Finanças & Fundos de Investimento
frugal Escreveu:Alguém alinha e tem interesse nesta procura?
Boa sorte

Investir em fundos de investimento e ETF's são parecidos mas suficientemente diferentes para não conseguires fazer uma fusão bem sucedida! Segundo o próprio LTCM:
"ADI não recomendados
a) Fundos de Investimento de gestão activa (FIGA)"
És mais bem sucedido a fazer uma carteira estilo LTCM e fazeres Hedge câmbial com futuros e/ou opções do a que misturares os diferentes tipo de investimento!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
frugal Escreveu:Boa noite VirtuaGod
conheces fundos que possa fazer uma carteira com o seguinte:
- COMODITIES
- EMERGING MARKETS (acções)
- OBRIGAÇOES de todo o mundo
- ACÇOES de todo o mundo
- REITs
Para fazer esta carteira não se podem usar fundos que substituam os ETFs?
Cumprimento
bom dia
Felicitacoes vem aí a pagina nº100
Começo a achar possível através de fundos deste tipo e de custo baixissimo ou nulo, construir uma carteria semelhante à apresentada pelo LTCM.
Alguém alinha e tem interesse nesta procura?
Cumprimentos
Do tópico Enriquecer devagar by LTCM
Este texto foi escrito pelo LTCM. Pelos temas discutidos no tópico acho útil colocá-lo aqui.
Um portefólio bem construído tem uma probabilidade muito baixa de vir a sofrer uma massiva perda de capital. Como exemplo, posso informar que a Carteira modelo que uso, em backtest durante os últimos 40 anos, não teve nenhum “drawdown”(DD) superior a 20%, apesar de ter cerca de 50% em acções.
Se se conseguir obter suficiente diversificação, e usar activos pouco ou nada correlacionados, se forem activos com correlação negativa melhor ainda, uma carteira de investimento pode ser estranhamente robusta.
Classes de activos indicadas para investimento infrequente a longo prazo
1) Acções Domésticas (Velha Europa [VE]):
2) Acções EUA e Canadá:
3) Acções Mercados Desenvolvidos Pacífico
4) Acções Mercados Emergentes
5) Obrigações
6) Imobiliário (REIT)
7) Matérias Primas (Commodities)
8) Ouro
«He who has the gold, makes the rules.» (assinatura do LTCM)
ADI não recomendados
a) Fundos de Investimento de gestão activa (FIGA)
b) Investimentos não cotados
Rebalanceamento, periódico, da Carteira (RpC)
O Rebalanceamento é provavelmente a ferramenta menos compreendida quando se trata de portefólios, pelo menos para o investidor mediano. RpC significa examinar a carteira após movimentos, negativos ou positivos, significativos ou fazer observações da mesma a intervalos de tempo regulares (mensais, trimestrais, quadrimestrais, semestrais, anuais, bianuais ou outros que consideremos pertinentes) e reajustar as percentagens alocadas a cada um dos ADI que compõe a carteira para os níveis originais.
O principal objectivo de uma estratégia de RpC é minimizar o risco relativo a uma alocação de activos especifica, ao invés de maximizar o retorno dessa alocação.
Diversos estudos demonstram que não existem diferenças significativas, nos níveis de rentabilidade, para ajustes efectuados nos diversos períodos de tempo compreendidos entre os seis meses e os dezoito meses.
No entanto, como ao longo do tempo as classes de activos geram rendimentos diferentes, o mix da carteira altera-se. Portanto, para recuperar as características da carteira original, em termos de risco e retorno, a carteira deve ser reequilibrada.
...
Existem várias técnicas para o RpC, umas mais simples outras mais complexas, vamos apenas referir uma. Uma das simples.
Nesta o RpC é programado da seguinte forma: Rebalanceamento de periodicidade anual, mas apenas se a alocação modelo da carteira se afastou do limiar mínimo pré determinado de 5%. Se, a partir da data prevista para o RpC, o desvio da carteira por ADI é inferior ao limite pré-determinado, a carteira não vai ser ajustada. Da mesma forma, se a alocação inicial do portefólio vagueia acima do limite mínimo, em qualquer intervalo de tempo inferior a um ano, a carteira não será reequilibrada enquanto não decorrer um ano.
...
Uma forma de realizar o RpC:
