Carteira JAS - Semana 33
20 mensagens
|Página 1 de 1
Tas a começar bem e com muito gás.
Continuação de bom ano
- Registado: 5/11/2002 2:29
Carteira JAS - Semana 33 - update 2
JAS Escreveu: Nas condições actuais quando a PTC sobe a rentabilidade dispara...
Outro dia positivo para a Carteira que hoje ganhou mais de 2% com o PSI a atingir um novo máximo histórico (desde que a Carteira existe).
Dada a necessidade de separar os anos fiscais a Carteira irá ser posta a zeros para o novo ano de 2004.
Sendo assim este ano está encerrado com uma rentabilidade de 20,69% (em 36 semanas) contra uma rentabilidade homóloga do PSI de 20,38%.
Um verdadeiro empate coisa que devo considerar um péssimo resultado.
BCP
JAS Escreveu: O BCP não subiu até à data que me interessava e, sendo assim, foi uma jogada de poker em que faltou a última carta favorável. O adversário teve melhor jogo e eu perdi.
O chato da questão é que o dinheiro só é devolvido dentro de 3 dias úteis. Seria o cúmulo do azar se a notícia sair na próxima semana e antes de eu poder iniciar um novo trade...
Finalmente já me devolveram a massa...
O BCP continua sossegado apesar de ter ganho 0,01 com um forte volume.
Tinha reforçado mais, de manhã a 1,76, mas acabei por vender uma parte no fecho a 1,77.
Cotação=1,77 > MME.5=1,766 > MME.15=1,756
PTC
JAS Escreveu: Com a PTC a comprar Acções Próprias, ou só a ameaçar comprar, o caminho está traçado.
Este está a ser um trade muito rentável e onde tenho acertado nos movimentos parciais.
Na 2ª feira reduzira a posição com vendas significativas do warrant 7040I a 0,30, hoje de manhã recomprei cerca de 60% dessas vendas ao preço médio de 0,273 e acabei por vender uma parte a 0,30 outra vez...
No 7039P, que tinha vendido a 0,85, recomprei-os a 0,82.
Cotação=7,98 > MME.5=7,922 > MME.15=7,825
W7039P=0,82
W7040I=0,29
SEM
JAS Escreveu: voltou às subidas e com bastante volume... Será outra JMT?
A cotação recuperou e eu diminuí ligeiramente a posição.
Cotação=3,60 < MME.5=3,604 < MME.15=3,610
TDU
JAS Escreveu: Confirmou-se que a TDU vai sair do PSI. Parece que estar no PSI ou fora dele não afecta muito.
No dia da saída a queda foi grande exactamente no fecho da sessão.
Mantive a posição que é muito reduzida.
Cotação=0,75 < MME.5=0,770 < MME.15=0,784
A carteira ficou com a composição indicada no quadro abaixo.
JAS
- Anexos
-
- c33-2.jpg (77.22 KiB) Visualizado 875 vezes
Boas tardes,
Jas,
Um post ao nivel daqueles que nos habituaste.
Relativamente aos Warrants apenas digo que é um "jogo muito complicado"...muita atenção com este activo financeiro e considerem sempre todas as variáveis incluindo as "humanas" (Market Makers)
Patinha,
Thanks pelo elogio. Faço por não ser pequenino..
Um abraço e um excelente 2004 para toda esta malta do Caldeirão
Small Caps
Jas,
Um post ao nivel daqueles que nos habituaste.
Relativamente aos Warrants apenas digo que é um "jogo muito complicado"...muita atenção com este activo financeiro e considerem sempre todas as variáveis incluindo as "humanas" (Market Makers)

Patinha,
Thanks pelo elogio. Faço por não ser pequenino..

Um abraço e um excelente 2004 para toda esta malta do Caldeirão
Small Caps
Obrigado JAS
Caro JAS,
Muito obrigado pela sua excelente explicação sobre os Warrants.
VOTOS PARA SI E PARA OS SEUS DE UM BOM 2004 COM BONS INVESTIMENTOS
Obrigado
Muito obrigado pela sua excelente explicação sobre os Warrants.
