Finanças & Fundos de Investimento
Obrigado VG. Esse PIMCO tem a desvantagem de ser em $ (eu na carteira passiva na IB tenho o VIPSX).
Entretanto estava era a filtrar mal e por isso é que não me apareciam os TIPS EUR hedged. Agora com o filtro correcto* já aparecem todos.
A AXA tem muitos fundos nesta categoria. O que se nota, daqueles a que já dei uma vista de olhos, é que há uma grande diferença de performance entre os fundos com TIPS em USD e EUR.
Por sinal uma coisa que me faz confusão é como é que estes TIPS estão tão esticados num ambiente de inflação baixa, que não dá sinais de arrancar (fala-se há séculos que os EUA vão pagar a impressão com inflação mas a verdade é que já lá vão bons triliões de QEs e ainda nada).
* O link do filtro é este (não consigo meter embeded):
http://tools.morningstar.pt/pt/fundscre ... unds=1|0|0
Entretanto estava era a filtrar mal e por isso é que não me apareciam os TIPS EUR hedged. Agora com o filtro correcto* já aparecem todos.
A AXA tem muitos fundos nesta categoria. O que se nota, daqueles a que já dei uma vista de olhos, é que há uma grande diferença de performance entre os fundos com TIPS em USD e EUR.
Por sinal uma coisa que me faz confusão é como é que estes TIPS estão tão esticados num ambiente de inflação baixa, que não dá sinais de arrancar (fala-se há séculos que os EUA vão pagar a impressão com inflação mas a verdade é que já lá vão bons triliões de QEs e ainda nada).
* O link do filtro é este (não consigo meter embeded):
http://tools.morningstar.pt/pt/fundscre ... unds=1|0|0
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:VG e fundos com TIPs, hedged em euros, há alguma coisa de jeito ? Só encontro em USD.
O Pimco Real Return (na primeira página no TOP) será provavelmente o melhor!! Mas tb tens um muito bom da Axa (que até esteve já na primeira página) - LU0266010296
EDIT: Tens aqui a versão americana para poderes analisar todo o histórico http://quote.morningstar.com/fund/f.aspx?t=PRRIX
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
AutoMech Escreveu:Realmente dá que pensar. Porque razão é que se continuará a investir num fundo nacional, que já não tem esse benefício da isenção, quando se tem um mundo de PIMCOs e afins à disposição ?
A sorte é que muitos dos clientes dos fundos nacionais desconhecem este pormenor e ainda sentem mais segurança num BPI não-sei-das-quantas ou num BES blá-blá-blá, do que num PIMCO X, que soa a uma coisa distante, longe da porta de casa. Isto apesar de nos fundos internacionais se puder fazer uma segmentação inacreditável, dentro da mesma categorias de fundos, coisa que os nacionais, devido à dimensão, não conseguem.
Agora que deixaram de ter a isenção não vejo grande razão para continuar com fundos nacionais, a não ser que tenhamos gestores de fundos extraordinariamente bons, capazes de bater os melhores fundos internacionais (soa a pouco patriota, mas é a realidade).
As razões para investir em fundos nacionais são outras, se quiseres investir no mercado de ações ou obrigações nacionais como fazes? Diretamente ou através de fundos, são as duas hipoteses, se a carteira for pequena os fundos permitem uma maior diversificação e uma maior contenção de custos!
Se houver fundos estranjeiros sobre os nossos mercados e apenas esses informa-me...!
Já agora, estou bastante contente com os fundos de ações nacionais

A Banca tem participações que se valorizarão;
A Son beneficia como casa mãe;
A PT pode beneficiar por comparação de valor e consolidação do setor (ao contrário do que possa parecer à primeira vista);
A Cofina poderá estar interessada nos jornais da Sonae.com - Público;
A aproximação da Isabel ao Grupo Sonae pode trazer novos negócios à Soni e ao Continente
Uma boa parte destas ligações podem ser apenas especulação, mas os mercados têm esse fator inerente, logo são possibilidades de valorização da maioria dos titutos do PSI...

MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Realmente dá que pensar. Porque razão é que se continuará a investir num fundo nacional, que já não tem esse benefício da isenção, quando se tem um mundo de PIMCOs e afins à disposição ?
A sorte é que muitos dos clientes dos fundos nacionais desconhecem este pormenor e ainda sentem mais segurança num BPI não-sei-das-quantas ou num BES blá-blá-blá, do que num PIMCO X, que soa a uma coisa distante, longe da porta de casa. Isto apesar de nos fundos internacionais se puder fazer uma segmentação inacreditável, dentro da mesma categorias de fundos, coisa que os nacionais, devido à dimensão, não conseguem.
Agora que deixaram de ter a isenção não vejo grande razão para continuar com fundos nacionais, a não ser que tenhamos gestores de fundos extraordinariamente bons, capazes de bater os melhores fundos internacionais (soa a pouco patriota, mas é a realidade).
AutoMech Escreveu:Só vejo vantagem se anteriormente se assumisse que um fundo nacional tinha rentabilidade superior, para igual nível de risco, por causa desta isenção.
Assumindo que não altera a forma de investimento (logo mesmo risco) de certeza que tinha mais rentabilidade uma vez que tinha uma isenção fiscal. A menos que os fundos investissem de forma diferente (tendência a investir em prazos superiores a 1 ano para ter a isenção fiscal). De facto nunca pensei que esta isenção pudesse funcionar como um "travão" da rotatividade de carteira do fundo.
AutoMech Escreveu:Nesse caso poderia fazer sentido a substituição de um nacional por um estrangeiro e que essa substituição ocorresse ainda este ano, uma vez que a taxa liberatória é menor. Ou não ?
O que dizes não deixa de fazer sentido mas não sabemos o efeito que esta perda de isenção fiscal irá ter nos fundos nacionais. A perda desta isenção pode ser compensada por aumento da rotatividade de carteira etc. Da minha perceptiva será negativo pois é um aumento de impostos sobre as rentabilidades dos fundos). Mas não conseguimos/podemos quantificar qual essa perda. Só mesmo quem está a gerir o fundo é que saberá!!
Isto está um pouco em linha com a proposta do PS de perda de isenção de IMI dos fundos imobiliários. Cada vez mais se quer impor mais impostos aos fundos nacionais e estou a ver que cada vez mais estes vão morrendo. Não tem grandes implicações para quem investe em Pimco e assim mas de qualquer forma

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:A questão "começando os fundos nacionais a serem tributados em 2013, o ideal será vender em 30/12 para não se pagar mais valias?" assume que haverá alguma vantagem na venda de fundos nacionais este ano. Não haverá porque não tem nada a haver connosco, os fundos é que vão perder rentabilidade porque têm mais carga fiscal, do lado deles. O nosso é sempre o IRS (que em 2013 será 28%).
Só vejo vantagem se anteriormente se assumisse que um fundo nacional tinha rentabilidade superior, para igual nível de risco, por causa desta isenção.
Nesse caso poderia fazer sentido a substituição de um nacional por um estrangeiro e que essa substituição ocorresse ainda este ano, uma vez que a taxa liberatória é menor. Ou não ?
O que isso vem fazer é diminuir a rentabilidade dos fundos nacionais no futuro e é mais um contra para quem "compra" fundos nacionais.
Vendermos ou compramos os fundos em nada influência o que os fundos fazem/fizeram com os seus activos.
Havia uma isenção de impostos sobre as mais valias dos activos detidos há mais de 1 ano por parte dos fundos (como havia há uns anos em acções para os privados). A perda dessa isenção vai-se repercutir na perda de rentabilidade. Mas isso são impostos que o fundo tem de pagar, não tem nada a haver connosco.
A questão "começando os fundos nacionais a serem tributados em 2013, o ideal será vender em 30/12 para não se pagar mais valias?" assume que haverá alguma vantagem na venda de fundos nacionais este ano. Não haverá porque não tem nada a haver connosco, os fundos é que vão perder rentabilidade porque têm mais carga fiscal, do lado deles. O nosso é sempre o IRS (que em 2013 será 28%).
Vendermos ou compramos os fundos em nada influência o que os fundos fazem/fizeram com os seus activos.
Havia uma isenção de impostos sobre as mais valias dos activos detidos há mais de 1 ano por parte dos fundos (como havia há uns anos em acções para os privados). A perda dessa isenção vai-se repercutir na perda de rentabilidade. Mas isso são impostos que o fundo tem de pagar, não tem nada a haver connosco.
A questão "começando os fundos nacionais a serem tributados em 2013, o ideal será vender em 30/12 para não se pagar mais valias?" assume que haverá alguma vantagem na venda de fundos nacionais este ano. Não haverá porque não tem nada a haver connosco, os fundos é que vão perder rentabilidade porque têm mais carga fiscal, do lado deles. O nosso é sempre o IRS (que em 2013 será 28%).
nisoda Escreveu:que fundos e que % em cada...é só uma ajuda.
estou a pensar em ES Liquidez, fundos de obrigações, fundos internacionais da ESAF.
Na primeira página tens uma listagem. Recomendo começares pelos PIMCO e daí começas a perceber os outros etc
Espalha por vários Pimco, pois cada um tem um grau de risco diferente. Mas penso que o ideal de uma carteira é ter cerca de 60% Pimco por isso vê outros fundos tb. Uma carteira que não desgosto em 10% em todos os fundos sendo que se os 2 fundos de acções funcionariam apenas como um fundo (5% em cada). Mas é muito complicado "recomendar" e por isso não tenho uma carteira ideal aqui no tópico. Falo dos fundos e depois cada pessoa tem de ajustar ao seu risco.
nisoda Escreveu:começando os fundos nacionais a serem tributados em 2013, o ideal será vender em 30/12 para não se pagar mais valias?
Os fundos nacionais sempre foram tributados. São é tributados pela casa de gestão em vez de pelo banco como os internacionais. A que te referes?
nisoda Escreveu:o que é isso do stockcharts?
http://www.stockcharts.com
@luissm Gostei muito da carteira de reforço!! E se no total diminui o peso do Pimco TR ainda gosto mais

