Novos Mínimos a Caminho (6)
Epic fail.
No entanto, para fazer justiça a essa afirmação, é necessário saber quando foi produzida.
Se foi em 2009, pode fazer todo o sentido, uma vez que estávamos em plena alteração de tendência e alguns sistemas são mais lentos do que outros a fazer a transição.
Se foi mais tarde (e este tópico durou), já terá sido mais dramático.
No entanto, para fazer justiça a essa afirmação, é necessário saber quando foi produzida.
Se foi em 2009, pode fazer todo o sentido, uma vez que estávamos em plena alteração de tendência e alguns sistemas são mais lentos do que outros a fazer a transição.
Se foi mais tarde (e este tópico durou), já terá sido mais dramático.
In God we trust, all others bring data.
o famoso post do Midas que iniciou isto back in 2009
agora que estamos em novos máximos vale a pena reler
Numa altura em que está tudo bull e a falar nos 1000 e tal, coloco aqui uma visão mais bear. Entrei no FAZ na casa dos 9.4, ontem, fechou hoje a 11 e espero vendê-lo acima dos 50... digo isto tecnicamente. O XLF (índice que mede as financeiras) está a fazer uma rising wedge e a subir com cada vez menos volume. O S&P500, além de estar com um rácio call/put super alto, a visão do comum mortal é de que o pior já passou e vamos entrar agora que isto vai ser non stop.
Tecnicamente nada nos diz que o bear market terminou, além de que subidas destas são típicas de bear markets intensos.
Aposto na realização de novos mínimos e tecnicamente é isso que vejo.
agora que estamos em novos máximos vale a pena reler

Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Psi e Bcp já lá estão ...
1º o Ulisses, depois o k e agora o (10*10), técnicos q leio praí Há 12 anos, ... estão mt bulls. Mt interessante!
Cmps! a todo o mundo.
1º o Ulisses, depois o k e agora o (10*10), técnicos q leio praí Há 12 anos, ... estão mt bulls. Mt interessante!
Cmps! a todo o mundo.
- Anexos
-
- psi.jpg (99.42 KiB) Visualizado 2035 vezes
-
- sp2.jpg (90.73 KiB) Visualizado 2038 vezes
- Registado: 31/5/2009 15:22
Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, há dinheiro disponibilizado aos Estados em dificuldade para a recapitalização da Banca.
Sim. Há dinheiro mas apenas se for no âmbito de um programa de assistência (e sabes o que é que isso quer dizer: FMI, Troika, etc...). Por isso andam os espanhóis a ver se conseguem que o fundo sirva para recapitalizar os bancos sem passar por um empréstimo ao Estado espanhol.

The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
MarcoAntonio Escreveu:artista Escreveu:Por acaso pensei que esse tópico tinha mais do que 3 anos!!! E ainda o ano passado estava "vivo", não tinha memória disso... ainda há uns minutos estive a pensar que o Euroverde pode estar com uns anos de atraso, se calhar a ideia deste tópico também, se calhar agora é que vamos a novos mínimos, uns anos depois... ou não!
Faz 3 anos dentro de um mês e três semanas e esteve activo durante quase dois anos (se não contarmos com esta retomada).
Ainda, para os curiosos, totalizou 420 páginas e é - uma vez agrupado - um dos 5 maiores tópicos do Forum.
Os outros são o BCP (o maior de todos, com mais de mil páginas), Sonae sgps, Galp e outro tópico sobre S&P500 independente deste e que inclusivamente chegou a decorrer ao mesmo tempo.
O maior off-topic é o "p'ra descontra" pois claro.
Eu posso dizer:
sou do tempo em que o Midas abriu o tópico, e acompanhava fervorosamente

“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali
Salvador Dali
Quico Escreveu:Para não dizerem que abri por abrir, deixo aqui alguma "lenha para a fogueira"!
http://t.co/BpnY7loe
O retrocesso de 3000 anos de que fala no final retira-lhe toda a credibilidade...
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Fiquei na dúvida se ele quando menciona 'EU default' significa Europe default ou European Union default. Deve ser a primeira porque não faz sentido excluir a Suiça do cenário do default global que apresentam.
Agora fazendo um rápido exercício mental sobre o cenário proposto, se o sistema financeiro vai derreter resta comprar barras de ouro, um terreno para cultivo, meia dúzia de animais e meter umas bazucas à porta. Se acreditarmos no cenário descrito, isto seria das poucas coisas que se poderiamos fazer, uma vez que não adiantaria ter depósitos em parte alguma, era inútil ter activos financeiros e, mesmo dinheiro vivo, qualquer que seja a divida, pode não valer de nada dado o risco de temporariamente deixar de ser fungível.
A titulo de curiosidade alguém sabe o que defende a GMI, autora da apresentação ?
Agora fazendo um rápido exercício mental sobre o cenário proposto, se o sistema financeiro vai derreter resta comprar barras de ouro, um terreno para cultivo, meia dúzia de animais e meter umas bazucas à porta. Se acreditarmos no cenário descrito, isto seria das poucas coisas que se poderiamos fazer, uma vez que não adiantaria ter depósitos em parte alguma, era inútil ter activos financeiros e, mesmo dinheiro vivo, qualquer que seja a divida, pode não valer de nada dado o risco de temporariamente deixar de ser fungível.
A titulo de curiosidade alguém sabe o que defende a GMI, autora da apresentação ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, há dinheiro disponibilizado aos Estados em dificuldade para a recapitalização da Banca.
Eu sei. Mas não deve ser esse o dinheiro de que falo.
Se formos a ajudar a banca com esse dinheiro certamente nesta altura os Estados vão ficar novamente descapitalizados necessitando de mais austeridade para cumprir as derrapagens.
É complicado...

O Fund Capital Europeu devia ser injectado urgentemente na banca directamente para estancar as perdas a nivel suplementar que se adivinham.
Faz algum sentido do ponto de vista lógico, tocar de novo num tópico como este ainda para mais quando, dia-a-dia se faz novos minimos de 16 anos no PSI20, mas é reconhecedor dos tempos modernos que nos mercados as coisas podem mudar na passagem do 1º para o 2º semestre.
Faz algum sentido do ponto de vista lógico, tocar de novo num tópico como este ainda para mais quando, dia-a-dia se faz novos minimos de 16 anos no PSI20, mas é reconhecedor dos tempos modernos que nos mercados as coisas podem mudar na passagem do 1º para o 2º semestre.
nmfn Escreveu:O fim dos shorts? o fim dos mercados? isto implica o fim do caldeirão e isso não acredito
O que penso é que vai haver um equilibrio, é sempre assim. Não sei é a que valores. Chama-se o principio da convergência/divergência. Quando todos pensam que vai tudo numa direcção, existe sempre um ponto para onde se converge e se encontra o equilibrio. Os exemplos académicos são as calças de ganga e os walkmans. Embora antigos, são elucidadores da situação. Na altura do seu aparecimento, diziam que todo o mundo andaria de walkman à cintura e a vestir calças de ganga.
Em relação aos mercados penso que o mesmo é verdade. Crashes no passado são disso evidências... hoje ainda há tulipas

Realmente...
ou se confirmam as previsões de fim do mundo

e então mais vale ir afundando lenta e alegremente

ou esta "coisa" ciclica ... dá a volta e depois dizemos ... bem me lembro deste fundo e do dia em que o "Quico" o recordou.........................

mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
shimazaki Escreveu:Já agora para contribuir tb para um tão famoso tópico,
os futuros do S&P caíram para baixo dos 1300/1298 ou que rapidamente fez acentuar as percas na Europaou isto inverte ainda antes da abertura dos americanos ou então estará traçado o caminho para Sul para os próximos dias
Sempre que o S&P500 abre com gaps, a tendência é para serem fechados durante a sessão. Tem-se vindo a verificar isso. Admitindo que é quase certo que vai acontecer (abertura em gap negativo), não me admirava que houvesse umas puxadas fortes na abertura no sentido de o fechar. Lixava-me um bocados as posições curtas que tenho abertas, mas até estou curioso.
P.S. - Eu diria que se isso não ocorrer... o melhor é sair debaixo.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Já agora para contribuir tb para um tão famoso tópico,
os futuros do S&P caíram para baixo dos 1300/1298 ou que rapidamente fez acentuar as percas na Europa
ou isto inverte ainda antes da abertura dos americanos ou então estará traçado o caminho para Sul para os próximos dias
os futuros do S&P caíram para baixo dos 1300/1298 ou que rapidamente fez acentuar as percas na Europa

Ride the winds of change
- Registado: 30/12/2005 15:59
artista Escreveu:Por acaso pensei que esse tópico tinha mais do que 3 anos!!! E ainda o ano passado estava "vivo", não tinha memória disso... ainda há uns minutos estive a pensar que o Euroverde pode estar com uns anos de atraso, se calhar a ideia deste tópico também, se calhar agora é que vamos a novos mínimos, uns anos depois... ou não!
Faz 3 anos dentro de um mês e três semanas e esteve activo durante quase dois anos (se não contarmos com esta retomada).
Ainda, para os curiosos, totalizou 420 páginas e é - uma vez agrupado - um dos 5 maiores tópicos do Forum.
Os outros são o BCP (o maior de todos, com mais de mil páginas), Sonae sgps, Galp e outro tópico sobre S&P500 independente deste e que inclusivamente chegou a decorrer ao mesmo tempo.
O maior off-topic é o "p'ra descontra" pois claro.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Por acaso pensei que esse tópico tinha mais do que 3 anos!!! E ainda o ano passado estava "vivo", não tinha memória disso... ainda há uns minutos estive a pensar que o Euroverde pode estar com uns anos de atraso, se calhar a ideia deste tópico também, se calhar agora é que vamos a novos mínimos, uns anos depois... ou não! 

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
nuuuno Escreveu:
normalmente uma flag tem duração mais curta do que 4 meses, como é o caso da que indicaste. as linhas tambem devem ser paralelas. pela duração para mim seria mais 1 triangulo ascendente, mas é raro ter este tipo de formações em downtrends. de notar sim a caracteristica de continuação dos triangulos.
Tens razão, as linhas não são bem paralelas. De qualquer forma, chame-se o que se lhe queira chamar, parece-me sem dúvida um padrão de consolidação.
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
O fim dos shorts? o fim dos mercados? isto implica o fim do caldeirão e isso não acredito
O que penso é que vai haver um equilibrio, é sempre assim. Não sei é a que valores. Chama-se o principio da convergência/divergência. Quando todos pensam que vai tudo numa direcção, existe sempre um ponto para onde se converge e se encontra o equilibrio. Os exemplos académicos são as calças de ganga e os walkmans. Embora antigos, são elucidadores da situação. Na altura do seu aparecimento, diziam que todo o mundo andaria de walkman à cintura e a vestir calças de ganga.
Em relação aos mercados penso que o mesmo é verdade. Crashes no passado são disso evidências... hoje ainda há tulipas

- Registado: 29/11/2007 11:05
tiagopt Escreveu:Aproveito para deixar uma curta análise ao PSI.
O PSI20 tem sido um dos líderes Europeus no que diz respeito às quedas registadas nos últimos meses. Comandado pela crise da dívida, a sua trajectória descendente não parece querer dar tréguas e o passado mês de Maio foi mesmo um dos mais "sangrentos" da história do índice nacional. Sendo este índice o reflexo da praça Portuguesa, não será de estranhar que a esmagadora maioria dos títulos tenha fechado o mês num profundo vermelho.
Nestes últimos meses tem vindo a cair guiado por uma linha de tendência descendente que apresenta já 4 pontos de toque. Formou recentemente uma bandeira de baixa, com projecção nos 4350, e está muito próximo de atingir a projecção gerada. Os volumes têm-se intensificado na queda, o que não será grande sinal...
E agora, o que poderemos esperar deste mês que se inicia? Eu, pessoalmente, espero uma Bull Trap. Não querendo apostar, não ficaria surpreendido se em breve tivéssemos um padrão de consolidação ou um ressalto, que nos levasse até à LT descendente de médio prazo. O RSI começa a aprofundar e este último mês foi demasiado linear para se continuar assim muito mais tempo. O equilíbrio dos mercados alimenta-se da esperança gerada nos movimentos de contra-ciclo. Se as quedas ou as subidas acontecessem de forma linear, passávamos de bolhas especulativas para bolhas depressivas. Ainda assim, e até que o suporte assinalado seja quebrado com consistência, eu vou continuar hibernado. Os ressaltos são geralmente boas oportunidades para abrir os curtos que foram encerrados quando os movimentos iam já demasiado esticados.
normalmente uma flag tem duração mais curta do que 4 meses, como é o caso da que indicaste. as linhas tambem devem ser paralelas. pela duração para mim seria mais 1 triangulo ascendente, mas é raro ter este tipo de formações em downtrends. de notar sim a caracteristica de continuação dos triangulos.
- Registado: 10/11/2011 10:05
MarcoAntonio Escreveu:O "regresso" de um tópico épico... lol
Mas, Quico, isso tá mal... este será o (6).
O tópico tinha ficado por aqui no que era já a sua quinta edição:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=1500
Oops! Vou corrigir...
Tugadaytrader: tudo indica que é de Maio de este ano. Quem mo indicou foi este meu "amiguinho"

Tiago: se assim for, "é para o lado que eu durmo melhor"! Para o bem da nação, era porreiro que daqui por uns meses ou anos nos estivéssemos a rir disto...

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men