Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 19/11/2012 11:34

O tópico do LTCM é um bom sítio para começar, se bem que ele "limpou" montes de posts!!

Há inúmeros livros de asset allocation e indexing é só caso de pesquisar. Ainda não tenho o conhecimento que quero nessa área mas podes começar a pesquisar. Podes começar por "The Little Book of Commonsense Investing: The Only Way to Guarantee Your Fair Share of Stock Market Returns" e nem sei se isso é possível replicar cá na Europa (em euros).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Figueiraa1 » 19/11/2012 8:55

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:A 10% ano ano , meto lá o meu guito todo e nunca mais faço trades

Tudo depende da volatilidade que estás disposto a aceitar. 10% ao é bom, mas não "imposssível".

Desafio :mrgreen:

Não queres publicar uma carteira com uma rentabilidade esperada de 10% ou mais :?:
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por VirtuaGod » 19/11/2012 2:48

Sr_SNiper Escreveu:A 10% ano ano , meto lá o meu guito todo e nunca mais faço trades

Tudo depende da volatilidade que estás disposto a aceitar. 10% ao é bom, mas não "imposssível".
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 19/11/2012 2:46

Texano Bill Escreveu: O que achas da selecção de fundos que fiz?

Bastante interessante mas insuficiente para 10% ao ano de forma consistente (+ de 10 anos) na minha opinião!. Mas de facto encontraste fundos bastante interessantes. Acho que ainda vou dar uma olhadela mais de perto a 1 ou 2!! :wink:

por VIXIUM » 19/11/2012 2:41

Boa noite
Obrigado por esta informação.
De facto tenho ideia, por tudo o que tenho lido, que apesar do aquecimento dos fundos de obrigações ainda há espaço para mais crescimentos. Podem arrefecer ou corrigir pontualmente mas não me parece que até estar esgotada a lógica do QE, e os EUA vão retomá-lá em força a partir de Janeiro, haja grandes sobressaltos sendo que os sinais conduzem para o cenário de manutenção da fase 2 descrita no texto e por analogia com o Japão. Poderão haver mais problemas, isso sim, a partir do esgotamento da fase 2. Na passagem à fase 3 é que podem haver correcções maiores enquanto não existir ajustamento de carteiras. Concorda comigo VirtuaGod? Obviamente tendo como pressuposto grande que não há "disruptive events" pelo meio. Esta reflexão vale o que vale mas a lógica deste artigo somada a umas quantas outras coisas que li vão nesse sentido. Estou a ver bem?
Obrigado.
VIXIUM
Editado pela última vez por VIXIUM em 19/11/2012 2:48, num total de 1 vez.

Registado: 21/10/2012 19:07

por LUISSM3 » 19/11/2012 2:35

Boas,

Deixo aqui um link para umSeminário sobre Swing Trading de ETFs promovido pela Rockwell Trading do Markus Heitkotter para quem quiser assistir.

Tenho um eBook bastante interessante e boas referências deste Markus Heitkotter.

Quanto ao Kirt Will nada sei, mas estou para ver como explica os 6.32% ao mês em ETFs :-k O mais certo é ser uma utopia qq mas...
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por Midas » 19/11/2012 1:19

Amiais Escreveu:Obrigado VG (e a todos os outros) pelo magnifico tópico, estou a começar neste tipo de investimentos.

Existe algum site (sem ser dos bancos) que permita criar uma carteira virtual e ver como se comportaram os fundos no passado?

Rick Lusitano Escreveu:(...)
Podes por exemplo: criar um portefólio virtual no Bloomberg, com alguns títulos, para ires seguindo os fundos (os que tens, os que estão na dúvida, e os que simplesmente tens curiosidade). Podes criar diversos portefólio com vários tipos de activos, fundos, moeda, acções, obrigações, etc.

No meu caso, criei um portefólio virtual para cada classe de activos (fundos, moeda, acções, obrigações), para poder observar a evolução e comparar-los, para depois poder decidir (e também por curiosidade. 8-) ).

Portefólio da Bloomberg (agora denominado Watchlist)
:arrow: Watchlist - Bloomberg

Motor de busca dos símbolos dos activos da Bloomberg (Fundos, acções, obrigações, indexes, taxas, etc)
:arrow: Stock Symbol Lookup - Bloomberg

Vê também:
Fundos de Investimento (baixo risco) - Página 63
http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... start=1573

Fundos de Investimento (baixo risco) - Página 64
http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... start=1576

Fundos de Investimento (baixo risco) - Página 65
http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... start=1601
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Sr_SNiper » 19/11/2012 0:42

A 10% ano ano , meto lá o meu guito todo e nunca mais faço trades
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Texano Bill » 19/11/2012 0:31

VirtuaGod Escreveu:
Texano Bill Escreveu:Oi, o meu objectivo (optimista? :mrgreen:) era ter uma rentabilidade à volta dos 10% mas sem grandes quedas em anos maus

O que são "grandes quedas em anos maus" para ti? Posso-te quase garantir que não conseguirias 10% sem uma queda de 20/25% em 2008. Não sei é se 25% é mau para ti!!

P.S. E estes valores são para os melhores do mundo :wink:

Acho que 20% num ano como já não se via há muito não é muito, as rentabilidades nos demais anos devem compensar. O que achas da selecção de fundos que fiz?

Registado: 20/8/2011 12:52

por VirtuaGod » 18/11/2012 23:41

Texano Bill Escreveu:Oi, o meu objectivo (optimista? :mrgreen:) era ter uma rentabilidade à volta dos 10% mas sem grandes quedas em anos maus

O que são "grandes quedas em anos maus" para ti? Posso-te quase garantir que não conseguirias 10% sem uma queda de 20/25% em 2008. Não sei é se 25% é mau para ti!!

P.S. E estes valores são para os melhores do mundo :wink:

por Texano Bill » 18/11/2012 23:37

nelsonpt Escreveu:se estiveres aberto a risco... podes tentar mais um fundo com maior % acçoes

Oi, o meu objectivo (optimista? :mrgreen:) era ter uma rentabilidade à volta dos 10% mas sem grandes quedas em anos maus, por isso escolhi só pus 2 fundos de acções/mistos... Se fosse contigo o que sugerias?

Manushe Escreveu:Relativamente ao primeiro problema de que falas, ele é fácil de solucionar hoje em dia.
Eu estive a dar uma rápida olhadela aos fundos e o que observo é que todos têm em média um desvio padrão maior ou igual a 10 e com rentabilidade menor ou igual a esse valor.

Não achas risco a mais?

Existem ferramentas gratuitas que me permitam balancear o melhor possível uma carteira de fundos? Estive a ver na Morningstar mas só com Premium é que tenho acesso a esse tipo de coisas :(

Tem algum risco é verdade, mas para rentabilidade à volta de 10% sugeres outras opções? O Big não tem os PIMCO tão falados neste tópico...

por VirtuaGod » 18/11/2012 23:23

por VirtuaGod » 18/11/2012 14:04

Manushe Escreveu:Um possível concorrente
Jupiter Merlin Intl Eqs L EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000020JV

do já famoso
Invesco Balanced-Risk Alloc E
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000043PS ?

A forma de gestão é completamente diferente. Ainda estou para ver alguma coisa sequer parecida com esse Invesco :wink:

por VirtuaGod » 18/11/2012 14:02

Amiais Escreveu:Existe algum site (sem ser dos bancos) que permita criar uma carteira virtual e ver como se comportaram os fundos no passado?

Acho que na bloomberg deixam fazer isso! Vou testar este fim de semana em princípio. E caso corra tudo bem devo adicionar à primeira página ;-)

por VirtuaGod » 18/11/2012 13:35

Luis19 Escreveu:Conhecem algum site que permita calcular rapidamente a correlação entre fundos de investimento específicos?

A única coisa que eu conheço é correlação entre ETFs e pode ser vista aqui no assetcorrelation. Para "ligares" os ETFs a diferentes fundos podes ler ETFs Americanos

A médio prazo planeio ter um excel com o histórico na primeira página. Mas isso só daqui a uns meses :mrgreen: (pode ser que no natal eu vos faça isso) :wink:

por Amiais » 18/11/2012 13:32

Obrigado VG (e a todos os outros) pelo magnifico tópico, estou a começar neste tipo de investimentos.

Existe algum site (sem ser dos bancos) que permita criar uma carteira virtual e ver como se comportaram os fundos no passado?

Registado: 17/11/2011 18:37

por Luis19 » 18/11/2012 13:25

Boas,

Conhecem algum site que permita calcular rapidamente a correlação entre fundos de investimento específicos?

(No site dos fundos do best apenas dá para ver por alto a partir da rentabilidade anual e por outro lado estar passar os históricos de cada fundo para excel demora imenso tempo...)
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.

Registado: 4/12/2007 16:30

por Manushe » 18/11/2012 10:04

Texano Bill Escreveu:Tenho conta no BiG banco e como tal não tenho à minha disposição muitos dos fundos que aqui se falam. Ainda assim fiz uma triagem pelos fundos que batiam o benchmark e com ganhos sustentados ao longo dos últimos anos.

-Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E (LU0432616901)
-Franklin European Growth N Acc € (LU0122612764)

-Invesco Euro Corporate Bond Fund Class E Accumulation (LU0243958393)
-Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 (LU0294221253)
-Amundi Funds Bond Global Aggregate - SU (C) (LU0319688361)
-BNY Mellon Emerging Markets Debt A EUR Acc (IE00B06YC548) - se bem que este não bate o benchmark, se calhar era melhor arranjar o ETF correspondente...

As minhas dúvidas prendem-se com a % do guito a pôr em cada um. :P O que recomendavam, segundo as vossas perspectivas de crescimento para os próximos tempo? Deverei reduzir a posição em obrigações, ou adiar a entrada nestes para ver se a subida é para continuar ou se a bolha acabou?
Obrigado pela atenção.

Relativamente ao primeiro problema de que falas, ele é fácil de solucionar hoje em dia.
Eu estive a dar uma rápida olhadela aos fundos e o que observo é que todos têm em média um desvio padrão maior ou igual a 10 e com rentabilidade menor ou igual a esse valor.

Não achas risco a mais?
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por nelsonpt » 18/11/2012 3:44

se estiveres aberto a risco... podes tentar mais um fundo com maior % acçoes

Registado: 3/11/2012 17:35

por Texano Bill » 18/11/2012 2:57

Olá a todos, estive a ler atentamente este tópico e posso dizer que gostei da forma como tema dos fundos é bem discutido. :)
Tenho conta no BiG banco e como tal não tenho à minha disposição muitos dos fundos que aqui se falam. Ainda assim fiz uma triagem pelos fundos que batiam o benchmark e com ganhos sustentados ao longo dos últimos anos.

-Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E (LU0432616901)
-Franklin European Growth N Acc € (LU0122612764)

-Invesco Euro Corporate Bond Fund Class E Accumulation (LU0243958393)
-Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 (LU0294221253)
-Amundi Funds Bond Global Aggregate - SU (C) (LU0319688361)
-BNY Mellon Emerging Markets Debt A EUR Acc (IE00B06YC548) - se bem que este não bate o benchmark, se calhar era melhor arranjar o ETF correspondente...

As minhas dúvidas prendem-se com a % do guito a pôr em cada um. :P O que recomendavam, segundo as vossas perspectivas de crescimento para os próximos tempo? Deverei reduzir a posição em obrigações, ou adiar a entrada nestes para ver se a subida é para continuar ou se a bolha acabou?
Obrigado pela atenção.

por Manushe » 17/11/2012 22:56

Um possível concorrente
Jupiter Merlin Intl Eqs L EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000020JV

do já famoso
Invesco Balanced-Risk Alloc E
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000043PS ?

Alguém me sabe dizer se o primeiro é comercializado em Portugal?
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

William Shakespeare

por Figueiraa1 » 17/11/2012 22:35

Treasuries Rally Is Longest Since July on Fiscal Cliff

http://www.bloomberg.com/news/2012-11-1 ... cliff.html
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Manushe » 16/11/2012 23:25

VirtuaGod Escreveu:Só o PIMCO G.B deve estar positivo não?? Os fundos estão a acalmar um pouco, o que acho positivo. Se acabarem o ano com estes números e começarem a bombar para o inicio do ano que vem por mim era excelente!! O que eu não queria era grandes correcções ;-)

A carteira está bonita :wink:

TU...e muito menos eu, agora que entrei lol
E acertaste, só mesmo esse. O eurizon está em queda há vários dias e a de hoje foi grande. Onde está o consumo meus amigos? :evil:

Ok! "bonita" is the keyword! Espero que a beleza me leve longe :lol:

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:És um senhor nesta nesta matéria :)

Eu sei que sim, escusas de dizer duas vezes :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

Ele sabe o quão modesto tu és :lol:

(e és, note-se, agora a sério)

Um bom fim de semana para todos

William Shakespeare

por VirtuaGod » 16/11/2012 17:25

Sr_SNiper Escreveu:És um senhor nesta nesta matéria :)

Eu sei que sim, escusas de dizer duas vezes :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

por Sr_SNiper » 16/11/2012 17:22

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:o rácio sharp nos PIMCO

Que tem os rácios sharpe?

Sr_SNiper Escreveu:a rendibilidade dos mesmos é comparada com que activo

Cada fundo (incluindo os PIMCO) é comparável com um indíce. No caso dos pimco com indíces obrigacionistas.

O Total return por exemplo é comparado com o Barclays Capital U.S. Aggregate Float Adjusted Index e outros pimco são comparados com outros indíces. Indíces esses que normalmente têm ETFs tb!

Recomendo a leitura de ETFs em Dólares para saberes mais sobre fundos vs indíces/ETFs!!

Obrigado !!!
És um senhor nesta nesta matéria :)
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, Esquinas3, farami, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, jls1, m-m, macau5m, Manchini888, Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, sempreamesma, Shimazaki_2 e 93 visitantes