Caldeirão da Bolsa

OT- Carne cavalo a venda em Todo o Lado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por latrinaxxl » 22/2/2013 12:11

MarcoAntonio Escreveu:Latrinaxxl, obrigado pelo link. Mas o que eu quero saber é onde está isto no documento:

latrinaxxl Escreveu:- Fraude: se um produto tem no rótulo determinadas percentagens de ingredientes, estas têm que corresponder exatamente ao que lá está mencionado.

Li o documento na diagonal e não encontrei nada relativo a isto, aliás acho que o documento não versa sobre o que tu pensas que versa quando colocaste aqui o link.

Ontem não estava com muito tempo e a referência que fiz não contém os dados necessários para validar a minha afirmação. No DL 560/99 de 18 de Dezembro o artigo 3º "Menções obrigatórias na rotulagem" refere no ponto 2, "b) A lista de ingredientes".
Ora, este ponto não está sujeito a interpretações nem a subjetividade; os ingredientes são mencionados por ordem decrescente de quantidade e qualquer ingrediente que possa surgir "a mais" tem de ser referido como "contendo vestígios de..." O que não é o caso apontado.

Registado: 15/2/2010 20:30

por Piston » 22/2/2013 0:19

O meu problema não é comer cavalo mas sim se este tinha alguma doença!

Ser o Pingo Doce ou o Continente ou até o Jumbo é a meu ver AZAR! Eles compram a intermediários e até se pode dar o caso destes também não saberem...

Registado: 30/11/2007 21:12

por moppie85 » 21/2/2013 23:47

MarcoAntonio Escreveu:
QuimPorta Escreveu:Marco, acho que é mesmo o caso.

Isso é uma directiva, não é a legislação. Uma directiva é um documento com uma indicação do sentido que deve seguir a legislação, não é a legislação per se.

Aliás, o que eu descobri muito rapidamente - dado que afinal a Europa anda toda feita maluca a discutir a carne de cavalo como se fosse o maior problema alimentar do mundo - é que abaixo de uma dada percentagem não há obrigação de informar sobre a origem da carne.

Decreto-Lei 560/99 (é o que transpos essa directiva para a legislação nacional...)

Registado: 15/4/2008 14:12

por tava3 » 21/2/2013 23:46

Com um bocado de sorte, os cavalos romenos pastaram no país vizinho e trazem 5 pernas. :)
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Blue Epsilon » 21/2/2013 23:39

Eu hoje comi uma dessas lasanhas!
Sim foi do Recheio que veio. Não fazia ideia deste problema..

Achei a lasanha bastante boa.
Curiosamente hoje de manhã tirei um dente do siso e realmente achei esquisito a minha dor de dentes ter passado assim como a inflamação ter desaparecido, uns 30min depois de ter comido a lasanha hoje ao jantar. Não admira, pois a lasanha continha um anti inflamatório para cavalos!

Just joking, my friends...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por mais_um » 21/2/2013 23:26

Lasanha de Carne da Marca Euroshopper -
Esclarecimento do Grupo Jerónimo Martins.

Na sequência de um comunicado emitido esta tarde pela ASAE, que tem suscitado várias dúvidas e pedidos de esclarecimento, vem o Grupo Jerónimo Martins clarificar o seguinte:

1. O produto Lasanha de Carne da marca EUROSHOPPER não é comercializado pela Companhia Pingo Doce, não se encontrando, pois, à venda nas lojas da cadeia;

2. A marca EUROSHOPPER não pertence ao Grupo Jerónimo Martins, não podendo ser confundida com nenhuma das nossas marcas próprias;

3. O produto Lasanha de carne da marca EUROSHOPPER encontrava-se à venda nas lojas do Recheio Cash&Carry até à notificação emitida pelo Sistema Comunitário de Alerta Rápido para Alimentação (RASFF) que referia a suspeita de fraude relativamente a Lasanha congelada de Carne de vaca, de França, processada no Luxemburgo com matéria-prima da Roménia, e distribuída em diversos mercados europeus, incluindo o português;

4. Com base na identificação do fornecedor constante da referida notificação, o Recheio procedeu de imediato, de forma totalmente voluntária, à recolha centralizada do produto, que deixou de estar à venda nas 38 lojas da cadeia;

5. O produto recolhido foi isolado nos dois principais armazéns de congelados do Grupo, tendo ficado aí bloqueado;

6. Foi nos nossos armazéns, e não em qualquer das nossas lojas, que a ASAE encontrou o produto em questão, uma vez que este já se encontrava retirado do circuito de comercialização por nossa iniciativa;

