Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E se em 2013 Portugal crescer?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Comentador » 7/1/2013 15:10

Actualmente, tenho por hábito só intervir quando algum assunto deixa a natural vulgaridade reinante e constitui uma grande oportunidade de salutar discussão. Um artigo deste nível escrito pelo Ulisses Pereira tem estas duas características. E dou-lhe os parabéns pela coragem e pelo excelente conteúdo do que escreveu sobre um tema tão difícil e sensível.
Agora, vamos à parte da discussão pois tenho uma opinião contrária, embora nunca fechada pois não sou adivinho e as opiniões sobre assuntos desta natureza vivem de factos e dados posteriores que nos podem surpreender.
Há dois aspectos fundamentais que me fazem estar em desacordo com o Ulisses (repito, sem beliscar o grande nível do seu artigo).
Em primeiro lugar, a Bolsa portuguesa é muito pequena e sujeita a algumas manipulações e, mais importante do que tudo, segue muitas vezes as maiores Bolsas mundiais sem qualquer problema. E poderíamos até questionar se a bolsa americana não estará numa fase de optimismo exagerado.
Em segundo lugar, a Europa e em especial os países de economia mais fraca como Portugal têm uma muito menor margem de segurança para crises como a que estamos a viver. No nosso caso, o ajustamento está no bom caminho, ou seja, estamos ligeiramente mais perto de gastarmos só o que conseguirmos gerar de riqueza. Mas o preço a que isso está a ser conseguido, em termos de diminuição de consumo, degradação da produção e aumento do desemprego está provavelmente a fazer-nos entrar numa perigosa espiral recessiva. Neste aspecto, as contas que já fiz para o meu IRS apontam uma diminuição brutal no meu rendimento mensal, que não pode ser minorado pelo recebimento dos duodécimos de parte do subsídiopois o rendimento líquido anual é sempre o mesmo.
Portanto, a continuação da redução do consumo vai ser um facto quase certo, com a consequente diminuição da actividade económica e aumento do desemprego.
Será muito interessante (embora penoso) verificar onde nos levam estes 3 primeiros meses de 2013 da vida económica portuguesa. Em que, paradoxalmente, começamos com as piores expectativas, mas com a Bolsa a subir e o yield das obrigações a 10 anos em contínua descida para níveis quase razoáveis. Será isto enganador ou não? Vamos esperar para ver. No meu caso, estou pessimista, mas se vierem boas notícias fico muito satisfeito.

Registado: 26/4/2003 23:30

por tava3 » 7/1/2013 15:03

Mcmad Escreveu:É o principio do fim da crise e a bolsa está antecipar ..

Ou isso ou está a formar-se uma bolha, porque crescer já este ano, não sei não...
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por andren » 7/1/2013 14:58

Concordo com a opinião do Ulisses.

Engraçado sair esta previsao tão pessimista do citigroup

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/citigroup_acredita_que_portugal_ainda_vai_ter_de_pedir_perdao_da_divida.html

Registado: 29/11/2004 15:19

por EuroVerde » 7/1/2013 14:07

Sim, o indice já vai bull, e mais ainda com a quebra dos 5700. Isso quer dizer que daqui a 6 ou 9 meses Portugal não vai ter problemas de se voltar a financiar nos mercados sem ajuda externa? :shock: Há um desmedido optimismo neste momento. :oops:

Mas como estamos em Portugal, eu arrisco a dizer que por ventura o PSI20 pode voltar aos minimos de 4400 já em Março porque no momento em Setembro quando Portugal deixar o dinheiro da TROIKA e se vencem antigas dívidas, isto pode não correr tão bem como agora a evidência quer fazer transparecer.
Daí eu defender nova visita aos minimos de Julho já em Março/Abril a antecipar a realidade de Setembro/Outubro 2013.
Assim teremos um ano 2013 de recessão, e 2014 uma incerteza relativamente ao desempenho da nossa economia a longo prazo.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulrich » 7/1/2013 14:00

Este artigo é "lufada de ar fresco", em termos de opiniões financeiras.
É uma opinião, e por isso é tão ou menos válida que as outras, mas as premissas estão muito bem fundamentadas.

Uma excelente visão do panorama Nacional.
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por Ulisses Pereira » 7/1/2013 13:59

ee, acharia o mesmo sem essa questão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Mcmad » 7/1/2013 13:35

É o principio do fim da crise e a bolsa está antecipar ..
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por futriber » 7/1/2013 13:13

Na minha opinião os duodécimos até vêm ajudar, porque evita uma quebra maior do consumo privado

Registado: 29/11/2007 3:31

Re: E se em 2013 Portugal crescer?

por ee03146 » 7/1/2013 13:01

Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "E se Portugal crescer?":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... escer.html

Um abraço,
Ulisses

Muito interessante! Parabéns Ulisses.
achas que essa correcção pode acontecer devido aos receios do novo fiscal cliff de Fevereiro?

Registado: 7/4/2011 15:21

E se em 2013 Portugal crescer?

por Ulisses Pereira » 7/1/2013 12:57

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "E se Portugal crescer?":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... escer.html

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], latbal, macau5m, niceboy, OCTAMA, Rafael Abreu, Sinedrio e 198 visitantes