Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por trend=friend » 9/10/2014 12:42

E vamos lá então ver o que vale o duplo fundo...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4065
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: PSI 20

por careca79 » 9/10/2014 0:24

Boa noite.
Efectivamente estas três velas semanais, complementadas com a sessão de hoje, estão a tornar-se uma real dor de cabeça, poucos acreditão que não vamos ver o o PSI-20 tocar os 5.100 pontos, pondo-se apenas a questão de quanto tempo vamos demorar a bater lá.

No entanto seria interessante perceber a oportunidade da formação de um fundo duplo, na zona dos 5300 pontos, o que poderia desanuviar as nuves pesadas que pairam nas análises técnicas que temos vindo a ler, sendo que no entanto estamos na terra do suponhamos e do "wishfull thinking", que raramente se tocam na realidade.

Assim e como actualizo no meu blogue, temos um aprofundar de quebras e cada vez mais o perigo de resvalar para os 4.400 pode assustar ainda mais os investidores do nosso PSI.

Abraço e bons trades.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

Re: PSI 20

por TheMolle » 8/10/2014 23:12

Infelizmente (na minha mais sincera opinião) o PSI ainda tem de "comer" muito ursinho para voltar a estar Bull.

Veremos se esse duplo fundo se concretiza. Não estudei a situação, mas que não haja enganos, o PSI está BEAR!!

Como diria o guru aqui do "pedaço", em Bear markets há que olhar para resistências e neste momento parece-me que um bom sinal seria a quebra dos 5700 pts em alta. Até lá é ir vendo onde poderá ganhar esse fôlego.

Até termos novamente a barreira dos 6100 - 6300 quebrada em alta o PSI está BEAR. Desculpem a insistência neste aspecto, mas é importante que as pessoas tenham noção da realidade por mais que queiramos o contrário!

:idea:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: PSI 20

por Primvs » 8/10/2014 22:53

Epah...posso tar a ver mal...mas vejo HS por todo o lado!

Nao posso decretar uma mudanca de tendencia so porque parece que fez um duplo fundo e os americanos ficaram malucos hoje...

Uma simples tentativa e ta feito????vira para cima??? nao ha consolidacao na zona...nem tentativas de a quebrar???nao me parece!!!!!

Vamos a ver...
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: PSI 20

por cadilhaman » 8/10/2014 21:02

Possível formação de um duplo fundo:

1º o 1º mínimo é a cotação mais baixa da formação
2º entre os 2 mínimos ocorre um máximo com um valor superior a 10% ao valor dos mínimos
3º separação entre os mínimos de pelos menos um mês
4º volume na 1ª queda mais significativo do que na 2ª
Anexos
PSI20 Index.png
PSI20 Index.png (59.93 KiB) Visualizado 6306 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 15
Registado: 9/4/2013 20:54

Re: PSI 20

por paul_invest » 8/10/2014 17:54

Marco Martins Escreveu:Pelo comportamento "anormal" da banca e porque o psi20 já vai em quase 17% de descida este ano, quando já esteve a subir 10%, parece-me que se avizinha um corte de rating para a banca ou mesmo para o país!!

Esta sexta-feira creio que é a Moodys a pronunciar-se e não me parece que vá ser bom.



Boa tarde antes de mais não é a moody´s mas sim a fitch e pelo que ja foi feito o rating de portugal irá subir não fazeria sentido face ao que já se alcançou não esquecer tambem que a parpublica ontem foi noticiado através da S &P que subiu três níveis fonte( http://observador.pt/2014/10/07/standar ... arpublica/)

Relativo ao nosso índice o que podemos ver é a reacção ao suporte nos 5200/5300 se aguenta ou quebra e defenitivamente caminhamos para um bear market definitivo, sexta feira esta á porta vamos ver se melhoram o rating e deixemos de ter um investimento especulativo com isso mudava um pouco mas sem duvida que os fundos a descoberto criaram o pânico perfeito para os pequenos investidores venderem a perder ( alguns ) a bolsa é feito para pessoas que não sofram de coração :) vamos ver as cenas dos próximos capítulos
 
Mensagens: 339
Registado: 15/5/2014 15:51

Re: PSI 20

por Bernie Madoff » 8/10/2014 17:25

Marco Martins Escreveu:Pelo comportamento "anormal" da banca e porque o psi20 já vai em quase 17% de descida este ano, quando já esteve a subir 10%, parece-me que se avizinha um corte de rating para a banca ou mesmo para o país!!

Esta sexta-feira creio que é a Moodys a pronunciar-se e não me parece que vá ser bom.

Pensei no mesmo, mesmo que o rating não mexa, manter o Outlook negativo pode ser um catalisador.
Outras razões são os stress test e/ou um aumento de capital qualquer que se avizinhe....
ou então, é só panic sell e especulação pura
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: PSI 20

por slapper » 8/10/2014 15:52

Isto não está nada com boa cara, DAX está numa luta tremenda para segurar os 9000 pontos, barreira muito importante não só a nível técnico como psicológico. Os índices mais importantes estão todos em pontos chave, o dia de hoje e amanhã vai ser fundamental para termos uma ideia do que se passará nos próximos tempos parece-me.
 
Mensagens: 60
Registado: 9/1/2012 17:58

Re: PSI 20

por ricardmag » 8/10/2014 15:26

O que anda a correr na comunicação social é que vamos sair de lixo :!: Certezas ainda não há :!:
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: PSI 20

por Marco Martins » 8/10/2014 15:22

Pelo comportamento "anormal" da banca e porque o psi20 já vai em quase 17% de descida este ano, quando já esteve a subir 10%, parece-me que se avizinha um corte de rating para a banca ou mesmo para o país!!

Esta sexta-feira creio que é a Moodys a pronunciar-se e não me parece que vá ser bom.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 8/10/2014 15:19

Exacto, fjcbolsa, tal como tinha referido.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
psi3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por fjcbolsa » 8/10/2014 15:00

Boa tarde Ulisses,
não há para aí uns gráficos actualizados do PSI, tenho ideia que agora para ti o suporte está nos 5200pts?
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: PSI 20

por fitas » 8/10/2014 13:04

Boas.
Embora o tempo esteja com algumas ondas, mas tudo indica que ainda hoje vamos fechar no verde. :-"
De certo maneira parece patente um alívio nas cotações.

Vamos lá a ver se isto mexe. :roll:

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: PSI 20

por yaya » 8/10/2014 12:35

No gráfico semanal a banda bollinger mínima anda ali nos 4.900
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1869
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20

por fff » 8/10/2014 10:24

Existe um grande sentimento de desconfiança nos mercados.
Principais indices estão ou vão testar suportes . Se aguentarem pode ser que sentimento melhore.

Outubro é um mês manhoso. Até final de Outubro mantenho-me com sentimento cauteloso, e atento a negocios de quedas rapidas se surgirem, somente para trade de curto prazo.

Estão a surgir diversos factores negativos que num mês como outubro , podem destabilizar.
Perspectivas de menor crescimento economia mundial, indicadores na alemanha todos em recuo, Ameaça de Ebola, que já aparece pontualmente na EUropa, Acções Aviação, hoteis, cruzeiros, petroleo em queda.
O Brent aqui nos 90 Dolares já devia ter feito rebound e nem se mexe, estou a suspeitar desta fraqueza do Brent.

Até o Oscar Carbonni que tem sido grande Bull, está alerta para quedas no curto prazo e possivel mudança de sentimento no mercado.

Aguardemos o desenrolar da novela. EU continuo OUT e perspectivo entrada de medio prazo a partir finais de Outubro.
MAs quem manda é o mercado, eu só sigo a trend.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: PSI 20

por careca79 » 8/10/2014 0:47

Boas.

Não auguro nada de bom, para quem ache que estamos com preços interessantes para entrar em cotadas do PSI-20, só porque históricamente andam para aí mínimos, etc.

Uma daquelas regras que se devem seguir é "Don't catch falling knifes"... e neste momento andam para aí algumas e bem afiadas.

Reforço a ideia de alguns forenses e o target do PSI-20 será os 5.100 / 5.090 pontos. Não encontro sinais de reversão, que sejam sustentados por factos ou sinais, como podem ver no meu último post ( com vídeo analisando as várias cotadas), no meu blogue.

O mês de outubro é aquele célebre mês de 1929 e 1987 que continua presente, e considero estar mesmo viciado, com o FUD ( Fear, uncertainty and doubt ) que algumas empresas analistas, teimam em colocar, sempre que alguma coisa treme, empurrando ainda mais tudo isto.

Mas eliminando considerações, do foro fundamental, tecnicamente não há qualquer boa noticia digna de nota no nosso PSI-20.

Obrigado e bons trades.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

Re: PSI 20 "uma opinião"

por Aqui_Vale » 7/10/2014 23:34

TheMolle Escreveu:galana, primeiro ponto:

- se não percebes nada de acções não te metas em acções;

2º ponto

- se queres investir em acções há que fazer o trabalho de casa, ou seja, estudar e começar a perceber de acções. Ou então vais a uma corretora e fazes um contracto para que te façam a gestão de carteira;

3ª ponto

- se estás à espera que aqui no Caldeirão alguém te venha dizer, compra a acção x ou a acção y, então não estás no sitio certo. Este espaço deve ser sobretudo de partilha de opiniões fundamentadas, que muitas vezes serve para que se aprenda mais acerca deste mundo dos mercados e se possa evoluir na forma como o abordamos.

