Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira 69

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MAV8 » 18/12/2012 16:03

AutoMech Escreveu:MAV8, bom exercício este que tens feito, aos expores-te em tempo real. :wink:
Uma pergunta sobre as perdas na M. Engil e na V. Alegre: foram perdas que 'deslizaram' além do que querias ou os tops ainda não foram activados ? É que a perda é bastante razoável e a M. Engil até tem um peso grande.

A Mota deslizou além do que queria, neste momento acredito no titulo pelo que é para manter até que haja um sinal de fraqueza.

Já o referi antes neste tópico, no inicio do Bear market fui largando as posições em acções e colocando em Dep. Prazo, Fundos de Obrigações e já este ano nas OT Portuguesas. Mas desde Junho que venho reentrando nas ações em especial no PSI20.

Durante a descida, A situação da Mota foi a que deixei para último lugar nas vendas, por ter uma politica de dividendos bastante atrativa e porque acreditava que isso aliado ao investimento no estranjeiro podesse segurá-la, o que é certo é que não segurou.

Registado: 10/11/2006 10:43

por MAV8 » 18/12/2012 15:54

Frizeman Escreveu:Eu dormiria mais descansado. MAs valeu pela mais-valia gerada.

Grande ganho e boa escolha as acções da sonae.com, agora tb me parece que seja boa altura para sair da sonae.com.

A valorização que tens no teu excel é liquida de impostos, e de tudo o resto?

Os juros do cupão (valor liquido)que recebi e as despesas de negociação entram na listagem de negócios fechados que estou a construir, não estão contabilizado na mais valia de negocios em aberto, no entanto são contabilizados no total da carteira.

Apenas no caso das obrigações tenho algumas dúvidas de fiscalidade e ainda não sei como me afetará o IRS...

Quanto à SNC, devia ter vendido ontem :roll: mas acreditei que se aguentasse um pouco mais acima, vamos ver como se comporta nos próximos dias...

...o fecho de posição está em cima da mesa!

por LTCM » 18/12/2012 11:55

Sendo a carteira composta na sua maioria por “bonds”, qual é a lógica da evolução da mesma ser feita comparativamente ao PSI20 e ao SP&500 e não através de um índex obrigacionista?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Automech » 18/12/2012 3:07

MAV8, bom exercício este que tens feito, aos expores-te em tempo real. :wink:
Uma pergunta sobre as perdas na M. Engil e na V. Alegre: foram perdas que 'deslizaram' além do que querias ou os tops ainda não foram activados ? É que a perda é bastante razoável e a M. Engil até tem um peso grande.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por frizeman » 18/12/2012 2:47

Eu dormiria mais descansado. MAs valeu pela mais-valia gerada.

Grande ganho e boa escolha as acções da sonae.com, agora tb me parece que seja boa altura para sair da sonae.com.

A valorização que tens no teu excel é liquida de impostos, e de tudo o resto?

Registado: 5/8/2011 17:38

por MAV8 » 17/12/2012 16:33

MAV8 Escreveu:
MAV8 Escreveu:
Frizeman Escreveu:Na minha modesta opinião essa posição que tens nas obrigações do tesouro são um bocado arriscadas.

Se as coisas correrem mal, se houver um hair-cut, ou um perdão de divida, podes perder algum dinheiro.

Neste momento, é dificil equacionar tal desastre, mas pode muito bem acontecer.

Com a valorização que já conseguiste, vendia ou reduzia para 5, 10% da carteira.

E ainda poupavas 1,5% em impostos, é dinheiro.

Para a liquidez que tens, faria um depósito a prazo no privatbank a um ano com 4,01 % de juro liquido.

Mas isto sou eu que digo, porque estou à defesa neste momento.

A hipotese de fazer mais valias com as Obrigações do Tesouro estão em cima da mesa. A posição foi criada no período mais arriscado, aquisição à cotação de 59%, logo a seguir ao perdão de 50% à Grécia.

A perspetiva do negocio foi a de que mesmo que houvesse um perdão de 50% como o da Grécia, chegaria à maturidade sem perdas, pois os cupões cobririam parte significativa dos 9% que estava a pagar a mais!!! Enquanto que se tudo corresse pelo melhor a mais valia seria extremamente grande.