Os dividendos, pagamentos de juros, mais-valias realizadas, ou novas contribuições podem ajudar os detentores de carteiras a controlar os riscos e ao mesmo tempo reduzir os custos inerentes. Os investidores podem ir juntando os diversos influxos numa única conta até atingir o montante adequado e, em seguida, redireccionar esse capital para a classe de activo cuja alocação está abaixo do normal.
Um portefólio bem construído tem uma probabilidade muito baixa de vir a sofrer uma massiva perda de capital. Como exemplo, posso informar que a Carteira modelo que uso, em backtest durante os últimos 40 anos, não teve nenhum “drawdown”(DD) superior a 20%, apesar de ter cerca de 50% em acções.
Se se conseguir obter suficiente diversificação, e usar activos pouco ou nada correlacionados, se forem activos com correlação negativa melhor ainda, uma carteira de investimento pode ser estranhamente robusta.
Classes de activos indicadas para investimento infrequente a longo prazo
1) Acções Domésticas (Velha Europa [VE]):
2) Acções EUA e Canadá:
3) Acções Mercados Desenvolvidos Pacífico
4) Acções Mercados Emergentes
5) Obrigações
6) Imobiliário (REIT)
7) Matérias Primas (Commodities)
8) Ouro
«He who has the gold, makes the rules.» (assinatura do LTCM)
ADI não recomendados
a) Fundos de Investimento de gestão activa (FIGA)
b) Investimentos não cotados
Rebalanceamento, periódico, da Carteira (RpC)
O Rebalanceamento é provavelmente a ferramenta menos compreendida quando se trata de portefólios, pelo menos para o investidor mediano. RpC significa examinar a carteira após movimentos, negativos ou positivos, significativos ou fazer observações da mesma a intervalos de tempo regulares (mensais, trimestrais, quadrimestrais, semestrais, anuais, bianuais ou outros que consideremos pertinentes) e reajustar as percentagens alocadas a cada um dos ADI que compõe a carteira para os níveis originais.
O principal objectivo de uma estratégia de RpC é minimizar o risco relativo a uma alocação de activos especifica, ao invés de maximizar o retorno dessa alocação.
Diversos estudos demonstram que não existem diferenças significativas, nos níveis de rentabilidade, para ajustes efectuados nos diversos períodos de tempo compreendidos entre os seis meses e os dezoito meses.
No entanto, como ao longo do tempo as classes de activos geram rendimentos diferentes, o mix da carteira altera-se. Portanto, para recuperar as características da carteira original, em termos de risco e retorno, a carteira deve ser reequilibrada.
...
Existem várias técnicas para o RpC, umas mais simples outras mais complexas, vamos apenas referir uma. Uma das simples.
Nesta o RpC é programado da seguinte forma: Rebalanceamento de periodicidade anual, mas apenas se a alocação modelo da carteira se afastou do limiar mínimo pré determinado de 5%. Se, a partir da data prevista para o RpC, o desvio da carteira por ADI é inferior ao limite pré-determinado, a carteira não vai ser ajustada. Da mesma forma, se a alocação inicial do portefólio vagueia acima do limite mínimo, em qualquer intervalo de tempo inferior a um ano, a carteira não será reequilibrada enquanto não decorrer um ano.
...
Uma forma de realizar o RpC:
Os dividendos, pagamentos de juros, mais-valias realizadas, ou novas contribuições podem ajudar os detentores de carteiras a controlar os riscos e ao mesmo tempo reduzir os custos inerentes. Os investidores podem ir juntando os diversos influxos numa única conta até atingir o montante adequado e, em seguida, redireccionar esse capital para a classe de activo cuja alocação está abaixo do normal.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
VirtuaGod Escreveu:@ghorez Ouro e Obrigações ligadas à inflação são coisas muito diferentes. Ambas protegem da inflacção mas de forma potencialmente bastante diferente. Mas como eu gosto de olhar para o histórico posso dizer que o Ouro é milenar e as obrigações inflation linked (TIPS principalmente) são de 1997! Ambos devem fazer parte de uma carteira de muito longo prazo diversificada.
É muito difícil para mim estar a ter uma discussão ctg ou com o LTCM, pq as vossas opiniões são "lei" para mim

