Candlesticks (velas japonesas)
Morning Star.
Hoje encontrei uma morning star quase perfeitinha!
Como o saber não ocupa lugar fica aqui a partilha!
Como o saber não ocupa lugar fica aqui a partilha!
- Anexos
-
- ATLANTIC POWER CORP..png (19.27 KiB) Visualizado 2412 vezes
“Buy high, sell higher...”.
Re: Morning Star.
rg7803 Escreveu:Este é um dos padrões mais fiáveis que conheço. Considero-o válido e muito útil, em termos de uso, em variados time frames. O seu contraparte é a "Evening Star"
A questão é: se encontrarmos este padrão devemos fazer uma entrada longa?
Resposta: depende.
O que devemos procurar é aquilo que chamo a convergencia de sinais que dêm relevancia ao padrão.
Exemplos (são ESTES para onde olho):
-qual a tendencia anterior; o preço lateralizava, descia ou subia, previamente?
-como se comportou o volume nos três dias do padrão, no primeiro/segundo/terceiro? Eu quero ver mais volume no terceiro que no primeiro (mais procura que oferta), e muito pouco no do meio (é o dia dos indecisos....compro ou vendo...)
-a zona onde o padrão se formou é uma zona de suporte, testada anteriormente, em que preços abaixo foram claramente rejeitados? Se sim, o meu interesse desperta...
A mesma análise pode ser feita para os restantes, mas o sumo disto é "um padrão gráfico per si pouco representa". Devemos sempre olhar à volta...
Exacto os padrões gráficos sozinhos de pouco ou nada servem, à que ter sempre em conta a zona onde se encontram ( zona de suporte/resistência ou em numa zona sem relevância) e a tendência actual ( se é de desçida ou súbida).
Morning Star.
Este é um dos padrões mais fiáveis que conheço. Considero-o válido e muito útil, em termos de uso, em variados time frames. O seu contraparte é a "Evening Star"
O que devemos procurar é aquilo que chamo a convergencia de sinais que dêm relevancia ao padrão.
-como se comportou o volume nos três dias do padrão, no primeiro/segundo/terceiro? Eu quero ver mais volume no terceiro que no primeiro (mais procura que oferta), e muito pouco no do meio (é o dia dos indecisos....compro ou vendo...)
-a zona onde o padrão se formou é uma zona de suporte, testada anteriormente, em que preços abaixo foram claramente rejeitados? Se sim, o meu interesse desperta...
A mesma análise pode ser feita para os restantes, mas o sumo disto é "um padrão gráfico per si pouco representa". Devemos sempre olhar à volta...
- Anexos
-
- MorningStarPic.gif (7.32 KiB) Visualizado 6528 vezes
lfhm Escreveu:nc_trader Escreveu:Tenho um livro apenas sobre candlesticks.
A meu ver as velas têm maior importância em semanais do que em outras escalas temporais e principalmente como dizes quando acompanhadas de outros elementos da AT.
Eu por acaso não tenho essa percepção.
Acho que os padrões gráficos têm igual importancia independentemente do time frame que estejamos a utilizar.
A questão prende-se mais com sinais de convergencia, presentes ou ausentes, conjugados com os padrões gráficos que visualisazos.
Por outras palavras, um padrão gráfico per si, independentemente do time frame, não me fará entrar num trade. A conjugação desse padrão com outros indicadores de AT, conforme referes, potencia a sua importância.
Pela minha parca experiencia, quer em acções (por onde comecei) com time frames diarios/semanais, quer mais recentemente em futuros, com time frames de minutos, a relevância do sinal é semelhante.
São apenas mais um ingrediente do "bolo" que se usa, porém conjugado com os restantes.
Elias Escreveu:lfhm Escreveu:A meu ver as velas têm maior importância em semanais do que em outras escalas temporais
concordo totalmente
Sim, também concordo, regra geral as velas de maior duração tem mais credibilidade que as velas de menor duração, assim como os padrões e as linhas de suporte resistência, eu pessoalmente uso apenas análises técnicas baseadas em suporte e resistências traçadas no tf semanal, e depois olho para gráficos diários para decidir quando abrir ou fechar uma posição sempre com base nessas linhas de suporte/resistência, tal como podem ver no tópico do forex, os gráficos que questumo pôr têm sempre base em linhas de S/R semanais.