Neste momento estou a pensar larga-las, pois o cupão nem é nada de extraordinário (4,35%), quase como um dep. a prazo sem risco associado, mas queria vender a 95% pelo menos, pois a YTM ainda está nos 5,8% ...

Já dei ordem de venda a 95,50% mas só para 2ª feira...

Não consegui chegar a casa mais cedo!

No meu ponto de vista o risco/rendimento já não compensa uma YTM de 5,30% é demasiado baixa para o risco que estas obrigações têm!

Posição Fechada ao valor de 95,83% :wink:

por MAV8 » 16/12/2012 23:46

Evolução Carteira 69
Apesar de praticamente todos os ativos terem valorizado, foram determinantes para a evolução positiva desta semana o avanço significativo do PSI20 e a continuação de valorização das OT.

Durante a próxima semana pretendo fechar a Posição de Obrigações do Tesouro, (formalizei a ordem de venda 6ªa feira depois do fecho).
Para além desta posição estarei atento a qualquer oportunidade de fazer algumas mais valias nos titulos do PSI20 que tenho em carteira (BES, SNC, SONI), com o intuito de voltar a entrar mais abaixo, para já vamos observando o andar da carruagem... Estas posições são de curto prazo (CFD's) e a exposição de Longo Prazo ao mercado manter-se-á sempre com os 2 fundos de ações Portuguesas.

por MAV8 » 16/12/2012 2:13

Atualização da "Carteira 69"
Anexos
Carteira15-12-2012.png
Carteira15-12-2012.png (36.06 KiB) Visualizado 13433 vezes
Carteira15-12-2012Grafico.png
Carteira15-12-2012Grafico.png (46.45 KiB) Visualizado 13440 vezes
Evolução_15_12_2012.png
Evolução_15_12_2012.png (24.01 KiB) Visualizado 13435 vezes

por MAV8 » 15/12/2012 3:51

MAV8 Escreveu:
MAV8 Escreveu:Entrada em mais um fundo (BPI Portugal), com alocação de cerca de 9% da carteira, este investimento vem no seguimento da politica de investimento no mercado de acções e em particular no PSI20 - com o final do Deposito indexado "Empresas Globais" - reduziu-se a exposição ao mercado nacional, assim comecei por colocar 1/3 dos ovos libertados do Depósito neste fundo.

O momento desta entrada deveu-se essencialmente ao dia de hoje que funcionou como gatilho para a minha estratégia (aumento da exposição às acções em especial ao PSI20):

Quebra em alta da MM50 deixando para trás a zona dos 5300 pontos onde andava a marinar há já muito tempo;
Diversos titulos a quebrarem em alta resitências importantes, algumas das quais fazendo novos máximos de meses e/ou anos;

Anteriormente já tinhamos assistido a:

Cruzamento das MM de médio e Longo prazo, para alguns Golden Cross (Outubro);

Reação forte à MM200 de Longo Prazo (Novembro);

Quebra em alta dos 5000 pontos (Setembro), 1º grande sinal do momento Bullish.

A fusão da ZON/SNC parece-me bastante interessante para a carteira, tendo em conta a forte exposição que já tenho no mercado nacional.

A pequena posição na SNC é a que mais tem beneficiado dos rumores, vamos a ver como se comporta com a noticia, acredito que ainda possa subir mais um pouco, vamos observando atentamente...

por MAV8 » 14/12/2012 17:59

MAV8 Escreveu:
Frizeman Escreveu:Na minha modesta opinião essa posição que tens nas obrigações do tesouro são um bocado arriscadas.

Se as coisas correrem mal, se houver um hair-cut, ou um perdão de divida, podes perder algum dinheiro.

Com a valorização que já conseguiste, vendia ou reduzia para 5, 10% da carteira.

Para a liquidez que tens, faria um depósito a prazo no privatbank a um ano com 4,01 % de juro liquido.

A hipotese de fazer mais valias com as Obrigações do Tesouro estão em cima da mesa. A posição foi criada no período mais arriscado, aquisição à cotação de 59%, logo a seguir ao perdão de 50% à Grécia.

