Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Joao-D » 3/1/2013 21:44

correia1978 Escreveu:
A mm100 não está nos 5318? :?:


É o gráfico semanal.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por C0rr3i4 » 3/1/2013 21:42

Adamhedge Escreveu:
Joao-D Escreveu:
correia1978 Escreveu:
Adamhedge Escreveu:grafico semanal para mim o mais importante para o longo medio prazo. podemos ter ali um possivel H&S que a ser ativado pode dar um bom target lá pós 6900/7000 e até pareçe que está a quebrar a neckline e ativa-lo mas será que vai ser a subir com aquela media movel a azul tão descendente? se lá chegar a tocar por volta dos 5940 é natural que corriga um bocado e ai a zona dos 5700 era muito bom suster a possivel correção. penso que estamos no momento muito giro no nosso psi


qual é essa média móvel?


A mm100 não está nos 5318

Parece ser a ma(100), pelo menos, está próximo daquele valor.


sim sim é a mm100 desculpem de não a mencionar :oops:


A mm100 não está nos 5318? :?:
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Adam hedge » 3/1/2013 21:37

Joao-D Escreveu:
correia1978 Escreveu:
Adamhedge Escreveu:grafico semanal para mim o mais importante para o longo medio prazo. podemos ter ali um possivel H&S que a ser ativado pode dar um bom target lá pós 6900/7000 e até pareçe que está a quebrar a neckline e ativa-lo mas será que vai ser a subir com aquela media movel a azul tão descendente? se lá chegar a tocar por volta dos 5940 é natural que corriga um bocado e ai a zona dos 5700 era muito bom suster a possivel correção. penso que estamos no momento muito giro no nosso psi


qual é essa média móvel?


Parece ser a ma(100), pelo menos, está próximo daquele valor.


sim sim é a mm100 desculpem de não a mencionar :oops:
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por Joao-D » 3/1/2013 21:34

correia1978 Escreveu:
Adamhedge Escreveu:grafico semanal para mim o mais importante para o longo medio prazo. podemos ter ali um possivel H&S que a ser ativado pode dar um bom target lá pós 6900/7000 e até pareçe que está a quebrar a neckline e ativa-lo mas será que vai ser a subir com aquela media movel a azul tão descendente? se lá chegar a tocar por volta dos 5940 é natural que corriga um bocado e ai a zona dos 5700 era muito bom suster a possivel correção. penso que estamos no momento muito giro no nosso psi


qual é essa média móvel?


Parece ser a ma(100), pelo menos, está próximo daquele valor.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por C0rr3i4 » 3/1/2013 20:57

Adamhedge Escreveu:grafico semanal para mim o mais importante para o longo medio prazo. podemos ter ali um possivel H&S que a ser ativado pode dar um bom target lá pós 6900/7000 e até pareçe que está a quebrar a neckline e ativa-lo mas será que vai ser a subir com aquela media movel a azul tão descendente? se lá chegar a tocar por volta dos 5940 é natural que corriga um bocado e ai a zona dos 5700 era muito bom suster a possivel correção. penso que estamos no momento muito giro no nosso psi


qual é essa média móvel?
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Adam hedge » 3/1/2013 20:41

grafico semanal para mim o mais importante para o longo medio prazo. podemos ter ali um possivel H&S que a ser ativado pode dar um bom target lá pós 6900/7000 e até pareçe que está a quebrar a neckline e ativa-lo mas será que vai ser a subir com aquela media movel a azul tão descendente? se lá chegar a tocar por volta dos 5940 é natural que corriga um bocado e ai a zona dos 5700 era muito bom suster a possivel correção. penso que estamos no momento muito giro no nosso psi
Anexos
psi205.PNG
psi205.PNG (21.8 KiB) Visualizado 5799 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por Dom_Quixote » 3/1/2013 20:29

Se as taxas de juros das obrigações descem é porque aumentou a procura...

