Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Midas » 2/12/2012 0:29

joaopedroinvestidor Escreveu:(...)
Quem compra activos financeiros têm de ter tempo para os controlar. A gestão passiva não costuma dar bons resultados. O melhor é ajustar a estratégia ao tempo, recursos e conhecimentos disponiveis.
(...)

Concordo contigo, plenamente. Ajustar investimentos vs. o nosso tempo.

Rick Lusitano Escreveu:(...)
Faz sentido investir em fundos de investimento e em ETFs semelhantes?

Quando me referi a esta questão, foi pensando no exemplo semelhante de apostar no ETF PIMCO Total Return ETF (BOND) e no fundo PIMCO Total Return simultaneamente. Neste caso, faz sentido apenas apostar num deles?
Aposta-se nos ETFs quando não existe alternativas nos fundos?
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Smartfolio

por joaopedroinvestidor » 2/12/2012 0:21

Rick Lusitano Escreveu:Da página dos "downloads" da empresa criadora do software:
Smartfolio Escreveu:"We don't support free Academic Edition anymore. If you are an academician or a student and need SmartFolio for your research or studies, please feel free to contact us."

URL: http://www.smartfolio.com/download/download/

Se daqui algum tempo não conseguir melhor vou entrar em contacto.
Bom era conseguir testar sem limitações a versão v.3.0.86.

João Pedro

Registado: 4/5/2007 18:58

por joaopedroinvestidor » 2/12/2012 0:02

Rick Lusitano Escreveu:Faço esta questão porque li, que um número elevado de activos, para quem não se dedica regularmente, ao controlo de seus investimentos (por não ser 1 profissional da área, ou simplesmente, falta de tempo), pode significar falta de controlo e perdas. Pois não se consegue ir a todo lado ao mesmo tempo, e acaba por se não conseguir dar a atenção necessária a tudo e descurar alguma coisa.
Estou a pensar numa carteira de 8-10 fundos de investimento e talvez mais tarde uma carteira de ETFs, mas tempo para acompanhar os vários activos em que vou investindo, é algo que não é muito abundante.

Quem compra activos financeiros têm de ter tempo para os controlar. A gestão passiva não costuma dar bons resultados. O melhor é ajustar a estratégia ao tempo, recursos e conhecimentos disponiveis.
Para mim não faz sentido investir em fundos de investimento e etf para o mesmo mercado!
O gestor do fundo é pago para tentar bater o indice do mercado. Na prática são muito poucos aqueles que o conseguem. Quem perde é o investidor porque andou a pagar comissões exageradas.
O gestor do etf tenta replicar o indice e cobra menor % nas comissões.

JoãoPedro

por Midas » 1/12/2012 23:56

Manushe Escreveu:[(...)
Também não foi aqui que li mas sim noutro site. Eu ainda não li o tópico do LTCM aqui mas parece-me que ele apagou muita coisa... :?

Cá vão, já com os símbolos:

(...)

Também fiquei com essa ideia em relação ao tópico do LTCM.

Pelo que vejo, os ETFs são todos baseados nos EUA (....:US).

Obrigado, pelos ETF, já tenho com que me entreter amanhã. :lol:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Manushe » 1/12/2012 23:44

Rick Lusitano Escreveu:
Manushe Escreveu:(...)
os ETFs do portefólio do LTCM
(...)

Acho que perdi essa parte... :oops:
Agora também me podes ajudar. :lol:

Também não foi aqui que li mas sim noutro site. Eu ainda não li o tópico do LTCM aqui mas parece-me que ele apagou muita coisa... :?

Cá vão, já com os símbolos:

TLT:US iShares Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund

ITE:US SPDR Barclays Intermediate Term Treasury ETF

VGK:US Vanguard MSCI European ETF

VPL:US Vanguard MSCI Pacific ETF

VWO:US Vanguard MSCI Emerging Markets ETF

VBR:US Vanguard Small-Cap Value ETF

DBC:US PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund

VNQ:US Vanguard REIT ETF ou VNQI:US Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF

GLD:US SPDR Gold Shares ou SGOL:US ETFS Gold Trust
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por Dvkk » 1/12/2012 23:34

VirtuaGod Escreveu:
KathyFish Escreveu:Qual acham a melhor opção em termos de rendibilidade?

Devido a ambos não terem mínimos podes subscrever um 50%/50% Templeton e F&C

Estes conjunto era bom que tivesse um reforço semelhante a cada um dos PIMCO

A carteira ficaria 33% PIMCO GB/ 33% PIMCO DI// 17% Templeton e 17% F&C

P.S. Já reparei que a Manushe já respondeu com uma ideia muito semelhante à minha. Daqui a pouco reformo-me, já vi que estão todos a se entreajudar e a pensar correctamente!!