A perspetiva do negocio foi a de que mesmo que houvesse um perdão de 50% como o da Grécia, chegaria à maturidade sem perdas, pois os cupões cobririam parte significativa dos 9% que estava a pagar a mais!!! Enquanto que se tudo corresse pelo melhor a mais valia seria extremamente grande.

Neste momento estou a pensar larga-las, pois o cupão nem é nada de extraordinário (4,35%), quase como um dep. a prazo sem risco associado, mas queria vender a 95% pelo menos, pois a YTM ainda está nos 5,8% ...

Já dei ordem de venda a 95,50% mas só para 2ª feira...

Não consegui chegar a casa mais cedo!

No meu ponto de vista o risco/rendimento já não compensa uma YTM de 5,30% é demasiado baixa para o risco que estas obrigações têm!

por MAV8 » 11/12/2012 20:11

MAV8 Escreveu:Entrada em mais um fundo (BPI Portugal), com alocação de cerca de 9% da carteira, este investimento vem no seguimento da politica de investimento no mercado de acções e em particular no PSI20 - com o final do Deposito indexado "Empresas Globais" - reduziu-se a exposição ao mercado nacional, assim comecei por colocar 1/3 dos ovos libertados do Depósito neste fundo.

Na sequencia da alocação de 1/3 ao BPI Portugal, segue-se a seguinte ordem (para aproximadamente 9% carteira):

Transacção a Realizar Subscrição (Pedido a efectuar em 12-12-2012)

Entidade Gestora
Invesco

Fundo Invesco Balanced Risk Allocation

Valor unitário 14,08 EUR em 11-12-2012

Este fundo misto apresenta uma carteira diversificada e com uma gestão ativa, apresentando investimentos em diferentes ativos financeiros que vão desde ações a futuros de obrigações, commodities etc... Neste momento as ações são o ativo predominante.

Este fundo está listado no Post do VirtuaGod

Invesco Balanced Risk Allocation

por MAV8 » 10/12/2012 16:53

Texano Bill Escreveu:
MAV8 Escreveu:A verdade é que a valorização do USD ajuda a fazer crescer o valor da carteira em EUROS, mas em termos absolutos isso não é linear. :?

Se verificares o investimento em EUR é muito maior que em USD, apenas uma pequena percentagem (11,4%) está em USD pelo que nos restantes (88,6%) estou a perder com a desvalorização do Euro. :shock:

O risco cambial de que falas está no EUR e não no USD. :idea:

Porque dizes que o risco está nas posições em EUR, a maior parte da tua carteira está em activos "europeus" e cotados em EUR (OT, acções e CFD). Dizer isso não faz só sentido se tivesses a viver nos EUA ou a investir partindo de dólares?

Na realidade as posições em EUR são um risco da mesma forma que noutra moeda qualquer, com a desvalorização do Euro eu estou a perder valor absoluto.

Claro que essa perda sente-se menos pois eu adquiro bens, na maioria da vezes, em Euros também. O preço desses bens não tem a mesma volatilidade do mercado cambial, mas a verdade é que a longo prazo esses bens também vão sofrer alterações de preço devido ao valor da moeda.

por Texano Bill » 10/12/2012 16:41

MAV8 Escreveu:A verdade é que a valorização do USD ajuda a fazer crescer o valor da carteira em EUROS, mas em termos absolutos isso não é linear. :?

Se verificares o investimento em EUR é muito maior que em USD, apenas uma pequena percentagem (11,4%) está em USD pelo que nos restantes (88,6%) estou a perder com a desvalorização do Euro. :shock:

Porque dizes que o risco está nas posições em EUR, a maior parte da tua carteira está em activos "europeus" e cotados em EUR (OT, acções e CFD). Dizer isso não faz só sentido se tivesses a viver nos EUA ou a investir partindo de dólares?

Registado: 20/8/2011 12:52

por MAV8 » 10/12/2012 16:15

MAV8 Escreveu:
MAV8 Escreveu:Neste momento estou em Modo Bull para os mercados internacionais, acredito que as descidas do último mês dos Indices de referencia foram apenas uma correção antes de seguir para novos máximos.

Quanto ao mercado nacional penso que entrou em modo Bull com a quebra em alta da zona dos 5000 pontos e que irá agora seguir os mercados internacionais.

Para esta semana, depois de olhar para os gráficos, vejo como grande possibilidade uma entrada no BES, junto ao suporte dos 0,70 - pois acredito que venha a corrigir testando novamente o suporte antes de seguir para cima.

Na mesma onda de pensamento acredito que vá haver um pequeno alivio das subidas da semana passada nos mercados internacionais, abrindo a possibilidade a novas entradas.

Acabei de fazer a primeira entrada no BES a 0,7723 - parece que o SP500 bateu na MM200 e reagiu com força em alta (para já o dia de hoje parece que vai ser um martelo), não me parece que vá corrigir mais. Estarei com um pé fora se baixar os 0,75...

Reforço de posição no BES ao valor de 0.818.
A posição tem agora um preço médio de 0,795 e representa 2,2% da carteira.

por MAV8 » 9/12/2012 18:37

Texano Bill Escreveu:A carteira tem-se estado a comportar muito bem em relação aos índices. Contudo, tal como afirmaste no último post da página anterior, o câmbio euro-dólar é um factor importante para os fundos que tens em carteira. Fazes alguma cobertura câmbial ou planeias sair dos fundos se o EUR apreciar muito face ao USD?

A verdade é que a valorização do USD ajuda a fazer crescer o valor da carteira em EUROS, mas em termos absolutos isso não é linear. :?

A Ideia passa por não estar investido só numa moeda de forma a diluir ao máximo o factor cambial, no entanto estarei sempre mais exposto ao Euro por ser a moeda de referencia de todas as minhas contas. :oops:

Resumindo apesar da valorização do USD fazer crescer a carteira mais do que se os titulos fossem todos em Euros a verdade é que a a diferença cambial a tem desvalorizado em termos absolutos. :cry: Eu hoje com o mesmo valor em euros compraria menos produtos que na semana passada devido à desvalorização do EUR face ao USD. :(

Engraçado não é!!! Nem sempre o que parece evidente o é na realidade. :roll:

Quanto a estratégia, penso vir a aumentar a exposição ao USD porque acredito que este vá valorizar face ao EUR e também para diluir um pouco as possiveis variações do EUR porque acredito que este irá desvalorizar comparativamente às outras moedas de referencia também.

A Europa ainda tem de resolver os problemas da divida e os States também pelo que na realidade o melhor investimento seria em produtos cotados noutras moedas para as quais não tenho produtos nas minhas instituições financeiras...

Na minha humilde opinião, para cobrir o risco cambial teria que abrir posições Forex noutras moedas, mas não sou entendido nesse assunto, pelo que neste momento nem o ponho em questão :!:

Espero ter-me feito entender, abraço e obrigado, fizeste-me analisar de novo a exposição cambial da carteira.

por Texano Bill » 9/12/2012 1:49

A carteira tem-se estado a comportar muito bem em relação aos índices. Contudo, tal como afirmaste no último post da página anterior, o câmbio euro-dólar é um factor importante para os fundos que tens em carteira. Fazes alguma cobertura câmbial ou planeias sair dos fundos se o EUR apreciar muito face ao USD?

Registado: 20/8/2011 12:52

por MAV8 » 9/12/2012 1:04

Atualização 9-12-2012

A valorização desta semana (2% carteira), baseia-se na valorização generalizada dos ativos, todos se valorizaram.

Os ativos com maior valorização semanal foram a Vista Alegre (13%)e o BES (7,5)
Anexos
Carteira08-12-2012.png
Carteira08-12-2012.png (33.21 KiB) Visualizado 14145 vezes
Carteira08-12-2012Grafico.png
Carteira08-12-2012Grafico.png (44.19 KiB) Visualizado 14137 vezes
Evolução_08_12_2012.png
Evolução_08_12_2012.png (24.23 KiB) Visualizado 14136 vezes

por MAV8 » 8/12/2012 2:09

Luxor Escreveu:
MAV8 Escreveu:Reforço de posição no fundo de acções da Tailandia ao preço/unidade 20,49 (à data da subscrição - 29/11; 00:00).

