Finanças & Fundos de Investimento
Faço das minhas as palavras do nelsonpt acrescentando que até gosto desse estruturado.
Nos fundos prefiro PIMCO (principalmente se estás a começar), ajusta o risco com quiseres etc.
Não digo que os fundos que falas são maus. Até gosto bastante do prestige. Em relação ao rendimento plus acho que o pior já passou por isso acho que está numa situação relativamente segura.
Emboa eu não investisse não acho os fundos maus.
Nos fundos prefiro PIMCO (principalmente se estás a começar), ajusta o risco com quiseres etc.
Não digo que os fundos que falas são maus. Até gosto bastante do prestige. Em relação ao rendimento plus acho que o pior já passou por isso acho que está numa situação relativamente segura.
Emboa eu não investisse não acho os fundos maus.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
pedro29 Escreveu:(antes de mais espero estar no tópico certo)
Boas pessoal, tenho uns trocos para investir e a minha PFA do Best aconselhou-me este produto "EUR 3Y BULLISH EURO STOXX 50" e até me parece interessante.
As EUR 3Y BULLISH EURO STOXX 50® NOTES são um produto financeiro complexo com maturidade de 3 anos, cuja remuneração está associada à evolução da cotação do índice EURO STOXX 50® (SX5E). A remuneração será
paga na Data de Maturidade e, se a Taxa de Variação do índice for nula ou positiva, corresponderá ao máximo entre 30% e 100% da Taxa de Variação do
índice. Caso contrário, ou seja, se a Taxa de Variação do índice for negativa a remuneração será negativa e não poderá ser superior a 15%, ou seja, o Reembolso mínimo do capital na maturidade é de 85% do Valor Nominal.
Além disso também me sugeriu 2 fundos:
Espírito Santo Rendimento Plus - Fundo Especial de Investimento Aberto
https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002AQ1
Credit Suisse Equity Fund (Lux) Global Prestige B Acc
https://lt.morningstar.com/u8sad6q7u6/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06X8Q
Gostava de ouvir a vossa opinião sobre estes produtos e obrigado
sem saber que riscos gostas de correr ou nao...
eu nao ia para nenhum desses! Investe nos fundos da primeira pagina, que sao recomendados! isto se fores uma pessoa cautelosa
Agora se gostas disso, vistes esses fundos e têm boa rentabilidade força...eu pessoalmente nao subscreveria nenhum desses.
- Registado: 3/11/2012 17:35
Boa tarde,
Primeiro peço desculpa ao VG por estar a introduzir um off-topic. Faço-o por me parecer relacionado com este tipo de investimento (apesar de o ser com quase todos).
Sendo leigo nesta matéria (de economia, finanças e investimento), apenas com curiosidade sobre a temática que me tem levado a apreender estes conceitos e começar a construir opinião própria, gostava de levantar a questão que não é nova mas revisitada neste documentário.
http://youtu.be/4ECi6WJpbzE
Para quem não o quiser ver refere-se ao endividamento, quiça excessivo, generalizado e em particular dos EUA.
Parece-me que globalmente os nossos governos estão a abordar, em Portugal e noutras partes do planeta, problemas estruturais atirando dinheiro para cima da questão.
Não tenho a pretensão saber a solução e penso que nos transcenderá mas focando no que nos respeita, quais os sinais de que (a ser efectivamente uma bolha) nos devem alertar para desinvestir em fundos obrigacionistas (e quiça de instrumentos financeiros)?
O VG já comentou algures neste tópico que quando começarem a dizer que os fundos de investimento em obrigações são perfeitamente seguros será uma pista importante.
(Por outras palavras, uma necessidade de reafirmar a solidez de algo deve sempre aguçar a nossa curiosidade do porquê dessa mesma necessidade...)
[Perdão se tiver sido uma interpretação abusiva de um comentário que retive em tempos.]
Que outros sinais?
Com os meus melhores cumprimentos,
REAN
------
Disclosure:
.: Tenho investido activamente, desde o meu primeiro post, em fundos e acredito que a lógica por detrás dos mesmos e sua selecção é sólida. Neste momento tenho cerca de 50% dos meus activos em fundos descritos neste tópico.
.: Por outro lado a minha ignorância ainda é muita, ainda me encontro apenas em 1/3 da lista de livros sugerido pelo mentor do tópico, eh eh.
Primeiro peço desculpa ao VG por estar a introduzir um off-topic. Faço-o por me parecer relacionado com este tipo de investimento (apesar de o ser com quase todos).
Sendo leigo nesta matéria (de economia, finanças e investimento), apenas com curiosidade sobre a temática que me tem levado a apreender estes conceitos e começar a construir opinião própria, gostava de levantar a questão que não é nova mas revisitada neste documentário.
http://youtu.be/4ECi6WJpbzE
Para quem não o quiser ver refere-se ao endividamento, quiça excessivo, generalizado e em particular dos EUA.
Parece-me que globalmente os nossos governos estão a abordar, em Portugal e noutras partes do planeta, problemas estruturais atirando dinheiro para cima da questão.
Não tenho a pretensão saber a solução e penso que nos transcenderá mas focando no que nos respeita, quais os sinais de que (a ser efectivamente uma bolha) nos devem alertar para desinvestir em fundos obrigacionistas (e quiça de instrumentos financeiros)?
O VG já comentou algures neste tópico que quando começarem a dizer que os fundos de investimento em obrigações são perfeitamente seguros será uma pista importante.
(Por outras palavras, uma necessidade de reafirmar a solidez de algo deve sempre aguçar a nossa curiosidade do porquê dessa mesma necessidade...)
[Perdão se tiver sido uma interpretação abusiva de um comentário que retive em tempos.]
Que outros sinais?
Com os meus melhores cumprimentos,
REAN
------
Disclosure:
.: Tenho investido activamente, desde o meu primeiro post, em fundos e acredito que a lógica por detrás dos mesmos e sua selecção é sólida. Neste momento tenho cerca de 50% dos meus activos em fundos descritos neste tópico.
.: Por outro lado a minha ignorância ainda é muita, ainda me encontro apenas em 1/3 da lista de livros sugerido pelo mentor do tópico, eh eh.
- Registado: 11/10/2004 22:21
(antes de mais espero estar no tópico certo)
Boas pessoal, tenho uns trocos para investir e a minha PFA do Best aconselhou-me este produto "EUR 3Y BULLISH EURO STOXX 50" e até me parece interessante.
As EUR 3Y BULLISH EURO STOXX 50® NOTES são um produto financeiro complexo com maturidade de 3 anos, cuja remuneração está associada à evolução da cotação do índice EURO STOXX 50® (SX5E). A remuneração será
paga na Data de Maturidade e, se a Taxa de Variação do índice for nula ou positiva, corresponderá ao máximo entre 30% e 100% da Taxa de Variação do
índice. Caso contrário, ou seja, se a Taxa de Variação do índice for negativa a remuneração será negativa e não poderá ser superior a 15%, ou seja, o Reembolso mínimo do capital na maturidade é de 85% do Valor Nominal.

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Após ler alguns pedidos de informação acerca da melhor estratégia de investimento para obter o melhor retorno, deixo aqui um video em inglês com algumas respostas:
PASSIVE INVESTING: The evidence the fund management industry would prefer you not to see
http://www.youtube.com/watch?v=zqa-jSuXmYw
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/zqa-jSuXmYw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
PASSIVE INVESTING: The evidence the fund management industry would prefer you not to see
http://www.youtube.com/watch?v=zqa-jSuXmYw
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/zqa-jSuXmYw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
cbslbstr Escreveu:Resulta do superior comportamento do Thread entre 2004 e 1º semestre 2007.
