OFF TOPIC Tolerancia Ponto 24 e 31 Dez
Elias Escreveu:Sempre fui, e continuarei a ser, contra qualquer tolerância de ponto.
Se a população considera que nesses dias não se deve trabalhar (por causa do Natal, da família, das festas, das idas para a terra, etc - tudo justificações legítimas e defensáveis) - então que se legisle no sentido de esses dias passarem a ser feriados nacionais.
O que não faz sentido - e não é justo - é que, recorrentemente, esses dias sejam feriados "de facto" para uns e não o sejam para outros.
Acresce que em Março passado o discurso do governo era outro:
Governo só dá tolerância de ponto a 24 de dezembro
por Lusa
15 março 2012
Em 2012 Executivo de Pedro Passos Coelho decidiu não dar tolerância de ponto na quinta-feira santa.
"A decisão do Governo é que durante o ano de 2012 não haverá tolerâncias de ponto à exceção do dia 24 de dezembro", anunciou o secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes.
Segundo Marques Guedes, que falava aos jornalistas na conferência de imprensa realizada no final da reunião semanal do conselho de ministros, a tolerância será "o dia todo".
"O dia é uma segunda-feira -- o Natal é numa terça-feira - e a tolerância de ponto será em todo o dia 24, porque parece ao Governo que não faria muito sentido que no fim-de-semana parte das famílias pudessem reunir-se, aqueles que trabalham para o Estado na segunda-feira tivessem que vir trabalhar e só na segunda-feira à hora de almoço pudessem reunir-se às suas famílias", explicou Marques Guedes, reforçando que apesar do ano de 2012 ser "particularmente difícil" para o setor público, "o Natal é uma festa da família".
http://www.dn.pt/politica/interior.aspx ... id=2363809
Estou em crer que no próximo ano vão dar tolerância a 24 de Dezembro, uma vez que calha a uma terça
Penso que a tolerância costuma ser apenas da parte de tarde. Este ano é todo o dia porque o Natal é á terça e o Governo não acha justo que os funcionários tivessem que trabalhar de manhã enquanto outros não trabalhavam ??!!! Mas aí está a justificação é por ser festa de familia.
Já agora : desde quando acreditas em Políticos ?
--- Marco : Eu entendi o que escreveu, apenas acho que o facto de haver poucos "clientes" nos serviços não é um motivo válido para muitos dos serviços, pois existe muito trabalho que pode ser feito sem clientes ( eu tenho um negócio e nos tempos "mortos" na realidade faço muito trabalho pois tenho sempre coisas para tratar).
- Registado: 28/7/2011 13:58
Sempre fui, e continuarei a ser, contra qualquer tolerância de ponto.
Se a população considera que nesses dias não se deve trabalhar (por causa do Natal, da família, das festas, das idas para a terra, etc - tudo justificações legítimas e defensáveis) - então que se legisle no sentido de esses dias passarem a ser feriados nacionais.
O que não faz sentido - e não é justo - é que, recorrentemente, esses dias sejam feriados "de facto" para uns e não o sejam para outros.
Estou em crer que no próximo ano vão dar tolerância a 24 de Dezembro, uma vez que calha a uma terça
Governo só dá tolerância de ponto a 24 de dezembro
por Lusa
15 março 2012
Em 2012 Executivo de Pedro Passos Coelho decidiu não dar tolerância de ponto na quinta-feira santa.
"A decisão do Governo é que durante o ano de 2012 não haverá tolerâncias de ponto à exceção do dia 24 de dezembro", anunciou o secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes.
Segundo Marques Guedes, que falava aos jornalistas na conferência de imprensa realizada no final da reunião semanal do conselho de ministros, a tolerância será "o dia todo".
"O dia é uma segunda-feira -- o Natal é numa terça-feira - e a tolerância de ponto será em todo o dia 24, porque parece ao Governo que não faria muito sentido que no fim-de-semana parte das famílias pudessem reunir-se, aqueles que trabalham para o Estado na segunda-feira tivessem que vir trabalhar e só na segunda-feira à hora de almoço pudessem reunir-se às suas famílias", explicou Marques Guedes, reforçando que apesar do ano de 2012 ser "particularmente difícil" para o setor público, "o Natal é uma festa da família".
