Finanças & Fundos de Investimento
VirtuaGod Escreveu:luissm Escreveu:OK! Obrigado.VirtuaGod Escreveu:
P.S. Que sangria hoje nos fundos
Onde consegues ver o dia de hoje (Sexta)? Nas fichas da Morningstar os dados são de ontem (24-01-2013).
Os fundos com grande peso em ações (tipo EEF Equity Consumer Staples R Acc) não devem ter caído, a julgar pelo mercado
Na bloomberg. O eurizon e o fidelity actualizam com um dia de atraso. O euro tb subiu muito pelo que o eurizon não deve ter subido assim tanto. Por outro lado o fidelity deverá ter subido bem sim. Conto com 1%, insuficiente para compensar os outros.
Parte dessa informação, está incorrecta, os fundos da Fidelity não têm um dia de atraso nas actualizações diárias da Bloomberg.
Os fundos de gestoras americanas, como a PIMCO; Fidelity; Pioneer; BlackRock; AllianceBernstein; Franklin Templeton, são actualizadas diariamente com a última cotação diária, sem atraso.
Os fundos de gestoras europeias é que têm um dia de atraso na Bloomberg. Como por exemplo, o F&C Emerging Markets Bond; fundos de: Eurizon; AXA; Credit Suisse; Vontobel, etc.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Tens razão, e o meu EEF ainda nem chegou ao breakeven.
Se 2013 for um ano de forte valorização dos mercados acionistas, vamos assistir a uma rotação de capital de bond’s para Equity amenizando as valorizações dos fundos de obrigações. Penso eu…
Deixo um gráfico (para variar
) do VDC (ETF) repara na volatilidade desde Outubro passado, até dava para fazer swing trading.
Se 2013 for um ano de forte valorização dos mercados acionistas, vamos assistir a uma rotação de capital de bond’s para Equity amenizando as valorizações dos fundos de obrigações. Penso eu…
Deixo um gráfico (para variar

- Anexos
-
- VDC 25-01-2013(D).gif (46.27 KiB) Visualizado 7312 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
luissm Escreveu:OK! Obrigado.VirtuaGod Escreveu:
Onde consegues ver o dia de hoje (Sexta)? Nas fichas da Morningstar os dados são de ontem (24-01-2013).
Os fundos com grande peso em ações (tipo EEF Equity Consumer Staples R Acc) não devem ter caído, a julgar pelo mercado
Na bloomberg. O eurizon e o fidelity actualizam com um dia de atraso. O euro tb subiu muito pelo que o eurizon não deve ter subido assim tanto. Por outro lado o fidelity deverá ter subido bem sim. Conto com 1%, insuficiente para compensar os outros.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
frugal Escreveu:Boa tarde Virtuagod
E porque acreditas que é possivel bater o mercado saltando de gestor em gestor estando à mercê da rentabilidade deles?
Nao quero de forma alguma criticar a estrategia, pretendo apenas clarificar ideias.
Obrigado pela disponibilidade de respostas
Porque invisto em fundos
1. Não tenho ETFs de qualidade disponíveis em euros por isso mesmo que quisesse não conseguiria seguir o mercado convenientemente.
2. Sou pobre e como tal investindo 1000 euros aqui e 1000 euros ali (numa carteira uso normalmente 10 fundos) as comissões de compra de ETFs comiam-me parte boa da rentabilidade. A única alternativa seria uma correctora americana sem custos de compras de ETFs, mas teria custos de hedging câmbial que não calculei nem pretendo calcular num futuro próximo mas mesmo que sejam entre 1% a 2% do investimento acho que é demasiado alto.
3. Saltar de gestor em gestor? Penso que desde o inicio deste tópico tenho sido fiel à PIMCO e ao Michael Hasenstab da Templeton. Adicionei poucos mais fundos. Adicionei fundos de acções consumer (mas para dizer a verdade preferia VDC) e dois mistos. Um com provas dadas e bateu o mercado em sharpe num período de mais de 20 anos (carmignac)e o outro porque acredito mesmo na estratégia que está mais que documentada. O Invesco BRA usa "risk Parity", basta gloogares que tens imensos estudos e backtests à estratégia.
Dificilmente me considero uma pessoa muito volátil nos investimentos e que a minha estratégia seja sequer semelhante a "saltando de gestor em gestor"
4. Seja a Pimco ou Michael Hasenstab têm criado alpha ao longo dos anos.
5. Adoraria poder comprar BOND, EMB, VDC etc sem custos de transacções e em euros