VOTOS PARA SI E PARA OS SEUS DE UM BOM 2004 COM BONS INVESTIMENTOS
Obrigado
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Pela minha parte....vou continuar a beber o meu....Dimple
...mas com gelo
Simplesmente ..... lindo
Um abraço eeeeeeeee
Cmpts

Simplesmente ..... lindo
Um abraço eeeeeeeee
Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
o que são Warrants
Historicamente os Warrants nasceram no seculo XVIII e destinavam-se a garantir um determinado preço, ao produtor ou ao comprador, em determinada data. Por exemplo um agricultor só semeava se tivesse alguém que lhe garantisse que comprava a determinado preço na data da colheita.
Em 1973 foi criado o CBOE (Chicago Board Options Exchange) com o objectivo prioritário de transiccionar opções e, a partir daí, surgiram diversas praças financeiras espalhadas pelo mundo.
Em Portugal este segmento de mercado só surgiu em Outubro de 2000.
Em termos de bolsa um Warrant é um produto financeiro, indexado a um activo (acções ou índices), cujo comportamento depende da evolução desse mesmo activo.
Confere ao seu detentor o direito (mas não a obrigação) de comprar (Call Warrant) ou de vender (Put Warrant) o activo subjacente ao preço inicialmente contratado e numa data pré-fixada.
Por exemplo falemos do Call Warrant 7040I:
O activo subjacente é a PTC. O preço contratado é 8,00 euros (Strike) e a data pré-fixada é 22Mar04 (data de maturidade). A paridade é 1 (o que quer dizer que a 1 Warrant corresponde 1 título).
O emitente é o Citibank o qual é obrigado a manter permanentemente (ou quase...) ordens de compra e ordens de venda de forma a assegurar a liquidez. Entre a compra e a venda há uma diferença de 1 ou 2 centimos.
Portanto quem comprar este Warrant fica com o direito de, na data pré-fixada, adquirir 1 acção da PTC ao preço de 8,00 esteja ela ao preço que estiver.
Para simplificar a questão este warrant (e quase todos) tem liquidação financeira pelo que em vez de recebermos 1 título (pagando os 8,00 euros) iremos receber a diferença entre a cotação do título na data da maturidade e o strike (8,00 neste caso).
Se a diferença fôr negativa não recebemos nada.
Quanto pagamos por esta opção é a pergunta que agora convém responder...
Se no final recebemos "a diferença" é natural que uma das componentes tenha a ver com isso e constitui o chamado valor intrínseco.
Valor intrínseco = cotação PTC - 8,00
(neste caso o valor actual é zero pois a diferença dá negativa)
A segunda componente, que se chama valor temporal, tem a ver com a probabilidade do activo estar acima do strike na data da maturidade. Esta probabilidade aumenta com a volatilidade do título. É facil de perceber que a incerteza diminui ao aproximar-se essa data pelo que o valor temporal vai tendendo para zero. No final só há valor intrínseco pois não há incerteza.
Actualmente o 7040I está cotado a 0,28/0,29 com a PTC a 7,90.
(em todos os sites há calculadoras que nos permitem calcular o preço teórico do warrant em função da cotação do activo subjacente e da data)
Aparentemente comprar este warrant a 0,29 parece um perfeito disparate pois só ganharíamos dinheiro se a PTC estivesse acima de 8,29 na data de maturidade...
Mas não é bem assim pois podemos transaccioná-lo em qualquer altura.
Por exemplo, indo à calculadora, vemos que a sua cotação no dia 05 Jan será:
PTC=7,90 --> W=0,26/0,27
PTC=7,95 --> W=0,29/0,30
PTC=8,05 --> W=0,34/0,35
Analisando os números salta à vista que se a PTC lateralizar nos 7,90 não devemos manter o warrant pois ele perde valor temporal(comprávamos hoje a 0,29 e venderíamos a 0,26).
