Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: Um touro que acredita na próxima vitória dos ur

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Algum dia será...

por jarcorreia » 5/1/2004 2:42

Algum dia será! Quinta-feira é um dia importante... Acredito numa correcção se o BCE mantiver as taxas. Até lá vamos ter sinal mais. 1/4 de ponto para baixo tb deve servir como argumento.

Registado: 24/7/2003 2:05

por MarcoAntonio » 5/1/2004 1:23

Aqui vão dois links com uma das possíveis explicações do January Effect. Creio que não há consenso sobre a razão que faz Janeiro ser um mês forte estatiticamente e existem mesmo uma data de papers académicos a tentar desmontar o mistério (e tantos outros a tentar demonstrar que não há mistério nenhum e que a evidencia estatistica é muito fraca).

http://www.investopedia.com/terms/j/januaryeffect.asp

e

http://www.investorwords.com/2657/January_Effect.html
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 5/1/2004 1:16

Scuba, o January Effect refere-se à tendência de Janeiro ser o mês forte mesmo. Existe ainda essa crença, ou tradição, do sentido de Janeiro tender a coincidir com o sentido do ano todo (que não se trata de um efeito mas de uma correlação positiva entre a tendência de Janeiro e a tendência do ano todo, que é mais facil justificar), mas esse não é o chamado January Effect. Existem várias teorias em torno da razão do January Effect (e em torno do Monday Effect também, a título de curiosidade) como por exemplo ser uma altura previliada para o reposicionamente de Fundos e mesmo de entrada de pequenos investidores...

Mesmo em anos Bear, Janeiro tende estatísticamente a ser um dos melhores meses.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Caro Ulisses...

por Scubawarrior » 5/1/2004 1:07

....quanto a previsões estou no curto prazo moderadamente optimista pela quebra em alta de um trading range de 3 meses e meio. Pode ser um falsa quebra, mas para já dou um target a rondar os 1550 no nasdaq 100. Stop para este optimismo deverá vir com fecho abaixo de 1430 e mesmo assim muitos sinais bull ficam por invalidar.

Nota: o que sei do "efeito de janeiro" é que janeiro dita o fecho anual. Isto é, o fecho de janeiro indicará a côr do fecho dese ano, do que sei isso é que é o january efect(ex:janeiro fecha negativo, esse ano tb). E não tem ligação á tradição que existe num janeiro positivo pelas razões que deste e que são válidas.

grande abraço
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Pata-Hari » 5/1/2004 0:21

só uma notazinha, aquela linha descendente aparentemente disparatada, hehehe, sobrou do traçado que tinha com escala semi-log. Com estala semi-log a hipotese de fundo parece menos sustentada, daí eu ter escolhido esta escala para este desenho com a hipotese académica de fundo.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Mais um excelente...

por pergas » 5/1/2004 0:20

...artigo! Além de na sua essência ir de encontro do que também julgo poder acontecer, a forma como o dizes é de se tirar o chapeú!
Grande abraço e continua a deliciar a malta com as tuas qualidades de um magnífico Trader!
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Pata-Hari » 5/1/2004 0:17

O teu artigo fez-me ir abrir o meu gráfico do psi... e a conclusão a que cheguei é que estamos há ano e meio a subir, lol! é uma conclusão bastante impressionante, quem diria...!??!?!!? :shock:

Ou seja, mesmo que estejamos à beira de uma correcção técnica, como tu tão bem argumentas... parecemos estar numa base de mercado potencial...

Como adorei o gráfico, vou meter aqui, correndo riscos de estar a repetir o que já mostraste.
Anexos
psi.png
psi.png (22.38 KiB) Visualizado 2731 vezes
Editado pela última vez por Pata-Hari em 5/1/2004 0:23, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por djovarius » 4/1/2004 23:50

Parece-me que durante o ano, sobretudo no primeiro semestre, a tendência será a mesma que vimos em 2003.
A grande diferença parece-me ser esta: subidas menos espectaculares e mais movimentos correctivos de pequena ou média monta.
Neste caso, o Ulisses pensa que isso vai já acontecer, devido a factores técnicos, enquanto eu poderia esperar que, devido ao sentimento actual, tal situação viesse a acontecer após uma subida até valores realmente extremos.

Ainda assim, o Ulisses começa o ano em grande estilo e com as necessárias cautelas, o que mostra bem a cara de um belíssimo analista.

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 4/1/2004 23:45

Ainda não li em profundidade (li apenas na diagonal) mas parece-me um artigo oportuno... uma rápida olhada nos gráficos e nota-se um «sobreaquecimento» e uma aceleração no sentido da subida que deverá esgotar o potencial de subida no curto/curtíssimo-prazo. Uma potencial situação de exaustão...
Lembro-me bem que durante o Bear estas acelerações (na altura no sentido da queda) eram excelentes oportunidades de entrada longa (contra a tendência)...
Imagem

Administrador Fórum

por Kooc » 4/1/2004 23:41

he, he, he, até o Ulisses vai deixar de estar longo.

Amanhã, e após as leituras do caldeirão, o PSI cai perto de 2% :roll: :mrgreen:

é agora que eu vou tirar as duvidas, do verdadeiro poder influenciador do "mestre" :mrgreen:

excelente artigo, principalmente pela clareza de posições

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

por zé povinho » 4/1/2004 23:36

Ulisses

até acredito que estejas certo na tua análise, que não vou comentar, até porque anda muito perto do que eu penso.

mas mesmo que não seja nada como prevês, nunca é demais "beber um copo de água fria" para acalmar e pensar.

um abraço

Registado: 4/11/2002 23:38

Novo artigo: Um touro que acredita na próxima vitória dos ur

por Ulisses Pereira » 4/1/2004 23:07

Acabei de publicar na Primeira Página, o artigo "Um touro que acredita na próxima vitória dos ursos":

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado: