BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Obrigado pelas vossas resposta.. parece-me uma taxa muito interessante, ainda para mais com a possibilidade de o banco poder reembolsar (caso pretenda!) no prazo de cinco anos..
- Registado: 16/4/2011 14:51
jose antonio 1989 Escreveu:Rango Escreveu:freitax Escreveu:O juro da dívida perpétua emitida pelo BCP irá ser de 9,5%. Para os entendidos na matéria, valerá a pena investir nisto? Quais os riscos associados?
Só mais logo é que se saberá ao certo qual o juro efectivo que o banco vai pagar. A CGD ficou a pagar 10,75%, com uma colocação de 500 milhões de obrigações. O BCP vai colocar 400 milhões e tudo o que seja abaixo dos juros pagos pela CGD é positivo para o banco.
Quase 40 milhões de custos anuais adicionais para uma taxa de financiamento de 9.5% , com taxas de referencia da republica nos 1.70 % é positivo ???? Não me parece . E depois ainda falam constantemente em distribuição de dividendos com uma yield irrisória para investidores para depois se irem financiar a 9.5% . Não faz sentido nenhum , nem é positivo .
jose antonio 1989 (ou eagle bullmarket) e a CGD ficou a pagar 10.75% pq lhe apeteceu?
O reforço de capital foi imposto pelo regulador recentemente ....
Rango Escreveu:freitax Escreveu:O juro da dívida perpétua emitida pelo BCP irá ser de 9,5%. Para os entendidos na matéria, valerá a pena investir nisto? Quais os riscos associados?
Só mais logo é que se saberá ao certo qual o juro efectivo que o banco vai pagar. A CGD ficou a pagar 10,75%, com uma colocação de 500 milhões de obrigações. O BCP vai colocar 400 milhões e tudo o que seja abaixo dos juros pagos pela CGD é positivo para o banco.
Quase 40 milhões de custos anuais adicionais para uma taxa de financiamento de 9.5% , com taxas de referencia da republica nos 1.70 % é positivo ???? Não me parece . E depois ainda falam constantemente em distribuição de dividendos com uma yield irrisória para investidores para depois se irem financiar a 9.5% . Não faz sentido nenhum , nem é positivo .
- Registado: 3/1/2019 11:08
freitax Escreveu:O juro da dívida perpétua emitida pelo BCP irá ser de 9,5%. Para os entendidos na matéria, valerá a pena investir nisto? Quais os riscos associados?
freitax Escreveu:O juro da dívida perpétua emitida pelo BCP irá ser de 9,5%. Para os entendidos na matéria, valerá a pena investir nisto? Quais os riscos associados?
Sendo subordinada, em caso de falencia poucas probabilidades tens de voltar a ver algum...
9,5% significa que em juros precisas de 11 anos para cobrir o capital investido (ignorando inflacção a 11 anos, de forma a simplificar a conta).
Sendo prepetua, nao voltas a ver o capital investido, mas anualmente tens esse rendimento a pingar todos os anos..
Atenção: Tens de descontar IRS, pelo que precisas de 13/14 anos ate chegar ao breakeven. (mais uma vez, ignorando inflacção).
eu considero isto um tiro no pé.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/bcp-avanca-com-emissao-de-400-milhoes-em-divida-perpetua-juro-nos-95?ref=Mercados_Destaque
como investidor, nao conheço bem a forma de reforço de rácios do banco, mas uma divida com 9,5% de juros????? isto é o mesmo juro dos antigos cocos. é muitissimo alto e para mim...acho um recuo enorme no banco, estamos a andar para trás na minha humilde opinião.
penso que seria muito melhor se fosse possivel, não provisionarem tanto neste ultimo trimestre e com os lucros reforçassem se fosse possivel, pois não sei se esta operação é exigida pelo banco de portugal.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/bcp-avanca-com-emissao-de-400-milhoes-em-divida-perpetua-juro-nos-95?ref=Mercados_Destaque
como investidor, nao conheço bem a forma de reforço de rácios do banco, mas uma divida com 9,5% de juros????? isto é o mesmo juro dos antigos cocos. é muitissimo alto e para mim...acho um recuo enorme no banco, estamos a andar para trás na minha humilde opinião.
penso que seria muito melhor se fosse possivel, não provisionarem tanto neste ultimo trimestre e com os lucros reforçassem se fosse possivel, pois não sei se esta operação é exigida pelo banco de portugal.
