Caldeirão da Bolsa

OFF TOPIC Tolerancia Ponto 24 e 31 Dez

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OFF TOPIC Tolerancia Ponto 24 e 31 Dez

por menin0 » 22/11/2013 0:03

Se querem ficar em casa deve ser descontado dois dias de ferias, caso contrario deviam ter de trabalhar e assim em vários países por esse mundo fora..

Registado: 10/10/2011 10:36

Re:

por Blue Epsilon » 21/11/2013 19:56

A-330 Escreveu:Tenho uma daquelas profissões em que não há sábados , domingos , feriados , tolerâncias, mas mesmo assim acho que as pessoas que não tenham profissões que assim o exigem ,não deveriam trabalhar nos dias 24 e 31.

Eu se fosse patrão dispensaria os meus funcionários nestes dias.

Natal e ano Novo são os únicos feriados que quase 100% da pessoas comemoram e dão valor,requer uma certa preparação, pessoas precisam se deslocar para encontrar os seus, etc. Não vejo porque não dar estes dias.

Na China,durante o spring festival , o país para por pelo menos 7 dias e a economia continua a crescer . Não é por aí.

A330

Esse sete dias incluem os trabalhadores que literalmente vivem nas fábricas?
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

Re:

por rmachado » 21/11/2013 17:07

Lion_Heart Escreveu:Pois, queria ver os hipers, os shoppings e as lojas fechadas dia 24 e ver se diziam o mesmo.

E digo....

Deve ser das coisa menos racionais de se fazer... mas isto sou eu..

Registado: 24/8/2004 10:42

Re: OFF TOPIC Tolerancia Ponto 24 e 31 Dez

por Elias » 21/11/2013 16:08

Mais um ano, mais uma voltinha no carrossel das tolerências de ponto...

Governo decreta tolerância de ponto na véspera de Natal e tarde de 31 de Dezembro
21 Novembro 2013, 14:45 por Lusa

O Governo decidiu decretar tolerância de ponto no dia 24 de Dezembro, véspera de Natal, e na tarde de 31 de Dezembro, véspera de Ano Novo, para os trabalhadores da função pública.
Esta decisão foi comunicada aos jornalistas pelo gabinete do ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, no final da conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros.

Este ano o Natal e o Ano Novo calham em quartas-feiras.

No ano passado, estes dois feriados nacionais calharam em terças-feiras e o executivo PSD/CDS-PP decretou tolerância de ponto nos dias 24 e 31 de Dezembro, segundas-feiras.

Em 2011, o Natal e o Ano Novo calharam em domingos e o Governo decidiu não dar tolerância de ponto aos funcionários públicos nas vésperas destes feriados, argumentando que aos sábados, por princípio, não há trabalho na Administração Pública.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 17/1/2013 14:26

Carnaval e Páscoa sem tolerância de ponto
Económico
17/01/13 12:38

O Executivo já anunciou que não vai conceder tolerância de ponto ao funcionários públicos nem no Carnaval nem na Páscoa.

O Governo anunciou na habitual conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros que este ano não vai conceder tolerância de ponto ao trabalhadores do Estado nem no Carnaval nem na Páscoa, tal como ocorreu em 2012.

O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros adiantou que este princípio vai manter-se, pelo menos, durante a aplicação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal.

O ano passado muitas autarquias concederam tolerância de ponto aos funcionários no Carnaval, contrariando a indicação do Governo.

Este ano, a terça-feira de Carnaval é no dia 12 de Fevereiro. E quinta-feira santa celebra-se a 28 de Março. Em Fevereiro do ano passado, o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, anunciou que este ano o Governo voltaria a não conceder tolerância de ponto no Carnaval.

"Naturalmente que a decisão deste ano no próximo ano se repetirá", afirmou Miguel Relvas, em entrevista à TVI24, considerando que "não passa pela cabeça de ninguém que um Governo que tem coerência, uma linha orientadora e um dominador comum andasse a saltitar de ano para ano".

