Finanças & Fundos de Investimento
fcpfc limpa a tua caixa de PMs que deve estar cheia
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Figueiraa1 Escreveu:fcpfc Escreveu:Alguem me consegue trocar por miudos o que consiste em concreto os 5 maiores activos do fundo, Invesco Balanced-Risk Alloc E (LU0432616901) ?
Obrigado.
É isto o que procuras?
http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/s ... F0000043PS
Ate ai tinha chegado, agora a duvida e em que consiste esses ativos visto que nao sao obrigaçoes nem açoes.Por curiosidade atraves da morningstar.pt as rentablidades sao diferentes, alguma razao ?
- Registado: 27/9/2011 10:22
fcpfc Escreveu:Alguem me consegue trocar por miudos o que consiste em concreto os 5 maiores activos do fundo, Invesco Balanced-Risk Alloc E (LU0432616901) ?
Obrigado.
É isto o que procuras?
http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/s ... F0000043PS
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Tenho uma questão que sai fora do tema principal (baixo risco), mas talvez o Virtua não me expulse daqui.
Queria fazer um pequeno investimento em obrigações de altas yields (ou seja bastante especulativo). Estive a fazer um screening na boerse e muitas das obrigações são de valor nominal 50K mínimo, o que inviabiliza a diversificação.
Que fundos é que recomendariam nesta categoria de high yield, para um horizonte de 6 meses a 1 ano ? Outros pormenores a ter em conta ?

Queria fazer um pequeno investimento em obrigações de altas yields (ou seja bastante especulativo). Estive a fazer um screening na boerse e muitas das obrigações são de valor nominal 50K mínimo, o que inviabiliza a diversificação.
Que fundos é que recomendariam nesta categoria de high yield, para um horizonte de 6 meses a 1 ano ? Outros pormenores a ter em conta ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Texano Bill Escreveu:VirtuaGod Escreveu:O Wellesley da Vanguard tem 40 anos+. É dos poucos fundos que eu alavancaria sem medo nenhum!!
Fiquei curioso com esta frase. Aplicarias uma estratégia à Buffet, ou seja, alavancar activos pouco voláteis, a uma carteira de fundos com bom histórico de rentabilidade sem grandes oscilações como os do TOP deste tópico?
Em Portugal o crédito para investimento é caro (5,75 a 7,25 % no BIG), mas se calhar usando uma corretora nos EUA talvez fosse possível fazê-lo com menos custos e de forma a dar boa rentabilidade... O que achas VirtuaGod?
Muito boa esta pergunta.
Penso que a alavancagem só seria viável com conta numa correctora americana e talvez uzando opções.
Estou curioso com a resposta que o VG dará.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
VirtuaGod Escreveu:O Wellesley da Vanguard tem 40 anos+. É dos poucos fundos que eu alavancaria sem medo nenhum!!
Fiquei curioso com esta frase. Aplicarias uma estratégia à Buffet, ou seja, alavancar activos pouco voláteis, a uma carteira de fundos com bom histórico de rentabilidade sem grandes oscilações como os do TOP deste tópico?
Em Portugal o crédito para investimento é caro (5,75 a 7,25 % no BIG), mas se calhar usando uma corretora nos EUA talvez fosse possível fazê-lo com menos custos e de forma a dar boa rentabilidade... O que achas VirtuaGod?