VirtuaGod Escreveu:@luissm Não são esses os dados dos volumes que tenho. Uso o stockcharts. Quem olhar para aí realmente até se assusta como o volume de hoje. estou mais inclinado para confiar no stockcharts. De onde são os dados desse programa?
Gosto muito mais da carteira nova :-) O ser humano tem "panca" por números redondos. A carteira nova é muito mais apresentável![]()
O gráfico é do Gobulling, realmente na Bloomberg tb não parecem iguais os volumes.
Quanto à carteira, os dados do gráfico são os mesmos que apresento no post, apenas são arredondados pelo Excel automaticamente lolololol.

O facto de dizer “Nova carteira de fundos” é para diferenciar da carteira antiga que inclui muitos mais, alguns dos quais estou a fechar as posições.
Daí a necessidade de alocação desse capital à nova carteira que comecei a construir depois de aprender o que já aprendi neste tópico.
Da carteira antiga apenas irei manter o PINCO Total Return Bond que sendo incluído a nova carteira fica assim:
3,06% Invesco Balanced-Risk Allocation Fund
5,10% EEF Equity Consumer Staples R Acc
10,20% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdgd
10,20% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
10,20% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
10,20% Templeton Glbl Total Return N Acc €
13,77% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
14,02% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
23,26% PIMCO Total Return Bond
Estou a pensar em reforçar de forma a manter o quilíbrio conforme apresentei no post anterior, o que vai reduzir o peso do PIMCO Total Return Bond na carteira.
- Anexos
-
- Nova Carteira Integrada Fundos.PNG (90.57 KiB) Visualizado 7479 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
VG
como pareces perceber mais disto do que eu, uma ajuda:
tenho disponivel 30K, resultante de vendas de OT.
espero entrar novamente em OT, quando baixar novamente. talvez OT 2037 se baixar para os 60%.
concretamente o que me aconselham fazer com esse montante?
que fundos e que % em cada...é só uma ajuda.
estou a pensar em ES Liquidez, fundos de obrigações, fundos internacionais da ESAF.
começando os fundos nacionais a serem tributados em 2013, o ideal será vender em 30/12 para não se pagar mais valias?
o que é isso do stockcharts?
como pareces perceber mais disto do que eu, uma ajuda:
tenho disponivel 30K, resultante de vendas de OT.
espero entrar novamente em OT, quando baixar novamente. talvez OT 2037 se baixar para os 60%.
concretamente o que me aconselham fazer com esse montante?
que fundos e que % em cada...é só uma ajuda.
começando os fundos nacionais a serem tributados em 2013, o ideal será vender em 30/12 para não se pagar mais valias?
o que é isso do stockcharts?
- Registado: 29/11/2007 11:04
@luissm Não são esses os dados dos volumes que tenho. Uso o stockcharts. Quem olhar para aí realmente até se assusta como o volume de hoje. estou mais inclinado para confiar no stockcharts. De onde são os dados desse programa?
Gosto muito mais da carteira nova :-) O ser humano tem "panca" por números redondos. A carteira nova é muito mais apresentável
@Manushe Não uso essa carteira aqui pk não há fundos com esse perfil. Só o de ouro é um stress. Isso seria a minha forma de investir se investisse em dólares e para mim apenas. Relembro que este tópico só tem fundos de baixo risco, essa carteira de ETFs não tem só fundos de baixo risco. Mas principalmente isso são ETFs em dólares. Este tópico visa investimentos de menos risco (volatilidade) que essa carteira hipotética de ETFs e investimentos em euros.
Sim, a primeira vez que experimentei o serviço da Saxo Bank (versão demo) tb fiquei
Cá na Europa infelizmente estamos a milhas dos EUA, ainda não percebi muito bem pk. Porque, afinal, o Saxo não é um banco pequeno! Essa plataforma não é boa... mas é o que há!!
E é "without pun intended"
P.S. Para finalizar e te explicar pk não uso ETFs é simplesmente pk invisto em euros mesmo. Fosse este tópico nos EUA seria 100% ETFs (agora que é o nosso amigo Bill tem um
)
Gosto muito mais da carteira nova :-) O ser humano tem "panca" por números redondos. A carteira nova é muito mais apresentável

