Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 3/8/2019 13:50

ativo Escreveu:
Investbem Escreveu:Preciosismo mas bem apanhado e com total razão. A minha licenciatura é ligada aos números e não às letras :oops: :mrgreen: .
Abraço

Não é no Ensino Superior que se deve aprender a escrever. Essa aprendizagem deve ser feita antes, nomeadamente no Ensino Básico! Bom fim de semana!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: . Mensagem recebida e guardada, vou tentar encontrar a minha professora primária para lhe dar um puxam de orelhas, digo-lhe que é da tua parte... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Quem nunca errou ou deu algum erro que critique os outros..., admito que nunca o tenhas feito :clap:
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Ativo » 3/8/2019 12:17

Investbem Escreveu:Preciosismo mas bem apanhado e com total razão. A minha licenciatura é ligada aos números e não às letras :oops: :mrgreen: .
Abraço

Não é no Ensino Superior que se deve aprender a escrever. Essa aprendizagem deve ser feita antes, nomeadamente no Ensino Básico! Bom fim de semana!

Registado: 24/1/2014 17:24

por Investbem » 3/8/2019 0:57

Preciosismo mas bem apanhado e com total razão. A minha licenciatura é ligada aos números e não às letras :oops: :mrgreen: .
Abraço
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Ativo » 3/8/2019 0:24

Investbem Escreveu:
FerroPT Escreveu:
ativo Escreveu:
Meu caro, The Navigator Company? Eu diria que para além das razões que afetam o desempenho dos mercados acionistas, e das questões relacionadas com a variação do preço da pasta de papel, o falecimento de Pedro Queiroz Pereira, grande impulsionador do crescimento de The Navigator Company, tendo esta sido herdada pelas filhas que, suponho, pouco, ou nada, percebem do negócio, e o facto de The Navigator Company estar com um CEO interino e andar à procura de CEO, penso que são razões, mais do que suficientes, para compreender o que se passa com a cotação de The navigator Company. Agora, quem olha apenas para gráficos terá dificuldade em se aperceber de certas coisas … Quando não se quer "ver"razões para, não se "vêem" razões para. :mrgreen:

Tal e qual, estava com vontade de mandar essa resposta, mas como é off topic controlei-me :lol: aproveitem a partilha de sabedoria alheia.

Investbem Escreveu:
Caro FerroPT, embora ande no mercado à muitos anos, estou sempre predisposto a aprender e não tenho nem jamais terei a convicção que sei muito ou mais que os outros, saberei mais numas coisas e menos em outras. Sou investidor 90% tecnico, pelo que, tirando as noticias gerais, para fundamentais olho muito pouco. Mas a questão do CEO justificar uma quebra superior a 50% acho muito exagerado, mas é apenas a minha opinião.
Acredito e os anos têm-me mostrado que quem tenta olhar para muitos lados ao memso tempo não consegue ver nenhum direito!
Obrigado pela partilha de conhecimento.

ativo Escreveu:
Acho sempre muita piada quando se escreve uma coisa e há alguém que tenta colocar no que se escreveu algo que não está lá, pois não foi escrito.
Não afirmei que o facto de The Navigator Company estar com um CEO interino e andar à procura de CEO, justifica (por si) uma quebra da cotação de The Navigator Company superior a 50 %. O que afirmei foi que para além das razões que afetam o desempenho dos mercados acionistas, e das questões relacionadas com a variação do preço da pasta de papel, o falecimento de Pedro Queiroz Pereira, grande impulsionador do crescimento de The Navigator Company, tendo esta sido herdada pelas filhas que, suponho, pouco, ou nada, percebem do negócio, e o facto de The Navigator Company estar com um CEO interino e andar à procura de CEO, são razões, no meu entender, mais do que suficientes, para compreender o que se passa com a cotação de The navigator Company. Ou seja, o que se passa com a cotação de The Navigator Company, isto é, a tal quebra da cotação de The Navigator Company superior a 50 %, no meu entender, é resultado de um conjunto de razões, entre elas, o estar com um CEO interino e andar à procura de CEO. Entendido?
Já agora aproveito a ocasião para dizer o seguinte. Sempre que alguém pretender pôr na minha escrita algo que não escrevi, eu, caso de tal me aperceba, porei sempre os pontos nos is. 8-)

Reiterando ainda uma ideia por mim expressa no meu "post" anterior, afirmo que quem olhe apenas para gráficos, linhas e rabiscos, terá dificuldade em perceber e valorizar certos aspetos e, desse modo, não poderá ter consistentemente sucesso no mercado!

