Cinco anos depois...
Tridion Escreveu:1. Use ETFs to get equity exposure more often than picking individual stocks.
2. Valuation when making purchases matters more than anything else I can think of to your long term investing success.
3. Low Cost passive investing, dollar cost averaging into 5 broad indices (Big cap, tech, emerging markets, fixed income, etc.) is ideal for do it yourself investors.
4. Rebalance across various asset classes regularly. Do so at least annually, preferably quarterly. (Online tools for doing this should drive your broker selection).
5. Keep your Costs and Expenses low. This may be the only free lunch in all of investing.
6. Reduce your Turnover level; keep it low (this helps with #5, plus most of these)
Quando é o ex-chief market strategist do Maxim Group a enunciar certos princípios, pode ser que os mesmos sejam mais facilmente assimilados.

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
O bom texto quando se está em período de reflexão...dá-nos esperança, lembra-nos dos sonhos e do porquê de aqui andarmos!
What It Takes to Trade for a Living
By Darrin Donnelly
Trading isn't easy, especially if you're trading for a living.
No matter how simple, powerful, and proven a great trading system is, there are always going to be times when your fortitude is tested. There are always going to be times when the market chews you up and spits you out.
At such times, you have to make a decision regarding just how determined you truly are to succeed at trading. You have to ask yourself questions like, "How much can I take and keep moving forward?" You have to look in the mirror and ask, "Do I want to quit?"
And that's the way it should be! If it was always easy, everyone would be doing it.
It's no secret that MOST of the greatest traders throughout history hit rock bottom before they became millionaire traders. Everyone from Nicolas Darvas to Richard Dennis to Paul Tudor Jones have had moments where their accounts dwindled to the brink of despair and these traders had to ask themselves, "Can I go on or should I throw in the towel and move on to something else?"
Trading, like life, is all about perseverance. How driven are you? How focused are you? What are you willing to go through in order to succeed?
Throughout the 2010 summer - and much of the last two years, for that matter - the market has been frustrating to trend traders due to its choppiness. Right when the market has shown signs of an uptrend, it has quickly reversed and humbled many traders.
This is nothing new, of course. Trend traders have been dealing with these choppy periods for more than 100 years and the data continues to show that, in the long run, the frustration endured during choppy markets is well worth it due to the huge rewards achieved during a trending market.
Of course, knowing this fact doesn't always make it easier when you're dealing with a roller-coaster market and getting stopped out of "by the book" trades.
But this is where we separate the successes from the failures. Most people will let their frustration get the best of them. They'll throw in the towel and conclude that trading is just too difficult of a path to wealth.
But a few traders will persevere.
People like Nicolas Darvas, who endured nearly seven years of devastating setbacks when first trying to conquer Wall Street, will continue the game because they're determined to win it. They won't give up because they've seen how other traders traded their way to millions. They'll conclude, "If they can do it, why not me?"
That is the mentality it takes to achieve anything great in life.
When the going gets tough and the market gets rocky, I think it's a good idea to reevaluate your goals. This is when you must take an honest look at yourself and decide if you really have what it takes to succeed as a trader.
Ask yourself, "Why do you want to be a trader? Why are you determined to win at THIS game?"
Here's a quick list on why I love trading and why I choose the world of trading as a profession. Perhaps you'll agree with me on some of these points.
- The stock market is the ultimate vehicle for freedom and independence. ANYONE who works hard enough and smart enough can achieve financial and personal freedom in the stock market.
- The stock market is a place where no one can tell you that you can't buy this or aren't allowed to buy that; everyone has complete freedom to exercise their choices and take their shot at conquering the market.
- ANYONE with a brokerage account and a little cash can play their hand at the stock market and achieve unlimited success from virtually anywhere in the world. It doesn't matter who you know, what color your skin is, what language you speak, what kind of education you have, what kind of financial background you have, what kind of neighborhood you grew up in, or what kind of family history you have. None of that matters! The stock market gives everyone the same opportunity to make their fortune and have their dreams come true.
- In the stock market, there's no one way to make your fortune. Warren Buffett can make a fortune holding stocks for decades. Trend traders like Nicolas Darvas can make a fortune holding stocks for months. Day traders like Buzzy Schwartz can make a fortune holding stocks for minutes. The stock market offers fantastic opportunity for speculators of all types to make their fortune.
- The stock market is a libertarian oasis. It is the last great frontier on the grandest scale imaginable. It is an ongoing competition for the pursuit of dreams and total freedom. Everyone has an equal shot at making billions in the stock market. And there is nothing but willpower and perseverance standing in the way of anyone's potential to do so.
