BCP - Gráfico Actualizado e breve comentário
Volume fraquissimo...
Está com um volume fraquissimo hoje. Estamos a caminho do final da sessão e nem sequer se negociaram 1.000.000 de titulos...
De salientar unicamente o volume na compra a €1,74 que chegou a superar os 2.000.000 de titulos.
Cumprimentos
JCS

De salientar unicamente o volume na compra a €1,74 que chegou a superar os 2.000.000 de titulos.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
O último gráfico datava do dia 28 mas creio que nem vale a pena actualiza-lo com tanta regularidade enquanto o BPC não quebrar os ranges (de curtíssimo e de curto/médio-prazo) há muito identificados.
Aqui 'dentro' a opinião é neutra e o desinteresse quase total...
Aqui 'dentro' a opinião é neutra e o desinteresse quase total...
- Anexos
-
- bcp-20040202a.png (19.26 KiB) Visualizado 1511 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mais duas sessões e tudo na mesma. Se comentários a acrescentar, só para actualizar o gráfico...
- Anexos
-
- bcp-20040128a.png (21.15 KiB) Visualizado 1624 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O range volta a funcionar. O BCP continua perfeitamente indefinido no curto-prazo pelo que minha opinião é ainda a mesma: neutro.
No médio-prazo ainda tenuamente bullish mas a aguardar a quebra em alta do range (mais largo) para confirmar e reforçar esse sentimento.
Uma boa altura para estar de fora a ver...
No médio-prazo ainda tenuamente bullish mas a aguardar a quebra em alta do range (mais largo) para confirmar e reforçar esse sentimento.
Uma boa altura para estar de fora a ver...
- Anexos
-
- bcp-20040122a.png (19.37 KiB) Visualizado 1737 vezes
E pronto, andamos nisto...
O BCP continua com os seus movimentos erráticos e errantes dentro do trading range, voltando sempre com facilidade ao míolo do range, os 1.73-1.77€.
Continuo neutro no curto/curtíssimo-prazo. Se e quando o BCP quebrar este trading range, volto a estar optimista para o curto/médio-prazo.
O BCP continua com os seus movimentos erráticos e errantes dentro do trading range, voltando sempre com facilidade ao míolo do range, os 1.73-1.77€.
Continuo neutro no curto/curtíssimo-prazo. Se e quando o BCP quebrar este trading range, volto a estar optimista para o curto/médio-prazo.
- Anexos
-
- bcp-20040120a.png (17.99 KiB) Visualizado 1849 vezes
A minha breve opinião à cerca do bcp
Apesar de achar que não quebra os 1.60€, e até sou da opinião que nem lhe toca... Acho que o bcp vai ter aí uns dois ou trés meses de pura estagnação, para depois arrancar definitivamente e quebrar a barreira dos 2.00€...
Abraços
Abraços
Livra... volatilidade sim, mas assim também não...
Da última vez que o BCP se comportou de forma semelhante parei de o analisar durante meses!
Não deixa de ser curioso que o range destes últimos movimentos quase coincide com o range que tinha definido para mim como zona de «neutralidade».
Neutro e cada vez menos convicto no que quer que seja no BCP...

Da última vez que o BCP se comportou de forma semelhante parei de o analisar durante meses!
Não deixa de ser curioso que o range destes últimos movimentos quase coincide com o range que tinha definido para mim como zona de «neutralidade».
Neutro e cada vez menos convicto no que quer que seja no BCP...

- Anexos
-
- bcp-20040112a.png (18.5 KiB) Visualizado 2005 vezes
JCS 100% de acordo contigo.
Alias BCP é a unica acção Portuguesa que detenho em carteira de (investimento a longo prazo), e na minha opinião é a unica do EuronexLisbon que vale alguma coisa neste mercado mundial, tudo o resto é pechebeques.
Detenho uma pequena posição na Sumolis (carteira expeculativa).
Um grande abraço a ti e ao Jas
Alias BCP é a unica acção Portuguesa que detenho em carteira de (investimento a longo prazo), e na minha opinião é a unica do EuronexLisbon que vale alguma coisa neste mercado mundial, tudo o resto é pechebeques.
Detenho uma pequena posição na Sumolis (carteira expeculativa).
