Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jokerportuga » 11/1/2013 13:33

VirtuaGod Escreveu::cry: Sempre que um presidente de um banco central fala algum fundo leva na cabeça...

e o que foi dito?

Obrigado

Registado: 18/1/2010 12:59

por VirtuaGod » 11/1/2013 13:29

:cry: Sempre que um presidente de um banco central fala algum fundo leva na cabeça...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Texano Bill » 11/1/2013 12:46

Chico_laranja Escreveu:Olha para a queda do USD/EUR e encontras quase toda a justificação ;)

O USD/EUR caiu 1.57%

Texano Bill, sim é o não hedged

Yep, logo vi. Eu tenho o fundo com hedge cambial e fui ver e estou a ganhar 0,1 % :)
(http://www.bloomberg.com/quote/TGNACEH:LX)

Registado: 20/8/2011 12:52

por chico_laranja » 11/1/2013 12:41

Olha para a queda do USD/EUR e encontras quase toda a justificação ;)

O USD/EUR caiu 1.57%

Texano Bill, sim é o não hedged

Registado: 29/11/2007 2:37

por Texano Bill » 11/1/2013 12:39

jokerportuga Escreveu:Bom dia,

O que aconteceu para o Templeton Glbl Total Return N Acc € ter caido 1.22% ???
http://www.bloomberg.com/quote/TGTNAEU:LX

Esse é hedged? Se não pode ter a ver com o câmbio EUR/USD..

Registado: 20/8/2011 12:52

por jokerportuga » 11/1/2013 12:01

Bom dia,

O que aconteceu para o Templeton Glbl Total Return N Acc € ter caido 1.22% ???
http://www.bloomberg.com/quote/TGTNAEU:LX

Registado: 18/1/2010 12:59

por VirtuaGod » 11/1/2013 3:42

Gross Raises Holdings of Treasuries to Highest Level Since July

Depois da forte correcção das Treasuries já no início deste ano, esta é uma aposta interessante!! 8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 11/1/2013 1:40

VIXIUM Escreveu:Podes marcar o almoço ou pedir o livro.... :mrgreen:
VIXIUM

Não vais ao almoço do Caldeirão em Aveiro?

P.S. Nunca vi um PIMCO a subir tanto de um dia para o outro como o real return hoje, subiu 1.37% :shock: :shock: :shock:

por VIXIUM » 11/1/2013 1:38

VirtuaGod Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Nunca fiz nada que não fosse estudado e pela minha cabeça.

Não me referia a ng em particular :wink: Mas pelo que vejo especificamente de ti apercebo-me que analisas e sabes o que estás a fazer. Até nem é muito o seguir outro, é mais perceber o que o outro está a fazer antes de o seguir, que eu acho necessário...

Ok VirtuaGod
Podes marcar o almoço ou pedir o livro.... :mrgreen:
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por VirtuaGod » 11/1/2013 0:36

VIXIUM Escreveu:Nunca fiz nada que não fosse estudado e pela minha cabeça.

Não me referia a ng em particular :wink: Mas pelo que vejo especificamente de ti apercebo-me que analisas e sabes o que estás a fazer. Até nem é muito o seguir outro, é mais perceber o que o outro está a fazer antes de o seguir, que eu acho necessário...

por ferreira10 » 10/1/2013 23:10

LTCM Escreveu:
ferreira10 Escreveu:Eu suponho só haverem no mercado dois ETFs que têm como subjacente o Psi 20; o
ComStage ETF PSI 20 e o ComStage ETF PSI 20 Leverage ambos comercializados pelo commerzbank.Certo?
Pelo menos são aqueles que consigo apanhar na plataforma do Saxo Bank.

Em termos de fiscalidade suponho serem iguais às acções?

Em tempos apanhei uma conversa num tópico que falava acerca do efeito perverso dos ETFs. Lesivo para quem os detivesse durante muito tempo.Associado ao chamado Tracking Error.Se calhar fui eu que percebi mal a "coisa". Mas há alguma contra indicação de deter em carteira ETFs por longos períodos? (1 a 2 anos)

Leveraged ETFs:All You Wanted to Know but Were Afraid to Ask

Leveraged exchange-traded funds present a variety or risks, particularly for buy-and-hold investors. To manage these risks effectively, investors must understand the impact of different factors – including compounding, daily balancing and volatility – on returns.

++++

Professional investors know they have to “rebalance” every day. You do not have double the return over the period, you get double the daily return, which can be very different. But why does a professional investor need these? They have access to futures and to margin accounts, so there is no reason for these to exist just for professional investors. They must exist for retail investors, and I find it hard to believe that retail investors understand the range of potential returns on the leveraged ETF’s for any given holding period return of the underlying index.

I don’t see a need for these products except for small retail investors who can’t get leverage any other way, and I suspect they don’t understand how these things really work, as they are the most likely to buy and hold these things.

Era mesmo disto que eu andava à procura LTCM.Agradecido!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por VIXIUM » 10/1/2013 23:08

VirtuaGod Escreveu:
GLASS Escreveu:Agora até me sinto mal de ter pedido ajuda. Desculpem-me lá por favor.

Oh por amor de Deus. Nem num extremo nem do outro :mrgreen:

Estamos aqui é para nos ajudarmos. Apenas quis alertar para algumas situações que acho que não são as mais correctas para as pessoas, não para mim. Não me custa nada dizer qual a minha carteira ideal. Mas a minha carteira ideal não é de mais ninguém. As questões focar-se nisso, qual o melhor fundo para atingir um fim e não qual os fundos que eu mais gosto. Ng nasce ensinado mas se querem aprender é preciso um esforço individual. Saber onde se deve investir é algo muito pessoal e para responder a essa questão e para avaliar o tipo de investidor que são teria pelo menos de gastar 2 horas a conversar e provavelmente dar uns questionários. :mrgreen:

É só um aviso às pessoas em tomarem as decisões com mais consciência, em vez de se deixarem ir pela "força" do grupo. E não só é fácil como confortável irmos com a maré, e quando as coisas correrem mal acharmos que não fomos os únicos "burros" é mesmo muito confortável e é exactamente contra isso que alerto.

O que menos me custa é dar uma opinião (e como bom tuga tenho opiniões sobre tudo), queria é que as pessoas compreendessem que devem ter a sua própria opinião tb, e só assim é que se evolui no mundo financeiro e se começa a ganhar $. Quando nos seguimos a nós e não outros (e sei que isso é muito díficil, embora a minha arrogância tenha tornado isso mais simples para mim do que será para a maioria das pessoas).

P.S. LTCM - Não andas a ler a primeira página, acho que foi a primeira vez que me antecedi a ti :mrgreen:

Caro VirtuaGod:

Eu concordo inteiramente contigo. Nunca fiz nada que não fosse estudado e pela minha cabeça. Isso não significa que ao perguntar, por exemplo, a opinião de outrém, em particular a tua, não a queira por uma questão de confrontação. Isso não significa que vá a correr subscrever um produto que tu referencies. Antes pelo contrário: vou analisar ao pormenor porque o dizes e porque eu posso - como já aconteceu várias vezes - pensar diferente. E depois agir diferente. Isto é válido para fundos - onde confesso que sou aprendiz - como para acções ou outros produtos financeiros (onde confesso que sei um bocadinho mais mas sou e serei sempre aprendiz toda a vida).

Obrigado.
VIXIUM

por VirtuaGod » 10/1/2013 22:02

LTCM Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:P.S. LTCM - Não andas a ler a primeira página, acho que foi a primeira vez que me antecedi a ti :mrgreen:

O pior é que li. :oh: :wall:

Agora fizeste-me sorrir :lol:

por LTCM » 10/1/2013 15:24

VirtuaGod Escreveu:P.S. LTCM - Não andas a ler a primeira página, acho que foi a primeira vez que me antecedi a ti :mrgreen:

O pior é que li. :oh: :wall:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por VirtuaGod » 10/1/2013 15:10

GLASS Escreveu:Agora até me sinto mal de ter pedido ajuda. Desculpem-me lá por favor.