Natal dá “ponte” de cinco dias aos funcionários públicos na

por PMACS » 10/12/2012 12:12

Natal dá “ponte” de cinco dias aos funcionários públicos na Madeira

Os funcionários públicos da Madeira terão uma “ponte” alargada de cinco dias para festejar a quadra natalícia.

Depois de sexta-feira, dia 21, os funcionários da administração regional só regressam aos respectivos serviços oficiais a 27 de Dezembro. A 24 de Dezembro estão dispensados por tolerância de ponto decretada em todo o país e a 26 de Dezembro gozam feriado regional.

É que para além dos feriados previstos na legislação laboral nacional, a Madeira goza, como feriados regionais já consagrados, o dia 1 de Julho, Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, e o dia 26 de Dezembro, dia “festivo tradicional secular nas celebrações natalícias regionais” - por diploma que adapta o Código do Trabalho à Região, com a última actualização da Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, feita pelo decreto legislativo regional n.º 21/2009/M,

A consagração da “primeira oitava” como feriado regional foi confirmada pelo Tribunal Constitucional (TC), em 2007. A questão do dia 26 ser ou não ser feriado foi suscitada depois de uma empresa de segurança se ter recusado a pagar aos 243 trabalhadores o acréscimo de 100% devido pelo feriado. A Inspecção Regional de Trabalho aplicou à empresa uma coima de 130 mil euros. A empresa impugnou o processo de contra-ordenação junto do Tribunal de Trabalho do Funchal (TTF) por entender que 26 de Dezembro não deveria ser contabilizado como feriado.

A 3 de Novembro de 2005, o TTF decidiu revogar parcialmente a decisão, aplicando à recorrente uma coima de 2.500 euros. Condenou ainda a recorrente "a pagar aos trabalhadores a quantia de 3.842 euros e à Segurança Social a quantia de 1.507 euros". Ainda inconformada com a decisão de 1.ª instância, a empresa recorreu ao Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) que, por acórdão de 17 de Maio de 2006, decidiu absolver a arguida da coima, bem como das importâncias em que foi condenada. Entendeu que a Região já tinha um feriado regional (1 de Julho) e que, à luz da lei geral da República, não poderia consagrar um outro feriado regional.

Mas os juízes do TC, dando provimento a um recurso interposto pelo magistrado do Ministério Público junto do TRL, não julgaram inconstitucional a norma do artigo 1.º do Decreto Legislativo Regional n.º 18/2002/M, de 8 de Novembro, da Assembleia Legislativa regional, que consagrava o dia 26 de Dezembro como feriado na Madeira.

Neste ano, o governo madeirense também decidiu, como fizeram os governos da República e dos Açores, dispensar de comparecer aos serviços, no dia 31 de Dezembro, “todos os funcionários que não sejam absolutamente necessários para garantir o funcionamento dos serviços imprescindíveis”. Com esta tolerância, logo depois de um fim-de-semana, e sendo feriado na terça-feira, 1 de Janeiro, haverá uma “ponte” de quatro dias na passagem do ano, para os funcionários público em todo o país.

http://www.publico.pt/politica/noticia/ ... ra-1576741
Anexos
Eu conto com o Continente.jpg
Eu conto com o Continente.jpg (61.17 KiB) Visualizado 3514 vezes
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por mendes-v » 2/12/2012 19:36

Sou funcionário mais ou menos público e não concordo nada com esta tolerância de ponto... se andam a pedir sacrifícios não devem dar tolerâncias, aliás nunca percebi para as que raio são tolerâncias de ponto, no meu serviço não se aplicam, funciona 24h.

Registado: 29/11/2007 10:28

por JMHP » 30/11/2012 17:14

Lion_Heart Escreveu:O que acho engraçado é acabar com quatro feriados para todos e depois "dar" dois por decreto aos f. públicos.

Aceitava sim por exemplo um feriado total ou parcial para todos na tarde de 24 e 31 , ou o dia todo.

Agora manter uns a filet mignon e outros a carne de porco e que não!

Não te esqueças que "nós" pretendemos menos Estado na vida das pessoas e empresas, logo não faz sentido o Estado decretar tolerância no privado.

Na minha empresa por exemplo, dispensamos a todos os colaboradores a tarde de 24, mas o dia 31 é como qualquer outro. Quem pretender o dia de folga mete férias com consentimento da empresa.

A medida é bem aceite por todos e creio que nunca foi objecto de reclamação ao longo de quase 30 anos.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Lion_Heart » 30/11/2012 16:07

O que acho engraçado é acabar com quatro feriados para todos e depois "dar" dois por decreto aos f. públicos.

Aceitava sim por exemplo um feriado total ou parcial para todos na tarde de 24 e 31 , ou o dia todo.

Agora manter uns a filet mignon e outros a carne de porco e que não!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por tonirai » 30/11/2012 15:33

Krupper Escreveu:Mas isso já acontece muito no privado. Já por mais do que uma vez tive que chegar a acordo com antigos colegas de trabalho para ver quem pode tirar férias em que altura... Isso não é justificação.

bazofio Escreveu:Todos queriam meter ferias nesses dias?
Sim claro, por isso este ano seriam uns a ir e alternavam-se entre anos. Mas se isso é um problema (é o que se faz em muitas empresas privadas que não fecham nesta época), simplesmente dão a opção de quem quer estes dias usa as férias, assim é uma forma de a pessoa estar disponivel noutra altura, pois é um dia que gasta agora já não vai gastar mais tarde/cedo.

Claro que não é justificação.
Apenas quis contrapor aos que diziam que "se as pessoas querem ficar em casa na véspera, que metam férias", que dito assim até parece que essa ferramenta está à disposição e só depende dos que queiram usá-la, mas não é assim tão óbvio e simples, pois haverá sempre mais gente a querer de que a poder fazê-lo.

Na minha empresa também é assim.
No meu caso, como só tenho outro colega directo em que um dos dois tem de estar sempre presente, e a relação é boa, o entendimento é fácil, e nem mete chefe ao barulho - num ano mete um no Natal e o outro no Ano Novo, no ano seguinte trocamos.

bazofio Escreveu:Acho piada dizerem que mais vale dar o dia do que as pessoas irem trabalhar a meio gás!!! Então mas que profissionalismo é este? Eu se trabalhar a meio gás sou mais um a engrossar a lista do fundo de desemprego.

O meio gás não se refere ao profissionalismo dos funcionários (ou não só), mas sim à conjunctura do dia em causa - serviços fechados, interligação entre serviços abertos reduzida ou limitada, clientes ausentes, etc. Muitas coisas não conseguem funcionar.
Mas claro que o profissionalismo poderá ser afectado, dependendo das pessoas - é inegável que a cabeça de muitos estará alheada (a pensar nas compras que faltam, na grande viagem que farão daí a horas, na meteorologia para essa altura, nos familiares que esperam reencontrar, etc) e isso afectará a sua produtividade.

Mas isso sou eu a imaginar, que nunca fui funcionário público, e que trabalho há 10 anos na indústria em laboração 24/24h e 7/7d.
E não ligo nada ao Natal (nem compro prendas há 3 anos), e fico em casa no Ano Novo (mesmo que sozinho).
Sei que nisso, pertenço a uma minoria.

Registado: 19/4/2007 18:26

por bazofio » 30/11/2012 11:00

tonirai Escreveu:
É muito fácil dizer isso, mas não é assim tão simples:
Se as portas do serviço/empresa ficam abertas, é preciso manter o mínimo de funcionários necessários ao funcionamento normal das actividades;
Partindo do princípio que a maioria (se não todas) as pessoas quereriam meter férias nestes dias, caberá sempre ao chefe fazer a gestão e limitar as férias nesses dias a alguns sortudos.

Sim, realmente o mais simples é cortar feriados, baixar salarios,etc...tudo em nome da competitividade e depois dar umas benesses a uma fatia da população trabalhadora, que só por acaso tem o "patrão" falido, enquanto outra terá de trabalhar esses dias havendo mesmo quem o faça na noite de Natal em troco de um pequeno extra, e bem pequeno pois até na remuneração em trabalho feriado o estado foi mexer.....a cortar claro.