Se o mercado bolsista sobe é porque aumentou a procura....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

por Joao-D » 3/1/2013 20:18

Acho que as taxas de juro das obrigações portuguesas têm descido de forma mais acentuada desde Junho de 2012? Certo? A bolsa portuguesa sobe também desde essa altura. Se for verdade que as taxas de juro das obrigações portuguesas estão a descer desde Junho de 2012, confirma-se que neste período as duas coisas têm estado correlacionadas, e por isso, o que o oscar escreveu faz-me sentido.
Com um gráfico das taxas juro das obrigações isto fica confirmado ou desmentido.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por Storgoff » 3/1/2013 19:59

Joao-D Escreveu:
Storgoff Escreveu:
João, estuda um bocado o tema.
Material aqui neste tópico não falta.


Não acompanho as taxas de juro das obrigações, mas a mim faz-me sentido o que o oscar escreveu. No entanto, acho que se podia facilmente confirmar com gráficos em vez de se estar a perder tempo a trocar argumentos que não são conclusivos. Se a descida das taxas de juro das obrigações tiver correlacionada com a subida dos mercados então o que o oscar escreveu faz sentido. Alguém tem os gráficos para colocar no forum?


Isso tudo depende do pais em concreto.

Em Portugal o que tu assististe nos ultimos anos foi uma fuga de capitais tanto das accções portuguesas como das obrigações .
Resultado, subida das yields das obrigações e queda do mercado bolsista.
É natural que à medida que a percepção de risco do pais começa a diminuir os investidores regressem a ambos os mercados.
Neste momento tens as yields das OT´s a descer e o PSI a subir, ou seja , forte compra de obrigações e de acções.


No entanto se pensarmos nos EUA a situação já é bem diferente.
No periodo de bear market as acções cairam e as yields das bonds, ao contrario de Portugal, desceram.
Aqui os investidores sairam do mercado accionista e refugiaram-se nos titulos de divida americana. O mesmo se passou na Alemanha.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por Joao-D » 3/1/2013 19:04

Storgoff Escreveu:
João, estuda um bocado o tema.
Material aqui neste tópico não falta.


Não acompanho as taxas de juro das obrigações, mas a mim faz-me sentido o que o oscar escreveu. No entanto, acho que se podia facilmente confirmar com gráficos em vez de se estar a perder tempo a trocar argumentos que não são conclusivos. Se a descida das taxas de juro das obrigações tiver correlacionada com a subida dos mercados (acho que está) então o que o oscar escreveu faz sentido. Alguém tem os gráficos para colocar no forum?
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por Storgoff » 3/1/2013 18:58

Joao-D Escreveu:
Storgoff Escreveu:
Joao, também concordas com a lógica do Oscar??? :shock: :shock:



Concordo com o que está a negrito.
A mim faz-me sentido. Também não acho que haja euforia porque as sondagens de sentimento não transmitem isso.

oscar c. Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Exacto, canguru. A euforia de início do ano alimentada pelas notícias nos States não é a forma ideal para quebrar uma resistência.

Um abraço,
Ulisses


Vejo esta subida do PSI sustentada. Por uma razão principal: a forte descida hoje das taxas de juro das obrigações portuguesas o que supõe a migração dos investidores destes activos para as acções.




Eu desisto
:shock:

Vejo que ao fim de tantos contributos para explicar como é que funciona a yield de uma obrigação, há aqui participantes que não fazem o minimo esforço para tentar assimilar alguma coisa e preferem ficar a bater nos mesmos erros de palmatoria vezes sem conta.

João, estuda um bocado o tema.
Material aqui neste tópico não falta.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Estou perplexo

por Storgoff » 3/1/2013 18:50

gorgol,


Se bem percebeste, essa minha afirmação refere-se apenas ao que o Oscar afirmou.
Eu não digo que não há dinheiro a sair do mercado obrigacionista para o mercado accionista.

O que eu digo é que se as yields no mercado obrigacionista estiverem a cair então isso significa que está a entrar mais dinheiro nesse mercado e não o contário como afirma o Oscar.

gorgol Escreveu:Quando a yield da obrigação está muito baixa, é um indicador de arranque do mercado de ações, com melhor yield comparativa. Até o Braga de Matos refere este ponto, se bem o entendo.


