Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por RedBull » 28/3/2019 18:42

temos uma visão diferente isso é um facto e ainda bem que é assim senão o contraditório não existia.
é verdade que a previsão para a economia americana é de abrandamento principalmente devido guerra comercial iniciada pelo trump e os números começam já a mostrar isso, mas até há poucos meses atrás estava a bombar e as taxas de juros não subiram.

o ponto para mim é que a subida das taxas de juro está limitada pelo brutal impacto que teria na economia devido ao excesso de liquidez que os bancos centrais libertaram o que levou a um endividamento generalizado. na economia de hoje não há espaço para aumentos.

a fed vai ter de baixar a taxa de juro significativamente nos próximos anos porque todos os dados apontam para uma recessão nos usa. a arma a usar para combater a recessão vai ser a descida das taxas.

daqui a uns anos e no pós recessão quando a economia começar a bombar será outro tempo outra economia.
Quanto mais difícil é a vitória, maior é a felicidade de ganhar. – Pele.

Registado: 29/11/2007 12:28

por SFT » 28/3/2019 15:24

Vê assim:

A economia americana está a bombar e vê o que aconteceu às taxas de juro

Capturar2.JPG
Capturar2.JPG (44.59 KiB) Visualizado 7784 vezes

Capturar.JPG
Capturar.JPG (32.95 KiB) Visualizado 7784 vezes

Fonte: https://tradingeconomics.com/united-states/interest-rate

Afirmam que afinal a taxa vai descer nos US e qual é a notícia do WSJ de há uma hora?

U.S. GDP Growth Revised Down to 2.2% Rate in Fourth Quarter

Fonte: https://www.wsj.com/articles/u-s-gdp-growth-revised-down-to-2-2-rate-in-fourth-quarter-11553776293

A teoria económica é lixada (atenção que não digo que não haja alternativas e várias escolas de pensamento, mas há coisas que nunca mudam)

Temos diferentes perspectivas da mesma realidade. Eu gosto disso, é tranquilo.

Abraço.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por RedBull » 28/3/2019 15:22

portugal em primeiro e alemanha em ultimo, mas por vezes os ultimos são os primeiros e compram o primeiro.
Anexos
Capturar.JPG

por RedBull » 28/3/2019 15:02

[quote="SFT"]Se a economia estivesse bem as taxas de juro estavam a bombar, pela criação de riqueza e de crescimento. Neste momento elas vão bombar (acredito eu) porque foi criada uma anormalidade que o mercado tenderá a corrigir (e esquece lá as empresas e as famílias. Schumpeter: criação destruidora, aconselho.te a veres este conceito). É inevitável.

a economia americana está a bombar e a taxa de juro vai baixar mais do que uma vez nos proximos meses, aqui tens um exemplo de que a teoria passada não funciona na presente economia, algumas das coisas que nos ensinaram na faculdade é para esquecer.

respeito a tua opinião mas acho que estas demasiado ligado a teorias do passado que não se aplicam aos dias de hoje. depois da crise de 2008 e após a intervenção dos bancos centrais existe um excesso de liquidez que nem os próprios sabem como gerir, só sabem que não podem intervir e provocar uma crise, que é o que o aumento as taxas juro faz.

já pensaste porque que é que o bce vai tomar medidas para compensar os bancos pelos juros baixos, para mim a resposta é clara; os juros baixos vieram para ficar.
não tenho arrogância de ser donoda verdade mas para mim este tema é obvio.

por SFT » 28/3/2019 13:46

RedBull Escreveu:a subida ou não das taxas de juro é uma questão de custos e proveitos, para qualquer empresa endividada uma subida dos custos dos juros de por exemplo 3% significa a falência, quando em 2008 os bancos centrais começaram a imprimir dinheiro as teorias económicas deixaram de fazer sentido, inflação/taxas de juro esquece isso, a matemática é que conta.

Mas tens noção que a inflação é igualmente prejudicial à economia, certo?

Sabes qual é o objetivo de um banco central? É semelhante à de um Governo, só para o plano económico, mais concretamente para o plano dos preço: um banco central tem, quase unica e exclusivamente, a função de garantir a estabilidade de preço.

Achas que um banco central está preocupado com as empresas que não sobrevivem? Se isso garantir a estabilidade de preço quer ele lá saber se as empresas comem terra. É tudo uma questão de equilíbrios (não são teorias, é assim que a coisa funciona...).

