Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Um pouco de história

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ming » 8/1/2004 14:54

galrito:

Não contesto que possas ter, ou possas desenvolver, um método baseado nas tendências que dê bom rendimento.
(Eu tambem ando a tentar... :wink: )

O que não estava correcto na tua nota era este ponto:
quem se de ao trabalho, vai verificar facilmente que as fortunas se fazem por este meio mais do que por qualquer uso das "noticias" e "informaçao bolsista, economica, financeira, politica...".
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por Visitante » 8/1/2004 14:35

Como me lembro de tudo isto...

Quanto a métodos... cada um usa o seu,
e o importante é termos uma boa receita alicerçada num bom lucro.

Como em quase tudo: quem ganha é que mais fácilmente tem razão.

Mas estou certo que o trabalho e essencialmente ter bons métodos para trabalhar a informação e esquecer o muito ruido que está sempre a aparecer é condição necessária para o que queremos.

Um grande abraço a todos os que nos vão ajudando neste mar difícil
Visitante

Não se trata propriamente de defender a AT, Ming...

por galrito » 8/1/2004 14:17

Trata-se de um metodo seguidor de tendencias, o que
é algo de diferente.
Diferente em quê?
Diferente porque o metodo AUTOMÁTICO E SEM INTERFERÊNCIA DO TRADER, poe-te e tira-te dos trades e tu nem sabes porque. Nao é baseado em analises porque nao precisa delas. Nao tem interpretação dos mercados, nem dos indicadores, nada.
Quando se constroi algo de valido neste aspecto, ou seja, que da lucros (ganhos bem superiores a perdas)
basta segui-lo sem o questionar em nenhum momento.
por isso é que eu disse "desengane-se quem pense que é trabalho fácil"; é porque nao é. A culpa é do ego e da vaidade intelectual.

Qualquer um pode ser trader, e bom; o segredo esta na
confiança 8-) e na disciplina 8-) vs medo, palpite, dica, orgulho...
:evil:
Um jogo de probabilidades através do reconhecimento de padrões....
Position sizing it´s not the most important thing, it´s the only thing!

Registado: 31/12/2003 20:51

por Ming » 8/1/2004 11:06

galrito:

Isso é outra vez a questão de AF versus AT, que já tem sido muito (e bem) discutida.

Só que estás a pegar no argumento errado para defender a AT:
Como lembrava recentemente o Incognitus, vai ver à lista da Forbes (por exemplo nos 100 primeiros) quantos é que fizeram fortuna a seguir tendências das bolsas e quantos é que a fizeram com base em critérios fundamentais...
Earthlings? Bah!

Excelente Artigo

por galrito » 8/1/2004 10:56

8-)
quanto nao teria sido possivel ganhar com um metodo automatico seguidor de tendencias??
interessantissimo para um back-test.
quem se de ao trabalho, vai verificar facilmente que as fortunas se fazem por este meio mais do que por qualquer uso das "noticias" e "informaçao bolsista, economica, financeira, politica...".
tudo isto esta nos preços, so ha que segui-los,
mas desengane-se quem pense que é trabalho facil.....
Um jogo de probabilidades através do reconhecimento de padrões....
Position sizing it´s not the most important thing, it´s the only thing!

Registado: 31/12/2003 20:51

por Ming » 8/1/2004 0:36

Tinha investimentos recentes mas bastante reduzidos quando se deu o crash. (Felizmente, nessa altura ainda era um estudantezeco indigente, senão sei lá quanto teria perdido... :lol: :lol: :lol: )

Mais a sério:
Como já na altura me baseava (ou tentava basear :mrgreen: ) na AF, não estava "investido" nas empresas mais sexy e que tinham subido mais.

Acho que só perdí uns 10% no crash, pelo que valeu a pena pela aprendizagem resultante... :wink:
Earthlings? Bah!

Sem dúvida

por Emanuel Santos » 8/1/2004 0:27

Mas tb temos de admitir que os próprios acontecimentos são intrinsecamente mais apaixonantes; deve ter sido o maior crash de sempre a nível nacional!

Já acompanhavas os mercados em 87? E que tal, saltaste do barco a tempo de evitar o dilúvio?
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

por Ming » 8/1/2004 0:25

UF!
Cheguei ao fim. A última pág. também é excelente!
Earthlings? Bah!

por Ming » 8/1/2004 0:15

Bom, devo dizer que a página que gostei mais foi a segunda (sobre o crash de 1987). Depois acaba por se tornar um pouco cansativo.
Mas o artigo merece ser lido com calma, na totalidade.
Earthlings? Bah!

por Ming » 7/1/2004 23:41

O artigos está muito bom! :)

Em especial para os novos, é leitura fundamental (por mim, já investia em 1987 :cry: ).
Earthlings? Bah!

Um pouco de história

por Emanuel Santos » 7/1/2004 23:08

Para aqueles que como eu, são curiosos sobre o passado, eis um resumo da história da bolsa em Portugal,de 1983 a 2003:

http://www.finbolsa.com/cottour1.asp
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Shimazaki_2 e 177 visitantes