Um grande abraço a ti e ao Jas
- Registado: 5/11/2002 1:17
Re: JCS
Inox Escreveu:Nâo será melhor colocar o nome do site de onde tiraste a análise técnica ? Parece que ainda há direitos de autor.
Pensei que as aspas que tive o cuidado de colocar no texto da análise fossem suficientes para se perceber que a análise não é minha (até porque invisto fundamentalmente em AF tirando as minhas conclusões mais ou menos pelas análises de AT que aqui encontro diariamente colocadas por quem realmente percebe como o Marco, Ulisses, etc). Simplesmente fiz questão de compartilhar uma outra que encontrei.
Algumas pessoas do fórum têm vindo a achar estranho (como o Mello - JAS também acho que sejam recalcamentos

Não estou minimamente preocupado se a cotação estava a 1,80 e desceu para 1,65 (optimo para reforço eheh) etc, etc, etc... porque acredito no seu potêncial e em valores claramente superiores no futuro. Aliás como poderia estar pessimista e ser um profeta da desgraça se mesmo com a cotação baixinha a €1,74 já tenho uma mais valia de apróximadamente 35% em BCP e estou à espera de muito mais...
Depende tudo da maneira de cada um estar na bolsa. Um day-trader pode ver numa qualquer maior descida da cotação uma desgraça enquanto eu vejo uma oportunidade (pena nem sempre ter disponibilidade para reforçar). Há por isso que respeitar todas as opiniões e deixar as pessoas serem felizes

Cumprimentos
JCS
PS: A análise foi tirada do investidor global.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Depois de beber...
a tisana do Patdav, pronto também não vejo problema nenhum Guzziman, mas é uma deficiência que me ficou dos trabalhos académicos
. Um abraço.

-
Inox
hummm
Qual é o problema ?
Gráficos desde que do dia sao interessantes, o autor ... plágio ou não ... é me indiferente.
Aliás, eu pessoalmente, vejo diariamente o máximo de análises diferentes. Criei referências, e ajuda-me a tomar decisões, mas ...
Eu não percebo o pq de se criticar alguém como o JCS ou o JAS que há séculos dizem estar longos em BCP.
Para mim, desde que tenham a paciência e coragem de estar longos, estão muito bem, pois quem já entrou, ou entrasr agora e resistir mais 2 anos com o papel nas unhas mais retirar bom proveito.
Eu não o farei, mas estou convicto que o saldo será positivo.
Aliás, a acção em que mais % retirei no 2º semestre de 2003 foi no BCP.
Agosto, setembro e Outubro foram fabulosos no compra e vende.
Portanto, se me permitem, BCP, embora eu seja um pessimista daquela instituição no seu todo, deu-me um lucro bem bom.
Mais, entalei-me em Novembro e boa parte de dezembro por ter acreditado que a venda do "mono" S&P estava por dias ...
Conclusão, já nao tenho BCP desde o fabuloso arranque, e tão cedo nao tenciono entrar, nem que venha 4 ou 5% abaixo dos 1.74 ...
Qt à S&P, o BCP vai guardar e desvalorizar para vender em "liquidação total", pq ninguém vai agora pegar naquele mono.
Veja-se o exemplo Tranquilidade !!! o BES tentou arranjar um negócio com a própria AXA, falhou e já lá vão 14 meses sem aparecer mais nin guém ... qt à tableta do vende-se ... mantém-se no topo do prédio...
Conclusão, cada investidor tem a sua opinião sobre o mercado, pelos vistos, nem eu, nem o visitante compraremos as acções ao JAS e ao JCS.
Mas se quiserem as minhas PTM eeheheh, aceito propostas...
Por fim, todos nós acreditamos em algo, uns em EDP !!!, OUTROS EM jmt !!!! outros em BCP !!! outros em PTM !!!!
fELIZMENTE.
Gráficos desde que do dia sao interessantes, o autor ... plágio ou não ... é me indiferente.
Aliás, eu pessoalmente, vejo diariamente o máximo de análises diferentes. Criei referências, e ajuda-me a tomar decisões, mas ...
Eu não percebo o pq de se criticar alguém como o JCS ou o JAS que há séculos dizem estar longos em BCP.
Para mim, desde que tenham a paciência e coragem de estar longos, estão muito bem, pois quem já entrou, ou entrasr agora e resistir mais 2 anos com o papel nas unhas mais retirar bom proveito.
Eu não o farei, mas estou convicto que o saldo será positivo.
Aliás, a acção em que mais % retirei no 2º semestre de 2003 foi no BCP.
Agosto, setembro e Outubro foram fabulosos no compra e vende.
Portanto, se me permitem, BCP, embora eu seja um pessimista daquela instituição no seu todo, deu-me um lucro bem bom.
Mais, entalei-me em Novembro e boa parte de dezembro por ter acreditado que a venda do "mono" S&P estava por dias ...
Conclusão, já nao tenho BCP desde o fabuloso arranque, e tão cedo nao tenciono entrar, nem que venha 4 ou 5% abaixo dos 1.74 ...
Qt à S&P, o BCP vai guardar e desvalorizar para vender em "liquidação total", pq ninguém vai agora pegar naquele mono.
Veja-se o exemplo Tranquilidade !!! o BES tentou arranjar um negócio com a própria AXA, falhou e já lá vão 14 meses sem aparecer mais nin guém ... qt à tableta do vende-se ... mantém-se no topo do prédio...
Conclusão, cada investidor tem a sua opinião sobre o mercado, pelos vistos, nem eu, nem o visitante compraremos as acções ao JAS e ao JCS.
Mas se quiserem as minhas PTM eeheheh, aceito propostas...
Por fim, todos nós acreditamos em algo, uns em EDP !!!, OUTROS EM jmt !!!! outros em BCP !!! outros em PTM !!!!
fELIZMENTE.
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler
Alvin Toffler
Re: Sucursal do bcp.
Mello Escreveu:Este fórum está a tornar-se uma sucursal do Bcp ( excepção para a administração - que vou continuar a seguir - a posição ontem do Ulisses, hoje da Pata-Hari e do Marco e a notícia do Trsm, são o exemplo da neutralidade e objectividade necessárias), o Jas e o Jcs são um massacre total, é o absurdo do absurdo as justificações que arranjam para o óbvio e o cerimonial de acompanhamento dos acólitos dá tristeza. O póker é a justificação final, quando os argumentos faltam e a incoerência desponta. Felicidades.
Deve ser algum recalcamento...
O Mello já foi absorvido pelo BCP, não vale a pena falar mais disso.
JAS
AT
"Na sessão de negociação de hoje, o título BCP registou um intervalo máximo de variação de 0,03. A abertura situou-se nos 1,76, tendo a cotação atingido um máximo de 1,76 e um mínimo de 1,73, a que corresponde uma variação percentual diária entre os 0,57% e os -1,14%.
A cotação de fecho do dia situou-se nos 1,74, a que corresponde uma performance negativa de 0,57% em relação ao dia de ontem (2004-01-08).
Banco Comercial Português
Intraday 2004-01-09
Após o fecho de hoje, o título BCP apresenta suportes relevantes a 1,73, 1,71 e 1,68, situando-se as resistências principais a 1,76, 1,77 e 1,80
O título BCP encontra-se numa situação bullish de médio e longo prazo, visto que a média móvel de 14 dias (1,76) se encontra acima das médias móveis de 50 (1,74) e de 200 dias (1,73).
Face à última cotação disponível (1,74), verifica-se uma distância de -0,00 em relação à média móvel de 50 dias, o que representa uma variação percentual de -0,17%. Face à média móvel de 200 dias, existe uma distância de -0,01, o que representa uma variação percentual de -0,56%.
O indicador RSI apresenta um valor de 47,14, considerando-se que se encontra numa situação neutral. No dia anterior, este indicador situava-se em 48,99, pelo que se registou uma variação diária negativa de -3,78%.
Quanto ao Oscilador Estocástico, apresenta um valor de 15,56, considerando-se que se encontra numa situação oversold ou sobrevendido. No dia anterior, o valor deste indicador situara-se em 16,28, o que representa uma variação diária negativa de -4,44%."
Análise que em vários aspectos coincide com a do Marco.
Cumprimentos
JCS
A cotação de fecho do dia situou-se nos 1,74, a que corresponde uma performance negativa de 0,57% em relação ao dia de ontem (2004-01-08).
