Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Reiposto » 16/1/2013 12:05

Acham que as obrigacoes do Chipre de 3/06/2013 XS0432083227
Têm condições para ser pagas? Como andam as coisas para aqueles lados?

E qual a vossa opinião quanto a estas
3W power SA. DE000A1A29T7
Penso que o ranting na S&P é de B-

Obrigado

Registado: 8/2/2012 18:09

por Pata-Hari » 16/1/2013 0:50

Bem, tu foste "só" provavelmente o participante mais activo do tópico, penso eu!!! pelo menos no ultimo ano!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Sr_SNiper » 16/1/2013 0:45

Pata-Hari Escreveu:Tendo sido eu quem em grande parte trouxe o tema das obrigações para cima da mesa há já pelo menos dois anos chamando à atenção para muitas das oportunidades, estou a sentir-me na obrigação de começar a alertar para o facto de neste momento, para se ter yields atractivas, sermos obrigados a correr enormes riscos (vide os trades sobre o chipre) ou a estender o prazo para prazos longuíssimos.

O facto é que as taxas estão em valores próximos de zero, provavelmente se irão manter a esses níveis durante algum tempo significativo e que os prémios de risco sobre portugal estão a diminuir, deixando o universo de escolhas não-high-yield muito, muito, muito reduzido ou mesmo nulo.

Isto são os últimos cartuxos, provavelmente (esperemos), a oportunidade não é sequer repetível e muito provavelmente temos que voltar às formas mais "tradicionais" de risco para conseguir retornos mais interessantes.

Obviamente esta é apenas a minha opinião, arriscando-me a estar errada (mas nem estou a ver como poderei estar errada no que concerne as obrigações, a margem não é grande para erro).

Eu tendo contribuído muito pouco, também concordo contigo... foi um ano fabuloso, e provavelmente nunca mais vou ter um ano com essa rendibilidade, mas as oportunidades nas obrigações praticamente acabaram
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Pata-Hari » 16/1/2013 0:39

Olha, nem de propósito.

Best diz que é hora de sair das obrigações e entrar nas acções

15 Janeiro 2013, 23:30 por Patrícia Abreu | pabreu@negocios.pt

Director de investimentos do Best Bank diz que ganhos das obrigações são limitados. Aposta deve recair nas acções, especialmente nas europeias.

Após um ano de forte aposta nas obrigações, os activos de maior risco deverão dominar as atenções em 2013. Diogo Serras Lopes, director de investimentos do Best Bank, acredita que os investidores vão
...
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 16/1/2013 0:12

Tendo sido eu quem em grande parte trouxe o tema das obrigações para cima da mesa há já pelo menos dois anos chamando à atenção para muitas das oportunidades, estou a sentir-me na obrigação de começar a alertar para o facto de neste momento, para se ter yields atractivas, sermos obrigados a correr enormes riscos (vide os trades sobre o chipre) ou a estender o prazo para prazos longuíssimos.

O facto é que as taxas estão em valores próximos de zero, provavelmente se irão manter a esses níveis durante algum tempo significativo e que os prémios de risco sobre portugal estão a diminuir, deixando o universo de escolhas não-high-yield muito, muito, muito reduzido ou mesmo nulo.

Isto são os últimos cartuxos, provavelmente (esperemos), a oportunidade não é sequer repetível e muito provavelmente temos que voltar às formas mais "tradicionais" de risco para conseguir retornos mais interessantes.

Obviamente esta é apenas a minha opinião, arriscando-me a estar errada (mas nem estou a ver como poderei estar errada no que concerne as obrigações, a margem não é grande para erro).
Administrador Fórum

por investor1 » 15/1/2013 14:26

Pois..mas o problema da rentabilidade mantém-se. Isto porque, imaginando que a obrigação vence este ano e vence a 100, então significa que se ela hoje está a 104 o que vou ganhar no cupão por a ter mantido, vou perder no valor da obrigação que passa de 104 para 100.

Estas contas estão bem feitas ou nem por isso? :)

Registado: 29/5/2009 20:45

por SergioS12 » 15/1/2013 13:52

investor1 Escreveu:Obrigado pelas respostas.

Eu não estava a dar um exemplo concreto.. pensava que, nesta questão, funcionavam todas as obrigações da mesma forma.

