Off topic - Problema de f.d.s.
18 mensagens
|Página 1 de 1
Não
Caro Visitante,
A solução 2 e 8 não é válida.
Isso significaria que o Bruno apenas conheceria o valor da soma S=10 e não teria nenhum motivo para escolher a solução 2 e 8 em vez da 4 e 6 (ambas têm produtos que podem ser obtidos de outra forma: 2*8=4*4 e 4*6=3*8).
Abraço
Fernando dos Aidos
A solução 2 e 8 não é válida.
Isso significaria que o Bruno apenas conheceria o valor da soma S=10 e não teria nenhum motivo para escolher a solução 2 e 8 em vez da 4 e 6 (ambas têm produtos que podem ser obtidos de outra forma: 2*8=4*4 e 4*6=3*8).
Abraço
Fernando dos Aidos
Aproveito a embalagem para referir que ainda não fechei os últimos problemas (colocarei as soluções amanhã). Ia referi-los e coloca-las este fim-de-semana mas como o Fernando dos Aidos colocou este problema eu optei por não falar dos problemas (ainda por fechar) para não roubar «espaço» ao do Fernando. Para evitar gastar mais um fim-de-semana com eles coloco as soluções amanhã...
Se alguém ainda quiser aproveitar o dia de amanhã (segunda-feira) aqui fica o link para eles...
Ai o mentiroso...
Se alguém ainda quiser aproveitar o dia de amanhã (segunda-feira) aqui fica o link para eles...
Ai o mentiroso...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Solução
Respostas correctas:
- Baco
- Ansas
- Pata-Hari (50%)
- Marco António
- spacefrog
- Grãoagrão
Seja S a soma das idades dos filhos de A e P o seu produto. Fica desde já implícito que as idades têm que ser inteiros iguais ou superiores a 2, pelo que me dispenso de lembrar esta condição no que se segue. S poderá assumir qualquer valor inteiro superior ou igual a 4. Vamos considerar os diversos casos para valores crescentes de S. Vejamos as 4 afirmações:
1 -> B. – Não sei…
2 -> C. – Também não sei…
3 -> B. – Espera… eu já sei as idades dos filhos do António.
4 -> C. – Eu também.
A afirmação 1 implica que S pode ser decomposto numa soma de 2 parcelas de várias maneiras.
A afirmação 2 implica que P pode ser decomposto num produto de 2 factores de várias maneiras, i.e., que os números que estamos a multiplicar não podem ser ambos primos nem um primo e o outro o seu quadrado (como 2 e 4, ou 3 e 9, por exemplo).
A afirmação 3 implica que, de entre os pares de números cuja soma é S apenas um obedece à condição anterior (i.e., os outros pares são ambos primos ou um primo e o outro o seu quadrado).
A afirmação 4 implica que, de entre os pares de números cujo produto é P, apenas um tem uma soma S que obedece à condição anterior.
Apliquemos agora o raciocínio a valores crescentes de S.
A afirmação 1 exclui os 2 primeiros valores: S=4 e S=5 (implicariam os pares (2,2) e (2,3) respectivamente).
A afirmação 2 exclui o valor S=6, pois esse valor só pode ser conseguido com os pares (2,4) e (3,3). O primeiro é constituído por um número primo e seu quadrado e o segundo por 2 números primos (pelo que, para qualquer dos casos, o produto não pode ser conseguido por mais nenhum par como já foi argumentado anteriormente).
Passamos então a S=7. Há dois pares possíveis: (2,5) e (3,4). O primeiro é constituído por 2 números primos, pelo que fica excluido. Resta o segundo. Sendo o único par admissível, este par obedece ao requerido pela afirmação 3.
Passemos à afirmação 4. Os pares cujos produtos são P=12 são (3,4) e (2,6). O primeiro tem uma soma que obedece ao requerido pela afirmação 3 como já foi demonstrado no parágrafo anteiror. O segundo tem uma soma S=6+2=8. Ora S=8 pode ser decomposto como uma soma de qualquer dos pares (2,6), (3,5) e (4,4). O par (3,5) é constituído por números primos, mas os outros 2 não. Facilmente se vê que esses dois pares obedecem ao requerido pela afirmação 2, de modo que esta soma viola o requerido pela afirmação 3 (segundo a qual apenas um par deveria estar de acordo com a afirmação 2). Assim, de entre os dois pares cujo produto é P=12, apenas o par (3,4) tem uma soma que obedece ao requerido pela afirmação 3, pelo que também obedece ao requerido pela afirmação 4.
O resultado é que o par (3,4) é uma solução.