Banco Comercial Português
Intraday 2004-01-09
Após o fecho de hoje, o título BCP apresenta suportes relevantes a 1,73, 1,71 e 1,68, situando-se as resistências principais a 1,76, 1,77 e 1,80
O título BCP encontra-se numa situação bullish de médio e longo prazo, visto que a média móvel de 14 dias (1,76) se encontra acima das médias móveis de 50 (1,74) e de 200 dias (1,73).
Face à última cotação disponível (1,74), verifica-se uma distância de -0,00 em relação à média móvel de 50 dias, o que representa uma variação percentual de -0,17%. Face à média móvel de 200 dias, existe uma distância de -0,01, o que representa uma variação percentual de -0,56%.
O indicador RSI apresenta um valor de 47,14, considerando-se que se encontra numa situação neutral. No dia anterior, este indicador situava-se em 48,99, pelo que se registou uma variação diária negativa de -3,78%.
Quanto ao Oscilador Estocástico, apresenta um valor de 15,56, considerando-se que se encontra numa situação oversold ou sobrevendido. No dia anterior, o valor deste indicador situara-se em 16,28, o que representa uma variação diária negativa de -4,44%."
Análise que em vários aspectos coincide com a do Marco.
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
No BCP está tudo na mesma... O título voltou à «estaca zero» e não podia ser mais preciso tendo nas últimas 3 sessões se mantido dentro do apertado range anterior...
Entretanto também o volume se tem vindo a retrair. Uma nova quebra do range deverá ser determinante para o curtíssimo-prazo...
Neste momento estou neutro quer no curtíssimo quer no curto-prazo. No médio-prazo ainda estou moderadamente bullish com o sentimento a reforçar numa eventual quebra, clara, da zona de resistência dos 1.82/1.85. Penso que um gráfico de médio/longo-prazo ajudará a entender o porquê deste sentimento nestes três planos temporais.
Entretanto também o volume se tem vindo a retrair. Uma nova quebra do range deverá ser determinante para o curtíssimo-prazo...
Neste momento estou neutro quer no curtíssimo quer no curto-prazo. No médio-prazo ainda estou moderadamente bullish com o sentimento a reforçar numa eventual quebra, clara, da zona de resistência dos 1.82/1.85. Penso que um gráfico de médio/longo-prazo ajudará a entender o porquê deste sentimento nestes três planos temporais.
- Anexos
-
- bcp-20040109a.png (18.27 KiB) Visualizado 2384 vezes
-
- bcp-20040109b.png (21.8 KiB) Visualizado 2387 vezes
O que significam...
estas coincidências na negociação, duas a duas : 1,74- 3466 1,75-3466 ; 1,75-6200 1,74-6200 ; 1,75-5000 1,74-5000 ; 1,74- 5389 1,75-5389.................?????? Estranho não acham ?
só a mudança é eterna - Heráclito
- Registado: 4/11/2002 23:04
Mello, concorde ou não com os argumentos de algumas das pessoas por si citadas, terá que reconhecer que todas elas justificam as suas posições.
O que me preocupa é quando aparecem aqui posts a falar em subidas ou quedas, sem qualquer argumento. Isso sim, preocupa-me. Agora posts com argumentos, passíveis de serem discutidos, é aquilo que dá vida ao fórum e possibilidade de debater os argumentos.
Agora criticar quem opina com argumentos, apenas por terem uma opinião diferente da nossa, não me parece bem.
Um abraço,
Ulisses
O que me preocupa é quando aparecem aqui posts a falar em subidas ou quedas, sem qualquer argumento. Isso sim, preocupa-me. Agora posts com argumentos, passíveis de serem discutidos, é aquilo que dá vida ao fórum e possibilidade de debater os argumentos.
Agora criticar quem opina com argumentos, apenas por terem uma opinião diferente da nossa, não me parece bem.
Um abraço,
Ulisses
Sucursal do bcp.