Questionado sobre os feriados, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros lembrou que a se trata de matéria que tem que ver com o Código de Trabalho, estando a decisão neste momento "nas mãos da Assembleia da República".
Habitualmente o Governo concedia tolerância de ponto à administração pública na 'quinta-feira santa', véspera de Natal e véspera de Ano Novo, além do dia de Carnaval.

- Registado: 5/11/2002 12:21
O facto de ser dias de família importantes não é suficiente per se. Nestes "dias de Familia, muito importantes" (o que é de resto uma avaliação substancialmente subjectiva e que teriamos de discutir em detalhe em que medida se aplicam em cada caso ao Natal, Ano Novo, Páscoa, Carnaval, etc) há quem no sector privado disponha dessa faculdade, há também muito quem não disponha. A diferença? Essencialmente esta: há patrões para quem a perda de negócio nesse dia é relevante em virtude da procura que existe, há patrões para quem não é e onde inclusivamente estar aberto poderá representar um custo adicional.
Eu já geri um negócio privado aberto ao público há anos atrás e durante um período considerável (perto de uma década). Com frequência atribui tolerância parcial ou total nem dias semelhantes a aqueles em que se pratica tolerância de ponto na função pública porque e quando não fazia sentido estar aberto (na verdade foi sempre decidido caso a caso).
Eu já geri um negócio privado aberto ao público há anos atrás e durante um período considerável (perto de uma década). Com frequência atribui tolerância parcial ou total nem dias semelhantes a aqueles em que se pratica tolerância de ponto na função pública porque e quando não fazia sentido estar aberto (na verdade foi sempre decidido caso a caso).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:sevenairam Escreveu:( Nota Importante : por acaso até sou a favor da tolerância de ponto, talvez não nos dois dias e apenas cada funcionário escolher um dos dias)
Eu também me inclino para dizer que esta era provavelmente uma solução mais sensata, especialmente no contexto actual.
A tua citação ao meu post confere infelizmente uma carga diferente ao meu post com a qual não me sinto particularmente confortável. Parece que eu escrevi uma coisa diferente da que realmente escrevi, tendo em conta a tua resposta. Defender tolerâncias de ponto é demasiado genérico, na verdade e como disse/escrevi eu sou a favor da redução de tolerâncias de ponto.
Sim, claro defendes-te redução. Achei curiosa foi a justificação para se dar a tolerância de ponto nestes dias. Para mim a justificação de dar tolerância nestes dias é mais singela : dias de Familia, muito importantes.
sevenairam Escreveu:( Nota Importante : por acaso até sou a favor da tolerância de ponto, talvez não nos dois dias e apenas cada funcionário escolher um dos dias)
Eu também me inclino para dizer que esta era provavelmente uma solução mais sensata, especialmente no contexto actual.
A tua citação ao meu post confere infelizmente uma carga diferente ao meu post com a qual não me sinto particularmente confortável. Parece que eu escrevi uma coisa diferente da que realmente escrevi, tendo em conta a tua resposta. Defender tolerâncias de ponto é demasiado genérico, na verdade e como disse/escrevi eu sou a favor da redução de tolerâncias de ponto.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Pois, queria ver os hipers, os shoppings e as lojas fechadas dia 24 e ver se diziam o mesmo.
Sim, mas o Estado não tem shoppings e hipers e lojas só se for as do cidadão. O facto é que há privados que também fecham nesta ocasião e em algumas circunstâncias isso até pode representar uma poupança económica uma vez que se reduzem alguns custos.
Eu acho que se devem reduzir as tolerâncias de ponto, o que se verificava antes era de facto um exagero. Daí a anular todas as tolerâncias, vai uma certa diferença. Especialmente da parte da tarde, na véspera de natal e ano nova há muito serviço com afluência muito, muito baixa que faz pouco sentido estar aberto. Aliás, mais para o final da tarde na véspera de natal até as lojas já estão às moscas coisa que eu já atestei por diversas vezes pois tenho alguma tendência para ter sempre mais umas compras de última hora e mesmo estas fecham em muitos casos mais cedo, praticando também alguma tolerância de ponto, depende um pouco de onde estão situadas.
Não entremos em exageros desmedidos só porque temos um ódio de estimação aos funcionários públicos...
Por acaso eu até nem tenho ódio aos funcionários públicos. ( Estive 6 meses a trabalhar num notário e, acreditem, trabalhava-se lá bastante).
Mas, desculpem-me, não entendo o porquê de se defender a tolerância de ponto com o argumento que os serviços não terão movimento que justifique estar aberto.
Ex: os trabalhadores de impostos não podem fazer nada nesses dias, mesmo que não tenham "clientes" ? Não há documentos para despachar, não há processos para analisar ? Se calhar esses dias até seriam mais produtivos pois não seriam interrompidos muitas vezes.
Os Funcionários da Segurança Social não podem fazer o mesmo nesses dias ?
E por aí adiante.
( Nota Importante : por acaso até sou a favor da tolerância de ponto, talvez não nos dois dias e apenas cada funcionário escolher um dos dias)
Quando os deveres do publico forem iguais aos do privado;falo de acabarem com a ADSE, passarem a reforma para os tais 65 anos e trabalharem 40 horas semanais, e poderem ser despedidos quando se entenda que os serviços estão sobre-dimensionados,tal como acontece aos demais, ai sim, concordo que os Funcionários públicos de forma regulada e não por capricho politico, sejam mimados como os restantes trabalhadores.As pessoas não são de pau!Nem de ferro. São seres humanos.Em algumas empresas também por lá há infantários; de modo a aumentar o grau de satisfação dos seus funcionários.Fazem saídas de grupo de modo a desenvolverem a motivação e o trabalho em equipa.Etc Determinadas manobras dilatorias, afastadas do "objecto" principal da empresa podem funcionar como elementos que visam o aumento da motivação.Não vejo porque não.
Agora, enquanto se tratar o funcionalismo publico como uma estripe de privilegiados, em que mercê desse tratamento, quando tal neste país tudo emigra à conta do buraco nas contas publicas, e por cá somente ficam os funcionários públicos a servirem os demais funcionários públicos, enquanto isso acontecer, estas fifias, dadas nas Festas e Pontes só vão somar à injustiça existente ainda mais injustiça.
Agora, enquanto se tratar o funcionalismo publico como uma estripe de privilegiados, em que mercê desse tratamento, quando tal neste país tudo emigra à conta do buraco nas contas publicas, e por cá somente ficam os funcionários públicos a servirem os demais funcionários públicos, enquanto isso acontecer, estas fifias, dadas nas Festas e Pontes só vão somar à injustiça existente ainda mais injustiça.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Re: OFF TOPIC Tolerancia Ponto 24 e 31 Dez
Las_Vegas Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Vigilantes, médicos, enfermeiros, operários, controladores aéreos, etc, etc e porquê?? Porque a sua atividade assim o exige. Por isso, não te preocupes, não estarás sozinho.
A actividade assim o exige.
Treta !
E na adminstração publica? Nos tribunais por exemplo, nas camaras municipais ... nas escolas ... etc etc etc
Está tudo em dia?
E, quer seja no privado ou público, é numa segunda-feira, entre o fds e o dia de natal que o trabalho que não está em dia vai ficar feito? obviamente que tu consideras que sim, eu considero que não.
As pessoas têm que ser responsabilizadas pelo seu trabalho, serem produtivas durante o ano todo e a existirem problemas não é numa véspera de natal, numa segunda-feira que vai fazer diferença.
E sendo possível parar, aposto que na quarta-feira o trabalhador vem com outra disponibilidade que se tiver que ir trabalhar, sem ser algo indispensável, nessa segunda-feira.