- Registado: 8/10/2008 11:04
Há uns tempos atrás este tipo de financiamento fazia-se à custa de AC.... .
O Banco Comercial Português vai mesmo avançar com a emissão de dívida perpétua, tendo como objetivo colocar 400 milhões de euros em instrumentos de fundos próprios adicionais de nível 1 (AT1).
De acordo com a Bloomberg, a operação arrancou esta manhã com uma taxa de juro indicativa de 9,5%. Uma "yield" que pode variar até ao fecho da operação, tendo em conta o interesse dos investidores pela emissão.
Os títulos (perpNC5 AT1) poderão ser reembolsados no final do prazo de cinco anos, caso o BCP o pretenda.
O banco liderado por Miguel Maya tinha revelado na terça-feira que estava a preparar uma emissão de dívida subordinada perpétua para reforçar os rácios de capital, tendo para o efeito contratado vários bancos para explorar essa possibilidade. Para tal mandatou o "Millennium BCP, o Credit Suisse Securities, o JPMorgan e o UBS Investment Bank para organizarem um conjunto de reuniões com investidores qualificados em Lisboa, Londres e Paris, a terem lugar a 23 de janeiro".
O banco acabou por avançar com emissão, que está esta quinta-feira no mercado, isto depois de a EDP ter ontem colocado mil milhões de euros em títulos de dívida verde híbridos. Na mesma semana, duas das maiores cotadas nacionais estão a lançar emissões de dívida exótica, aproveitando o apetite dos investidores por Portugal.
A emissão de dívida AT1 para reforçar os rácios de capital, como a que o BCP está a realizar, é considerada mais arriscada, por ser a primeira a enfrentar perdas em caso de resolução da instituição. E é, por isso, tendencialmente mais cara para as instituições financeiras, dai que a taxa de juro que o BCP está a oferecer aos investidores esteja próxima dos dois dígitos.
Até setembro do ano passado, o BCP apresentava um rácio de capital Common Equity Tier 1 de 11,8%, o que representou um reforço face aos 11,7% no período homólogo.
Segundo tinha revelado o BCP na terça-feira, a operação conta ainda com o "mecanismo de redução temporária do respetivo valor nominal em caso de verificação de um nível de fundos próprios principais de nível 1 de 5,125%, que se pretende que venha a preencher os requisitos regulamentares para poder ser classificada como instrumento de fundos próprios adicionais de nível 1".
Antes do BCP, também a CGD avançou com uma emissão de dívida AT1 para reforçar os rácios de capital.
No âmbito da sua operação de recapitalização acordada com Bruxelas, a CGD emitiu 500 milhões de euros de títulos AT1, com uma taxa de juro de 10,75%. Já o ano passado colocou mais 500 milhões de euros em títulos AT2 com uma taxa de 5,75%.
(Notícia em atualização)
...
Editado pela última vez por PC05 em 24/1/2019 11:50, num total de 1 vez.
O pagamento do juro é anual?
Será que alguma vez vai poder ser vendida em bolsa acima do par?
Cumprimentos e bons negócios
Será que alguma vez vai poder ser vendida em bolsa acima do par?
Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Emissão de divida a pagar juro de 9.5% ? Parece-me bem . Quanto mais elevado o juro a pagar melhor deve ser , mais custos tem no balanço.
Divida de 400 milhões a 9.5% , são mais quase 40 milhões de custos por ano .
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... esTopo?out
Divida de 400 milhões a 9.5% , são mais quase 40 milhões de custos por ano .
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... esTopo?out
Editado pela última vez por jose antonio 1989 em 24/1/2019 11:56, num total de 1 vez.
- Registado: 3/1/2019 11:08
Mas por que raio tem agora que dizer que vão pagar 9,5 por cento em juros,logo nesta fase do campeonato. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
O juro da dívida perpétua emitida pelo BCP irá ser de 9,5%. Para os entendidos na matéria, valerá a pena investir nisto? Quais os riscos associados?
- Registado: 16/4/2011 14:51
Não há nada como uma quedazinha no BCP para aparecerem uma boa quantidade de post no tópico.
Quando sobe é mesmo uma pasmaceira. Ninguém posta nada.
