Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Para Ulisses, Marco António e quem mais perceber de AT...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 5/6/2003 0:57

Sol, refiro-me naturalmente ao curtíssimo-prazo (algumas sessões).

Já agora aproveito para responder/actualizar a questão anterior e original:

:arrow: O mercado continua a subir e poderá/deverá vir a credibilizar a ruptura. Ok, é bem possível que eu esteja enganado e o S&P venha a quebrar definitivamente os 965pts à primeira. Nesse caso mantenho no entanto o que disse na parte final do post de ontem:

<i>
É possível que o índice me venha a desmentir e a subir vigorosamente, deixando os 965pts para trás. É possível, de facto. No entanto, mesmo nesse caso, não me parece seguro tomar agora (e sublinho o «agora») uma posição longa no índice, sendo mais sensato aguardar por uma correcção, dado o forte estado de sobrecompra. Para quem está longo há algum (ou há muito tempo) e tal como tenho vindo a dizer, o S&P ainda não deu um sinal claro para fechar a posição e para esses o risco é mais reduzido... Portanto, é deixar os lucros correr...
</i>

Esta situação é identica por exemplo à da EDP que fez uma lateralização significativa e acabou por quebrar de forma clara e violenta o topo da lateralização e as importantes resistências que aí existiam. Tal como neste caso, aí defendi que quem detinha posições longas ganhadoras devia mantê-las mas considerei igualmente perigoso abrir posições longas neste momento sendo na minha opinião mais sensato aguardar por uma correcção.

O facto de a tendência ser de alta (bullish) não quer dizer que seja sempre um bom momento de compra. O timing é essencial, pode acertar-se na tendência e devido ao mau timing acabar por sair a perder ou não ganhar nada de especial. Não ganhar nada de especial quando se acerta é bastante grave!... Porque quando se falha, raramente se fica pelo «nada de especial»...
<i>(isto tem a ver com a questão e importancia da relação entre as médias dos ganhos versus as médias das perdas)</i>

Portanto, a questão do timing é muito importante. E quer a quebra seja credível quer seja uma falsa ruptura, não creio que este seja o momento mais aconselhável para entrar longo (numa perspectiva de curto/médio-prazo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Já agora...

por sol » 5/6/2003 0:24

Essa do mais tarde ou mais cedo... também têm muita graça Marco com todo o respeito, que espaço temporal te referes.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por Pipoca » 5/6/2003 0:10

Olá

Penso que poderia ter algum interesse comentar novamente este post face ao valor de fecho de hoje do S&P (986 pontos, mais de 2% acima dos 965).

Já podemos dizer que esta ruptura teve significado, ou pelo contrário não passa de falso alarme?

Registado: 28/5/2003 14:29

por MarcoAntonio » 4/6/2003 13:12

Sim, é possível que a retracção/correcção se faça em tempo.

No entanto, devido principalmente ao volume, creio que o <i>smart money</i> está a aproveitar a euforia para distribuir e por essa razão acredito que mais tarde ou mais cedo vamos ter uma forte correcção nos índices (nomeadamente no S&P).

Se no entanto os índices corrigirem em tempo, nesse caso convirá verificar se os volumes se atenuaram significativamente. Se se tiverem atenuado, a correcção é então bastante <i>bullish</i> e desacredita o cenário de distribuição...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 4/6/2003 12:13

Jorge,

Ontem não tive oportunidade de responder à tua questão.

Tal como o Marco, não creio que o fecho de ontem possa ser considerado uma clara ruptura da resistência dos 965 pontos. Mas se o Marco afirma que espera "o S&P está na iminência de uma forte correcção", eu já não digo o mesmo. Acredito que o mercado norte-americano terá que retrair (em preço ou em tempo) de forma a aliviar os indicadores que estão muito aquecidos, mas não creio que isso implique uma forte correcção. Penso, aliás, que dada a tendência ascendente de médio prazo, as retracções são boas oportunidades de entrada no mercado.

Como negociar isto? Pergunta bem... Analisar é muito mais fácil do que negociar, não haja dúvida. Eu traço dois cenários possíveis com duas estratégias diferentes:

:arrow: O S&P começa a retrair, não quebrando consistentemnte os 965 pontos e espera-se uns tempos por uma ruptura conclusiva (com os indicadores mais favoráveis) para se entrar longo no índice.

:arrow: O S&P continua a subir, contrariando as minhas expectativas e quebrando, consistentemente, os 965 pontos. Aí, espero por uma retracção (o ideal seria mesmo uma retracção até aos 965 pontos, mas o mercado raramente nos dá oportunidades perfeitas...) para entrar no mercado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Jorge Pinto » 4/6/2003 11:11

Caro Marco António

Obrigado pela resposta.

Uma das coisas que, regra geral, mais me incomoda na generalidade dos analistas técnicos é que basicamente só têm opinião depois do evento já ter sucedido. Ou seja, no caso em questão, a maior parte deles aguardará pacientemente por um cenário mais esclarecedor, e se por sinal o S&P desatar a subir, então quando o mesmo tiver aí 40 ou 50 pontos acima dos 965 vão dizer: “Eu bem disse... os 965 eram um valor chave, a quebra deste valor deu origem a todas estas subidas”. Se for o inverso a suceder, então a frase típica será: “naaa... apesar do índice ter fechado naquele dia a 971, não foi uma ruptura com significado, por isso....”
Ora, o que eu me pergunto constantemente é qual o valor a que eles entram....

Tu, pelo contrário, tiveste aqui a coragem de assumir imediatamente se para ti a ruptura era relevante, e concordando-se ou não com os argumentos apresentados (eu por sinal concordo...), não há duvida que a tua posição está perfeitamente definida.

Continua assim, pois são analistas como tu que fazem falta a este tipo de fóruns.
Jorge Pinto

por MarcoAntonio » 4/6/2003 1:05

Peço desculpa por só responder agora mas tenho estado ausente.

Começo por referir que de facto considero os 965pts uma importante referência no S&P. Era aliás um dos meu targets para o movimento de alta (o mais optimista, por sinal... mas o S&P está a superar o meu optimismo... lol).

Em relação à questão da quebra, eu ainda não o considero claramente quebrado. Neste momento, o índice encontra-se a menos de 1% acima dos 965pts, o que é pouco para uma referência tão importante e que se refere já ao longo-prazo. Como acredito que o S&P está na iminência de uma forte correcção (por diversas razões que tenho vindo a apresentar), penso que não será já desta vez que a vai quebrar de vez. Independentemente disso, as duas sessões de ontem e de hoje (que nem são nada bullish) não me levam a considerar para já a resistência claramente quebrada.

É possível que o índice me venha a desmentir e a subir vigorosamente, deixando os 965pts para trás. É possível, de facto. No entanto, mesmo nesse caso, não me parece seguro tomar agora (e sublinho o «agora») uma posição longa no índice, sendo mais sensato aguardar por uma correcção, dado o forte estado de sobrecompra. Para quem está longo há algum (ou há muito tempo) e tal como tenho vindo a dizer, o S&P ainda não deu um sinal claro para fechar a posição e para esses o risco é mais reduzido... Portanto, é deixar os lucros correr...
Imagem

Administrador Fórum

Para Ulisses, Marco António e quem mais perceber de AT...

por Jorge Pinto » 3/6/2003 21:18

Já há algum tempo que tenho vindo a ler as vossas messages aqui no fórum, e tenho reparado que muitos de voçês falam dos 965 no S&P como valor chave, que caso seja quebrado fará o mercado disparar. O Ulisses, num dos seus últimos posts, referiu-se mesmo a esse valor com uma frase bastante engraçada, onde falava de uma forte batalha entre bulls e bears...

Hoje o S&P fechou a 971, a apenas dois pontos do máximo do dia.

Será que podemos considerar que os 965 foram quebrados com relevância?
Jorge Pinto

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carlos73, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 132 visitantes