Provar que é única é mais complicado. Exige considerar as diversas hipóteses de S até se atingirem idades que não são razoáveis. De qualquer modo o enunciado do problema indicava que havia apenas uma solução, pelo que não é necessário provar a unicidade.
Conclusão: as idades dos filhos do António são 3 anos e 4 anos.
Espero que não tenha ficado muito confuso.
Já agora, só em jeito de comentários:
- a Pata-Hari deu 2 soluções, uma das quais era a correcta (daí os 50%);
- o Marco António foi o primeiro a responder, mas cometeu um lapso (foi obviamente um lapso e não um erro);
- a resposta do Grãoagrão foi aceite com muita boa vontade (interpretar um IIIIV como o par 3 e 4 exige boa vontade
);
- espero que se tenham divertido (sempre deu para o Marco também participar
).
Um abraço a todos
Fernando dos Aidos
- Baco
- Ansas
- Pata-Hari (50%)
- Marco António
- spacefrog
- Grãoagrão
Seja S a soma das idades dos filhos de A e P o seu produto. Fica desde já implícito que as idades têm que ser inteiros iguais ou superiores a 2, pelo que me dispenso de lembrar esta condição no que se segue. S poderá assumir qualquer valor inteiro superior ou igual a 4. Vamos considerar os diversos casos para valores crescentes de S. Vejamos as 4 afirmações:
1 -> B. – Não sei…
2 -> C. – Também não sei…
3 -> B. – Espera… eu já sei as idades dos filhos do António.
4 -> C. – Eu também.
A afirmação 1 implica que S pode ser decomposto numa soma de 2 parcelas de várias maneiras.
A afirmação 2 implica que P pode ser decomposto num produto de 2 factores de várias maneiras, i.e., que os números que estamos a multiplicar não podem ser ambos primos nem um primo e o outro o seu quadrado (como 2 e 4, ou 3 e 9, por exemplo).
A afirmação 3 implica que, de entre os pares de números cuja soma é S apenas um obedece à condição anterior (i.e., os outros pares são ambos primos ou um primo e o outro o seu quadrado).
A afirmação 4 implica que, de entre os pares de números cujo produto é P, apenas um tem uma soma S que obedece à condição anterior.
Apliquemos agora o raciocínio a valores crescentes de S.
A afirmação 1 exclui os 2 primeiros valores: S=4 e S=5 (implicariam os pares (2,2) e (2,3) respectivamente).
A afirmação 2 exclui o valor S=6, pois esse valor só pode ser conseguido com os pares (2,4) e (3,3). O primeiro é constituído por um número primo e seu quadrado e o segundo por 2 números primos (pelo que, para qualquer dos casos, o produto não pode ser conseguido por mais nenhum par como já foi argumentado anteriormente).
Passamos então a S=7. Há dois pares possíveis: (2,5) e (3,4). O primeiro é constituído por 2 números primos, pelo que fica excluido. Resta o segundo. Sendo o único par admissível, este par obedece ao requerido pela afirmação 3.
Passemos à afirmação 4. Os pares cujos produtos são P=12 são (3,4) e (2,6). O primeiro tem uma soma que obedece ao requerido pela afirmação 3 como já foi demonstrado no parágrafo anteiror. O segundo tem uma soma S=6+2=8. Ora S=8 pode ser decomposto como uma soma de qualquer dos pares (2,6), (3,5) e (4,4). O par (3,5) é constituído por números primos, mas os outros 2 não. Facilmente se vê que esses dois pares obedecem ao requerido pela afirmação 2, de modo que esta soma viola o requerido pela afirmação 3 (segundo a qual apenas um par deveria estar de acordo com a afirmação 2). Assim, de entre os dois pares cujo produto é P=12, apenas o par (3,4) tem uma soma que obedece ao requerido pela afirmação 3, pelo que também obedece ao requerido pela afirmação 4.
O resultado é que o par (3,4) é uma solução.
Provar que é única é mais complicado. Exige considerar as diversas hipóteses de S até se atingirem idades que não são razoáveis. De qualquer modo o enunciado do problema indicava que havia apenas uma solução, pelo que não é necessário provar a unicidade.
Conclusão: as idades dos filhos do António são 3 anos e 4 anos.
Espero que não tenha ficado muito confuso.
Já agora, só em jeito de comentários:
- a Pata-Hari deu 2 soluções, uma das quais era a correcta (daí os 50%);
- o Marco António foi o primeiro a responder, mas cometeu um lapso (foi obviamente um lapso e não um erro);
- a resposta do Grãoagrão foi aceite com muita boa vontade (interpretar um IIIIV como o par 3 e 4 exige boa vontade