Para pequenas subidas de 1% (7,90 para 7,95) também não ganhamos nada pois a diferença entre compra e venda e a diminuição do valor temporal levam-nos tudo (comprávamos hoje a 0,29 e venderíamos a 0,29).
Mas, se numa semana, a PTC subir 1,9% o warrant amplia substancialmente os lucros pois ganhamos 17,2%(0,29 para 0,34).
Não esquecer que se descer o prejuízo também é fortemente ampliado...
Portanto os warrants só são adequados quando prevemos uma subida rápida e com alguma amplitude.
Voltemos ao exemplo anterior e suponhamos que a nossa previsão é que a PTC suba de 7,90 para 8,05 até ao dia 05JAN. Comparemos lucros para investimentos idênticos em acções e em warrants.
Compra:
1000 PTC x 7,90 x 1,0025= 7.919,75
27.240 W x 0,29 x 1,0025= 7.919,35
Venda:
1000 PTC x 8,05 x 0,9975= 8.029,87
27.240 W x 0,34 x 0,9975= 9.238,45
Lucros Líquidos:
Acções 110,12 (1,39%)
Warrants 1319,10 (16,66%)
Neste exemplo ampliámos fortemente os lucros mas o risco também subiu na mesma proporção!
Para limitarmos o risco, assegurando os mesmos euros de lucro, bastaria comprar cerca de 2300 Warrants. Ou seja investindo menos de 10%, do que teríamos que fazer comprando acções, asseguramos os mesmos euros de lucro.
No caso do Warrant 7039P o strike é 7,50, a maturidade também é em Março e o emitente é o BCP.
O risco de valer zero na data de maturidade é menor... A cotação actual de 0,82 é composta por valor intríseco=0,40 e valor temporal=0,42.
É melhor ficar por aqui...
JAS
Em 1973 foi criado o CBOE (Chicago Board Options Exchange) com o objectivo prioritário de transiccionar opções e, a partir daí, surgiram diversas praças financeiras espalhadas pelo mundo.
Em Portugal este segmento de mercado só surgiu em Outubro de 2000.
Em termos de bolsa um Warrant é um produto financeiro, indexado a um activo (acções ou índices), cujo comportamento depende da evolução desse mesmo activo.
Confere ao seu detentor o direito (mas não a obrigação) de comprar (Call Warrant) ou de vender (Put Warrant) o activo subjacente ao preço inicialmente contratado e numa data pré-fixada.
Por exemplo falemos do Call Warrant 7040I:
O activo subjacente é a PTC. O preço contratado é 8,00 euros (Strike) e a data pré-fixada é 22Mar04 (data de maturidade). A paridade é 1 (o que quer dizer que a 1 Warrant corresponde 1 título).
O emitente é o Citibank o qual é obrigado a manter permanentemente (ou quase...) ordens de compra e ordens de venda de forma a assegurar a liquidez. Entre a compra e a venda há uma diferença de 1 ou 2 centimos.
Portanto quem comprar este Warrant fica com o direito de, na data pré-fixada, adquirir 1 acção da PTC ao preço de 8,00 esteja ela ao preço que estiver.
Para simplificar a questão este warrant (e quase todos) tem liquidação financeira pelo que em vez de recebermos 1 título (pagando os 8,00 euros) iremos receber a diferença entre a cotação do título na data da maturidade e o strike (8,00 neste caso).
Se a diferença fôr negativa não recebemos nada.
Quanto pagamos por esta opção é a pergunta que agora convém responder...
Se no final recebemos "a diferença" é natural que uma das componentes tenha a ver com isso e constitui o chamado valor intrínseco.
Valor intrínseco = cotação PTC - 8,00
(neste caso o valor actual é zero pois a diferença dá negativa)
A segunda componente, que se chama valor temporal, tem a ver com a probabilidade do activo estar acima do strike na data da maturidade. Esta probabilidade aumenta com a volatilidade do título. É facil de perceber que a incerteza diminui ao aproximar-se essa data pelo que o valor temporal vai tendendo para zero. No final só há valor intrínseco pois não há incerteza.