Não desgosto de ETFs (passivos ou activos). Invisto onde acho que me vai dar mais retorno com base em fundos que criaram alpha no passado.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 26/1/2013 2:32, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
OK! Obrigado.
VirtuaGod Escreveu:

Bons Ventos,
SW
SW
luissm Escreveu:Já agora, porque sugeres retirar o Pimco TR?
É muito parado... e isso custa-nos $ pois por mais um pouco de volatilidade (pimco Investment grade por exemplo) sacas mais 2 pontos percentuais ao ano. O que é significativo!!
Quanto ao reforço a fazer aplico esta mesma distribuição.
Sim. O reforço não faz grande diferença e só deverá servir para fazer com que a carteira tenha os pesos originais (o que acabará por fazer com que compremos mais dos fundos que tenham subido menos/que tiveram uma underperformance no passado recente)

VirtuaGod Escreveu:luissm Escreveu: O que achas VG?
É complicado dizer o que seria mehor para ti por causa de questões de risco e assim. O que eu faria:
1. Diminuição de 7% no Pimco TR a favor de Invesco B.R.A.
2. Diminuição de 5% no Pimco T.R. a favor de 5% no fidelity (10% acções no total)
3. Diminuição de 12% em Pimco T.R. (o que faria com o pimco T.R. desaparece-se) a favor de Templeton com Hedge.
Quanto ao risco, não te preocupes, pelo que já percebi, tu tens bom senso na gestão da tua própria carteira, balanceando entre segurança e risco daí que o teu perfil enquadra-se no meu.
O objectivo é que a carteira consiga ter uma rentabilidade próxima dos dois dígitos, sem grande drawdown.
Neste caso o reforço que vou fazer representa em valor a totalidade da carteira i.e. o valor da carteira vai dobrar. Daí a questão de distribuir em % iguais às da carteira atual, mantendo a distribuição ou não.
Pelo que sugeres o Pimco TR, sai da carteira distribuindo esse valor pelos seguintes fundos:
• Invesco Balanced-Risk Allocation Fund
• Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
• Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
Confirma pf se são estes que referes.
Passando a carteira a ter a seguinte distribuição:
9,84% Invesco Balanced-Risk Allocation Fund
4,84% Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR *
5,10% EEF Equity Consumer Staples R Acc
10,20% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdgd
10,20% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
10,20% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
10,20% Templeton Glbl Total Return N Acc €
11,63% Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 *
13,77% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
14,02% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
100,00%
* - Novo na carteira.
Quanto ao reforço a fazer aplico esta mesma distribuição.
Já agora, porque sugeres retirar o Pimco TR?
Obrigado.
Bons Ventos,
SW
SW
fcpfc
Não encontro nada estranho no BIG.
Hoje é dia 25. Todos os fundos que lá tenho estão com cotação de dia 24 o que é normal. Mesmo se carregares em cima do fundo na lista de títulos que tens vais parar à zona de compra e venda. E aí vês o preço da unidade de participação e logo em baixo a data a que se refere, i.e., agora que acabei de ver (e não podia ser de outra forma pois ainda não há actualizações para ninguém para a data de 25) a data é de 24 de Janeiro.
Ou não estou a perceber ou isto está ok. Também pode haver é clientes especiais!!!
Obrigado.
VIXIUM
Não encontro nada estranho no BIG.
Hoje é dia 25. Todos os fundos que lá tenho estão com cotação de dia 24 o que é normal. Mesmo se carregares em cima do fundo na lista de títulos que tens vais parar à zona de compra e venda. E aí vês o preço da unidade de participação e logo em baixo a data a que se refere, i.e., agora que acabei de ver (e não podia ser de outra forma pois ainda não há actualizações para ninguém para a data de 25) a data é de 24 de Janeiro.
Ou não estou a perceber ou isto está ok. Também pode haver é clientes especiais!!!