Investbem Escreveu:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Muito obrigado pela preciosa dica do último parágrafo, irei guardá-la, prometo, contudo manterei a minha estratégia de quase 2 décadas caríssimo ativo, que obviamente com o tempo fui tentando aprimorar.
Mas também tenho duas certezas para te dar, uma é que obviamente também olho algum coisa para os fundamentais (simplesmente não procuro motivos para as movimentações), embora valorize particularmente a AT, mas não com muitas "linhas e rabisco", poucas e bem trancadas (uso normalmente 4 ou 5, raramente mais que isso). A segunda é que quem olhar apenas para as "linhas é rabisco", desde que minimamente bem tracados e coerentes, e os cumpra à risca, embora não seja sempre bem sucedido, como ninguém é, podes ter certeza que tem uma percentagem de sucesso muito satisfatório.
Já agora, se me permites e não levares a mal, junta também aos motivos que referiste, o panico que se instalou, possivelmente um dos grandes motivos, senão mesmo o maior.
Fazes bem em pôr os pontos em todos os "is" e os assentos nos "és" :wink: , apoio-te inteiramente :clap: .
Grande abraço e um excele te fim de semana para todos. Esqueçam o mercado durante dois dias.

Eu coloco os pontos no "is" e os acentos, não os assentos, nos "és". :D

por Investbem » 3/8/2019 0:13

ativo Escreveu:
Acho sempre muita piada quando se escreve uma coisa e há alguém que tenta colocar no que se escreveu algo que não está lá, pois não foi escrito.
Não afirmei que o facto de The Navigator Company estar com um CEO interino e andar à procura de CEO, justifica (por si) uma quebra da cotação de The Navigator Company superior a 50 %. O que afirmei foi que para além das razões que afetam o desempenho dos mercados acionistas, e das questões relacionadas com a variação do preço da pasta de papel, o falecimento de Pedro Queiroz Pereira, grande impulsionador do crescimento de The Navigator Company, tendo esta sido herdada pelas filhas que, suponho, pouco, ou nada, percebem do negócio, e o facto de The Navigator Company estar com um CEO interino e andar à procura de CEO, são razões, no meu entender, mais do que suficientes, para compreender o que se passa com a cotação de The navigator Company. Ou seja, o que se passa com a cotação de The Navigator Company, isto é, a tal quebra da cotação de The Navigator Company superior a 50 %, no meu entender, é resultado de um conjunto de razões, entre elas, o estar com um CEO interino e andar à procura de CEO. Entendido?
Já agora aproveito a ocasião para dizer o seguinte. Sempre que alguém pretender pôr na minha escrita algo que não escrevi, eu, caso de tal me aperceba, porei sempre os pontos nos is. 8-)

Reiterando ainda uma ideia por mim expressa no meu "post" anterior, afirmo que quem olhe apenas para gráficos, linhas e rabiscos, terá dificuldade em perceber e valorizar certos aspetos e, desse modo, não poderá ter consistentemente sucesso no mercado!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Muito obrigado pela preciosa dica do último parágrafo, irei guardá-la, prometo, contudo manterei a minha estratégia de quase 2 décadas caríssimo ativo, que obviamente com o tempo fui tentando aprimorar.
Mas também tenho duas certezas para te dar, uma é que obviamente também olho algum coisa para os fundamentais (simplesmente não procuro motivos para as movimentações), embora valorize particularmente a AT, mas não com muitas "linhas e rabisco", poucas e bem trancadas (uso normalmente 4 ou 5, raramente mais que isso). A segunda é que quem olhar apenas para as "linhas é rabisco", desde que minimamente bem tracados e coerentes, e os cumpra à risca, embora não seja sempre bem sucedido, como ninguém é, podes ter certeza que tem uma percentagem de sucesso muito satisfatório.
Já agora, se me permites e não levares a mal, junta também aos motivos que referiste, o panico que se instalou, possivelmente um dos grandes motivos, senão mesmo o maior.
Fazes bem em pôr os pontos em todos os "is" e os assentos nos "és" :wink: , apoio-te inteiramente :clap: .
Grande abraço e um excele te fim de semana para todos. Esqueçam o mercado durante dois dias.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por Ativo » 2/8/2019 22:44

Investbem Escreveu:
FerroPT Escreveu:
ativo Escreveu:
Meu caro, The Navigator Company? Eu diria que para além das razões que afetam o desempenho dos mercados acionistas, e das questões relacionadas com a variação do preço da pasta de papel, o falecimento de Pedro Queiroz Pereira, grande impulsionador do crescimento de The Navigator Company, tendo esta sido herdada pelas filhas que, suponho, pouco, ou nada, percebem do negócio, e o facto de The Navigator Company estar com um CEO interino e andar à procura de CEO, penso que são razões, mais do que suficientes, para compreender o que se passa com a cotação de The navigator Company. Agora, quem olha apenas para gráficos terá dificuldade em se aperceber de certas coisas … Quando não se quer "ver"razões para, não se "vêem" razões para. :mrgreen:

Tal e qual, estava com vontade de mandar essa resposta, mas como é off topic controlei-me :lol: aproveitem a partilha de sabedoria alheia.

Investbem Escreveu:
Caro FerroPT, embora ande no mercado à muitos anos, estou sempre predisposto a aprender e não tenho nem jamais terei a convicção que sei muito ou mais que os outros, saberei mais numas coisas e menos em outras. Sou investidor 90% tecnico, pelo que, tirando as noticias gerais, para fundamentais olho muito pouco. Mas a questão do CEO justificar uma quebra superior a 50% acho muito exagerado, mas é apenas a minha opinião.
Acredito e os anos têm-me mostrado que quem tenta olhar para muitos lados ao memso tempo não consegue ver nenhum direito!

por Investbem » 2/8/2019 18:46

FerroPT Escreveu:
Investbem Escreveu:

Não é o único fator, mas obviamente que uma empresa sem líder e sem rumo é sempre vista pelos investidores com desconfiança, começando a descer devido aos fundamentos a situação técnica começa a agravar-se e depois é o descalabro que se está a ver, qualquer outra notícia menos positiva faz tudo abanar... O BCP poderá sofrer do mesmo mal, rumores de venda de 2 acionistas (Sonangol e o nosso amigo Berardo) abertura de posição grande short de um grande fundo de investimento, deterioação da situação técnica... apesar de tudo os resultados não me pareceram maus... enquanto não fechar abaixo dos 0.22 não salto fora... ainda não estou bear, mas quase...

Eu estou bear em relação ao BCP desde que quebrou em baixa os 0,245€. Tem tudo para subir e parece-me claramente sub avaliado, mas o mercado não é racional, melhor, os investidores, com o pânico, têm atitudes irracionais (a nível de investimento, claro).
Mas ela seguirá o caminho que tiver a seguir quando tudo acalmar.
Em relação à senhora do papel é a mesma coisa, não justifica a queda que teve, nem l perto.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por RG49 » 2/8/2019 18:14

Há memória de um RSI tão baixo no BCP?
Não estará iminente um ressalto?
Será este um bom momento para entrar na perspectiva do médio (1 ano) prazo?
Anexos
BCP.jpg
Há memória de um RSI tão baixo?
BCP.jpg (152.71 KiB) Visualizado 7915 vezes

Registado: 11/3/2016 19:24

por MNPTLIS » 2/8/2019 17:16

No caso do BCP a Sonangol quando sair outro virá e o Berardo o mais certo é ficar sem elas a favor da banca.
A meu ver nada que seja motivo de preocupação.
O que chateia são aqueles que continuam na bolsa e só conseguem ver quadros negros, um caos, essa gente mais valia dedicarem-se a outra coisa. Por antecipação sofrem, sofrem. a mínima noticia desesperam e vendem.

Registado: 7/11/2014 12:30

por FerroPT » 2/8/2019 17:00

Investbem Escreveu:

Não é o único fator, mas obviamente que uma empresa sem líder e sem rumo é sempre vista pelos investidores com desconfiança, começando a descer devido aos fundamentos a situação técnica começa a agravar-se e depois é o descalabro que se está a ver, qualquer outra notícia menos positiva faz tudo abanar... O BCP poderá sofrer do mesmo mal, rumores de venda de 2 acionistas (Sonangol e o nosso amigo Berardo) abertura de posição grande short de um grande fundo de investimento, deterioação da situação técnica... apesar de tudo os resultados não me pareceram maus... enquanto não fechar abaixo dos 0.22 não salto fora... ainda não estou bear, mas quase...
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." - Soren Kierkegaard

Registado: 25/11/2011 13:33

por MNPTLIS » 2/8/2019 16:20

O Trump é uma questão de tempo até os Chineses lhe tirarem o tapete, vai esticando a corda , fala muito como se fosse um galo esquece-se é dos pés de barro.

por forza algarve » 2/8/2019 16:11

agora as 18:45 Trump vai anunciar medidas referentes ao mercado com a UE..e e' normal que vai penalizar as empresas francesas..por isso o CAC 40 tambem cai com força

Registado: 25/2/2019 17:26

por peaners » 2/8/2019 15:44

jmatos0808 Escreveu:Ontem publiquei aqui algo em que mostrava a minha revolta pelo Trump cada vez mais controlar as bolsas mundiais. Para mim claramente serve-se das suas ações e palavras para fazer tremendas mais valias com o seu capital. Obviamente vende antes de anunciar imposição de tarifas à China e compra quando o efeito praticamente passou, anunciando depois que quer ou vai haver 1 acordo com a China a respeito da Guerra Comercial. Este bandido devia era ser investigado pois está claramente a manipular o mercado. Tenho provas? Nao, mas veja-se lá se o sujeito tem ou não ações e se faz ou nao o que acabo de dizer? E se faz é coincidencia? Realmente, investi no CAC este ano e sempre fiz mais valias, a m**** do PSI so me rebenta com a carteira. Que tristeza de Bolsa.

Razoes das quedas não há duvidas, é o FED, a Guerra Comercial que nao tem fim e ninguem mete mão no autoritarismo do Trump e os maus resultados de várias empresas, e depois, estes investidores medrosos, ao mínimo conflito ou senão, fogem logo das bolsas causando o caos, porque se estes tristes não vendessem as aço~es para se refugiarem no ouro ou outras, as bolsas não caíam porque não havia força vendedora, PONTO.

CAC a cair 3,25% alguma vez? Há de facto motivos para tal? Quantas empresas que lá estão apresentaram bons resultados e estão a levar um estoiro de todo o tamanho? E têm algo a ver com guerras comerciais ou isso afeta consideravelmente os seus negocios? A maioria sim mas algumas não, mas vão de arrasto. Então empresas que ontem valiam X hoje ja valem menos uns 8% por causa de palavras? de subida de juros? Está tudo controlado e ninguém quer saber porque todos mamam com info privilegiada sendo que no caso do Trump, é o autor, nao um gajo que obtem info privilegiada

ontem 1 julho o trump deixou uma ameaça
hoje 2 julho o vix europeu sobe 40%

tem alguma coisa a ver com outra? não sei

agora a repetição de um acontecimento relacionado com outro pode ser uma coincidência
a repetição do mesmo acontecimento duas ou três vezes já é mais difícil acreditar que seja uma coincidência
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por jmatos0808 » 2/8/2019 15:33

Ontem publiquei aqui algo em que mostrava a minha revolta pelo Trump cada vez mais controlar as bolsas mundiais. Para mim claramente serve-se das suas ações e palavras para fazer tremendas mais valias com o seu capital. Obviamente vende antes de anunciar imposição de tarifas à China e compra quando o efeito praticamente passou, anunciando depois que quer ou vai haver 1 acordo com a China a respeito da Guerra Comercial. Este bandido devia era ser investigado pois está claramente a manipular o mercado. Tenho provas? Nao, mas veja-se lá se o sujeito tem ou não ações e se faz ou nao o que acabo de dizer? E se faz é coincidencia? Realmente, investi no CAC este ano e sempre fiz mais valias, a m**** do PSI so me rebenta com a carteira. Que tristeza de Bolsa.

Razoes das quedas não há duvidas, é o FED, a Guerra Comercial que nao tem fim e ninguem mete mão no autoritarismo do Trump e os maus resultados de várias empresas, e depois, estes investidores medrosos, ao mínimo conflito ou senão, fogem logo das bolsas causando o caos, porque se estes tristes não vendessem as aço~es para se refugiarem no ouro ou outras, as bolsas não caíam porque não havia força vendedora, PONTO.

CAC a cair 3,25% alguma vez? Há de facto motivos para tal? Quantas empresas que lá estão apresentaram bons resultados e estão a levar um estoiro de todo o tamanho? E têm algo a ver com guerras comerciais ou isso afeta consideravelmente os seus negocios? A maioria sim mas algumas não, mas vão de arrasto. Então empresas que ontem valiam X hoje ja valem menos uns 8% por causa de palavras? de subida de juros? Está tudo controlado e ninguém quer saber porque todos mamam com info privilegiada sendo que no caso do Trump, é o autor, nao um gajo que obtem info privilegiada

Registado: 19/11/2015 13:53

por peaners » 2/8/2019 15:29

e o que dizer da influência dos algoritmos nas bolsas? :roll:

https://www.infomoney.com.br/bloomberg/mercados/noticia/3923473/ataque-das-maquinas-algoritmos-superam-humanos-bolsa

se as máquinas forem sensíveis a determinado tipo notícias ou à volatilidade...os índices vão facilmente por arrasto. e o BCP é daquelas ações sensíveis ao avançar dó PSI

o paradoxo: haver liquidez em excesso nos mercados, liquidez essa que não tem sido alocada nos mercados bolsistas por causa dos receios dos investidores tendo em conta as correções

há um efeito de pescadinha de rabo na boca com a subida das bolsas. se as ações sobem os investidores ganham dinheiro. se ganham mais dinheiro gastam mais na economia, os bancos ganham mais comissões. e se os investidores ganham mais pagam mais imposto e ganha o estado. portanto ganham todos. se o BCE decidisse acrescentar ao programa do QE a compra de ações em setembro?

https://www.cnbc.com/2019/07/25/the-european-central-bank-might-expand-its-asset-purchases-to-stocks.html

“O mercado não está a descontar o potencial todo. O BCE ainda pode conseguir surpreender“,
Editado pela última vez por peaners em 2/8/2019 15:35, num total de 2 vezes.
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por MNPTLIS » 2/8/2019 15:16

A minha opinião vale o que vale e aqui aquilo que penso é apenas uma opinião e neste caso falo em relação a Navigator mas acho que ainda vai acabar por ser vendida a uma Altri ou a um qualquer player mundial.

por Investbem » 2/8/2019 14:48

Investbem Escreveu:
FerroPT Escreveu:
ativo Escreveu:

Cordiais cumprimentos
Investbem

por Investbem » 2/8/2019 14:37

Repetido
Editado pela última vez por Investbem em 2/8/2019 14:49, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem

por tyui » 2/8/2019 14:04

MNPTLIS Escreveu:Estou a ver que afinal não estou sozinho.
No Psi já não compro nada a muito a mais de 1 ano que estou farto de perder dinheiro na nossa bolsa, se as cotadas tem lucro, descem,se têm prejuízo, descem, nuns dias é o Trump, para descer noutros dias até o Ze das couves faz descer a bolsa.
A nossa Bolsa bem pode mudar o nome para trituradora de valor.
Não faço tensões de voltar a enfiar mais dinheiro no nosso PSI vou esperar a ver se recupero da Navigator e do BCP e toca a apontar para fora.

A Nossa Bolsa é o Psizito em que acções em Bull M. repentinamente mudam como o vento e baixam 20%.
Acções como o BCP nada interessam pois dão com uma mão e tiram com 3.
Isto é uma tristeza o nosso Psizito.

Registado: 4/2/2011 7:53

por BearManBull » 2/8/2019 14:01

Carrancho_ Escreveu:
forza algarve Escreveu:
vinas1976 Escreveu:Eu continuo a achar que estas quedas se devem ao facto da nossa bolsa ser constantemente " atacada " por fundos shorts que vendem a descoberto . A nossa bolsa tem muito pouca liquiez pelo que um fundo de grande dimensão facilmente consegue oscliar com as ações e com a bolsa na sua globalidade .

Sei que a maioria pensa o contrário mas enquanto for permitido shortar as ações principalmente em mercados pequenos como os nossos a bolsa nunca mais sairá da cepa torta .

concordo em tudo o que dissestes :clap: :clap:

Discordo totalmente. Shorts ou longos todos têm de comprar e vender. Impedir os shorts só vai provocar ainda menos liquidez sem qualquer influência na valorização ou desvalorização do índice.

A nossa bolsa è atacada por incompetentes.

:arrow: os governantes de Portugal ->pela incorrecta regulamentação, abrasividade pelo empreendedorismo e pela corrupção
:arrow: os governantes da UE -> pela burocratização excessiva
:arrow: os gestores -> pela falta de ética e pela corrupção
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por MNPTLIS » 2/8/2019 13:58

Estou a ver que afinal não estou sozinho.
No Psi já não compro nada a muito a mais de 1 ano que estou farto de perder dinheiro na nossa bolsa, se as cotadas tem lucro, descem,se têm prejuízo, descem, nuns dias é o Trump, para descer noutros dias até o Ze das couves faz descer a bolsa.
A nossa Bolsa bem pode mudar o nome para trituradora de valor.
Não faço tensões de voltar a enfiar mais dinheiro no nosso PSI vou esperar a ver se recupero da Navigator e do BCP e toca a apontar para fora.

por BearManBull » 2/8/2019 13:54

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por FerroPT » 2/8/2019 12:38

ativo Escreveu:

Relativamente à questão dos fundos de investimento com abertura de grandes posições short... também existem fundos de investimentos que podem comprar grandes posições long se acharem que podem ganhar dinheiro, no final do dia as coisas equilibram... se um fundo de grande dimensão decidir entrar long por achar que vai ganhar dinheiro com isso irá fazê-lo e subir a cotação... Aí já não nos queixamos 8-)
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." - Soren Kierkegaard

Registado: 25/11/2011 13:33

por lfa » 2/8/2019 11:55

vinas1976 Escreveu:Eu continuo a achar que estas quedas se devem ao facto da nossa bolsa ser constantemente " atacada " por fundos shorts que vendem a descoberto . A nossa bolsa tem muito pouca liquiez pelo que um fundo de grande dimensão facilmente consegue oscliar com as ações e com a bolsa na sua globalidade .

Sei que a maioria pensa o contrário mas enquanto for permitido shortar as ações principalmente em mercados pequenos como os nossos a bolsa nunca mais sairá da cepa torta .

Caro Vinas

Em poucas palavras dissestes a verdade absoluta qualquer fundo consegue fazer abanar o nosso chamado mercado.

Claro também vivemos desde há anos com politicos que valem zero.

Abraço

Registado: 29/11/2007 9:41

por Carrancho_ » 2/8/2019 11:39

forza algarve Escreveu:

concordo em tudo o que dissestes :clap: :clap:

Discordo totalmente. Shorts ou longos todos têm de comprar e vender. Impedir os shorts só vai provocar ainda menos liquidez sem qualquer influência na valorização ou desvalorização do índice.
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot], Jonas74, Karra, Manchini888, tami, TheKuby e 232 visitantes