VirtuaGod Escreveu:Não garante, a minha opinião sempre se manterá é que em termos de rentabilidade o passado não garante performance futura. Concordamos correcto?
Mas embora não garanta nada dá uma certa segurança e ajuda a analisar a equipa e forma de trabalho. Digamos que não garante nada, principalmente rentabilidade que seria quase de certeza ao que me referia, mas acho que concordas que alguém com um histórico de 25 anos e outra pessoa com um histórico de 2 é diferente.
Não quer dizer que a de 25 anos seja melhor, lá está antiguidade/histórico não garante que é melhor mas não só há grande probabilidade de um fundo com 25 anos com uma performance exemplar seja melhor que um de 2 anos como se torna muito mais fácil de analisar.
Histórico grande não garante boa performance mas filtra muitos fundos com más performances, aliás provavelmente não existiriam durante 25 anos.
E há fundos com baixo histórico e que adoro, e quando falo baixo histórico estamos a entrar num mundo com menos de 1 ano. Mas aí entras num tipo de analise mais intensa digamos assim. Como a equipa trabalha, historial da equipa, carteira que tem etc coisas que nem me passa pela cabeça as pessoas "normais" analisarem. Quer queiras quer não o histórico de um fundo é o legado dele e é a primeira coisa que salta à vista.
Uma coisa não garante a outra e vice versa mas para leigos torna-se um filtro simplissímo. E é de filtros que eu vivo. Este é um deles, não excluí mas claro que é uma das principais razões que poderei gostar de um fundo. Histórico grande. Não é por mero acaso que o meu fundo favorito é tb aquele com mais histórico que conheço. O Wellesley da Vanguard tem 40 anos+. É dos poucos fundos que eu alavancaria sem medo nenhum!!
Esclarecido!
Obrigado.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Boa noite
Para quem não tenha visto e pretenda acompanhar o Gross leia via link.
Obrigado.
VIXIUM
http://www.streetauthority.com/exchange ... m_content=
Para quem não tenha visto e pretenda acompanhar o Gross leia via link.
Obrigado.
VIXIUM
http://www.streetauthority.com/exchange ... m_content=
- Registado: 21/10/2012 19:07
Diversified income hoje
Esperem pela actualização
EdIT: Tb não esperem que tenha subido 0.5% lol

Esperem pela actualização

EdIT: Tb não esperem que tenha subido 0.5% lol
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Elias Escreveu:VirtuaGod Escreveu:não ir para fundos sem um bom historial
Tenho ideia de ter lido algures um post teu no qual dizias que o historial de rentabilidade de um fundo não garante coisa nenhuma.
A mensagem que agora cito parece sugerir o contrário.
Poderias esclarecer melhor este aspecto?
1 abraço
Não garante, a minha opinião sempre se manterá é que em termos de rentabilidade o passado não garante performance futura. Concordamos correcto?
Mas embora não garanta nada dá uma certa segurança e ajuda a analisar a equipa e forma de trabalho. Digamos que não garante nada, principalmente rentabilidade que seria quase de certeza ao que me referia, mas acho que concordas que alguém com um histórico de 25 anos e outra pessoa com um histórico de 2 é diferente.
Não quer dizer que a de 25 anos seja melhor, lá está antiguidade/histórico não garante que é melhor mas não só há grande probabilidade de um fundo com 25 anos com uma performance exemplar seja melhor que um de 2 anos como se torna muito mais fácil de analisar.
Histórico grande não garante boa performance mas filtra muitos fundos com más performances, aliás provavelmente não existiriam durante 25 anos.
E há fundos com baixo histórico e que adoro, e quando falo baixo histórico estamos a entrar num mundo com menos de 1 ano. Mas aí entras num tipo de analise mais intensa digamos assim. Como a equipa trabalha, historial da equipa, carteira que tem etc coisas que nem me passa pela cabeça as pessoas "normais" analisarem. Quer queiras quer não o histórico de um fundo é o legado dele e é a primeira coisa que salta à vista.
Uma coisa não garante a outra e vice versa mas para leigos torna-se um filtro simplissímo. E é de filtros que eu vivo. Este é um deles, não excluí mas claro que é uma das principais razões que poderei gostar de um fundo. Histórico grande. Não é por mero acaso que o meu fundo favorito é tb aquele com mais histórico que conheço. O Wellesley da Vanguard tem 40 anos+. É dos poucos fundos que eu alavancaria sem medo nenhum!!
VirtuaGod Escreveu:[url]@Manushe[/url] Sou eu que vos dou a papinha toda. O mundo dos ETFs é mais simples que o dos fundos (mutual funds) :wink
Sem dúvida e por isso serão sempre poucos, os agradecimentos que te dispensamos. A tua filosofia é cristalina e por mais que, por várias vezes, eu tentasse bater o teu "benchmark"