@Manushe Não uso essa carteira aqui pk não há fundos com esse perfil. Só o de ouro é um stress. Isso seria a minha forma de investir se investisse em dólares e para mim apenas. Relembro que este tópico só tem fundos de baixo risco, essa carteira de ETFs não tem só fundos de baixo risco. Mas principalmente isso são ETFs em dólares. Este tópico visa investimentos de menos risco (volatilidade) que essa carteira hipotética de ETFs e investimentos em euros.
Sim, a primeira vez que experimentei o serviço da Saxo Bank (versão demo) tb fiquei

E é "without pun intended"

P.S. Para finalizar e te explicar pk não uso ETFs é simplesmente pk invisto em euros mesmo. Fosse este tópico nos EUA seria 100% ETFs (agora que é o nosso amigo Bill tem um

ghorez Escreveu:Sinceramente para quem tem dúvidas acho que devia optar por 2 etf, um que siga:
- índice global de ações;
e outro:
- índice global de obrigações governamentais;
Depois quanto estiveres mais segura, se assim o desejares optas por diversificar.
Meu caro ghorez, a dúvida colocada não tem a ver com escolhas mas com as diferentes concepções/orientações na construção das carteiras dos fundos e Etfs e suas razões.
Já agora: instalei o BDP Demo e apanhei um valente susto quando olhei para o "aspeto" daquilo...

A primeira impressão foi: "isto não é pra mim!!"

Without "pin intended" a vossa primeira vez foi assim?

"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
William Shakespeare
VG,
Vou reforçar a carteira de fundos.
Gostava da tua opinião.
Distribuo de forma a manter a proporcionalidade, ou altero-a?
Ou ainda acrescento algo novo?
Relembro a carteira atual.
18,29% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
17,94% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
13,29% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
13,29% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdgd
13,29% TEMPLETON Glbl Total Return N Acc €
13,29% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
6,64% EEF Equity Consumer Staples R Acc
3,99% INVESCO Balanced-Risk Allocation Fund
Vou reforçar a carteira de fundos.
Gostava da tua opinião.
Distribuo de forma a manter a proporcionalidade, ou altero-a?
Ou ainda acrescento algo novo?
Relembro a carteira atual.
18,29% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
17,94% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
13,29% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
13,29% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdgd
13,29% TEMPLETON Glbl Total Return N Acc €
13,29% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
6,64% EEF Equity Consumer Staples R Acc
3,99% INVESCO Balanced-Risk Allocation Fund
- Anexos
-
- Nova Carteira Fundos.PNG (84.14 KiB) Visualizado 7549 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
VirtuaGod Escreveu:fcortez Escreveu:VG
O PIMCO Total Return ETF (BOND) continua a cair a partir da distribuição dos dividendos.
Qual é a tua opinião sobre o que se está a passar?
Já são duas quedas bastantes significativas para este ETF, que habitualmente tem pequenas variações.
Abraço
Nada de especial. Caiu 1% aquando da destribuição de capital e depois caiu 0.26% nos dois dias seguintes, nada de especial. Hoje já sobe 0.2% por isso![]()
As coisas têm de corrigir e 0.26% nem é muito!! Este Verão o Pimco T.R corrigiu 1% (drawdown). É saudável e costuma anteceder novos máximos
@AutoMech Poderes até podes mas não é normalmente algo para onde olhe. Olho para a duration apenas para analisar a sensibilidade do fundo a alterações da yield.
Parece que hoje recuperou parte das perdas recentes e com um volume bastante aceitável.
Esperemos que seja como referes um bom prenuncio para novos máximos.

