BES - Tópico Geral
Rags Escreveu:Após o reteste ao novo suporte o Bes ganhou energias renovadas e conseguiu fazer novo máximo relativo.
Entretanto formou uma LTa de curto prazo, o que pode ser mais uma ajuda para a continuidade das subidas.
No gráfico diário tudo na mesma, ainda a transaccionar na zona que defini como resistência, era importante superar esta zona de forma a abrir caminho para atacar a próxima e importante resistência. Deixo o último gráfico que tinha postado que ainda se mantêm actual.
Segunda feira, caso a ZON e as Sonaes disparem vou reforçar no BES e no BPI dado as participações destas na ZON.
http://www.zon.pt/institucional/PT/Inve ... lders.aspx
Não foi estranho a valorização do BES e do BPI na última sexta feira
Segunda feira só os mais distraídos vão vender BPI e BES
- Registado: 5/10/2009 12:35
Após o reteste ao novo suporte o Bes ganhou energias renovadas e conseguiu fazer novo máximo relativo.
Entretanto formou uma LTa de curto prazo, o que pode ser mais uma ajuda para a continuidade das subidas.
No gráfico diário tudo na mesma, ainda a transaccionar na zona que defini como resistência, era importante superar esta zona de forma a abrir caminho para atacar a próxima e importante resistência. Deixo o último gráfico que tinha postado que ainda se mantêm actual.
- Anexos
-
- BES diario 04-12-2012.png (34.66 KiB) Visualizado 9388 vezes
-
- BES horario 14-12-2012.png (64.86 KiB) Visualizado 9374 vezes
Cumprimentos
Rags
Rags
Sr_SNiper Escreveu:JDoe Escreveu:Fechei hoje a posição no BES.. tinha entrado a 0.75 e saí a 0.835
A olhar agora talvez pudesse ter esperado mais uns dias, mas como não adivinho, pareceu-me uma boa altura para sair.
Se não és adivinho, como sabes que é o topo?
não sabia que era topo.. foi com o ganho... mais de 11% pareceu-me bom..
sim, artista, sou mesmo eu..

- Registado: 17/9/2012 9:57
Eu disse logo de inicio que esta questão não era de fácil explicação.
Eu mesmo me confundi algumas vezes com isto
Compreendo o teu raciocínio que apresentaste mas a correcção do gráfico não permite fazer essas contas .
Mais uma prova de que o ajustamento do gráfico é um mero artificio para garantir o mínimo de consistência entre as cotações antes do destaque do direito e as cotações que se seguem de forma a não invalidar o calculo de indicadores em AT
Para que o teu raciocínio fosse valido o ajuste do gráfico deveria de ser apenas de acordo com o rácio de diluição :
Ni /(Ni+Ns)
Ni- nº de acções antes do AC
Ns – nº de acções a subscrever no AC
Na realidade o gráfico é ajustado por um factor F:
F = (P + r . Ps) / [ P.( 1+ r ) ]
P – preço de fecho da sessão anterior ao destaque do direito
r - Ns/Ni
Ps – preço de subscrição
Ou seja , o factor de ajuste depende de varias variáveis que não apenas do efeito de diluição dado por r
Depende também do Ps e de P sendo que este ultimo é um factor completamente aleatório e resultado da especulação de mercado que se vier a verificar no ultimo dia antes do destaque do direito.
Ou seja o factor F não depende apenas das características especificas do AC como sendo o Ps e r mas também dum factor completamente especulativo
No caso recente do BES temos que :
F= 0,6034
Enquanto que o rácio de diluição Ni /(Ni+Ns) seria de 0,3636.
Eu mesmo me confundi algumas vezes com isto
Compreendo o teu raciocínio que apresentaste mas a correcção do gráfico não permite fazer essas contas .
Mais uma prova de que o ajustamento do gráfico é um mero artificio para garantir o mínimo de consistência entre as cotações antes do destaque do direito e as cotações que se seguem de forma a não invalidar o calculo de indicadores em AT
Para que o teu raciocínio fosse valido o ajuste do gráfico deveria de ser apenas de acordo com o rácio de diluição :
Ni /(Ni+Ns)
Ni- nº de acções antes do AC
Ns – nº de acções a subscrever no AC
Na realidade o gráfico é ajustado por um factor F:
F = (P + r . Ps) / [ P.( 1+ r ) ]
P – preço de fecho da sessão anterior ao destaque do direito
r - Ns/Ni
Ps – preço de subscrição
Ou seja , o factor de ajuste depende de varias variáveis que não apenas do efeito de diluição dado por r
Depende também do Ps e de P sendo que este ultimo é um factor completamente aleatório e resultado da especulação de mercado que se vier a verificar no ultimo dia antes do destaque do direito.
Ou seja o factor F não depende apenas das características especificas do AC como sendo o Ps e r mas também dum factor completamente especulativo
No caso recente do BES temos que :
F= 0,6034
Enquanto que o rácio de diluição Ni /(Ni+Ns) seria de 0,3636.
- Registado: 21/5/2009 18:43
Sim, eu já falei desta parte final várias vezes, a última até deve estar numa das últimas páginas do tópico do BCP.
Em relação ao ajuste. Eu nunca pensei muito nisso, mas a ideia (inconsciente) que tenho é que a diluição que se dá nas cotações antes do AC representa a cotação ajustada do título caso ele tivesse o número de ações que tem no pós AC.
Dando um exemplo. Imagina que o BCP em 2010, no dia 1 de janeiro de 2010 valia, à cotação desse dia, 5 mil milhões de euros. O que eu presumo que aconteça com o ajuste é que nesse mesmo dia o BCP apareça cotado a um valor que, com o novo número de ações, valha os mesmos 5 mil milhões de euros. Percebeste?!
Como disse, isto foi algo que nunca verifiquei, é algo que me parece que faz sentido, e que inconscientemente imagino que seja o que acontece!
Em relação ao ajuste. Eu nunca pensei muito nisso, mas a ideia (inconsciente) que tenho é que a diluição que se dá nas cotações antes do AC representa a cotação ajustada do título caso ele tivesse o número de ações que tem no pós AC.
Dando um exemplo. Imagina que o BCP em 2010, no dia 1 de janeiro de 2010 valia, à cotação desse dia, 5 mil milhões de euros. O que eu presumo que aconteça com o ajuste é que nesse mesmo dia o BCP apareça cotado a um valor que, com o novo número de ações, valha os mesmos 5 mil milhões de euros. Percebeste?!
Como disse, isto foi algo que nunca verifiquei, é algo que me parece que faz sentido, e que inconscientemente imagino que seja o que acontece!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Artista,
O gráfico do BES, para alem de ajustes anteriores, neste ultimo AC o factor multiplicativo aplicado
sobre as cotações passadas foi de 0,6034.
No entanto, este ajuste, a única coisa que garante é que não há uma descontinuidade artificial no gráfico
de cotações no exacto momento do destaque do direito, ou dito de outra forma, quando ficou
implícita a existência das novas acções.
É no fundo a ideia teórica que, apesar de naquele preciso momento haver uma perda de valor das acções
antigas pelo efeito de diluição das novas acções emitidas, o efeito é anulado pelo aporte de novo
capital.
Portanto não faz sentido haver uma descontinuidade naquele momento.
O ajuste do grafico apenas faz sentido do ponto de vista da AT.
Como a miríade de indicadores precisam sempre dos valores de cotações passadas, é necessário garantir
alguma coerência nos valores históricos.
Os graficos cotam o valor da acção e não o CAP da empresa.
No momento em que se da o destaque do direito e fica implícito o aumento do nº de acções, o grafico passa
a apresentar a cotação de 2 realidades distintas.
A acção antes do AC e acção depois do AC.
A nova acção representa uma fracção menor do CAP.
É feito então o ajuste da descontinuidade por um factor multiplicativo.
Também se podia fazer o ajuste por subtracção.
O problema aqui é que se alteravam as variações percentuais das cotações entre dois quaisquer
instantes no passado.
Por efeito cumulativo também se podiam criar situações de cotações negativas.
Portanto o ajuste pelo factor multiplicativo é o menor dos males.
Garante alguma validade à AT mas não é um ajuste em termos absolutos do passado.
Do ponto de vista téorico o ajuste só se pode considerar como absoluto no momento do destaque do
direito. O ajuste sobre os valores passados é só uma forma de manter as relações incrementais do gráfico
e dessa forma não distorcer o calculo dos indicadores de AT.
Eu diria mesmo que, apos AC´s à escala deste ultimo, os valores de suporte e resistência passados, mesmo
no gráfico ajustado, deixam de fazer sentido no presente.
Pelo menos do ponto de vista teórico.
Mas como os intervenientes no mercado na pratica precisam de se agarrar a alguma coisa, basta que uma
maioria lhe continue a dar validade para os suportes/resistencias serem mesmo válidos.
É ideia do Self –fulfilling prophecy de que a AT está cheia.
É a tal coisa que ninguém sabe bem porquê, como as cotações respeitarem niveis de Fibonacci, certas MM´s, mas que acontece acontece.
A partir dai basta o nº de crentes aumentar e a coisa acontece mesmo.