- Trading offers the ultimate independence. YOU are the only one responsible for your success or failure. Every decision you make is solely up to you.
- Not only are all decisions up to you, but your potential success and wealth is unlimited. There is no cap whatsoever on how far you can go and how high you can climb!
- As a trader, you live a completely independent lifestyle. You can go anywhere, anytime, and live anywhere you want. As long as you have computer (or phone or BlackBerry) access, you're good to go!
- And finally, trading is a never-ending learning process. The hunt for the next great trade never ends! The more you read, research, and study, the better trader you will become. Trading rewards continuous education.
Think about these reasons for being a trader. Do they resonate with you? Is there anything I've left off? Is there anything you disagree with?
Every trader needs to ponder these questions to determine if they really have what it takes to make it in the ultra-competitive world of stock market trading.
Darrin Donnelly is the founder and editor of http://www.DarvasTrader.com - the world authority on Darvas System trading.
Article Source: http://EzineArticles.com/?expert=Darrin_Donnelly
CTAs Focus On R&D Awaiting Trend Breakout
<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/15726109" width="574" height="613" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen> </iframe>
LTCM Escreveu:Em face das minhas débeis capacidades pedagógicas, e depois de ter lido alguns post’s neste tópico, com um conteúdo surpreendentemente desacertado, julguei ser mais fácil transmitir a mensagem correcta através de imagens e/ou textos independentes.
Não menorizes as tuas capacidades pedagógicas, porque são tidas em grande conta por mim. Contudo, quando fui lendo as tuas mensagens independentes, pensei "O LTCM é muito simpático em querer-me dar ânimo, a demonstrar que os profissionais também tiveram um ano difícil"
...afinal queriam dizer exactamente o contrário "Desiste disto, se quem se dedica a isto a 100% tem estes resultados, imagina tu"

Verdade é que tenho que estudar mais e melhor...para pelo menos delinear uma estratégia que me permita ser bem sucedido!
É verdade o que dizes LTCM, O mercado não tem sido generoso com os trend followers. Mas a certo ponto já não tinhas estratégia nenhuma, não podendo considerar sequer que utilizava algum estilo de negociação.
Da pouca experiência que tenho o mercado parece-me nervoso, com interessantes períodos de valorizações, para mais tarde corrigir muito rapidamente e de forma contundente, como sejam o caso da Apple, IBM, Google ou Starbucks. É provável que HFT tenha algo a ver com isso...
O meu maior problema foi psicológico, erros atrás de erros! E não quero ter um chavão associado à minha forma de negociar... só quero conseguir comprar a um valor para o vender mais tarde com lucro. Simples, não é?
Da pouca experiência que tenho o mercado parece-me nervoso, com interessantes períodos de valorizações, para mais tarde corrigir muito rapidamente e de forma contundente, como sejam o caso da Apple, IBM, Google ou Starbucks. É provável que HFT tenha algo a ver com isso...

O meu maior problema foi psicológico, erros atrás de erros! E não quero ter um chavão associado à minha forma de negociar... só quero conseguir comprar a um valor para o vender mais tarde com lucro. Simples, não é?

Pata-Hari Escreveu:Mas se alargares aos anos que incluem a tendência de queda de 2007, 6 anos em vez de 4, os resultados já não são assim tão maus.
Pata-Hari, como sempre, tens razão.

Todavia a ideia que está subjacente aos post’s que fui deixando neste tópico pretende demonstrar que os resultados do Tridion não resultam dos erros por ele identificados, nem daqueles que ele não identificou – que são muito mais importantes, mas de um ambiente geral desfavorável à utilização de estratégias que ingenuamente pretendem reproduzir os Trend Followers de Sucesso Inquestionável.
Em face das minhas débeis capacidades pedagógicas, e depois de ter lido alguns post’s neste tópico, com um conteúdo surpreendentemente desacertado, julguei ser mais fácil transmitir a mensagem correcta através de imagens e/ou textos independentes.

trend followers slowly crawled back
trend followers would never be able to perform
Now is the time to take a step back, look at how and why trend followers do what they do, and build a portfolio that makes sense for you and your investment goals (perhaps doubling down on a manager in drawdown, or perhaps finally getting into managed futures for the first time at these opportunistic levels).

CTA programs that are 70% or more Systematic
Mais uma vez obrigado pelas palavras simpáticas!