Mas, segundo percebi, quando dizem "O cupão é pago sobre o valor nominal, pode ser fixo ou não." significa que, no exemplo que dei, o cupão pago é sempre de 7,25% caso seja fixo, é isso?

Sim, caso seja de cupão fixo.

Por regra o cupão é fixo, no entanto antes de comprar obrigações deve ler sempre a ficha de produto.

Ao valor bruto do juro, e na data do pagamento, será deduzido 28% de IRS (retenção na fonte - taxa liberatória) e comissões a pagar ao intermediário financeiro.

Registado: 10/8/2011 1:14

por mais_um » 15/1/2013 13:44

investor1 Escreveu:Obrigado pelas respostas.

Eu não estava a dar um exemplo concreto.. pensava que, nesta questão, funcionavam todas as obrigações da mesma forma.

Mas, segundo percebi, quando dizem "O cupão é pago sobre o valor nominal, pode ser fixo ou não." significa que, no exemplo que dei, o cupão pago é sempre de 7,25% caso seja fixo, é isso?

Correcto, há cupões indexados, por exemplo à euribor a 3 meses como é o caso das obrigações da Tranquilidade referidas anteriormente e nestas situações o cupão é variavel. No prospecto da emissão deve constar o tipo de cupão.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por investor1 » 15/1/2013 13:40

Obrigado pelas respostas.

por mais_um » 15/1/2013 13:20

investor1 Escreveu:Olá pessoal!

Vou aproveitar este tópico para vos colocar uma dúvida que tenho sobre as obrigações.

Exemplo: A REN faz uma emissão de obrigações a pagarum cupão anual de 7,25%.Comprei 1000 euros a 100.
Passado 2 anos a REN está a 104. O cupão que recebo continua a ser de 7,25% ou baixou o cupão por ter aumentado o valor da obrigação?
Esta minha dúvida não sei se faz algum sentido mas estou a pensar que, como a obrigação vai vencer a 100 e está a 104 podia compensar vender já a 104 nõ só por estar a 104 mas por o cupão ter baixado.

Espero que tenham percebido a minha questão :)

Obrigado, desde já, pelas respostas.

O cupão é pago sobre o valor nominal, pode ser fixo ou não.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por SergioS12 » 15/1/2013 13:20

Sr_SNiper Escreveu:

Vou aproveitar este tópico para vos colocar uma dúvida que tenho sobre as obrigações.

Exemplo: A REN faz uma emissão de obrigações a pagarum cupão anual de 7,25%.Comprei 1000 euros a 100.
Passado 2 anos a REN está a 104. O cupão que recebo continua a ser de 7,25% ou baixou o cupão por ter aumentado o valor da obrigação?
Esta minha dúvida não sei se faz algum sentido mas estou a pensar que, como a obrigação vai vencer a 100 e está a 104 podia compensar vender já a 104 nõ só por estar a 104 mas por o cupão ter baixado.

ISIN 8-)

Deve consultar a ficha do produto, no entanto, o cupão é pago sobre o valor nominal, ou seja, os 7,25% (presumo que tenha sido 6,25%).

Registado: 10/8/2011 1:14

por Sr_SNiper » 15/1/2013 13:07

ISIN 8-)

por investor1 » 15/1/2013 13:05

Olá pessoal!

por mais_um » 15/1/2013 11:45

Luis39 Escreveu:Que obrigações sao as que apercem no BPI, com a seguinte designaçao:

BPSM/97-TOPS, em que o bid e o ask estão a 18,59/25,50?
TRANQUILIDADE VIDA PERPETUAS em que o bid e ask estão a 48,50/57,00?

estas obrigaçoes nao tem maturidade e por isso é que o B/A está tao baixo?

Em relação às obrigações da Tranqualidade:

ISIN: PTTRVBOE0000

Prospecto: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd7974.pdf
(a partir da pagina 14)
Basicamente são: perpetuas ( como já tem mais de 10 anos enquanto o emissor quiser), pagam o cupao (não garantido) a euribor 3 meses mais 3,5%, trimestralmente.

por Automech » 15/1/2013 10:46

O Sniper está a pedir-te o ISIN que é o código que identifica essa obrigação que referiste.
Pelo ISIN é muito mais fácil fazer a pesquisa do que pelo nome. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Luis39 » 15/1/2013 10:45

Sr_SNiper Escreveu:
Luis39 Escreveu:Que obrigações sao as que apercem no BPI, com a seguinte designaçao:

