Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 16/9/2012 23:05

altrio Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:No anterior aumento de capital as acções a rateio eram cerca de 3% do total se não me falha a memória. Isto serve apenas para ter uma ideia da ordem de grandeza das acções que poderiam calhar a cada um e, como é óbvio, é um mero indicador.

Só mais tarde é que realmente se saberá...


Parece-me que só vão a rateio as acções que correspondem a direitos cujos detentores os deixaram expirar, sem os vender. Em princípio nunca deverão ser muitas, se o preço das acções se mantiver acima dos 0,04€.


As acções que vão a rateio são aquelas que correspondem a Direitos não exercidos. Em cada aumento de capital esse valor varia mas costuma andar algures pelos 1% ou por aí (no caso do BCP, no AC anterior julgo que foi da ordem dos 3%, é uma questão de ir confirmar).

Existe sempre uma parcela de Direitos não exercidos seja por desconhecimento, esquecimento, distracção seja porque para determinados investidores não compensa vender direitos pois pode não cobrir as despesas em que se vão ver envolvidos (nomeadamente comissões e imposto sobre mais valias) o que naturalmente tende a acontecer para valores/quantidades bastante baixas, dependendo do tarifário a que o investidor tem acesso.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por altrio » 16/9/2012 22:55

MarcoAntonio Escreveu:No anterior aumento de capital as acções a rateio eram cerca de 3% do total se não me falha a memória. Isto serve apenas para ter uma ideia da ordem de grandeza das acções que poderiam calhar a cada um e, como é óbvio, é um mero indicador.

Só mais tarde é que realmente se saberá...


Parece-me que só vão a rateio as acções que correspondem a direitos cujos detentores os deixaram expirar, sem os vender. Em princípio nunca deverão ser muitas, se o preço das acções se mantiver acima dos 0,04€.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 11/12/2010 20:34

por MarcoAntonio » 16/9/2012 21:26

Overnight Escreveu:
jcms Escreveu:o problema do rateio é que pode não compensar,por exemplo 10 acções a 0,04 e uma comissão 5,00€.

pois...um dado a ter conta em função do nº de ações em causa :roll:


No anterior aumento de capital as acções a rateio eram cerca de 3% do total se não me falha a memória. Isto serve apenas para ter uma ideia da ordem de grandeza das acções que poderiam calhar a cada um e, como é óbvio, é um mero indicador.

Só mais tarde é que realmente se saberá...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 16/9/2012 21:24

pvg80713 Escreveu:
com 1,7 direitos, recebes 1 nova acção...

ou seja com 1,7*0,03 aprox igual a 5 centimos pode ficar com uma coisa de 4 centimos.....



nem eu estou excitado......


Isto está incorrecto. As informações correctas estão no faq que já coloquei no link de cima.

O custo real das acções adquiridas via direitos têm estado perto dos 6 centimos, entre 5 a 10% abaixo do preço das acções ordinárias no mercado (isto foi o que se passou na sexta-feira, para amanhã teremos de ver).




Quanto à questão das mais valias e o que acontece em sede fiscal, consultar mais atrás a informação de várias participantes sobre essa questão.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 16/9/2012 21:16

valeaquilino Escreveu:Boa noite.
Não tenho seguido o A.C. do BCP, por isso agradecia uma resposta a uma pergunta simples.
Depois do preço ajustado com o A.C. qual é o valor a que ficam as acções.
Os meus agradecimentos.

CumPrim/
AquilinoVale


O ajuste que havia a ocorrer, já ocorreu. A cotação agora sobe ou desce conforme o mercado, como no resto do tempo com ou sem aumento de capital.

Lê isto que provavelmente responde à tua questão:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=80618
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 16/9/2012 21:28, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Aqui_Vale » 16/9/2012 20:50

Boa noite.
Não tenho seguido o A.C. do BCP, por isso agradecia uma resposta a uma pergunta simples.
Depois do preço ajustado com o A.C. qual é o valor a que ficam as acções.
Os meus agradecimentos.

CumPrim/
AquilinoVale

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

por xixi » 16/9/2012 19:38

Eu também não irei comprar BCP, a minha questão prende-se com o facto do apuramento das mais ou menos valias pelo Fisco tendo em conta ir hipoteticamente a um aumento qualquer de capital comprando direitos.
 
Mensagens: 94
Registado: 29/11/2007 14:30
Localização: Beja

por pvg80713 » 16/9/2012 19:13

xixi Escreveu:Bem, eu pensava que com 1,75 direitos tinha hipótese de comprar 3 acções novas.
E assim tinha que somar o valor de compra dos direitos ao valor 0,04 de cada acção.
Por exemplo compro 175 direitos a 0,03 = 5,25 €
Compro 300 novas acções a 0,04 = 12 €
Logo o preço que tenho que pagar por cada nova acção é = (5,25 + 12)/ 300 = 0,0575 €, acrescidos das comissões.
Não será assim?

Mas o que eu queria saber era quais os custos de aquisição de cada acção para efeitos de mais ou menos valias, isto tendo em conta a discussão anterior sobre como o Fisco apurava as contas.

Obrigado


cada vez pensas coisas diferentes.

mas pode ser que tenhas toda a razão....

não estou motivado a mexer o corpo em direcção ao BCP de maneira nenhuma.
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por xixi » 16/9/2012 19:04

Bem, eu pensava que com 1,72 direitos tinha hipótese de comprar 3 acções novas.
E assim tinha que somar o valor de compra dos direitos ao valor 0,04 de cada acção.
Por exemplo compro 172 direitos a 0,03 = 5,16 €
Compro 300 novas acções a 0,04 = 12 €
Logo o preço que tenho que pagar por cada nova acção é = (5,16 + 12)/ 300 = 0,0572 €, acrescidos das comissões.
Não será assim?

Mas o que eu queria saber era quais os custos de aquisição de cada acção para efeitos de mais ou menos valias, isto tendo em conta a discussão anterior sobre como o Fisco apurava as contas.

Obrigado
 
Mensagens: 94
Registado: 29/11/2007 14:30
Localização: Beja

por fogeávmer » 16/9/2012 18:39

pvg80713 Escreveu:
xixi Escreveu:Boa tarde e desculpem perguntar o seguinte:

Quem não tem acções do BCP e quiser comprar as novas acções via aumento de capital a 0,04 €, terá agora que comprar os direitos.
Assim o valor de custo total que vai ter para obter as novas acções é a soma do custo dos direitos e o custo das novas acções.

Ora bem, assim sendo, como é que neste caso é apurada a mais ou menos valia no caso de venda posterior das novas acções?
Entra o custo dos direitos ao valor que os comprou, ou só entra o custo das acções a 0.04?

Obrigado


com 1,7 direitos, recebes 1 nova acção...

ou seja com 1,7*0,03 aprox igual a 5 centimos pode ficar com uma coisa de 4 centimos.....



nem eu estou excitado......


Desculpa corrigir,mas 1 direito é igual a 1,7 ações!!
Enfim é apenas pouca sorte!!!
Abraço e bons negocios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:16
Localização: vilar de mouros

por Overnight » 16/9/2012 18:20

jcms Escreveu:o problema do rateio é que pode não compensar,por exemplo 10 acções a 0,04 e uma comissão 5,00€.

pois...um dado a ter conta em função do nº de ações em causa :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 82
Registado: 27/5/2008 16:55
Localização: Lisboa

por pvg80713 » 16/9/2012 18:17

xixi Escreveu:Boa tarde e desculpem perguntar o seguinte:

Quem não tem acções do BCP e quiser comprar as novas acções via aumento de capital a 0,04 €, terá agora que comprar os direitos.
Assim o valor de custo total que vai ter para obter as novas acções é a soma do custo dos direitos e o custo das novas acções.

Ora bem, assim sendo, como é que neste caso é apurada a mais ou menos valia no caso de venda posterior das novas acções?
Entra o custo dos direitos ao valor que os comprou, ou só entra o custo das acções a 0.04?

Obrigado


com 1,7 direitos, recebes 1 nova acção...

ou seja com 1,7*0,03 aprox igual a 5 centimos pode ficar com uma coisa de 4 centimos.....



nem eu estou excitado......
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por xixi » 16/9/2012 18:08

Boa tarde e desculpem perguntar o seguinte:

Quem não tem acções do BCP e quiser comprar as novas acções via aumento de capital a 0,04 €, terá agora que comprar os direitos.
Assim o valor de custo total que vai ter para obter as novas acções é a soma do custo dos direitos e o custo das novas acções.

Ora bem, assim sendo, como é que neste caso é apurada a mais ou menos valia no caso de venda posterior das novas acções?
Entra o custo dos direitos ao valor que se compraram, ou só entra o custo das acções a 0.04?
É que neste caso os direitos não entraram em carteira a custo zero nem tão pouco se vão vender, mas sim exercer.

Obrigado
 
Mensagens: 94
Registado: 29/11/2007 14:30
Localização: Beja

por jcms » 16/9/2012 15:43

Overnight Escreveu:
artista Escreveu:tendo em conta que pretendes investir no BCP!

bem, a ideia de ir ao rateio por enquanto ainda é apenas um exercicio teórico, no contexto de discussão entre pessoal amigo iniciada há uns dias :roll:


o problema do rateio é que pode não compensar,por exemplo 10 acções a 0,04 e uma comissão 5,00€.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por Overnight » 16/9/2012 12:01

artista Escreveu:tendo em conta que pretendes investir no BCP!

bem, a ideia de ir ao rateio por enquanto ainda é apenas um exercicio teórico, no contexto de discussão entre pessoal amigo iniciada há uns dias :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 82
Registado: 27/5/2008 16:55
Localização: Lisboa

por artista_ » 16/9/2012 11:35

Overnight Escreveu:obrigado pelas respostas.

veremos então, parecendo certo que se sairem e forem a 0.04 é excelente negocio (baixa o preco medio da ação em carteira).


Atenção que se te forem atribuídas poucas ações os "lucros" podem não dar para as comissões que o banco te cobra, porque é uma operação à parte, não é a mesma dos títulos a que tens direito! Depende das comissões que te cobram no banco/corretora com que operas... de qualquer forma acho que valerá a pena correr o risco, tendo em conta que pretendes investir no BCP!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Overnight » 16/9/2012 11:27

obrigado pelas respostas.

veremos então, parecendo certo que se sairem e forem a 0.04 é excelente negocio (baixa o preco medio da ação em carteira).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 82
Registado: 27/5/2008 16:55
Localização: Lisboa

Re: Rateio

por artista_ » 16/9/2012 1:39

Overnight Escreveu:Deu-me uma "branca": no site do Mbcp está:

As Ações inicialmente não subscritas serão objeto de rateio pelos detentores de direitos de subscrição que tenham manifestado intenção de subscrever um número de Ações superior àquele a que teriam proporcionalmente direito, na proporção do valor das respetivas subscrições, com arredondamento por defeito. O pedido de subscrição adicional deverá ser efetuado conjuntamente com o pedido de subscrição.

peguemos neste exemplo: tenho 1000 e exerço os direitos na totalidade.

em que se traduz aquela regra da proporcionalidade?

-posso pedir um valor qualquer no rateio? mais 1000 p.ex?

-como é calculada a atribuição dessas ações?

-e qual o preço ?

desculpem lá mas estive a pesquisar e não encontrei nada s/isto.


Podes pedir as que quiseres... o que entendo da proporcionalidade é que terás direito a mais ações em função dos direitos que tiveres. Imagina que tens 1000 direitos e que apenas outro accionista com 2000 direitos também dá instrução para subscrever mais ações do que aquelas que tens direito. Se não forem subscritas 900 ações, tu terias direito a comprar mais 300 e o outro accionista teria direito a mais 600... não tenho a certeza disto mas é isso que depreendo, também porque tenho a ideia que sempre foi assim que foi calculado o rateio das ações não subscritas!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Rateio

por jcms » 15/9/2012 20:48

Overnight Escreveu:Deu-me uma "branca": no site do Mbcp está:

As Ações inicialmente não subscritas serão objeto de rateio pelos detentores de direitos de subscrição que tenham manifestado intenção de subscrever um número de Ações superior àquele a que teriam proporcionalmente direito, na proporção do valor das respetivas subscrições, com arredondamento por defeito. O pedido de subscrição adicional deverá ser efetuado conjuntamente com o pedido de subscrição.

peguemos neste exemplo: tenho 1000 e exerço os direitos na totalidade.

em que se traduz aquela regra da proporcionalidade?

-posso pedir um valor qualquer no rateio? mais 1000 p.ex?

-como é calculada a atribuição dessas ações?

-e qual o preço ?

desculpem lá mas estive a pesquisar e não encontrei nada s/isto.


preço são 0,04€.

podes pedir o que tu quiseres.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

Rateio

por Overnight » 15/9/2012 19:13

Deu-me uma "branca": no site do Mbcp está:

As Ações inicialmente não subscritas serão objeto de rateio pelos detentores de direitos de subscrição que tenham manifestado intenção de subscrever um número de Ações superior àquele a que teriam proporcionalmente direito, na proporção do valor das respetivas subscrições, com arredondamento por defeito. O pedido de subscrição adicional deverá ser efetuado conjuntamente com o pedido de subscrição.

peguemos neste exemplo: tenho 1000 e exerço os direitos na totalidade.

em que se traduz aquela regra da proporcionalidade?

-posso pedir um valor qualquer no rateio? mais 1000 p.ex?

-como é calculada a atribuição dessas ações?

-e qual o preço ?

desculpem lá mas estive a pesquisar e não encontrei nada s/isto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 82
Registado: 27/5/2008 16:55
Localização: Lisboa

por artista_ » 15/9/2012 15:22

pc05 Escreveu:
artista Escreveu:Não sei se alguém já comentou isto aqui, nem sei se as minhas contas estão totalmente corretas porque as estou a fazer de cabeça, em sem números exatos.

Neste momento o BCP vale mais ou menos o mesmo que o BPI em bolsa, deverá valer apenas ligeiramente mais, acho que nem 100 milhões de euros mais! :shock:

O BCP deverá valer cerca de 1,3 mil milhões de euros (considerando já as novas ações do AC) enquanto que o BPI valerá perto de 1,2 mil milhões de euros, durante a sessão de hoje chegou a valer mais... Se o BCP levar mais uma porrada na segunda e o BPI continuar a subir (já não parece possível há algumas sessões mas o que é certo é que tem continuado a subir) teremos o BCP a valer menos em bolsa que o BPI... quem diria?! :shock: :shock:

Das duas, três! :mrgreen: ou o BPI terá de cair, ou o BCP de subir, ou o mercado está mesmo a achar que o BCP já não vale mais que o BPI!!

Ou então, as minhas contas estão erradas! :mrgreen:


Essa não é uma situação nova. Nos últimos meses e antes do AC do bcp, já o bpi valia um pouco mais.


Pois, pensando bem é provável que sim... de qualquer forma é um fenómeno recente! Já depois de conhecidas os processos de recapitalização dos bancos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por PC05 » 15/9/2012 12:21

artista Escreveu:Não sei se alguém já comentou isto aqui, nem sei se as minhas contas estão totalmente corretas porque as estou a fazer de cabeça, em sem números exatos.

Neste momento o BCP vale mais ou menos o mesmo que o BPI em bolsa, deverá valer apenas ligeiramente mais, acho que nem 100 milhões de euros mais! :shock:

O BCP deverá valer cerca de 1,3 mil milhões de euros (considerando já as novas ações do AC) enquanto que o BPI valerá perto de 1,2 mil milhões de euros, durante a sessão de hoje chegou a valer mais... Se o BCP levar mais uma porrada na segunda e o BPI continuar a subir (já não parece possível há algumas sessões mas o que é certo é que tem continuado a subir) teremos o BCP a valer menos em bolsa que o BPI... quem diria?! :shock: :shock:

Das duas, três! :mrgreen: ou o BPI terá de cair, ou o BCP de subir, ou o mercado está mesmo a achar que o BCP já não vale mais que o BPI!!

Ou então, as minhas contas estão erradas! :mrgreen:


Essa não é uma situação nova. Nos últimos meses e antes do AC do bcp, já o bpi valia um pouco mais.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Direitos de mais valias

por altrio » 15/9/2012 7:53

omp Escreveu:Pelo ponto de vista do fisco, acções e direitos são activos diferentes, sem relação.
O individuo que comprou BCP a 50 centimos, enquanto não as vender não realiza resultado tangível pelo fisco. No futuro, teóricamente, até pode vender com mais valia.
Quanto aos direitos, foram atribuídos ao investidor com custo 0. Se ele os vender acima deste valor, realiza mais valia que será contabilizada com as restantes mais/menos valias que o contribuinte tenha este ano.
Se exercer os direitos, eles "saem" da conta também por 0 Euros, não havendo assim mais/menos valia. Fica é com o correspondente numero de acções, pelas quais pagará 0,04 Euros. Como quaisquer outras acções, no futuro, se as vender acima de 0,04 pagará-mais valias.

Sugestão para quem quer vender os direitos mas não quer pagar mais valias este ano:
A esmagadora maioria dos investidores, se vender BCP agora realiza menor-valias. Assim, basta fazer as contas e vender as acções necessárias para compensar a mais valia de venda de direitos. Ficar no entanto com o numero de direitos suficientes para exercer (a 0,04 Euros) e repor o numero de acções inicial.
Nestes calculos, devem ter em conta que mais valias de até 500 Euros ainda não pagam imposto este ano.

Cumprimentos,
omp


Ok, mas se alguém, que não tem acções do BCP comprar direitos, e ao exercê-los comprar as acções a 0,04?

Tem este ano uma menos-valias dos direitos (compra a um valor positivo e saem da carteira a 0) e futuramente, quando vender as acções o preço de compra é 0,04?
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 11/12/2010 20:34

por MarcoAntonio » 15/9/2012 1:04

K. Escreveu:E é possível cobrir os shorts destas com as acções do AC?


Bom, shortar acções já vai ser um problema para a maior parte dos investidores (quem tiver essa possibilidade terá de confirmar junto de quem lhe permitir o short mas em princípio julgo que não há problema, não estou a ver porque haja).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38248
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por artista_ » 15/9/2012 0:56

Não sei se alguém já comentou isto aqui, nem sei se as minhas contas estão totalmente corretas porque as estou a fazer de cabeça, em sem números exatos.

Neste momento o BCP vale mais ou menos o mesmo que o BPI em bolsa, deverá valer apenas ligeiramente mais, acho que nem 100 milhões de euros mais! :shock:

O BCP deverá valer cerca de 1,3 mil milhões de euros (considerando já as novas ações do AC) enquanto que o BPI valerá perto de 1,2 mil milhões de euros, durante a sessão de hoje chegou a valer mais... Se o BCP levar mais uma porrada na segunda e o BPI continuar a subir (já não parece possível há algumas sessões mas o que é certo é que tem continuado a subir) teremos o BCP a valer menos em bolsa que o BPI... quem diria?! :shock: :shock:

Das duas, três! :mrgreen: ou o BPI terá de cair, ou o BCP de subir, ou o mercado está mesmo a achar que o BCP já não vale mais que o BPI!!

Ou então, as minhas contas estão erradas! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Cem pt, dragom, Google [Bot], HFCA, JoeP, Mmmartins, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, TheKuby, VALHALLA, Xacal e 366 visitantes