Depois como é que eu posso querer exercer de uma forma consistente e com sucesso o trading, quando nem tempo tenho para acabar de escrever o tópico que criei! É como querer ser cirurgião por ter experiência do jogo Operação
Se não perder o dinheiro todo a tentar enriquecer à pressa, se calhar só tenho tempo para enriquecer devagar
Depois como é que eu posso querer exercer de uma forma consistente e com sucesso o trading, quando nem tempo tenho para acabar de escrever o tópico que criei! É como querer ser cirurgião por ter experiência do jogo Operação

Se não perder o dinheiro todo a tentar enriquecer à pressa, se calhar só tenho tempo para enriquecer devagar

- Anexos
-
- transferir.jpg (9.85 KiB) Visualizado 8192 vezes
Tridion
Só hoje dei conta deste tópico iniciado por ti, e após leitura atenta de todas as intervenções, não consigui ficar indiferente, é seguramente o melhor tópico do caldeirão. Mereces os meus parabéns, e obrigado pela lucidez na partilha da tua experiência.
Acho que se todos partilharmos as nossas experiências, positivas e negativas, de certeza que estamos a ajudar-nos mutuamente.
Da minha experiência de cerca de quatro anos, julgo ter descoberto o que devo fazer e o que devo evitar, que se resume a:
1. Em boa altura, decidi abandonar a negociação de cfd´s do spx500, o meu perfil e o tempo disponível não me permitem tirar partido deste tipo de negociação, os prejuízos começaram a ser bem maiores que os lucros.
2. Como o farracha mencionou e bem, é no CONTROLO EMOCIONAL que reside a chave do sucesso.
3. Pensar e agir pela nossa própria cabeça. NUNCA decidir na sequência de recomendações de "gurus". Pode-se e deve-se saber do que falam, mas temos que ser nós próprios, a conseguir separar o trigo do joio. Temos que ter o nosso próprio método de negociação e este deve ser aquele que mais se adeqúe ao nosso perfil.
4. Negociar numa corretora que permita estar longo ou short, e sempre com reduzidas comissões.
5. Ter uma carteira reduzida de ações, três a quatro no máximo, para que estas possam ser acompanhadas com algum cuidado e atenção. O excesso de posições, leva à dispersão.
6. Não contrariar a tendência dominante quando estou num trade de horizonte dilatado, bem como não contrariar a tendência de curto prazo, para um trade que pretendo ter em carteira durante um reduzido número de dias.
7. Antes de entrar num trade, ter sempre presente, coisas tão simples como: porque vou entrar neste trade, quanto estou decido a suportar como perda e quando pretendo sair dele, ou melhor, ter pontos de entrada e de saída.
8. Esperar pelo melhor momento de entrada, mesmo que isso implique estar fora o tempo necessário para que determinado setup se apresente com a configuração pretendida.
9. Após análise fundamental, eliminar terminantemente ações de empresas que possam ser candidatas à falência, e que não se encontrem reunidos um conjunto de determinados indicadores fundamentais que permitam minimizar o risco. Privilegiar a análise técnica como sendo a ferramenta de eleição para a decisão do trade.
10. Se a evolução que se esperava do trade não for aquela que se previa no inicio, fugir dele quanto antes. Cortar de imediato o prejuízo é a melhor decisão. Ficar agarrado a posições perdedoras na expectativa de que a cotação inverta é o pior que nos pode acontecer. NUNCA ter amores por ações.
11. Cortar os prejuízos e deixar correr os lucros é seguramente a melhor decisão. Perante uma posição ganhadora, e se se receio perder o dito ganho, costumo vender 1/2 ou 1/3 da posição. Se continuar a subir, pelo menos ainda temos algumas em carteira e evita aquela cena de estarmos sempre a martirizarmos com o habitual comentário, que estúpido fui em as ter vendido.
12. Quanto mais simples for a análise, melhor. O possível sucesso no mercado está na experiência adquirida na negociação. Pode-se ler uma biblioteca repleta de livros sobre as mais variadas análises de como agir em mercados, mas na minha humilde opinião, só se aprende com os erros que cometemos.
A experiência é seguramente a melhor ferramenta, diz-nos o que devemos ou não fazer, realidade bem presente no post que o Tridion partilhou connosco.
Abraço
Só hoje dei conta deste tópico iniciado por ti, e após leitura atenta de todas as intervenções, não consigui ficar indiferente, é seguramente o melhor tópico do caldeirão. Mereces os meus parabéns, e obrigado pela lucidez na partilha da tua experiência.
Acho que se todos partilharmos as nossas experiências, positivas e negativas, de certeza que estamos a ajudar-nos mutuamente.
Da minha experiência de cerca de quatro anos, julgo ter descoberto o que devo fazer e o que devo evitar, que se resume a:
1. Em boa altura, decidi abandonar a negociação de cfd´s do spx500, o meu perfil e o tempo disponível não me permitem tirar partido deste tipo de negociação, os prejuízos começaram a ser bem maiores que os lucros.
2. Como o farracha mencionou e bem, é no CONTROLO EMOCIONAL que reside a chave do sucesso.
3. Pensar e agir pela nossa própria cabeça. NUNCA decidir na sequência de recomendações de "gurus". Pode-se e deve-se saber do que falam, mas temos que ser nós próprios, a conseguir separar o trigo do joio. Temos que ter o nosso próprio método de negociação e este deve ser aquele que mais se adeqúe ao nosso perfil.
4. Negociar numa corretora que permita estar longo ou short, e sempre com reduzidas comissões.
5. Ter uma carteira reduzida de ações, três a quatro no máximo, para que estas possam ser acompanhadas com algum cuidado e atenção. O excesso de posições, leva à dispersão.
6. Não contrariar a tendência dominante quando estou num trade de horizonte dilatado, bem como não contrariar a tendência de curto prazo, para um trade que pretendo ter em carteira durante um reduzido número de dias.
7. Antes de entrar num trade, ter sempre presente, coisas tão simples como: porque vou entrar neste trade, quanto estou decido a suportar como perda e quando pretendo sair dele, ou melhor, ter pontos de entrada e de saída.
8. Esperar pelo melhor momento de entrada, mesmo que isso implique estar fora o tempo necessário para que determinado setup se apresente com a configuração pretendida.
9. Após análise fundamental, eliminar terminantemente ações de empresas que possam ser candidatas à falência, e que não se encontrem reunidos um conjunto de determinados indicadores fundamentais que permitam minimizar o risco. Privilegiar a análise técnica como sendo a ferramenta de eleição para a decisão do trade.
10. Se a evolução que se esperava do trade não for aquela que se previa no inicio, fugir dele quanto antes. Cortar de imediato o prejuízo é a melhor decisão. Ficar agarrado a posições perdedoras na expectativa de que a cotação inverta é o pior que nos pode acontecer. NUNCA ter amores por ações.
11. Cortar os prejuízos e deixar correr os lucros é seguramente a melhor decisão. Perante uma posição ganhadora, e se se receio perder o dito ganho, costumo vender 1/2 ou 1/3 da posição. Se continuar a subir, pelo menos ainda temos algumas em carteira e evita aquela cena de estarmos sempre a martirizarmos com o habitual comentário, que estúpido fui em as ter vendido.
12. Quanto mais simples for a análise, melhor. O possível sucesso no mercado está na experiência adquirida na negociação. Pode-se ler uma biblioteca repleta de livros sobre as mais variadas análises de como agir em mercados, mas na minha humilde opinião, só se aprende com os erros que cometemos.
A experiência é seguramente a melhor ferramenta, diz-nos o que devemos ou não fazer, realidade bem presente no post que o Tridion partilhou connosco.
Abraço
you're not alone
Tridion Escreveu:Conclusões:
- estar alavancado não potenciou as minhas perdas
- o trading é sem dúvida a actividade mais difícil e mais interessante que já pratiquei
- perdi em dinheiro ganhei em saber, aplicando conhecimentos do trading na minha vida particular, nomeadamente segue a tendência, uma perda pode sempre ser maior, se uma coisa acontece consistentemente é porque vai voltar a acontecer...
Devido à grande falta de tempo, só agora é que me é possível por mais input ácerca do meu método de trading.
Posso dividir o meu ano de trading em duas partes.
1ª Parte
No ínicio de 2012 decidi começar a negociar CFD’s sobre acções. Os pressupostos iniciais foram de arriscar 3% do meu capital inicial (Ci) em cada trade, o que agora reconheço que é demais. Arrisquei no total 15% do meu Ci.
Assim os meus trades foram:
Trade 1 - Perda 1.12% Ci - Entrei quando acção estava num topo, guiando-me pela máxima que uma acção em máximos é uma boa acção. Contudo, a correcção aconteceu logo de seguida levando a acção a quebrar vários suportes menos importantes e ressaltou num suporte principal, mas fui stopado por cêntimos.
Trade 2 e 8 - Ganho 1.3% Ci - Perda 0.99% - A ideia foi a mesma do trade anterior. Acção estava em máximos e entrei. Mas na correcção do mercado em Maio e a colocação optimista e incorrecta de um stop fez-me saltar fora. No trade 8, a ideia era indo fazer a piramidagem deste título, mas entrei num momento errado e a correcção da acção, juntamente com o stop mal colocado fez com que o meu resultado fosse apenas de 0.31% de ganho.
Trade 3 - Ganho 2.32% Ci - Mais uma vez acção em máximo é uma boa acção. E realmente foi, por sorte entrei bem, valorizou e saí aceitavelmente bem. Hoje ainda lateraliza bastante abaixo do valor de venda.
Trade 4 - Perda 1.55% Ci - Entrada numa acção perto dos seus máximos, corrigiu demasiado indo muito abaixo da MA 200 e fui stopado.
Trade 5 - Perda 1.28% Ci - O mesmo do trade 4.
Trade 6 e 7 - Ganho 0.01% Ci - Entrada curta, mas com um stop muito largo. Posteriormente, encurtei o stop e reforcei. A acção vinha a desenvolver uma LTd com cerca de 5 meses quando entrei. Após ter entrado, quebrou a LTd e fechei a posição quase sem lucro.
Trade 9 - Perda 0.91% Ci - Mais uma história como as outras. Acção perto dos máximos, entrei, tive a fazer dinheiro e acabei por perdê-lo.
Nesta altura estava a perder certa de 2.25%, depois de ter tido uma valorização do Ci em cerca de 6.25% (em meados de maio).
O descontrolo emocional começava a tomar conta de mim...mas ainda não tinha dado por isso.
Trade 10 e 11 - Perda 0.42% - Ganho 0.02% - Entradas pouco estudadas e impulsivas, com o intuito de recuperar o dinheiro rapidamente. Como tinha consciência disso, ter as acções causavam-me grande ansiedade...utilizei uma notícia qualquer para me desfazer das posições. Se tivesse mantido as posições tinha feito um bom dinheiro!
Mas o “melhor” ainda estava para vir...
Posso dividir o meu ano de trading em duas partes.
1ª Parte
No ínicio de 2012 decidi começar a negociar CFD’s sobre acções. Os pressupostos iniciais foram de arriscar 3% do meu capital inicial (Ci) em cada trade, o que agora reconheço que é demais. Arrisquei no total 15% do meu Ci.
Assim os meus trades foram:
Trade 1 - Perda 1.12% Ci - Entrei quando acção estava num topo, guiando-me pela máxima que uma acção em máximos é uma boa acção. Contudo, a correcção aconteceu logo de seguida levando a acção a quebrar vários suportes menos importantes e ressaltou num suporte principal, mas fui stopado por cêntimos.
Trade 2 e 8 - Ganho 1.3% Ci - Perda 0.99% - A ideia foi a mesma do trade anterior. Acção estava em máximos e entrei. Mas na correcção do mercado em Maio e a colocação optimista e incorrecta de um stop fez-me saltar fora. No trade 8, a ideia era indo fazer a piramidagem deste título, mas entrei num momento errado e a correcção da acção, juntamente com o stop mal colocado fez com que o meu resultado fosse apenas de 0.31% de ganho.
Trade 3 - Ganho 2.32% Ci - Mais uma vez acção em máximo é uma boa acção. E realmente foi, por sorte entrei bem, valorizou e saí aceitavelmente bem. Hoje ainda lateraliza bastante abaixo do valor de venda.
Trade 4 - Perda 1.55% Ci - Entrada numa acção perto dos seus máximos, corrigiu demasiado indo muito abaixo da MA 200 e fui stopado.
Trade 5 - Perda 1.28% Ci - O mesmo do trade 4.
Trade 6 e 7 - Ganho 0.01% Ci - Entrada curta, mas com um stop muito largo. Posteriormente, encurtei o stop e reforcei. A acção vinha a desenvolver uma LTd com cerca de 5 meses quando entrei. Após ter entrado, quebrou a LTd e fechei a posição quase sem lucro.
Trade 9 - Perda 0.91% Ci - Mais uma história como as outras. Acção perto dos máximos, entrei, tive a fazer dinheiro e acabei por perdê-lo.
Nesta altura estava a perder certa de 2.25%, depois de ter tido uma valorização do Ci em cerca de 6.25% (em meados de maio).
O descontrolo emocional começava a tomar conta de mim...mas ainda não tinha dado por isso.
Trade 10 e 11 - Perda 0.42% - Ganho 0.02% - Entradas pouco estudadas e impulsivas, com o intuito de recuperar o dinheiro rapidamente. Como tinha consciência disso, ter as acções causavam-me grande ansiedade...utilizei uma notícia qualquer para me desfazer das posições. Se tivesse mantido as posições tinha feito um bom dinheiro!
Mas o “melhor” ainda estava para vir...
Bem haja!
