Divida publica portuguesa - resultado dos leilões
Re: Divida publica portuguesa - resultado dos leilões
altrio Escreveu:Alguém sabe se já existe um calendário de leilões para 2014?
Ainda é cedo.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Re: Divida publica portuguesa - resultado dos leilões
Alguém sabe se já existe um calendário de leilões para 2014?
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Comparando:
Hoje:
Os ultimos leilões das mesmas maturidades:
3 meses, 20 de Fevereiro, taxa 0,737% , procura 2,4x
18 meses, 16 de Janeiro, taxa 1,963% , procura 2,7x
Hoje:
3 meses, 0,757%, procura 3,9x
18 meses, 1,506%, procura 2,1x
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Como já foi referido noutro topico hoje há leilões de BT a 3 e a 18 meses.
fico a pensar quem é que está interessado em emprestar dinheiro ao estado a taxas tão baixas...
Boas,
As taxas hoje baixaram ainda mais.
O que me deixa ainda mais curioso é quem paga à Alemanha para ter divida deles.
Manchini
mais_um Escreveu:Como já foi referido noutro topico hoje há leilões de BT a 3 e a 18 meses.
fico a pensar quem é que está interessado em emprestar dinheiro ao estado a taxas tão baixas...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Como já foi referido noutro topico hoje há leilões de BT a 3 e a 18 meses.
AutoMech Escreveu:Mais duas perguntas:
- Como é que se transfere para lá ? Tem de se ir aos correios ?
- Depois de dar ordem de resgate quanto tempo leva para receber o dinheiro na conta bancária ?
Sim, a 1ª vez não te safas de ir aos correios, abres conta com a primeira compra de CA, a partir dai podes fazê-lo pela net, através do Aforronet, homebanking para particulares do IGCP.
Para resgatar, no caso dos CT, tenho o dinheiro na conta no dia util seguinte à ordem de resgate, feita através do Aforronet.
No caso dos CA serie C, ainda não fiz nenhum resgate, mas deve ser semelhante.
AutoMech Escreveu:
Acreditas que apesar da tua evangelização sobre isto aqui no forum, nunca mais me lembrei desta possibilidade para aqueles pequenos montantes que ficam 'soltos' durante pouco tempo e em que não se quer variações de mercado ?
Epá, não sou pastor! Não anda a evangelizar ninguém, até porque os CA só ficaram interessantes para prazos reduzidos com a atribuição do prémio de antiguidade sem haver antiguidade!

Encontrei. É preciso preencher um modelo 701 (link na página abaixo)
Se bem entendo a conta pode ficar a zeros, sem qualquer problema, certo ? Se for assim não se perde nada em abrir isto e usar quando convier.
Acreditas que apesar da tua evangelização sobre isto aqui no forum, nunca mais me lembrei desta possibilidade para aqueles pequenos montantes que ficam 'soltos' durante pouco tempo e em que não se quer variações de mercado ?
A informação constante da ficha modelo 701 deve corresponder à dos documentos de identificação - BI e Cartão de Contribuinte ou Cartão do Cidadão, cujas cópias devem acompanhar o impresso. O NIB e a morada são obrigatórios para subscrever Certificados de Aforro.
http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2012/F ... 1_2012.pdf
Se bem entendo a conta pode ficar a zeros, sem qualquer problema, certo ? Se for assim não se perde nada em abrir isto e usar quando convier.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:mais_um Escreveu:mapaman Escreveu:Isso dos certificados de aforro é nos ctt certo? E pagam ao trimestre ou ao ano?
Obrigado
É nos CTT ou pela internet, caso já tenhas conta aberta no IGCP.
Pagam quando resgatas os CA, ou seja pagam juros sobre juros caso tenhas os CA com juros acumulados.
Não encontro o post onde tu explicaste, aprox há dois anos, como é que se abre conta lá. Aquilo não tem saldo mínimo de manutenção, pois não ? Ou seja, pode ficar a zeros e ser usado apenas para 'parquear' dinheiro que não se precise durante 3 meses, certo ?
Para abrir deve ser só preciso documento de identificação, NIF e residência, certo ? E a password dão-te na hora ?
Pois, também já não me lembro muito bem, mas leva BI, NIF, NIB, comprovativo de morada e cheque para pagar (não me recordo se é possível fazer através do MB).
E verifica se a estação dos CTT onde vais tem esse serviço, já que nem todas têm.
