Finanças & Fundos de Investimento
VirtuaGod Escreveu:Luis19 Escreveu:Alguém conhece algum tipo de informação que compare a rentabilidade (e volatilidade) das seguintes estratégias:
- asset allocation com rebalanceamento anual;
vs.
- estratégia em que apenas se compra os fundos de investimento que tiveram rentabilidade negativa num determinado ano;
vs.
- estratégia em que se reforçam anualmente todos os fundos de investimento, independentemente da sua rentabilidade.
Isso com dados dos fundos/ETF's e software de backtest. Ou à pata no excel![]()
Mas se alguém conhecer tb apreciava estes dados
Ainda só tive tempo de testar em excel em 2 fundos de investimento a estratégia de compra quando a rentabilidade é negativa e a estratégia de reforço independentemente da rentabilidade e os resultados a longo prazo parecem-me interessantes...só que em excel dá uma grande trabalheira...
Para além disso se houvesse algum paper publicado já dava para ver se os resultados que obtive eram minimamente parecidos...
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
- Registado: 4/12/2007 16:30
fcpfc Escreveu:fcpfc Escreveu:VIXIUM Escreveu:VIXIUM Escreveu:fcpfc Escreveu:Alguem aqui que tenha subscrito fundos atraves do Big, já reparou que eles têm sempre a cotação desajustada ou seja apesar de eles porem a data de hoje da cotação sabemos que a mesma se refere ao dia de ontem, visto que as mesmas são actualizadas no final do dia mas mesmo assim a cotação apresentada no Big não é igual a da Morningstar ou mesmo do Best como exemplo temos os fundos LU0294221253 e LU0106235707 que no Big está 19,24 e 16,80 respectivamente e na Morningstar 19,27 e 16,81.Não é um pouco de falta de profissionalismo não terem as cotações actualizadas ?
Boa tarde
Tenho no BIG sim. O que sei é que a cotação a 25 de Janeiro é a de 24. Mas isso acontece sempre e em todos os bancos - trabalho com 4 diferentes por razões muito diferentes, entre risco e acomodação - é assim. Ainda hoje a cotação não é a de 25. Só na madrugada de 26 ou mesmo no decorrer de 26 terás a cotação de 25. Não sei se é isto que perguntas...
Obrigado.
VIXIUM
Atenção que me parece que de 23 para 24 há um erro na Morningstar. Publicaram as taxas mas esqueceram-se de actualizar os valores que, a 24, são iguais aos de 23. Talvez o problema venha daí uma vez que no BIG tenho ideia que a ligação à cotação é directa à da Morningstar. Já viste na Bloomberg?
Obrigado
VIXIUM
O erro é mesmo do Big, visto que peguei em varios fundos aleatoriamente e vi que todos eles estavam com a cotação diferente em relação á Morningstar e da propria pagina da entidade gestora que era igual á da Morningstar, e pegando na percentagem da valorização ou desvalorização diaria e calculando sobre a cotação do Big vai dár a cotação da Morningstar, logo as cotações do Big são referentes ao dia 23 de Janeiro.Porreiro
Mais uma vez o Big atrasado, no fundo LU0294221253 a cotação apresentada no Big é 19,24 e na realidade é de 19,28, começo a pensar que estes erros nas cotações não são lapsos mas sim o banco a crer ganhar aquando do resgate e a ficar com a diferença entre o valor real e o valor apresentado por eles.
É mesmo ineficiência na atualização do site. Garanto-te que na compra e venda os preços e prazos estão certíssimos (pelo menos eram certíssimos em 2008/2009/2010/2011, já que atualmente tenho os meus fundos no BEST).
fcpfc Escreveu:VIXIUM Escreveu:VIXIUM Escreveu:fcpfc Escreveu:Alguem aqui que tenha subscrito fundos atraves do Big, já reparou que eles têm sempre a cotação desajustada ou seja apesar de eles porem a data de hoje da cotação sabemos que a mesma se refere ao dia de ontem, visto que as mesmas são actualizadas no final do dia mas mesmo assim a cotação apresentada no Big não é igual a da Morningstar ou mesmo do Best como exemplo temos os fundos LU0294221253 e LU0106235707 que no Big está 19,24 e 16,80 respectivamente e na Morningstar 19,27 e 16,81.Não é um pouco de falta de profissionalismo não terem as cotações actualizadas ?
Boa tarde
Tenho no BIG sim. O que sei é que a cotação a 25 de Janeiro é a de 24. Mas isso acontece sempre e em todos os bancos - trabalho com 4 diferentes por razões muito diferentes, entre risco e acomodação - é assim. Ainda hoje a cotação não é a de 25. Só na madrugada de 26 ou mesmo no decorrer de 26 terás a cotação de 25. Não sei se é isto que perguntas...
Obrigado.
VIXIUM
Atenção que me parece que de 23 para 24 há um erro na Morningstar. Publicaram as taxas mas esqueceram-se de actualizar os valores que, a 24, são iguais aos de 23. Talvez o problema venha daí uma vez que no BIG tenho ideia que a ligação à cotação é directa à da Morningstar. Já viste na Bloomberg?
Obrigado
VIXIUM
O erro é mesmo do Big, visto que peguei em varios fundos aleatoriamente e vi que todos eles estavam com a cotação diferente em relação á Morningstar e da propria pagina da entidade gestora que era igual á da Morningstar, e pegando na percentagem da valorização ou desvalorização diaria e calculando sobre a cotação do Big vai dár a cotação da Morningstar, logo as cotações do Big são referentes ao dia 23 de Janeiro.Porreiro
Mais uma vez o Big atrasado, no fundo LU0294221253 a cotação apresentada no Big é 19,24 e na realidade é de 19,28, começo a pensar que estes erros nas cotações não são lapsos mas sim o banco a crer ganhar aquando do resgate e a ficar com a diferença entre o valor real e o valor apresentado por eles.