Se no 2º gráfico pegarmos apenas os ultimos 5 anos e deslocarmos a linha verde para o ponto inicial da linha azul, obtemos o 1º gráfico. O momento inicial/ponto de partida é a chave. O ligeiro melhor comportamento do Alianz nos ultimos 5 anos ficou muito abaixo do melhor comportamento do Thread em 2004-1ºS 2007
Muito obrigada cbslbstr
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
William Shakespeare
VirtuaGod Escreveu:nisoda Escreveu:bom dia
para quem tem conta no BES, o que acham deste investimento de 20K?
ES Rendimento plus / es plano crescente / es plano prudente / es capitalização / es renda mensal
4K em cada.
Pk não abres conta no Activo ou no Best?
Que devem ser mais baratos do que no BES. Visto que por exemplo, no Best, não pagas comissões de guarda de títulos. Para além da possibilidade de subscrever um maior número de fundos nesses 2 bancos.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
nisoda Escreveu:bom dia
para quem tem conta no BES, o que acham deste investimento de 20K?
ES Rendimento plus / es plano crescente / es plano prudente / es capitalização / es renda mensal
4K em cada.
Pk não abres conta no Activo ou no Best?
Manushe Escreveu:Lá venho eu com as minhas perguntas![]()
Podem explicar-me, por favor, como ler e perceber as grandes diferenças entre um momento e outro?
...
Como é que uma diferença de apenas 5 anos, pode resultar numa tão grande dif. de rentabilidade en toda a linha (se é que estou a interpretar bem).
Resulta do superior comportamento do Thread entre 2004 e 1º semestre 2007.
Se no 2º gráfico pegarmos apenas os ultimos 5 anos e deslocarmos a linha verde para o ponto inicial da linha azul, obtemos o 1º gráfico. O momento inicial/ponto de partida é a chave. O ligeiro melhor comportamento do Alianz nos ultimos 5 anos ficou muito abaixo do melhor comportamento do Thread em 2004-1ºS 2007
- Registado: 19/2/2007 21:50
Lá venho eu com as minhas perguntas
Podem explicar-me, por favor, como ler e perceber as grandes diferenças entre um momento e outro?
Como é que uma diferença de apenas 5 anos, pode resultar numa tão grande dif. de rentabilidade en toda a linha (se é que estou a interpretar bem).
Quando se analisa em "MAX" as diferenças são ainda mais acentuadas.
Podem dizer-me, se isto evidencia, uma clara melhor perfomance do Thread. que se acentua a longo prazo?

Quando se analisa em "MAX" as diferenças são ainda mais acentuadas.
Podem dizer-me, se isto evidencia, uma clara melhor perfomance do Thread. que se acentua a longo prazo?
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
William Shakespeare
William Shakespeare
nelsonpt Escreveu:trustnet.comVirtuaGod Escreveu:nelsonpt Escreveu:http://i45.tinypic.com/2nibfih.jpg
os belos dos graficos da minha carteira
De onde é?
e dá gráfico da carteira ou só de cada fundo individualmente?
nelsonpt Escreveu:http://i45.tinypic.com/2nibfih.jpg
os belos dos graficos da minha carteira
De onde é?
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:Se os "gurus" que são profissionais se enganam nas previsões, só mostra o quanto é difícil fazer investimentos.
Se deixassem de fazer previsões provavelmente seriam mais bem sucedidos!!!
Boas
Isto introduz uma questão muito interessante: uma boa parte dos investimentos e dos investidores de sucesso são-no devido à sorte. Não a estudo, não a previsões, não a acompanhamento permanente mas a um factor totalmente desconhecido e exógeno: ter sorte ou não ter. E se bem que os mercados não sejam um jogo há muitas vezes em que o são. Jogo de sorte e azar. Ora, no jogo, uma das componentes mais críticas é a inteligência emocional. Se se gerir a dita maximiza-se a probabilidade de ganho. Há uma, entre outras, boas práticas que passa pela diversificação. Outra boa prática é gimnasticar o lado emocional. E de prática em prática estaremos mais próximos de jogar bem. Ninguém disse que jogar bem bridge é só sorte. Mas é muito de sorte. Ninguém disse que os mercados são só sorte. Mas têm muito de sorte.
