Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trend following: discussão de sistemas de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 25/2/2013 3:38

rsacramento Escreveu:
Elias Escreveu:Há alguma vantagem em negociar um ETF sobre um índice em vez de negociar directamente CFD sobre o índice?

Pergunto isto porque o primeiro paga comissões e o segundo não...

o ETF n paga comissões, negoceia-se como se de uma acçao se tratasse, enquanto que nos CFDs aí sim pagas juros, etc

Convém compararem os spreads
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por joaopedroinvestidor » 25/2/2013 0:08

VirtuaGod Escreveu:Não conheço mas sei que existe. O maior problema não é não existirem mas sim que a partir de certa altura não são "escaláveis" ou seja. chegam aos 100 ou 500 milhões e têm de parar de crescer porque não é possível manter as mesmas rentabilidades com muito $
No muito longo prazo não precisas de bola de cristal. Muitos activos revertem para a média de longo prazo. O que não falta são papers sobre a "mean" das acções.
Detectar é que é preciso bola de cristal. Um sistema que aproveita as características de "reverse to the mean" não adivinha nada, apenas está a apostar que os activos continuarão a comportar-se no futuro como se têm vindo a comportar há séculos.
As teorias são minhas lol As características de que falo é que estão bem documentadas.

Deixa lá os 100 ou 500 milhões e é claro que o crescimento das rentabilidades é limitado pelo mercado.
Se o programa existe não passa de uma aposta com um grande risco associado e no mercado da especulação há por muitos que não sobrevivem.
Clarificando as ideias: Na especulação quando a cobiça reina o P/E (price/earnings ratio) é muito alto e quando o medo prevalece o P/E é baixo. Eu afasto-me dos mercados altamente especulativos, com o P/E muito alto e espero pela oportunidade.

Registado: 4/5/2007 18:58

por VirtuaGod » 24/2/2013 23:26

Luis19 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Penso que é um sistema tão simples de compreender. Um sistema que compre activos deprimidos, acções depois de uma queda grande por exemplo.

Preciso é de ETFs suficientes para todos os activos que preciso, coisa que não há em euros...

Estás a pensar num sistema que te permita comprar quando os fundos caiam num determinado período de tempo (1 mês, 1 trimestre, 1 ano, etc)?

Quando caem uma percentagem, não um tempo pré-determinado. Embora o tempo tenha tb valor pois se tivermos em consideração a volatilidade o sistema tenderá a "preferir" activos que caíram depressa!

P.S. sinto que estou a contaminar o tópico de trend following :| Só queria discordar de quem disse que trendfollowing é a melhor forma de ganhar $ nos mercados. Acho trendfollowing tão "atrasado" que quando os trenfollowers estão a entrar eu já devo é estar a sair LOL (não é bem assim mas pelo menos 1/3 do meu lucro potencial do trade já foi feito).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Luis19 » 24/2/2013 23:20

VirtuaGod Escreveu:
Penso que é um sistema tão simples de compreender. Um sistema que compre activos deprimidos, acções depois de uma queda grande por exemplo.

Preciso é de ETFs suficientes para todos os activos que preciso, coisa que não há em euros...

Estás a pensar num sistema que te permita comprar quando os fundos caiam num determinado período de tempo (1 mês, 1 trimestre, 1 ano, etc)?
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.

Registado: 4/12/2007 16:30

por VirtuaGod » 24/2/2013 23:19

joaopedroinvestidor Escreveu:Meu Deus mas tu conheces algum programa que faça consistentemente 20%?

Não conheço mas sei que existe. O maior problema não é não existirem mas sim que a partir de certa altura não são "escaláveis" ou seja. chegam aos 100 ou 500 milhões e têm de parar de crescer porque não é possível manter as mesmas rentabilidades com muito $

joaopedroinvestidor Escreveu:Colocando as ideias mais claras - Para quem investe em todo o mercado, o retorno do investimento provém:
1. dos dividendos e dos resultados liquidos dos negócios,
2. da especulação.
Enquanto o retorno composto dos negócios é previsivel e poderá andar á volta de 10% (retorno nominal do qual é necessário descontar a inflação, custos de transação e fiscais), o retorno especulativo é completamente imprevisivel e só com uma bola de cristal.

No muito longo prazo não precisas de bola de cristal. Muitos activos revertem para a média de longo prazo. O que não falta são papers sobre a "mean" das acções.

joaopedroinvestidor Escreveu:Para mim só faz sentido alavancar quando se consegue detectar um bull market mas é necessário ter em conta os custos com os juros.