Sr_SNiper Escreveu:Eu dou importancia quando no suporte ou resistência acontecem velas diárias morning ou evening star... e basicamente é isso o que vejo das velas
Sim, fazem todo o sentido em zonas de suporte e resistências, dão-nos essencialmente a informação de que uma inversão de tendência se está a concretizar.

Digo-te Sr_SNiper, as velas até podem ser interessantes, mas na minha opinião, devem ser analisadas conjuntamente com outros indicadores de AT aos quais dou maior credibilidade. Gosto essencialmente da informação dada também pelo volume, preços, zonas de suportes e resistências.
Também sei que existem investidores que sabem analisar e interpretar correctamente o significado das velas e negoceiam com base nelas e até têm sucesso, mas no meu caso em particular, observo-as sempre conjuntamente com outros indicadores.
nc_trader Escreveu:Tenho um livro apenas sobre candlesticks.
E já as ando a estudar à alguns meses.
Da minha experiência, o que posso dizer é que saber reconheçer certos padrões como (Rejection bars, Pin bars, inside bars e Bearish/Bullish inside bars)em zonas de resistência/suporte por vezes pode ser muito benéfico para decidirmos quando abrir um negócio e como gerir a Stop loss.
A meu ver as velas têm maior importância em semanais do que em outras escalas temporais e principalmente como dizes quando acompanhadas de outros elementos da AT.
Outra coisa que noto é que as velas parecem ter maior impacto em indices do que títulos mas pode ser só impressão.
Têm o problema de precisarem sempre de confirmação e numa lateralização de pouco servem.
Agora são sempre boas para dar confiança ao sentimento bear ou bull se estiver a pensar entrar/sair um titulo se fizer a vela ou padrão que confirme a perspectiva do mercado.
De resto muitos dos padrões ocorrem a meio de um movimento de subida ou descida e pouca influência têm na cotação. Portanto velas são um acessório de 3º 4ª nível.
Tenho um livro apenas sobre candlesticks.
Da minha experiência, o que posso dizer é que saber reconheçer certos padrões como (Rejection bars, Pin bars, inside bars e Bearish/Bullish inside bars)em zonas de resistência/suporte por vezes pode ser muito benéfico para decidirmos quando abrir um negócio e como gerir a Stop loss.
Assim de repente assemelha-se a um bebé abandonado (abandoned baby) porque tem gap ascendente seguido de gap descendente, embora o padrão seja um bocado imperfeito devido à grande sombra superior.
Pese embora as imperfeições, o padrão está lá e é bear - aliás um gap descendente é sempre bear, qualquer que seja o padrão e quanto mais tempo demorar a ser fechado, mais bear se torna...
Pese embora as imperfeições, o padrão está lá e é bear - aliás um gap descendente é sempre bear, qualquer que seja o padrão e quanto mais tempo demorar a ser fechado, mais bear se torna...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Boa noite a todos
Uma curiosidade.
Junto um gráfico da FOSL. A vela nele contida do dia 12 de Fev, enquadra-se nalgum tipo de padrão? Tem algum significado especial ou nem por isso? O que me intriga é o facto dela estar isolada.
Elias o que podes acrescentar?
Uma curiosidade.
Junto um gráfico da FOSL. A vela nele contida do dia 12 de Fev, enquadra-se nalgum tipo de padrão? Tem algum significado especial ou nem por isso? O que me intriga é o facto dela estar isolada.
Elias o que podes acrescentar?
- Anexos
-
- FOSL.png (39.3 KiB) Visualizado 7001 vezes
«Honra-se a pátria de tal gente»
Uma compilação interessante de padrões, com destaque para os que são mais fiáveis:
http://breakpointtrades.com/market_lab/ ... s/bearish/
http://breakpointtrades.com/market_lab/ ... ns/bullish
http://breakpointtrades.com/market_lab/ ... s/bearish/
http://breakpointtrades.com/market_lab/ ... ns/bullish
Hoje recupero um tópico que abri em Setembro e que tem por objectivo apresentar e debater os padrões de velas japonesas, também conhecidas por candlesticks.
Hoje vamos falar do HARAMI.
O padrão Harami acontece quando aparece uma vela que está totalmente dentro do corpo da vela anterior.
Em japonês a palavra Harami significa "grávida" e efectivamente a segunda vela está totalmente alojada na primeira, por assim dizer.