- espero que se tenham divertido (sempre deu para o Marco também participar

Um abraço a todos
Fernando dos Aidos
o visitante era
eu
A confiança no trabalho feito, aponta caminho e enche o espirito de certezas.
Os stops protegem a carteira das certezas do espirito.
Os stops protegem a carteira das certezas do espirito.
- Registado: 5/11/2002 4:34
jotabil
Ainda não, jotabil. Se a resposta fosse 2 e 3, a sua soma seria 5 e B saberia a resposta desde o início.
Abraço
Fernando dos Aidos
Abraço
Fernando dos Aidos
resposta
os números que satisfazem a todos os condicionamentos apresentados são os de dois e três anos de idade para cada filho.
só com estes números se os três têm a certeza absoluta da idade dos filhos.
cumps
só com estes números se os três têm a certeza absoluta da idade dos filhos.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Ainda
Atenção que não se está a ver quem, de entre B, C e D, é que responde primeiro. Cada frase de B e C no diálogo representa o que eles podem deduzir com o conhecimento que têm nessa altura.
Pode-se chegar à solução sem grandes cálculos, embora para mostrar que a solução é única seja necessário escrever um pequeno programa de computador para tentar as diversas hipóteses de uma forma mais eficaz. Digamos que o David tem uma calculadora programável que lhe permite fazer os cálculos...
Jonas,
O produto não tem que ser igual à soma (e não é).
Pata,
A tua resposta está errada!!!
Tenho a certeza de que te divertirias imenso...
Abraço
Fernando dos Aidos
Pode-se chegar à solução sem grandes cálculos, embora para mostrar que a solução é única seja necessário escrever um pequeno programa de computador para tentar as diversas hipóteses de uma forma mais eficaz. Digamos que o David tem uma calculadora programável que lhe permite fazer os cálculos...

Jonas,
O produto não tem que ser igual à soma (e não é).
Pata,
A tua resposta está errada!!!

Abraço
Fernando dos Aidos
Respostas correctas
As idades deverão ser números inteiros superiores a 1.
Até agora temos 2 pessoas que acertaram:
- Baco
- Ansas
Abraço
Fernando dos Aidos
Até agora temos 2 pessoas que acertaram:
- Baco
- Ansas
Abraço
Fernando dos Aidos
jotabil
Caro jotabil,
A resposta não está correcta. Se tivessem 2 anos cada, tanto o Bruno como o Cláudio teriam logo acertado nas idades.
Abraço
Fernando dos Aidos
A resposta não está correcta. Se tivessem 2 anos cada, tanto o Bruno como o Cláudio teriam logo acertado nas idades.
Abraço
Fernando dos Aidos
comentário
Têm de ser gémios...naturalmente...
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
comentário
têm dois anos cada
cumps
cumps
Sun Tzu
Sun Tzu
Respostas correctas
Até agora apenas tenho uma resposta correcta:
- Baco
- Baco
Off topic - Problema de f.d.s.
Como o Marco não tem colocado os passatempos de fim de semana devido às férias, vou aproveitar para colocar um problema para os interessados (assim o Marco também se pode divertir
).
Não vou é dar pontos
.
O António, o Bruno, o Cláudio e o David, antigos colegas no liceu, encontraram-se ao fim de muitos anos. Depois dos cumprimentos efusivos da praxe, começaram a falar da família. A pergunta sacramental era qual o número de filhos e as suas idades. O António disse:
A.- Tenho dois filhos. Quanto às idades, vou dizer a sua soma ao Bruno e o seu produto ao Cláudio. A todos, digo apenas que ambos têm mais do que 1 ano.
Debruçou-se sobre o Bruno e disse-lhe um número ao ouvido. Depois, debruçou-se sobre o Cláudio e disse-lhe outro número ao ouvido.
Então o David perguntou:
D. – Então, então… que idade têm?
B. – Não sei…
C. – Também não sei…
B. – Espera… eu já sei as idades dos filhos do António.
C. – Eu também.
O David pensou um pouco e, finalmente, disse, rindo:
D. – E eu também..
Qual foi o raciocínio do David e quais as idades dos filhos do António?
Abraço
Fernando dos Aidos
PS – Este problema implica tentar as várias possibilidades. Sugere-se que comecem por números pequenos. Há muitos anos programei este problema e a solução era única para números até muitas dezenas.

Não vou é dar pontos

O António, o Bruno, o Cláudio e o David, antigos colegas no liceu, encontraram-se ao fim de muitos anos. Depois dos cumprimentos efusivos da praxe, começaram a falar da família. A pergunta sacramental era qual o número de filhos e as suas idades. O António disse:
A.- Tenho dois filhos. Quanto às idades, vou dizer a sua soma ao Bruno e o seu produto ao Cláudio. A todos, digo apenas que ambos têm mais do que 1 ano.
Debruçou-se sobre o Bruno e disse-lhe um número ao ouvido. Depois, debruçou-se sobre o Cláudio e disse-lhe outro número ao ouvido.
Então o David perguntou:
D. – Então, então… que idade têm?
B. – Não sei…
C. – Também não sei…
B. – Espera… eu já sei as idades dos filhos do António.
C. – Eu também.
O David pensou um pouco e, finalmente, disse, rindo:
D. – E eu também..
Qual foi o raciocínio do David e quais as idades dos filhos do António?
Abraço
Fernando dos Aidos
PS – Este problema implica tentar as várias possibilidades. Sugere-se que comecem por números pequenos. Há muitos anos programei este problema e a solução era única para números até muitas dezenas.
18 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], PacoNasssa, Pmart 1, Shimazaki_2 e 136 visitantes