Esta afirmação o que diz é que se as yields estão muito baixas então é porque houve uma fuga de capitais do mercado bolsita para o mercado obrigacionista e portanto é natural que o mercado obrigacionista esteja numa bolha e o mercado accionista bastante deprimido.
Vê o que se tem passado na Europa. O mercado accionista em queda e as Yields das Bunds também a descer. Fuga de capitais à procura de refugio.
Chegado a este extremo podemos estar na eminencia de uma venda forte no mercado obrigacionista com consequente aumento das yields e uma fuga desse captal novamente para o mercado accionista.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Oscar, Podes esclarecer?

por Joao-D » 3/1/2013 18:05

Storgoff Escreveu:
Joao, também concordas com a lógica do Oscar??? :shock: :shock:



Concordo com o que está a negrito.
A mim faz-me sentido. Também não acho que haja euforia porque as sondagens de sentimento não transmitem isso.

oscar c. Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Exacto, canguru. A euforia de início do ano alimentada pelas notícias nos States não é a forma ideal para quebrar uma resistência.

Um abraço,
Ulisses


Vejo esta subida do PSI sustentada. Por uma razão principal: a forte descida hoje das taxas de juro das obrigações portuguesas o que supõe a migração dos investidores destes activos para as acções.

 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

Re: Estou perplexo

por gorgo » 3/1/2013 17:28

Storgoff Escreveu:
Talvez desta chegues à conclusão que aquele teu raciocínio inicial, quando afirmavas que o mercado accionista subia porque havia fuga das obrigações , está completamente errado já que partes de uma permissa errada.


Com esta parte não concordo. O capital de risco que estava nas obrigações de elevada Yield (como investimento de risco e equivalente a ações) estará a sair, visto se prevê agora uma redução de rendibilidade da obrigação em comparação com as ações. Quando a yield da obrigação está muito baixa, é um indicador de arranque do mercado de ações, com melhor yield comparativa. Até o Braga de Matos refere este ponto, se bem o entendo.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

Re: Estou perplexo

por Storgoff » 3/1/2013 16:57

oscar c. Escreveu:Ou seja, o mercado das obrigações desafia a lei da oferta e da procura: quanto mais os investidores saem, mais rendibilidade tem o activo! :roll: :roll: :roll:
Já pensaram bem naquilo que estão a dizer?
É como eu dizer: vou vender as minhas obrigações porque quero que a sua rendibilidade suba e que quem as vá comprar ganhe dinheiro. Para filantropia não está mal, não senhor!


Eu é que estou perplexo com a tua insistencia, revelando no mínimo que não percebes o mecanismo como é determinada a yield de uma obrigação.

O que eu disse desde o inicio é que no mercado o que é cotado é o preço da obrigação.
Este pode andar abaixo ou acima do PAR ( valor nominal da obrigação)
A yield é obtida atraves dum calculo indirecto.
A partir da cotação da obrigação e do valor do cupão( fixo na emissão) é possivel determinar a yield.
Esta por sua vez varia na relação inversa do preço da obrigação no mercado.

Como vês ninguem está aqui a desafiar a lei da oferta/procura.

Quando há muita procura o preço da obrigação sobe logo a yield desce.
Quando há muita oferta o preço desce e a yield sobe.

É tão simples quanto isto.

Quanto a este tema parece que já não há nada mais a crescentar e eu próprio já me estou a repetir.
Lê com atenção o que já foi aqui escrito sobre este assunto.

Talvez desta chegues à conclusão que aquele teu raciocínio inicial, quando afirmavas que o mercado accionista subia porque havia fuga das obrigações , está completamente errado já que partes de uma permissa errada.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Financiamento da economia alemã

por joao4702 » 3/1/2013 13:27

A respeito desta discussão apanhei uma noticia interessante aqui no negocios, que confirma o maior apetite por parte dos investidores pela divida de paises periféricos, como Portugal.


Corrida aos activos de risco obriga Alemanha a pagar para emitir dívida
02 Janeiro 2013, 23:30 por Edgar Caetano | edgarcaetano@negocios.pt

O ano começou com grande optimismo nas bolsas, com os indicadores de mercado a ilustrarem uma corrida pelos activos considerados de maior risco. Acções, dívida dos países da periferia do euro e matérias-primas dispararam graças ao acordo orçamental nos EUA, dando seguimento ao sentimento positivo que marcou o final do ano passado.
A menor procura por refúgio pelos investidores levou a que a Alemanha pagasse juros positivos para se financiar a dois anos, o que não acontecia desde Outubro.A bolsa de Lisboa teve a melhor primeira sessão do ano desde 1999 e ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por Ulisses Pereira » 3/1/2013 13:19

oscar, o resto da malta está a dizer-te bem. O raciocínio é o mesmo com, por exemplo, os dividend yields das acções. Quanto mais as acções caem, mais sobe o dividend yield.