Há sempre duas possibilidades na vida: ou enterrar a cabeça na areia e assobiar para o lado ou dizer as coisas que estão erradas e tentar mudanças. Este fórum está a tornar-se uma sucursal do Bcp ( excepção para a administração - que vou continuar a seguir - a posição ontem do Ulisses, hoje da Pata-Hari e do Marco e a notícia do Trsm, são o exemplo da neutralidade e objectividade necessárias), o Jas e o Jcs são um massacre total, é o absurdo do absurdo as justificações que arranjam para o óbvio e o cerimonial de acompanhamento dos acólitos dá tristeza. O póker é a justificação final, quando os argumentos faltam e a incoerência desponta. Felicidades.
-
Mello
Um falso arranque do BCP, uma anomalia no gráfico corrigida até ao momento de tal forma que o título voltou praticamente à estaca zero. Ontem, num outro thread refería que caso se segurasse acima dos 1.77 o saldo ainda era positivo... Como reentrou de novo no apertado range em que se encontrava antes da «anomalia» então saldo é nulo (e volto à minha posição de quase neutralidade). Se vier a quebrar o suporte dos 1.72/1.73 em baixa... nesse caso o saldo passará a ser negativo.
- Anexos
-
- bcp-20040107a.png (18.49 KiB) Visualizado 2633 vezes
Caro Mick, utilizo as actualizações que vão sendo aqui disponibilizadas no Caldeirão. Durante o dia vou introduzindo os valores manualmente no Metastock quando coloco gráficos a meio da sessão...
-
mick
Ah bom, a quebra da monotonia é diferente, esse foi claramente quebrada de facto...
Digamos que isso considero um pré-sinal, mas falta o mais importante que é a quebra da resistência horizontal. O facto de estar «sobrecomprada» é relativo. Com o comportamento que ela vinha tendo era fácil os indicadores entrando em sobrecompra. Não creio que no imediato isso seja tão importante como os indicadores possam dar a entender. Isto não quer dizer no entanto que esteja muito entusiasmado com o movimento, ainda falta a resistência além de que hoje foi um dia atípico com muitas subidas intempestivas... Preciso de mais uma sessão ou duas a ver como isto para...

Digamos que isso considero um pré-sinal, mas falta o mais importante que é a quebra da resistência horizontal. O facto de estar «sobrecomprada» é relativo. Com o comportamento que ela vinha tendo era fácil os indicadores entrando em sobrecompra. Não creio que no imediato isso seja tão importante como os indicadores possam dar a entender. Isto não quer dizer no entanto que esteja muito entusiasmado com o movimento, ainda falta a resistência além de que hoje foi um dia atípico com muitas subidas intempestivas... Preciso de mais uma sessão ou duas a ver como isto para...
Marco ...
...eu refria-me à quebra da monotonia...e não da resistência que também considero ser oa 1,85€. O que eu te questionava era se uma acumulação em torno destes valores e antes de uma quebra da resistência, não seria benéfico para o título. Quer RSI quer SO estão em zona de sobrecompra...a questão é esta!
Abraço
Abraço
pergas
- Registado: 5/11/2002 10:43
Eu não considero ainda a resistência quebrada porque venho considerando a zona que termina nos 1.85€ (ver o triangulo ascendente lá atrás, marcado a lilaz)...
Além disso, dada a importancia da referencia horizontal, sería sempre algo prematuro considerar já a quebra como dado assente. Vamos aguardar mais uma ou duas sessões a ver o que o BCP faz...
Para já é de tê-lo debaixo de olho. Em termos gerais tem a tendência de médio-prazo do lado dele. A ver vamos...
Além disso, dada a importancia da referencia horizontal, sería sempre algo prematuro considerar já a quebra como dado assente. Vamos aguardar mais uma ou duas sessões a ver o que o BCP faz...
Para já é de tê-lo debaixo de olho. Em termos gerais tem a tendência de médio-prazo do lado dele. A ver vamos...
Marco...
...de facto a monotonia que o BCP nos vinha habituando, foi hoje quebrada, tendo este fechado em cima da sua resistência. Mas, não achas que, antes de a furar deveria respirar um pouco em torno desta para arrancar com maior força?
Abraço
Abraço
pergas
- Registado: 5/11/2002 10:43
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, Ano nimus, Bing [Bot], Caelito Telles, darkreflection, drcentimo, Ferreiratrade, Garfield, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, Massao1, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, PIKAS, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 366 visitantes