O gráfico do BES, para alem de ajustes anteriores, neste ultimo AC o factor multiplicativo aplicado
sobre as cotações passadas foi de 0,6034.
No entanto, este ajuste, a única coisa que garante é que não há uma descontinuidade artificial no gráfico
de cotações no exacto momento do destaque do direito, ou dito de outra forma, quando ficou
implícita a existência das novas acções.
É no fundo a ideia teórica que, apesar de naquele preciso momento haver uma perda de valor das acções
antigas pelo efeito de diluição das novas acções emitidas, o efeito é anulado pelo aporte de novo
capital.
Portanto não faz sentido haver uma descontinuidade naquele momento.
O ajuste do grafico apenas faz sentido do ponto de vista da AT.
Como a miríade de indicadores precisam sempre dos valores de cotações passadas, é necessário garantir
alguma coerência nos valores históricos.
Os graficos cotam o valor da acção e não o CAP da empresa.
No momento em que se da o destaque do direito e fica implícito o aumento do nº de acções, o grafico passa
a apresentar a cotação de 2 realidades distintas.
A acção antes do AC e acção depois do AC.
A nova acção representa uma fracção menor do CAP.
É feito então o ajuste da descontinuidade por um factor multiplicativo.
Também se podia fazer o ajuste por subtracção.
O problema aqui é que se alteravam as variações percentuais das cotações entre dois quaisquer
instantes no passado.
Por efeito cumulativo também se podiam criar situações de cotações negativas.
Portanto o ajuste pelo factor multiplicativo é o menor dos males.
Garante alguma validade à AT mas não é um ajuste em termos absolutos do passado.
Do ponto de vista téorico o ajuste só se pode considerar como absoluto no momento do destaque do
direito. O ajuste sobre os valores passados é só uma forma de manter as relações incrementais do gráfico
e dessa forma não distorcer o calculo dos indicadores de AT.
Eu diria mesmo que, apos AC´s à escala deste ultimo, os valores de suporte e resistência passados, mesmo
no gráfico ajustado, deixam de fazer sentido no presente.
Pelo menos do ponto de vista teórico.
Mas como os intervenientes no mercado na pratica precisam de se agarrar a alguma coisa, basta que uma
maioria lhe continue a dar validade para os suportes/resistencias serem mesmo válidos.
É ideia do Self –fulfilling prophecy de que a AT está cheia.
É a tal coisa que ninguém sabe bem porquê, como as cotações respeitarem niveis de Fibonacci, certas MM´s, mas que acontece acontece.
A partir dai basta o nº de crentes aumentar e a coisa acontece mesmo.

