Novo artigo: Um touro que acredita na próxima vitória dos ur
Algum dia será...
Algum dia será! Quinta-feira é um dia importante... Acredito numa correcção se o BCE mantiver as taxas. Até lá vamos ter sinal mais. 1/4 de ponto para baixo tb deve servir como argumento.
- Registado: 24/7/2003 2:05
Aqui vão dois links com uma das possíveis explicações do January Effect. Creio que não há consenso sobre a razão que faz Janeiro ser um mês forte estatiticamente e existem mesmo uma data de papers académicos a tentar desmontar o mistério (e tantos outros a tentar demonstrar que não há mistério nenhum e que a evidencia estatistica é muito fraca).
http://www.investopedia.com/terms/j/januaryeffect.asp
e
http://www.investorwords.com/2657/January_Effect.html
http://www.investopedia.com/terms/j/januaryeffect.asp
e
http://www.investorwords.com/2657/January_Effect.html
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Scuba, o January Effect refere-se à tendência de Janeiro ser o mês forte mesmo. Existe ainda essa crença, ou tradição, do sentido de Janeiro tender a coincidir com o sentido do ano todo (que não se trata de um efeito mas de uma correlação positiva entre a tendência de Janeiro e a tendência do ano todo, que é mais facil justificar), mas esse não é o chamado January Effect. Existem várias teorias em torno da razão do January Effect (e em torno do Monday Effect também, a título de curiosidade) como por exemplo ser uma altura previliada para o reposicionamente de Fundos e mesmo de entrada de pequenos investidores...
Mesmo em anos Bear, Janeiro tende estatísticamente a ser um dos melhores meses.
Mesmo em anos Bear, Janeiro tende estatísticamente a ser um dos melhores meses.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Caro Ulisses...
....quanto a previsões estou no curto prazo moderadamente optimista pela quebra em alta de um trading range de 3 meses e meio. Pode ser um falsa quebra, mas para já dou um target a rondar os 1550 no nasdaq 100. Stop para este optimismo deverá vir com fecho abaixo de 1430 e mesmo assim muitos sinais bull ficam por invalidar.
Nota: o que sei do "efeito de janeiro" é que janeiro dita o fecho anual. Isto é, o fecho de janeiro indicará a côr do fecho dese ano, do que sei isso é que é o january efect(ex:janeiro fecha negativo, esse ano tb). E não tem ligação á tradição que existe num janeiro positivo pelas razões que deste e que são válidas.
grande abraço
Nota: o que sei do "efeito de janeiro" é que janeiro dita o fecho anual. Isto é, o fecho de janeiro indicará a côr do fecho dese ano, do que sei isso é que é o january efect(ex:janeiro fecha negativo, esse ano tb). E não tem ligação á tradição que existe num janeiro positivo pelas razões que deste e que são válidas.
grande abraço
scuba
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
- Registado: 10/11/2002 1:03
Mais um excelente...
...artigo! Além de na sua essência ir de encontro do que também julgo poder acontecer, a forma como o dizes é de se tirar o chapeú!
Grande abraço e continua a deliciar a malta com as tuas qualidades de um magnífico Trader!
Grande abraço e continua a deliciar a malta com as tuas qualidades de um magnífico Trader!
pergas
- Registado: 5/11/2002 10:43
O teu artigo fez-me ir abrir o meu gráfico do psi... e a conclusão a que cheguei é que estamos há ano e meio a subir, lol! é uma conclusão bastante impressionante, quem diria...!??!?!!?
Ou seja, mesmo que estejamos à beira de uma correcção técnica, como tu tão bem argumentas... parecemos estar numa base de mercado potencial...
Como adorei o gráfico, vou meter aqui, correndo riscos de estar a repetir o que já mostraste.

Ou seja, mesmo que estejamos à beira de uma correcção técnica, como tu tão bem argumentas... parecemos estar numa base de mercado potencial...
Como adorei o gráfico, vou meter aqui, correndo riscos de estar a repetir o que já mostraste.
- Anexos
-
- psi.png (22.38 KiB) Visualizado 2731 vezes
Editado pela última vez por Pata-Hari em 5/1/2004 0:23, num total de 1 vez.
Parece-me que durante o ano, sobretudo no primeiro semestre, a tendência será a mesma que vimos em 2003.
A grande diferença parece-me ser esta: subidas menos espectaculares e mais movimentos correctivos de pequena ou média monta.
Neste caso, o Ulisses pensa que isso vai já acontecer, devido a factores técnicos, enquanto eu poderia esperar que, devido ao sentimento actual, tal situação viesse a acontecer após uma subida até valores realmente extremos.
Ainda assim, o Ulisses começa o ano em grande estilo e com as necessárias cautelas, o que mostra bem a cara de um belíssimo analista.
Um abraço
djovarius
A grande diferença parece-me ser esta: subidas menos espectaculares e mais movimentos correctivos de pequena ou média monta.
Neste caso, o Ulisses pensa que isso vai já acontecer, devido a factores técnicos, enquanto eu poderia esperar que, devido ao sentimento actual, tal situação viesse a acontecer após uma subida até valores realmente extremos.
Ainda assim, o Ulisses começa o ano em grande estilo e com as necessárias cautelas, o que mostra bem a cara de um belíssimo analista.
Um abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Ainda não li em profundidade (li apenas na diagonal) mas parece-me um artigo oportuno... uma rápida olhada nos gráficos e nota-se um «sobreaquecimento» e uma aceleração no sentido da subida que deverá esgotar o potencial de subida no curto/curtíssimo-prazo. Uma potencial situação de exaustão...
Lembro-me bem que durante o Bear estas acelerações (na altura no sentido da queda) eram excelentes oportunidades de entrada longa (contra a tendência)...
Lembro-me bem que durante o Bear estas acelerações (na altura no sentido da queda) eram excelentes oportunidades de entrada longa (contra a tendência)...
Novo artigo: Um touro que acredita na próxima vitória dos ur
Acabei de publicar na Primeira Página, o artigo "Um touro que acredita na próxima vitória dos ursos":
http://www.caldeiraodebolsa.com/
Ulisses
http://www.caldeiraodebolsa.com/
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, Ano nimus, drcentimo, Ferreiratrade, Garfield, Google [Bot], hugob0ss, junas, lito, m-m, malakas, Manchini888, Massao1, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PIKAS, Shimazaki_2, trend=friend, trilhos2006, TTM62 e 201 visitantes