Oh por amor de Deus. Nem num extremo nem do outro :mrgreen:

Estamos aqui é para nos ajudarmos. Apenas quis alertar para algumas situações que acho que não são as mais correctas para as pessoas, não para mim. Não me custa nada dizer qual a minha carteira ideal. Mas a minha carteira ideal não é de mais ninguém. As questões focar-se nisso, qual o melhor fundo para atingir um fim e não qual os fundos que eu mais gosto. Ng nasce ensinado mas se querem aprender é preciso um esforço individual. Saber onde se deve investir é algo muito pessoal e para responder a essa questão e para avaliar o tipo de investidor que são teria pelo menos de gastar 2 horas a conversar e provavelmente dar uns questionários. :mrgreen:

É só um aviso às pessoas em tomarem as decisões com mais consciência, em vez de se deixarem ir pela "força" do grupo. E não só é fácil como confortável irmos com a maré, e quando as coisas correrem mal acharmos que não fomos os únicos "burros" é mesmo muito confortável e é exactamente contra isso que alerto.

O que menos me custa é dar uma opinião (e como bom tuga tenho opiniões sobre tudo), queria é que as pessoas compreendessem que devem ter a sua própria opinião tb, e só assim é que se evolui no mundo financeiro e se começa a ganhar $. Quando nos seguimos a nós e não outros (e sei que isso é muito díficil, embora a minha arrogância tenha tornado isso mais simples para mim do que será para a maioria das pessoas).

P.S. LTCM - Não andas a ler a primeira página, acho que foi a primeira vez que me antecedi a ti :mrgreen:

por chico_laranja » 10/1/2013 10:50

Estranho.

Não consigo ver o final deste tópico após o slideshare :evil:

Dá para ler à mesma fazendo "Responder" e lendo o que está por baixo mas aí só aparece os posts a partir do slideshare :wink:

por chico_laranja » 10/1/2013 10:47

Glass

Não tens do que te sentir mal.

Principalmente se analisaste a tua carteira e achaste que precisavas de mais uns pozinhos de um tipo e ficaste na dúvida sobre qual seria o melhor dentro desse tipo.

Todos aqui remamos (ou pelo menos deveríamos) o barco para o mesmo lado.

Há exemplos flagrantes neste tópico de quem chegou cá com um poço de dúvidas e que só conhecia depósitos a prazo e neste momento já começa a dar contributos pois aprendeu a procurar e não se acanhou com as dúvidas. Se as tens o melhor que fazes é expor as mesmas.

Não há soluções milagrosas nos fundos e ninguém pense que isto é tudo ganhos de 7-10-15 ou até 20% ao ano. Tudo tem o seu custo e neste caso é existirem anos em que esse ganho é negativo na mesma proporção.

Além disso, cada um é que sabe quanto está disposto a correr ao nível de risco daí as respostas terem também que ser ponderadas.

por LTCM » 10/1/2013 10:27

Rick Lusitano Escreveu:Espero que a colocação da imagem, não aborreça o LTCM. :oops:
:wink: 8-)
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Fundos

por LTCM » 10/1/2013 10:26

<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/15929382" width="574" height="613" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen> </iframe>
Editado pela última vez por LTCM em 10/1/2013 11:48, num total de 1 vez.

por GLASS » 10/1/2013 10:24

Agora até me sinto mal de ter pedido ajuda. Desculpem-me lá por favor.

Registado: 9/11/2012 17:13

por Midas » 10/1/2013 2:23

VG, concordo contigo a 100%.
Corrige-me se estou enganado, o tópico serve para "ensinar a pescar e não dar simplesmente o peixe".

Senão é o tópico dos "discos pedidos", "preciso de 1 fundo da categoria x", e as pessoas investem nele, sem saber os porquês desses fundos.

Há uma imagem do excelente tópico "Enriquecer Devagar/Game Over" do LTCM, página 25...