correia, não é preciso reteste para se considerar ultrapassada. Mas é preciso alguns dias claramente acima da mesma. Segunda publicarei um artigo sobre o tema. Quanto a resistências relevantes, acima dos 5700 não encontro.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Estou perplexo

por gorgo » 3/1/2013 12:06

oscar c. Escreveu:Ou seja, o mercado das obrigações desafia a lei da oferta e da procura: quanto mais os investidores saem, mais rendibilidade tem o activo! :roll: :roll: :roll:
Já pensaram bem naquilo que estão a dizer?
É como eu dizer: vou vender as minhas obrigações porque quero que a sua rendibilidade suba e que quem as vá comprar ganhe dinheiro. Para filantropia não está mal, não senhor!


Oscar,

Pára um pouco para pensar! Admite que podes estar errado! As Yields estão a descer, logo a taxa de rendibilidade está a reduzir-se. Eu até admito que é altura para vender obrigações, visto poder encontrar investimentos alternativos com maior potencial e rodar das obrigações para as ações. Assim podiammos admitir uma pressão vendedora. O smart money estará a fazer isso, mas a massa dos investidores em obrigações procura o conforto, logo baixas yields, baixo risco, só compram quando a remuneração é baixa e não tem risco, logo a pressão compradora aumenta com a redução das yields. Porque será que 80% dos portugueses têm depósitos a prazo, com rendibilidades inferiores às obrigações.

Tu estás a ter uma visão de gestão de risco de acordo com o teu perfil de investidor, que também é parecido com o meu, mas a maioria dos investidores tem um perfil de risco baixo, logo foge das obrigações de elevada Yield.
Editado pela última vez por Visitante em 3/1/2013 13:40, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 551
Registado: 26/8/2007 20:40
Localização: 16

Re: Estou perplexo

por oscar c. » 3/1/2013 12:03

joao4702 Escreveu:
oscar c. Escreveu:Ou seja, o mercado das obrigações desafia a lei da oferta e da procura: quanto mais os investidores saem, mais rendibilidade tem o activo! :roll: :roll: :roll:
Já pensaram bem naquilo que estão a dizer?
É como eu dizer: vou vender as minhas obrigações porque quero que a sua rendibilidade suba e que quem as vá comprar ganhe dinheiro. Para filantropia não está mal, não senhor!


Pensava que já tinhas abandonado essa ideia...neste momento a única coisa que podes concluir é que a confiança dos investidores na divida Portuguesa aumentou, daí o "prémio de risco" exigido pelos investidores estar a diminuir.

Eu não iria muito pela relação entre procura e oferta para explicar a descida, ia mais no raciocinio da perceçao de risco.

De qualquer das formas, o teu raciocinio é incorreto, porque uma redução das yields significa que o valor que estão a oferecer pelos titulos de divida aumentou.

Aliás como muito bem explicado anteriormente pelos colegas do fórum.


Mas eu nunca falei do valor do títulos. Falei sim da sua rendibilidade.

É óbvio que a subida da sua cotação no mercado secundário está a fazer diminuir a sua rendibilidade. O que eu digo é que isso está a acontecer porque a pressão vendedora é maior que a pressão compradora.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper
 
Mensagens: 252
Registado: 6/11/2002 0:41
Localização: Coimbra

Re: Estou perplexo

por joao4702 » 3/1/2013 11:51

oscar c. Escreveu:Ou seja, o mercado das obrigações desafia a lei da oferta e da procura: quanto mais os investidores saem, mais rendibilidade tem o activo! :roll: :roll: :roll:
Já pensaram bem naquilo que estão a dizer?
É como eu dizer: vou vender as minhas obrigações porque quero que a sua rendibilidade suba e que quem as vá comprar ganhe dinheiro. Para filantropia não está mal, não senhor!


Pensava que já tinhas abandonado essa ideia...neste momento a única coisa que podes concluir é que a confiança dos investidores na divida Portuguesa aumentou, daí o "prémio de risco" exigido pelos investidores estar a diminuir.