Ilustre Tridion,
obrigado pela partilha desta tua experiência, tenho a certeza que vai ser muito útil no teu futuro.
Bem haja.
Cumprimentos
TDT
obrigado pela partilha desta tua experiência, tenho a certeza que vai ser muito útil no teu futuro.
Bem haja.
Cumprimentos
TDT
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
A minha passagem pelos mercados também não foi fácil e continua a não ser.
Como podem ver pelo meu registo no forum, foi em 2007 que comecei. E foi quando encontrei uma revista chamada Carteira nas bancas que despertou-me à atenção.
Como é natural, a minha iniciação tinha de culminar com um bear market. Parece aquela história de quando começa a entrar o "dumb money" é quando o smart money sai.
O que aprendi e ainda estou a aprender:
1) Não se brinca com os mercados.
Comecei com CFDs e o controlo emocional levou-me a perdas. Apesar de ter stops, deparei-me frequentemente a colocar os stops mais abaixo na expectativa que a cotação fosse subir.
Resultado: Fiz uma imposição a mim mesmo de realizar uma pausa e ir aprender mais sobre os mercados. Essa pausa demorou 3 anos.
2) Cultivar conhecimento sobre os mercados.
Após ler vários livros, ainda demorei a voltar aos mercados. A razão era simples, ainda estava com o trauma do bear market, ou seja, não acreditava que já tinha atingido o fundo e que a qualquer momento ia para baixo.
3) Rentabilidades passadas não garantem rentabilidades futuras
Quando decidi voltar, subscrevi dois fundos de ações porque ainda tinha receio de falhar na negociação directa. Depressa se revelaram um mau negócio.
Isto ditou o meu afastamento por mais 2 anos até ao presente momento. Não porque as perdas tenham sido significativas, mas porque psicologicamente não me sintia bem com a perda que tinha criado por falta de visão.
Resultado: Aprender a ler o mercado. Foi quando fui ler um livro sobre trend following.
4) Controlar o impulso de entrar longo/curto
Quando voltei aos mercados, senti uma necessidade forte de estar sempre dentro do mercado (CFDs).
Os meus momentos de reflexão são sempre após sair da cotação em que digo para mim mesmo, o que raio estás tu a fazer.
5) Quando mais perto dos suportes/resistências mais fácil é gerir as perdas
Aprendi que entrar no meio, implica que os stops fiquem mais afastados. E isso gera desconforto emocional quando o negócio não vai de feição. Pois entro em constante conflito "e se a cotação não para no suporte ou na resistência"?? Vou perder ainda mais dinheiro.
6) Com lucro sou mais assertivo
Tenho um discernimento muito maior e uma melhor assertividade, quando tenho "plafond" do trade anterior para suportar as oscilações da cotação.
7) Nunca ganhar confiança nos mercados
Neste momento, preciso de controlar a alavancagem dos CFDs, pois isto implica maiores perdas. Tenho noção que a alavangem sobe quando estamos perante um trade negativo e só tem tendência a torná-lo mais negativo.
Comecei com 5x, depois passei para 10x, depois 20x.
Agora estou nos 15x. Mas considero que 15x é um número que nas oscilações do mercado é-me confortável para a distância de stops que tenho.
8) Conhecer/ajustar à volatilidade mercado
Comecei com CFDs no SP500 e deparei-me que consigo controlar melhor emocionalmente quando a volatilidade é menor e a cotação move-se linearmente com alguma regularidade
Quando comecei com o DAX, tive alguns trades com perdas elevadas, porque não estava habituado aos movimentos de 20, 30, 40 ou até 100 pontos.
E aqui alguns dos pontos acima mencionados são fulcrais para gerir estas situações.
9) Acreditar em mim
Após analisar uma cotação/índice, delinear o caminho possível, e tem tudo para dar certo, às vezes até parece que sei o caminho das pedras. Consigo torná-los em trades negativos porque o controlo emocional falou mais alto. Em que um movimento atípico sai fora do padrão que tinha imaginado, fecho a posição antes do tempo. Depois confirmo que fiz errado e estava certo desde o ínicio.
10) CONTROLO EMOCIONAL é a chave que eu tiro para estar nos mercados.
Nota: Apesar dos fundos falhados no passado. Tenho desde há quase 2 anos um fundo da PIMCO, que neste momento, após o post dos fundos de investimento, se diversificou por entre outros da PIMCO e o famoso Templeton, que representam cerca de 50% do capital.
Como podem ver pelo meu registo no forum, foi em 2007 que comecei. E foi quando encontrei uma revista chamada Carteira nas bancas que despertou-me à atenção.
Como é natural, a minha iniciação tinha de culminar com um bear market. Parece aquela história de quando começa a entrar o "dumb money" é quando o smart money sai.
O que aprendi e ainda estou a aprender:
1) Não se brinca com os mercados.
Comecei com CFDs e o controlo emocional levou-me a perdas. Apesar de ter stops, deparei-me frequentemente a colocar os stops mais abaixo na expectativa que a cotação fosse subir.
Resultado: Fiz uma imposição a mim mesmo de realizar uma pausa e ir aprender mais sobre os mercados. Essa pausa demorou 3 anos.
2) Cultivar conhecimento sobre os mercados.
Após ler vários livros, ainda demorei a voltar aos mercados. A razão era simples, ainda estava com o trauma do bear market, ou seja, não acreditava que já tinha atingido o fundo e que a qualquer momento ia para baixo.
3) Rentabilidades passadas não garantem rentabilidades futuras
Quando decidi voltar, subscrevi dois fundos de ações porque ainda tinha receio de falhar na negociação directa. Depressa se revelaram um mau negócio.
Isto ditou o meu afastamento por mais 2 anos até ao presente momento. Não porque as perdas tenham sido significativas, mas porque psicologicamente não me sintia bem com a perda que tinha criado por falta de visão.
Resultado: Aprender a ler o mercado. Foi quando fui ler um livro sobre trend following.
4) Controlar o impulso de entrar longo/curto
Quando voltei aos mercados, senti uma necessidade forte de estar sempre dentro do mercado (CFDs).
Os meus momentos de reflexão são sempre após sair da cotação em que digo para mim mesmo, o que raio estás tu a fazer.
5) Quando mais perto dos suportes/resistências mais fácil é gerir as perdas
Aprendi que entrar no meio, implica que os stops fiquem mais afastados. E isso gera desconforto emocional quando o negócio não vai de feição. Pois entro em constante conflito "e se a cotação não para no suporte ou na resistência"?? Vou perder ainda mais dinheiro.
6) Com lucro sou mais assertivo
Tenho um discernimento muito maior e uma melhor assertividade, quando tenho "plafond" do trade anterior para suportar as oscilações da cotação.
7) Nunca ganhar confiança nos mercados
Neste momento, preciso de controlar a alavancagem dos CFDs, pois isto implica maiores perdas. Tenho noção que a alavangem sobe quando estamos perante um trade negativo e só tem tendência a torná-lo mais negativo.
Comecei com 5x, depois passei para 10x, depois 20x.
Agora estou nos 15x. Mas considero que 15x é um número que nas oscilações do mercado é-me confortável para a distância de stops que tenho.
8) Conhecer/ajustar à volatilidade mercado
Comecei com CFDs no SP500 e deparei-me que consigo controlar melhor emocionalmente quando a volatilidade é menor e a cotação move-se linearmente com alguma regularidade
Quando comecei com o DAX, tive alguns trades com perdas elevadas, porque não estava habituado aos movimentos de 20, 30, 40 ou até 100 pontos.
E aqui alguns dos pontos acima mencionados são fulcrais para gerir estas situações.
9) Acreditar em mim
Após analisar uma cotação/índice, delinear o caminho possível, e tem tudo para dar certo, às vezes até parece que sei o caminho das pedras. Consigo torná-los em trades negativos porque o controlo emocional falou mais alto. Em que um movimento atípico sai fora do padrão que tinha imaginado, fecho a posição antes do tempo. Depois confirmo que fiz errado e estava certo desde o ínicio.
10) CONTROLO EMOCIONAL é a chave que eu tiro para estar nos mercados.
Nota: Apesar dos fundos falhados no passado. Tenho desde há quase 2 anos um fundo da PIMCO, que neste momento, após o post dos fundos de investimento, se diversificou por entre outros da PIMCO e o famoso Templeton, que representam cerca de 50% do capital.
- Registado: 3/12/2007 14:30
Pata-Hari Escreveu:(Peço desculpa mas tomei a liberdade de subdividir este tópico em dois dado que o tema se desviou totalmente para outro e acho que o tópico merece não ser desvirtuado. O novo tópico chama-se "pseudo gestores de carteiras" para quem quiser continuar a discutir esse outro tema)
Apoiado.
Um tópico tão bom não merece ser desvirtuado.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Sr_SNiper Escreveu:Bem, aproveito também para partilhar a minha experiência nos mercados.
1-Iniciei-me 2009 depois de ler o livro "ganhar em Bolsa" e comecei a ter lucros muito rápidos o que foi mau, pois pensei que "estão a dar dinheiro".
2- Devido aos lucros mobilizei mais dinheiro para a
conta para assim poder ganhar ainda mais ( felizmente nunca me alavanquei ).
3- As coisas começaram a correr mal, as perdas começaram a aparecer e de 8% de lucro que cheguei a ter em 2009 terminei o ano com -12%.
4-O ano de 2010 começou como o anterior tinha acabado e fechei o ano com -6%
5- Felizmente existem muitos bons foristas e hoje tenho a sorte de poder dizer que sou amigo pessoal de alguns dos melhores foristas do caldeirão, chegando eles a virem jantar comigo e outras vezes eu a ir tomar umas minis com eles e indo inclusivamente passar um dia na casa de férias deles.
6- O ano de 2011 movimentei cerca de 200k em ações, lembro-me por causa da declaração de IRS,( pensei para mim mesmo, sou um senhor, movimento 200k por ano)
7- Com a ajuda de alguns amigos foristas e seguindo o conselho deles fiz uma terapia de abstinência de bolsa, na altura considero que estava completamente viciado como uma droga, era praticamente impossível eu para de negociar, lembro de fazer estratégias de comprar ações com stops loss de 5% e chegar a comprar e a vender no mesmo dia a ações porque via no telejornal que isto estava muito mal, não aquentava a pressão de ver o dinheiro a derreter. Tinha que vender independentemente de ter ou não atingido o stop loss.
8-Sensivelmente a meio do ano pensei para mim próprio que tinha mesmo que fazer uma pausa dos mercados se não seriam os mercados a fazer uma pausa de mim. Estive cerca de 10 meses sem negociar absolutamente nada.
9- Nesse tempo li muitos livros de AT, analisei muitos gráficos, estudei money management e tirei as seguintes conclusões tendo em vista o investidor que descobri que muito provavelmente seria:
10- Diversificar os investimentos e não ter apenas ações ou cfd´s em carteira ( começei a dividir a minha carteira por Obrigações, DP e ações/etfs em 50% 20% 25% respetivamente )
11- Abrir posições mais pequenas nos instrumentos que utilizava de modo às perdas embora na mesma percentagem, fossem menores em valor absoluto, o que me permitiria dormir descanso e deixar a ação respirar até ao stop, porque mesmo que ele fosse ativado o valor perdido seria reduzido, ( o montante de investimento em ações, por cada posição, foi reduzido em média para um valor de cerca de 45% e os 30% das posições que anteriormente abria, foram reduzidas a menos de metade do que fazia anteriormente )
12- A perda de capital por comissões era um valor muito elevado, teria que reduzir os trades que faria, muitos deles era por total descontrolo emocional, pelo que se eu conseguisse ser emocionalmente mais forte, faria obrigatoriamente menos trades, lembro-me que em 209/2010 só conhecia duas posições, curto ou longo, agora conheço 3, curto, longo e fora do mercado. ( reduzi a percentagem de trades para cerca de 30% do valor que fazia.
13-no final escrevi numa folha de papel o motivo que me fez vir para os mercados para me lembrar que esse motivo era ridículo e que esse motivo é impossível e não é isso que procuro " Vou ficar rico" Neste momento apenas quero rentabilizar um pouco o meu capital e sei que ninguém fica rico aqui.
14- Acabei o ano de 2010 apenas com perdas de -6% feitas em meio ano, porque o outro meio ano não fiz nenhum trade.
15- Voltei em 2011, fechei o ano com mais valias de +6%
16- Estou em 2012 com um ganho de 17%, considerando o ganho ponderado com a carteira de açoes, obrigações e DP.
18- Guardo religiosamente a garrafa da bebida que bebi depois da minha maior perda absoluta e relativa que alguma vez tive na bolsa, que foi na VW.
VirtuaGod Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:minha maior perda absoluta e relativa que alguma vez tive na bolsa, que foi na VW
Estavas short no dia que ela valorizou 500% e foi aos mil euros??
E o teu avatar só seria fofinho se fosses rapariga, assim é mais...![]()
![]()
Estava longo, quando ela começou a descer... não estava all-in, mas não esteja longe disso, se não tivesse stop loss esse tinha sido o primeiro e único trade que alguma vez faria porque o prejuízo seria irreparável
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:minha maior perda absoluta e relativa que alguma vez tive na bolsa, que foi na VW
Estavas short no dia que ela valorizou 500% e foi aos mil euros??
E o teu avatar só seria fofinho se fosses rapariga, assim é mais...

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], Nuno V, PAULOJOAO, Phil2014, VALHALLA e 201 visitantes