Obrigado Manushe e VG,

Se eu meter então metade do capital que me resta em cada um Templeton e F&C fica no final:

PIMCO GB 37,5%
    PIMCO DI 37,5%
    Templeton e 12,5%
    F&C 12,5

manushe são 2k que restam (1k para cada um dos Templeton e F&C), por isso não tem mal o montante mínimo...

Registado: 5/7/2008 3:13

por Midas » 1/12/2012 23:34

os ETFs do portefólio do LTCM
(...)

Acho que perdi essa parte... :oops:

São quase 100 páginas neste tópico! \:D/

Manushe Escreveu:[(...)
E já aprendi mais umas coisas contigo, com sandys e tudo!! :lol: Obrigada!

Agora também me podes ajudar. :lol:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Manushe » 1/12/2012 23:29

VirtuaGod Escreveu:Devido a ambos não terem mínimos podes subscrever um 50%/50% Templeton e F&C

P.S. Já reparei que a Manushe já respondeu com uma ideia muito semelhante à minha. Daqui a pouco reformo-me, já vi que estão todos a se entreajudar e a pensar correctamente!!

Tem mínimos sim VG (Montante mínimo inicial €500 para o F&C)pelo que dependendo da liquidez da KathyFish vai ser difícil neste primeira fase ela fazer uma alocação equilibrada do dossier. Sendo assim, escolhes um para iniciar tendo em vista o objetivo que o VG nos ensinou!

ps1: é semelhante sim porque eu aprendi e apreendi, algures numas boas páginas atrás, deste excelente tópico, a como fazer essa distribuição tendo em conta o desvio padrão.
Acho piada porque ainda continuas a defender os 66/33... eu arredondo mais a coisa :lol:

ps2: antes de te reformares, ainda nos prometeste uma série de artigos, um vídeo, uma montra de bons ETFs... e outras coisas que tais! E ainda aguardamos com grande expetativa a folha de exceles com as N cotações :lol: Daí até à reforma...

ps3: o link para a primeira página que fazia parte da tua assinatura, já me fez falta! lol
Editado pela última vez por Manushe em 1/12/2012 23:35, num total de 1 vez.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

William Shakespeare

por Manushe » 1/12/2012 23:17

Rick Lusitano Escreveu:
Já agora Rick, qual o dia de Dezembro/Janeiro que devo assinalar para começar um ano completo de investimento?

Um ano completo ("12 meses" ou "1 ano") começa no dia oficial da compra e termina na cotação da véspera do mesmo dia no ano seguinte ou a última cotação anterior (se a véspera for num fim-de-semana ou feriado):
Este teu investimento, faz 1 ano completo quando souberes a cotação de 06-Nov-2013. Se dia 6-Nov-2013 for feriado (mercado fechado), será 5-Nov. é sempre a última cotação antes do dia 07-Nov-2013.
Se for o retorno do ano ou ("Year-to-date", YTD):
O retorno de 2012, começou após a cotação de 30-Dezembro-2011, que foi o último dia de mercado de 2011. O trimestre/semestre/ano termina no último dia de mercado do último mês desse período.
Este ano, será possivelmente dia 31-Dezembro-2012, se não acontecer que impeça os mercados de funcionar (por exemplo, uma tempestade semelhante a "Sandy").

Peço desculpa mas expliquei-me mal: era para seguir as carteiras virtuais que tenho nas Bloom e Trust (e não a real) e queria precisamente saber a data de ínicio para calcular o retorno do ano (ou "Year-to-date", YTD)que vem!!!
E já aprendi mais umas coisas contigo, com sandys e tudo!! :lol: Obrigada!

William Shakespeare

por VirtuaGod » 1/12/2012 23:15

KathyFish Escreveu:Qual acham a melhor opção em termos de rendibilidade?

Devido a ambos não terem mínimos podes subscrever um 50%/50% Templeton e F&C

Estes conjunto era bom que tivesse um reforço semelhante a cada um dos PIMCO

A carteira ficaria 33% PIMCO GB/ 33% PIMCO DI// 17% Templeton e 17% F&C

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Manushe » 1/12/2012 23:06

Pela diversidade e consequente melhor rentabilidade eu subscrevia estes dois:

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg
Templeton Glbl Total Return N Acc €

70% para os Pimco e 30% para estes dois

atenção que para iniciares o F&C precisas de 500€.

William Shakespeare

por Midas » 1/12/2012 23:06

EDIT: Post repetido.

