Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LTCM » 9/1/2013 23:29

ferreira10 Escreveu:Eu suponho só haverem no mercado dois ETFs que têm como subjacente o Psi 20; o
ComStage ETF PSI 20 e o ComStage ETF PSI 20 Leverage ambos comercializados pelo commerzbank.Certo?
Pelo menos são aqueles que consigo apanhar na plataforma do Saxo Bank.

Em termos de fiscalidade suponho serem iguais às acções?

Em tempos apanhei uma conversa num tópico que falava acerca do efeito perverso dos ETFs. Lesivo para quem os detivesse durante muito tempo.Associado ao chamado Tracking Error.Se calhar fui eu que percebi mal a "coisa". Mas há alguma contra indicação de deter em carteira ETFs por longos períodos? (1 a 2 anos)

Leveraged ETFs:All You Wanted to Know but Were Afraid to Ask

Leveraged exchange-traded funds present a variety or risks, particularly for buy-and-hold investors. To manage these risks effectively, investors must understand the impact of different factors – including compounding, daily balancing and volatility – on returns.

++++

Professional investors know they have to “rebalance” every day. You do not have double the return over the period, you get double the daily return, which can be very different. But why does a professional investor need these? They have access to futures and to margin accounts, so there is no reason for these to exist just for professional investors. They must exist for retail investors, and I find it hard to believe that retail investors understand the range of potential returns on the leveraged ETF’s for any given holding period return of the underlying index.

I don’t see a need for these products except for small retail investors who can’t get leverage any other way, and I suspect they don’t understand how these things really work, as they are the most likely to buy and hold these things.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Midas » 9/1/2013 23:04

Reiposto Escreveu:Mais uma vez acho que devia haver um tópico de fundos de acções ou de mais risco, so falta alguém interessado no desafio.
Pk o pessoal começa a investir bastante em fundos Tb devido a este tópico assim era uma maneira de diversificar o investimento em fundos

JonhyRico Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
JonhyRico Escreveu:Preciso de ideias para balancear a minha carteira de fundos.

Pk? estás insatisfeito com a rentabilidade? Qual o fundo que menos gostas daí? é esse que tens de mudar. Ng como nós para sabermos qual o risco que pretendemos (sem entrar em euforias que podem ser prejudiciais).

Não. Estou bastante satisfeito com a rentabilidade. Tenho é a ideia que tenho "muito do mesmo" e que devia ter um pouco mais em fundos de acções.

Também concordo, sinto que falta mais uns fundos de acções para "apimentar" a minha carteira. Olho para ela, vejo maioritariamente, PIMCOs e obrigações.

Em relação a criação de tópicos para especificar mais os fundos, seja para ETFs ou fundos de acções, já foi algo que passou pela cabeça. :-k

Com tantas páginas neste tópico, é natural, ficar no meio delas, material interessante que pode ser desenvolvido, em vez de ficarem dispersas dentro deste tópico e concentrar-las noutro(s) tópico(s) independente(s).
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por JonhyRico » 9/1/2013 21:30

VirtuaGod Escreveu:

Pk? estás insatisfeito com a rentabilidade? Qual o fundo que menos gostas daí? é esse que tens de mudar. Ng como nós para sabermos qual o risco que pretendemos (sem entrar em euforias que podem ser prejudiciais).

Não. Estou bastante satisfeito com a rentabilidade. Tenho é a ideia que tenho "muito do mesmo" e que devia ter um pouco mais em fundos de acções.
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy

Registado: 26/11/2009 20:30

por Manushe » 9/1/2013 20:59

VirtuaGod Escreveu:Gosto muito desses ETF's. Mas acções já tem risco e no mesmo post em que falas que és onservadoras falares de ETF's de acções é :lol:

Devem todos ter caido mais de 35% em 2008!

LOL ... pois é (eu ainda não olhei para eles com olho clínico mas acredito em ti)
Eu com 1 ou no máx.2,3 etfs, estava disposta a dar asas(com peso, medida, com um mínimo de correlação e como complemento à minha carteira de fundos já existente) à minha costela aventureira, numa de: "ora bolas, quem não arrisca não petisca". :lol:

ps: ser conservadora e possuir ações (q.b.) não são factos incompatíveis mas desejáveis, certo? :wink:
Tenho é de escolher bem...
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por VirtuaGod » 9/1/2013 20:53

VIXIUM Escreveu:Mais uma vez muito obrigado. Qualquer dia impõe-se pelo menos um almoço (eu a pagar, claro). Restaurante à escolha do consultor...lá terei que ir de Lisboa ao Porto!
Obrigado
VIXIUM

Já pensei foi colocar aqui a minha wishlist de livros amazon para quem quiser fazer uma "doação" para a minha sempre crescente biblioteca financeira :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VIXIUM » 9/1/2013 20:49

VirtuaGod Escreveu:
VIXIUM Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
VIXIUM Escreveu:VirtuaGod
Boa noite.