ISIN?

nao percebi :oops:

Registado: 11/1/2008 11:56

por Sr_SNiper » 15/1/2013 1:25

ISIN?

por Luis39 » 14/1/2013 12:12

Que obrigações sao as que apercem no BPI, com a seguinte designaçao:

Registado: 11/1/2008 11:56

por Automech » 14/1/2013 10:00

Não sei se já tinha sido mencionado por aqui, mas este site parece-me bastante útil para pesquisa de obrigações (e não só):
http://www.finanzen.net/anleihen/suche/

Tem o senão se ser em alemão mas, com a facilidade do translate incorporado nos browsers, torna-se fácil de usar.

por Texano Bill » 11/1/2013 15:01

Para quem gosta do Chipre:

Moody's Escreveu:Moody's downgrades Cyprus's government bond ratings to Caa3 from B3; negative outlook

London, 10 January 2013 -- Moody's Investors Service has today downgraded Cyprus's government bond rating to Caa3 from B3, and the outlook on the rating is negative. The rating action concludes the review for possible downgrade initiated on 16 November 2012. Cyprus's short-term government bond rating of Not Prime has been affirmed.

The key driver of today's rating action is the anticipated rise in the Cypriot government's debt burden, driven principally by the increased recapitalisation needs of its banking system following distressed exchanges on Greek government debt and rising delinquencies on loans to Greek and Cypriot obligors. Given that the resulting increase in the debt burden is likely to be unsustainable, Moody's believes there is a significantly increased likelihood that the Cypriot government may eventually default outright or press for a distressed exchange, although Moody's base case does not assume a default or distressed exchange in 2013.

The negative outlook assigned to the rating reflects Moody's view that the situation could significantly deteriorate over the next 12 to 18 months because of three factors: (1) ongoing liquidity concerns; (2) uncertainty about the exact size of the necessary bank recapitalisations, which may exceed the rating agency's current projections; and (3) uncertainty about the upcoming finalisation and signing of a Memorandum of Understanding (MoU) with the International Monetary Fund, the European Union and the European Central Bank, also collectively known as the Troika.

Registado: 20/8/2011 12:52

por Minsk » 11/1/2013 14:41

Sniper o nosso Chipre parece que não se decide....

Parece que resgate só em inícios de Março depois das eleições e já com novo governo. Pelo menos alguns altos responsáveis europeus têm vindo a afastar a hipótese de haircut como condição senão a cotação já andava pelos 50%!!

O que me preocupa é que o pagamento de cupão das 2020 é a 3 Fevereiro. Será que têm $ para isso sem o resgate na conta?

Registado: 29/2/2012 0:44

por majomo » 9/1/2013 21:08

Ao longo de 2012 este foi um dos meus tópicos do caldeirão... fruto disso fui muito feliz com as nossas OT´s.

Agradeço ao Sr_SNiper pela dinamização deste tópico... agora, neste momento, estou praticamente voltado para as ações (detenho apenas OT's 2019), com bastante sucesso...

Pelo que, se me permitem a sugestão, talvez seja neste momento uma boa alternativa retirar algum capital das obrigações e colocar em ações. 8-)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Sr_SNiper » 9/1/2013 20:58

Nunooo Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Nunooo Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:É que parece-me bom de mais... Na GB dá para compra esta

Sniper, é perpétua!!!

COm um cupão real de mais de 8%, ( e sendo um cupão fixo )não acho nada mau...

Se vais para perpétuas és capaz de arranjar melhor

Não diga que sou capaz de arranjar melhor, diz-me quais são as que no teu enter são melhores... coloca ai ISIN´s... 8-)

por Automech » 9/1/2013 20:02

Convém ler o prospecto porque o BCP em tempos tinha umas perpétuas mas que eram convertíveis que podia (e foram) convertidas em capital.
Ainda me lembro do gestor me querer enfiar umas no primário com o argumento de que era um grande negócio.

por Nunooo » 9/1/2013 18:51

Sr_SNiper Escreveu:
Nunooo Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:É que parece-me bom de mais... Na GB dá para compra esta

Sniper, é perpétua!!!

COm um cupão real de mais de 8%, ( e sendo um cupão fixo )não acho nada mau...

Se vais para perpétuas és capaz de arranjar melhor

Registado: 1/4/2009 0:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, cali010201, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, Jonas74, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 105 visitantes