Cumprimentos,
Quando sobe é mesmo uma pasmaceira. Ninguém posta nada.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Para já a não reagir mal á emissão de dívida,mas para alguns se emite divida é mau se paga juros também é mau e se paga dividendos pior ainda,mas será que os touros andam a dormir no bcp. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
Laribau Escreveu:Artista Romeno Escreveu:esta divida terá um custo muito perto dos capitais, proprios porque no fundo é isso mesmo......uma especie de ações preferencias callable e sem direito a voto.... revela insuficiencia de capital, depois da aquisição da polonia, nao é mais nada, se o bcp tivesse um CET 1 de 14 ou 15% nao ia pagar o custo disto.... dar dividendos e ir pedir divida cara a seguir e populismo.... o povo gosta.....
Boas Artista,
Está tudo certo, exceto que, esta operação, ou outra que se assemelhasse no efeito dos capitais elegíveis, estava prevista desde 2016 e, precisamente, para 2019. Não decorre por isso, só e apenas por causa da Polónia.
Agora, relativamente ao gostar mais ou menos de Dividendos, isso é preferência de cada um. No meu caso, só gosto de dividendos no BCP, porque sei qual o efeito de curto prazo no respetivo preço (e tu também sabes…!). Sendo um investimento de curto prazo, e meramente especulativo, no BCP, gosto de tudo que faça subir a cotação, nem que seja por apenas alguns dias. A mim compete-me alocar o meu capital de forma a valorizar o mesmo, ao CA do banco, compete gerir o negócio e valorizar o banco para a generalidade dos acionistas, não necessariamente no meu timing e em função das minhas preferências, mas isso não impede que eu tenha o meu ponto de vista específico de quem não está no banco para ficar (para isso tenho outras preferências - mesmo no sector bancário)...
de acordo atendendo ao papel que é, uma declaraçao de dividendos pode animar as tropas.....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Artista Romeno Escreveu:esta divida terá um custo muito perto dos capitais, proprios porque no fundo é isso mesmo......uma especie de ações preferencias callable e sem direito a voto.... revela insuficiencia de capital, depois da aquisição da polonia, nao é mais nada, se o bcp tivesse um CET 1 de 14 ou 15% nao ia pagar o custo disto.... dar dividendos e ir pedir divida cara a seguir e populismo.... o povo gosta.....
Boas Artista,
Está tudo certo, exceto que, esta operação, ou outra que se assemelhasse no efeito dos capitais elegíveis, estava prevista desde 2016 e, precisamente, para 2019. Não decorre por isso, só e apenas por causa da Polónia.
Agora, relativamente ao gostar mais ou menos de Dividendos, isso é preferência de cada um. No meu caso, só gosto de dividendos no BCP, porque sei qual o efeito de curto prazo no respetivo preço (e tu também sabes…!). Sendo um investimento de curto prazo, e meramente especulativo, no BCP, gosto de tudo que faça subir a cotação, nem que seja por apenas alguns dias. A mim compete-me alocar o meu capital de forma a valorizar o mesmo, ao CA do banco, compete gerir o negócio e valorizar o banco para a generalidade dos acionistas, não necessariamente no meu timing e em função das minhas preferências, mas isso não impede que eu tenha o meu ponto de vista específico de quem não está no banco para ficar (para isso tenho outras preferências - mesmo no sector bancário)...

The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
esta divida terá um custo muito perto dos capitais, proprios porque no fundo é isso mesmo......uma especie de ações preferencias callable e sem direito a voto.... revela insuficiencia de capital, depois da aquisição da polonia, nao é mais nada, se o bcp tivesse um CET 1 de 14 ou 15% nao ia pagar o custo disto.... dar dividendos e ir pedir divida cara a seguir e populismo.... o povo gosta..... 

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Laribau Escreveu:ativo Escreveu:Laribau Escreveu:
Faz sentido para quem?
Para um Fundo de Investimento que distribui dividendos aos detentores de UPs, faz sentido. Para mim, investidor individual numa otica especulativa, só na medida em que faça momentâneamente subir a ação (e talvez faça). Para um investidor individual de longo prazo, talvez não faça. Para um investidor estratégico de longo prazo (mas aflito para receber umas massas já) talvez faça. E por aí adiante...
Para o banco fará sentido se, para além de servir os interesses maioritários dos acionistas, conseguir preservar a sua solidez a curto, médio e longo prazo. Como em muitas coisas, depende do ponto de vista...