- Registado: 23/11/2007 15:40
Uma questão que anda a marinar na minha cabeça há algum tempo...
- vou pegar no modelo de carteira de ETFs, proposto pelo VG:
All bond market
Reit
TIPS
International developed stocks
Gold
Long Term Treasuries
United States all market stocks
Small Caps
Emerging markets
Se algumas destas áreas estão razoavelmente cobertas nos fundos por ele propostos, como p.ex.; All bond market/Emerging markets; outras há - Reit - que nem cheirinho (corrijam-me se estiver a escrever asneiras).
Qual a razão para não seguir este modelo de carteira nos fundos de investimento?
Medíocres resultados em determinados setores?
O que resulta muito bem em ETFs, não resulta de todo em fundos propriamente ditos?
- vou pegar no modelo de carteira de ETFs, proposto pelo VG:
All bond market
Reit
TIPS
International developed stocks
Gold
Long Term Treasuries
United States all market stocks
Small Caps
Emerging markets
Se algumas destas áreas estão razoavelmente cobertas nos fundos por ele propostos, como p.ex.; All bond market/Emerging markets; outras há - Reit - que nem cheirinho (corrijam-me se estiver a escrever asneiras).
Qual a razão para não seguir este modelo de carteira nos fundos de investimento?
Medíocres resultados em determinados setores?
O que resulta muito bem em ETFs, não resulta de todo em fundos propriamente ditos?
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
William Shakespeare
William Shakespeare
VirtuaGod Escreveu:10xs? deves estar a ver mal, não é a primeira vez que transaciona 1 milhão. Diria que é 4Xs superior ao normal, no máximo...
O dia com mais volume é em junho com mais de milhão e meio!! (e em setembro atingiu quase esse milhão e meio outra vez)
Bom, eu não fiz contas, mas a olho foi o que me pareceu. Não será tanto. Mas é significativo.
- Anexos
-
- PIMCO Total Return ETF 14-12-2012(D).gif (39.64 KiB) Visualizado 7644 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
10xs? deves estar a ver mal, não é a primeira vez que transaciona 1 milhão. Diria que é 4Xs superior ao normal, no máximo...
O dia com mais volume é em junho com mais de milhão e meio!! (e em setembro atingiu quase esse milhão e meio outra vez)
VirtuaGod Escreveu:fcortez Escreveu:VG
O PIMCO Total Return ETF (BOND) continua a cair a partir da distribuição dos dividendos.
Já são duas quedas bastantes significativas para este ETF, que habitualmente tem pequenas variações.
Abraço
Nada de especial. Caiu 1% aquando da destribuição de capital e depois caiu 0.26% nos dois dias seguintes, nada de especial. Hoje já sobe 0.2% por isso![]()
As coisas têm de corrigir e 0.26% nem é muito!! Este Verão o Pimco T.R corrigiu 1% (drawdown). É saudável e costuma anteceder novos máximos
@AutoMech Poderes até podes mas não é normalmente algo para onde olhe. Olho para a duration apenas para analisar a sensibilidade do fundo a alterações da yield.
E reparas-te no volume? Impressionante!!!! Quase 10X o normal deste ETF.
Bons Ventos,
SW
SW
fcortez Escreveu:VG
Abraço
Nada de especial. Caiu 1% aquando da destribuição de capital e depois caiu 0.26% nos dois dias seguintes, nada de especial. Hoje já sobe 0.2% por isso

VG, penso que um bom sucedâneo para a ausência do Average Weighted Price é olhar para a duration do fundo, não ? Pelo menos parece que todos eles têm esta métrica e sempre é melhor do que nada para nos dar uma ideia indirecta de onde estamos em termos de yields.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, IX Hispana, PAULOJOAO, Phil2014, Rafael Abreu, Shimazaki_2 e 109 visitantes