Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Balanço de 2012.

por VirtuaGod » 5/1/2013 23:02

Rick Lusitano Escreveu:VG, uma vez que terminou o ano de 2012, vais fazer alguma actualização nos fundos da 1ª página?

Nem por isso. Os fundos que lá ponho são fundos que sigo. Sei que há uma quantidade enorme de fundos bons mas como não sigo. Acabo por ter uma "dream team" e sem grandes razões para as alterar. O objectivo tb é investimento de médio prazo por isso tb não gosto de mudar muito as coisas!

Rick Lusitano Escreveu:Pensas fazer um balanço de 2012? Em relação aos fundos, ou a outra informação que aches que marcou o ano que terminou.

Não planeio fazer nada de especial. Fiz um pequeno apanhado de 2011 e talvez o faça este ano! Mas nada de especial. Talvez ponha antes um post com research de diversos bancos sobre 2013 ou algo do género mas já vimos que eles falham tudo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por jokerportuga » 5/1/2013 22:58

Rick Lusitano Escreveu:Vou continuar a apostar ES OE, apesar do risco associado que ele tem, tem mostrado ao longo dos anos, retornos interessantes (pelo menos, para mim 8-) ).

Rentabilidades anuais (%) 31-12-2012
% Posição no Ranking na categoria (sobre 100)
(...)
2008 = 5
(...)
2011 = 5
31-12 = 1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 4VDP&tab=1

Obviamente estava a falar de uma determinada %.
Que % da carteira consideras apropriado para este fundo, relativo ao risco associado?

Registado: 18/1/2010 12:59

por Midas » 5/1/2013 22:48

Vou continuar a apostar no ES OE, apesar do risco associado que ele tem, tem mostrado ao longo dos anos, retornos interessantes (pelo menos, para mim 8-) ).

Rentabilidades anuais (%) 31-12-2012
% Posição no Ranking na categoria (sobre 100)
(...)
2008 = 5
(...)
2011 = 5
31-12 = 1

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 4VDP&tab=1
Editado pela última vez por Visitante em 5/1/2013 22:59, num total de 1 vez.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por jokerportuga » 5/1/2013 22:34

Rick Lusitano Escreveu:Eu voto para o "VirtuaGod de melhor fundo da Categoria Morningstar™ Obrigações Diversificado EUR", o:

E.S. Obrigações Europa FI Acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04VDP

Vamos lá ver se mantém o prémio para o ano que vem... :mrgreen:

@Manushe
Vou ver os fundos, a Europa é uma zona arriscada neste momento, tem espaço para valorizar, mas também pode desvalorizar.

E eu que tive sempre receio de entrar no ES Obrigações Europa e fui encaminhando os investimentos para outros fundos, pensando que estaria já esticado.

Será ainda uma boa oportunidade de entrada!!!??? Quem sabe?

Registado: 18/1/2010 12:59

por Midas » 5/1/2013 22:21

Eu voto para o "VirtuaGod de melhor fundo da Categoria Morningstar™ Obrigações Diversificado EUR", o:

E.S. Obrigações Europa FI Acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04VDP

Vamos lá ver se mantém o prémio para o ano que vem... :mrgreen:

@Manushe
Vou ver os fundos, a Europa é uma zona arriscada neste momento, tem espaço para valorizar, mas também pode desvalorizar.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Re: Balanço de 2012.

por Manushe » 5/1/2013 22:16

Rick Lusitano Escreveu: os "VirtuaGods"

loooooooooooooooooooooooooooool
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

Balanço de 2012.

por Midas » 5/1/2013 22:04

VG, uma vez que terminou o ano de 2012, vais fazer alguma actualização nos fundos da 1ª página?

Pensas fazer um balanço de 2012? Em relação aos fundos, ou a outra informação que aches que marcou o ano que terminou.

Poderia ser algo do género:
O + = O melhor fundo.
O - = O pior fundo.
O ! = O fundo que surpreendeu (pela positiva ou negativa).
O ? = O fundo que deixa dúvidas (que pode melhorar, piorar ou estagnar).

P.S.: Criar uma entrega de prémios para os melhores fundos em cada categoria (por exemplo, categorias Morningstar), os "VirtuaGods" (em homenagem ao criador deste excelente tópico), poderia ser interessante, mas provavelmente seriam quase sempre os mesmos fundos a ganhar. :-k
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Manushe » 5/1/2013 21:54

Boas noites,

aqui voltou eu à carga novamente com uma seleção mais fina e apertada mas muitas dúvidas. Estou a marinar isto tudo muito bem antes do cozinhado propriamente dito
Mas às tantas vou acabar num pim pam pum :lol:

+ Risco

Obrigações Alto Rend. EUR

UBS (Lux) BF Euro High Yield P-acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04AKY
ou
HSBC GIF Euro High Yield Bond A Acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR053VK