Todos queriam meter ferias nesses dias?
Sim claro, por isso este ano seriam uns a ir e alternavam-se entre anos. Mas se isso é um problema (é o que se faz em muitas empresas privadas que não fecham nesta época), simplesmente dão a opção de quem quer estes dias usa as férias, assim é uma forma de a pessoa estar disponivel noutra altura, pois é um dia que gasta agora já não vai gastar mais tarde/cedo.

Acho piada dizerem que mais vale dar o dia do que as pessoas irem trabalhar a meio gás!!! Então mas que profissionalismo é este? Eu se trabalhar a meio gás sou mais um a engrossar a lista do fundo de desemprego.

Registado: 15/4/2011 11:50

por Krupper » 30/11/2012 9:20

tonirai Escreveu:É muito fácil dizer isso, mas não é assim tão simples:
Se as portas do serviço/empresa ficam abertas, é preciso manter o mínimo de funcionários necessários ao funcionamento normal das actividades;
Partindo do princípio que a maioria (se não todas) as pessoas quereriam meter férias nestes dias, caberá sempre ao chefe fazer a gestão e limitar as férias nesses dias a alguns sortudos.

Mas isso já acontece muito no privado. Já por mais do que uma vez tive que chegar a acordo com antigos colegas de trabalho para ver quem pode tirar férias em que altura... Isso não é justificação.

No meio disto tudo, estou de acordo que a melhor solução teria sido ou dar apenas o dia 24 ou dar à escolha um dos dias (24 ou 31).

Registado: 30/9/2010 13:54

por A330-300 » 30/11/2012 3:57

Tenho uma daquelas profissões em que não há sábados , domingos , feriados , tolerâncias, mas mesmo assim acho que as pessoas que não tenham profissões que assim o exigem ,não deveriam trabalhar nos dias 24 e 31.

Eu se fosse patrão dispensaria os meus funcionários nestes dias.

Natal e ano Novo são os únicos feriados que quase 100% da pessoas comemoram e dão valor,requer uma certa preparação, pessoas precisam se deslocar para encontrar os seus, etc. Não vejo porque não dar estes dias.

Na China,durante o spring festival , o país para por pelo menos 7 dias e a economia continua a crescer . Não é por aí.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por JMHP » 30/11/2012 1:36

mais_um Escreveu:Até aceito o dia 24, agora o dia 31 nem pensar. A questão da família não se coloca só no Natal também há a Pascoa e este governo acabou com esse habito, mas o dia 31 de Dezembro não é uma festa da família, não brinquem comigo.

Governo acaba com tolerância de ponto na Páscoa e fim de ano (act)
15 Março 2012, 14:21 por Jornal de Negócios Online | negocios@negocios.pt
inShare
pub
Depois de acabar com a tolerância de ponto no Carnaval, Governo decidiu que tal só será concedido no dia 24 de Dezembro.
Os funcionários públicos só terão tolerância de ponto este ano na véspera de Natal, anunciou hoje o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes.

“Não haverá tolerância de ponto à excepção do dia 24 de Dezembro. Em 2012 haverá tolerância de ponto o dia todo” na véspera de Natal, esclareceu Marques Guedes, no final do Conselho de Ministros de hoje.

"O dia é uma segunda-feira -- o Natal é numa terça-feira - e a tolerância de ponto será em todo o dia 24, porque parece ao Governo que não faria muito sentido que no fim-de-semana parte das famílias pudessem reunir-se, aqueles que trabalham para o Estado na segunda-feira tivessem que vir trabalhar e só na segunda-feira à hora de almoço pudessem reunir-se às suas famílias", explicou Marques Guedes, reforçando que apesar do ano de 2012 ser "particularmente difícil" para o sector público, "o Natal é uma festa da família".