Detectar é que é preciso bola de cristal. Um sistema que aproveita as características de "reverse to the mean" não adivinha nada, apenas está a apostar que os activos continuarão a comportar-se no futuro como se têm vindo a comportar há séculos.

joaopedroinvestidor Escreveu:Agora se concordas com o meu pensamento diz-me que teorias andas a ler para pensares em 20% e logo com bastante consistência?

As teorias são minhas lol As características de que falo é que estão bem documentadas.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por joaopedroinvestidor » 24/2/2013 23:03

VirtuaGod Escreveu:Agora imagina pagar isso para sempre, porque a estratégia está sempre activa e pelo menos sempre a 100%. Só mudaria alocações e poderia até se alavancar (e até era provável).
O objectivo era ter um sistema que me permitisse um retorno de 20% com bastante consistência e com Sharpe de 1... Mas para isso era preciso programas de backtest sérios que custam alguns milhares e têm uma linguagem de programação própria assim como provavelmente beneficiaria de análises econométricas para as quais ainda não possuo formação.
Não vejo é nada de jeito sobre investimento de mercados deprimidos e "baratos"/"em saldos"...

Meu Deus mas tu conheces algum programa que faça consistentemente 20%?
Colocando as ideias mais claras - Para quem investe em todo o mercado, o retorno do investimento provém:
1. dos dividendos e dos resultados liquidos dos negócios,
2. da especulação.
Enquanto o retorno composto dos negócios é previsivel e poderá andar á volta de 10% (retorno nominal do qual é necessário descontar a inflação, custos de transação e fiscais), o retorno especulativo é completamente imprevisivel e só com uma bola de cristal. Para mim só faz sentido alavancar quando se consegue detectar um bull market mas é necessário ter em conta os custos com os juros. Agora se concordas com o meu pensamento diz-me que teorias andas a ler para pensares em 20% e logo com bastante consistência?

Registado: 4/5/2007 18:58

por VirtuaGod » 24/2/2013 22:59

rsacramento Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Estás a pensar Portugal europa ou assim não é?? Somos uns meninos pá... nem há activos em euros para implementar uma estratégia destas. O meu maior problema não é custos financeiros, é a falta de activos em euros.

mas afinal do que é que precisas para fazeres exactamente o quê?

por rsacramento » 24/2/2013 22:53

VirtuaGod Escreveu:Estás a pensar Portugal europa ou assim não é?? Somos uns meninos pá... nem há activos em euros para implementar uma estratégia destas. O meu maior problema não é custos financeiros, é a falta de activos em euros.

mas afinal do que é que precisas para fazeres exactamente o quê?

Registado: 29/11/2007 12:50

por VirtuaGod » 24/2/2013 22:28

rsacramento Escreveu:então quando andei a negociar ETFs sobre o cac (p. ex. o LYXOR LEV CAC e o LYXOR CAC) eram passivos?

Esse LEV é de leverage? é um ETF alanvancado? ETF passivo segue um índice de 1 para 1 com "apenas" o objectivo de seguir o mais perto possível esse índice...

Quico Escreveu:Eras gajo para gostar disto: http://www.mebanefaber.com/timing-model/

E é... trend following! :mrgreen:

O Faber faz trendfollowing sim. Sigo o que ele diz e o sistema e ETF dele mas não me impressiona muito :lol:

Elias Escreveu:
rsacramento Escreveu:o ETF n paga comissões, negoceia-se como se de uma acçao se tratasse, enquanto que nos CFDs aí sim pagas juros, etc

em que corretora é que o ETF não paga comissões?

Estás a pensar Portugal europa ou assim não é?? Somos uns meninos pá... nem há activos em euros para implementar uma estratégia destas. O meu maior problema não é custos financeiros, é a falta de activos em euros. Na altura que implementar algo deste género tem de ser em dólares e aí não faltam correctoras de jeito (em algumas nem se paga comissões sobre ETF como na fidelity e noutras paga-se 1 ou 2 dólares como na interactive brokers por isso)

Tridion Escreveu:É isto que é o "reverse to mean" :-k ??

Correcto, estaríamos a "aproveitar" essa característica que inúmeros activos têm, como as acções por exemplo!

Elias Escreveu:eu sei que [os cfds]tem os juros :wink:

Agora imagina pagar isso para sempre, porque a estratégia está sempre activa e pelo menos sempre a 100%. Só mudaria alocações e poderia até se alavancar (e até era provável).