Mas como acabaste de referir e nisso estamos de acordo, as TIPS são obrigações sem a parte negativa do efeito da inflação. Assunto arrumado.
Quanto ao ouro, a mim custa-me profundamente estar a apostar em qualquer coisa que não tem valor intrínseco. Por exemplo se eu apostar num terreno (posso usá-lo para plantar batatas e vender - gerar riqueza..) Outro exemplo, se eu compro uma casa, posso depois arrendar e gerar riqueza.
Outro exemplo se eu compro um fundo de ações de empresas, estou no fundo a tornar-me acionista de uma organização desenvolvida para gerar riqueza...seja por meio de produção/venda de um produto ou assegurar um serviço, etc.
Agora se invisto em ouro, tecnicamente o que estou a fazer é a apostar que no futuro, quando o quiser vender, alguém vai pagar mais do que eu paguei hoje. Porque ele não irá produzir riqueza nenhuma..não dá para plantar, para arrendar, nem representará nenhuma linha de produção.. No máximo estou a apostar que hoje vou comprá-lo a 1600$/onça, e depois assumo que no momento certo venderei por mais de 1600$ (já estou a fazer market timming) porque em termos médios e ajustado à inflação..o preço do ouro tem sido claramente inferior a 1600$.
Percebo e sei que os maiores bancos do mundo têm reservas de ouro. Percebo que há a tendência para muitos investidores também reservarem uma componente em ouro, devido à sua correlação negativa com ações/obrigações sobretudo em tempos de inflação.
A minha questão é a seguinte, num caso de inflação elevada mas razoavelmente controlada, não acham que as TIPS resolvem o problema de uma carteira de investimento?
Se houver mesmo um caso de hiper inflação descontrolada, como acham - olhando para a história - que esse período irá ser/tornar? Tudo resolvido com paz e amor?
É por isso que do alto da minha ignorância (não estou a ser irónico..sou mesmo ignorante em relação a investimentos) digo: acho que devemos apostar em ouro (do físico..não por intermédio de fundos) se achamos que vem aí um período apocalíptico. Mas também em armas e munição.

(Na Europa temos um belo exemplo de hiper inflação de Janeiro de 1922 a Novembro de 1923)..vejam lá como isso acabou.)
Manushe Escreveu:sobre as funções do IG e o possível overlapping do Eurizon/Fidelity?
Não há grande overlapping pk devido ao cêmbio parecem fundos muito dferentes, embora a carteira seja semelhante. Têm comportamentos bastante diferentes!!
@ghorez Ouro e Obrigações ligadas à inflação são coisas muito diferentes. Ambas protegem da inflacção mas de forma potencialmente bastante diferente. Mas como eu gosto de olhar para o histórico posso dizer que o Ouro é milenar e as obrigações inflation linked (TIPS principalmente) são de 1997! Ambos devem fazer parte de uma carteira de muito longo prazo diversificada.
Quanto maior o Horizonte Temporal de Investimento acho que mais te deves focar no ouro com protecção de inflacção. No curto/médio prazo (até 10/20 anos) ng te garante que o ouro vai subir. Para prazos mais curtos as TIPS são excelentes, tendo o melhor das obrigações sem um dos piores defeitos das mesmas, partirem-se todas quando há inflação.
@Imrahil Gosto muito do DI e 7% de uma carteira em Pimco DI só peca por ser pouco