7. A segurança alimentar e a qualidade e correcção da informação constante na rotulagem dos produtos são prioridades fundamentais para as Companhias do Grupo Jerónimo Martins, quer nas nossas Marcas Próprias, quer quando estão em causa Marcas dos nossos fornecedores, pelo que, em quaisquer circunstâncias, estamos empenhados em colaborar activamente com todas as entidades e partes interessadas na preservação da Saúde Pública.

http://www.pingodoce.pt/pt/campanhas/no ... recimento/

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 21/2/2013 22:39

tavaverquenao2 Escreveu:Na lasanha não é do lombo que metem de certeza, ainda por cima carne moida, vai lá vai.

Se meterem vaca também não vai ser picanha. Além disso há pessoal que tem vacas como animal de estimação (a sério!).

Já para não falar que é tabu comer vaca na Índia...

A partir de agora, desculpem lá, mas lasagna só vegetariana. E rezem para que a ciência não descubra que os espinafres afinal têm um sistema nervoso central!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tava3 » 21/2/2013 22:33

Na lasanha não é do lombo que metem de certeza, ainda por cima carne moida, vai lá vai.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

Re: O provérbio

por BearManBull » 21/2/2013 22:21

ebalves Escreveu:O problema é que o provérbio diz "gato por lebre" e não "cavalo por boi".
Qualquer dia juntam sidra no vinho ou bagaço no whisky!!!

Hmmm acho que o mundo anda todo trocado eu nunca comi carne de cavalo mas pelo que me disseram é uma iguaria requintada, um bife de cavalo sai bem mais caro do que um de vaca neste caso o ditado devia ser: lebre por gato.

Registado: 15/2/2011 11:59

por Elias » 21/2/2013 22:13

Ulrich Escreveu:Para quem gosta de enchidos , recomendo enchidos curados de cavalo é fantástico, só provando.

Com a crise que atravessamos, não deve tardar muito até voltar a haver muita gente a comer sopas de cavalo cansado pela manhã 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 21/2/2013 22:11

finveste Escreveu:Isso é o que tu achas. Sabes lá.

Pois, tens razão, foi muito bem apanhada essa!

Mas eu continuo na mesma, para mim é igual ao litro...

A propósito de bichos de estimação, há galos garnizé bem giros!

Pronto, lá tinha eu de ir dar cabo do frango do churrasco, como se a ASAE já não tivesse mãos a medir...

8-)
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por richardj » 21/2/2013 22:09

já agora, para completar, a toxicidade de um elemento depende de espécie para espécie e também do tamanho do individuo.

Alias isso é matéria de Fisica - Quimica, ensinada em qualquer escola :lol:

Registado: 25/4/2011 22:36

por Ulrich » 21/2/2013 22:09

finveste Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Eu sempre estive familiarizado com o consumo da carne de cavalo, embora pessoalmente não costume comer.

Isso é o que tu achas. Sabes lá.

Para quem gosta de enchidos , recomendo enchidos curados de cavalo é fantástico, só provando.

Em Países do centro da Europa, o cavalo faz parte do leque normal de carnes consumidas.
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por fernandoinveste » 21/2/2013 22:06

MarcoAntonio Escreveu:O Homem come cavalo pelo menos desde o paleolítico. Actualmente são consumidos milhões de cavalo por ano.

Eu tenho cavalos desde pequeno e é um animal que me recuso a comer. Da mesma forma, o meu filho ficou escandalizado quando percebeu que se comem coelhos. Para ele é um animal de estimação.
Quando vou ao talho ou ao supermercado, espero comprar a carne que está indicada no rótulo não outra.

MarcoAntonio Escreveu:Eu sempre estive familiarizado com o consumo da carne de cavalo, embora pessoalmente não costume comer.

Isso é o que tu achas. Sabes lá.

Registado: 27/5/2011 15:57

por Ulrich » 21/2/2013 22:04

MarcoAntonio Escreveu:
Ulrich Escreveu:Eu adoro carne de cavalo, grelhada é um luxo.

Eu posso ficar com essas lasanhas... :lol:

Como um dos organizadores do Almoço do Caldeirão, já bastava o Carrancho a descozer-se, devias é estar caladinho como um rato!

(ai rato não, carago... ainda sai a Pata da lista do almoço)

:lol:

Nem me lembrei... :oh: ... :mrgreen:

Edito: gosto tanto de cavalo que esgotei o stock nacional...

...achas que está bem assim?
Salvador Dali

por richardj » 21/2/2013 22:01

lol eu só vejo a fraude, não existe nenhum problema com a carne de cavalo...

alias, já agora, quem gostar de experimentar comidas exoticas, tem de ir pelo menos uma vez ao fondue. Tem quase todo o tipo de carnes, literalmente.

http://restauranteofondue.pt/

Registado: 25/4/2011 22:36

por MarcoAntonio » 21/2/2013 21:57

Ulrich Escreveu:Eu adoro carne de cavalo, grelhada é um luxo.

Como um dos organizadores do Almoço do Caldeirão, já bastava o Carrancho a descozer-se, devias é estar caladinho como um rato!

(ai rato não, carago... ainda sai a Pata da lista do almoço)

:lol:
Imagem

Administrador Fórum

por Ulrich » 21/2/2013 21:49

Eu adoro carne de cavalo, grelhada é um luxo.

Salvador Dali

por Pata-Hari » 21/2/2013 21:44

Desde que não testem para carne de rato e de gato.... (A330, tu és nojento, pah! agora vou olhar para a carne toda com outros olhos! :? )
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Elias » 21/2/2013 21:10

MarcoAntonio Escreveu:A definição de produto tóxico é extremamente lata: o consumo de um produto tóxico pode ser ou pode não ser um problema. Existem diferentes tipos de toxicidade, sendo ainda que a forma de consumo ou quantidade envolvida pode ser totalmente relevante para estabelecer se existe perigo ou não.

Exacto. Um amigo meu costuma dizer que "não há produtos mortais, o que há são doses mortais".

O mesmo se poderá dizer substituindo "mortal" por "tóxico" na afirmação anterior.

O álcool pode ser tóxico ou até mortal se consumido em determinadas quantidades. O mesmo acontece com diversos alergénios. No limite, qualquer substância pode matar, se ingerida numa quantidade elevada, sendo que o valor letal varia de indivíduo para indivíduo.

por MarcoAntonio » 21/2/2013 20:56

joaopedroinvestidor Escreveu:O consumo de um produto tóxico não é um problema?

A definição de produto tóxico é extremamente lata: o consumo de um produto tóxico pode ser ou pode não ser um problema. Existem diferentes tipos de toxicidade, sendo ainda que a forma de consumo ou quantidade envolvida pode ser totalmente relevante para estabelecer se existe perigo ou não.

Mas como eu não disse uma coisa nem a outra no meu post, não percebo muito bem porque é que me estás a citar.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 21/2/2013 20:55

MarcoAntonio Escreveu:O Homem come cavalo pelo menos desde o paleolítico. Actualmente são consumidos milhões de cavalo por ano.
Eu sempre estive familiarizado com o consumo da carne de cavalo, embora pessoalmente não costume comer.

Estou meio estupefacto com o nível que isto atingiu, desconhecia que ia tamanha confusão pela Europa fora

A-330 Escreveu:Também não entendo tnta histeria por causa dos cavalos.

Tem a ver essencialmente com o facto de ser tabu comer carne de cavalo em certos países (nomeadamente no Reino Unido, que foi onde tudo isto começou).

por joaopedroinvestidor » 21/2/2013 20:49

MarcoAntonio Escreveu:Qual é o problema com a carne de cavalo? A única questão relevante na notícia é a existência de um produto qualquer alegadamente proibido.

O consumo de um produto proibido/tóxico não é um problema?

Registado: 4/5/2007 18:58

por MarcoAntonio » 21/2/2013 20:38

joaopedroinvestidor Escreveu:Se isto não é um caso de saúde pública....

Eu falo de várias coisas no post mas acabei por não perceber muito bem a qual estás a responder (se é que me estavas a citar para abordar um ponto específico do meu post).

Lion_Heart Escreveu:
Lista de Ingredientes. (...)

Lion, continuo na mesma. Vocês lêem as coisas antes de as colar aqui?
Imagem

Administrador Fórum

por A330-300 » 21/2/2013 20:38

Também não entendo tnta histeria por causa dos cavalos.

Agora que os descobriram terão que mudar de bicho.Com a quantidade de cães que andam a ser abandonados , a ver senão nos toca um caniche na lasagna.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Cem pt, Goldendust, iniciado1, luismsmonteiro1975, paulopereira.pp36.pp, silva_39 e 62 visitantes