Obrigado,
VIXIUM
- Registado: 21/10/2012 19:07
Obrigado Pata
É meramente exemplificativo. Imagina que será às 9 horas da manhã, por exemplo. O que se conta é a valorização desse dia (dia da ordem; D) ou do dia D+1? No prospecto do BNP diz dia D. No do Banco para o mesmo fundo diz D+1.
Obrigado.
VIXIUM
É meramente exemplificativo. Imagina que será às 9 horas da manhã, por exemplo. O que se conta é a valorização desse dia (dia da ordem; D) ou do dia D+1? No prospecto do BNP diz dia D. No do Banco para o mesmo fundo diz D+1.
Obrigado.
VIXIUM
Boa noite
Alguém me sabe dizer para os fundos do BNP Paribas (PARVEST) qual o valor de cálculo de um hipotético resgate se ele for pedido até às 15 horas do dia D? É o valor da unidade de participação do dia D ou do dia D+1? É que a informação entre o prospecto do fundo (o original do BNP PARIBAS) no banco e o que o banco anuncia há uma diferença...
Obrigado.
VIXIUM
Alguém me sabe dizer para os fundos do BNP Paribas (PARVEST) qual o valor de cálculo de um hipotético resgate se ele for pedido até às 15 horas do dia D? É o valor da unidade de participação do dia D ou do dia D+1? É que a informação entre o prospecto do fundo (o original do BNP PARIBAS) no banco e o que o banco anuncia há uma diferença...
Obrigado.
VIXIUM
Rick Lusitano Escreveu:Se os "gurus" que são profissionais se enganam nas previsões, só mostra o quanto é difícil fazer investimentos.
Se deixassem de fazer previsões provavelmente seriam mais bem sucedidos!!!
Deixo aqui, alguma informação para criar uma introspeção mental em cada pessoa.
Como fazer uma carteira? Que classes de activos a apostar (acções, obrigações, forex, ETFs, fundos de investimento, etc)? Quais os activos que acredito que vão se valorizar? Quais não devo apostar? Etc.
Algumas perguntas que todos ou quase todos os investidores em todo mundo já fizeram.
E previsões?
Ora vejamos o seguinte:
A newsletter "Wealth Watch" da Bloomberg, começa a seguinte introdução, tendo eu destacado a negrito vermelho, algo que me parece interessante.
Fonte: Wealth Watch: 2013 Crystal Balls Are Broken (January 4, 2013) (Newsletter da Bloomberg)
Artigo da Bloomberg sobre as previsões para 2012.
Almost All of Wall Street Got 2012 Market Calls Wrong (Jan 4, 2013)
http://www.bloomberg.com/news/2013-01-0 ... wrong.html
E o que realmente se passou em 2012?
"Slideshow" da Bloomberg que faz um pequeno balanço de 2012 em matéria de investimentos, acções, fundos de investimento de acções e de obrigações, ETFs, etc.
Best and Worst Investments of 2012 (Dec 12, 2012)
http://www.bloomberg.com/money-gallery/ ... -2012.html
Se os "gurus" que são profissionais se enganam nas previsões, só mostra o quanto é difícil fazer investimentos.
O "slideshow" é útil apenas para mostrar quais foram os melhores e os piores investimentos em 2012. E em 2013? Quem saberá?
Como fazer uma carteira? Que classes de activos a apostar (acções, obrigações, forex, ETFs, fundos de investimento, etc)? Quais os activos que acredito que vão se valorizar? Quais não devo apostar? Etc.