Eu não iria muito pela relação entre procura e oferta para explicar a descida, ia mais no raciocinio da perceçao de risco.

De qualquer das formas, o teu raciocinio é incorreto, porque uma redução das yields significa que o valor que estão a oferecer pelos titulos de divida aumentou.

Aliás como muito bem explicado anteriormente pelos colegas do fórum.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

Estou perplexo

por oscar c. » 3/1/2013 11:29

Ou seja, o mercado das obrigações desafia a lei da oferta e da procura: quanto mais os investidores saem, mais rendibilidade tem o activo! :roll: :roll: :roll:
Já pensaram bem naquilo que estão a dizer?
É como eu dizer: vou vender as minhas obrigações porque quero que a sua rendibilidade suba e que quem as vá comprar ganhe dinheiro. Para filantropia não está mal, não senhor!
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper
 
Mensagens: 252
Registado: 6/11/2002 0:41
Localização: Coimbra

por C0rr3i4 » 3/1/2013 10:57

Ulisses, se se concretizar a quebra real da grande resistência dos 5700, deve-se considerar a próxima grande resistência os 8200? Ou também deverá ser levada em consideração algumas resistência entre os 6100-6300?
Outra dúvida: será indispensável verificar o reteste à resistência dos 5700 para a considerar ultrapassada?
Obrigado.
Abraço.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por Ulisses Pereira » 3/1/2013 2:27

Sniper, isso já foi explicado com algum detalhe aqui.

Já vens tarde. 8-)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Sr_SNiper » 3/1/2013 2:05

Acho que estão a precisar de dar uma olhadela no tópico das obrigações 8-) , mas basicamente:

Cotação da obrigação sobe -> YTM desce ( forte pressão compradora )

Cotação da obrigação desce -> YTM sobe ( forte pressão vendedora )
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8975
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Storgoff » 3/1/2013 1:26

MAV8 Escreveu:
Atomez Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Isto é o mercado secundário.

Ou seja, quanto maior for a pressão vendedora nas obrigações no mercado secundário, mais sobe a taxa de juro implícita.

O que está a acontecer há um ano é precisamente o contrário.

Mas do ponto de vista do estado o que interessa é o mercado primário.

Os mercados primário e secundário são independentes ou estão relacionados?


Sim, para o estado Português só interessa o mercado primário, pois é nesse mercado que faz emissão de dívida. No entanto, a procura no mercado primário estará sempre dependente do que se passa no secundário, pois os investidores podem investir em qualquer dos dois e optam pelo que oferecer uma maior rentabilidade para determinado prazo.

Daí o Ulisses perguntar para quê querer ir ao mercado primário investir num produto com rentabilidade de 5% (cupão) se no mercado secundário para o mesmo prazo é possivel conseguir rentabilidades mais altas!

As entidades europeias têm discutido a possibilidade de comprarem divida dos países do Sul no mercado secundário com o objetivo de aumentar a procura no secundário levando por esse processso a uma baixa dos juros. Esta forma de atuar traria ainda uma outra vantagem, o dinheiro utilizado nessa ajuda esta a ser rentabilizado, pois estariam a comprar divida abaixo do par,ao passo que nas ajudas formais as taxas são mais baixas. (ps. já o têm vindo a fazer...)


O mercado primario pouco ou nada se distingue do secundario, à parte de ser restrito a um nº limitado de investidores e só existir no momento das emissões.
As obrigações não são forçosamente compradas ao PAR no primario.
O preço de compra é o resultado de um leilão.
Alias as emissões que o estado tem feito ultimamente tem sido compradas sempre abaixo do PAR
Se neste momento o estado fizesse uma emissão a 10 anos, emitindo obrigações com cupão de 4% é obvio que os subscritores desta emissão iam dar ofertas bem abaixo do PAR para pelo menos terem uma yield próxima do que cota no secundário – 6,6% ou talvez um valor entre o bid e o ask, já que os valores que a bloomberg manda cá para fora é a media dos bids

Não há aqui nenhuma competição entre o mercado secundario e o primario.
O secundario como opera em continuo serve de barómetro para os investidores alinharem as suas ofertas quando houver mercado primário.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], silva_39 e 95 visitantes