- Registado: 17/10/2010 19:32
Lion_Heart Escreveu:Pois, queria ver os hipers, os shoppings e as lojas fechadas dia 24 e ver se diziam o mesmo.
Sim, mas o Estado não tem shoppings e hipers e lojas só se for as do cidadão. O facto é que há privados que também fecham nesta ocasião e em algumas circunstâncias isso até pode representar uma poupança económica uma vez que se reduzem alguns custos.
Eu acho que se devem reduzir as tolerâncias de ponto, o que se verificava antes era de facto um exagero. Daí a anular todas as tolerâncias, vai uma certa diferença. Especialmente da parte da tarde, na véspera de natal e ano nova há muito serviço com afluência muito, muito baixa que faz pouco sentido estar aberto. Aliás, mais para o final da tarde na véspera de natal até as lojas já estão às moscas coisa que eu já atestei por diversas vezes pois tenho alguma tendência para ter sempre mais umas compras de última hora e mesmo estas fecham em muitos casos mais cedo, praticando também alguma tolerância de ponto, depende um pouco de onde estão situadas.
Não entremos em exageros desmedidos só porque temos um ódio de estimação aos funcionários públicos...
MiamiBlueHeart Escreveu:Vigilantes, médicos, enfermeiros, operários, controladores aéreos, etc, etc e porquê?? Porque a sua atividade assim o exige. Por isso, não te preocupes, não estarás sozinho.
A actividade assim o exige.
Treta !
E na adminstração publica? Nos tribunais por exemplo, nas camaras municipais ... nas escolas ... etc etc etc
Está tudo em dia?
Camisa Roxa Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Tirando determinadas áreas com as suas particulares vicissitudes, com o feriado numa terça e, havendo a reunião de família no jantar da véspera, pessoalmente, não faz sentido trabalhar no dia 24.
as férias são para quê?
Restrinjo o meu comentário a dizer que uma Gestão de pessoas moderna, e sendo possível, é muito mais vantajoso para a empresas (quer seja pública ou privada) dar a folga que obrigar a trabalhar os trabalhadores a vir trabalhar numa segunda-feira, antes do Natal.
Las_Vegas Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Podem faltar!
Pois mas se assim for ficam sem os €.
Então não faltam e Vergam a mola como os outros, qual é a dúvida?
Eu não tenho duvida nenhuma.
Nunca tive duvidas que a cena dos feriados é só treta.
Las_Vegas Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Haja bom-senso.
O Natal é o feriado da família, milhares de portugueses viajam centenas de km para estarem com os seus familiares - por isso, faz algum sentido trabalhar na segunda-feira, véspera de Natal??
Haja o mínimo de bom-senso e razoabilidade, as empresas e os Estado gerem pessoas - que supostamente devem ser os seus mais valiosos ativos.
Eu vou trabalhar no dia 24 e 25 e à noite janto com a família ...
espero que não me caia nenhum braço ou entre em depressão com o sacrifício.
É incrível a alergia que a palavra trabalho provoca numa série de gente.
O mais giro é serem sempre os empregados de um estado falido os que mais berram.
Muito bem, vais tu e muitos outros milhares de portugueses.
Vigilantes, médicos, enfermeiros, operários, controladores aéreos, etc, etc e porquê?? Porque a sua atividade assim o exige. Por isso, não te preocupes, não estarás sozinho.
MiamiBlueHeart Escreveu:Tirando determinadas áreas com as suas particulares vicissitudes, com o feriado numa terça e, havendo a reunião de família no jantar da véspera, pessoalmente, não faz sentido trabalhar no dia 24.
as férias são para quê?

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
alexandre7ias Escreveu:Podem faltar!
Então não faltam e Vergam a mola como os outros, qual é a dúvida?
MiamiBlueHeart Escreveu:nuuuno Escreveu:1 governo que corta feriados em nome da produtividade, que pede sacrificios para aumentar produtividade, e depois vem dár tolerancia de ponto aos seus empregados, é no minimo, DESIGUAL.
enfim...http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... embro.html
Haja bom-senso.
