Trend following: discussão de sistemas de trading
tens sempre este tópico
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=
rsacramento Escreveu:Luxor Escreveu:Eu ando a experimentar um método que muito raras vezes fazia no passado.
Colocar ordens à prori.
.
pois bem: o que tem esse método de TF?
Nada, mas como estava a ler alguma discussao neste topico sobre sistemas de negociacao. Como posicionar-se....
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Eu ando a experimentar um método que muito raras vezes fazia no passado.
Colocar ordens à prori.
Depois de estudar e ver possiveis pontos de entrada, coloco as posições em stand by até serem activadas.
A única vantagem que tem é a questão de ficar reticente em as colocar em tempo real.
No passado perdi muitas oportunidades, por isso.
E perguntam, pq ficar reticente. Bem isso tem a ver com a conjuntura do momento , incluindo ruído e tudo o mais.
Colocar ordens à prori.
Depois de estudar e ver possiveis pontos de entrada, coloco as posições em stand by até serem activadas.
A única vantagem que tem é a questão de ficar reticente em as colocar em tempo real.
No passado perdi muitas oportunidades, por isso.
E perguntam, pq ficar reticente. Bem isso tem a ver com a conjuntura do momento , incluindo ruído e tudo o mais.
Youtube
Quico Escreveu:Poça! Já não se pode ter um discurso mais bem humorado...![]()
No meu dicionário "alvitrar" = "mandar postas de pescada". Ok?!![]()
Se a minha opinião ainda te interessa, e pelo que sei, o que é habitual em sistemas de TF é fechar o trade ganhador quando é atingido um determinado sinal: ou stop puro e simples (mais comum para quem usa canais de preço) ou então na abertura da sessão seguinte quando no fecho da sessão anterior se deu o sinal de fecho (cruzamento de MM's, fecho abaixo de determinado canal ou preço, etc.). Há alguns exemplos aqui: http://www.tf-sys.com/
Relacionados com a volatilidade também os há: há sistemas que se baseiam em trailling stops que vão avançando à distância de 3 ou 4 ou n ATR's de distância. Quando o stop é atingido, fecha-se o trade.
Abraço.
ok, obrigado: lembro-me que havia um sistema para esse efeito, do elder, chamado chandelier: o stop como que se 'pendurava' a uma dada distância dada por um algoritmo qualquer
já agora, para mim, alvitrar significa sugerir
http://www.lexico.pt/alvitrar/
http://www.dicio.com.br/alvitrar/
Poça! Já não se pode ter um discurso mais bem humorado...
No meu dicionário "alvitrar" = "mandar postas de pescada". Ok?!
Se a minha opinião ainda te interessa, e pelo que sei, o que é habitual em sistemas de TF é fechar o trade ganhador quando é atingido um determinado sinal: ou stop puro e simples (mais comum para quem usa canais de preço) ou então na abertura da sessão seguinte quando no fecho da sessão anterior se deu o sinal de fecho (cruzamento de MM's, fecho abaixo de determinado canal ou preço, etc.). Há alguns exemplos aqui: http://www.tf-sys.com/
Relacionados com a volatilidade também os há: há sistemas que se baseiam em trailling stops que vão avançando à distância de 3 ou 4 ou n ATR's de distância. Quando o stop é atingido, fecha-se o trade.
Abraço.

No meu dicionário "alvitrar" = "mandar postas de pescada". Ok?!

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Se é só para mandar umas "postas de pescada", cá vai:
Usar o range médio diário (ou o ATR) como medida de volatilidade e distância para colocar stops costuma ser prática comum.
Coloca stops progressivos, colocando o 1º à distância de 1xATR, e o 2º a 2xATR. Ou variações: 1xATR, 1.5xATR, 2xATR. etc. Se te parecer muito apertado: 2xATR, 3xATR, 4xATR. Enfim!
Abraço.
Usar o range médio diário (ou o ATR) como medida de volatilidade e distância para colocar stops costuma ser prática comum.
Coloca stops progressivos, colocando o 1º à distância de 1xATR, e o 2º a 2xATR. Ou variações: 1xATR, 1.5xATR, 2xATR. etc. Se te parecer muito apertado: 2xATR, 3xATR, 4xATR. Enfim!
Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
frugal Escreveu:AutoMech Escreveu:Entrevistas com fartura
http://www.michaelcovel.com/2012/11/15/ ... 0-of-them/
Boa noite
valem a pena para tirar ideias de trendfollowing que permitam criar um sistema de negociacao ou são apenas histórias para entretenimento
Cumprimento
IMHO, é o Covel e os convidados a "venderem o respectivo peixe". Tirando umas coisinhas muito pontuais, é mais doutrinamento e nada sobre sistemas. Mas tem coisas com piada.
rsacramento Escreveu:o que eu estava a tentar perguntar era se, num caso como o da apple, uma paralela (inferior) à LTa que tenho traçada, serviria como stop progressivo, ou se, por outra, há qualquer outro mecanismo, mecânico ou visual, que leve a uma saída
note-se que estou sempre a raciocinar numa base de estar já com lucros
Que eu saiba, sistemas automáticos de TF baseados em LTs não existem, dada a subjectividade inerente ao seu desenho.