Tenho em carteira os seguinte fundos:

PIMCO GB, TR e DI
Parvest Bond World Inflation
Templeton GB e TR

Os resultados no fecho do ano não foram maus. Mas não entrei no início do ano e portanto não apanhei o melhor do ano.

Fazendo o seguinte exercício: esquecendo PIMCO, Templeton e F&C em que 2/3 fundos investirias se tivesses liquidez para reforçar a carteira? Não é um rebalanceamento mas uma entrada nova de capital.

Obrigado.
VIXIUM

Com essa carteira a minha urgência era 10% de exposição a acções dado que tens uma sobreexposição a obrigações de qualidade (mesmo que o Templeton compense um pouco). Pessoalmente punha 10% em acções "Large Cap". Ambos os fundos de acções no TOP apresentam bons resultados YTD que compensa o mau início de ano dos PIMCO que tens em carteira. Depois investiria no Invesco B.R.A. No fundo tens a carteira muito correlacionada e tens de diversificar isso!

Obrigado pela sempre pronta ajuda.
Deduzo que directamente em acções large cap. Bom, tenho algumas posições abertas em acções e por isso não falei delas. Estava apenas a tentar perceber dentro do capítulo fundos. Também pode ser ETF's mas este não deve ser o tópico. Os PIMCO TR e GB estão correlacioados entre si e os Templeton igualmente correlacionados entre si. Mas os PIMCO e os Templeton não estão assim tão correlacionados. Fica de fora o PARVEST. Sublinho, se houver paciência para tal, quais os 2/3 fundos que viriam a seguir excluindo PIMCO, TEMPLETON e F&C? Deduzo que um é o INVESCO B.R.A.. Sugestão para mais dois?
Obrigado.
VIXIUM

Invesco BRA., Carmignac Patrimoine A, Threadneedle European Bd Ret Grs ou JPM Global Corporate Bd D EUR(Hdg) Acc (estes dois serão adicionados às menções honrosas em breve).

Mais uma vez muito obrigado. Qualquer dia impõe-se pelo menos um almoço (eu a pagar, claro). Restaurante à escolha do consultor...lá terei que ir de Lisboa ao Porto!
Obrigado
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por VirtuaGod » 9/1/2013 20:48

Gosto muito desses ETF's. Mas acções já tem risco e no mesmo post em que falas que és onservadoras falares de ETF's de acções é :lol:

Devem todos ter caido mais de 35% em 2008!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Manushe » 9/1/2013 20:39

Rick Lusitano Escreveu:Aqui fica o gráfico, abaixo.

Obrigada pelo gráfico mas ainda me puseste mais tendenciosa relativamente ao BNY.
Mas pelos vistos estou sózinha: tu e o VG tendem para o outro lado :lol:
Quanto aos High Yield Eur estão postos de lado (até ver). Como mulher de clima temperado acho que não tinha estofo para, a troco de melhores rentabilidades, aguentar 20 a 35 graus negativos :lol:

Deixo mais alguns Etfs para comentarem, caso o desejem,
O que pretendo? Boas alternativas ao que não encontro nos fundos:

iShares MSCI World Acc IWDA:NA

EasyETF Stoxx Europe 600 ETZEUR:FP

iShares FTSE EPRA/NAREIT Developed Markets Property Yield Fund IWDP:NA

outros:
iShares MSCI Emerging Markets Acc IEMA:NA
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

William Shakespeare

por VirtuaGod » 9/1/2013 20:21

por Manushe » 9/1/2013 19:59

nelsonpt Escreveu:PIMCO GIS GLOBAL MULTI-ASSET EH E
terminou 2012 com 7.69
e o caraças é que nao tenho dinheiro para colocar lá agora!

Ainda bem!!!
A ideia até que é boa, já a execução...Já reparaste que o Desvio padrão é o dobro da rentabilidade?
Não te fies na miragem dos altos ganhos no presente (a menos que desejes ser salta pocinhas :lol: )

William Shakespeare

por JonhyRico » 9/1/2013 19:55

Preciso de ideias para balancear a minha carteira de fundos.