4º ponto

- para começar aconselho uma leitura pelos artigos didáticos. Tem lá muito sumo que te pode ajudar a iniciar neste mundo. Também aconselho o tópico dos Livros de Bolsa.

:idea:

P.S:Primvs, obrigado pela tua resposta. Partilho quase tudo o que referiste, mas ainda tenho esperança que os 5300 possam segurar o PSI. Para além de que, GALP; BPI, BCP; Semapa; Mota, Altri, Impresa; TDSA; ainda não quebraram os suportes que as têm sustentado nestas últimas quedas do PSI. Atenção que não tenho dúvidas que o PSI está Bear e que as entradas longas no índice são "mijar contra o vento", mas ainda tenho esperança que caso estes suportes aguentem e por exemplo a JM também ajude assim como a especulação na PT, o PSI possa começar a dar sinais de inverter. Disse, possa, ou seja, é uma perspectiva/ideia e não algo concreto. Quase que se pode confundir com uma crença. :D O óbvio está à vista, mas a mim ainda me falta a última gota.
galana Escreveu:Boa tarde,
Queria pedir a vossa opinião para o seguinte:
já tenho produtos sem risco suficientes cerca de 80% do meu capital mas neste momento estava a pensar em construir uma carteira de ações na ordem dos 30k com a seguinte estratégia, mas antes devo dizer que não percebo praticamente nada de ações apenas acompanho as cotadas.
comprar em partes semelhante as cotadas bcp,bpi,jm,nos e sonai a longo prazo 2 a 3 anos dado elas estarem agora a preços bastante atrativos eu sei perfeitamente que posso perder muito mas também acho que a longo prazo posso ganhar algum.
O capital investido representa apenas 10% das minhas poupanças dai não me preocupar assim tanto com as perdas o grande problema neste momento é que não se encontram produtos sem grande risco que sejam atrativos e também não sou de o guardar no colchão.

Cumprimentos e um bem aja a todos.


Não sei onde estás a ver preços atractivos, talvez por veres de um modo diferente do meu,...

"TheMolle", já te deu uma boa resposta,...
Eu apenas vou complementar com uma tabela que acabei de fazer para que possas pensar com mais calma.

Não faço qualquer comentário, deixo isso por tua conta.

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
galana.png
galana.png (48.85 KiB) Visualizado 6058 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2912
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: PSI 20

por DC89 » 7/10/2014 22:53

Anthìmio Escreveu:Excelsos,

Já que comecei a analisar o PSI20 por causa de uma bandeira, vou continuando...
A vela de hoje engana um pouco, parece que há ali um ressalto... mas na verdade se formos ver o Gráfico de 1hora pode-se ver que na realidade existe um H&S que foi quebrado em baixa sendo que o preço foi testar a chamada neck line e parou ai e agora vem por ai abaixo. Na verdade este H&S atiraria o Preço para os 1420 mais qualquer coisa. Mas creio que isso agora também não interessa muito, pois julgo que irá lá na primeira rajada da manhã. Com o DAX a descambar da maneira que descambou e os Índices aericanos a fazerem o mesmo não haverá grandes hipóteses para o PSI20. Também acho que o Preço irá aos mínimos de Agosto. Depois ou reage em alta ou então corre-se um sério risco de se ir aos mínimos que foram feitos na célebre Birra de Paulo Portas...

Anthímio


Muito bom :clap: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

Re: PSI 20

por Anthìmio » 7/10/2014 22:47

Excelsos,

Já que comecei a analisar o PSI20 por causa de uma bandeira, vou continuando...
A vela de hoje engana um pouco, parece que há ali um ressalto... mas na verdade se formos ver o Gráfico de 1hora pode-se ver que na realidade existe um H&S que foi quebrado em baixa sendo que o preço foi testar a chamada neck line e parou ai e agora vem por ai abaixo. Na verdade este H&S atiraria o Preço para os 1420 mais qualquer coisa. Mas creio que isso agora também não interessa muito, pois julgo que irá lá na primeira rajada da manhã. Com o DAX a descambar da maneira que descambou e os Índices aericanos a fazerem o mesmo não haverá grandes hipóteses para o PSI20. Também acho que o Preço irá aos mínimos de Agosto. Depois ou reage em alta ou então corre-se um sério risco de se ir aos mínimos que foram feitos na célebre Birra de Paulo Portas...

Anthímio
Anexos
Gráfico20141007_3.JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: PSI 20

por TheMolle » 7/10/2014 21:54

galana, primeiro ponto:

- se não percebes nada de acções não te metas em acções;

2º ponto

- se queres investir em acções há que fazer o trabalho de casa, ou seja, estudar e começar a perceber de acções. Ou então vais a uma corretora e fazes um contracto para que te façam a gestão de carteira;

3ª ponto

- se estás à espera que aqui no Caldeirão alguém te venha dizer, compra a acção x ou a acção y, então não estás no sitio certo. Este espaço deve ser sobretudo de partilha de opiniões fundamentadas, que muitas vezes serve para que se aprenda mais acerca deste mundo dos mercados e se possa evoluir na forma como o abordamos.

4º ponto

- para começar aconselho uma leitura pelos artigos didáticos. Tem lá muito sumo que te pode ajudar a iniciar neste mundo. Também aconselho o tópico dos Livros de Bolsa.

:idea:

P.S:Primvs, obrigado pela tua resposta. Partilho quase tudo o que referiste, mas ainda tenho esperança que os 5300 possam segurar o PSI. Para além de que, GALP; BPI, BCP; Semapa; Mota, Altri, Impresa; TDSA; ainda não quebraram os suportes que as têm sustentado nestas últimas quedas do PSI. Atenção que não tenho dúvidas que o PSI está Bear e que as entradas longas no índice são "mijar contra o vento", mas ainda tenho esperança que caso estes suportes aguentem e por exemplo a JM também ajude assim como a especulação na PT, o PSI possa começar a dar sinais de inverter. Disse, possa, ou seja, é uma perspectiva/ideia e não algo concreto. Quase que se pode confundir com uma crença. :D O óbvio está à vista, mas a mim ainda me falta a última gota.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: PSI 20

por galana » 7/10/2014 19:29

Boa tarde,
Queria pedir a vossa opinião para o seguinte:
já tenho produtos sem risco suficientes cerca de 80% do meu capital mas neste momento estava a pensar em construir uma carteira de ações na ordem dos 30k com a seguinte estratégia, mas antes devo dizer que não percebo praticamente nada de ações apenas acompanho as cotadas.
comprar em partes semelhante as cotadas bcp,bpi,jm,nos e sonai a longo prazo 2 a 3 anos dado elas estarem agora a preços bastante atrativos eu sei perfeitamente que posso perder muito mas também acho que a longo prazo posso ganhar algum.
O capital investido representa apenas 10% das minhas poupanças dai não me preocupar assim tanto com as perdas o grande problema neste momento é que não se encontram produtos sem grande risco que sejam atrativos e também não sou de o guardar no colchão.

Cumprimentos e um bem aja a todos.
 
Mensagens: 1
Registado: 12/4/2011 14:23
Localização: 22

Re: PSI 20

por Primvs » 7/10/2014 17:38

TheMolle Escreveu:Primvs, e foi o dia de hoje que te fez render?

Gostava de saber a tua opinião para essa rendição e como e porquê estas a ver a ida aos 5100!

Obrigado!


Epah...o dia hoje foi a gota que transbordou o copo...como os indicadores estavam oversold e muitos activos e indices estavam em valores considerados como suportes...fui aguentado para o rebound...mas o colapso do dax e quase do sp fizeram me sair, mais os dados da economia alemã a indicarem uma recessao tecnica...mas ja devia ter saido antes e alias...o dia de ontem é que devia ter sido o ultimo dia!

Vejo a ida aos 5100, quer no diario e no semanal...minimos de 2013 e 2012 no verao...

Mas em resumo...estava a ir contra o mercado...desde os 6100 que o psi18 deu sinais mais que claros de um reteste ca em baixo...fui-me aguentado por causa do dax e do sp...mas o dax ja ha algum tempo que mostra fragilidades e o sp...bem esse ta forte mas a malta precisa de espaço!

Mas o burro fui eu porque tava la...nao devia ter misturado as coisas!Olhei para a locomotiva e nao vi que a ultima carruagem ja tava toda lixada :wall: :wall: :wall:
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: PSI 20

por TheMolle » 7/10/2014 17:24

Primvs, e foi o dia de hoje que te fez render?

Gostava de saber a tua opinião para essa rendição e como e porquê estas a ver a ida aos 5100!

Obrigado!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 662
Registado: 19/7/2013 19:23

Re: PSI 20

por Primvs » 7/10/2014 17:17

Bem...rendi-me e virei o bicho...

Estou a ver uma visita aos 5100...depois disso...logo se ve!
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 7/10/2014 16:59

yaya, temos cumprido depois de revisões em alta a meio do percurso. ;)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], BOMBA99 e 87 visitantes