Trend following: discussão de sistemas de trading
Re: Trend following: discussão de sistemas de trading
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Boa noite,
quem usa ou usou o TRADING BLOX ?
Cumprimentos.
quem usa ou usou o TRADING BLOX ?
Cumprimentos.
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
canguru Escreveu:impressionante a evolução do JCS![]()
viewtopic.php?p=302544&js_link=1
melhor que a minha
já agora, que é feito dele?
Infelizmente anda desaparecido, mesmo no twitter já faz algum tempo que não tweeta nada!
Espero que esteja tudo bem com ele...
impressionante a evolução do JCS
melhor que a minha

melhor que a minha

Sim, essa tabela foi feita por mim. No entanto, podes testar estratégias em Meta e aferir as respectivas rentabilidades.
Quanto à segunda parte, presumo que te estejas a referir a uma vantagem comparativa. Se assim for, é uma boa pergunta: será que a divulgação de um indicador, ou até de um método de negociação detalhado, compromete a sua rentabilidade ou por outro lado a fortalece? Não sei, e é uma questão que mereceria ser debatida em tópico próprio.
De qualquer forma, essa questão até nem se pode colocar, uma vez que com o mesmo indicador, podem ser construídos inúmeros métodos de negociação, nomeadamente porque:
- podem ser aplicados a diferentes activos;
- diferentes time-frames;
- os indicadores tem parâmetros customizáveis.
Quanto à segunda parte, presumo que te estejas a referir a uma vantagem comparativa. Se assim for, é uma boa pergunta: será que a divulgação de um indicador, ou até de um método de negociação detalhado, compromete a sua rentabilidade ou por outro lado a fortalece? Não sei, e é uma questão que mereceria ser debatida em tópico próprio.
De qualquer forma, essa questão até nem se pode colocar, uma vez que com o mesmo indicador, podem ser construídos inúmeros métodos de negociação, nomeadamente porque:
- podem ser aplicados a diferentes activos;
- diferentes time-frames;
- os indicadores tem parâmetros customizáveis.
In God we trust, all others bring data.
Valete Escreveu:frugal Escreveu:Valete Escreveu:Quico, eu não disse que era original, mas antes, simples de interpretar.
Frugal, fica um pequeno resumo:
- Pontos obtidos, deduzidos de spread, entre Jan.11 e Mai.13.
Atenção, que isto é uma informação muito simplificada. Com mais tempo, posso detalhar os resultados.
valete
os resultados sao calculados manualmente e esse indicador é do prorealtime e é aberto?
abraço
O que queres dizer com manualmente?
Sim o indicador é aberto e julgo que está presente no prorelatime. Se bem me recordo, foi na plataforma da CMC, que o encontrei pela 1ª vez.
De qualquer forma,com uma pequena pesquisa pela net, podes inclusivamente fazer download de EA´s para MetaTrader.
que a tua tabela de pontos foi contruída por ti e não por um programa automático, ou foi o MT?
Achas possível um indicador tornado público ter edge no futuro?
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
frugal Escreveu:Valete Escreveu:Quico, eu não disse que era original, mas antes, simples de interpretar.
Atenção, que isto é uma informação muito simplificada. Com mais tempo, posso detalhar os resultados.
valete
os resultados sao calculados manualmente e esse indicador é do prorealtime e é aberto?
abraço
O que queres dizer com manualmente?
Sim o indicador é aberto e julgo que está presente no prorelatime. Se bem me recordo, foi na plataforma da CMC, que o encontrei pela 1ª vez.
De qualquer forma,com uma pequena pesquisa pela net, podes inclusivamente fazer download de EA´s para MetaTrader.
Re:
Quico Escreveu:Quico Escreveu:Só para dizer que este deve ser o melhor livro (ou talvez "o livro") sobre trend following. Ainda só passei os olhos e li umas páginas, mas parece-me realmente um trabalho completo e sério sobre a coisa. Os do Covel e Faith são mais para "doutrinar as massas", e propagandear os respectivos cursos/software.
http://www.followingthetrend.com/the-book/
Lembrei-me agora do que tinha escrito aqui há uns tempos atrás.
É só para confirmar: este livro é mesmo bom!![]()
Basta ver a cotação na Amazon: 5 estrelas em todas as 19 reviews!
directamente da amazon, chega 6f.

