PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Ulisses Pereira Escreveu:jonas, continuamos com yields a níveis absolutamente normais em termos históricos. Quanto ao orçamento ser uma miséria, acho curioso que se diga isso quando, pela primeira vez desde a criação do Euro, poderemos ter um défice baixo de 3%.
Aqui já estamos no domínio da política, enfim, muitos raciocínios poderão ser feitos...eu diria que a previsão deste mesmo governo é que já devíamos ter chegado a este défice em 2013... tendo em conta tudo o que fizeram (cortes violentos, aumentos enormes de impostos, etc) sabe a muito pouco ter uma previsão de défice "martelado" (toda a gente sabe que não vai acontecer porque se baseia em cenários utopicamente otimistas) de 2,7%!
É apenas a minha opinião

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
jonas, continuamos com yields a níveis absolutamente normais em termos históricos. Quanto ao orçamento ser uma miséria, acho curioso que se diga isso quando, pela primeira vez desde a criação do Euro, poderemos ter um défice baixo de 3%.
É verdade que o crescimento europeu é anémico e um problema, mas comparar isto com o pico da crise parece-me um exagero.
Abraço,
Ulisses
É verdade que o crescimento europeu é anémico e um problema, mas comparar isto com o pico da crise parece-me um exagero.
Abraço,
Ulisses
"Barroso: Não há necessidade de pânico ou alarme sobre o abrandamento da economia"
Pronto, algo se paga por nos bastidores. Se for um comunicado como o do banco de portugal em relação ao BES.
YIELDS a subir, orçamento uma miséria... Parece que podemos estar a caminhar para a desgraça! Sem resolução...
Será que vamos mergulhar num abismo pior que em 2012?!?!?
Pronto, algo se paga por nos bastidores. Se for um comunicado como o do banco de portugal em relação ao BES.

YIELDS a subir, orçamento uma miséria... Parece que podemos estar a caminhar para a desgraça! Sem resolução...
Será que vamos mergulhar num abismo pior que em 2012?!?!?
- Registado: 21/5/2014 22:06
e ainda mais curioso várias plataformas de trading terem deixado de funcionar em vários activos
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Curioso um esticão de volume, na maioria das cotadas, há uma hora atrás.
Editado pela última vez por HJOR em 16/10/2014 16:21, num total de 1 vez.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
é exactamente esse o raciocínio malvoisin
- Registado: 18/7/2013 15:16
Deixem lá..o PSI 20 desce, mas as Yelds a 10 anos estão a subir 12% (e já ontem subiram 6%).. Já vão quase nos 4%