RedBull Escreveu:outro exemplo; a subida das taxas de juro retirava dinheiro das acções para as bonds, o que ia acontecer aos fundos de pensões do mundo que têm uma exposição brutal e são dependentes da performance das acções, a falência. é tudo uma questão de matemática.
não vai haver subida das taxas de juro nos próximos anos, o que vem a seguir não sabemos é terreno virgem para todos, já estamos há demasiado tempo com taxas baixas e porque não sobem já te perguntas-te.

Acho que vives numa realidade que não a minha, mas respeito a tua opinião.

É difícil acreditar um banco central deixar.se estar porque não quer afectar os fundos. (vê as dot.com e a actuação do banco federal ligeiramente antes da bolha rebentar)

Quanto às taxas baixas: elas estão baixas porque o BCE assim as quer, através da sua política monetária, para dar espaço à política orçamental poder corrigir problemas estruturais. Foi isto que aconteceu nos últimos dez anos. Não preciso de me perguntar nada, apenas estar atento. A questão é que os problemas estruturais mantêm.se: basta ver a Itália, no plano europeu, e Portugal com este crescimento medíocre após a presença da troika. Mantêm.se e agora temos uma injecção de dinheiro brutal na economia.

Se a economia estivesse bem as taxas de juro estavam a bombar, pela criação de riqueza e de crescimento. Neste momento elas vão bombar (acredito eu) porque foi criada uma anormalidade que o mercado tenderá a corrigir (e esquece lá as empresas e as famílias. Schumpeter: destruição criadora, aconselho.te a veres este conceito). É inevitável.

Abraço.

por RedBull » 28/3/2019 13:30

SFT Escreveu:
RedBull Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/dinheiro-barato-pode-durar-mais-uma-decada?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

(...) toda a gente sabe pelo menos quem acompanha os mercados nos últimos anos sabe que uma subida da taxa de juros tinha consequências gravíssimas na economia mundial, falências em cascata, liquidação de fundos de pensões semelhante a uma guerra mundial mas sem bombas. a fed aumentou e já se fala em baixar duas vezes este ano.(...)

O problema não se centra no juro mas sim na inflação. Se houver inflação tem de haver aumento dos juros. A questão é que o juro baixo, pelo acesso barato ao crédito, cria mais dinheiro em circulação na economia e mais dinheiro a circular significa inflação.

(para mim a crise vem na forma de inflação e da ausência de medidas assertivas e rápidas para controlar a mesma, ver o caso da Turquia)

É inevitável, no meu ponto de vista, o aumento das taxas de juro. Para que serve um banco central se os bancos não têm juros? Os bancos devem estar sobreviver à custa do downsizing e das comissões.

a subida ou não das taxas de juro é uma questão de custos e proveitos, para qualquer empresa endividada uma subida dos custos dos juros de por exemplo 3% significa a falência, quando em 2008 os bancos centrais começaram a imprimir dinheiro as teorias económicas deixaram de fazer sentido, inflação/taxas de juro esquece isso, a matemática é que conta.

outro exemplo; a subida das taxas de juro retirava dinheiro das acções para as bonds, o que ia acontecer aos fundos de pensões do mundo que têm uma exposição brutal e são dependentes da performance das acções, a falência. é tudo uma questão de matemática.
não vai haver subida das taxas de juro nos próximos anos, o que vem a seguir não sabemos é terreno virgem para todos, já estamos há demasiado tempo com taxas baixas e porque não sobem já te perguntas-te.

por Rango » 28/3/2019 13:24

Ulisses Pereira Escreveu:
o crescimento da economia portuguesa será bastante superior à média do crescimento dos países da UE?

AS previsões apontam para um valor quase semelhante. Poderias dizer ligeiramente superior, nunca " muito superior". AS previsões para o crescimento do PIB português em 2019, 2020 e 2021 são, respectivamente de 1,7%/1,7%/1,6% e para a zona euro de 1,1%/1,6%/1,5%.

Por isso, não creio que seja isso a causa para o bom desempenho hoje do BCP, sobretudo num dia em que o Banco de Portugal reviu em baixa as suas previsões do crescimento económico.

Achar que são as notícias e os fundamentais que justificam as variações diários do mercado é, para mim, um erro.

Abraço,
Ulisses

Penso que relativamente a 2019, um crescimento de 1,7%. comparado com um crescimento de 1,1%, se pode considerar bastante superior. Se foi por isto, ou não, que o BCP está a subir ao contrário da generalidade dos bancos da Europa. já não sei. A verdade é que ao contrário do que costuma acontecer, desta vez, não está a seguir a tendêndia geral do sector.