Storgoff Escreveu:artista Escreveu:Storgoff, eu acho que o gráfico já corrigiu essa diluição!
Não é bem assim!
Não é facil de explicar, por isso é que o grafico mesmo ajustado é falacioso
O grafico esta ajustado por um factor multplicativo que a unica coisa que garante é a não descontinuidade teórica no exacto momento em que se dá o destaque do direito.
Ou seja garante que nesse exacto momento do ponto de vista teórico a CAP (d+1) =CAP (d) + AC onde d é o dia antes do destaque.
A partir do dia d+1 a acção é diferente da acção antes do dia d. É uma fracçaõ menor do CAP e a relação entre as variações percentuais das duas deixa de ser linear
Mas esse ajuste é feito em todo o histórico, baixando consideravelmente os máximos históricos, de acordo com o AC... não sei quanto é que o BES variou desde os máximos ajustados, quando tiver tempo vejo isso!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:Storgoff, eu acho que o gráfico já corrigiu essa diluição!
Não é bem assim!
Não é facil de explicar, por isso é que o grafico mesmo ajustado é falacioso
O grafico esta ajustado por um factor multplicativo que a unica coisa que garante é a não descontinuidade teórica no exacto momento em que se dá o destaque do direito.
Ou seja garante que nesse exacto momento do ponto de vista teórico a CAP (d+1) =CAP (d) + AC onde d é o dia antes do destaque.
A partir do dia d+1 a acção é diferente da acção antes do dia d. É uma fracçaõ menor do CAP e a relação entre as variações percentuais das duas deixa de ser linear
Storgoff, eu acho que o gráfico já corrigiu essa diluição!
AxeRiver Escreveu:artista Escreveu:AxeRiver Escreveu:... Contudo não considero que os touros tenham tomado as rédeas do longo prazo. Para comprovar isso mesmo, basta verificarmos que nem estamos em máximos de 1 ano. Esse registo data de Fevereiro nos 1,05€.
É incrível que as subidas de cerca de 100% desde os mínimos parecem pequenos movimentos quando olhamos para a "big picture"!
Exacto. O título caiu 95% desde os máximos de 2007. Subir 100% significa que relativamente ao máximos de 2007 a queda continua a ser de 90%.
Não esquecer a forte diluição com o ultimo aumento de capital. O nº de acções mais do que triplicou.
Quando olhamos para a cotação no passado nao estamos a falar da mesma acção.
Portanto, dizer que o que valorizou foi pouco comparado com os seus valores maximos é uma falácia
artista Escreveu:AxeRiver Escreveu:... Contudo não considero que os touros tenham tomado as rédeas do longo prazo. Para comprovar isso mesmo, basta verificarmos que nem estamos em máximos de 1 ano. Esse registo data de Fevereiro nos 1,05€.
É incrível que as subidas de cerca de 100% desde os mínimos parecem pequenos movimentos quando olhamos para a "big picture"!
Exacto. O título caiu 95% desde os máximos de 2007. Subir 100% significa que relativamente ao máximos de 2007 a queda continua a ser de 90%.
"You want to know a little about a lot"
AxeRiver Escreveu:... Contudo não considero que os touros tenham tomado as rédeas do longo prazo. Para comprovar isso mesmo, basta verificarmos que nem estamos em máximos de 1 ano. Esse registo data de Fevereiro nos 1,05€.

Actualização.
Numa análise técnica feita BES, podemos verificar que já leva 6 meses sem fazer minímos e que vai somando higher highs ao longo do percurso.
No curto/médio prazo podemos apontar para uma inversão da tendencia para ascente. Já tivemos mesmo o cruzamento da MM50 e MM200 em Novembro. Contudo não considero que os touros tenham tomado as rédeas do longo prazo. Para comprovar isso mesmo, basta verificarmos que nem estamos em máximos de 1 ano. Esse registo data de Fevereiro nos 1,05€.
Este é para mim o valor que precisa de ser quebrado para que considere uma alteração de tendencia de longo prazo.
Fica os gráficos diários abaixo.
Numa análise técnica feita BES, podemos verificar que já leva 6 meses sem fazer minímos e que vai somando higher highs ao longo do percurso.
No curto/médio prazo podemos apontar para uma inversão da tendencia para ascente. Já tivemos mesmo o cruzamento da MM50 e MM200 em Novembro. Contudo não considero que os touros tenham tomado as rédeas do longo prazo. Para comprovar isso mesmo, basta verificarmos que nem estamos em máximos de 1 ano. Esse registo data de Fevereiro nos 1,05€.
Este é para mim o valor que precisa de ser quebrado para que considere uma alteração de tendencia de longo prazo.
Fica os gráficos diários abaixo.
- Anexos
-
- bes.jpg (95.92 KiB) Visualizado 11243 vezes
-
- bes-cp.jpg (97.97 KiB) Visualizado 11219 vezes
"You want to know a little about a lot"
JDoe Escreveu:Fechei hoje a posição no BES.. tinha entrado a 0.75 e saí a 0.835
A olhar agora talvez pudesse ter esperado mais uns dias, mas como não adivinho, pareceu-me uma boa altura para sair.
Sinceramente não percebo o fecho de posições quando o título quebra em alta um zona que serviu de resistência durante algum tempo... serão os mesmos que não conseguem acionar um stop quando um título quebra em baixa uma zona que serviu de suporte?!

