Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

portucel em queda?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ming » 7/1/2004 14:57

Sim, claro.
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

por Visitante » 7/1/2004 14:52

referese a um impacto negativo?
Visitante
 

por Ming » 7/1/2004 10:46

Penso que esta questão terá um impacto muito significativo se não houver candidatos...
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

portucel em queda?

por Visitante » 7/1/2004 9:45

C.Tavares diz confiante privatização 30% Portucel
06-01-2004 17:54 por Reuters

(Acrescenta citações de Carlos Tavares sobre reestruturação do sector energético)

LISBOA, 6 Jan (Reuters) - O Governo está confiante na privatização de um lote indivisível de 30 pct da Portucel , uma posição muito relevante para um potencial player e a um preço adequado, disse Carlos Tavares, ministro da Economia.

Lembrou que "em determinada altura as manifestações públicas de interesse foram muitas mas algumas não se concretizaram no concurso anterior porque tinha características diferentes", prevendo a entrega de activos, "o que nem todos estiveram disponíveis para fazer, sobretudo em posições minoritárias".

Após a publicação do Caderno de Encargos, o que aconteceu no passado dia 30, os candidatos terão 30 dias úteis para apresentar as suas propostas, "atirando aproximadamente para 11 de Fevereiro" a entrega daquelas.

O Ministério da Economia decidiu avançar para a realização de um concurso público de alienação de uma lote de 230.250.000 acções da Portucel, correspondentes a 30 pct do capital, a 1,45 euros por acção, após a assembleia geral da empresa ter 'chumbado' o anterior modelo de privatização que apontava para um aumento de capital a subscrever por um parceiro estratégico.

"Se não estivéssemos confiantes não abriríamos o concurso", disse, aos jornalistas, Carlso Tavares, à margem do seminário diplomático de 2004.

"Este é um concurso com regras diferentes em que se trata simplesmente de comprar uma posição muito relevante na Portucel, a um preço que consideramos adequado e, portanto, é preciso esperar", acrescentou.

Carlos Tavares referiu que "as regras do concurso são claras, totalmente transparentes e a Portucel é uma empresa atractiva --todos o reconhecem-- e um dos grandes operadores do sector da pasta e do papel da Europa".

"Agora, resta esperar que o mercado funcione", acrescentou.

REORGANIZAÇÃO SECTOR ENERGÉTICO PARA CONTINUAR COMO PREVISTO Carlos Tavares frisou que "há muitas questões a tratar", no âmbito da reorganização do sector energético em Portugal, "com diversos actores" e espera ter notícias em breve.

O Ministério da Economia avançou, nos últimos dias de 2003, com o seu modelo de reorganização do sector energético nacional, privatizando mais 18,3 pct da Galpenergia que foram adquiridos pela REN-Rede Eléctrica Nacional.

O plano do Governo passa pela cisão da fileira do gás da Galpenergia, com a EDP-Electricidade de Portugal a adquirir o controlo da GDP-Gás de Portugal e a REN a absorver a Transgás, a transportadora de gás natural em alta pressão.

Os italianos da ENI , que detêm uma minoria de bloqueio de 33,34 pct na Galpenergia, votaram em AG contra esta cisão, decorrendo negociações entre as administrações da empresa italiana e da Galp relativamente a um eventual incumprimento da parceria por parte da ENI.

As negociações entre a Galp e a ENI decorrem 31 de Janeiro.

"Na certeza de que o processo de reorganização empresarial é para continuar dentro da linha proposta na resolução do Conselho de Ministros, distinguindo sempre aquilo que é o papel do Estado como regulador do papel como um dos accionistas das empresas", disse Carlos Tavares.

"Não falo de negociações antes delas estarem concluídas", concluiu.


((---Sérgio Gonçalves, Lisboa Editorial, +351 21 3113122, lisbon.newsroom@reuters.com, Reuters messaging: sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))
...................................................

não estara com medo que aconteça o oposto?
quando é que podera haver impacto na cotação da Portucel, quando se der o que?
Visitante
 


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PacoNasssa, Pmart 1, Shimazaki_2 e 134 visitantes