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Começo por dizer que este espaço merece todos os elogios, raramente "pro bono" existe uma comunidade tão interessada em partilhar o saber.
Apesar da excelente 1ª página e de ter lido os vários post's venho pedir ajuda/ confirmação dos meus planos...
As minhas poupanças estão distribuídas da seguinte forma:
14% Cert. Tesouro
36% DP's
12% BPI Liquidez
11% PPR BPI Investimento (empréstimo casa...)
4% BPI - Obrigações Alto Risco/AR
3% BPI Brasil
13% BPI Reestruturações / Europa
Onde colocar os 7% restantes...? Estava planear PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc... o que acham?
Desde já o meu obrigado, estando totalmente ciente que a responsabilidade é minha e que é apenas uma opinião.
Cptos,
LM
Apesar da excelente 1ª página e de ter lido os vários post's venho pedir ajuda/ confirmação dos meus planos...
As minhas poupanças estão distribuídas da seguinte forma:
14% Cert. Tesouro
36% DP's
12% BPI Liquidez
11% PPR BPI Investimento (empréstimo casa...)
4% BPI - Obrigações Alto Risco/AR
3% BPI Brasil
13% BPI Reestruturações / Europa
Onde colocar os 7% restantes...? Estava planear PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc... o que acham?
Desde já o meu obrigado, estando totalmente ciente que a responsabilidade é minha e que é apenas uma opinião.
Cptos,
LM
- Registado: 26/7/2011 12:29
ghorez Escreveu:pq digamos que devo ter praí 1% do conhecimento de qualquer 1 deles
Bom.... resta-me uns 10(elev a -11)% de conhecimento para mim

Podes partilhar, se não for indiscrição, os etfs que compraste?
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
William Shakespeare
Sim também gosto desse etf da DB..é de baixo custo, liquido, e 108 obrigações ligadas à inflação diversificadas por 9 dos maiores países do mundo.
Mas olha o seguinte..se o VirtuaGod ou o LTCM te disserem explicitamente que é melhor um fundo/etf em ouro, então vai por eles..pq digamos que devo ter praí 1% do conhecimento de qualquer 1 deles
Mas olha o seguinte..se o VirtuaGod ou o LTCM te disserem explicitamente que é melhor um fundo/etf em ouro, então vai por eles..pq digamos que devo ter praí 1% do conhecimento de qualquer 1 deles

Fiquei receosa com o que vocês todos escreveram. O Ouro também não é um produto propriamente pouco volátil, daí toda a incerteza. Ainda tenho tempo para me decidir.
O que significam todos aqueles dados que o Rick partilhou? Alguma conclusão, para os mais experimentados na sua leitura?
Obrigada Ghorez pela sugestão e pesquisei mais um pouco e descobri um global que faz hedge:
db x-trackers iBoxx GlbInfLnk TRI Hdg 1C DBXH
ISIN LU0290357929
No entanto, se um dia decidir investir em GlbInfLnk, neste caso, optaria pelo fundo Pimco Real Return ou o AXA World Funds Global Inflation Bonds E Capitalisation: semelhantes rentabilidades sem os altos custos de compra/reforço do ETF.
Não me podem responder às questões que coloquei - por obséquio
, sobre as funções do IG e o possível overlapping do Eurizon/Fidelity?
Vou dar uma nova vista de olhos no pdf do Rick.
O que significam todos aqueles dados que o Rick partilhou? Alguma conclusão, para os mais experimentados na sua leitura?
Obrigada Ghorez pela sugestão e pesquisei mais um pouco e descobri um global que faz hedge:
db x-trackers iBoxx GlbInfLnk TRI Hdg 1C DBXH
ISIN LU0290357929
No entanto, se um dia decidir investir em GlbInfLnk, neste caso, optaria pelo fundo Pimco Real Return ou o AXA World Funds Global Inflation Bonds E Capitalisation: semelhantes rentabilidades sem os altos custos de compra/reforço do ETF.
Não me podem responder às questões que coloquei - por obséquio

Vou dar uma nova vista de olhos no pdf do Rick.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
William Shakespeare
William Shakespeare
Não sei..tenho sempre algumas dúvidas quanto a apostar em etf/fundos de ouro. Acho que num clima de inflação, as tais obrigações irão controlar as perdas de uma carteira de investimento.
O ouro na minha opinião faz mais sentido se o quiseres possuir mesmo - fisicamente..moedas/barras de ouro num cofre na tua casa ou num banco próximo de ti. E num cenário onde ele seja efetivamente necessário (hiper-inflação, crash total dos mercados, etc.), então secalhar é melhor também investir numa arma
Numa perspetiva de investimento/longo prazo, não acho que faça todo o sentido. Mas também não percebo nada disto, atenção!
O ouro na minha opinião faz mais sentido se o quiseres possuir mesmo - fisicamente..moedas/barras de ouro num cofre na tua casa ou num banco próximo de ti. E num cenário onde ele seja efetivamente necessário (hiper-inflação, crash total dos mercados, etc.), então secalhar é melhor também investir numa arma

Numa perspetiva de investimento/longo prazo, não acho que faça todo o sentido. Mas também não percebo nada disto, atenção!

Até ao fim do sistema de Bretton Woods o valor do ouro era fixado. Após 1971 com o fim do sistema de Bretton Woods Com o início de uma nova era em que o dólar é uma "fiat currency" onde simplesmente se carrega num botão e se cria dinheiro há muito boa gente a achar que isto vai acabar mal! A inflação tem estado estranhamente calma... no futuro quem sabe!!
Mas não se pode propriamente comparar preço pré 1970 e pós 1970 na minha opinião!!
A assinatura do LTCM diz tudo!!

Mas não se pode propriamente comparar preço pré 1970 e pós 1970 na minha opinião!!
A assinatura do LTCM diz tudo!!

O gráfico que vi, era com valores desde o início do século, e naltura referiram que o preço médio era 500$..e agora o valor da onça já está bem acima dos 1200$.
Eu até não sou contra a compra de ouro, sou é contra ao timming atual para o fazer.
Para quem está agora a entrar nos mercados, penso que fundos/etf com obrigações ligadas à inflação será o melhor. Secalhar estou errado..não sei
Exemplo:
http://lu.ishares.com/en/rc/products/IGIL
Eu até não sou contra a compra de ouro, sou é contra ao timming atual para o fazer.
Para quem está agora a entrar nos mercados, penso que fundos/etf com obrigações ligadas à inflação será o melhor. Secalhar estou errado..não sei
Exemplo:
http://lu.ishares.com/en/rc/products/IGIL
O Ouro ainda está longe de um potencial topo na minha opinião. E não sou só eu a achar que ele vai para cima. O FMI está a carregar forte no ouro, e por muitas "asneiras" que eles fazem aos outros a verdade é que são muito bons no que fazem e a protegerem-se.
Alguns amigos meus (curiosamente os que mais sabem) estão-se a posicionar para inflacção que acham que vem aí e o ouro e as TIPS (inflation bonds) são formas previlegiadas de nos protegermos da inflação!!
Deixo em baixo um gráfico do ouro ajustado à inflação.
Alguns amigos meus (curiosamente os que mais sabem) estão-se a posicionar para inflacção que acham que vem aí e o ouro e as TIPS (inflation bonds) são formas previlegiadas de nos protegermos da inflação!!
Deixo em baixo um gráfico do ouro ajustado à inflação.
- Anexos
-
- gold.jpg (54.46 KiB) Visualizado 7632 vezes
Manushe Escreveu:(...)
4- um dos sérios candidatos de momento é um ETF que investe em Gold (por falta de alternativas nos fundos):
o PHAU ETFS Physical Gold ou o GBS Gold Bullion Securities
http://www.morningstar.fr/fr/etf/snapsh ... 0P0000HYBM
O que tem de novo? Em 2008, seria um dos pouco a dar lucro, em contra corrente. Note-se que é preciso ter algum poder de encaixe porque os rendimentos nos 1º anos são sofríveis. Este é nitidamente, um investimento para longo prazo e em doses q.b..
Estou a pensar bem
@Manushe
Mais informação sobre ETFs de ouro europeus.
Rick Lusitano Escreveu:
Dados interessantes sobre os ETFs de ouro europeus, saídas de 229,4 milhões EUR e entradas de 144,3 milhões EUR em YTD (documento datado de "19 April 2012").
Que explicações para estas saídas?
As saídas foram de ETFs da ETF Securities Ltd para outras gestoras, terão aumentado os custos dos ETFs da ETF Securities?
Página 10
Figure 15: Top 10 commodity ETP outflows (€ million) | ETPs | Europe|
#.....ETP Name.....Issuer.....YTD Flows
3.....Gold Bullion Securities.....ETF Securities Ltd.....-224.3
5.....ETFS Physical Gold.....ETF Securities Ltd.....-5.1
Página 9
Figure 12: Top 10 commodity ETP inflows (€ million) | ETPs | Europe|
#.....ETP Name.....Issuer.....YTD Flows
1.....Source Physical Gold ETC (P-ETC).....Source.....109.9
4.....ETFS Leveraged Gold.....ETF Securities Ltd.....7.7
10.....Raiffeisen ETF - Solid Gold Ounces A-Klasse CHF.....Raiffeisen Schweiz Genossenschaft.....26.7
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=#1010288
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Vale o que vale....
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _ouro.html
Jornal de Negócios Escreveu:Procure alternativas ao ouro
26 Dezembro 2012, 11:18 por Edgar Caetano | edgarcaetano@negocios.pt
O ano de 2013 deverá voltar a ser positivo para os metais preciosos. O ouro prepara-se para fechar em alta pelo décimo-segundo ano consecutivo
O ano de 2013 deverá voltar a ser positivo para os metais preciosos. O ouro prepara-se para fechar em alta pelo décimo-segundo ano consecutivo, mas alguns especialistas começam a ver riscos negativos para o preço do "metal ...
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _ouro.html
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Tenho sempre muitas dúvidas em relação ao ouro para investimentos de longo prazo. Acho que é uma commodity que está muito cara.
Já não me recordo bem onde, mas li algures que o preço ajustado à inflação do ouro é 500$..hoje anda a rondar os 2000$. Mas os mestres aqui do fórum deverão saber responder melhor a isso
Já não me recordo bem onde, mas li algures que o preço ajustado à inflação do ouro é 500$..hoje anda a rondar os 2000$. Mas os mestres aqui do fórum deverão saber responder melhor a isso

Muito obrigada pelos votos de boas festas! Preparem-se para o novo ano que aí vem. Que por aqui se continue a respirar um bom espírito de otimismo e entreajuda!
Mas que inflação? Há uma absoluta obsessão pelo controle desta a todo o (e alto) custo! Será que vale a pena apostar num World Funds Global Inflation Bond? Será que o PIMCO Global Investors Series plc Global Investment Grade Credit que tenho em carteira já não o faz e com melhores resultados?
Adicionei mais 2 fundos à minha carteira: o AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) e o Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1.
Preferi apostar no Axa ao Pimco High Yield: menores custos, rentabilidade semelhante, melhor RS e DP, embora me pareça, pelo que percebi da composição da carteira, que estou um pouco mais exposta a risco.
A minha "família" está a crescer
e como tudo, este crescimento levanta-me questões e constatações do pouco que até agora observei:
1- os fundos de ações sobem muito bem e... descem muito bem também em pouco tempo
2- questiono-me se, quando adicionar o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR, este não será mais do mesmo do Eurizon e se não valia mais optar por apenas um deles (no meu caso, preferia o Fidelity: menores custos e mais rentabilidade).
3- quando a família cresce, mais bocas temos para alimentar. Nesse sentido, cada vez me parece mais improvável eu apostar em ETFs em larga e média escala e cada vez mais aprecio a liberdade, como pequena investidora, que os fundos me possibilitam.
Se para o ano eu investir em ETFs, será exclusivamente no sentido de complementar o que já detenho em fundos.
4- um dos sérios candidatos de momento é um ETF que investe em Gold (por falta de alternativas nos fundos):
O que tem de novo? Em 2008, seria um dos pouco a dar lucro, em contra corrente. Note-se que é preciso ter algum poder de encaixe porque os rendimentos nos 1º anos são sofríveis. Este é nitidamente, um investimento para longo prazo e em doses q.b..
Estou a pensar bem?

Figueiraa1 Escreveu:Para combater a inflacção "Armas da PIMCO"
http://www.pimco.com/EN/Solutions/Pages ... ategy.aspx
Mas que inflação? Há uma absoluta obsessão pelo controle desta a todo o (e alto) custo! Será que vale a pena apostar num World Funds Global Inflation Bond? Será que o PIMCO Global Investors Series plc Global Investment Grade Credit que tenho em carteira já não o faz e com melhores resultados?
Adicionei mais 2 fundos à minha carteira: o AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) e o Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1.
Preferi apostar no Axa ao Pimco High Yield: menores custos, rentabilidade semelhante, melhor RS e DP, embora me pareça, pelo que percebi da composição da carteira, que estou um pouco mais exposta a risco.
A minha "família" está a crescer

1- os fundos de ações sobem muito bem e... descem muito bem também em pouco tempo

2- questiono-me se, quando adicionar o Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR, este não será mais do mesmo do Eurizon e se não valia mais optar por apenas um deles (no meu caso, preferia o Fidelity: menores custos e mais rentabilidade).
3- quando a família cresce, mais bocas temos para alimentar. Nesse sentido, cada vez me parece mais improvável eu apostar em ETFs em larga e média escala e cada vez mais aprecio a liberdade, como pequena investidora, que os fundos me possibilitam.
Se para o ano eu investir em ETFs, será exclusivamente no sentido de complementar o que já detenho em fundos.
Estou a pensar bem?
Editado pela última vez por Manushe em 26/12/2012 21:46, num total de 2 vezes.
William Shakespeare
William Shakespeare
Manushe Escreveu:(...)
LOOL eta malta que dá luta![]()
Foi bom ter-vos conhecido e o meu obrigada pelas v/ partilhas que tanto me têm ajudado e pela paciência com quem é iniciante e perdido lol
Um bem haja e tudo do melhor. Um bom Natal para vocês!
jokerportuga Escreveu:(...)
Igualmente Manushe.
FELIZ NATAL a todos
@Manushe, jokerportuga e TODOS os companheiros de Caldeirão
Feliz Natal repleto de felicidade, alegria e saúde.

Feliz Natal e bom 2013
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=81278
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Manushe Escreveu:ghorez Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:Referente ao timing...
Para investir a melhor altura é...ontem
Para prevenir o risco é...diversificar.
Para prevenir o risco, o melhor é não investir.
Mas aí não prevines um dos principais riscos de longo prazo para o teu dinheiro: Inflação.
LOOL eta malta que dá luta![]()
Foi bom ter-vos conhecido e o meu obrigada pelas v/ partilhas que tanto me têm ajudado e pela paciência com quem é iniciante e perdido lol
Um bem hajam e tudo do melhor. Um bom Natal para vocês!
Igualmente Manushe.
FELIZ NATAL a todos
Rick Lusitano Escreveu:ghorez Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:Referente ao timing...
Mas aí não prevines um dos principais riscos de longo prazo para o teu dinheiro: Inflação.
A inflação não é um risco. É uma certeza! Seja ela, muita ou pouca, existirá sempre!
Para combater a inflacção "Armas da PIMCO"
http://www.pimco.com/EN/Solutions/Pages ... ategy.aspx
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
ghorez Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:Referente ao timing...
A inflação não é um risco. É uma certeza! Seja ela, muita ou pouca, existirá sempre!

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

ghorez Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:Referente ao timing...
LOOL eta malta que dá luta

Um bem haja e tudo do melhor. Um bom Natal para vocês!
Editado pela última vez por Manushe em 24/12/2012 15:36, num total de 1 vez.
William Shakespeare
William Shakespeare
Quem está ligado: