Trend following: discussão de sistemas de trading
rsacramento Escreveu:VirtuaGod Escreveu:
Eu não sou trader (...) não sou investidor passivo (...) gosto de estar sempre investido (...) Não transacciono acções há anos
apenas fundos?
ETFs passivos. Só "podes" fazer isto convenientemente com classes de activos. És capaz de conseguir com acções mas isso não só é complicado pois precisas de imensa diversificação (o que equivale a comprar logo SPY) e é extremamente complicado de fazer backtest. Os teus resultados muito provavelmente vão ser contaminados por "survivorship bias"!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Re: Re
Elias Escreveu:A minha questão é: onde acaba o trend following e começa o countertrend?
Talvez ponha aqui um gráfico mais tarde, mas claro que isso é uma questão central... e está intimamente ligada ao horizonte temporal de cada um. No fundo acaba por ser trendfollowing de muuuuuuuuuuuuuuuuuuito longo prazo com contertrend de médio/longo prazo LOL
Mas para imaginares um sistema que reforce longos em S&P quando as acções caíram 1/3 ou 40% podes imaginar que são trades que demoram anos... Este século "ainda" só houve 2 oportunidades no S&P!! Nos anos 90 não há nada de relevante mas nos anos 80 compraria provavelmente em 1982 e 1987 depois do crash!! Isto é assim a olho, claro que um "verdadeiro" sistema provavelmente seria ajustado a volatilidade e entraria com um peso maior por exemplo em finais de 2008 e em 1987 depois do crash do que numa queda "normal" estilo 2000/2002 ou 1981/1982!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 24/2/2013 15:29, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:O que acham mais arriscado um sistema trend follower ou um sistema countertrend follower?? Acham que um sistema countertrend follower não tem mais risco e é por isso mais bem remunerado? Pessoalmente acho os sistemas countertrend followers muito mas muito mal explorados e dão uma rentabilidade muito superior a trendfollowing, mas têm mais risco e são bastante mais complicados de fazer!!
Podes explicitar o que entendes por coutertrend following?
De preferência com um gráfico.
A minha questão é: onde acaba o trend following e começa o countertrend?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Nem por isso. A questão é que é complicado fazer um sistema countertrend following e a minha visão é menos de trading mas mais de tactical asset alocation.
Eu não sou trader mas isso não impossibilidade maximizar a minha rentabilidade pois não sou investidor passivo. Counter trend é muito inexplorado e basicamente muito mal feito exactamente por não vejo ng a levar as coisas da forma que eu gostaria de ver. Não digo que a minha forma é melhor. Long Term Trendfollowing é definitivamente uma das melhores formas de se ganhar $ mas é demasiado tardio... Não tenho o software para testar ainda mas gostaria de saber o aumento de rentabilidade de um sistema que estivesse sempre investido em SPY (a minha forma de investir é estar constantemente investido mas ajustasse dinamicamente a alocação e por exemplo aumentasse a exposição quando SPY teve um drawdown de 50% ou ajustado à volatilidade por exemplo).
A pessoas pensam muito num sistema IN or OUT. Nunca vi (acho que) um verdadeiro sistema de alocação dinâmica de pesos nos investimentos baseado em counter trend e acho que isso pode ser bastante proveitoso. Mas dentro de sistemas de counter trend puros como os que mostras teria de fazer muitos testes e sim, não sei se seriam melhores do que os de trendfollowing.
De uma forma geral nem discordo de "no geral estamos de acordo sobre a arma mais adequada para ganhar dinheiro nos mercados: adotar um sistema de “trading” baseado no seguimento da tendência dominante. " discordo sim de duas coisas:
- Sistemas in e out a 100%, como disse gosto de estar sempre investido;
- O pequeno horizonte temporal da maioria dos traders. Acho que quanto maior o horizonte temporal mais fácil é ganhar dinheiro...
P.S.- Não transacciono acções há anos, este sistema provavelmente só seria viável em classes de activos e investindo em SPY, GLD, IEF etc, não em acções individuais...
Eu não sou trader mas isso não impossibilidade maximizar a minha rentabilidade pois não sou investidor passivo. Counter trend é muito inexplorado e basicamente muito mal feito exactamente por não vejo ng a levar as coisas da forma que eu gostaria de ver. Não digo que a minha forma é melhor. Long Term Trendfollowing é definitivamente uma das melhores formas de se ganhar $ mas é demasiado tardio... Não tenho o software para testar ainda mas gostaria de saber o aumento de rentabilidade de um sistema que estivesse sempre investido em SPY (a minha forma de investir é estar constantemente investido mas ajustasse dinamicamente a alocação e por exemplo aumentasse a exposição quando SPY teve um drawdown de 50% ou ajustado à volatilidade por exemplo).
A pessoas pensam muito num sistema IN or OUT. Nunca vi (acho que) um verdadeiro sistema de alocação dinâmica de pesos nos investimentos baseado em counter trend e acho que isso pode ser bastante proveitoso. Mas dentro de sistemas de counter trend puros como os que mostras teria de fazer muitos testes e sim, não sei se seriam melhores do que os de trendfollowing.
De uma forma geral nem discordo de "no geral estamos de acordo sobre a arma mais adequada para ganhar dinheiro nos mercados: adotar um sistema de “trading” baseado no seguimento da tendência dominante. " discordo sim de duas coisas:
- Sistemas in e out a 100%, como disse gosto de estar sempre investido;
- O pequeno horizonte temporal da maioria dos traders. Acho que quanto maior o horizonte temporal mais fácil é ganhar dinheiro...
P.S.- Não transacciono acções há anos, este sistema provavelmente só seria viável em classes de activos e investindo em SPY, GLD, IEF etc, não em acções individuais...
revês-te nestas ideias?
(http://www.traderslaboratory.com/forums/markets/14815-trading-trend-following-vs-counter-trend.html),
ou
(http://www.istockanalyst.com/finance/story/6143148/analysis-of-three-etf-counter-trend-trading-strategies)
"counter-trend" strategies revolve around taking advantage of perceived "excesses" in the directional move of a trend, looking to capture the retracements toward some form of "median" or "support/resistance" area
(http://www.traderslaboratory.com/forums/markets/14815-trading-trend-following-vs-counter-trend.html),
ou
Most known counter-trend trading systems attempt to capture profits from corrections generated by overbought markets on an uptrend, by establishing short positions, or by oversold markets on a downtrend, by establishing long positions.
(http://www.istockanalyst.com/finance/story/6143148/analysis-of-three-etf-counter-trend-trading-strategies)
rsacramento Escreveu:Cem pt Escreveu:no geral estamos de acordo sobre a arma mais adequada para ganhar dinheiro nos mercados: adotar um sistema de “trading” baseado no seguimento da tendência dominante.
de acordo
O que acham mais arriscado um sistema trend follower ou um sistema countertrend follower?? Acham que um sistema countertrend follower não tem mais risco e é por isso mais bem remunerado? Pessoalmente acho os sistemas countertrend followers muito mas muito mal explorados e dão uma rentabilidade muito superior a trendfollowing, mas têm mais risco e são bastante mais complicados de fazer!!
concordo em muito daquilo que o semStops vem afirmar:
de acordo
de acordo
de acordo
depende da ambição de cada um, para além das suas capacidades criativas
de acordo
Cem pt Escreveu:no geral estamos de acordo sobre a arma mais adequada para ganhar dinheiro nos mercados: adotar um sistema de “trading” baseado no seguimento da tendência dominante.
de acordo
Cem pt Escreveu:Também concordo que a taxa de sucesso não será certamente a melhor forma de aferir se um determinado método é bom ou não
de acordo
Cem pt Escreveu:Em relação à diversificação entramos já no campo do “money management” na suavização do risco associado à carteira e não propriamente no âmago do sistema de trading com os seus sinais de entrada e saída.
de acordo
Cem pt Escreveu:O tema que mais discordo deste autor do “Book” é partir do princípio genérico de que qualquer sistema de “trend following” serve para ganhar dinheiro.
depende da ambição de cada um, para além das suas capacidades criativas
Cem pt Escreveu:Sendo um facto de que se trata da única forma credível de obter retornos positivos para quem se dedica a esta atividade, a verdade é de que há sistemas e sistemas!
de acordo
Re
Estimado Kicohiba:
Não quero levantar qualquer polémica sobre este tema, muito menos contigo, no geral estamos de acordo sobre a arma mais adequada para ganhar dinheiro nos mercados: adotar um sistema de “trading” baseado no seguimento da tendência dominante.