GESPATRIMONIO RENDIMENTO 9.5%
E.S. RENDIMENTO PLUS FEI ABERTO 14.4%
E.S. MOMENTUM 3.8%
E.S. ACCOES EUROPA 2.2%
E.S. POUPANCA ACCOES (PPA) 1.2%
FC Emerg Mkt Bond 8.2%
P Global Bond 7.0%
P Global InvGr 8.2%
P Glob RealRet 9.4%
P Total Ret Bd 21.1%
FT Global Total Ret Hdg 3.6%
FT Global Bond Hdg 11.4%
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy

Registado: 26/11/2009 20:30

por VirtuaGod » 9/1/2013 19:32

VIXIUM Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Boa noite.

PIMCO GB, TR e DI
Templeton GB e TR

Os resultados no fecho do ano não foram maus. Mas não entrei no início do ano e portanto não apanhei o melhor do ano.

Fazendo o seguinte exercício: esquecendo PIMCO, Templeton e F&C em que 2/3 fundos investirias se tivesses liquidez para reforçar a carteira? Não é um rebalanceamento mas uma entrada nova de capital.

Obrigado.
VIXIUM

Com essa carteira a minha urgência era 10% de exposição a acções dado que tens uma sobreexposição a obrigações de qualidade (mesmo que o Templeton compense um pouco). Pessoalmente punha 10% em acções "Large Cap". Ambos os fundos de acções no TOP apresentam bons resultados YTD que compensa o mau início de ano dos PIMCO que tens em carteira. Depois investiria no Invesco B.R.A. No fundo tens a carteira muito correlacionada e tens de diversificar isso!

Deduzo que directamente em acções large cap. Bom, tenho algumas posições abertas em acções e por isso não falei delas. Estava apenas a tentar perceber dentro do capítulo fundos. Também pode ser ETF's mas este não deve ser o tópico. Os PIMCO TR e GB estão correlacioados entre si e os Templeton igualmente correlacionados entre si. Mas os PIMCO e os Templeton não estão assim tão correlacionados. Fica de fora o PARVEST. Sublinho, se houver paciência para tal, quais os 2/3 fundos que viriam a seguir excluindo PIMCO, TEMPLETON e F&C? Deduzo que um é o INVESCO B.R.A.. Sugestão para mais dois?
Obrigado.
VIXIUM

Invesco BRA., Carmignac Patrimoine A, Threadneedle European Bd Ret Grs ou JPM Global Corporate Bd D EUR(Hdg) Acc (estes dois serão adicionados às menções honrosas em breve).

por VirtuaGod » 9/1/2013 19:25

nelsonpt Escreveu:fiz o fundo à tão pouco tempo

Isso não tem nada a haver. Se levaste com a queda de dia 28 receberás. Independentemente do dia que subscreveste o fundo.

por nelsonpt » 9/1/2013 18:59

PIMCO GIS GLOBAL MULTI-ASSET EH E

estiver a ver este fundo e fiquei :lol:

da minha fraca analise, gostei do
- Alfa de 3.41
- Beta de 0.36

e ficarmos em carteira com:
Obrigaçoes
acçoes
commodities
investimentos alternativos

terminou 2012 com 7.69
e o caraças é que nao tenho dinheiro para colocar lá agora!

Comentários sobre este fundo?

Registado: 3/11/2012 17:35

por fcsat » 9/1/2013 18:34

Azul10 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Azul10 Escreveu:
fcortez Escreveu:
REFIDUR Escreveu:
Manushe Escreveu:
Azul10 Escreveu:Obrigado pela informação.
Também ia hoje mesmo perguntar quando vi que não tinha o dinheiro na conta.

Que estava errada. Depois de ontem ter subscrito, hoje o dinheiro caíu na conta... :evil: :evil:

por estes lados ainda não caiu nada....

Estranho, na minha conta tb n foi creditado qualquer valor ...|||

Eu já enviei mail à gestora de conta a pedir esclarecimentos.
Assim que tiver resposta digo.

Não vale a pena stressar paga no final do mês e não vale a pena resmungar que não vai acelerar o processo. :mrgreen:

Recebi resposta hoje (Best).

Disseram que é processado dia 31/1 e que será creditado nos próximos dias.

Também já recebi a resposta do Best.
Está confirmado, só vamos receber no final do mês.
Só temos de esperar...

Registado: 23/11/2007 15:40

por nelsonpt » 9/1/2013 18:28

é bom que se despachem LOL

se bem que estou curioso para saber se vou receber alguma coisa... fiz o fundo à tão pouco tempo

Registado: 3/11/2012 17:35

por Azul10 » 9/1/2013 15:48

VirtuaGod Escreveu:
Azul10 Escreveu:
fcortez Escreveu:
REFIDUR Escreveu:
Manushe Escreveu:
Azul10 Escreveu:Obrigado pela informação.
Também ia hoje mesmo perguntar quando vi que não tinha o dinheiro na conta.

Que estava errada. Depois de ontem ter subscrito, hoje o dinheiro caíu na conta... :evil: :evil:

por estes lados ainda não caiu nada....

Estranho, na minha conta tb n foi creditado qualquer valor ...|||

Eu já enviei mail à gestora de conta a pedir esclarecimentos.
Assim que tiver resposta digo.

Não vale a pena stressar paga no final do mês e não vale a pena resmungar que não vai acelerar o processo. :mrgreen:

Recebi resposta hoje (Best).

Disseram que é processado dia 31/1 e que será creditado nos próximos dias.

Registado: 4/10/2010 11:29

por GLASS » 9/1/2013 14:40

Boa tarde e bom ano!

Recorro também ao vosso auxílio no início dum novo ano que auguro auspicioso para todos, com a perspectiva de melhorar a exposição da minha carteira de fundos e que neste momento se compõe da seguinte forma:

PIMCO GIS HIGH YIELD BOND ACC EUR HED E - 12%
CS BF(LUX) HIGH YIELD US$ B - 20%
PIMCO GIS EMERG MARK BOND ACC EUR HEDG E - 20%
PIMCO GIS TOTAL RET BOND ACC EUR HED E - 20%
PIMCO GIS DIVERSIFIED INCOME (ACC) E - 8%
E.S. OBRIGAÇÕES EUROPA FI ACC - 20%

Utilizando a ferramenta de análise de carteiras disponível no site Trustnet Offshore, excluindo no entanto da carteira o fundo ES Obrigações Europa uma vez que não me aparece no site, tenho uma distribuição da carteira conforme o seguinte:

Asset Alocation:

35.8 GLOBAL EMERGING MARKET FIXED INTEREST
23.7 US FIXED INTEREST
16.2 OTHER INTERNATIONAL FIXED INTEREST
11.5 GLOBAL HIGH YIELD FIXED INTEREST
8.3 GLOBAL GOVERNMENT FIXED INTEREST
3.0 GLOBAL INVESTMENT GRADE FIXED INTEREST
1.3 MONEY MARKET
0.2 OTHER INTERNATIONAL EQUITIES

Sectors:

22.2 FIXED INTEREST
13.1 HIGH YIELD BOND
9.9 GOVERNMENT BONDS
9.2 MORTGAGE & SECURED BONDS
5.4 GLOBAL EMERGING MARKET FIXED INTEREST
5.2 INVESTMENT GRADE BONDS
3.9 OTHER BONDS
2.1 MONEY MARKET
1.4 INTERNATIONAL FIXED INTEREST
27.7 Other Holdings

Region:

59.5 USA
10.9 GLOBAL EMERGING MARKETS
5.3 MEXICO
3.8 RUSSIA
3.6 BRAZIL
2.2 VENEZUELA
1.6 INDONESIA
1.0 CANADA
0.9 PHILIPPINES
11.2 Other Holdings

Continuando ainda a análise da carteira feita no Trustnet, sem dúvida que os benchmarks cujo comportamento melhor é acompanhado pela minha carteira são os relacionados com as Obrigações High Yield, tipo "Barclays Global HY EUR H", "Barclays US Corporate HY", embora sempre abaixo do benchmark e com um comportamento mais moderado.

Mas este comportamento idêntico denuncia-me uma forte exposição aos High Yields, embora talvez amaciado pela exposição a outras Bonds mais estaveis trazidas pelos fundos não HY.

Ora tendo neste momento a possibilidade de investir um montante semelhante ao que tenho em carteira, pedia o vosso conselho para poder, por um lado, corrigir o que possa estar mal ou menos bem e, por outro, melhorar a diversificação do meu investimento, reduzindo com isso o risco e, potencialmente, a rentabilidade.

Obrigado desde já a todos os que puderem analisar esta questão.

Abraço

Registado: 9/11/2012 17:13

por VIXIUM » 9/1/2013 13:09

VirtuaGod Escreveu:
Boa noite.

PIMCO GB, TR e DI
Templeton GB e TR

Obrigado.
VIXIUM

Obrigado.
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por Reiposto » 9/1/2013 0:09

Mais uma vez acho que devia haver um tópico de fundos de acções ou de mais risco, so falta alguém interessado no desafio.
Pk o pessoal começa a investir bastante em fundos Tb devido a este tópico assim era uma maneira de diversificar o investimento em fundos

Registado: 8/2/2012 18:09

por VirtuaGod » 8/1/2013 23:54

ReipostoTeria-te ajudado mas não gosto de acções emergentes e então da asia básicamente não acrescentaria nada à tua pesquisa :| Pelo que me parece ambos cumprem relativamente bem os requisitos que querias.

@KathyFish Invesco e Fidelity deviam ser as prioridades agora e devem fazer parte do reforço (quiça 10% da carteira em cada). De resto, não sou grande fã do ES Obrigações Europa pois tem demasiado risco para o meu gosto!!

por Reiposto » 8/1/2013 23:19

Reiposto Escreveu:
Reiposto Escreveu:Bom dia, mais uma vez recorro á ajuda dos entendidos na matéria para efectuar um investimento de 2k, a carteira neste momento encontra-se assim:
PIMCO diversif inc
PIMCO global bond
Invesco balan risc allo
F&C emergência mkt bond

Queria incluir um fundo de acções da Ásia, o Rick já me recomendou 2 mas estão em Dólares isso têm muita diferença?
Os fundos recomendados foram
LU0048573645 fidelity asean a- usd
LU0188438468 schroder isf assina eq yld b

Para esses 2k o que recomendam incluindo um de acção da Ásia?

Obrigado

Algum entendido disposto a ajudar :|

Assim fico mesmo triste :cry: á tanto tempo a pedir ajuda e nada :wink:
Acabei por arriscar sem perceber quase nada do assunto o que nao se deve fazer mas enfim tinha que investir o dinheiro, e acabei por fazer o seguinte:

Reforcei o PIMCO DY
E subscrevi
Schroder isf asian opportunities b eur acc LU0248183906
Jpmorgan funds jf asean equity d acc eur. LU0441853263

Já que os entendidos nao poderam ajudar ao menos pelo menos podem criticar a carteira assim posso sempre aprender com os erros :mrgreen:

Registado: 8/2/2012 18:09

por Midas » 8/1/2013 22:35

KathyFish Escreveu:Boas pessoal,
Tenho actualmente a seguinte possição 10k:
Como se venceu recentemente um DP de 6k queria reforçar ou entrar em novos fundos.

Estava a pensar em dois ou mais destes:Ou então reforçar os que já tenho... Alguma sugestão/recomendação? I'm Lost :lol:
Muito Obrigada!

Boas escolhas, todos os fundos são bons. 8-)

Montantes mínimos iniciais no Banco Best:
PIMCO HY = 1.000 EUR
PIMCO IG = 1.000 EUR
Fidelity = 1.000 EUR
Invesco = 500 EUR
E.S. OE = 250 EUR

Podes até acrescentar todos os novos fundos que pensas. Se não te sentires á vontade com algum fundo, podes começar com o mínimo. Se sobrescreveres com os mínimos dos novos fundos, são 3.750 EUR, fica a sobrar 2.250 EUR, que podes usar para reforçar se quiseres, outros fundos.

Fazer uma carteira, é algo pessoal, tem a haver com o nosso perfil de investidor.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Dvkk » 8/1/2013 22:14

Boas pessoal,
Tenho actualmente a seguinte possição 10k:
Como se venceu recentemente um DP de 6k queria reforçar ou entrar em novos fundos.

Estava a pensar em dois ou mais destes:Ou então reforçar os que já tenho... Alguma sugestão/recomendação? I'm Lost :lol:
Muito Obrigada!

Registado: 5/7/2008 3:13

por VirtuaGod » 8/1/2013 22:12

Boa noite.

PIMCO GB, TR e DI
Templeton GB e TR

Obrigado.
VIXIUM

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Esquinas3, Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, OffTheRecord, PAULOJOAO, Phil2014, PiFer, PMP69, Purificaçao, Shimazaki_2, silva_39, Sinedrio, trilhos2006 e 203 visitantes