O Natal é o feriado da família, milhares de portugueses viajam centenas de km para estarem com os seus familiares - por isso, faz algum sentido trabalhar na segunda-feira, véspera de Natal, se não houver mesmo necessidade - quer seja do público ou privado??
Haja o mínimo de bom-senso e razoabilidade, as empresas e os Estado gerem pessoas - que supostamente devem ser os seus mais valiosos ativos.
Podem faltar!
MiamiBlueHeart Escreveu:Haja bom-senso.
O Natal é o feriado da família, milhares de portugueses viajam centenas de km para estarem com os seus familiares - por isso, faz algum sentido trabalhar na segunda-feira, véspera de Natal??
Eu vou trabalhar no dia 24 e 25 e à noite janto com a família ...
espero que não me caia nenhum braço ou entre em depressão com o sacrifício.
É incrível a alergia que a palavra trabalho provoca numa série de gente.
O mais giro é serem sempre os empregados de um estado falido os que mais berram.
Editado pela última vez por Las_Vegas em 29/11/2012 18:33, num total de 1 vez.
Lion_Heart Escreveu:Pois, queria ver os hipers, os shoppings e as lojas fechadas dia 24 e ver se diziam o mesmo.
Podias dizer o contrário, qual seria o movimento dos hiper e shoppings com privado e público a trabalhar a 100%..
Tirando determinadas áreas com as suas particulares vicissitudes, com o feriado numa terça e, havendo a reunião de família no jantar da véspera, pessoalmente, não faz sentido trabalhar no dia 24.
nuuuno Escreveu:1 governo que corta feriados em nome da produtividade, que pede sacrificios para aumentar produtividade, e depois vem dár tolerancia de ponto aos seus empregados, é no minimo, DESIGUAL.
Haja bom-senso.
O Natal é o feriado da família, milhares de portugueses viajam centenas de km para estarem com os seus familiares - por isso, faz algum sentido trabalhar na segunda-feira, véspera de Natal, se não houver mesmo necessidade - quer seja do público ou privado??
Editado pela última vez por MiamiBlue em 29/11/2012 18:09, num total de 1 vez.
nuuuno Escreveu:1 governo que corta feriados em nome da produtividade, que pede sacrificios para aumentar produtividade, e depois vem dár tolerancia de ponto aos seus empregados, é no minimo, DESIGUAL.
Provavelmente o estado tal como a maioria das empresas só têm a ganhar em fechar as portas nesses dias, parece-me que o comércio e a indústria pesada (grandes linhas de produção - se tiverem a carteira de encomendas acima de 100%) serão os únicos ramos de atividade a produzir positivamente nesses dias.
Quanto aos serviços do estado, a poupança nos gastos energéticos deve ser bem compensatória, quanto a ti não sei, mas eu trato da maior parte dos meus assuntos com o estado na internet mas nas poucas coisas que tenho de tratar ao balcão não o farei na vespera de natal ou passagem de ano certamente, posso estar enganado mas penso que como eu farão a maioria dos portugueses!!!!
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Poupa-se em despesas de funcionamento e alimentação em dias em que a mente do trabalhador está mais na sua família do que no serviço...
...além de que dá tempo para irem às ultimas compras, o que é bom para o negócio privado (que lhes paga os vencimentos).
Mesmo sem estes motivos, acho muito bem. O Natal deve ser celebrado com qualidade.

...além de que dá tempo para irem às ultimas compras, o que é bom para o negócio privado (que lhes paga os vencimentos).
Mesmo sem estes motivos, acho muito bem. O Natal deve ser celebrado com qualidade.

OFF TOPIC Tolerancia Ponto 24 e 31 Dez
1 governo que corta feriados em nome da produtividade, que pede sacrificios para aumentar produtividade, e depois vem dár tolerancia de ponto aos seus empregados, é no minimo, DESIGUAL.
- Registado: 10/11/2011 10:05
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Doreen, Dragon56, Ferreiratrade, jprgodinho, Opcard, paulopereira.pp36.pp, TTM62 e 48 visitantes