Também concordo que a taxa de sucesso não será certamente a melhor forma de aferir se um determinado método é bom ou não, preferiria muito mais ouvir falar em rácios “Profit / Loss” (total dos ganhos obtidos / total das perdas obtidas), sendo um excelente sistema aquele que conseguir obter neste fator um valor preferencialmente acima dos 2,5.
Uma vez efetuei curiosamente um apanhado típico de sistemas do tipo “trend following”, numa gama muito variada de ativos, que colecionei ao longo dos anos e verifiquei que a média da taxa de sucesso obtida em “backtests” rondava os 42%, por isso nada me custa aceitar que um bom método seguidor de tendências tem de ter associado o princípio de que vamos perder mais “trades” do que aquelas que ganhamos, o segredo está de facto em artilhar a “coisa” de forma que a média dos ganhos seja francamente superior à média das perdas, confirmando o teu último ponto que focaste que é evidentemente inatacável e a única forma que conheço de ganhar dinheiro neste mundo louco da especulação.
Em relação à diversificação entramos já no campo do “money management” na suavização do risco associado à carteira e não propriamente no âmago do sistema de trading com os seus sinais de entrada e saída.
O tema é sem dúvida importante e está muito relacionado com a alavancagem a imprimir ou com o “position size” permitido ou otimizado a adotar para tentar obter o maior retorno com o menor risco associado.
Mas, repito, afasta-se do campo de atuação do sistema de “trading” propriamente dito, aliás há muito similaridade com o método dos “Turtles” em que, de acordo com as correlações de evolução dos diferentes ativos assim se poderia alocar maior número de contratos em futuros a uma carteira à medida que uma correlação conjunta de ativos de carteira se aproxime do zero (ativos pouco correlacionados), colocando o “trader” em posição mais confortável para poder arriscar uma maior quantidade de capital ao conjunto uma vez que o risco de perdas se esbate face ao entrecruzar de ativos com comportamentos diferenciados.
Curiosamente do método dos “Turtles” a parte que mais me interessou e que na realidade estava mais na génese dos seus bons resultados históricos e da sua fama, colocando o Richard Dennis como lenda do trading nos USA, era precisamente a parte do “sizing” do “money management” em cada classe de ativos porque as regras do sistema de trading deixaram de ser segredo, elas eram e são na realidade o que costumas praticar através dum sistema do tipo “breakout”.
O tema que mais discordo deste autor do “Book” é partir do princípio genérico de que qualquer sistema de “trend following” serve para ganhar dinheiro.
Sendo um facto de que se trata da única forma credível de obter retornos positivos para quem se dedica a esta atividade, a verdade é de que há sistemas e sistemas!
Se por exemplo comparares um sistema tendencial baseado em médias móveis com outro sistema tendencial baseado por exemplo em acelerações de volatilidade obténs em testes efetuados em qualquer ativo diferenças de rentabilidades médias comparativas de quase 1 para 2 ou mesmo 1 para 3 com riscos de drawdowns semelhantes.
Evidentemente que se começares com um sistema que te possa gerar um retorno médio anual de 15% (1.000 € ao fim de 20 anos representam 16.367 €) e o comparares com outro que obtenha uma rentabilidade anualizada média de 30% (1.000 € iniciais ao fim de 20 anos representam 190.050 €) ao fim dos mesmos 20 anos o segundo gera-te um capital obtido 11,6 vezes superior ao primeiro, o que é uma diferença substancial.
É engraçado que quando comecei na Bolsa houve alguém que me disse que seguir a tendência nos gráficos era uma forma segura de ganhar dinheiro.
Nessa altura perguntei-lhe: “Então como é que definimos uma tendência no gráfico?”
Resposta: “Basta olhar para as cotações, se a do extremo do lado direito estiver mais alta do que a do início do lado esquerdo a tendência é para cima, se for ao contrário é para baixo”!
Ora, por aquilo que li em relação à forma displicente com que trata a questão importante sobre as melhores formas de comprar e vender, os sinais de entrada e saída dum sistema de “trading”, o Clenow, sem desprimor para as suas qualidades de gestor de carteiras, não me parece que ande muito longe desse meu amigo, ou seja, pode ganhar dinheiro mas não se preocupa muito em otimizar ou acelerar ainda mais as rentabilidades potenciais duma carteira a longo prazo.
Não quero levantar qualquer polémica sobre este tema, muito menos contigo, no geral estamos de acordo sobre a arma mais adequada para ganhar dinheiro nos mercados: adotar um sistema de “trading” baseado no seguimento da tendência dominante.
Também concordo que a taxa de sucesso não será certamente a melhor forma de aferir se um determinado método é bom ou não, preferiria muito mais ouvir falar em rácios “Profit / Loss” (total dos ganhos obtidos / total das perdas obtidas), sendo um excelente sistema aquele que conseguir obter neste fator um valor preferencialmente acima dos 2,5.
Uma vez efetuei curiosamente um apanhado típico de sistemas do tipo “trend following”, numa gama muito variada de ativos, que colecionei ao longo dos anos e verifiquei que a média da taxa de sucesso obtida em “backtests” rondava os 42%, por isso nada me custa aceitar que um bom método seguidor de tendências tem de ter associado o princípio de que vamos perder mais “trades” do que aquelas que ganhamos, o segredo está de facto em artilhar a “coisa” de forma que a média dos ganhos seja francamente superior à média das perdas, confirmando o teu último ponto que focaste que é evidentemente inatacável e a única forma que conheço de ganhar dinheiro neste mundo louco da especulação.
Em relação à diversificação entramos já no campo do “money management” na suavização do risco associado à carteira e não propriamente no âmago do sistema de trading com os seus sinais de entrada e saída.
O tema é sem dúvida importante e está muito relacionado com a alavancagem a imprimir ou com o “position size” permitido ou otimizado a adotar para tentar obter o maior retorno com o menor risco associado.
Mas, repito, afasta-se do campo de atuação do sistema de “trading” propriamente dito, aliás há muito similaridade com o método dos “Turtles” em que, de acordo com as correlações de evolução dos diferentes ativos assim se poderia alocar maior número de contratos em futuros a uma carteira à medida que uma correlação conjunta de ativos de carteira se aproxime do zero (ativos pouco correlacionados), colocando o “trader” em posição mais confortável para poder arriscar uma maior quantidade de capital ao conjunto uma vez que o risco de perdas se esbate face ao entrecruzar de ativos com comportamentos diferenciados.
Curiosamente do método dos “Turtles” a parte que mais me interessou e que na realidade estava mais na génese dos seus bons resultados históricos e da sua fama, colocando o Richard Dennis como lenda do trading nos USA, era precisamente a parte do “sizing” do “money management” em cada classe de ativos porque as regras do sistema de trading deixaram de ser segredo, elas eram e são na realidade o que costumas praticar através dum sistema do tipo “breakout”.
O tema que mais discordo deste autor do “Book” é partir do princípio genérico de que qualquer sistema de “trend following” serve para ganhar dinheiro.
Sendo um facto de que se trata da única forma credível de obter retornos positivos para quem se dedica a esta atividade, a verdade é de que há sistemas e sistemas!
Se por exemplo comparares um sistema tendencial baseado em médias móveis com outro sistema tendencial baseado por exemplo em acelerações de volatilidade obténs em testes efetuados em qualquer ativo diferenças de rentabilidades médias comparativas de quase 1 para 2 ou mesmo 1 para 3 com riscos de drawdowns semelhantes.
Evidentemente que se começares com um sistema que te possa gerar um retorno médio anual de 15% (1.000 € ao fim de 20 anos representam 16.367 €) e o comparares com outro que obtenha uma rentabilidade anualizada média de 30% (1.000 € iniciais ao fim de 20 anos representam 190.050 €) ao fim dos mesmos 20 anos o segundo gera-te um capital obtido 11,6 vezes superior ao primeiro, o que é uma diferença substancial.
É engraçado que quando comecei na Bolsa houve alguém que me disse que seguir a tendência nos gráficos era uma forma segura de ganhar dinheiro.
Nessa altura perguntei-lhe: “Então como é que definimos uma tendência no gráfico?”
Resposta: “Basta olhar para as cotações, se a do extremo do lado direito estiver mais alta do que a do início do lado esquerdo a tendência é para cima, se for ao contrário é para baixo”!
Ora, por aquilo que li em relação à forma displicente com que trata a questão importante sobre as melhores formas de comprar e vender, os sinais de entrada e saída dum sistema de “trading”, o Clenow, sem desprimor para as suas qualidades de gestor de carteiras, não me parece que ande muito longe desse meu amigo, ou seja, pode ganhar dinheiro mas não se preocupa muito em otimizar ou acelerar ainda mais as rentabilidades potenciais duma carteira a longo prazo.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Cem pt Escreveu:Caros Quico e Luís:
Sim, li tudo, aliás já tinha referido que não fazia muito sentido adotar um método que só garante 30% de taxa de sucesso (ou 70% de negócios perdedores / negócios totais).
Caro cem:
De tudo o que li, e de todas as experiências (backtests) que fiz - não sendo muitas, também não foram poucas -, conclui que métodos que garantem 60%,70% ou até 90% de taxa de acerto apresentam sempre as seguintes características:

Sendo a intenção do TF adoptar uma estratégia constante na gestão de um fundo, ao longo de muitos anos, em vários activos, não se pode esperar que o que quer que se defina como regra de entrada e de saída tenha uma taxa de acerto muito elevada. Daí que a rentabilidade seja procurada por via de:

E, deixa-me que te diga que a "percentagem de acerto" é um critério extremamente "overrated"!
Só a título de exemplo, basta comparar os resultados deste "seu criado" aqui com estes outros aqui.

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
luissm Escreveu:Quico,
Parece que estávamos a fazer a mesma coisa quase ao mesmo tempo
Pois!

frugal Escreveu:Cem, é realmente non sense.
Quico, porquê o melhor livro?
Como disse ainda estou a começar a ler. Espero não estar a enfiar um barrete, mas daquilo que estive a folhear até agora, parece-me que é o melhor que me passou pelas mãos.
Porquê? Ao contrario dos mais "aclamados" sobre o assunto (os do Covel ou o "The Way of the Turtle" do Faith), este parece debruçar-se sobre todos os aspectos e detalhes deste tipo de estratégia (que não se limita a ser um conjunto de regras de quando comprar e quando vender). Debruça-se sem dizer generalidades ou banalidades - como em 90% do que escreve o Covel - mas esmiuçando, analisando e quantificando todos tópicos que há para debater (ou pelo menos "todos"... os que me ocorrem) . Apresenta resultados concretos e discute-os (está cheio de gráficos e tabelas que parecem muito interessantes, mesmo para quem está a folhear).
Sinceramente, para quem já meteu as mãos "na massa" e foi fazendo asneiras, juntando dúvidas e ideias sobre este assunto, este livro parece-me que cai que nem ginjas.
Mas isto é só... IMHO!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Re
Caros Quico e Luís:
Sim, li tudo, aliás já tinha referido que não fazia muito sentido adotar um método que só garante 30% de taxa de sucesso (ou 70% de negócios perdedores / negócios totais).
Sinceramente nos resumos de todas as transcrições do autor a parte que mais concordo, embora não na totalidade como já referi, é precisamente a parte que o Clenow considera um "nonsense".
Nas outras passagens obviamente que há pontos aceitáveis mas tenho muitas mais reservas em aceitar a maioria ou muitas das suas afirmações.