Tipicamente, a primeira vela tem um corpo grande e a segunda vela tem um corpo pequeno. As sombras da segunda vela podem não estar totalmente dentro da vela anterior, mas é preferível que o estejam.
A cor da segunda vela deve ser oposta da primeira (espera aí... se o conceito japonês de gravidez passa por ter uma criança de cor diferente da mãe, deve haver aqui umas histórias mal contadas
)
O padrão Harami não constitui, por si só, um padrão de inversão, mas representa um alerta para uma possível exaustão do movimento em curso. Em geral, a confirmação da eventual inversão vem no dia seguinte com uma vela negra.
Hoje vamos falar do HARAMI.
O padrão Harami acontece quando aparece uma vela que está totalmente dentro do corpo da vela anterior.
Em japonês a palavra Harami significa "grávida" e efectivamente a segunda vela está totalmente alojada na primeira, por assim dizer.
Tipicamente, a primeira vela tem um corpo grande e a segunda vela tem um corpo pequeno. As sombras da segunda vela podem não estar totalmente dentro da vela anterior, mas é preferível que o estejam.
A cor da segunda vela deve ser oposta da primeira (espera aí... se o conceito japonês de gravidez passa por ter uma criança de cor diferente da mãe, deve haver aqui umas histórias mal contadas

O padrão Harami não constitui, por si só, um padrão de inversão, mas representa um alerta para uma possível exaustão do movimento em curso. Em geral, a confirmação da eventual inversão vem no dia seguinte com uma vela negra.
- Anexos
-
- candle3-haramiposition.gif (3.4 KiB) Visualizado 7549 vezes
Marubozu
Elias,
Volto ao tema Marubozu.
A JMT está desde o inicio da semana em queda. Fez "3 balck soldiers" e um Marubozu hoje.
Está a queda a estabilizar ou isto não significa nada em concreto? Os spinning tops são mais indicativos dessas tendências de inversão verdade?
Isto das velas é algo que vou começando a tentar perceber e a seguir mais ou mesos, como no passado o fiz com as tuas ideias sobre os "engulfings" da EDP-R.
Abraço
Volto ao tema Marubozu.
A JMT está desde o inicio da semana em queda. Fez "3 balck soldiers" e um Marubozu hoje.
Está a queda a estabilizar ou isto não significa nada em concreto? Os spinning tops são mais indicativos dessas tendências de inversão verdade?
Isto das velas é algo que vou começando a tentar perceber e a seguir mais ou mesos, como no passado o fiz com as tuas ideias sobre os "engulfings" da EDP-R.
Abraço
O díficil, você sabe... não é fácil
- Registado: 28/4/2009 19:12
Hoje retomo mais um aspecto que foi referido anteriormente que é o facto de as velas não descreverem em detalhe aquilo que se passou durante a sessão. É importante ter este aspecto presente quando olhamos para uma vela.
Consideremos o exemplo da vela branca representada na imagem abaixo. Esta vela tanto pode significar que abriu perto dos mínimos, com uma ligeira descida inicial, seguindo-se depois um forte aumento e uma correcção pequena no final da sessão (sequência 1), como pode corresponder a uma situação mais complexa e volátil, em que o preço abriu em baixo, depois subiu, a seguir desceu e fez novos minimos e por fim voltou a subir (sequência 2).
Para além destas, outras sequências são possíveis.
Consideremos o exemplo da vela branca representada na imagem abaixo. Esta vela tanto pode significar que abriu perto dos mínimos, com uma ligeira descida inicial, seguindo-se depois um forte aumento e uma correcção pequena no final da sessão (sequência 1), como pode corresponder a uma situação mais complexa e volátil, em que o preço abriu em baixo, depois subiu, a seguir desceu e fez novos minimos e por fim voltou a subir (sequência 2).
Para além destas, outras sequências são possíveis.
- Anexos
-
- candle3-highlow.gif (4.33 KiB) Visualizado 7721 vezes
Hoje apresento mais um tipo de vela: o spinning top.
O spinning top caracteriza-se por ter um corpo muito curto e duas sombras muito longas.
Uma vela com estas características significa equilíbrio ou indecisão de mercado, mas simultaneamente bastante volatilidade.