O objectivo era ter um sistema que me permitisse um retorno de 20% com bastante consistência e com Sharpe de 1... Mas para isso era preciso programas de backtest sérios que custam alguns milhares e têm uma linguagem de programação própria assim como provavelmente beneficiaria de análises econométricas para as quais ainda não possuo formação.

Não vejo é nada de jeito sobre investimento de mercados deprimidos e "baratos"/"em saldos"...

por rsacramento » 24/2/2013 22:01

pois, afinal pagas também - e não é tão pouco assim, embora dependa da duração

por Elias » 24/2/2013 21:54

eu sei que tem os juros :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

por rsacramento » 24/2/2013 21:49

Elias Escreveu:os CFD não pagam nada

isso é uma ilusão :)

por Tridion » 24/2/2013 21:47

VirtuaGod Escreveu:Mas para imaginares um sistema que reforce longos em S&P quando as acções caíram 1/3 ou 40% podes imaginar que são trades que demoram anos... Este século "ainda" só houve 2 oportunidades no S&P!! Nos anos 90 não há nada de relevante mas nos anos 80 compraria provavelmente em 1982 e 1987 depois do crash!! Isto é assim a olho, claro que um "verdadeiro" sistema provavelmente seria ajustado a volatilidade e entraria com um peso maior por exemplo em finais de 2008 e em 1987 depois do crash do que numa queda "normal" estilo 2000/2002 ou 1981/1982!!

É isto que é o "reverse to mean" :-k ??

Obrigado.

Registado: 13/5/2010 17:53

por Elias » 24/2/2013 21:40

os CFD não pagam nada

por rsacramento » 24/2/2013 21:34

Elias Escreveu:Tens sempre a comissão de liquidação... mínimo 5 euros, não é?

pago como se fosse uma acção, conforme já tinha dito

por Elias » 24/2/2013 21:25

Tens sempre a comissão de liquidação... mínimo 5 euros, não é?

por rsacramento » 24/2/2013 21:15

para Portugal, França, Bélgica e Holanda

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/ifs/docs/PR ... 110412.pdf

por rsacramento » 24/2/2013 21:09

gobulling

por Elias » 24/2/2013 21:03

rsacramento Escreveu:o ETF n paga comissões, negoceia-se como se de uma acçao se tratasse, enquanto que nos CFDs aí sim pagas juros, etc

em que corretora é que o ETF não paga comissões?

por rsacramento » 24/2/2013 20:56

Elias Escreveu:Há alguma vantagem em negociar um ETF sobre um índice em vez de negociar directamente CFD sobre o índice?

o ETF n paga comissões, negoceia-se como se de uma acçao se tratasse, enquanto que nos CFDs aí sim pagas juros, etc

por Quico » 24/2/2013 20:49

VirtuaGod Escreveu:- Sistemas in e out a 100%, como disse gosto de estar sempre investido;
- O pequeno horizonte temporal da maioria dos traders. Acho que quanto maior o horizonte temporal mais fácil é ganhar dinheiro...

P.S.- Não transacciono acções há anos, este sistema provavelmente só seria viável em classes de activos e investindo em SPY, GLD, IEF etc, não em acções individuais...

Eras gajo para gostar disto: http://www.mebanefaber.com/timing-model/

E é... trend following! :mrgreen:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Elias » 24/2/2013 20:48

Há alguma vantagem em negociar um ETF sobre um índice em vez de negociar directamente CFD sobre o índice?

por rsacramento » 24/2/2013 20:46

então quando andei a negociar ETFs sobre o cac (p. ex. o LYXOR LEV CAC e o LYXOR CAC) eram passivos?

por VirtuaGod » 24/2/2013 20:31

rsacramento Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:ETFs passivos.

perdoa-me a ignorância: que é isso?

SPY é um exemplo. São fundos transaccionados em bolsa que normalmente seguem de perto um benchmark. Seja o S&P 500 (SPY) o Nasdaq 100 (QQQ) o Dow Jones (DIA), as treasuries com diferentes maturidades (IEF por exemplo), ouro (GLD), REIT (VNQ) etc etc

Há ETFs activos (BOND) mas esses como mudam de estratégia (ao prazer do gestor) não são óptimos para este estilo. Aqui quem muda a estratégia sou eu, só preciso é de instrumentos que sigam os mercados de perto...

por rsacramento » 24/2/2013 19:58

VirtuaGod Escreveu:ETFs passivos.

perdoa-me a ignorância: que é isso?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, iniciado1, Masterchief, OCTAMA, Shimazaki_2, trilhos2006 e 82 visitantes