Algumas perguntas que todos ou quase todos os investidores em todo mundo já fizeram.
E previsões?
Ora vejamos o seguinte:

Wealth Watch: 2013 Crystal Balls Are Broken Escreveu:The 2013 Crystal Balls Are Broken
by Ben Steverman
On one random day last month, Bloomberg reported that 2013 could be a good year for emerging markets, housing and the Philippine Stock Index, while U.S. economic growth could either be "tough" or surprisingly good. Those were the prognostications of, respectively, a BlackRock chief investment strategist, Goldman Sachs strategists, the Philippine Stock Exchange chairman, a Wells Fargo economist and a Wells Fargo fund strategist.
The chance of each of these prognosticators' being right? About 47 percent. In other words, most would do better flipping a coin.
Since 2005, CXO Advisory Group has collected 6,584 stock market forecasts from 68 experts and graded each on accuracy. The preliminary report from 2012 suggests these gurus are accurate 47.4 percent of the time.
Fonte: Wealth Watch: 2013 Crystal Balls Are Broken (January 4, 2013) (Newsletter da Bloomberg)

Almost All of Wall Street Got 2012 Market Calls Wrong (Jan 4, 2013)
http://www.bloomberg.com/news/2013-01-0 ... wrong.html

"Slideshow" da Bloomberg que faz um pequeno balanço de 2012 em matéria de investimentos, acções, fundos de investimento de acções e de obrigações, ETFs, etc.
Best and Worst Investments of 2012 (Dec 12, 2012)
http://www.bloomberg.com/money-gallery/ ... -2012.html
Se os "gurus" que são profissionais se enganam nas previsões, só mostra o quanto é difícil fazer investimentos.
O "slideshow" é útil apenas para mostrar quais foram os melhores e os piores investimentos em 2012. E em 2013? Quem saberá?

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

jokerportuga Escreveu:VirtuaGod Escreveu::cry: Sempre que um presidente de um banco central fala algum fundo leva na cabeça...
e o que foi dito?
Obrigado
O Draghi disse que a europa está a estabilizar e pós fora de questão baixar a taxa de juro (que se encontra a 0.75%). O euro, obviamente, disparou.
VirtuaGod Escreveu:GLASS Escreveu:Agora até me sinto mal de ter pedido ajuda. Desculpem-me lá por favor.
Oh por amor de Deus. Nem num extremo nem do outro(...)
Eu compreendo a dificuldade (e alguma resistencia) em dar conselhos personalizados aos muitos que o pedem - aliás a grande disponibilidade demonstrada é algo que me supreendeu pela positiva e que agradeço.
Mas de facto quem se inicia tem dificuldades algo "básicas" - eu, por exemplo, mais que "verificar" qual o "melhor" fundo tenho dificuldades em classificar os que tenho em carteira... a questão chave é de facto qual "Asset allocation" da carteira (como o VirtuaGod afirmou?).
Por isso atrevo-me a sugeri que as proximas "aulas" versem sobre que tipo/classe de fundos existem e devemos considerar ao planear a carteira (e não qual o fundo específico, aí podemos recorrer à 1ª página), como verificar os activos dos fundos, para podermos ver a nossa carteira como um "todo" - ie se 50% minha carteira é "fundo A", que tem 20% acções BRIC e 40% "fundo B", que tem 25% acções BRIC logo a minha carteira tem 20% de acções BRIC (análise correcta...?).
Mas confesso que não consigo fazer esta análise ao "meu" PIMCO DivInc € ou ao BPI Obrigações de Alto Rendimento Alto Risco... ou decidir em que tipo de "activos" dividir uma análise...
- Registado: 26/7/2011 12:29
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, darkreflection, Esquinas3, Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, OffTheRecord, PAULOJOAO, Phil2014, PiFer, PMP69, Purificaçao, Shimazaki_2, silva_39, Sinedrio, trilhos2006 e 209 visitantes