No entanto há que respeitar quem escreve e quem concorda, se todos víssemos e interpretássemos o que nos rodeia de forma igual este mundo não tinha piada!
Sinceramente nos resumos de todas as transcrições do autor a parte que mais concordo, embora não na totalidade como já referi, é precisamente a parte que o Clenow considera um "nonsense".
Nas outras passagens obviamente que há pontos aceitáveis mas tenho muitas mais reservas em aceitar a maioria ou muitas das suas afirmações.
No entanto há que respeitar quem escreve e quem concorda, se todos víssemos e interpretássemos o que nos rodeia de forma igual este mundo não tinha piada!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Caro Cem,
Repara que esse texto que transcreveste refere-se ao que o autor considera da sabedoria convencional sobre Trend Following i.e. o que a generalidade das pessoas acha que é Trend Following.
Daí referir que não tem qualquer sentido.
De seguida contrapõe com o que entende por Trend Following.
Transcrevo a totalidade do texto.
Repara que esse texto que transcreveste refere-se ao que o autor considera da sabedoria convencional sobre Trend Following i.e. o que a generalidade das pessoas acha que é Trend Following.
Daí referir que não tem qualquer sentido.
De seguida contrapõe com o que entende por Trend Following.
Transcrevo a totalidade do texto.
The Book – Following the Trend by Andreas F. Clenow
When was the last time you read a trading book written by a real hedge fund manager? Did that book give you any details on actual trading methods?
Think back to the last few trading books you read. Were they written by professional authors, bloggers and lecturers? If they were, they were likely better written than mine. They were probably more entertaining and offered easier solutions and quicker gains.
I don’t deal in wishful thinking. I don’t sell trading systems. I manage institutional money. I trade for a living. My point of view will probably be very different from the other trading books you might have read.
Following the Trend is a book for professionals or those determined to become professionals. I will take you on a ride through my world. The world of large scale systematic, trend following futures trading. Some of this world is excellent. Some is a complete nightmare. My book will show all of this without bias.
You will get all trading rules. Yes, no additional rules will be for sale on this website. I’ll give you a robust set of rules strong enough to be used as they are. Then I’ll point you in the right direction for how to develop this further on your own.
Conventional Wisdom About Trend Following
Trend following is all about finding the right indicators. You need to carefully experiment with variations of oscillators and moving average lines. Finding the right settings are key. The best thing is to invent your own indicators and settings.
Trend following trading systems are extremely complex. You should have a Ph.D. in physics of mathematics. If you don’t have this, you are better off buying a system from an author or blogger. A few thousand bucks should do it.
The entry and exit rules are critical. Spend all your time developing the exact entry and exit criteria. Use the optimizer in your back testing software for this. Or pay a blogger to help you.
You can do professional trend following on just a few instruments. All you need is to trade the Nasdaq or the S&P. They are big and liquid, so you don’t need anything else.
Trend following on individual stocks works great in up and down markets. As long as you have the right indicators.
Once you have a great trading system, everything is really easy. Just follow the signals. Take the trade once per day and hang out on the beach the rest of the time. The money will be rolling in.
Everything in this section is complete nonsense. Except this paragraph.
The Reality about Trend Following
Buy and sell rules are almost irrelevant. There are not a whole lot of different ways that trend following can be done. The exact method or indicator you use does not have a big impact.
Constructing a robust trend following trading system is not terribly difficult. People who tell you that this is the hard part either didn’t understand or want to sell you their trading systems.
The key part of professional trend following is diversification. Trade all asset classes and plenty of markets in each. Trade live stock. Trade lumber. Trade soybeans. Trade the Bund. Trade platinum. Trade natural gas. Trade everything. At the same time.
The biggest single factor for your bottom line is your asset mix. How you chose your asset classes and markets is the key decision point.
It’s very far from easy to trade trend following managed futures. You will lose on up to 70% of all trades. Often you will have big losses. The day to day volatility can be severe at times. Sometimes you get periods of a year or more when you just keep losing.
If you don’t properly understand the nature of trend following you will not succeed. It doesn’t matter how good your trading system is. Unless you are fully prepared for how it behaves on a daily basis you don’t stand a chance.
