Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Esta é de rir LOL, e ninguem mete mao nisto!! Isto é ROUBAR

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A operação não é assim tão descabida...

por vsp » 6/1/2004 15:43

Em primeiro lugar há a possibilidade de comprar as Obgrigações sem recorrer ao crédito - Investimento normal.

Por outro lado quem recorrer ao crédito está a "apostar" (detesto este termo) que a progressão da taxa Euribor 6M+1% vai estar abaixo da linha de progressão da Taxa de cupão das obrigações. Por exemplo se a Euribor 6M em 2007 estiver a 1% pago 2% pelo empréstimo e recebo 4% das obrigações.

Podemos questionar as prespectivas subjacentes mas há algum sentido no eventual investimento com recurso a crédito.

PS IMPORTANTE - Este post é só uma reflexão e não um juizo de valor sobre o investimento nestas obrigações.

Abraços

Registado: 4/12/2002 17:24

por Incognitus » 6/1/2004 15:39

Claro, o cliente tem que ser um bocado estúpido para usar o dinheiro que tem numa aplicação, e ao mesmo tempo contratar um empréstimo a uma taxa superior à aplicação.

Registado: 6/11/2002 19:27

por jportela » 6/1/2004 15:26

Boa tarde

A noticia do Canal Negocios dá a entender o que o djovarius disse.

http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=237337

Mike

Registado: 19/10/2003 0:19

por djovarius » 6/1/2004 14:42

Da maneira que foi descrito, simplesmente não pode ser. Seria o absurdo dos absurdos !!

Agora... se fosse assim: a Caixa dá um prémio aos clientes subscritores destas Obrigações, através de condições mais favoráveis para acesso a crédito pessoal, etc, neste caso, cobrando apenas a Euribor 6M + 1%... isso já é totalmente diferente, enquadrando-se na lógica de prémios que os bancos dão aos clientes que adquirem mais produtos seus.

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

eu nao interpreto assim

por cmafonso » 6/1/2004 14:31

Pelo que percebi eles emprestam dinheiro a quem precisar mas depois de o la colocar a uma taxa mais alta da que remunera as obrigaçoes.Nao me parece um credito para a compra das mesmas. Mas posso estar a interpretar mal.

abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 6/1/2004 14:25

Thomas, se bem percebi esta notícia (é tão inacreditável que até coloco a hipótese de não a estar interpretar correctamente), o que está aqui em causa é o facto da Caixa dizer que empresta dinheiro para lhe comprarem as obrigações. Ou seja, empresta dinheiro para que as pessoas lhe emprestem dinheiro à própria Caixa! :roll:

Como empresta dinheiro a uma taxa mais alta que aquela a que remunera as Obrigações...

A penhora é, por isso, par ao crédito que eles concedem.

Enfim, eu nem quero acreditar que eles estão a vender esta operação nestes moldes. Deve-me estar a falhar qualquer coisa...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Não percebi!!!

por Thomas Hobbes » 6/1/2004 14:06

Se estou a emprestar dinheiro a CGD quando subscrevo um abrigação. Porque raio é que tenho que contrair um empréstimo como penhor?

Quem subscreve é que deveria exigir uma garantia real a caixa!

por favor agardeço esclarecimentos
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

nao sei se os numeros sao esses...

por galrito » 6/1/2004 13:47

mas de qualquer maneira como será possivel vender um credito e uma aplicacao financeira à mesma pessoa, sabendo que as taxas do primeiro sao necessariamente superiores à da segunda??
simplesmente nao faz sentido nenhum. :mrgreen:
que é feito dos produtos co taxas indexadas ao psi20 e outros que tais?... talvez quando psi chegar aos 12000 ou 13000 pontos...

Registado: 31/12/2003 20:51

Esta é de rir LOL, e ninguem mete mao nisto!! Isto é ROUBAR

por Visitante » 6/1/2004 13:33

A Caixa Geral de Depósitos anunciou hoje o lançamento de uma emissão de obrigações de caixa, de até 125 milhões de euros, que tem uma taxa de juro crescente, pagando 2% de juros no início da emissão e de 4% em 2007.

A emissão tem um prazo de 3 anos e a subscrição ocorre entre 12 e 23 de Janeiro. A instituição financeira estatal diz que os destinatários desta oferta são os clientes avessos ao risco e investidores interessados em taxas de juro pré-determinadas.

No primeiro semestre de pagamento de juros, a 26 de Julho deste ano, o juro é de 2%, crescendo para 4% no último pagamento, em 26 de Janeiro de 2007.

Cada período de contagem de juros começa no dia da emissão, ou de pagamento de juros do período anterior, inclusive, e termina na véspera do dia de pagamento dos juros calculados, inclusive.

«Como as obrigações não serão admitidas à cotação, o obrigacionista poderá solicitar um crédito pessoal até 95% do montante inicial investido, com o mínimo de 1.250 euros, garantido com penhor das obrigações, à taxa EURIBOR 6M mais 1%, por qualquer prazo até à data de maturidade das obrigações», refere a ficha técnica da emissão, denominada Taxa Crescente 2007.

Acontece que a Euribor a 6 meses encontra-se a 2,145%. Como eles emprestam com mais 1% de spreed, dá um juro de 3.145% que tens que pagar á Caixa para receberes 2% Brutos. :lol: :lol: :lol:

Isto só serva para lavar dinheiro. Digo eu...
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Bing [Bot], Pmart 1, Shimazaki_2 e 158 visitantes