Obrigado.
VIXIUM
- Registado: 21/10/2012 19:07
fcpfc Escreveu:VIXIUM Escreveu:VIXIUM Escreveu:fcpfc Escreveu:Alguem aqui que tenha subscrito fundos atraves do Big, já reparou que eles têm sempre a cotação desajustada ou seja apesar de eles porem a data de hoje da cotação sabemos que a mesma se refere ao dia de ontem, visto que as mesmas são actualizadas no final do dia mas mesmo assim a cotação apresentada no Big não é igual a da Morningstar ou mesmo do Best como exemplo temos os fundos LU0294221253 e LU0106235707 que no Big está 19,24 e 16,80 respectivamente e na Morningstar 19,27 e 16,81.Não é um pouco de falta de profissionalismo não terem as cotações actualizadas ?
Boa tarde
Tenho no BIG sim. O que sei é que a cotação a 25 de Janeiro é a de 24. Mas isso acontece sempre e em todos os bancos - trabalho com 4 diferentes por razões muito diferentes, entre risco e acomodação - é assim. Ainda hoje a cotação não é a de 25. Só na madrugada de 26 ou mesmo no decorrer de 26 terás a cotação de 25. Não sei se é isto que perguntas...
Obrigado.
VIXIUM
Atenção que me parece que de 23 para 24 há um erro na Morningstar. Publicaram as taxas mas esqueceram-se de actualizar os valores que, a 24, são iguais aos de 23. Talvez o problema venha daí uma vez que no BIG tenho ideia que a ligação à cotação é directa à da Morningstar. Já viste na Bloomberg?
Obrigado
VIXIUM
O erro é mesmo do Big, visto que peguei em varios fundos aleatoriamente e vi que todos eles estavam com a cotação diferente em relação á Morningstar e da propria pagina da entidade gestora que era igual á da Morningstar, e pegando na percentagem da valorização ou desvalorização diaria e calculando sobre a cotação do Big vai dár a cotação da Morningstar, logo as cotações do Big são referentes ao dia 23 de Janeiro.Porreiro
Estranho. Vou ver melhor os meus. Podes ter razão. E nesse caso acho que é de avisar o BIG. Não me parece muito correcto.

Obrigado
VIXIUM
GLASS Escreveu:Mas nada como ter um ficheiro de Excel e ir buscando as cotações à Morningstar. Faço o acompanhamento diário desta forma e, normalmente, logo de manhã já se encontram actualizados os dados do dia anterior.
Vais buscar as cotações de forma manual ou tens isso automatizado para ir buscar as cotações?
Chico_laranja Escreveu:Não é só no bloomberg que podes fazer isso
Teletrader e Trustnetoffshore são alguns casos em que tal é possível. Tens é que ver se têm todos os fundos que usas ou esperas um dia ter.
Eu uso o Trustnetoffshore, mas.. a dificuldade é mesmo essa: ter todos os fundos que precisamos. Para além das cotações também dá algumas análises interessantes sobre a nossa carteira.
Mas nada como ter um ficheiro de Excel e ir buscando as cotações à Morningstar. Faço o acompanhamento diário desta forma e, normalmente, logo de manhã já se encontram actualizados os dados do dia anterior.
- Registado: 9/11/2012 17:13
Rick Lusitano Escreveu:Nada melhor do que criares uma "Watchlist" na Bloomberg com todos os activos que tens em carteira, para saberes as cotações diárias.
Inclusivamente, podes pôr as posições detidas por ti e saberes as valorizações desde que as tens.
Cotações diárias, máximos/mínimos de 52 semanas, ganhos/perdas, etc.
Podes criar várias "Watchlists".
Obrigado pela dica

- Registado: 27/9/2011 10:22
Nada melhor do que criares uma "Watchlist" na Bloomberg com todos os activos que tens em carteira, para saberes as cotações diárias.
Inclusivamente, podes pôr as posições detidas por ti e saberes as valorizações desde que as tens.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Rick Lusitano Escreveu:Estas são as cotações de 24/Janeiro/2013 da Morningstar.pt, Banco Best/Morningstar e Bloomberg:
LU0294221253
Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
24-01-2013:
Morningstar: EUR 19.27 (Valor 24-01-2013)
Best/Morningstar: EUR 19.2700 (Cotação 24-01-2013)
Bloomberg: 19.27 EUR (As of 00:59:30 ET on 01/18/2013. Mutual Fund NAVs include dividends.)
======================================================================
LU0106235707
Schroder ISF Euro Bond B Acc
24-01-2013:
Morningstar: EUR 16.81 (Valor 24-01-2013)
Best/Morningstar: EUR 16.8100 (Cotação 24-01-2012)
Bloomberg: 16.81 EUR (As of 00:59:30 ET on 01/24/2013. Mutual Fund NAVs include dividends.)
Dai eu ter dito que o Big anda com um atraso nas cotações em 24H, ou seja para quem é cliente do Big em fundos e queira estar actualizado á cotação dos mesmos tem que recorrer a terceiros incluindo a concorrencia (Best).

VIXIUM Escreveu:VIXIUM Escreveu:fcpfc Escreveu:Alguem aqui que tenha subscrito fundos atraves do Big, já reparou que eles têm sempre a cotação desajustada ou seja apesar de eles porem a data de hoje da cotação sabemos que a mesma se refere ao dia de ontem, visto que as mesmas são actualizadas no final do dia mas mesmo assim a cotação apresentada no Big não é igual a da Morningstar ou mesmo do Best como exemplo temos os fundos LU0294221253 e LU0106235707 que no Big está 19,24 e 16,80 respectivamente e na Morningstar 19,27 e 16,81.Não é um pouco de falta de profissionalismo não terem as cotações actualizadas ?
Boa tarde
Tenho no BIG sim. O que sei é que a cotação a 25 de Janeiro é a de 24. Mas isso acontece sempre e em todos os bancos - trabalho com 4 diferentes por razões muito diferentes, entre risco e acomodação - é assim. Ainda hoje a cotação não é a de 25. Só na madrugada de 26 ou mesmo no decorrer de 26 terás a cotação de 25. Não sei se é isto que perguntas...
Obrigado.
VIXIUM
Atenção que me parece que de 23 para 24 há um erro na Morningstar. Publicaram as taxas mas esqueceram-se de actualizar os valores que, a 24, são iguais aos de 23. Talvez o problema venha daí uma vez que no BIG tenho ideia que a ligação à cotação é directa à da Morningstar. Já viste na Bloomberg?
Obrigado
VIXIUM
O erro é mesmo do Big, visto que peguei em varios fundos aleatoriamente e vi que todos eles estavam com a cotação diferente em relação á Morningstar e da propria pagina da entidade gestora que era igual á da Morningstar, e pegando na percentagem da valorização ou desvalorização diaria e calculando sobre a cotação do Big vai dár a cotação da Morningstar, logo as cotações do Big são referentes ao dia 23 de Janeiro.Porreiro

Estas são as cotações de 24/Janeiro/2013 da Morningstar.pt, Banco Best/Morningstar e Bloomberg:
LU0294221253
24-01-2013:
Bloomberg: 19.27 EUR (As of 00:59:30 ET on 01/18/2013. Mutual Fund NAVs include dividends.)
LU0106235707
24-01-2013:
Best/Morningstar: EUR 16.8100 (Cotação 24-01-2013)
Bloomberg: 16.81 EUR (As of 00:59:30 ET on 01/24/2013. Mutual Fund NAVs include dividends.)
LU0294221253
24-01-2013:
LU0106235707
24-01-2013:
Best/Morningstar: EUR 16.8100 (Cotação 24-01-2013)
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

VIXIUM Escreveu:fcpfc Escreveu:Alguem aqui que tenha subscrito fundos atraves do Big, já reparou que eles têm sempre a cotação desajustada ou seja apesar de eles porem a data de hoje da cotação sabemos que a mesma se refere ao dia de ontem, visto que as mesmas são actualizadas no final do dia mas mesmo assim a cotação apresentada no Big não é igual a da Morningstar ou mesmo do Best como exemplo temos os fundos LU0294221253 e LU0106235707 que no Big está 19,24 e 16,80 respectivamente e na Morningstar 19,27 e 16,81.Não é um pouco de falta de profissionalismo não terem as cotações actualizadas ?
Boa tarde
Obrigado.
VIXIUM
Obrigado
VIXIUM
fcpfc Escreveu:Alguem aqui que tenha subscrito fundos atraves do Big, já reparou que eles têm sempre a cotação desajustada ou seja apesar de eles porem a data de hoje da cotação sabemos que a mesma se refere ao dia de ontem, visto que as mesmas são actualizadas no final do dia mas mesmo assim a cotação apresentada no Big não é igual a da Morningstar ou mesmo do Best como exemplo temos os fundos LU0294221253 e LU0106235707 que no Big está 19,24 e 16,80 respectivamente e na Morningstar 19,27 e 16,81.Não é um pouco de falta de profissionalismo não terem as cotações actualizadas ?
Boa tarde
Obrigado.
VIXIUM
Alguem aqui que tenha subscrito fundos atraves do Big, já reparou que eles têm sempre a cotação desajustada ou seja apesar de eles porem a data de hoje da cotação sabemos que a mesma se refere ao dia de ontem, visto que as mesmas são actualizadas no final do dia mas mesmo assim a cotação apresentada no Big não é igual a da Morningstar ou mesmo do Best como exemplo temos os fundos LU0294221253 e LU0106235707 que no Big está 19,24 e 16,80 respectivamente e na Morningstar 19,27 e 16,81.Não é um pouco de falta de profissionalismo não terem as cotações actualizadas ?
luissm Escreveu: O que achas VG?
É complicado dizer o que seria mehor para ti por causa de questões de risco e assim. O que eu faria:
1. Diminuição de 7% no Pimco TR a favor de Invesco B.R.A.
2. Diminuição de 5% no Pimco T.R. a favor de 5% no fidelity (10% acções no total)
3. Diminuição de 12% em Pimco T.R. (o que faria com o pimco T.R. desaparece-se) a favor de Templeton com Hedge.
Como toda a gente tem alguém que admira: Dalio's World
Invesco vs Pimco
São fundos muito diferentes, seja pelos ativos geridos ou pelo nível de risco (maior risco para o Invesco).
A rendibilidade histórica favorece o PIMCO, os indicadores de rating e risco são muito semelhantes a ambos, no entanto preferia o PIMCO.
Isto é uma opinião de quem sabe pouco disto e esse pouco que tenho aprendido tem sido aqui.
Obrigado.
A rendibilidade histórica favorece o PIMCO, os indicadores de rating e risco são muito semelhantes a ambos, no entanto preferia o PIMCO.
Isto é uma opinião de quem sabe pouco disto e esse pouco que tenho aprendido tem sido aqui.
Obrigado.
- Registado: 28/7/2009 17:22
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], TTM62 e 46 visitantes