Obrigações Europa Emergente

UBS (Lux) BS Eurp Convergence € P-acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06BKV

Risco intermédio

Obrigações Corp. EUR

Invesco Euro Corporate Bond E Acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06T9K
ou
AXA WF Euro Credit Plus EC EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR062YR

- Risco

BNY Mellon Euroland Bond A EUR Acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04G0P

Schroder ISF Euro Bond B Acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04AFQ

Threadneedle European Bd Ret Grs
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04NXD

AXA WF Euro 7-10 EC EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000001V2

Eu ainda não sei também o que vou fazer. Se escolho só um de uma zona de risco a determinar, se escolho 2 ou mesmo 3 de cada uma das 3 zonas de risco (distribuindo a % por uns 10% - 3; 3; 4 - a atribuir à região EUR).

Qual a opinião dos mais entendidos acerca do Invesco Euro Corporate Bond E Acc?
Segue este o brilhantismo, pelos vistos não consensual :wink: ; do parente Invesco Balanced-Risk Alloc E?

Rick, o que achas deste alinhamento, por comparação com os propostos por ti?

ps: obrigada VG por mais uma boa fonte de informação. Qualquer dia a primeira página, vira Pergaminho!!!! :lol:
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

William Shakespeare

por VirtuaGod » 5/1/2013 21:22

Um projecto interessante que acho que merece o seu lugar no "Cantinho da Educação"

Plano Nacional de Formação Financeira - Todos Contam Nível básico

Plano Nacional de Formação Financeira - Todos Contam

Tem umas calculadoras de poupança e info interessante. Talvez depois desenvolva um pouco mais depois de explorar. Mais info em Português para quem tem dificuldade com o Inglês!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 5/1/2013 20:08

Não deixando de comprender o que disseste vou debater um bocadinho e tentar-te fazer entender o meu ponto de vista :mrgreen:

Be Cool Escreveu:
Segundo a página do Best, linkada pelo Drecksack, a alocação dos ativos é feita de acordo com o cenário que o gestor entende estar em curso.

Onde viste isso?

Be Cool Escreveu:Qualquer PIMCO, Templeton, etc, dos que por aqui têm sido falados, fez muito melhor.

Muito melhor em quê? Em que horizonte temporal? E 2011? E benefícios de diversificação de carteira devido a pouca correlação entre esses fundos e o Invesco (vide 2011) não tens isso em consideração?

por Be Cool » 5/1/2013 19:44

nelsonpt Escreveu:Be Cool

fundos mistos estás a falar dos que têm em carteira, X de obrigaçoes Y de acçoes, por exemplo???

Sim, tal e qual esse aí, da Invesco, que é misto flexível.

Registado: 5/10/2005 18:05

por nelsonpt » 5/1/2013 19:37

Be Cool

fundos mistos estás a falar dos que têm em carteira, X de obrigaçoes Y de acçoes, por exemplo???

Registado: 3/11/2012 17:35

por Be Cool » 5/1/2013 19:25

VirtuaGod Escreveu:
Drecksack Escreveu:Algo a apontar ?

Só a sua excelência :wink:

Confesso que ainda não entendi muito bem (problema meu, concerteza) tanto entusiasmo por este fundo. Aliás, nunca gostei mesmo de fundos mistos, sejam eles quais forem, sejam ativos ou passivos...

Acabam sempre por ficar longe dos melhores, em cada área específica de investimento (obrigações, ações, commodities...).

Prefiro ser eu a selecionar dois ou três de cada tipo, que apresentem um longo histórico de bons e consistentes resultados.

Segundo a página do Best, linkada pelo Drecksack, a alocação dos ativos é feita de acordo com o cenário que o gestor entende estar em curso. Deduzo que ele optou, em 2012, pelo cenário de Recessão (baseada em obrigações de longo prazo de governos), o que parece ser confirmado pela composição da carteira.

O resultado deixou um bocado a desejar: 6,6% de rentabilidade sabe a pouco. Ficou em linha com a Categoria e 6,6% abaixo do Índice, tendo passado do 1.º lugar no ranking de 2011 para o 50.º em 2012. http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 43PS&tab=1

Qualquer PIMCO, Templeton, etc, dos que por aqui têm sido falados, fez muito melhor.

Mesmo comparando com os fundos exclusivamente de obrigações governamentais, ficou atrás de todos os denominados em euros.

Continuo a achar que "canta bem mas não me encanta".

Prefiro ser a eu a compor a carteira ao meu gosto.
Em 2013, vou manter aquela com que me saí bem em 2012.
Talvez reforçar um pouco mais nos dois fundos de ações (o fabuloso Allianz Europe Equity Growth CT EUR, para mim o melhor da Europa, e o mais jovem, mas em nada inferior, Franklin European Growth N Acc €).

Mas nada de fundos mistos... :evil:

Registado: 5/10/2005 18:05

por VirtuaGod » 5/1/2013 2:39

majomo Escreveu:Alguém sabe dizer qual a remuneração por U.P. do F&C?
Anexos
Dividendos F&C.JPG
Dividendos F&C.JPG (17.96 KiB) Visualizado 9451 vezes

por VirtuaGod » 5/1/2013 2:30

Drecksack Escreveu:Algo a apontar ?

Só a sua excelência :wink:

por MatildeSerrano » 5/1/2013 2:06

Rick Lusitano Escreveu:Agora o "Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E" também tem lugar de destaque no banco Best. :lol:

Banco Best Escreveu:Qual é a Filosofia de Investimento do Fundo?
O fundo pretende equilibrar o risco em diversos cenários económicos, como um cenários de inflação, recessões, ou desinflação, ao investir em classes de ativos que se estima virem a registar performances diversificadas nestes de acordo com cada cenário económico. Assim, o Fundo investe em ações, obrigações e matérias-primas. A Equipa de Gestão constrói o portfolio de forma a equilibrar as contribuições de risco de cada ativo subjacente. O risco alvo é que define as alocações de ativos, ao contrário da gestão de ativos comum.

Imagem

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... UNDWide014

Estou extremamente interessado em investir neste fundo.
Algo a apontar ?

Registado: 30/6/2008 20:42

por rudifer** » 4/1/2013 23:41

Manushe Escreveu:
Azul10 Escreveu:Obrigado pela informação.
Também ia hoje mesmo perguntar quando vi que não tinha o dinheiro na conta.

Que estava errada. Depois de ontem ter subscrito, hoje o dinheiro caíu na conta... :evil: :evil:

por estes lados ainda não caiu nada....

Registado: 22/11/2011 23:03

por Manushe » 4/1/2013 22:31

Azul10 Escreveu:Obrigado pela informação.
Também ia hoje mesmo perguntar quando vi que não tinha o dinheiro na conta.

Que estava errada. Depois de ontem ter subscrito, hoje o dinheiro caíu na conta... :evil: :evil:

William Shakespeare

por Midas » 4/1/2013 20:31

Agora o "Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E" também tem lugar de destaque no banco Best. :lol:

Banco Best Escreveu:Qual é a Filosofia de Investimento do Fundo?
O fundo pretende equilibrar o risco em diversos cenários económicos, como um cenários de inflação, recessões, ou desinflação, ao investir em classes de ativos que se estima virem a registar performances diversificadas nestes de acordo com cada cenário económico. Assim, o Fundo investe em ações, obrigações e matérias-primas. A Equipa de Gestão constrói o portfolio de forma a equilibrar as contribuições de risco de cada ativo subjacente. O risco alvo é que define as alocações de ativos, ao contrário da gestão de ativos comum.

Imagem

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... UNDWide014
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por majomo » 4/1/2013 19:39

Alguém sabe dizer qual a remuneração por U.P. do F&C?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Midas » 4/1/2013 15:58

Chico_laranja Escreveu:nisoda

Faz um portfolio no trustnet offshore com as percentagens iguais às que tens e consegues obter dados detalhados em forma de gráfico circular(fatias de bolo) com esse género de informação.

Dá imenso jeito.

Pena que não tem todos os fundos e alguns não dêm detalhes e nesse caso a coisa fica meio torcida mas como tens o ISIN podes ver 1 a 1 e fazes tu o gráfico.

Aquilo faz espalhamento por categorias/classes e por distribuição geográfica

Aqui fica o link:
http://www.trustnetoffshore.com

É uma ferramenta interessante, mas falta os fundos domiciliados em Portugal. :(
Mas também é gratuito, não se pode exigir muito. :lol:

61,8% da tua carteira são precisamente fundos domiciliados em Portugal e não aparecem ainda no site:
2-PTYESRLM0008 E.S. Obrigações Europa FI Acc 1,5
3-PTYEVOHM0002 ESPIRITO SANTO LIQUIDEZ - 44,0
6-PTYESPLM0000 E.S. Monetário FI Acc 16,3
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VIXIUM » 4/1/2013 15:21

Boa tarde
E bom ano a todos os caldeireiros.
Pare-me que enquanto não se entenderem os PIMCO, em particular o TR e o GB, vão sofrer. Em altas estarão os TEMPLETON e o DI da Pimco.
Obrigado.
VIXIUM

http://www.bloomberg.com/news/2013-01-0 ... ssets.html

Registado: 21/10/2012 19:07

por Azul10 » 4/1/2013 11:26

Manushe Escreveu:Mandei email a perguntar: costumam pagar no final do mês!
"De acordo com informação recolhida os dividendos deste fundo têm sido pagos no ultimo dia util do mês de Janeiro."
Para o ano já sei que não devo ficar à espera.