Buy and Hold is for Consumers
Learn to overcome these problems and you will have a big profit potential. Outperforming the equity indexes are easy. Outperforming mutual funds is even easier. What people fail to realize is that the reward to risk ratio on equity indexes is horrible. Beating them is no feat. We are shooting much higher.
In the 22 years from 1990 to 2011 MSCI World Total Return gave an annualized return of 4.7%. The largest drawdown it saw was 54%. That means that at the worst point you had lost over 11 years of normal performance. But the equity market always goes up in the long run. Right?
During the same period the core strategy presented in the book gained 17.9% annualized. It had a maximum loss of 20%.
Learn proper trend following. The professional way. Your reward will be very high annual compound returns at very acceptable drawdowns. It will not be easy. It will not be quick. But it will be profitable.
Don’t Just Follow the Trend – Follow the Pros
Are you impressed by the big CTA hedge funds? The ones managing hundreds of millions showing big positive returns during bull and bear markets? They are extremely secretive about what they do and how they trade. Can you keep a secret? I can tell you what they do. And I can prove it.
I will show you how to reverse engineer these funds. They are trend followers and there are not many ways to do that. They all look different but they are in fact the same. Take one robust trend following trading strategy. Just one. Doesn’t matter which one as long as it is reasonably robust. Then vary asset mix, time frame or risk factor. Just these three variables. This is enough to replicate most large CTA funds with correlations of up to 0.85.
Do you want to know how all this is done?
Editado pela última vez por LUISSM3 em 20/2/2013 23:08, num total de 1 vez.
Bons Ventos,
SW
SW
Convém ler o ponto e o contraponto.
Concordando ou não com a segunda parte (por oposição à primeira - e eu revejo-me mais na segunda), é esse o ponto de vista do autor.

Trend Following Myths
Trend following is all about finding the right indicators. You need to carefully experiment with variations of oscillators and moving average lines. Finding the right settings are key. The best thing is to invent your own indicators and settings.
Trend following trading systems are extremely complex. You should have a Ph.D. in physics of mathematics. If you don’t have this, you are better off buying a system from an author or blogger. A few thousand bucks should do it.
The entry and exit rules are critical. Spend all your time developing the exact entry and exit criteria. Use the optimizer in your back testing software for this. Or pay a blogger to help you.
You can do professional trend following on just a few instruments. All you need is to trade the Nasdaq or the S&P. They are big and liquid, so you don’t need anything else.
Trend following on individual stocks works great in up and down markets. As long as you have the right indicators.
Once you have a great trading system, everything is really easy. Just follow the signals. Take the trade once per day and hang out on the beach the rest of the time. The money will be rolling in.
The Reality about Trend Following
The Key To Trend Following
Buy and sell rules are almost irrelevant. There are not a whole lot of different ways that trend following can be done. The exact method or indicator you use does not have a big impact.
Constructing a robust trend following trading system is not terribly difficult. People who tell you that this is the hard part either didn’t understand or want to sell you their trading systems.
The key part of professional trend following is diversification. Trade all asset classes and plenty of markets in each. Trade live stock. Trade lumber. Trade soybeans. Trade the Bund. Trade platinum. Trade natural gas. Trade everything. At the same time.
The biggest single factor for your bottom line is your asset mix. How you chose your asset classes and markets is the key decision point.
It’s very far from easy to trade trend following managed futures. You will lose on up to 70% of all trades. Often you will have big losses. The day to day volatility can be severe at times. Sometimes you get periods of a year or more when you just keep losing.
If you don’t properly understand the nature of trend following you will not succeed. It doesn’t matter how good your trading system is. Unless you are fully prepared for how it behaves on a daily basis you don’t stand a chance.
Concordando ou não com a segunda parte (por oposição à primeira - e eu revejo-me mais na segunda), é esse o ponto de vista do autor.
Re
Caro Quico:
Estive agora a dar uma vista de olhos à apresentação do "The Book" e deparo-me com esta sequência escrita pelo autor, tendo sido minha responsabilidade colocar o último parágrafo a "bold":
"
"
Uma vez que grande parte do que atrás é dito no texto eu consigo aderir com alguma facilidade, exceto na parte dos PhD porque qualquer um pode programar com algum treino e facilidade, não entendo porque raio o autor não acredita em nenhum daqueles parágrafos, acrescentando depois que o seu sistema de "trend following" perde dinheiro em 70% das trades, no mínimo temos aqui algo bizarro!
Estive agora a dar uma vista de olhos à apresentação do "The Book" e deparo-me com esta sequência escrita pelo autor, tendo sido minha responsabilidade colocar o último parágrafo a "bold":
"
"
Uma vez que grande parte do que atrás é dito no texto eu consigo aderir com alguma facilidade, exceto na parte dos PhD porque qualquer um pode programar com algum treino e facilidade, não entendo porque raio o autor não acredita em nenhum daqueles parágrafos, acrescentando depois que o seu sistema de "trend following" perde dinheiro em 70% das trades, no mínimo temos aqui algo bizarro!
Só para dizer que este deve ser o melhor livro (ou talvez "o livro") sobre trend following. Ainda só passei os olhos e li umas páginas, mas parece-me realmente um trabalho completo e sério sobre a coisa. Os do Covel e Faith são mais para "doutrinar as massas", e propagandear os respectivos cursos/software.
http://www.followingthetrend.com/the-book/

http://www.followingthetrend.com/the-book/
Caro Elias,
Muito obrigado. Como não sabia o ticker correcto, ou seja, fazia um search pelo nome, ia sempre apanhar cotações que n tem nada a ver com a a acção.
Obrigado mais uma vez.
Abraço
Muito obrigado. Como não sabia o ticker correcto, ou seja, fazia um search pelo nome, ia sempre apanhar cotações que n tem nada a ver com a a acção.

Obrigado mais uma vez.
Abraço
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.
- Registado: 15/1/2009 15:14
defst0ned Escreveu:ò pessoal, eu sei que este não deverá ser o sitio certo para estar a perguntar isto, mas , onde é que eu posso fazer o download do histórico das cotações do PSI20? Na yahoo finance só consigo de acções americanas..
defst0ned,
Eu sempre fiz o download no Y! Finance, sem problemas.
Tens é de colocar o ticker correcto, que no caso das acções tugas termina em "ponto LS".
Exemplo de link com o histórico das cotações da EDP:
http://finance.yahoo.com/q/hp?s=EDP.LS+ ... cal+Prices
ò pessoal, eu sei que este não deverá ser o sitio certo para estar a perguntar isto, mas , onde é que eu posso fazer o download do histórico das cotações do PSI20? Na yahoo finance só consigo de acções americanas..
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.
- Registado: 15/1/2009 15:14
Re: Alpha Quest
Quico Escreveu:Não. Eu já disse que embirro com médias móveis
O Braga de Matos diz no seu livro que alguns investidores lhes chamam "merdas móveis"

Re: Alpha Quest
Cem pt Escreveu:Amigo Cohiba:
Face ao estudo da Alpha Quest CTA, diga-se em abono da verdade bem elaborado e bastante completo face aos 2 métodos de trading alternativos estudados, vais passar a pôr de lado o teu método de breakout em favor da ultrapassagem das MM 10x100?
Abraço.
Não. Eu já disse que embirro com médias móveis (excepção talvez para as MM adaptativas de Kaufmann).
Há algo de "morcão" naquelas minhocas dos gráficos. Um activo pode estar a disparar sem olhar para trás, ou a cair às profundezas dos infernos e elas só vão dar sinal quando já estiver tudo em pantanas.

Alpha Quest
Amigo Cohiba:
Face ao estudo da Alpha Quest CTA, diga-se em abono da verdade bem elaborado e bastante completo face aos 2 métodos de trading alternativos estudados, vais passar a pôr de lado o teu método de breakout em favor da ultrapassagem das MM 10x100?
Abraço.
Abraço.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, cali010201, fred2008 , Goya777, OCTAMA, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA, zorro2009 e 117 visitantes