AutoMech Escreveu:Entrevistas com fartura
Boa noite
valem a pena para tirar ideias de trendfollowing que permitam criar um sistema de negociacao ou são apenas histórias para entretenimento
Cumprimento
o que eu estava a tentar perguntar era se, num caso como o da apple, uma paralela (inferior) à LTa que tenho traçada, serviria como stop progressivo, ou se, por outra, há qualquer outro mecanismo, mecânico ou visual, que leve a uma saída
- Anexos
-
- APPLE INC..png (11.26 KiB) Visualizado 20144 vezes
menos é mais
rsacramento Escreveu:não faço ideia se esta questão já aqui foi posta, mas aqui fica, aos nossos trend followers: como saem? (e refiro-me a saídas com lucros, não serem stopados)
apenas quando a tendência inverte?
usam stops progressivos? quais?
outros métodos/ideias?
Geralmente a "doutrina" no trend following leva a isso: saídas impostas por stops ("mentais" ou não).
Mas há quem a subverta um bocado, e feche posições quando os movimentos dão sinais de estarem "esticados".
Entrevistas com fartura
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
rsacramento Escreveu:Valete Escreveu:4 diariamente.
24 semanalmente, incluindo os 4 anteriores.
Mas cada vez dedico menos tempo a analisar os mesmos tecnicamente.
Passo mais tempo a tentar aperfeiçoar o método de negociação.
o que eu queria saber era quantas cotadas tens no teu radar, em média, já que para usar o sistema do jcs há que partir com uma boa quantidade, estou e crer
São mesmo só 24. E só índices.
Sim, pelo que tenho lido do JCS, ele negoceia em vários tipos de activos.
O que tem lógica, uma vez que em 24 activos podes não encontrar a todo o momento 1 que esteja com alguma tendência definida, principalmente quando falamos em gráficos semanais. Tens de estar constantemente a procurar tendências.
Esta é a minha opinião, até porque eu também já fui um TF de médio/longo prazo, mas como só analisava índices o meu range era muito limitado e nos últimos anos apanhei com lateralizações ou tendências rapidamente abortadas.
A solução poderia ser realmente começar a olhar para outros activos ou, mudar o time-frame. E foi isso que fiz, mantive os 24, mas em 4 deles uso agora gráficos horários e é em gráficos horários que sou TF.
Pelo menos eu assim me considero, embora imagino que para os mais puristas TF com velas horárias possa ser um sacrilégio.
Ainda assim continuo a analisar os 24 em gráficos semanais, seja para ter uma ideia geral do sentimento dos mercados, seja para manter acesa a esperança de um dia voltarmos a ter tendências limpas a m/l prazo.
Para terminar, aposto que muitos sistemas de TF de m/l prazo terão dado esta semana sinal de inversão de tendência para os índices americanos(tendência anterior que até nem foi das piores, na maior parte dos casos terá terminado positiva). Será para durar ou apenas mais um falso sinal?
In God we trust, all others bring data.
Valete Escreveu:4 diariamente.
24 semanalmente, incluindo os 4 anteriores.
Mas cada vez dedico menos tempo a analisar os mesmos tecnicamente.
Passo mais tempo a tentar aperfeiçoar o método de negociação.
o que eu queria saber era quantas cotadas tens no teu radar, em média, já que para usar o sistema do jcs há que partir com uma boa quantidade, estou e crer
menos é mais
Vou deixar aqui uma das minhas estratégias:
Primeiramente envolve EMA e não MA pois respondem um pouco mais rápido. Utilizo-as somente para ter o sentido da tendência do mercado.
Uso a EMA 30 e outra EMA entre 60-80 para o cruzamento, é variável consoante o título em questão.
Segundo, uso os indicadores CCI (Commodity Channel Index) com valor variável consoante o título e timeframe; RSI (Relative Strength Index) com valor variável consoante o título e timeframe; e o Estocástico para determinar Oversold e Overbought.
O Sistema é este:
Quando o EMA 30 aumentar, estou à procura de uma entrada LONG.
Estou à procura de 1 ponto em o STOCH cruza na zona Oversold e o RSI e o CCI passam ambos ao mesmo tempo de OVERSOLD para a zona central do Canal em direcção ao Overbought.
Este evento normalmente acontece nos Swing Lows, logo o meu Stop é colocado por baixo do Swing Low ou então por baixo de um suporte que esteja demasiado perto do Swing Low.
Deixo aqui um exemplo de um gráfico de 5 minutos do Banco LLOYD'S aonde assinalei com um circulo o único ponto de entrada que corresponde a essa descrição.
A Linhas Verticais mostram pontos de saída possíveis que simplesmente coincidem com o cruzamento do estocástico na zona Overbought e o sinal é dado quando as linhas cruzam a linha de 70% e não quando o Estocástico se cruza. Até porque um título qualquer pode encontrar-se na zona Overbought ou Oversold durante tempo indefinido.
Primeiramente envolve EMA e não MA pois respondem um pouco mais rápido. Utilizo-as somente para ter o sentido da tendência do mercado.
Uso a EMA 30 e outra EMA entre 60-80 para o cruzamento, é variável consoante o título em questão.
Segundo, uso os indicadores CCI (Commodity Channel Index) com valor variável consoante o título e timeframe; RSI (Relative Strength Index) com valor variável consoante o título e timeframe; e o Estocástico para determinar Oversold e Overbought.
O Sistema é este:
Quando o EMA 30 aumentar, estou à procura de uma entrada LONG.
Estou à procura de 1 ponto em o STOCH cruza na zona Oversold e o RSI e o CCI passam ambos ao mesmo tempo de OVERSOLD para a zona central do Canal em direcção ao Overbought.
Este evento normalmente acontece nos Swing Lows, logo o meu Stop é colocado por baixo do Swing Low ou então por baixo de um suporte que esteja demasiado perto do Swing Low.
Deixo aqui um exemplo de um gráfico de 5 minutos do Banco LLOYD'S aonde assinalei com um circulo o único ponto de entrada que corresponde a essa descrição.
A Linhas Verticais mostram pontos de saída possíveis que simplesmente coincidem com o cruzamento do estocástico na zona Overbought e o sinal é dado quando as linhas cruzam a linha de 70% e não quando o Estocástico se cruza. Até porque um título qualquer pode encontrar-se na zona Overbought ou Oversold durante tempo indefinido.
- Anexos
-
- Screen Shot 2012-11-15 at 23.18.34.png (144.29 KiB) Visualizado 20647 vezes
Abraço,
Paulo
-Trade what you see. Not what you foresee.
- PSI-20 No Facebook -
http://www.facebook.com/groups/447042472015315/
Bolsa - Stock Market - Acções - Investimento
Paulo
-Trade what you see. Not what you foresee.
- PSI-20 No Facebook -
http://www.facebook.com/groups/447042472015315/
Bolsa - Stock Market - Acções - Investimento
Valete Escreveu:Como TF, tenho-me apercebido de uma coisa ultimamente: os dias mais proveitosos são aqueles em que não faço nada.
Aperfeiçoar o sistema, não ser influenciado pelo ruído dos mercados e não abrir ou fechar qualquer posição, é desenho de um dia perfeito.
Um sistema como o do JCS, em que não tem ponto de take profit e a MA como trailing stop que é, se vai teoricamente movendo no sentido do que queremos, também funcionará do mesmo modo.
Claramente, desde sempre, a melhor ilação que tirei dos mercados.
acompanhas diariamente quantos títulos, em média?
Como TF, tenho-me apercebido de uma coisa ultimamente: os dias mais proveitosos são aqueles em que não faço nada.
Aperfeiçoar o sistema, não ser influenciado pelo ruído dos mercados e não abrir ou fechar qualquer posição, é desenho de um dia perfeito.
Um sistema como o do JCS, em que não tem ponto de take profit e a MA como trailing stop que é, se vai teoricamente movendo no sentido do que queremos, também funcionará do mesmo modo.
In God we trust, all others bring data.
Está tudo neste tópico. Investiga aqui e na net.
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
JCS Escreveu:Primeiro que tudo inteirares-te do conceito de Trend Following. Ler tudo o que houver sobre o assunto se te indentificares com o conceito. Vêr o que os melhores trend folowers fazem e sempre fizeram (os que têm maiores historial e que ainda se mantêm após estes anos todos). Ajustar o risco à tua robustez psicológica e aplicar o sistema consistentemente (seja um sistema de moving averages, price channels ou o que fôr...) . Aceitar o que o mercado oferece. Controlar o open-risk.
Pessoalmente sei que uso maior risco que os CTAs referidos porque não giro capital para ninguém além do meu. Sei que provavelmente terei maiores drawdowns e talvez maiores valorizações se e quando o mercado permitir. Cada um com o seu nivel de risco.
Cumprimentos
JCS
Jcs e quais os autores que se devem ler na tua opiniao
Sem o auxilio de software como se pode aferir da validade de um sistema de trend following para activos diversos?
cumprimento
Primeiro que tudo inteirares-te do conceito de Trend Following. Ler tudo o que houver sobre o assunto se te indentificares com o conceito. Vêr o que os melhores trend folowers fazem e sempre fizeram (os que têm maiores historial e que ainda se mantêm após estes anos todos). Ajustar o risco à tua robustez psicológica e aplicar o sistema consistentemente (seja um sistema de moving averages, price channels ou o que fôr...) . Aceitar o que o mercado oferece. Controlar o open-risk.
Pessoalmente sei que uso maior risco que os CTAs referidos porque não giro capital para ninguém além do meu. Sei que provavelmente terei maiores drawdowns e talvez maiores valorizações se e quando o mercado permitir. Cada um com o seu nivel de risco.
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], Carlos73, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, ThePlayMaker, trilhos2006, xeidafome e 141 visitantes