Deste modo, depois de acabar com a tolerância de ponto no Carnaval, o Executivo de Passos Coelho deixa desde já claro que até ao final do ano não terão lugar mais tolerâncias de ponto. Os funcionários públicos sabem assim que na época da Páscoa (a tarde de quinta-feira santa), e no dia 31 de Dezembro, será um dia de trabalho como os outros.

Habitualmente existiam quatro dias de tolerância de ponto que o Governo concedia aos funcionários públicos e que eram seguidas pelo Governo. A terça-feira de carnaval, a tarde de quinta-feira santa (semana da Páscoa), 24 de Dezembro (véspera de Natal) e 31 de Dezembro (véspera do dia de Ano Novo). Em alternativa a este dois dias, podiam ser concedidas tolerâncias de ponto a 26 de Dezembro e 2 de Janeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... o_act.html

Andam a pedir sacrifícios às pessoas e depois fazem isto. Nem está em causa a produtividade, mas sim o exemplo, é disso que se trata. E os que tiverem que ficar a trabalhar dia 31 e dia 24 provavelmente vão gozar os dias noutra altura.

Estou totalmente de acordo com a tua observação.... Desconfio é de que o dia 1 de Janeiro seja um "biscoito" para o CDS-PP que anda todo enjoado de tanto sapo que já engoliu.

Registado: 19/5/2009 18:26

por mais_um » 30/11/2012 1:27

Até aceito o dia 24, agora o dia 31 nem pensar. A questão da família não se coloca só no Natal também há a Pascoa e este governo acabou com esse habito, mas o dia 31 de Dezembro não é uma festa da família, não brinquem comigo.

Governo acaba com tolerância de ponto na Páscoa e fim de ano (act)
15 Março 2012, 14:21 por Jornal de Negócios Online | negocios@negocios.pt
inShare
pub
Depois de acabar com a tolerância de ponto no Carnaval, Governo decidiu que tal só será concedido no dia 24 de Dezembro.
Os funcionários públicos só terão tolerância de ponto este ano na véspera de Natal, anunciou hoje o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes.

“Não haverá tolerância de ponto à excepção do dia 24 de Dezembro. Em 2012 haverá tolerância de ponto o dia todo” na véspera de Natal, esclareceu Marques Guedes, no final do Conselho de Ministros de hoje.

"O dia é uma segunda-feira -- o Natal é numa terça-feira - e a tolerância de ponto será em todo o dia 24, porque parece ao Governo que não faria muito sentido que no fim-de-semana parte das famílias pudessem reunir-se, aqueles que trabalham para o Estado na segunda-feira tivessem que vir trabalhar e só na segunda-feira à hora de almoço pudessem reunir-se às suas famílias", explicou Marques Guedes, reforçando que apesar do ano de 2012 ser "particularmente difícil" para o sector público, "o Natal é uma festa da família".

Deste modo, depois de acabar com a tolerância de ponto no Carnaval, o Executivo de Passos Coelho deixa desde já claro que até ao final do ano não terão lugar mais tolerâncias de ponto. Os funcionários públicos sabem assim que na época da Páscoa (a tarde de quinta-feira santa), e no dia 31 de Dezembro, será um dia de trabalho como os outros.

Habitualmente existiam quatro dias de tolerância de ponto que o Governo concedia aos funcionários públicos e que eram seguidas pelo Governo. A terça-feira de carnaval, a tarde de quinta-feira santa (semana da Páscoa), 24 de Dezembro (véspera de Natal) e 31 de Dezembro (véspera do dia de Ano Novo). Em alternativa a este dois dias, podiam ser concedidas tolerâncias de ponto a 26 de Dezembro e 2 de Janeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... o_act.html

Andam a pedir sacrifícios às pessoas e depois fazem isto. Nem está em causa a produtividade, mas sim o exemplo, é disso que se trata. E os que tiverem que ficar a trabalhar dia 31 e dia 24 provavelmente vão gozar os dias noutra altura.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 30/11/2012 1:22

tonirai Escreveu:Este ano dão ponte porque esses feriados tão particulares são em 3ª-feiras

Não, meu caro tonirai.

