SNiper Escreveu:Ulisses, achas que esta correção é a tal " Grande correção que abanou as mãos fracas"? Parece-me uma correção normalzinha, nada de extraordinária..

Olá Sr_SNiper,
Não sei quem falou nas "Grande correção" e avaliar a mesma...agora "normalzinha," não me parece pois se: O PSI-20 corrigiu cerca de 7%.. :roll: não é assim tão : "nada de extraordinária" , e vou citar duas cotadas o BES e Mota-Engil tiveram correcção pelos 25%, quem entrou antes da correção... :roll:
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

PSI20 e "Bull market"

por pepe7 » 12/3/2013 10:57

Joao-D Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
rafaeljcl Escreveu:O momento que a PSI 20 esta a viver é muito parecido com o que vivemos em 2009 e 2010, na altura foi considerada em 2009 aquela subida como um ressalto, o que eu discordo, acho que foi um bull market abortado, pelas condiçoes especiais da economia portuguesa.... bem conhecidas.
Estando os mercados americanos em bull market há 4 anos, bem como o DAX, e praticamente em maximos absolutos, (o Dow até ja passou) a minha questão é a seguinte:
Achas possivel um bull market na bolsa portuguesa ocorrer, sem a devida correlação/apoio com os indices americanos?
Obrigado

Eu acredito que os mercados já estão em bullmarket desde o Verão!!! estando num movimento tipo 1942-1946, ou seja 2012-2016. A TROIKA ao dar mais um ano a Portugal para reduzir defice vai voltar a dar outro e outro.
Quando o défice estiver abaixo dos 3% e as condições parecerem ideais para vinda de investimento e de condições macro economicas palpaveis, aí o mercado entra em colapso de novo (estimo que por volta de 2016).

Acho que a questão era se era possível acontecer um bull market português em simultâneo com um bear market americano. A resposta é que é muito improvável. Nunca aconteceu.
O mercado português é muito pequeno para ter uma tendência própria, tende a seguir o americano.

Uma outra questão que se pode levantar, é se, o bull market americano pode durar muitos mais anos, uma vez que começou há 4 anos? a resposta é sim.
Na big picture, se considerarmos ciclos de subida e de descida seculares, o S&P500 teve desde 2000 um bear market secular, e se considerarmos que depois de um bear market secular acontece um bull market secular, este bull pode durar muitos mais anos. "Pode", não quer dizer que vá durar.

Olá Joao-D,
A tua questão não deixa de ser pertinente...alias já falei sobre tal e penso em tal, mas se mercados americanos em "bull market" há 4 anos e o PSI20 em bear market até meados ano passado entre outras praças na Europa em contra-ciclo , porque não acontecer o inverso... :roll: :wink: , ou até considerar que os mercados americanos possam tipo fazer correcções e continuar em "bull market"... :roll: É tudo uma incógnita, o melhor é acompanhar os movimento do próprio mercado...
Agora se estamos no "inicio do bull market" se não for quebrado o suporte dos 5700 pontos...e sendo os "bull market duradouros"...basta olhar para a história, logo... :wink:
É acompanhar dia-a-dia.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Celsius-reloaded » 12/3/2013 10:50

Estava com esperança que hj regressassem os discos pedidos.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Joao-D » 11/3/2013 21:54

rafaeljcl Escreveu:
Pois, eu também acho que estamos no final desta fase no bull market americano, quando o S&P embater nos 1565 pts... não acredito que passe directo....a ver vamos

Marquei a linha de resistência do S&P500 nos 1575 pts.
Neste momento, o meu palpite é que o spx vai superar a resistência à primeira. Acho que o sentimento "bullish" está demasiado baixo para acontecer um topo em breve.
O sentimento lesse de modo contrário. Quanto mais bulls existem mais perto se está de um topo, e quanto mais bears existem, mais perto se está de um fundo.

Mais algum tempo, e saberemos.

Registado: 27/5/2010 18:17

por rafaeljcl » 11/3/2013 21:43

Joao-D Escreveu:
rafaeljcl Escreveu:
Precisamente o meu ponto, é que devemos em primeiro lugar olhar para os indices americanos, que poderão ou nao permitir que haja um bull market no PSI.. os quais ja sobem ha 4 anos e estão em máximos, o que nao quer dizer que nao possam subir muito mais... mas acho que ja começa a haver um sentimento que já se está a ir mais longe do que o momento justifica, penso que foi uma subida mto técnica e agora esta-se à espera dos fundamentais para continuar a alimentar o bull market... vamos ver

Mas o sentimento não está muito alto.

http://www.aaii.com/sentimentsurvey/

Sentiment Survey Results
Week ending 3/6/2013
Data represents what direction members feel the stock market will be in the next 6 months.

Bullish 31.1%
up 2.7
Neutral 30.4%
down 4.6
Bearish 38.5%

Pois, eu também acho que estamos no final desta fase no bull market americano, quando o S&P embater nos 1565 pts... não acredito que passe directo....a ver vamos
Rafael

Registado: 17/4/2008 0:33

por Joao-D » 11/3/2013 21:36

rafaeljcl Escreveu:
Precisamente o meu ponto, é que devemos em primeiro lugar olhar para os indices americanos, que poderão ou nao permitir que haja um bull market no PSI.. os quais ja sobem ha 4 anos e estão em máximos, o que nao quer dizer que nao possam subir muito mais... mas acho que ja começa a haver um sentimento que já se está a ir mais longe do que o momento justifica, penso que foi uma subida mto técnica e agora esta-se à espera dos fundamentais para continuar a alimentar o bull market... vamos ver

Mas o sentimento não está muito alto.

http://www.aaii.com/sentimentsurvey/

Sentiment Survey Results
Week ending 3/6/2013
Data represents what direction members feel the stock market will be in the next 6 months.

Bullish 31.1%
up 2.7
Neutral 30.4%
down 4.6
Bearish 38.5%

por rafaeljcl » 11/3/2013 21:27

Joao-D Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
rafaeljcl Escreveu:O momento que a PSI 20 esta a viver é muito parecido com o que vivemos em 2009 e 2010, na altura foi considerada em 2009 aquela subida como um ressalto, o que eu discordo, acho que foi um bull market abortado, pelas condiçoes especiais da economia portuguesa.... bem conhecidas.
Estando os mercados americanos em bull market há 4 anos, bem como o DAX, e praticamente em maximos absolutos, (o Dow até ja passou) a minha questão é a seguinte:
Achas possivel um bull market na bolsa portuguesa ocorrer, sem a devida correlação/apoio com os indices americanos?
Obrigado

Eu acredito que os mercados já estão em bullmarket desde o Verão!!! estando num movimento tipo 1942-1946, ou seja 2012-2016. A TROIKA ao dar mais um ano a Portugal para reduzir defice vai voltar a dar outro e outro.
Quando o défice estiver abaixo dos 3% e as condições parecerem ideais para vinda de investimento e de condições macro economicas palpaveis, aí o mercado entra em colapso de novo (estimo que por volta de 2016).

Acho que a questão era se era possível acontecer um bull market português em simultâneo com um bear market americano. A resposta é que é muito improvável. Nunca aconteceu.
O mercado português é muito pequeno para ter uma tendência própria, tende a seguir o americano.

Uma outra questão que se pode levantar, é se, o bull market americano pode durar muitos mais anos, uma vez que começou há 4 anos? a resposta é sim.
Na big picture, se considerarmos ciclos de subida e de descida seculares, o S&P500 teve desde 2000 um bear market secular, e se considerarmos que depois de um bear market secular acontece um bull market secular, este bull pode durar muitos mais anos. "Pode", não quer dizer que vá durar.

Rafael

por Joao-D » 11/3/2013 21:07

EuroVerde Escreveu:
Obrigado

por GALBA » 11/3/2013 20:49

O PSI 20 , não está barato , está caro , as empresas estão demasiado bem cotadas face á crise do país .

Os bancos podem estar baratos ou caros , são caixas negras , benificiados a curto prazo com ganhos de carteira em dividia pública , e com as taxas passivas muito mais baixas ( DP) , funding a taxas mais baixas , e as ativas ainda muito altas. Mas tudo pode ser alterado , cuidado , isto é roleta russa .

O mercado Grego começou a corrigir , cuidado...

Registado: 13/10/2011 13:51

por EuroVerde » 11/3/2013 20:31

Obrigado

Registado: 29/11/2007 11:19

por rafaeljcl » 11/3/2013 20:10

Uma questão para o Ulisses Pereira.
O momento que a PSI 20 esta a viver é muito parecido com o que vivemos em 2009 e 2010, na altura foi considerada em 2009 aquela subida como um ressalto, o que eu discordo, acho que foi um bull market abortado, pelas condiçoes especiais da economia portuguesa.... bem conhecidas.
Obrigado

por Sr_SNiper » 11/3/2013 19:37

Ulisses, achas que esta correção é a tal " Grande correção que abanou as mãos fracas"? Parece-me uma correção normalzinha, nada de extraordinária..
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por camaleo » 11/3/2013 19:29

Claro e conciso como sempre Ulisses :clap:
Like

Registado: 25/3/2010 21:12

por EuroVerde » 11/3/2013 19:24

O grafico que te referes talvez seja este. Mas não é este que digo, vou tentar procurar e depois explico.
Anexos
dc3advida-pc3bablica-pt.jpg
dc3advida-pc3bablica-pt.jpg (25.04 KiB) Visualizado 15205 vezes

por mpfreitas » 11/3/2013 19:24

EuroVerde Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, esse gráfico de que falas não é a evolução da nossa dívida, mas sim o valor que temos a pagar, em termos de reembolso, aos nossos credores. A dívida, já existe.

Um abraço,
Ulisses

O gráfico que gostava de aqui colocar é um gráfico em % do PIB que o Francisco Louça mostrou com a Judite de Sousa, mas não o arranjo.

Caro EVerde,

Arranja lá isso do DOUTOR louçã...é que dava para perceber quase tudo...claro vindo do Sr Dr Economista.

Registado: 18/5/2007 22:03

por EuroVerde » 11/3/2013 19:17

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, esse gráfico de que falas não é a evolução da nossa dívida, mas sim o valor que temos a pagar, em termos de reembolso, aos nossos credores. A dívida, já existe.

Um abraço,
Ulisses

O gráfico que gostava de aqui colocar é um gráfico em % do PIB que o Francisco Louça mostrou com a Judite de Sousa, mas não o arranjo.

por Ulisses Pereira » 11/3/2013 16:56

Euroverde, esse gráfico de que falas não é a evolução da nossa dívida, mas sim o valor que temos a pagar, em termos de reembolso, aos nossos credores. A dívida, já existe.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 11/3/2013 16:50

Não sei se viram um gráfico da projecção da nossa divida para o longo prazo!
Estima-se que a nossa divida cresça até 2016 e depois tenha então só uma quebra para consolidar em 2017, 2018 e em 2019 continua a crescer até 2021.

Esse é provavelmente o comportamento também dos mercados, PSI, Cac, Dax, Ibex, etc.

As interrogações do Bull Market

por Ulisses Pereira » 11/3/2013 15:16

Foi hoje publicado o meu novo artigo "As interrogações do Bull Market":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... arket.html

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Apramg, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, MP65, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, TTM62, yggy e 236 visitantes