A sombra superior longa indica que os compradores dominaram durante parte da sessão, fazendo subir a cotação, mas depois os vendedores tomaram conta do processo, anulando essa subida.
Por outro lado, a sombra inferior longa mostra que houve fortes vendas durante parte da sessão, fazendo descer a cotação, mas depois os compradores apareceram e a cotação voltou a subir.
Note-se que a vela não nos diz qual das sombras aconteceu primeiro. Há pois duas sequências possíveis:
a) abertura - subida forte e ida a máximos - grandes vendas anulando a subida e depois ida a mínimos - recuperação - fecho perto da abertura
b) abertura - descida forte e ida a mínimos - grandes compras, recuperação e depois ida a máximos - período de vendas - fecho perto da abertura
O aspecto essencial a reter é que esta vela representa um equilíbrio de forças. Após um movimento forte, esta vela pode significar uma mera paragem (consolidação) ou uma inversão. Muitas vezes a abertura do dia seguinte dá-nos a resposta.
O spinning top caracteriza-se por ter um corpo muito curto e duas sombras muito longas.
Uma vela com estas características significa equilíbrio ou indecisão de mercado, mas simultaneamente bastante volatilidade.
A sombra superior longa indica que os compradores dominaram durante parte da sessão, fazendo subir a cotação, mas depois os vendedores tomaram conta do processo, anulando essa subida.
Por outro lado, a sombra inferior longa mostra que houve fortes vendas durante parte da sessão, fazendo descer a cotação, mas depois os compradores apareceram e a cotação voltou a subir.
Note-se que a vela não nos diz qual das sombras aconteceu primeiro. Há pois duas sequências possíveis:
a) abertura - subida forte e ida a máximos - grandes vendas anulando a subida e depois ida a mínimos - recuperação - fecho perto da abertura
b) abertura - descida forte e ida a mínimos - grandes compras, recuperação e depois ida a máximos - período de vendas - fecho perto da abertura
O aspecto essencial a reter é que esta vela representa um equilíbrio de forças. Após um movimento forte, esta vela pode significar uma mera paragem (consolidação) ou uma inversão. Muitas vezes a abertura do dia seguinte dá-nos a resposta.
- Anexos
-
- candle1-spinning.gif (3.33 KiB) Visualizado 7814 vezes
Elias Escreveu:Hoje apresento o Marubozu. Este nome é dado a velas com corpo longo e sem sombra superior nem inferior.
Há dois tipos de Marubozu: branco e negro.
No caso do Marubozu branco, a abertura foi no mínimo do dia e os compradores controlaram a acção durante toda a sessão, levando a um fecho nos máximos.
No caso do Marubozu negro, abertura deu-se no máximo do dia e quem dominou durante toda a sessão foram os vendedores, acabando o título por fechar no mínimo do dia.
Ambos os Marubozus são sinais de força - força compradora no caso do branco e força vendedora no caso do negro.
Nunca encontrei uma definição sobre qual deve ser o comprimento mínimo de uma vela para ser considerada um Marubozu, mas com base na experiência eu diria que deve ter pelo menos uns 3% de amplitudo (entre a abertura e o fecho).
Fica o boneco que ilustra esta candle.
Na realidade a sessão pode não ter sido sempre controlada pelos mesmos intervenientes. Esta vela não nos diz quantos ziguezagues foram feitos durante o dia. A ideia que fica é a que dizes sim senhor, e quem faz trading com base nas velas diárias é isso que fica.
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Hoje apresento o Marubozu. Este nome é dado a velas com corpo longo e sem sombra superior nem inferior.
No caso do Marubozu branco, a abertura foi no mínimo do dia e os compradores controlaram a acção durante toda a sessão, levando a um fecho nos máximos.
No caso do Marubozu negro, abertura deu-se no máximo do dia e quem dominou durante toda a sessão foram os vendedores, acabando o título por fechar no mínimo do dia.
Ambos os Marubozus são sinais de força - força compradora no caso do branco e força vendedora no caso do negro.
Nunca encontrei uma definição sobre qual deve ser o comprimento mínimo de uma vela para ser considerada um Marubozu, mas com base na experiência eu diria que deve ter pelo menos uns 3% de amplitudo (entre a abertura e o fecho).
- Anexos
-
- marubozu.gif (4.21 KiB) Visualizado 7594 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google Adsense [Bot], novato, Opcard33 e 187 visitantes