Favor apagar. :mrgreen:
Editado pela última vez por Visitante em 1/12/2012 23:09, num total de 1 vez.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 1/12/2012 23:04

Já agora Rick, qual o dia de Dezembro/Janeiro que devo assinalar para começar um ano completo de investimento?

Um ano completo ("12 meses" ou "1 ano") começa no dia oficial da compra e termina na cotação da véspera do mesmo dia no ano seguinte ou a última cotação anterior (se a véspera for num fim-de-semana ou feriado):

Por exemplo:
Rick Lusitano Escreveu:
Manushe Escreveu:
Be Cool Escreveu:Como a data-valor de subscrição é D+3 e fizeste a subscrição após o cutoff time (12.00h) a contagem é feita a partir de dia 7 e, assim, só vais ter a liquidação no dia 12.

Obrigada Be Cool, recebi hoje a confirmação de subscrição de fundos‏.

Outra questão:

Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples R Acc
Nº de up's 1,555
Cotação 160,71 (160,7074; para ser mais precisa)EUR
Data da Cotação 07-11-2012
Montante a investir 249,90 (eu paguei 250 EUR. Qual a razão para os 0,10 de diferença?)
Data de processamento do pedido de subscrição 12-11-2012
Data de disponibilização das up´s 12-11-2012

Na watchlist da Bloomberg, na próxima 2ª feira devo preencher o separador Lot desta forma?
Date: 12-11-2012
Position: 1,555
Price: 160,7074 ?

Será isto?
1,555 (Nº de up's) x 160,7074 (Cotação) = 249,900007 EUR (249,90 EUR)

Do Banco Best, cotação do Eurizon C. Staples:
07-11-2012............160.71

Portanto no Bloomberg, colocas:
Date = 11/07/2012 (que foi a data efectiva de compra)
Position: 1.555
Price: 160.7074

Já podes colocar hoje no Bloomberg, estes dados, pois já comprastes as UP, mas no dia 12/11/2012, é que as UP estão realmente disponíveis.

Este teu investimento, faz 1 ano completo quando souberes a cotação de 06-Nov-2013. Se dia 6-Nov-2013 for feriado (mercado fechado), será 5-Nov. é sempre a última cotação antes do dia 07-Nov-2013.

Se for o retorno do ano ou ("Year-to-date", YTD):
O retorno de 2012, começou após a cotação de 30-Dezembro-2011, que foi o último dia de mercado de 2011. O trimestre/semestre/ano termina no último dia de mercado do último mês desse período.
Este ano, será possivelmente dia 31-Dezembro-2012, se não acontecer que impeça os mercados de funcionar (por exemplo, uma tempestade semelhante a "Sandy").
Editado pela última vez por Visitante em 1/12/2012 23:07, num total de 1 vez.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Dvkk » 1/12/2012 22:59

Boa noite a todos,

Recentemente subscrevi os seguintes fundos:

PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg) 50%
PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc 50%

estava agora a pensar subscrever um terceiro e estou indecisa por estes 3:

Qual acham a melhor opção em termos de rendibilidade?

Obrigado

Registado: 5/7/2008 3:13

por Manushe » 1/12/2012 22:36

Rick Lusitano Escreveu:Estou a pensar numa carteira de 8-10 fundos de investimento e talvez mais tarde uma carteira de ETFs

Precisamente a questão que me estava a passar pela cabeça, depois de algumas leituras :lol:

Entretanto já estou a adicionar nos 2 sites que sugeriram (Bloom e Trust) os ETFs do portefólio do LTCM e de outros que irei descobrindo por aqui nas leituras, para seguir o rasto apoiada nas orientações do Rick Lusitano.

William Shakespeare

por Midas » 1/12/2012 22:30

joaopedroinvestidor Escreveu:
zaq1 Escreveu:
joaopedroinvestidor Escreveu:Alguém já trabalhou com o Smartfolio http://www.smartfolio.com sem limitações?

Versão trial http://www.smartfolio.com/download/

Este software permite a construção, análise e optimização do portfólio, conforme os modelos de Markovitz e Black-Litterman.

João[/img]

Complementando o João, embora ainda não tenha experimentado, existe uma versão académica (a ultima) totalmente gratuita "SmartFolio Academic Edition 3.0.65" para quem estiver interessado.

zaq1

Eu estou interessado.
Já tinha lido acerca da versão SmartFolio Academic Edition mas não a encontrei disponivel e os links disponiveis direccionam para a versão actual Smartfolio v.3.0.86.

JoãoPedro

Da página dos "downloads" da empresa criadora do software:
Smartfolio Escreveu:"We don't support free Academic Edition anymore. If you are an academician or a student and need SmartFolio for your research or studies, please feel free to contact us."

URL: http://www.smartfolio.com/download/download/
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 1/12/2012 22:19

Faço esta questão porque li, que um número elevado de activos, para quem não se dedica regularmente, ao controlo de seus investimentos (por não ser 1 profissional da área, ou simplesmente, falta de tempo), pode significar falta de controlo e perdas. Pois não se consegue ir a todo lado ao mesmo tempo, e acaba por se não conseguir dar a atenção necessária a tudo e descurar alguma coisa.

Estou a pensar numa carteira de 8-10 fundos de investimento e talvez mais tarde uma carteira de ETFs, mas tempo para acompanhar os vários activos em que vou investindo, é algo que não é muito abundante.

Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por joaopedroinvestidor » 1/12/2012 21:45

Rick Lusitano Escreveu:Numa carteira de fundos, qual será o número máximo de fundos aconselhados para investir, para evitar o excesso de diversificação? Tenho visto carteiras com 6 a 8 fundos.

Quanto ao nº de fundos depende do teu ojectivo e dos teus recursos e conhecimentos. Porquê evitar a diversificação?
Para mim o mais importante é diversificar.
Posso pensar que a China e a India têm grande potencial de valorização e escolho 2 fundos. Posso ter de esperar alguns anos até obter o retorno. Entretando compro 1 fundo da Tailandia e obtenho bons resultados. Não me posso esquecer dos USA que estão a recuperar.....etc.
De vez em quando os investidores deixam passar oportunidades. Como ninguém sabe o dia de amanhã o melhor é diversificar por todo o mundo!

JoãoPedro.

por nelsonpt » 1/12/2012 21:23

Rick Lusitano Escreveu:Numa carteira de fundos, qual será o número máximo de fundos aconselhados para investir, para evitar o excesso de diversificação? Tenho visto carteiras com 6 a 8 fundos.
eu estou pelos 10 fundos.

Registado: 3/11/2012 17:35

por joaopedroinvestidor » 1/12/2012 21:01

VirtuaGod Escreveu:Pesquisa no google
http://www.brothersoft.com/smartfolio-academic-edition-77275.html
Podes experimentar o link acima e ver se dá!!

Já experimentei e não dá, é mais um link que direcciona para a versão actual e o ficheiro não corresponde à versão academic.

João Pedro

por Midas » 1/12/2012 20:51

Numa carteira de fundos, qual será o número máximo de fundos aconselhados para investir, para evitar o excesso de diversificação? Tenho visto carteiras com 6 a 8 fundos.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 1/12/2012 20:35

frugal Escreveu:Boa noite
Este tipo de fundos ficam mais seguros se forem adquiridos numa conta fora de portugal ou estando investidos nao ha risco, so o de fecho do ETF
Cumprimentos

Foi debatido atrás. Eu acredito que estes fundos só têm o risco de fecho do fundo, e isso nem é grande risco, pk se fecharem devolvem o capital, desde que não me o percam :mrgreen:

Na minha opinião devido a serem fundos autónomos não interessa se o banco onde tens os fundos forem à falência, as :mrgreen: tuas participações nos fundos são apenas transferidas para outra instituição. Mas nunca se sabe, é só uma opinião (partilhada por muitos, embora haja sempre os profetas da desgraça)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 1/12/2012 20:31

Pesquisa no google

http://www.brothersoft.com/smartfolio-academic-edition-77275.html

Podes experimentar o link acima e ver se dá!!

por joaopedroinvestidor » 1/12/2012 20:12

zaq1 Escreveu:
joaopedroinvestidor Escreveu:Alguém já trabalhou com o Smartfolio http://www.smartfolio.com sem limitações?

Versão trial http://www.smartfolio.com/download/

Este software permite a construção, análise e optimização do portfólio, conforme os modelos de Markovitz e Black-Litterman.

João[/img]

Complementando o João, embora ainda não tenha experimentado, existe uma versão académica (a ultima) totalmente gratuita "SmartFolio Academic Edition 3.0.65" para quem estiver interessado.

zaq1

Eu estou interessado.
Já tinha lido acerca da versão SmartFolio Academic Edition mas não a encontrei disponivel e os links disponiveis direccionam para a versão actual Smartfolio v.3.0.86.

JoãoPedro

por frugal » 1/12/2012 20:12

Boa noite
Este tipo de fundos ficam mais seguros se forem adquiridos numa conta fora de portugal ou estando investidos nao ha risco, so o de fecho do ETF
Cumprimentos

Registado: 16/9/2012 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Mar58, navaldoc, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 55 visitantes