Tal como o BPI, o BES esta manhã efectuou o reteste ao novo suporte, com uma boa reacção em alta, dando-lhe desta forma mais consistência. Esta é sem dúvida a zona que os touros têm que vigiar e defender para não comprometer a continuação da tendência positiva de curto prazo.
Deixo o gráfico horário (o último diário que deixei permanece válido e sem grandes alterações, estando a cotação ainda a transaccionar na zona de resistência assinalada):
Deixo o gráfico horário (o último diário que deixei permanece válido e sem grandes alterações, estando a cotação ainda a transaccionar na zona de resistência assinalada):
- Anexos
-
- BES 07-12-2012 horário.png (63.02 KiB) Visualizado 11950 vezes
Cumprimentos
Rags
Rags
Re: Não Aprendemos Nada com o Passado
Trisquel Escreveu:Caro Cliente,
Estamos novamente naquela altura do ano em que as despesas parecem multiplicar-se: depois das compras para o início do ano lectivo, chega agora a nova estação e com ela a preparação para as festas de Natal e de Fim de Ano. Para fazer face a tantos gastos potenciais, há que saber planear com tempo e até adiantar algumas compras para aproveitar os melhores preços e oportunidades.
Por isso, até 31 de Dezembro, o BES coloca à sua disposição um crédito pré-aprovado para fazer face a imprevistos ou despesas extraordinárias.
Com esta solução de crédito tem: •Prestações mensais competitivas
•Flexibilidade na escolha dos montantes e prazos de pagamento
Para beneficiar desta oportunidade, contacte o seu gestor
ou a Linha BES 360° - 707 300 360.
No caso de não estar interessado, nada terá que fazer, pois este crédito só será activado mediante o seu pedido.
Com os melhores cumprimentos,
Banco Espírito Santo
TAN de 9,958%. Taxa indexada à Euribor 3 meses (0,208% aplicável em Novembro 2012) + spread de 9,750%. TAEG de 11,3% para um pedido de €5.000,00 e montante de financiamento de €5.380,67 a 60 meses. Prestações mensais de €115,27, totalizando €6.916,19. Inclui seguro BES Protecção Mais.
http://www.bes.pt/images/emails/cipa4/360/index.html
É por isso que eu comprei BES,

MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Blue Epsilon Escreveu:Os bancos estão a querer aumentar o crédito ao consumo?!
Algo me está a escapar...Pensava que estavam em modo defensivo.
Pior os clientes estão a receber a informação como crédito pré aprovado!

Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Não Aprendemos Nada com o Passado
Caro Cliente,
Estamos novamente naquela altura do ano em que as despesas parecem multiplicar-se: depois das compras para o início do ano lectivo, chega agora a nova estação e com ela a preparação para as festas de Natal e de Fim de Ano. Para fazer face a tantos gastos potenciais, há que saber planear com tempo e até adiantar algumas compras para aproveitar os melhores preços e oportunidades.
Por isso, até 31 de Dezembro, o BES coloca à sua disposição um crédito pré-aprovado para fazer face a imprevistos ou despesas extraordinárias.
No caso de não estar interessado, nada terá que fazer, pois este crédito só será activado mediante o seu pedido.
Banco Espírito Santo
TAN de 9,958%. Taxa indexada à Euribor 3 meses (0,208% aplicável em Novembro 2012) + spread de 9,750%. TAEG de 11,3% para um pedido de €5.000,00 e montante de financiamento de €5.380,67 a 60 meses. Prestações mensais de €115,27, totalizando €6.916,19. Inclui seguro BES Protecção Mais.
Banco Espírito Santo
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
... os ilustres riem-se em relaçao ao bcp
mas o bes e bpi já estam nos blocos de partida... 

- Anexos
-
- bes29.PNG (53.32 KiB) Visualizado 7841 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
nook Escreveu:Adamhedge Escreveu:... era giro ver nesta corrida entre bes e bpi quem chega 1º ao 1 euro... será uma corrida de 100m 5km ou a maratona???
claro que os mercados não correm aassim mas... era giro
Acredito que será o BCP![]()
![]()
P.S. - E tenho a certeza que não sou o único
![]()
![]()
Era giro, era o BCP nos 1 euros. Estava convencido que muitos faziam gazeta ao trabalho ou pediam a reforma

- Registado: 5/10/2009 12:35
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 268 visitantes