- Registado: 27/9/2011 10:22
VirtuaGod Escreveu:VIXIUMSe ganhas dinheiro com trading continua. Desde que se ganhe dinheiro por mim. Eu como só perdia dinheiro em trading acabei por desistir. Está provado que a maioria das pessoas perde dinheiro com trading, por isso digo que para a maioria das pessoas mais vale estar quieta e invetir em vez de andar a comprar e vender.
Tb não sou uma pessoa que só vê para um lado. Nos mercados há inumeras formas de fazer dinheiro. Esta é a minha :-)Legendz Escreveu:Ainda estamos em período de correcção?
VG
Digo-te que ganhei como te digo que perdi. Ele existem os dois lados. Talvez por ter cada vez menos paciência para o trading com resultados que não considero maus mas aquém do trabalho que me deram eu me tenha voltado mais para o investimento. E tu sem dúvida ajudaste-me a identificar uma área e um conjunto de aspectos que nunca quis reconhecer e nem queria ouvir falar deles pois achava-os «menores». Apenas espero que assim continues.
Obrigado.
VIXIUM
Questão de 1 milhão de dólares:mrgreen:Legendz Escreveu: Estou a aguardar a melhor altura para constituir uma carteira para um familiar, mas estou hesitante em quando entrar.
Sem querer parecer presunçoso, e é honestamente uma questão que gostaria que me respondesses pois tenho um amor por psicologia de investimento quase tão grande como por asset allocation. Quando é a melhor altura para entrar? Quando os Pimco fizerem novos máximos?
- Registado: 21/10/2012 19:07
VirtuaGod Escreveu:Legendz Escreveu:Pelo contrário! Eu estou precisamente à espera que baixem, a questão do timing deve-se à falta de experiência.
Irei dar uma olhadela ao rolling 12 months para ver se é boa altura. Logo à noite já digo algo
Estou a (tentar) fazer o mesmo

- Registado: 9/2/2012 13:59
Legendz Escreveu:Pelo contrário! Eu estou precisamente à espera que baixem, a questão do timing deve-se à falta de experiência.
Irei dar uma olhadela ao rolling 12 months para ver se é boa altura. Logo à noite já digo algo

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VIXIUMSe ganhas dinheiro com trading continua. Desde que se ganhe dinheiro por mim. Eu como só perdia dinheiro em trading acabei por desistir. Está provado que a maioria das pessoas perde dinheiro com trading, por isso digo que para a maioria das pessoas mais vale estar quieta e invetir em vez de andar a comprar e vender.
Tb não sou uma pessoa que só vê para um lado. Nos mercados há inumeras formas de fazer dinheiro. Esta é a minha :-)
Questão de 1 milhão de dólares:mrgreen:
Sem querer parecer presunçoso, e é honestamente uma questão que gostaria que me respondesses pois tenho um amor por psicologia de investimento quase tão grande como por asset allocation. Quando é a melhor altura para entrar? Quando os Pimco fizerem novos máximos?
Tb não sou uma pessoa que só vê para um lado. Nos mercados há inumeras formas de fazer dinheiro. Esta é a minha :-)
Legendz Escreveu:Ainda estamos em período de correcção?
Questão de 1 milhão de dólares:mrgreen:
Legendz Escreveu: Estou a aguardar a melhor altura para constituir uma carteira para um familiar, mas estou hesitante em quando entrar.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:O que eu quis dizer no Fds com a questão "Está o S&P 500 em máximos?" era uma simples explicação que os investidores não deverão usar e olhar para o S&P 500 mas sim para o S&P 500 TR.
Dai eu dizer, para o Ulisses o S&P não está em máximos (ele é trader), para mim que sou investidor (e devia ser para vós) o S&P está em máximos.
O Máximo relativo nos 1527 em Março de 2000 ou o máximo absoluto de 1561 em Outubro de 2007 são ambos acima de fecho de hoje nos 1495 e de qualquer valor pós 2008(valores foram tirados a olho por isso podem apresentar ligeiras diferenças em relação aos máximos).
Mas isto é no S&P. Um investidor deve olhar para o S&P 500 TR. Ou seja, o S&P ajustado aos dividendos. E aí o gráfico está em baixo. E podem ver o quanto o S&P 500 TR está acima desses máximos. Uma vez que somos investidores temos direitos aos dividendos e acreditem que ao longo dos anos vai-se acumulando algum...
Por isso quando alguém vos disser que quem investiu no S&P em Março de 2000 (ou Outubro de 2007) não está a ganhar nada já sabem dizer que é mentira
VG
Tenho para comigo que...
...Há uma parte de nós que é trader (não estou a justificar a minha resposta ao dizer que o S&P não está ainda em máximos). Há outra parte que é investidor. No mundo não há preto ou branco. Há cinzento. Umas vezes mais claro outras mais escuro. Eu sou investidor, sim, para uma parte do meu dinheiro. E sou um trader para outra parte do meu dinheiro. E há mais tempo do que sou investidor.
Espero que não fiques confundido mas...acho que todos temos uma faceta meio bipolar. É a mesma coisa que quando analiso uma acção: nem a consigo ver só pelo lado técnico nem a consigo ver só pelo lado dos fundamentais. Bem sei que sob o ponto de vista estratégico isto não é fácil. Mas é como se eu tivesse vários discos rígidos. Uns formatados para windows, outros para mac, outros para backup, outros para... Mais bipolaridades ou multipolaridades. Saudável? Nunca me perguntei. Mas sinto-em bem nesta espécie de diálise, triálise...ou análise. Resumindo: se me falares de fundos sou investidor. Se me falares de small caps sou muito mais trader. Se me falares de large caps sou um híbrido entre fundamentais e sinais técnicos. Dirás: mas isso não é estratégia. Dir-te-ei: tenho uma estratégia para cada unidade de negócio.
Obrigado
VIXIUM
O que eu quis dizer no Fds com a questão "Está o S&P 500 em máximos?" era uma simples explicação que os investidores não deverão usar e olhar para o S&P 500 mas sim para o S&P 500 TR.
Dai eu dizer, para o Ulisses o S&P não está em máximos (ele é trader), para mim que sou investidor (e devia ser para vós) o S&P está em máximos.
O Máximo relativo nos 1527 em Março de 2000 ou o máximo absoluto de 1561 em Outubro de 2007 são ambos acima de fecho de hoje nos 1495 e de qualquer valor pós 2008(valores foram tirados a olho por isso podem apresentar ligeiras diferenças em relação aos máximos).
Mas isto é no S&P. Um investidor deve olhar para o S&P 500 TR. Ou seja, o S&P ajustado aos dividendos. E aí o gráfico está em baixo. E podem ver o quanto o S&P 500 TR está acima desses máximos. Uma vez que somos investidores temos direitos aos dividendos e acreditem que ao longo dos anos vai-se acumulando algum...
Por isso quando alguém vos disser que quem investiu no S&P em Março de 2000 (ou Outubro de 2007) não está a ganhar nada já sabem dizer que esta errado
Por isso quando alguém vos disser que quem investiu no S&P em Março de 2000 (ou Outubro de 2007) não está a ganhar nada já sabem dizer que esta errado

Editado pela última vez por VirtuaGod em 5/2/2013 10:56, num total de 1 vez.
Luis19 Escreveu:Alguém conhece algum tipo de informação que compare a rentabilidade (e volatilidade) das seguintes estratégias:
vs.
- estratégia em que apenas se compra os fundos de investimento que tiveram rentabilidade negativa num determinado ano;
vs.
- estratégia em que se reforçam anualmente todos os fundos de investimento, independentemente da sua rentabilidade.
Isso com dados dos fundos/ETF's e software de backtest. Ou à pata no excel

Mas se alguém conhecer tb apreciava estes dados

clinger Escreveu:Qual a vossa opiniao acerca dest fundo:
Schroder ISF European Dividend Maximiser B
O Schroder ISF European Dividend Maximiser B Dis não é um fundo de ações comum, pois, para além da apreciação dos títulos que compõem o portfolio, também tem como objectivo distribuir dividendos trimestrais de 2% (8% ao ano), algo que se tem verificado desde o seu início em Outubro de 2007. Esta distribuição de rendimento trimestral é obtida de duas formas, que se complementam 50/50: (4%+4%) (i) análise fundamental e research para selecionar ações com potencial de apreciação; e (ii) prémio da venda de opções.
https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... UNDWide016
Tirando o facto de eu detestar fundos que distribuem não está muito mal...
Mas para investir na Europa gosto mais do LU0256839860 que o D@vid tem no TOP dele. Pelo menos sempre tem um ráciop de sharpe > 1.
joaopedroinvestidor Escreveu:Uma ideia - tentar identificar um bull market pelo indicador da volatibilidade e alavancar para melhorar a rentabilidade!
A volatilidade é de facto um dos principais factores que irei analisar naquilo que considerarei a minha estratégia. No futuro

VirtuaGod Escreveu:jokerportuga Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Hoje os fundos vão upa upa...
Os últimos tempos também têm sido de upa upa...vamos-nos mentalizando...
Upa upa normalmente significa que vai subir, ou sou só eu??
Caro VG...pensei que estavas a ser irónico, pois terminaste com um sorriso amarelo..upss branco.

Espero mesmo que upa upa...

jokerportuga Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Hoje os fundos vão upa upa...
Os últimos tempos também têm sido de upa upa...vamos-nos mentalizando...
Upa upa normalmente significa que vai subir, ou sou só eu??
Hoje os fundos vão upa upa... 

Alguém conhece algum tipo de informação que compare a rentabilidade (e volatilidade) das seguintes estratégias:
vs.
vs.
vs.
vs.
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Qual a vossa opiniao acerca dest fundo:
O Schroder ISF European Dividend Maximiser B Dis não é um fundo de ações comum, pois, para além da apreciação dos títulos que compõem o portfolio, também tem como objectivo distribuir dividendos trimestrais de 2% (8% ao ano), algo que se tem verificado desde o seu início em Outubro de 2007. Esta distribuição de rendimento trimestral é obtida de duas formas, que se complementam 50/50: (4%+4%) (i) análise fundamental e research para selecionar ações com potencial de apreciação; e (ii) prémio da venda de opções.
- Registado: 29/11/2007 2:40
VirtuaGod Escreveu:joaopedroinvestidor Escreveu:A tua estratégia reduz muito a volatilidade mas também reduz o retorno
Diria que isso é normalMas optimizando o sharpe ratio podes alavancar por exemplo. Qual estratégia decente foca-se na optimização de sharpe ratio ou no limite na minimização de volatilidade, não na maximização de rentabilidade.
A tua estratégia é optima para os periodos de bear market.
Considerando que quando a volatibilidade diminui, as acções valorizam, as obrigações desvalorizam e as correlações diminuem, conheces mais alguma estratégia que combinada com a de risk parity possa cavalgar um bull market?
Uma ideia - tentar identificar um bull market pelo indicador da volatibilidade e alavancar para melhorar a rentabilidade!
Editado pela última vez por joaopedroinvestidor em 5/2/2013 0:18, num total de 1 vez.
O último reduto
até as taxas do PrivatBank caíram a pique...
como não estou para financiar Bancos e Estado à custa do meu suor, sem que tenha contrapartidas que se vejam a olho nu, cada vez mais, os fundos de investimento são uma alternativa, ainda que com mais risco.
até as taxas do PrivatBank caíram a pique...
como não estou para financiar Bancos e Estado à custa do meu suor, sem que tenha contrapartidas que se vejam a olho nu, cada vez mais, os fundos de investimento são uma alternativa, ainda que com mais risco.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
Estava agora a ler algusn emails antigos e li um da gobulling onde apresentam o Fundo de Investimento Imobiliário Fechado - Retail Properties...
Não sei se enquadra neste tópico, mas a minha pergunta é que tipo de análise fazem a este fundo?
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/docs ... 121017.pdf
Não sei se enquadra neste tópico, mas a minha pergunta é que tipo de análise fazem a este fundo?
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/docs ... 121017.pdf
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Dalio
27 minutes, 10 seconds: Ray are you concerned about currency wars?
“I’m not particularly concerned about currency wars. I also think central banks will play a much lesser role going forward. I think the ECB’s balance sheet will gradually taper off. The same thing with the U.S. So I think they will naturally recede. I think that their next move will be, as described, a move from liquidity to the purchases and then we have a shift. So I don’t think that is the issue. I think the shift of the cash, that massive amount of cash will be what will be a game changer…into stocks, into everything. It will mean more purchases of goods and services and financial assets. It will be into equities, it will be into real estate, it will be into gold, it will be into a lot of….just basically everything.”
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
VirtuaGod Escreveu:Luis19 Escreveu:Eu isso sei fazer.
O que queria era apenas ou o ultimo dia de cada mês ou a rentabilidade mensal de cada fundo, sem ter de pegar no histórico todo e fazer essa operação à mão...
E eu queria um ferrari
E eu queria antes ganhar o dinheiro para ter um...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, bigest, Bing [Bot], Google [Bot], Karra, latbal, peterteam2 e 55 visitantes