Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bull Market

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Joao-D » 4/3/2013 16:37

Joao-D Escreveu:Também o gráfico do PSI 20 tem um provável sinal negativo.

O semanal do RSI esteve demasiado comprado, e se até ao fim de semana não subir, deixará de estar demasiado comprado (<70), o que confirmará o sinal negativo.

Pelo que, não fará mal estar à alerta, para uma possível correção.

Passaram já 3 semanas negativas depois do sinal.
No total, o PSI20 desce há 5 semanas consecutivas.

Registado: 27/5/2010 18:17

por Joao-D » 7/2/2013 2:16

Também o gráfico do PSI 20 tem um provável sinal negativo.

O semanal do RSI esteve demasiado comprado, e se até ao fim de semana não subir, deixará de estar demasiado comprado (<70), o que confirmará o sinal negativo.

Pelo que, não fará mal estar à alerta, para uma possível correção.
Anexos
PSI.PNG
PSI.PNG (52.74 KiB) Visualizado 2708 vezes

por Joao-D » 7/2/2013 1:57

Para completar, vou referir os valores das resistências no gráfico mensal.

BES - 1,14
BPI - 1,32

Se conseguir superar e fechar acima destes valores, será um sinal positivo para os próximos tempos.

por AmigosdaBolsa » 7/2/2013 1:43

Sr_SNiper Escreveu:O BES está saudável, e toda a gente quer entrar nele, qual Érica Fontes... Basta ler o tópico do BES, até eu quero lá entrar

5 para a meia noite? :wink:

Registado: 25/10/2010 9:57

por Joao-D » 7/2/2013 1:32

Sr_SNiper Escreveu:O BES está saudável, e toda a gente quer entrar nele, qual Érica Fontes... Basta ler o tópico do BES, até eu quero lá entrar

Não pretendo referir-me só ao BES, mas a todo o PSI20.

Por exemplo, também o BPI não conseguiu superar a resistência.
Anexos
BPI.PNG
BPI.PNG (28.4 KiB) Visualizado 2829 vezes

por Sr_SNiper » 7/2/2013 1:27

O BES está saudável, e toda a gente quer entrar nele, qual Érica Fontes... Basta ler o tópico do BES, até eu quero lá entrar
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Joao-D » 7/2/2013 1:24

Joao-D Escreveu:
Joao-D Escreveu:
Bull Market acontece quando:

- Preço acima da MA200
(isso já acontece no caso do índice PSI20, no caso do PTDOW ainda não, mas vamos focar só o PSI20.)

- Séries de mínimos e máximos crescentes.
(isso já acontece desde que superou a resistência.)

- Preço subiu mais de 20% num período de no mínimo dois meses
(Como o mínimo foi em Junho e desde o mínimo sobe aproximadamente 20,86%, então isto também acontece.)

- MA50 acima da MA200
(o conhecido golden cross, deixei este para o fim porque ainda não acontece.)

O bull market confirmou-se em 15 Outubro 2012, há dois meses atrás, com o cruzamento da MA50 com a MA200. Esta era a única regra que faltava.

Até onde ele irá? Não faço a mínima ideia.
O meu palpite é que subirá bastante mais, obviamente com correções pelo meio, os mercados não sobem em linha reta.

Continuo optimista quanto ao bull market, mas, existem alguns "sinais" negativos.

Vou dar como exemplo o gráfico mensal do BES.

O BES quebrou ao tentar superar a resistência, tal como havia acontecido em 2009, o que é um sinal negativo.

O mercado pode, eventualmente, recuperar e ir para cima,mas, pode também não estar tão forte como a maioria de nós pensamos.
Anexos
bes.PNG
bes.PNG (26.06 KiB) Visualizado 2837 vezes

por Joao-D » 2/1/2013 18:40

CTR2004 Escreveu:
ETF PP2... já agora onde poderei ler umas bases sobre isso ?

Thanks

Aqui:

Joao-D Escreveu:Vou deixar informação que está no site do Commerzbank sobre os ETFs PPP (CMSTG ETF PSI20) e PP2 (ETF CMSTG ETF PSI20)
ETFs combinam as características dos fundos de investimento e das acções em si. Devido a serem considerados como património autónomo, os fundos estão protegidos em caso de insolvência do emitente e podem ser negociados em bolsa como as acções a preços de mercado em tempo real, sujeitos à comissão de corretagem aplicável pelo intermediário financeiro, sem aplicação das taxas de resgate e taxas de subscrição aplicáveis nos fundos tradicionais. O objectivo do investimento consiste em replicar, tanto quanto possível, a performance do respectivo índice. A composição do fundo deve garantir o menor desvio possível.

Liquidez:
O Commerzbank actua como fomentador de liquidez nos ComStage ETFs e, como Market Maker, garante que durante o horário de negociação em bolsa exista continuamente liquidez, tanto na compra como na venda.
http://www9.comstage-etf.com/News/News.aspx?c=220001
http://www9.warrants.commerzbank.com/Ne ... px?e=30886
● Liquidity: ETFs can be traded on an exchange or over-the-counter and are characterised by high liquidity.