Este ano dão o dia 24 porque existe vontade política de dar o dia 24. O argumento do feriado ser na 3ª é apenas o pretexto. No ano que vem será 4ª e então invoca-se a tradição. No ano seguinte dá-se outra justificação qualquer.

O dia 24 tem sempre tolerância de ponto, qualquer que seja o dia da semana. Aliás, duvido que alguém se lembre quando foi a última vez que não houve tolerância de ponto no dia 24 quando esse dia calhou em dia útil.

Quanto à outra questão: se esses dias fossem feriados, não haveria desigualdade alguma, pois quem estivesse escalado para trabalhar nesse dia receberia a remuneração extra prevista na lei para quem trabalha em dias feriados (tal como acontece a quem tem de trabalhar no dia de Natal ou noutro feriado qualquer). Não sendo feriado, a desigualdade mantém-se, porque uns (muitos) têm direito a feriado e outros são obrigados a trabalhar, num dia que manifestamente causa transtorno, sem por isso receber qualquer tipo de compensação.

Já agora uma nota final sobre a questão das segundas-feiras: se o governo (que anteriormente anunciou que só haveria tolerância no dia 24) optasse por dar a escolher aos trabalhadores um dia de tolerância - entre 24 ou 31 - eu não criticaria. Afinal de contas haveria uma redução relativamente a anos anteriores, pois reduzia-se de 1 dia e meio de tolerância para 1 dia, podendo o trabalhador escolher o dia pretendido. O que critico é o aumento para dois dias de tolerância (será que o argumento da crise em que o país se encontra, que foi invocada para acabar com a tolerância de carnaval já não dá jeito agora?)

Como já foi referido aqui, os funcionários podiam usar os seus dias de férias. Na prática, o que se verifica é que os f.p. ficam com 24 dias de férias, contra os 22 de muitos trabalhadores do privado, que não têm direito a qualquer dispensa. Diga-se o que se disser, é uma questão de justiça. Ou melhor, de falta dela.

1 abraço,
Elias

por tonirai » 30/11/2012 0:12

Disclaimer:
Trabalho no privado, na Indústria, e trabalharei dia 24.
O meu horário será das 7h às 19h, mas como habitualmente neste dia, terminaremos a meio da tarde, algures entre as 15h e as 17h.

Dito isto, neste assunto e neste caso particular, vou de encontro à opinião do Marco.

Este ano dão ponte porque esses feriados tão particulares são em 3ª-feiras - aceito, faz pouco sentido ir trabalhar 2ª-feira todo o dia ou apenas de manhã, a meio-gás (ou sem gás nenhum), após um fim de semana que poderia já ser aproveitado para as deslocações natalícias;
Já não aceitaria tão facilmente a véspera inteira de tolerância se o feriado fosse na 4ª-feira (que penso será o caso no próximo ano).

Instituir feriado nas vésperas, não creio que seja solução... continuaríamos com injustiças e desigualdades, desta vez entre trabalhadores de horários normais vs trabalhadores de serviços e empresas que funcionam 7d/semana. Que é, por exemplo, o meu caso.
Para agravar, o estado e empresas ainda gastariam mais em prémios de feriado (se bem que estes agora são bem mais pequenos).

bazofio Escreveu:Quem quer simplesmente punha um dia de férias como muito boa gente tem de fazer.

bboniek00 Escreveu:Se querem estar com a famiilia usem as vossas feerias. Ee para isso que elas existem.

É muito fácil dizer isso, mas não é assim tão simples:

Registado: 19/4/2007 18:26

Xissa ! Soo querem fins-de-semana e fins-de-mees...

por bboniek33 » 29/11/2012 23:00

Espero que este Governo, executivo forte e resoluto, um gabinete de gente de princiipios bem definidos e blindado a pressoes e interesses particulares, ponha fim a esse haabito terriivel de tolarancias e o catano.

Se querem estar com a famiilia usem as vossas feerias. Ee para isso que elas existem.