- Registado: 15/1/2009 15:19
Valete Escreveu:Quico, eu não disse que era original, mas antes, simples de interpretar.
valete
abraço
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
Quico, eu não disse que era original, mas antes, simples de interpretar.
- Anexos
-
- exemplo2.PNG (10.45 KiB) Visualizado 10808 vezes
Valete Escreveu:Acho que este indicador, nunca aqui foi mencionado: Supertrend.
A sua interpretação é muito simples: quando quebrado em alta pela cotação, entrar longo, quando quebrado em baixa, entrar curto.
Tenho testado este indicador em alguns índices, em velas horárias, nos últimos 2 anos (mais para trás não consigo obter histórico) e os resultados não tem sido negligenciáveis.
Este indicador, tem por base um outro indicador de volatilidade já aqui mencionado: ATR, mas com a vantagem, de ser visualmente muito mais fácil de interpretar. Também pode ser encarado como um: take profit stop.
VALETE
Podes revelar os resultados alcançados?
Cumprimentos
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
Valete Escreveu:Acho que este indicador, nunca aqui foi mencionado: Supertrend.
Aí é que te enganas. Por acaso até já tínhamos inventado uma coisa dessas, só que ninguém se lembrou de dar um nome. Além do mais, não é nada assim tão original...

viewtopic.php?f=3&t=63534&start=164
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Acho que este indicador, nunca aqui foi mencionado: Supertrend.
A sua interpretação é muito simples: quando quebrado em alta pela cotação, entrar longo, quando quebrado em baixa, entrar curto.
Tenho testado este indicador em alguns índices, em velas horárias, nos últimos 2 anos (mais para trás não consigo obter histórico) e os resultados não tem sido negligenciáveis.
Este indicador, tem por base um outro indicador de volatilidade já aqui mencionado: ATR, mas com a vantagem, de ser visualmente muito mais fácil de interpretar. Também pode ser encarado como um: take profit stop.
- Anexos
-
- supertrend.PNG (12.95 KiB) Visualizado 10955 vezes
Quico Escreveu:Só para dizer que este deve ser o melhor livro (ou talvez "o livro") sobre trend following. Ainda só passei os olhos e li umas páginas, mas parece-me realmente um trabalho completo e sério sobre a coisa. Os do Covel e Faith são mais para "doutrinar as massas", e propagandear os respectivos cursos/software.
http://www.followingthetrend.com/the-book/
Lembrei-me agora do que tinha escrito aqui há uns tempos atrás.
É só para confirmar: este livro é mesmo bom!

Basta ver a cotação na Amazon: 5 estrelas em todas as 19 reviews!

VirtuaGod Escreveu:Querias uma mina de ouro lol São só ideias, quando tiver algo mais concreto daqui a 2/3 anos talvez exponha as ideias promenorizadamente porque as principais já aí estão. Mas terei de reflectir muito bem pk a partir de certa altura o segredo é a alma do negócio e terei de pensar que aquilo que escrevo pode muito bem ser lido daqui a 30 anos
Podias descrever tudo, tim-tim por tim-tim, de um método ganhador de 20% ao ano e de forma consistente, que apenas uma ínfima parte dos teus leitores teria a humildade de aprender contigo! Por isso não te preocupes em expor todos os teus conhecimentos aqui...

rsacramento Escreveu:VirtuaGod Escreveu:P.S. sinto que estou a contaminar o tópico de trend followingSó queria discordar de quem disse que trendfollowing é a melhor forma de ganhar $ nos mercados. Acho trendfollowing tão "atrasado" que quando os trenfollowers estão a entrar eu já devo é estar a sair LOL (não é bem assim mas pelo menos 1/3 do meu lucro potencial do trade já foi feito).
com os teus métodos actuais, fazes mais dinheiro do que os TFs da nossa praça?
Ainda não faço isto, são só ideias soltas para um sistema. Actualmente só invisto em fundos como no meu tópico advogo!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:P.S. sinto que estou a contaminar o tópico de trend followingSó queria discordar de quem disse que trendfollowing é a melhor forma de ganhar $ nos mercados. Acho trendfollowing tão "atrasado" que quando os trenfollowers estão a entrar eu já devo é estar a sair LOL (não é bem assim mas pelo menos 1/3 do meu lucro potencial do trade já foi feito).
com os teus métodos actuais, fazes mais dinheiro do que os TFs da nossa praça?
VirtuaGod Escreveu:Quico Escreveu:Eras gajo para gostar disto: http://www.mebanefaber.com/timing-model/
E é... trend following!
O Faber faz trendfollowing sim. Sigo o que ele diz e o sistema e ETF dele mas não me impressiona muito
Bem me parecia.

Figueiraa1 Escreveu:...lido daqui a 30 anos ou publicas essas ideias em livro hoje
Nem que o livro vendesse 1 milhão de cópias...

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Querias uma mina de ouro lol São só ideias, quando tiver algo mais concreto daqui a 2/3 anos talvez exponha as ideias promenorizadamente porque as principais já aí estão. Mas terei de reflectir muito bem pk a partir de certa altura o segredo é a alma do negócio e terei de pensar que aquilo que escrevo pode muito bem ser lido daqui a 30 anos

VirtuaGod Escreveu:O objectivo era ter um sistema que me permitisse um retorno de 20% com bastante consistência e com Sharpe de 1... Mas para isso era preciso programas de backtest sérios que custam alguns milhares e têm uma linguagem de programação própria assim como provavelmente beneficiaria de análises econométricas para as quais ainda não possuo formação.
VG
Se puderes desenvolver esta ideia seria interessantíssimo, (poderias até criar um tópico).
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caldeirum, Goya777, iniciado1, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 66 visitantes