Actualmente o 7040I está cotado a 0,28/0,29 com a PTC a 7,90.
(em todos os sites há calculadoras que nos permitem calcular o preço teórico do warrant em função da cotação do activo subjacente e da data)
Aparentemente comprar este warrant a 0,29 parece um perfeito disparate pois só ganharíamos dinheiro se a PTC estivesse acima de 8,29 na data de maturidade...
Mas não é bem assim pois podemos transaccioná-lo em qualquer altura.
Por exemplo, indo à calculadora, vemos que a sua cotação no dia 05 Jan será:
PTC=7,90 --> W=0,26/0,27
PTC=7,95 --> W=0,29/0,30
PTC=8,05 --> W=0,34/0,35
Analisando os números salta à vista que se a PTC lateralizar nos 7,90 não devemos manter o warrant pois ele perde valor temporal(comprávamos hoje a 0,29 e venderíamos a 0,26).
Para pequenas subidas de 1% (7,90 para 7,95) também não ganhamos nada pois a diferença entre compra e venda e a diminuição do valor temporal levam-nos tudo (comprávamos hoje a 0,29 e venderíamos a 0,29).
Mas, se numa semana, a PTC subir 1,9% o warrant amplia substancialmente os lucros pois ganhamos 17,2%(0,29 para 0,34).
Não esquecer que se descer o prejuízo também é fortemente ampliado...
Portanto os warrants só são adequados quando prevemos uma subida rápida e com alguma amplitude.
Voltemos ao exemplo anterior e suponhamos que a nossa previsão é que a PTC suba de 7,90 para 8,05 até ao dia 05JAN. Comparemos lucros para investimentos idênticos em acções e em warrants.
Compra:
1000 PTC x 7,90 x 1,0025= 7.919,75
27.240 W x 0,29 x 1,0025= 7.919,35
Venda:
1000 PTC x 8,05 x 0,9975= 8.029,87
27.240 W x 0,34 x 0,9975= 9.238,45
Lucros Líquidos:
Acções 110,12 (1,39%)
Warrants 1319,10 (16,66%)
Neste exemplo ampliámos fortemente os lucros mas o risco também subiu na mesma proporção!
Para limitarmos o risco, assegurando os mesmos euros de lucro, bastaria comprar cerca de 2300 Warrants. Ou seja investindo menos de 10%, do que teríamos que fazer comprando acções, asseguramos os mesmos euros de lucro.
No caso do Warrant 7039P o strike é 7,50, a maturidade também é em Março e o emitente é o BCP.
O risco de valer zero na data de maturidade é menor... A cotação actual de 0,82 é composta por valor intríseco=0,40 e valor temporal=0,42.
É melhor ficar por aqui...
JAS
Pata Muchas gracias
Dear Pata,
Obrigado pela explicação sobre os small caps, um verdadeiro mimo.
quanto ao drambuie bom proveito,e muito bom gosto
e agora JAS que venham os warrants...
Obrigado a todos
Obrigado pela explicação sobre os small caps, um verdadeiro mimo.
quanto ao drambuie bom proveito,e muito bom gosto
e agora JAS que venham os warrants...

Obrigado a todos
small caps é um menino que de pequenino tem muito pouco mas de quem todos gostamos muito neste fórum. Fora isso, é um diminutivo para empresas de pequenas capitalizações bolsistas, vulgo, minorcas, empresas que transaccionam pouco, cujo valor das acções no mercado multiplicado pelo preço, é pequenito.
Claro que dependendo do critério de cada um, há acções que são consideradas small caps mesmo não o sendo por outros padrões. A cofina é o meu exemplo preferido. Esstando no psi20, teoricamente nem é uma "capzinha muito minorca", mas eu nunca mais me esquecerei da má ideia que tive de comprar 2000 ou 3000 contos delas há uns tempos e de me ter sentido accionista maioritária
sem conseguir vender aquela "porcaria" sem fazer cair a cotação imenso. Tipo elefante em loja de porcelada. Size does matter e nem sempre é no sentido quanto maior, melhor
.
E como já dei para este peditório, passo a palavra ao mestre jas que terá que se desencrencar com a parte dos warrants que todos esperamos. Venha o drambuie
Claro que dependendo do critério de cada um, há acções que são consideradas small caps mesmo não o sendo por outros padrões. A cofina é o meu exemplo preferido. Esstando no psi20, teoricamente nem é uma "capzinha muito minorca", mas eu nunca mais me esquecerei da má ideia que tive de comprar 2000 ou 3000 contos delas há uns tempos e de me ter sentido accionista maioritária

E como já dei para este peditório, passo a palavra ao mestre jas que terá que se desencrencar com a parte dos warrants que todos esperamos. Venha o drambuie

Warrants & Dimple
Independentemente da escolha do Scotch, prefiro um Bushmills black bush ou então um OBAN, sem gelo nem agual lisa ou de gás.
Espero ansiosamente saber o que um Warrant. Já agora mais uma pergunta, o que é uma "small cap" que o mestre Ulisses tanto fala?
Obrigado a todos
Bom whisky, Conhaque, Licor & cubanos para todos
e pras meninas um bombom de bom chocolate belga
Espero ansiosamente saber o que um Warrant. Já agora mais uma pergunta, o que é uma "small cap" que o mestre Ulisses tanto fala?
Obrigado a todos
Bom whisky, Conhaque, Licor & cubanos para todos
e pras meninas um bombom de bom chocolate belga
Re: Boa pergunta, Hobbes!
Cem Escreveu:Vamos lá então aguardar pacientemente e com expectativa a tão ansiada explicação sobre warrants dada pelo mestre JAS!
Até já estou aqui com um copo de Mills ( ou será Dimple? ) sentado na primeira fila do anfiteatro.
(a)Xim-xim,
Cem
Espero que seja ..........Dimple

Abraço eeeeeeee
Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
Boa pergunta, Hobbes!
Vamos lá então aguardar pacientemente e com expectativa a tão ansiada explicação sobre warrants dada pelo mestre JAS!
Até já estou aqui com um copo de Mills ( ou será Dimple? ) sentado na primeira fila do anfiteatro.
(a)Xim-xim,
Cem
(a)Xim-xim,
Cem
- Registado: 18/4/2003 1:58
Caro JAS
Deu para perceber,que é um profissional da matéria, além de ser um adepto ferrenho do BCP.
Gostaria no entanto que me explica-se se possivel o que é um warrant...
boa sorte para a sua carteira
Obrigado
Gostaria no entanto que me explica-se se possivel o que é um warrant...
boa sorte para a sua carteira
Obrigado
Carteira JAS - Semana 33 - update 1
JAS Escreveu: Nas condições actuais quando a PTC sobe a rentabilidade dispara...
Outro dia positivo para a Carteira que hoje ganhou 1,8% ao mesmo tempo que o PSI, que só subiu 0,13%, atingiu um novo máximo histórico (desde que a Carteira existe).
BCP
JAS Escreveu: O BCP não subiu até à data que me interessava e, sendo assim, foi uma jogada de poker em que faltou a última carta favorável. O adversário teve melhor jogo e eu perdi.
O chato da questão é que o dinheiro só é devolvido dentro de 3 dias úteis. Seria o cúmulo do azar se a notícia sair na próxima semana e antes de eu poder iniciar um novo trade...
Ainda não me devolveram a massa..
Mas o BCP continua sossegado apesar de ter perdido 0,01 com um forte volume.
Cotação=1,76 ~ MME.5=1,762 > MME.15=1,753
PTC
JAS Escreveu: Com a PTC a comprar Acções Próprias, ou só a ameaçar comprar, o caminho está traçado.
Observando os cofres pareceu-me que iria ter dificuldade em ultrapassar os 8 euros pois existiam vendedores fortes. Sendo assim, quando chegou aos 7,95, optei por reduzir a posição e vendi warrants.
Saíram muitos W7040I a 0,30 e poucos W7039P a 0,85.
Cotação=7,90 > MME.5=7,850 > MME.15=7,77781
W7039P=0,82
W7040I=0,28
SEM
A cotação caiu e com algum volume.
Continuei a reforçar a posição.
Cotação=3,55
TDU
JAS Escreveu: Confirmou-se que a TDU vai sair do PSI. Parece que estar no PSI ou fora dele não afecta muito.
Reduzi a posição.
Cotação=0,78 < MME.5=0,795 ~ MME.15=0,793
JAS
- Anexos
-
- c33-1.jpg (77.89 KiB) Visualizado 1241 vezes
W7040I
Abel Escreveu:Jas, pode dizer-me quais as características do warrent W7040I da PT que refere no seu post ? maturidade, exercicio etc e onde o comprou ?
Temos sempre grande dificuldade em encontrar os warrants pois, não sei porquê, o nome não é uniforme em todos os sites...
Este é emitido pelo CityBank.
No ab7 aparece esta informação:
CT Call PTelecom 8.00 Mar04( 7040I ) EURONEXT LISBOA
Portugal Telecom Call 03/04 CB 8
Activo subjacente Portugal Telecom
Preço de exercício 8.00
Maturidade 22 março 2004
Put/Call C
Paridade 1
Lote mínimo
Código 7040I
ISIN DE0009506824
País onde está cotado Portugal
Cotação
Cotação do warrant 0.29
Hora da cotação do warrant 29 dezembro 17:04
Preço do subjacente 7.90
Última cotação do subjacente 29 dezembro 18:14
Prémio 5.96
Delta 44
Gearing 29.43
Elasticidade preço 13.09
In/out -0.03
Data de cálculo dos parâmetros 24/12/03 20:23:37
No miollennium temos esta:
CT Call PTelecom 8.00 Mar04
Características
Activo Subjacente TELECOM-N. Tipo de Exercício Americano
Tipo de Warrant Call Tipo de Liquidação Financeira
Preço de Exercício 8 Moeda Subjacente EUR
Maturidade 2004-03-22 Emitente Citibank
Paridade 1 Data de Emissão 2003-07-15
JAS
Jas, pode dizer-me quais as características do warrent W7040I da PT que refere no seu post ? maturidade, exercicio etc e onde o comprou ? É que no Best não encontrei warrants da PT com essa designação.
P.S. Faço notar que sou uma autentica toupeira nestes assuntos, mas pelo menos sei o que são "aquelas coisas" que perguntei.
Obrigado
P.S. Faço notar que sou uma autentica toupeira nestes assuntos, mas pelo menos sei o que são "aquelas coisas" que perguntei.
Obrigado
BCP a verde eheh
A variação do BCP deveria estar a verde
Cumprimentos
JCS

Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Carteira JAS - Semana 33
Outro dia positivo para a Carteira que hoje ganhou 1,2% ao mesmo tempo que o PSI atingiu um novo máximo histórico (desde que a Carteira existe).
BCP
Continua sossegado apesar de ter subido 0,01.
Cotação=1,77 > MME.5=1,762 > MME.15=1,753
PTC
A PTC mantém-se normal ou seja a subir. Desde o último mínimo já subiu 4,7%. No more comments.
Voltei a reforçar fazendo uma boa compra no início da manhã de W7040I a 0,26.
O gráfico já dá múltiplos sinais de entrada...
Cotação=7,91 > MME.5=7,826 > MME.15=7,761
W7039P=0,81
W7040I=0,27
SEM
A cotação manteve-se.
Reforcei ligeiramente a posição.
Cotação=3,64 ~ MME.5=3,636 > MME.15=3,620
TDU
JAS Escreveu: Confirmou-se que a TDU vai sair do PSI. A cotação voltou ao nível anterior à puxada mas não passou daí (...). Parece que estar no PSI ou fora dele não afecta muito.
Não parece haver grande interesse pelo título.
Reduzi a posição.
Cotação=0,80 < MME.5=0,802 > MME.15=0,794
JAS
- Anexos
-
- c33.jpg (77.09 KiB) Visualizado 1533 vezes
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: