PT - Compra de acções próprias (2004)
MarcoAntonio Escreveu:... A conclusão é a mesma de sempre: as notícias quando saiem cá para fora já pouco há a ganhar com elas, o grande efeito é antes da notícia ser pública...
Esta é uma das vantagens de estar longo em bolsa. Concerteza haverão desvantagens, acho que depende da tendência do mercado.

Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Estive a fazer uma estimativa e temos assim desde Outubro até agora (isto foi feito a olho olhando para o gráfico):
DT + 24%
TEL + 22%
PT + 21%
VOD + 20%
FT + 13%
BT + 1%
Ou seja, as 4 primeiras evoluiram de forma semelhante e a PT nem foi a que subiu mais. Depois a FT subiu um pouco menos e BT manteve-se neutra, tal como tinha colocado no primeiro post. As conclusões mantêm-se totalmente...
DT + 24%
TEL + 22%
PT + 21%
VOD + 20%
FT + 13%
BT + 1%
Ou seja, as 4 primeiras evoluiram de forma semelhante e a PT nem foi a que subiu mais. Depois a FT subiu um pouco menos e BT manteve-se neutra, tal como tinha colocado no primeiro post. As conclusões mantêm-se totalmente...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não creio, TimeOut... Para se concluir o que eu deduzi (pela observação do primeiro gráfico e também deste ainda) é que o efeito fez-se sentir entre o início de Agosto e o fim de Setembro.
Isso continua visível neste gráfico: o avanço da PT é ganho nesse período.
O que eu sugiro então é agora um gráfico por exemplo desde o dia 1 de Outubro (assim poderemos aferir se a PT ganhou terreno em relação à generalidade desde 1 de Outubro). Dado que ganhou terreno (à generalidade) entre Agosto e Setembro, poderemos defender com base nesse facto que as «acções próprias» ajudaram positivamente a PT nessa altura.
Se esse ganho de terreno se mantém a partir de 1 de Outubro, o efeito continua a fazer-se sentir, segundo o mesmo pressuposto. Se deixou de ganhar terreno então é porque o efeito «foi-se» e a PT passou a evoluir de forma identica às restantes.
A ser assim, e parece-me que sim, mesmo com este segundo gráfico, então o interessante é que o efeito concentra-se a maior parte ANTES do anuncio (o que foi detectado pela AT e naturalmente pelos insiders). Após o anúncio já pouco terá beneficiado (em teoria) dado que já pouco mais terreno ganhou face às restantes...
E muito possivelmente se o sector tivesse caído, da mesma forma como acompanhou na subida as restantes podería muito bem ter acompanhado na descida e caído. Ou seja, com ou sem compra de acções próprias a partir de Outubro parece-me que evoluem todas de forma identica à excepção da BT...
Isso continua visível neste gráfico: o avanço da PT é ganho nesse período.
O que eu sugiro então é agora um gráfico por exemplo desde o dia 1 de Outubro (assim poderemos aferir se a PT ganhou terreno em relação à generalidade desde 1 de Outubro). Dado que ganhou terreno (à generalidade) entre Agosto e Setembro, poderemos defender com base nesse facto que as «acções próprias» ajudaram positivamente a PT nessa altura.
Se esse ganho de terreno se mantém a partir de 1 de Outubro, o efeito continua a fazer-se sentir, segundo o mesmo pressuposto. Se deixou de ganhar terreno então é porque o efeito «foi-se» e a PT passou a evoluir de forma identica às restantes.
A ser assim, e parece-me que sim, mesmo com este segundo gráfico, então o interessante é que o efeito concentra-se a maior parte ANTES do anuncio (o que foi detectado pela AT e naturalmente pelos insiders). Após o anúncio já pouco terá beneficiado (em teoria) dado que já pouco mais terreno ganhou face às restantes...
E muito possivelmente se o sector tivesse caído, da mesma forma como acompanhou na subida as restantes podería muito bem ter acompanhado na descida e caído. Ou seja, com ou sem compra de acções próprias a partir de Outubro parece-me que evoluem todas de forma identica à excepção da BT...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
JAS
Se eu soubesse as datas de anúncio tinha colocado eu as referências nos gráficos
Aqui vai o que pedisde desde 1AGO03.
Estes gráficos base 100 alteram-se muito quando se mexe na data. As observações do Marco António talvez tenham que ser revistas.

Aqui vai o que pedisde desde 1AGO03.
Estes gráficos base 100 alteram-se muito quando se mexe na data. As observações do Marco António talvez tenham que ser revistas.
- Anexos
-
- Ago2003 Base100.gif (17.73 KiB) Visualizado 1339 vezes
Estes gráficos são interessantíssimos porque algo que se pode concluir de forma bem evidente é que o factor «Acções Próprias» há muito que se foi...
Mas há mais... O grande impacto das «acções próprias», a ter existido (e eu acredito que existiu) foi...
Entre o início de Agosto (5 ou 6 semanas ANTES do anúncio) e o final de Setembro (poucos dias depois do anúncio). A conclusão é a mesma de sempre: as notícias quando saiem cá para fora já pouco há a ganhar com elas, o grande efeito é antes da notícia ser pública. Pode-se ver claramente que é neste período (maioritariamente antes do anuncio) que a PT ganhou terreno às restantes. Pois a partir da 3ª/4ª semana de Setembro, a PT evolui de forma semelhante à DT e à Telefonica (até perde desde então até hoje ligeiramente em relação à DT).
A unica que saiu do padrão é a BT e a FT sobe um pouco menos que as restantes. Mas pode-se constatar que a evolução foi generalizadamente a mesma desde 1 de Outubro até hoje para os títulos do sector.
Mas há mais... O grande impacto das «acções próprias», a ter existido (e eu acredito que existiu) foi...
Entre o início de Agosto (5 ou 6 semanas ANTES do anúncio) e o final de Setembro (poucos dias depois do anúncio). A conclusão é a mesma de sempre: as notícias quando saiem cá para fora já pouco há a ganhar com elas, o grande efeito é antes da notícia ser pública. Pode-se ver claramente que é neste período (maioritariamente antes do anuncio) que a PT ganhou terreno às restantes. Pois a partir da 3ª/4ª semana de Setembro, a PT evolui de forma semelhante à DT e à Telefonica (até perde desde então até hoje ligeiramente em relação à DT).
A unica que saiu do padrão é a BT e a FT sobe um pouco menos que as restantes. Mas pode-se constatar que a evolução foi generalizadamente a mesma desde 1 de Outubro até hoje para os títulos do sector.
O visitante sou eu, não tinha feito o registo
Desculpem
Detenho BT em carteira, apesar de não me agradar eles terem optado por ficarem de fora no mercado movel, quando venderam a MMO2
Detenho BT em carteira, apesar de não me agradar eles terem optado por ficarem de fora no mercado movel, quando venderam a MMO2
- Registado: 5/11/2002 1:17
Atenção a British Telecom que tambem decidiu comprar
10% do Capital em Bolsa, bem como aumentar os dividendos aos acionistas nos proximos anos no minimo 10% ao ano
-
Visitante
Comparação
Já agora podias a arranjar o primeiro gráfico só a partir de 01 de Agosto?
JAS
JAS
Mais comparações
Entretanto construí um gráfico comparativo da evolução a partir de 2003 com mais empresas ligadas ao sector.
- Anexos
-
- Telecoms2003 Base100.gif (36.3 KiB) Visualizado 1424 vezes
JAS
Colocando as datas de anúncio, pela PT e pela Telefonica, da aquisição de acções próprias no gráfico abaixo, talvez se conseguisse visualizar os seus efeitos, por comparação com a DT, "quantificando" assim gráficamente o efeito aquisição de acções próprias.
Como tenho observado que trabalhas imagens com uma grande mestria, não te deve consumir muito tempo.
Se te quiseres dar a esse trabalho, agradeço desde já.
Um abraço
Como tenho observado que trabalhas imagens com uma grande mestria, não te deve consumir muito tempo.
Se te quiseres dar a esse trabalho, agradeço desde já.
Um abraço
- Anexos
-
- 2003base100.gif (28.46 KiB) Visualizado 1454 vezes
PT - Compra de acções próprias (2004)
Resolvi criar um novo tópico sobre este assunto para 2004.
Recordo que:
Não havendo comunicados desde aí (11 sessões entretanto realizadas) podemos concluir o seguinte:
- A PT, mesmo que tenha adquirido acções, nunca terá ultrapassado o valor de 0,05%/sessão (600k) que tornariam obrigatória a comunicação.
- A PT ainda não atingiu os 3% pois seria obrigatória a comunicação.
- Para atingir os 10% até ao final de 2004 a PT necessita de adquirir cerca de 100 milhões de acções o que dará cerca de 400k/sessão.
- Por estas contas os 3% deverão ser atingidos no dia 30 JAN 04.
Desde 19 de Dezembro até agora a PT subiu de 7,56 para 8,46 (+11,90%).
Ou seja 1% por sessão...
JAS
P.S. - O histórico de 2003 está aqui .
Recordo que:
- o último comunicado da PT é datado de 19 de Dezembro e que, nessa data, a PT detinha 26.117.127 acções próprias, correspondentes a 2,08% do seu capital social.
- a compra do segundo 1% foi feita ao preço médio de 7,61.
- o preço máximo de aquisição, até 19 de Dezembro, foi 7,99.
- entre 30 de Outubro e 19 de Dezembro a PT adquiriu acções em TODAS as 36 sessões de bolsa a uma média de 192.345 acções o que representou apenas 4% do volume médio diário.
Não havendo comunicados desde aí (11 sessões entretanto realizadas) podemos concluir o seguinte:
- A PT, mesmo que tenha adquirido acções, nunca terá ultrapassado o valor de 0,05%/sessão (600k) que tornariam obrigatória a comunicação.
- A PT ainda não atingiu os 3% pois seria obrigatória a comunicação.
- Para atingir os 10% até ao final de 2004 a PT necessita de adquirir cerca de 100 milhões de acções o que dará cerca de 400k/sessão.
- Por estas contas os 3% deverão ser atingidos no dia 30 JAN 04.
Desde 19 de Dezembro até agora a PT subiu de 7,56 para 8,46 (+11,90%).
Ou seja 1% por sessão...
JAS
P.S. - O histórico de 2003 está aqui .
- Anexos
-
- Com compras ou sem compras subiu 1% por sessão...
- PTC 19dez09jan.png (3.11 KiB) Visualizado 1504 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], macau5m, navaldoc, Shimazaki_2, trilhos2006 e 155 visitantes