- Registado: 29/4/2009 13:31
ovelha, já agora, na sequencia do que disseste em relação ao Russell, ocorreu-me o seguinte:
sendo o russell, dos grandes indices americanos, por assim dizer, o menos importante, ou seja, o indice que, dos grandes indice americanos, é consituido por empresas de menor dimensão, a divergência bullish que apresentou mt recentemente em relação aos verdadeiramente grandes (INX, DJI e Nasdaq) torna-se ainda mais relevante pela simples razão de que quando há uma subida no russell em relação aos 3 indices referidos isso significará que há, por parte dos investidores, maior apetite por empresas de menor dimensão em relação às de maior dimensão, sendo que esse facto sugere uma aposta crescente em empresas que, por serem de menor dimensão, apresentam maior risco de investimento em relação às de maior dimensão.
quero com isto dizer que esta divergência bullish se torna ainda mais significativa por ser o Russell que sobe em relação aos 3grandes indices.
concordas com este raciocinio?
sendo o russell, dos grandes indices americanos, por assim dizer, o menos importante, ou seja, o indice que, dos grandes indice americanos, é consituido por empresas de menor dimensão, a divergência bullish que apresentou mt recentemente em relação aos verdadeiramente grandes (INX, DJI e Nasdaq) torna-se ainda mais relevante pela simples razão de que quando há uma subida no russell em relação aos 3 indices referidos isso significará que há, por parte dos investidores, maior apetite por empresas de menor dimensão em relação às de maior dimensão, sendo que esse facto sugere uma aposta crescente em empresas que, por serem de menor dimensão, apresentam maior risco de investimento em relação às de maior dimensão.
quero com isto dizer que esta divergência bullish se torna ainda mais significativa por ser o Russell que sobe em relação aos 3grandes indices.
concordas com este raciocinio?
- Registado: 6/3/2014 19:07
trend=friend Escreveu:malvoisin Escreveu:ovelhaxone Escreveu:penso que valerá a pena *começar* a construir uma exposição moderada longa aos indices de acções. a abertura de hoje dos mercados americanos tem potencial para ser uma capitulação.trend=friend Escreveu:concordo plenamente. Com stop nos 1837 (ou se se quiser nos 5050 no caso do PSI) para o caso de continuar a descer.
Mas soou mesmo a capitulação...
ovelha e trend, o que vos leva a pensar que soa a capitulação? (não concordo nem discordo, apenas gostaria que sim, mas tenho curiosidade técnica em relação aos vossos fundamentos)
Não te consigo descrever isto melhor do que um abanar generalizado e com uma amplificação excessiva das vendas (sem "famigeradas" notícias nesse instante, as das 13h30 já estavam descontadas...). E o facto de inverter o comportamento dos dias anteriores.
Tivemos isto esta "manhã" nos States. Pessoalmente até gostava mais que tivesse ido aos 1815 (correcção salvo erro de Abril), precisamente ali na zona que o Zeca aponta. Mas com este nível de volatilidade não pode haver certezas de nada. Só dos stops, por muito que nos custe accioná-los se for preciso.
malvoisin, fundamentalmente por aquilo que é a minha experiência.
temos o VIX já muito elevado. temos o russel 2000, um dos primeiros indices a revelar fraqueza no mercado americano, a não querer extender a sua queda. e temos uma queda nos mercados americanos (nasdaq, sp500 e dow) que está a ser muito controlada (raramente tem excedido os -2%) e não está assim a indicar um crash, situação que é de esperar que aconteça no final deste ciclo.
portanto, por tudo isto, sou obrigado a concluir que mais uma vez, este mercado parece ter 7 vidas e continua a adiar aquilo que é para mim inevitável.
não estou convencido que a correção tenha terminado nos mercados, quer na europa quer nos EUA (por exemplo, o DAX aponta para os 8000 e o PSI para os 4900). mas para já, com as vendas de hoje durante o dia, na sequência do movimento do último mês, parece uma capitulação que pode ser intermédia (para alguns dias) ou não, se as compras ganharem novamente momentum.
trend e ovelha, obrigado pelas respostas, infelizmente ainda nao se verificou a esperada inversão (eu próprio há dias que ando a tentar arranjar sinais disso mesmo) mas os vossos fundamentos têm toda a lógica.
- Registado: 6/3/2014 19:07
artista_ Escreveu:perseu Escreveu:Lisboa (PSI20) sempre em lugar de destaque e no 1º lugar - o ìndice que mais perde em 2014 (mais do que o da Rússia, embora o da Grécia ultrapasse hoje o de Lisboa).
Infelizmente de há uns anos para cá somos tão competentes nos rankings do futebol como nos dos índices que maiores quedas apresentam! Reflexo de um país ao abandono, "sem eira nem beira"... os portugueses merecem isto?! Vendo de algumas perspetivas sim, de outras não!
A Ucrânia em primeiro lugar, diz tudo

Mas até Março-Abril o PSI subia 10%-15% se não me engano.
É preciso é contextualizar: empresas com dificuldade de aceder ao crédito, casos BES e PT que apenas afastam investidores, uma economia mundial pouco segura e depois há estes surtos de pânico... não há muito a fazer.
Pessoalmente, acho que o PSI tem de mudar.
Concordo com o que defendem alguns, que o PSI "não geral" devia estar confinado a muito menos empresas. Já ouvi/li que podem vir a ocorrer processos de fusão entre mercados bolsistas, gostava que a bolsa portuguesa estivesse envolvida no processo.
Para o futuro, se não entrarem novas empresas na bolsa, não acredito que as cotadas de cêntimos sejam a salvação. Cotadas de cêntimos são sempre profícuas em especulação.
A Euronext Lisboa podia incentivar/convidar outras empresas nacionais/internacionais a entrar. Era arranjar um departamento de prospecção e outro de marketing e andar por aí a desbravar feita Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
artista_ Escreveu:HJOR Escreveu:Tal como no futebol, os mercados vivem de emoções.
No início do ano, quando iamos à frente nas valorizações, eramos os maiores.
Agora que vamos à frente nas desvalorizações, já somos os piores.
Enfim... emoções!
Hjor, os maiores nos mercados nós?!![]()
Maiores nas valorizações, no início do ano!

Complementando sobre as emoções e para que não se esqueçam...
artista_ Escreveu:perseu Escreveu:Lisboa (PSI20) sempre em lugar de destaque e no 1º lugar - o ìndice que mais perde em 2014 (mais do que o da Rússia, embora o da Grécia ultrapasse hoje o de Lisboa).
Infelizmente de há uns anos para cá somos tão competentes nos rankings do futebol como nos dos índices que maiores quedas apresentam! Reflexo de um país ao abandono, "sem eira nem beira"... os portugueses merecem isto?! Vendo de algumas perspetivas sim, de outras não!
As duas grandes diferenças do nosso ìndice face a outros benchmarks:
A ESTRUTURAL - % de investidores e fundos de longo prazo é minoritária. A maioria são fundos nacionais especulativos, fundos internacionais de curto prazo, hedge fund, e private short term trades. Poucas empresas com dividendos sustentados. Bom para procurar BETA, mau para procurar ALPHA.
A CONJUNTURAL - Em 20 empresas tivemos este ano o azar de ter 4 majours a borregar - PT, JM, BES, BCP (apenas em função do aumento de capital e meses subsequentes).
Como povo, somos os heróis do Mar - Não temos navios de alto mar, mas surfamos qq onda! Portanto somos um Nobre Povo e uma nação que já foi Valente e Imortal!
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
HJOR Escreveu:Tal como no futebol, os mercados vivem de emoções.
Enfim... emoções!
Hjor, os maiores nos mercados nós?!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Tal como no futebol, os mercados vivem de emoções.
Enfim... emoções!
Enfim... emoções!
perseu Escreveu:Lisboa (PSI20) sempre em lugar de destaque e no 1º lugar - o ìndice que mais perde em 2014 (mais do que o da Rússia, embora o da Grécia ultrapasse hoje o de Lisboa).
jonas, mas situações como esta aconteceram cezenas de vezes ao longo dos +ultimos 15 anos, por exemplo.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Boas Ulisses,
Não anda para aqui um suportezito no PSI?
Obrigado,
Manchini
Não anda para aqui um suportezito no PSI?
Obrigado,
Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Lisboa (PSI20) sempre em lugar de destaque e no 1º lugar - o ìndice que mais perde em 2014 (mais do que o da Rússia, embora o da Grécia ultrapasse hoje o de Lisboa).
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
jonas007 Escreveu:A irracionalidade está completamente instalada.
Eu juro que não compreendo como alguém consegue negociar isto...
Pelo comportamento das bolsas, até diria que estão a antecipar uma guerra mundial ou coisa parecida. Tipo o ébola espalhado pelo mundo fora...
O melhor é mesmo não negociar isto.. ou então estar do lado curto!
Não me parece que estejam para já a antecipar uma coisa tão grave, para já diria que são os states a corrigir forte, não me lembro de isso acontecer sem arrastar os mercados mundiais, que acabam por ter quedas ainda mais fortes.. ainda assim os mercados americanos permanecem relativamente perto dos máximos. Se um dia destes inverter não será difícil que o otimismo volte em poucos dias. De qualquer forma para já a tendência é clara de queda e não vale a pena tentar antecipar nada, ainda para mais sem qualquer sinal de inversão.
Sinceramente, acho que acho que isto é uma terra de "malucos virtuais".
- Registado: 21/5/2014 22:06
AlexTim Escreveu:Está o panico instalado, acredito ou quero crer que estamos a viver dias, talvez semanas, de panico generalizado, talvez com muito exagero, julgo que nestas alturas qualquer tipo de analise tem mais probabilidades de sair errada. Vamos esperar que tudo isto acalme e que ainda sobre algo de bom...
Tenham medo... tenham muito medo!!!!!

“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
O draghi é daqueles a quem o sketch dos gato fedorento encaixa na perfeição: "falam, falam, mas não os vejo a fazer nada"...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Nao liguem as rotativas nao Draghi e Merkel que vao ver o que acontece a Europa...
- Registado: 20/2/2014 22:01
Essa é das poucas certezas que ainda dá para ter. À semelhança do Russell, o que não presta ou dá menos segurança cai primeiro
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Anthìmio Escreveu:Excelsos,
Mais Bear Flags à vista no PSI20? Parece-me que sim.
Anthìmio
Estimados,
Parece que o PSI20 se está também ele a tornar um líder em termos de clareza na direção a tomar nos mercados...
Anthìmio
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bar38, bpcolaco, darkreflection, Esquinas3, fincas, Google [Bot], Goya777, latbal, LMMV, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006, VALHALLA e 162 visitantes