PPP: http://www9.comstage-etf.com/SiteConten ... rtugal.pdf
PP2: http://www9.comstage-etf.com/SiteConten ... rtugal.pdf

por FHSMONTEIRO » 2/1/2013 18:35

Joao-D Escreveu:
Renegade Escreveu:OK e ideias para um hipotético bull market?

Quais as cotadas que vocês sugerem que se entre?

Queria entrar na JMT, mas acho que já está muito alta, teria que descer um pouco.

Talvez a PT seja um bom título para entrar agora.

O que acham? Que estratégias têm?

Bem, primeiro, o bull market não é hipotético. Segundo, a maioria das ações sobe em bull market (tal como acontece hoje) e também a maioria dos investidores ganha dinheiro em bull market.

Quem acredita que o bull market irá continuar e não sabe que ações comprar da bolsa portuguesa, porque não em vez de comprar ações, comprar ETFs (pequenos fundos negociados em bolsa)?! Existem duas alternativas, o ETF PPP que tem uma variação similar ao do índice PSI20 ou o ETF PP2 que tem aproximadamente o dobro da variação do índice PSI20.

ETF PP2... já agora onde poderei ler umas bases sobre isso ?

Thanks

Registado: 29/11/2007 2:47

por Joao-D » 2/1/2013 17:33

Queria entrar na JMT, mas acho que já está muito alta, teria que descer um pouco.

Bem, primeiro, o bull market não é hipotético. Segundo, a maioria das ações sobe em bull market (tal como acontece hoje) e também a maioria dos investidores ganha dinheiro em bull market.

Quem acredita que o bull market irá continuar e não sabe que ações comprar da bolsa portuguesa, porque não em vez de comprar ações, comprar ETFs (pequenos fundos negociados em bolsa)?! Existem duas alternativas, o ETF PPP que tem uma variação similar ao do índice PSI20 ou o ETF PP2 que tem aproximadamente o dobro da variação do índice PSI20.

por Quico » 19/12/2012 11:26

Nada como um "bull market" para exterminar a praga de off-topics sobre política! :mrgreen:

Imagem
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por STRESSZERO » 19/12/2012 11:10

Meu amigo, neste momento tenho andado muito ocupado com a banca por isso nem tenho olhado para a Pt. 8-)
Mas cada um deve fazer os seus negócios de uma forma consciente e com confiança (e stops pelo meio).
Bons negócios.

Registado: 16/9/2011 9:25

por Renegade » 19/12/2012 11:02

OK e ideias para um hipotético bull market?

Registado: 12/9/2011 14:15

por Joao-D » 19/12/2012 2:53

Tosh5457, para esta comparação, só me foco no gráfico.
A comparação tem sido quase perfeita.
Bem..é pelo menos a minha opinião.

Quanto ao PSI20, pelas regras que referi, já está em bull market. Nisso não tenho duvida.
Se o bull market do PSI20 vai terminar em breve, isso não sei.
A mim, não parece provável que termine em breve.
Como foi um bear market severo, acho que tem lógica que tenha uma recuperação prolongada também, os mercados costumam ir de um extremo ao outro, mas pronto, isso é apenas a minha opinião.

por ToshB » 19/12/2012 2:44

Joao-D Escreveu:
Tosh5457 Escreveu:o bull market nos índices europeus e americanos já dura há anos.

Tosh5457, a frase dava para uma boa discussão.

Vou só deixar 3 pontos:

1.
Supondo que existem secular bear markets, faz sentido dizer que o SPX ainda está num secular bear market porque está lateral desde 2000.

2.
A história mostra que depois de secular bear markets acontecem secular bull markets, como tal, este bull market na América pode ter ainda muitos mais anos pela frente.

3. Em 2010 coloquei um gráfico mensal (na verdade, foi o AC quem o colocou neste forum, mas copiou de um forum onde o coloquei) em que tinha a comparação com o que acontece desde 2000 e o que aconteceu desde 1970. Já em 2010 se falou na hipótese de este ser um grande bull market.

No próximo ano escrevo mais sobre isto tentando mostrar melhor este ponto de vista com gráficos.

Não estou a dizer que um bull market só pode durar uns poucos anos, e essa não é a minha razão principal para considerar que não vai haver um bull market no PSI-20.
Isso de facto é interessante, mas tenho as minhas dúvidas quanto a essa analogia, porque para mim há uma diferença fundamental entre os 2 casos. Nos anos 80 foi o sector financeiro que catapultou a economia, e nos anos 90 foram as dot-com. Hoje, não vejo nenhum sector capaz de tirar as economias maduras dos EUA e da Europa da estagnação. O sector financeiro não vai crescer como cresceu nos anos 80, e por isso o que resta era existir um progresso tecnológico significativo como nos anos 90.
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

por Joao-D » 19/12/2012 2:39

Fica já a atualização do boneco:

A minha expetativa é que se se dirija até à próxima seta.
Anexos
spx mensal.PNG
spx mensal.PNG (34.32 KiB) Visualizado 3716 vezes

por Joao-D » 19/12/2012 2:14

Bem, encontrei o gráfico de que acabei de falar.
Era este:
Anexos
spx 1.PNG
spx 1.PNG (66.89 KiB) Visualizado 3778 vezes

por Joao-D » 19/12/2012 1:47

Tosh5457 Escreveu:o bull market nos índices europeus e americanos já dura há anos.

Tosh5457, a frase dava para uma boa discussão.

Vou só deixar 3 pontos:

1.
Supondo que existem secular bear markets, faz sentido dizer que o SPX ainda está num secular bear market porque está lateral desde 2000.

2.
A história mostra que depois de secular bear markets acontecem secular bull markets, como tal, este bull market na América pode ter ainda muitos mais anos pela frente.

3. Em 2010 coloquei um gráfico mensal (na verdade, foi o AC quem o colocou neste forum, mas copiou de um forum onde o coloquei) em que tinha a comparação com o que acontece desde 2000 e o que aconteceu desde 1970. Já em 2010 se falou na hipótese de este ser um grande bull market.

No próximo ano escrevo mais sobre isto tentando mostrar melhor este ponto de vista com gráficos.

por Joao-D » 19/12/2012 1:17

EuroVerde Escreveu:Joao os mercados podem subir em linha recta. Se existir inflação não antecipada, o mercado surpreende tudo e todos.

Estava a dizer em linha reta, de modo literal, subir na vertical. :)
Mesmo que a subida aconteça de modo rápido, vão haver pequenas correções, podem ser de dias, uma semana, mas vão haver descidas.
No meu ponto de vista, o PSI20 subir rápido era a hipótese mais provável, escrevi em cima o exemplo do que aconteceu em 2009 com o SPX, mas se vai continuar a subir rápido não sei.

por ToshB » 19/12/2012 1:05

Acho difícil acreditar, o bull market nos índices europeus e americanos já dura há anos. Além disso os sectores defensivos estão fortes (o que acontece em fim de bull market e em momentos de incerteza), e o sector da banca e das 'utilities' estão fracos mesmo com o mercado monetário saudável. Estes são os sectores que deviam ser mais influenciados pelas baixas taxas de juro (que se verifica na Europa e Estados Unidos, não em Portugal), o que mostra que as taxas de juro baixas não estão a ajudar o mercado geral. Talvez o PSI-20 ainda possa ganhar bastante terreno, porque não acompanhou o bull market dos outros índices europeus por causa da crise de dívida, mas não acredito num bull market.
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

por EuroVerde » 19/12/2012 0:45

Joao os mercados podem subir em linha recta. Se existir inflação não antecipada, o mercado surpreende tudo e todos.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Joao-D » 19/12/2012 0:06

Joao-D Escreveu:
Bull Market acontece quando:

- Preço acima da MA200
(isso já acontece no caso do índice PSI20, no caso do PTDOW ainda não, mas vamos focar só o PSI20.)

- Séries de mínimos e máximos crescentes.
(isso já acontece desde que superou a resistência.)

- Preço subiu mais de 20% num período de no mínimo dois meses
(Como o mínimo foi em Junho e desde o mínimo sobe aproximadamente 20,86%, então isto também acontece.)

- MA50 acima da MA200
(o conhecido golden cross, deixei este para o fim porque ainda não acontece.)

O bull market confirmou-se em 15 Outubro 2012, há dois meses atrás, com o cruzamento da MA50 com a MA200. Esta era a única regra que faltava.

Até onde ele irá? Não faço a mínima ideia.
O meu palpite é que subirá bastante mais, obviamente com correções pelo meio, os mercados não sobem em linha reta.

por BearManBull » 10/9/2012 17:57

Joao-D Escreveu:
lfhm Escreveu:
A questão do volume é muito interessante mostra que ainda não haverá entrada de capital estrangeiro e parece-me ser um factor crucial para o índice entrar em bull. Além disso ainda não vi nada de novo que não tivesse acontecido nos primeiros 3 meses do ano. A grande diferença é que se têm tido implementações reais das reformas um pouco por todos os PIIGS para além do comunicado do BCE.

O volume parece ter cada vez menos importância, muitas pessoas passaram o ano de 2009 a ver os mercados a subirem de forma espectacular na América com pouco volume.

Bom ponto! Mas ficava mais confiante com um incremento gradual no volume, quando o que acontece é exactamente o oposto!

Registado: 15/2/2011 11:59

por BlitzFerr » 10/9/2012 14:41

Depois de tais descidas e crise é normal... é a história do gato escaldado...

Registado: 9/6/2011 12:20

por Joao-D » 10/9/2012 14:18

lfhm Escreveu:
A questão do volume é muito interessante mostra que ainda não haverá entrada de capital estrangeiro e parece-me ser um factor crucial para o índice entrar em bull. Além disso ainda não vi nada de novo que não tivesse acontecido nos primeiros 3 meses do ano. A grande diferença é que se têm tido implementações reais das reformas um pouco por todos os PIIGS para além do comunicado do BCE.

O volume parece ter cada vez menos importância, muitas pessoas passaram o ano de 2009 a ver os mercados a subirem de forma espectacular na América com pouco volume.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carrancho_, Google [Bot], Jonas74, navaldoc, nbms2012, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, trilhos2006, zulu404 e 629 visitantes