Depois de receberes o certificado, passas a ter um nº de cliente e já podes inscrever-te no Aforronet,no site do IGCP.
mais_um Escreveu:mapaman Escreveu:Isso dos certificados de aforro é nos ctt certo? E pagam ao trimestre ou ao ano?
Obrigado
Pagam quando resgatas os CA, ou seja pagam juros sobre juros caso tenhas os CA com juros acumulados.
Não encontro o post onde tu explicaste, aprox há dois anos, como é que se abre conta lá. Aquilo não tem saldo mínimo de manutenção, pois não ? Ou seja, pode ficar a zeros e ser usado apenas para 'parquear' dinheiro que não se precise durante 3 meses, certo ?
Para abrir deve ser só preciso documento de identificação, NIF e residência, certo ? E a password dão-te na hora ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
mais_um Escreveu:Texano Bill Escreveu:alexandre7ias Escreveu:E agora quem está a viver acima das possibilidades?
A década ainda só tem 3 anos, e o que realmente importa é a relação dívida/PIB, e nesse caso o que lá esteve antes deste tem registos piores (de 62,8% para 93,5 % ).
Têm piores?
No 3º trimestre de 2012 a divida publica ja tinha ultrapassado os 120% ou seja em menos de 2 anos passaste de 93,5% para mais de 120%......
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economi ... id=3009886
Com a queda do PIB em 2012 ser superior ao previsto não é dificl de prever que acabaste 2012 com um valor superior , ou seja em 2 anos aumentaste a divida em função do PIB quase tanto com o anterior governo em 6.
Atenção que boa parte da progressão dos 90 e tal % até aos 120% são os empréstimos do resgate da Troika...
O que significa que quando pedimos o resgate estávamos a viver tão acima das nossas possibilidades que nem o aumento brutal de endividamento que se estava a fazer chegava para fazer face aos gastos.
mais_um Escreveu:Têm piores?
No 3º trimestre de 2012 a divida publica ja tinha ultrapassado os 120% ou seja em menos de 2 anos passaste de 93,5% para mais de 120%......
Fazendo contas dá isto:
De 62,8 % para 93,5 % vai um aumento de 30,7 pontos percentuais, que corresponde a +48,8 %.
De 93,5 % para 120 % vão 26,5 pontos percentuais, ou seja +28,3 %.
Sim, é verdade que o ritmo a que está a aumentar é grande, mas também já o era pela altura das últimas eleições. Senão vejamos, 2008 = 68,3 %; 2009 = 71,7 %; 2010 = 83,2 %; 2011 = 93,5 %.
A questão que interessa é que no período que ocorreu o aumento de 48 % da dívida o governo da altura tinha mais liberdade para alterar o rumo das coisas que o actual.
Texano Bill Escreveu:alexandre7ias Escreveu:E agora quem está a viver acima das possibilidades?
A década ainda só tem 3 anos, e o que realmente importa é a relação dívida/PIB, e nesse caso o que lá esteve antes deste tem registos piores (de 62,8% para 93,5 % ).
Têm piores?
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economi ... id=3009886
Com a queda do PIB em 2012 ser superior ao previsto não é dificl de prever que acabaste 2012 com um valor superior , ou seja em 2 anos aumentaste a divida em função do PIB quase tanto com o anterior governo em 6.
Passos tem os recordes do aumento da dívida nesta década
20 Fevereiro 2013, 00:01 por Rui Peres Jorge | rpjorge@negocios.pt
Portugal fechou 2012 com um "stock" de dívida pública directa de 194.519 milhões de euros, um aumento de 19.628 milhões de euros (ou 11,2%), o segundo maior aumento da década, notou a Unidade Técnica de Apoio Orçamental na sua nota mensal de análise à dívida pública.
De acordo com os cálculos da UTAO, o Governo conta mesmo com os dois recordes da última década, visto que o valor de 2012 só é superado pelo registo do ano anterior (no qual partilhou a gestão dos cofres públicos ...
E agora quem está a viver acima das possibilidades?
mapaman Escreveu:Isso dos certificados de aforro é nos ctt certo? E pagam ao trimestre ou ao ano?
Obrigado
Tridion Escreveu:Ok, mais_um estes certificados podem ser resgatados ao fim de 3 meses, incluído os juros. O prémio de permanência está suspenso, mas a taxa de juro anual é muito interessante...estou a ver bem a coisa?
Obrigado.
Estás.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bar38, fosgass2020, Google [Bot], LionHeart, Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, Purificaçao, SalvaFP, Shimazaki_2, silva_39, TTM62, yggy e 137 visitantes