Registado: 16/9/2016 15:35

por Ulisses Pereira » 28/3/2019 13:16

o crescimento da economia portuguesa será bastante superior à média do crescimento dos países da UE?

AS previsões apontam para um valor quase semelhante. Poderias dizer ligeiramente superior, nunca " muito superior". AS previsões para o crescimento do PIB português em 2019, 2020 e 2021 são, respectivamente de 1,7%/1,7%/1,6% e para a zona euro de 1,1%/1,6%/1,5%.

Por isso, não creio que seja isso a causa para o bom desempenho hoje do BCP, sobretudo num dia em que o Banco de Portugal reviu em baixa as suas previsões do crescimento económico.

Achar que são as notícias e os fundamentais que justificam as variações diários do mercado é, para mim, um erro.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Rango » 28/3/2019 13:01

BCP. hoje, a diferenciar-se positivamente da onda bem vermelha que atinge a grande maioria dos bancos europeus. Estará hoje, finalmente, o BCP a reconhecer que o crescimento da economia portuguesa será bastante superior à média do crescimento dos países da UE? Se for por isso, já não será sem tempo. :roll:

por SFT » 28/3/2019 12:51

RedBull Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/dinheiro-barato-pode-durar-mais-uma-decada?ref=CaldeiraoDaBolsa_Destaques

(...) toda a gente sabe pelo menos quem acompanha os mercados nos últimos anos sabe que uma subida da taxa de juros tinha consequências gravíssimas na economia mundial, falências em cascata, liquidação de fundos de pensões semelhante a uma guerra mundial mas sem bombas. a fed aumentou e já se fala em baixar duas vezes este ano.(...)

O problema não se centra no juro mas sim na inflação. Se houver inflação tem de haver aumento dos juros. A questão é que o juro baixo, pelo acesso barato ao crédito, cria mais dinheiro em circulação na economia e mais dinheiro a circular significa inflação.

(para mim a crise vem na forma de inflação e da ausência de medidas assertivas e rápidas para controlar a mesma, ver o caso da Turquia)

É inevitável, no meu ponto de vista, o aumento das taxas de juro. Para que serve um banco central se os bancos não têm juros? Os bancos devem estar sobreviver à custa do downsizing e das comissões.

por RedBull » 28/3/2019 12:07

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... _Destaques

curioso e totalmente manipulada a justificação para dinheiro barato para mais uma decada, o banco de portugal é uma formiga no meio da selva mas gosta de opinar e normalmente de forma errada e para mim de propósito.
toda a gente sabe pelo menos quem acompanha os mercados nos últimos anos sabe que uma subida da taxa de juros tinha consequências gravíssimas na economia mundial, falências em cascata, liquidação de fundos de pensões semelhante a uma guerra mundial mas sem bombas. a fed aumentou e já se fala em baixar duas vezes este ano.

como já referi aqui a taxa de juro é a ferramenta que os bancos têm para fazer dinheiro e sem ferramentas é dificil trabalhar, o bce tem de dar ferramentas a esta gente e de uma forma que ajude os paises "grandes" obrigando a uma consolidação, palavra bonita para dizer que os grandes vão comer os pequenos, para quem não sabe o bcp é pequeno.

a noticia de que o bce esta a pensar em medidas para compensar os bancos fez subir as cotações da banca, a noticia nos próximos dias das medidas em concreto fará subir ainda mais, no caso do bcp teremos daqui a um mês sensivelmente (5 Maio) os resultados do trimestre que em principio serão novamente belíssimos, conforme referi em dezembro continuo otimista que 2019 será um ano belíssimo para o bcp.

por maceirafernandesjose » 28/3/2019 11:20

Bcp negociando já acima de máximos da sessão anterior quando parecia até no inicio da sessão que poderia despencar. :)

Registado: 17/12/2013 1:15

por SFT » 28/3/2019 9:41

PC05 Escreveu:
Draghi admite mitigar impacto da política de juros negativos do BCE
O presidente do BCE garante estar preparado para reduzir o impacto que a política monetária de juros negativos está a ter na rentabilidade do setor financeiro. Mario Draghi defende manutenção da política expansionista do BCE como forma de potenciar o crescimento na área do euro.

Parece que está a ajudar o sector financeiro hoje...

É a faca de dois "legumes": ou ajuda o sector financeiro e prejudica as famílias e empresas ou ajuda as famílias e empresas e prejudica o sector financeiro.

Acho que a hora da verdade da Zona Euro está a chegar. Capaz de ser interessante porque sem sangue não saímos desta estratégia económica.

por Rango » 27/3/2019 20:38

O BCP podia ter fechado bem acima dos 0,23, se os mercados não começassem a cair abruptamente depois das 15h. Essa queda que prejudicou a generalidade das acções até ao fecho, já foi quase totalmente recuperada, como se pode observar no gráfico do DAX Futuros .

DAX Futuros

Imagem

por Ulisses Pereira » 27/3/2019 16:41

Apesar da sua subida de hoje, o BCP mantém a sua tendência descendente. Aquilo que os touros precisam é de uma quebra da resistência na zona dos 0,258. A ruptura da resistência na zona dos 0,247 seria um bom primeiro sinal, mas só a quebra da outra resistência me faria vestir o fato de touro.

O melhor que tem a subida de hoje é afastar o BCP do pior cenário que seria a quebra do mínimo relativo de Outubro do ano passado. Caso isso acontecesse, colocaria a acção numa situação bastante difícil, daí a importância do dia de hoje.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
bcp1.jpg
bcp2.jpg
bcp3.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por PC05 » 27/3/2019 12:48

Draghi admite mitigar impacto da política de juros negativos do BCE
O presidente do BCE garante estar preparado para reduzir o impacto que a política monetária de juros negativos está a ter na rentabilidade do setor financeiro. Mario Draghi defende manutenção da política expansionista do BCE como forma de potenciar o crescimento na área do euro.

Parece que está a ajudar o sector financeiro hoje...

Registado: 5/12/2005 21:28

por Rango » 26/3/2019 16:07

BCP ajuda Fosun a atingir lucros recorde de 1,8 mil milhões de euros

O lucro atribuível aos proprietários da Fosun International Limited no que toca ao segmento financeiro registou um aumento de 13%, principalmente devido ao BCP, que registou um crescimento anual de 62%, registando um resultado líquido de 301 milhões de euros.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ros-426076

por #metwo# » 25/3/2019 18:10

sabe-tudo Escreveu:Olá a todos, especialmente à #metwo# a quem devo uma explicação a talvez até um pedido de desculpas.
Sinceramente #metwo# irritou-me que tenha vindo proclamar-te mega sapiente porque “ganhaste” 2% num par de dias. Acho que toda a gente aqui já ganhou mais que isso num par de dias e também já perdeu mais que isso, é absolutamente normal e recorrente.
Quanto à minha análise técnica no BCP, eu até estava para vir dizer - só para meter nojo - que a minha análise técnica era fazer o contrário das opiniões da #metwo#, das tantas vezes que vinha dizer que os triângulos e as bandeiras estavam a dar uma grande subida e no fim era só cair.
Mas não, eu não tenho análise técnica nenhuma, pois acredito sim em fundamentais, o que me mostra que a ação está barata em 0,22€.
Porquê? Porque há um ano atrás cotava acima e valia muito menos enquanto empresa nos resultados que apresentava. Tem mais lucros, tem menos dívida, repôs salários, etc. Logo agora está, a princípio, cotada abaixo do seu valor real comparativamente ao passado.
Além disso, há muitos rumores de que vai haver OPA ou OPAs sobre o BCP, pelo que de um dia para o outro a cotação sobe e é bom estar dentro, tendo entrado ao nível de preço actual.
Estas são as minhas razões para acreditar ter entrado bem, mesmo que saiba que posso estar a levar tareia na próxima semana.

Olá Sabe-tudo,

Obrigada pela tua resposta e pela tua explicação :wink: No hard feelings!
Quanto á tua explicação com base nos fundamentais eu concordo com tudo o que tu dizes :clap: e ainda acrescento mais coisas, nomeadamente esta administração que acho fantástica como aqui já tenho dito várias vezes. Que o BCP está barato também eu concordo :-k a questão é que tenho que ter muito cuidado onde entro e por isso faço a minha análise técnica =; Está barato, mas ainda pode ficar mais barato mas comprar menos barato também pode ser mais seguro. E aqui podes perceber porque fiquei super feliz com os meus 2% de ganho, é que não tendo o BCP ido onde queria, e por isso ter falhado, essa falha não resultou numa perda do investimento mas sim num ganho.
Hoje não entrei, e era fácil vir aqui dizer q entrei num valor do mínimo pq tal e tal, mas isso eu não faço :shame: Também não tive tmp de estar c muita atenção :roll: Mas o mínimo de hoje e a vela de hoje até foi bom... Vamos ver se os 0,2165 aguentam, mas para já não vou entrar, quero sentir que o mínimo está feito.
Me2

Registado: 30/1/2019 21:51

por Thoth » 25/3/2019 13:02

Agora só os pesos pesados do stoxx 600 banks (+/- 60%, por ordem decrescente de peso)

stoxx-600-PesosPesados.png
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Thoth » 25/3/2019 12:26

Banca europeia

flat.png
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por SFT » 25/3/2019 12:09

Rango, longe de mim criticar operacionais, mas parece.me que estás a fazer tiro ao alvo. Adivinhar fundos, em acções com tendência de baixa, é um jogo traiçoeiro.

por Rango » 25/3/2019 11:47

Mais uma vez stopado, desta vez a 0,2195. Já esteve bem mais baixo, mas já recuperou e já recuperou das perdas de hoje.

Ainda pensei entrar nos 0,2175, mas o panorama geral ainda muito incerto e a falta de confiança provocada pelos últimos desaires, paralizou-me a decisão. O BCP que suba, que há-de haver muito boas possibilidades de entrada.

Entretanto, a banca espanhola está toda em alta, uma grande parte a subir mais de 1%, a banca alemã, quase toda a subir, o índice EURO STOXX 600 Banks Futuros a subir 0,45% e o BCP, teimosamente continuando no veremelho. Quando é para descer, desce mais do que os outros, quando é para recuperar, é de uma lentidão exasperante. :? :shock:

EURO STOXX 600 Banks Futuros
Imagem

por sabe-tudo » 24/3/2019 19:34

Acho que estamos mais ou menos no mesmo barco oh Balta.
Eu comprei uma parte a 0,226 e outra parte a 0,22. Entretanto vendi há uma semana a 0,245. Voltei a reentrar agora. A princípio reentrei demasiado cedo, pois o mercado (não o BCP) está muito nervoso e isto ainda vai cair mais. Mas nesta inconstância também não vou sair e correr de entrar mais caro.
A ação tem um valor by the books de 0,38€, há uma boa gestão, boas metas para futuro. Negócio a correr bem na Polónia. Enfim, acho que isto a curto prazo é arriscado, mas como diz um amigo meu “agora já estou vou ter de gozar”. E não tenho dúvidas que no fim vai correr bem, ate porque já estou de lucro de ter comprado a 0,22 e vendido a 0,24, logo estou a apostar com à margem que ganhei.
Se estivesse q brincar com CFD’s alavancadas não dormia descansado, mas como a grana é minha e não preciso dela para comer é uma questão de aguardar e vou sair com uma mais valia no fim... ou pelo menos assim espero...

Registado: 22/2/2019 12:10

por balta » 24/3/2019 18:37

Boas, Identifico-me com esta ultima posição, um pouco por ter vindo a seguir este desenho e que está periclitante neste momento, especialmente se quebrar o ultimo mínimo relativo por volta dos 21,7 penso que aí ficará feio. Tinha aliviado entre os 24 e 23 mas também ando já a recomprar nestes valores. Parece estar mais é para levar no lombo...lol
Imagem

Registado: 6/4/2005 10:39

por sabe-tudo » 24/3/2019 0:20

Olá a todos, especialmente à #metwo# a quem devo uma explicação a talvez até um pedido de desculpas.
Sinceramente #metwo# irritou-me que tenha vindo proclamar-te mega sapiente porque “ganhaste” 2% num par de dias. Acho que toda a gente aqui já ganhou mais que isso num par de dias e também já perdeu mais que isso, é absolutamente normal e recorrente.
Quanto à minha análise técnica no BCP, eu até estava para vir dizer - só para meter nojo - que a minha análise técnica era fazer o contrário das opiniões da #metwo#, das tantas vezes que vinha dizer que os triângulos e as bandeiras estavam a dar uma grande subida e no fim era só cair.
Mas não, eu não tenho análise técnica nenhuma, pois acredito sim em fundamentais, o que me mostra que a ação está barata em 0,22€.
Porquê? Porque há um ano atrás cotava acima e valia muito menos enquanto empresa nos resultados que apresentava. Tem mais lucros, tem menos dívida, repôs salários, etc. Logo agora está, a princípio, cotada abaixo do seu valor real comparativamente ao passado.
Além disso, há muitos rumores de que vai haver OPA ou OPAs sobre o BCP, pelo que de um dia para o outro a cotação sobe e é bom estar dentro, tendo entrado ao nível de preço actual.
Estas são as minhas razões para acreditar ter entrado bem, mesmo que saiba que posso estar a levar tareia na próxima semana.

Registado: 22/2/2019 12:10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Carlos73, Carrancho_, Google [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 317 visitantes