Obrigado pela informação.

Também ia hoje mesmo perguntar quando vi que não tinha o dinheiro na conta. Mas lembrei-me de passar cá primeiro just in case.

Não percebo é o porquê de tanta demora :roll:

Registado: 4/10/2010 11:29

por chico_laranja » 4/1/2013 10:10

nisoda

Faz um portfolio no trustnet offshore com as percentagens iguais às que tens e consegues obter dados detalhados em forma de gráfico circular(fatias de bolo) com esse género de informação.

Dá imenso jeito.

Pena que não tem todos os fundos e alguns não dêm detalhes e nesse caso a coisa fica meio torcida mas como tens o ISIN podes ver 1 a 1 e fazes tu o gráfico.

Aquilo faz espalhamento por categorias/classes e por distribuição geográfica

Registado: 29/11/2007 2:37

por nisoda » 3/1/2013 23:26

Rick Lusitano Escreveu:
nisoda Escreveu:carteira actual:
isin Fundos 31/12/2012 % carteira
1-LU0106235707 Schroder ISF Euro Bond B Acc 6,0
4-LU0260870745 Templeton Glbl Total Return N Acc € 1,1
5-LU0269906029 Schroder ISF Asia Pacifi Prop Sec B Acc 2,8 USD
7-LU0062574610 E.S. Euro Bond FI Inc 10,0
8-LU0048580004 Fidelity Funds - Germany Fund A-EUR 3,3
9-LU0129603360 Vontobel Fund Global Value Equity (ex US) B 2,8 - usd
10-IE00B11XZB05 PIMCO Funds: GIS plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg) 3,3
11-LU0733674179 Nordea-1 European Cross Credit Fund E 5,5
12-LU0592650161 Templeton Asian Smaller Co N Acc $ 1,7 - USD
13-LU0229519474 Nordea-1 European High Yield Bond Fund E 1,7

estou a pensar baixar 10% no monetário e reforçar o 2, 4, 5, 11 e 12.

O QUE ACHAM DA CARTEIRA?
deveria reforçar ou apostar noutros de acções, visto ter muito monetário e obrigação?

grato pela vossa ajuda.

Se não vais precisar dos € a curto prazo, podes parcialmente/totalmente resgatar o E.S. Monetário e/ou E.S. Liquidez, que têm retornos baixos e pesam 60,3% na carteira e investir noutros fundos.

Estás a apostar maioritariamente na Europa e Ásia, 92,8%.

Acho que podes diversificar melhor, com alguns fundos do Top da Pagina 1, exemplos:

Obrigações:
F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged, ou
PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc, ou
outro PIMCO.

Se procuras acções, podes diversificar com o "Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR".

Dissecando a carteira por categorias da Morningstar e zonas geográficas:

EUROPA = 88,3%
Categoria Morningstar™: Obrigações Diversificado EUR = 17,5%
1-LU0106235707 Schroder ISF Euro Bond B Acc 6,0
7-LU0062574610 E.S. Euro Bond FI Inc 10,0

Categoria Morningstar™: Merc. Monetário EUR = 60,3%

Categoria Morningstar™: Acções Alemanha Cap. Grande
8-LU0048580004 Fidelity Funds - Germany Fund A-EUR 3,3

Categoria Morningstar™: Obrigações Flexível EUR
11-LU0733674179 Nordea-1 European Cross Credit Fund E 5,5

Categoria Morningstar™: Obrigações Alto Rend. Europa
13-LU0229519474 Nordea-1 European High Yield Bond Fund E 1,7

GLOBAIS = 3,9%
Categoria Morningstar™: Obrigações Globais
4-LU0260870745 Templeton Glbl Total Return N Acc € 1,1

Categoria Morningstar™: Acções Global Cap. Grande Crescimento
9-LU0129603360 Vontobel Fund Global Value Equity (ex US) B 2,8 - usd

ÁSIA = 4,5%
Categoria Morningstar™: Imobiliário Indirecto Ásia
5-LU0269906029 Schroder ISF Asia Pacifi Prop Sec B Acc 2,8 USD

Categoria Morningstar™: Acções Ásia ex Japão
12-LU0592650161 Templeton Asian Smaller Co N Acc $ 1,7 - USD

OUTROS = 3,3%
Categoria Morningstar™: Obrigações Outros
10-IE00B11XZB05 PIMCO Funds: GIS plc Total Return Bond E Acc EUR (Hdg) 3,3

obrigado pela resposta e pelo trabalho que tiveste.

no fim de semana vou analisar a situação e fazer escolhas.

Registado: 29/11/2007 11:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], darkreflection, Google [Bot], Goya777, HFCA, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, SalvaFP, Shimazaki_2, trilhos2006, Urantia, yggy e 73 visitantes