LTCM Escreveu:Imagem

Fonte: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=600

A carteira é pessoal, nós próprios, temos de pensar, analisar e tomar as decisões por nós próprios. Aliás, somos nós, os maiores interessados. 8-)

P.S.: Espero que a colocação da imagem, não aborreça o LTCM. :oops:
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 10/1/2013 1:47

Drecksack Escreveu:Serei o único a pensar que o investimento de baixo risco em obrigações acabará por tornar-se um investimento de alto risco ?

Digo isto porque sempre se tem falado em bolhas nas obrigações e estas subidas constantes mais tarde ou mais cedo levarão a uma correcção bastante generalizada.

Enquanto houver medo eu estou descansado. Quando chegar a ladaínha do "This time is different" é que me preocuparei.

P.S. - Que já li de algumas, embora muito poucas, pessoas, associando o envelhecimento populacional dos países desevolvidos a uma maior necessidade de segurança nos portfolios de investimento e consequentemente a uma maior procura de obrigações (e isso fará com elas se mantenham "perpetuamente" altas). Quando essa ideia se generalizar aí sim, começarei a ficar preocupado. Quanto mais "desconfortável" te sentes com os teus investimentos normalmente mais rentáveis e "correctos" eles são.

por VirtuaGod » 10/1/2013 1:03

Em relação à diversificação, qual o peso que estão a dar aos fundos obrigacionistas?? Tudo depende do peso em cada fundo, não do número de fundos...

Na primeira página temos no TOP, 2 fundos de acções, 2 fundos mistos. Se derem 10% de peso a cada um dá 60% obrigações/20% misto/20% acções.

Uma pessoa que perceba o mínimo e que já começou nos fundos tem a capacidade de analisar um pouco mais.

O que me parece é que há um "forcing" para que este tópico se torne um tópico de recomendações, o que está relativamente longe de ser o objectivo. O tópico é educativo e uma iniciação ao mundo dos fundos de investimentos, sendo que depois cada pessoa deverá ajustar o tipo de investimento ao seu risco. Há milhares de fundos. O Best deixa pesquisar por tipo de fundo, sendo até essa pesquisa bem mais específica do que gostaria.

Peguem num fundo mundial, por exemplo, e façam disso a parte alocada a acções. O que me parece é que algumas pessoas sobre diversificam (e sim, isso é possível quando não temos muito a noção do que estamos a fazer).

Estão a concentrar-se em qual o melhor fundo, sendo um neglegenciávelmente melhor que outro ao invés de fazerem a verdadeira e melhor questão: Qual a melhor Asset Alocation? Quanto devo alocar a obrigações e a acções? Devo comprar REIT? Acções europeias ou americanas? Vale a pena ter acções emergentes? Qual o market cap das acções que devemos ter? Devemos ter multinacionais large cap ou fundos focados em medium/small cap? Vale a pena ter fundos de acções temáticos ou simplesmente compramos um mundial?

P.S. E quem quiser estudar o que pode acontecer de mais negativo (sem ser claro um descalabro à fim do mundo estilo 2008) pode analisar mais profundamente 1994, que penso que se pode repetir "ironicamente" em 2014.

por VIXIUM » 9/1/2013 23:47

VirtuaGod Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Mais uma vez muito obrigado. Qualquer dia impõe-se pelo menos um almoço (eu a pagar, claro). Restaurante à escolha do consultor...lá terei que ir de Lisboa ao Porto!
Obrigado
VIXIUM

Já pensei foi colocar aqui a minha wishlist de livros amazon para quem quiser fazer uma "doação" para a minha sempre crescente biblioteca financeira :mrgreen:

E porque não? Enquanto uns lêem umas coisas outros terão que ler outras. O conhecimento não nasce connosco. Vamos a isso.
Obrigado
VIXIUM

por MatildeSerrano » 9/1/2013 23:36

Serei o único a pensar que o investimento de baixo risco em obrigações acabará por tornar-se um investimento de alto risco ?

Digo isto porque sempre se tem falado em bolhas nas obrigações e estas subidas constantes mais tarde ou mais cedo levarão a uma correcção bastante generalizada.

Registado: 30/6/2008 20:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], jls1, latbal, Luzemburg, OCTAMA, PAULOJOAO e 113 visitantes