Nesse aspeto, acredito que com um bocadinho de tempo (que ainda não tenho) e muita motivação, eu consiga perceber como fazer/escolher uma seleção otimizada dos "melhores" ETFs e sujeitá-los ao vosso mais esclarecido escrutínio.
Mas a questão nebulosa, não passa por aí. São os custos!! A sensação que tenho é que mesmo que faça a melhor seleção possível dos ETFs e estes sejam realmente rentáveis ao longo do tempo, os custos de transações, câmbios e mais etcs... são por enquanto incógnitas de equações ainda não determinadas que não me deixam nada sossegada.
E por falar em custos, já tinha pensado daqui a uns tempos experimentar a plataforma BDP (e pesquisar preçários/opiniões dentro e fora de Portugal) e descobri há momentos, este Protocolo DECO/GoBulling:
https://www.gobulling.com/ljc/col/publi ... co2008.tea
Como ainda não explorei, não domino preços e não tenho termos de comparação.
Os conhecedores, o que acham do preçário, no caso de sermos sócios da DECO (que é o meu caso) para ETFs?
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
ghorez
O mal é que é muito raro o DP que vença a inflacção excepto o periodo louco 2008-2011 em que os banco pagavam a peso de ouro qualquer depósito pois estavam sem acesso ao mercado.
Não sei se é assim tão abaixo da inflação.
Jan - Dec
2001 +5.99%
2002 +6.59%
2003 +2.96%
2004 +5.30%
2005 +3.45%
2006 +1.52%
2007 +2.20%
2008 +2.95%
2009 +6.89%
2010 +3.05%
2011 -0.49%
2012 +9.09%
O mal é que é muito raro o DP que vença a inflacção excepto o periodo louco 2008-2011 em que os banco pagavam a peso de ouro qualquer depósito pois estavam sem acesso ao mercado.
Não sei se é assim tão abaixo da inflação.
Jan - Dec
2001 +5.99%
2002 +6.59%
2003 +2.96%
2004 +5.30%
2005 +3.45%
2006 +1.52%
2007 +2.20%
2008 +2.95%
2009 +6.89%
2010 +3.05%
2011 -0.49%
2012 +9.09%
- Registado: 29/11/2007 2:37
Mais um fundo para investigar. Pena que não aparece no Best nem no Morningstar.pt pelo que julgo que não esteja à venda por cá.
Encontrei o mesmo na matriz do teletrader, em que aparece num gráfico XY volatilidade/rendibilidade.
É um fundo austríaco da Spängler IQAM / Avantgarde.
http://www.teletrader.com/us/avantgarde ... s/FU_74421
ISIN: AT0000744214
A 3 anos: Volatilidade 1,81%; Rácio Sharpe 2.00. Rentabilidade anualizada a 5 anos: 4.556.
Não o encontrei até no Morningstar.at pelo que não sei se não será um fundo especial ou fechado e de alemão não pesco nada pelo que apenas consigo saber do que está no teletrader.
Fundo de obrigações e que desde 2001 apenas em 2011 teve -0.49% mas este ano está a bater records e está nos 9% (melhor rentabilidade antes: 6.89% em 2009).
Nos restantes anos é sempre no verde, inclusivé o ano horribilis de 2008 em que se ficou nos +2.95%
Parece um maquinão nos fundos de obrigações de baixo risco.
Encontrei o mesmo na matriz do teletrader, em que aparece num gráfico XY volatilidade/rendibilidade.
É um fundo austríaco da Spängler IQAM / Avantgarde.
http://www.teletrader.com/us/avantgarde ... s/FU_74421
ISIN: AT0000744214
A 3 anos: Volatilidade 1,81%; Rácio Sharpe 2.00. Rentabilidade anualizada a 5 anos: 4.556.
Não o encontrei até no Morningstar.at pelo que não sei se não será um fundo especial ou fechado e de alemão não pesco nada pelo que apenas consigo saber do que está no teletrader.
Fundo de obrigações e que desde 2001 apenas em 2011 teve -0.49% mas este ano está a bater records e está nos 9% (melhor rentabilidade antes: 6.89% em 2009).
Nos restantes anos é sempre no verde, inclusivé o ano horribilis de 2008 em que se ficou nos +2.95%

Parece um maquinão nos fundos de obrigações de baixo risco.
Azul10 Escreveu:Virtua God
no fim de semana estive a ver umas coisas no site da PIMCO e achei este artigo muito simples e engraçado para se apanharem as ideias iniciais sobre as obrigações.
Se achares que tem interesse dá uma vista de olhos
http://www.pimco.com/en/education/pages ... bonds.aspx
Aliás no separador education tem vários temas interessantes. Ainda não tive tempo foi de ler tudo.
Por acaso já tinha visto e estava em processo de ler quando tivesse tempo para ver se ponho no "cantinho da educação".

P.S. Mas obrigado pela partilha, que provavelmente foi bastante importante pois efeito de me relembrar e assim não passa mesmo ao lado!!
Estou a investigar melhor este teletrader e parece promissor.
Já o usava para consulta para ver acções e índices pois tem todas as ferramentas usadas nesse mundo em chart, com possibilidade de riscar aquilo tudo com traços e bonecos como a malta das acções gosta e isto está disponível também nos fundos
Já o usava para consulta para ver acções e índices pois tem todas as ferramentas usadas nesse mundo em chart, com possibilidade de riscar aquilo tudo com traços e bonecos como a malta das acções gosta e isto está disponível também nos fundos

Chico_laranja Escreveu:Experimenta o teletrader
Exemplo para o PIMCO DI:
http://www.teletrader.com/us/pimco-dive ... _100036184
Obrigado, muita informaçãozinha da boa :-)
Virtua God
no fim de semana estive a ver umas coisas no site da PIMCO e achei este artigo muito simples e engraçado para se apanharem as ideias iniciais sobre as obrigações.
Aliás no separador education tem vários temas interessantes. Ainda não tive tempo foi de ler tudo.
- Registado: 4/10/2010 11:29
Experimenta o teletrader
Exemplo para o PIMCO DI:

Exemplo para o PIMCO DI:
Luxor Escreveu:Só que lá está, invisto num fundo da PIMCO só pq vejo o historial e aquilo que dizem, mas não entendo pq variam os preços. Isso será ainda mais arriscado. Não concordas ? Ou investes apenas pelo historial e nome ?
Ao invês, se investir num fundo de accções por ex. do PSI 20, consigo entender pq os preços variam.
Concordo sim. Deves investir naquilo que entendes e é o que eu faço. Nisso estamos 100% de acordo e é para mim a primeira regra para não perder dinheiro.
Não invisto só pelo historial e nome, sei pq variam os preços das obrigações, como variam os preços da obrigações dados diferentes acontecimentos, o que está por trás da variação dos preços (carteira), sei analisar os riscos da carteira, desvio padrão, rácio de sharpe, alphas etc etc
Se "só" entendes acções e é o "teu mundo" penso sim que é aí que tens de te especializar. Outrora já foi o meu, agora é só um bocadinho

VirtuaGod Escreveu:Luxor Escreveu:Entaõ parece que estamos em sintonia. Queres renatb altas, tens de procurar fundos com maior risco.
Nunca disse que não há relação entre risco e rentabilidade. Só disse que o risco não se mede pela rentabilidade.
Para mim há dois grandes "coisas" que medem o risco. Desvio padrão/volatilidade e risco de crédito. Arranjo outrs 10 tipo de risco e acredita que nenhum se mede pela rentabilidade.
Há uma relação, ng pode negar, isso é diferente de dizer que o risco se mede pela rentabilidade.
Isso foi a forma básica de explicar. Tudo o resto já é mais complexo e teria de ler um pouco
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fosgass2020, Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, PAULOJOAO, serdom, Shimazaki_2, trend=friend e 68 visitantes