Deixem-se de penduranc,os e pedinchices: a Nacao precisa de rigor !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por bazofio » 29/11/2012 22:52

Alguém consegue explicar porque é que quem tem tanta necessidade de ter esses dias para estar com a familia não utiliza os dias de férias a que tem direito?
Então andamos aqui todos a fazer sacrificios, a trabalhar mais dias por menos dinheiro e depois chega-se a esta altura e é isto? Sim a familia é importante, mas quem tem de passar a vespera de natal ou a passagem de ano a trabalhar não tem familia? Mas andam uns a bolir para outros é? Quem quer simplesmente punha um dia de férias como muito boa gente tem de fazer.

Que me$&# de país este........

Registado: 15/4/2011 11:50

por cbslbstr » 29/11/2012 21:41

Las_Vegas Escreveu:Eu acho ridículo no actual contexto nacional andar com estas brincadeiras.

Aproveito para enviar uma saudação muito especial ao governo de um país que a meio do processo de recuperação da falência dá borlas a si e as seus empregados.

O exemplo vem de cima.
É realmente incompreensível esta medida. Por mais teorias que tentem arranjar para desculpabilizar o injustificável.
Mas políticos serão sempre políticos. São o cancro deste País, não há solução.

Registado: 19/2/2007 21:50

por Las_Vegas » 29/11/2012 21:01

Eu acho ridículo no actual contexto nacional andar com estas brincadeiras.

Com tradição de défices em tudo, nada como uns dias a coçar a micose para manter a média.

Aproveito para enviar uma saudação muito especial ao governo de um país que a meio do processo de recuperação da falência dá borlas a si e as seus empregados.

O exemplo vem de cima.

Vão mas é todos cavar batatas

Registado: 4/11/2002 23:12

por MarcoAntonio » 29/11/2012 21:00

Elias Escreveu:Importância?

Acho que não viste bem o meu post. Eu não elaborei sobre a "importância", elaborei sobre a "justiça" desta medida.

A importância está implícita nesta passagem, é o que está subjacente a esta aferição que cobres aqui sobre o dever de trabalhar ou não nestes dias:

Elias Escreveu: "Se a população considera que nesses dias não se deve trabalhar (por causa do Natal, da família, das festas, das idas para a terra, etc - tudo justificações legítimas e defensáveis) - então que se legisle no sentido de esses dias passarem a ser feriados nacionais.

Se quiseres substituir importância por relevância ou qualquer outro conceito semelhante, estás à vontade, mas nesta aferição estará sempre subjacente uma avaliação qualitativa deste género.

Elias Escreveu:Sublinho mais uma vez: eu não sou contra que se declare feriados os dias 24 e 31 de Dezembro, por mim até podiam transferir outros feriados quaisquer para lá. Eu sou é contra esta política de tolerâncias de ponto, que promove a injustiça.

Eu nunca achei nada disto crítico como expus acima mas também como já referi, é apenas a minha opinião e entendo que tenhas outra opinião.

O que critico/criticava era a facilidade excessiva com que o Estado vinha atribuindo tolerâncias de ponto e sou a favor da sua redução, como já escrevi neste e noutros tópicos. Não sou um promotor da sua extinção total seja no Estado seja no Privado.

Elias Escreveu:Eu só te pergunto: achas isso justo?

Conforme já disse um par de vezes, nunca me incomodou e eu já estive na posição de ter de decidir n vezes se atribuia tolerância ou não (e se alguma coisa via nesta flexibilidade uma vantagem). Não é algo a que atribua a relevância que tu atribuis nem pouco mais ou menos mas como digo, respeito que tu tenhas outro entendimento sobre o tema, nem todos atribuimos relevância às mesmas coisas o que é perfeitamente normal.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/11/2012 21:01, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 29/11/2012 20:52

MarcoAntonio Escreveu:Importância é algo relativo (algo que curiosamente costumas notar e sublinhar a propósito de n temas)

Importância?

Acho que não viste bem o meu post. Eu não elaborei sobre a "importância", elaborei sobre a "justiça" desta medida.

MarcoAntonio Escreveu:o estabelecimento de (novos) feriados iria implicar custos e ineficiencias adicionais.

Pois é... então vamos todos fingir que não é feriado. Vamos fingir que é um dia útil, vamos fingir que é um dia igual aos outros (aliás: dois dias úteis). Vamos decretar que em Portugal se reduz o número de feriados, para aumentar a produtividade.

Mas atenção: nada de mexer em certos benefícios - os FP continuam a ter direito a mais feriados que os privados, isso é um "direito adquirido" e aí ninguém mexe.

Sublinho mais uma vez: eu não sou contra que se declare feriados os dias 24 e 31 de Dezembro, por mim até podiam transferir outros feriados quaisquer para lá. Eu sou é contra esta política de tolerâncias de ponto, que promove a injustiça e a desigualdade.

Aliás eu escrevi há tempos no tópico dos feriados que era (e sou) contra a redução / eliminação de quaisquer feriados enquanto continuar a haver tolerâncias de ponto.

Eu só te pergunto: achas isso justo?

por MarcoAntonio » 29/11/2012 20:24

Elias Escreveu:Sempre fui, e continuarei a ser, contra qualquer tolerância de ponto.

Se a população considera que nesses dias não se deve trabalhar (por causa do Natal, da família, das festas, das idas para a terra, etc - tudo justificações legítimas e defensáveis) - então que se legisle no sentido de esses dias passarem a ser feriados nacionais.

Importância é algo relativo (algo que curiosamente costumas notar e sublinhar a propósito de n temas) e o estabelecimento de (novos) feriados iria implicar custos e ineficiencias adicionais. O sector privado decide também ele na generalidade destes dias (em que tipicamente o Estado atribui tolerâncias de ponto ou pelo menos em parte deles) quando deve encerrar ou não e está bem assim, francamente nunca vi nisso qualquer problema.

Eu pelo menos nunca tive qualquer problema, enquanto patrão no privado em atribuir tolerâncias de ponto em dias que não eram feriado. O facto de poder decidir nestes dias de importância relativa se se atribui tolerância de ponto ou não vejo-o se alguma coisa como uma vantagem (dado que pode ser atribuido ou não em virtude das circunstâncias locais ou temporais) e acharia uma péssima solução transforma-los em feriado só porque há quem (no privado ou no estado disponha por vezes ou sempre de tolerâncias em determinados dias). Péssima mesmo pois implica(ria) a criação de novos feriados (para toda a gente) onde actualmente se aplicam regras flexíveis dependendo de necessidades locais/temporais. Se alguma coisa, Portugal tem/tinha excesso de feriados e não falta...

O que escrevi reflecte naturalmente apenas a minha opinião. O facto de achar que é uma má sugestão não significa que não respeite ou não entenda até que tu tenhas outra perspectiva sobre o tema como é óbvio.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 29/11/2012 20:23

sevenairam Escreveu:Penso que a tolerância costuma ser apenas da parte de tarde. Este ano é todo o dia porque o Natal é á terça

Negativo.

A tolerância costuma ser o dia todo no dia 24. Costuma ser da parte da tarde no dia 31.

Este ano é o dia todo em ambos os dias.

E a justificação é por ser terça, no ano que vem a justificação será porque é quarta...

sevenairam Escreveu:o Governo não acha justo que os funcionários tivessem que trabalhar de manhã enquanto outros não trabalhavam

Mas se forem os privados a ter que trabalhar nesse dia para que os funcionários a quem o governo generosamente deu tolerância de ponto poderem ir descansadamente fazer as suas compras de última hora, aí o conceito de justiça não será igual, parece-me... :evil:

sevenairam Escreveu:Mas aí está a justificação é por ser festa de familia.

Xiii, pois é, tens toda a razão! Esqueci-me que os privados não têm família e por isso não precisam de festejar o Natal... :oops:

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Doreen, Dragon56, Google [Bot], jprgodinho, nicoo, psandrade e 41 visitantes