Fica o gráfico de 2 anos...

tb tenho conta no big e estava a olhar para esse fundo.
Entraste apenas pq tem tido boas rentabilidades ou sabes alguma sobre a economia da Tailandia ?

MAV8 Escreveu:A ideia era entrar num fundo de acções de um país emergente da Asia, porque acredito que essas economias (Tailandia, Indonesia, Malasia...) vão continuar a crescer acima da média mundial, neste momento são as zonas industriais dos países desenvolvidos...

...Posso dizer que não perco muito tempo a comparar fundos, procuro o tipo de fundo e a zona geográfica pretendida ordenados por rentabilidades, dos selecionados vejo a composição e as comissões dos primeiros classificados e escolho.

Claro que a percentagem alocada em ativos de grande risco como estes tem de ser pequena!!!

Há coincidencias fantásticas, acertei na mouche no momento do reforço, esta semana foi fantástica para Fundo da Tailandia.

Amundi Fds Eq Thailand SU-C

por MAV8 » 7/12/2012 1:18

MAV8 Escreveu:

Está dificil de chegar ao objetivo - 95%
Hoje andou nos 94,15%, vamos a ver, para já continuamos a acumular juros!
Anexos
OT2017.png
OT2017.png (59.02 KiB) Visualizado 14262 vezes

por MAV8 » 6/12/2012 0:53

O momento desta entrada deveu-se essencialmente ao dia de hoje que funcionou como gatilho para a minha estratégia (aumento da exposição às acções em especial ao PSI20):

Quebra em alta da MM50 deixando para trás a zona dos 5300 pontos onde andava a marinar há já muito tempo;
Diversos titulos a quebrarem em alta resitências importantes, algumas das quais fazendo novos máximos de meses e/ou anos;

Anteriormente já tinhamos assistido a:

Cruzamento das MM de médio e Longo prazo, para alguns Golden Cross (Outubro);

Reação forte à MM200 de Longo Prazo (Novembro);

Quebra em alta dos 5000 pontos (Setembro), 1º grande sinal do momento Bullish.
Anexos
PSI20.png
PSI20.png (51.8 KiB) Visualizado 14331 vezes

por MAV8 » 5/12/2012 23:47

Luxor Escreveu:
MAV8 Escreveu:Reforço de posição no fundo de acções da Tailandia ao preço/unidade 20,49 (à data da subscrição - 29/11; 00:00).

Entraste apenas pq tem tido boas rentabilidades ou sabes alguma sobre a economia da Tailandia ?

A ideia era entrar num fundo de acções de um país emergente da Asia, porque acredito que essas economias (Tailandia, Indonesia, Malasia...) vão continuar a crescer acima da média mundial, neste momento são as zonas industriais dos países desenvolvidos...

...Posso dizer que não perco muito tempo a comparar fundos, procuro o tipo de fundo e a zona geográfica pretendida ordenados por rentabilidades, dos selecionados vejo a composição e as comissões dos primeiros classificados e escolho.

Claro que a percentagem alocada em ativos de grande risco como estes tem de ser pequena!!!

por 654235 » 5/12/2012 20:56

Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por MAV8 » 5/12/2012 20:54

Entrada em mais um fundo (BPI Portugal), com alocação de cerca de 9% da carteira, este investimento vem no seguimento da politica de investimento no mercado de acções e em particular no PSI20 - com o final do Deposito indexado "Empresas Globais" - reduziu-se a exposição ao mercado nacional, assim comecei por colocar 1/3 dos ovos libertados do Depósito neste fundo.

por MAV8 » 5/12/2012 0:08

Sr_SNiper Escreveu:

Eu também concordo que uma venda seria uma boa opção, e talvez um investimento muito pequeno nas obrigações do Chipre de maturidade mais longa... embora não acredite num haircut, acredito mais em Portugal continuar na agonia e na penúria, mas pagar a tempo e horas

Eu também já não acredito no Hair cut, a questão neste momento é se a YTM 5,8%, continua a ser interessante ou se recorrendo a investimentos de menor risco consigo fazer os mesmos 5,8% ao ano até 10/2017!

por MAV8 » 5/12/2012 0:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], navaldoc, PAULOJOAO e 207 visitantes