NOTA: De uma forma geral, nos meus investimentos de médio e longo prazo, não sou lá muito entusiasta dos dividendos ( a não ser em ações especialemnte selecionadas para o efeito: Tipo REN...)
Portanto, se bem percebi o comentário, faz sentido numa lógica predadora. Por outras palavras, a empresa (neste caso o BCP) que se lixe, o que interessa é que pague dividendos, mesmo que emita dívida subordinada a uma alta taxa de juro.
Não concordo com essa lógica, com essa mentalidade. Entendo que o mercado mais tarde ou mais cedo premeia uma gestão saudável de uma empresa. Emitir dívida subordinada a alta taxa de juro e também pagar dividendos não é gestão saudável!
1 - Não, não percebeu bem: O que eu disse foi que o que faz sentido depende de quem está a tomar uma posição sobre o tema, havendo, naturalmente, posições divergentes em função de interesses próprios. Cabe à instituição (respetivo CA), equilibrar o sentido maioritário, com a solidez de médio e longo prazo e agir por forma a salvaguardar o interesse geral dos acionistas. Gestão saudável, é ter uma estrutura de capitais permanentes adequada ao necessário, recorrendo eventualmente (também) a dívida subordinada e se possível remunerar os acionistas (seja lá de que forma for - Dividendos incluídos)
2 - Lógica ? Mentalidade? Qual lógica? Qual mentalidade? Explicitei o que podem ser os diversos pontos de vista (alguns mesmo contraditórios entre si).
Percebi, percebi até muito bem!

Há acionistas a quem o que interessa é receber dividendos mesmo que a empresa que os pague emita dívida subordinada a alta raxa de juro ou tenha resultado liquído no exercício inferior ao montante de dividendo pago. Para esses acionistas o que interessa é o que vai para o bolso deles. A gestão saudável da empresa está em segundo lugar. Têm no fundo uma atitude predadora em relação à empresa de que são acionistas.
Eu prefiro a racionalidade económica e financeira. É preferível não receber dividendos desde que isso permita pensar que a empresa de que seja acionista fica mais robusta, mais sólida. Este caminho, claro, é mais demorado, mas muito mais compensador! O mercado acaba sempre por premiar uma empresa robusta, sólida e gerida com racionalidade económica e financeira.
Infelizmente os portugueses tendem a preferir o ganho imediato ao ganho mais demorado, mas muito mais compensador.
As empresas em Portugal, no geral, são empresas descapitalizadas. Não é por acaso! Também não é por acaso que este país tem a terceira maior dívida pública europeia. A mentalidade e a visão curta dos portugueses explicam isso ...
Editado pela última vez por Ativo em 22/1/2019 21:31, num total de 1 vez.
ativo Escreveu:Laribau Escreveu:
Faz sentido para quem?
Para um Fundo de Investimento que distribui dividendos aos detentores de UPs, faz sentido. Para mim, investidor individual numa otica especulativa, só na medida em que faça momentâneamente subir a ação (e talvez faça). Para um investidor individual de longo prazo, talvez não faça. Para um investidor estratégico de longo prazo (mas aflito para receber umas massas já) talvez faça. E por aí adiante...
Para o banco fará sentido se, para além de servir os interesses maioritários dos acionistas, conseguir preservar a sua solidez a curto, médio e longo prazo. Como em muitas coisas, depende do ponto de vista...
NOTA: De uma forma geral, nos meus investimentos de médio e longo prazo, não sou lá muito entusiasta dos dividendos ( a não ser em ações especialemnte selecionadas para o efeito: Tipo REN...)
Portanto, se bem percebi o comentário, faz sentido numa lógica predadora. Por outras palavras, a empresa (neste caso o BCP) que se lixe, o que interessa é que pague dividendos, mesmo que emita dívida subordinada a uma alta taxa de juro.
Não concordo com essa lógica, com essa mentalidade. Entendo que o mercado mais tarde ou mais cedo premeia uma gestão saudável de uma empresa. Emitir dívida subordinada a alta taxa de juro e também pagar dividendos não é gestão saudável!
1 - Não, não percebeu bem: O que eu disse foi que o que faz sentido depende de quem está a tomar uma posição sobre o tema, havendo, naturalmente, posições divergentes em função de interesses próprios. Cabe à instituição (respetivo CA), equilibrar o sentido maioritário, com a solidez de médio e longo prazo e agir por forma a salvaguardar o interesse geral dos acionistas. Gestão saudável, é ter uma estrutura de capitais permanentes adequada ao necessário, recorrendo eventualmente (também) a dívida subordinada e se possível remunerar os acionistas (seja lá de que forma for - Dividendos incluídos)
2 - Lógica ? Mentalidade? Qual lógica? Qual mentalidade? Explicitei o que podem ser os diversos pontos de vista (alguns mesmo contraditórios entre si).
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
toda a banca está falida principalmente a europeia com o Deutsche Bank á cabeça, discutir questões especificas do bcp não faz sentido, os políticos europeis já estão a cozinhar uma solução para os principais bancos, a fusão de um banco francês com o Deutsche Bank é a ponta do icebergue, o Miguel Maya em 2018 chegou a falar em opa ao bcp se este continuar a cair, ele sabe do que fala.
o caminho do bcp este ano será feito a subir e nos próximos anos dificilmente escapará a uma opa o bce que é controlado pelos politicos dos grandes paises arranjará forma com mais ou menos Tier 1 (AT1) ou qualquer outro artificio não sejamos todos inocentes, quem tem o poder manda.
a google já tem autorização para entrar no negócio bancário portanto estamos a entrar num mundo novo onde os grandes comem os pequenos, mas calma o bcp vai aos 0,30 este ano
.
o caminho do bcp este ano será feito a subir e nos próximos anos dificilmente escapará a uma opa o bce que é controlado pelos politicos dos grandes paises arranjará forma com mais ou menos Tier 1 (AT1) ou qualquer outro artificio não sejamos todos inocentes, quem tem o poder manda.
a google já tem autorização para entrar no negócio bancário portanto estamos a entrar num mundo novo onde os grandes comem os pequenos, mas calma o bcp vai aos 0,30 este ano

Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.
- Registado: 29/11/2007 12:28
Laribau Escreveu:ativo Escreveu:DIXIE 2.0PLUS Escreveu:Podem-lhe dar o nome q quiserem,
mas o Millenium
(porque de BCP já tem muito pouco...)
tem q fazer face as necessidades urgentes de capital e
normalmente recorre a Aumentos de Capital para isso,
todavia cm os acionistas de referencia(fosun e Sonangol) já n estão para ai virados,
arranjam estas engenharias financeiras (obrigações subordinadas perpetuas)para obter o carcanhol...dasse
(...)
Penso da mesma forma!
Uma pergunta para os aficionados dos dividendos: "Faz sentido o BCP emitir dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro muito alta e também pagar dividendos?". Acho que não!
Faz sentido para quem?
Editado pela última vez por Ativo em 22/1/2019 20:34, num total de 2 vezes.
ativo Escreveu:DIXIE 2.0PLUS Escreveu:Podem-lhe dar o nome q quiserem,
mas o Millenium
todavia cm os acionistas de referencia(fosun e Sonangol) já n estão para ai virados,
arranjam estas engenharias financeiras (obrigações subordinadas perpetuas)para obter o carcanhol...dasse
(...)
Penso da mesma forma!
Uma pergunta para os aficionados dos dividendos: "Faz sentido o BCP emitir dívida subordinada perpétua a uma taxa de juro muito alta e também pagar dividendos?". Acho que não!
Faz sentido para quem?

John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
DIXIE 2.0PLUS Escreveu:Podem-lhe dar o nome q quiserem,
mas o Millenium
(...)
Penso da mesma forma!
NaoSei Escreveu:Laribau Escreveu:Curiosa a situação do BCP em 9/2018 ( Com impacto das vendas): a par do BPI!
será porque o BCP e o BPI foram os unicos que não venderam nenhum NPL, enquanto os outros o fizeram e daí não ter havido alteração no resultado proforma com vendas de NPL?
A leitura que faço é que a coluna mais á direita representa o rácio a 30/9 corrigido pelas vendas de NPLs efetuadas após essa data. Mas essa é a minha leitura, pode estar errada…!
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Laribau Escreveu:Curiosa a situação do BCP em 9/2018 ( Com impacto das vendas): a par do BPI!
será porque o BCP e o BPI foram os unicos que não venderam nenhum NPL, enquanto os outros o fizeram e daí não ter havido alteração no resultado proforma com vendas de NPL?
- Registado: 8/10/2008 11:04